Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

Caso de Racismo e Intolerância - Sociedade/Política

Voltando ao tema CQC, Preta Gil e Deputado inconsequente, me deparei com mais uma notícia, agora criatura do criador de problemas. Sim, o filho do mesmo que é Vereador (acredito que a família toda tem cargos eletivos, ou são assessores DAS 5), exclamou a seguinte pérola: Que pai tem orgulho de filho Gay?
Bem ao estilo do pai, preconceituoso e sem informação alguma. Se for assim, toda menina deve casar-se virgem e manter-se assim, tendo todos os filhos sem contato sexual. Deve ser pura e imaculada. Todos os filhos devem perder a virgindade apenas no momento (vai saber qual) adequado. Talvez consigamos estabelecer novas formas de classificar sexualidade e comportamento social. Quem sabe formemos uma sociedade perfeita, onde não haverá diferença alguma. Imaginemos chineses (desculpem a menção) de olhos puxados, cabelos pretos, grossos e lisos, usando a mesma tonalidade de roupa e modelo, mas, pasmem, serão cada qual diferente um do outro.
Ninguém tem orgulho de pai político que fica de conxavos e tem mensalões. Ninguem tem orgulho de filha que vai pedir dinheiro para despesas de campanha, com secretário do Pai que é governador. Nínguem tem orgulho de mãe que usa cartão corporativo para comprinhas pessoais.
Pois é meu amigo (apenas uma expressão, não sou teu amigo), orgulho temos de atitudes e isso independe da opção sexual de cada um. O Clodovil Hernandes foi um político ímpar, Homossexual convicto, sem defender guetos, mas se posicionando como Parlamentar. Nínguem pode ser julgado por sua sexualidade ou cor, pode ser por comportamento que venha a causar prejuízo a outrem. Teu pai, vereador, cometeu um crime, induzido ou não por um programa, mas cometeu um crime. Ele perdeu a oportunidade de guardar o ranço, de guardar para si suas convicções pessoais, e voce, de ficar calado e não tentar defender algo com outra postura infeliz.
Uma pergunta a se responder: se um pai usa serviços de uma prostituta, o filho também o faz? Tal pai, tal filho? (Opa, isso não pode, jamais, o filho deve ir para o altar como nasceu, e o pai apenas o registrou, pois não teve conjunção carnal com a mãe, que permanece virgem até hoje e ele celibatário).

Ainda Jair Bolsonaro - Política

Continuando a polêmica de mais uma das declarações inoportunas do Deputado Bolsonaro, Cândido Vaccarezza, líder do Governo na Câmara dos Deputados, expressou sua visão sobre o episódio, classificando como estúpida a declaração, mas defendendo a imunidade de palavra parlamentar.
Vou tentar entender que um Parlamentar pode ofender quem quer que seja, e está imune a qualquer processo. Vamos rasgar os Códigos Processuais, Criminais, de Conduta, de Higiêne... (Sim higiêne, pois que sujeira mais fétida).
Cada vez mais tenho a certeza que as Leis valem para quem não tem como se defender, pois quem as faz, já antecipa na absolvição. O que ocorreu foi crime sim, previsto na Lei. Onde está o Ministério Público agora?
Um Deputado ou qualquer outro mandatário político pode ter sua imunidade questionada, quando fica clara a autoria de feito lesivo. O que não pode é achar que pode-se tudo sem consequência alguma. Um representante do povo deve no mínimo guardar seu ranço pessoal contra qualquer grupo, e atuar de forma pública.
Não é possível esse corporativismo, pois se assim for, ficarei a pensar: O que o nobre Deputado em questão sabe do Líder que este se exime de interpretar as Leis que estão lá para zelar?

Jair Bolsonaro x Preta Gil - Novo Round - Sociedade

Temos de um lado um representante do povo (sim, ele foi eleito pelo voto direto), e uma cantora, filha de un ícone, que defende seus direitos.
Que o Bolsonaro é polêmico, isso não é novidade alguma. Que a Preta Gil também o é, ídem. Radicais sempre existiram e vão existir, e isso está dos dois lados da moeda. Basicamente é intolerância mútua. o CQC é um programa provocativo, inteligente, bem elaborado. Brincando com trocadilhos, o chamaria de "Pânico Intelectual".
Quem se deixa levar, e participar, está sujeito a ataques como esses. Pergunte a um General de Mianmar sobre liberdade de expressão e aguarde uma resposta, ou mesmo ao comandante da Coréia do Norte, sobre direitos civís. Bom senso não dá Ibope, nao rende anúncios publicitários, não gera polêmica. O Politicamente Correto destrói o humor.
Que o Deputado Bolsonaro excede, isso não há dúvida alguma, mas ele tem o mandato popular, pode ser cassado por seus pares, por violar várias regras, inclusive da boa conduta. Afinal, ele está representando parte da população que creditou a ele poder para defender seus interesses. Vai saber quais interesses...

Mundo em Guerra - Internacional

Por tudo que aprendi na história, seja pelo que me ensinaram nos bancos escolares, ou vivenciando-a, não consigo me recordar de um período onde não ocorreram conflitos bélicos. A humanidade presencia massacres, e toma partido países ditos moderadores, quando o caminho escolhido já não mais atende aos interesses... Que os países ocidentais sempre tiveram receio de Muammar Kadafi, isso não é novidade. Até o plantador de amendoim, Jimmy Carter, durante a Guerra Fria, armou-se para evitar que ele fosse "aliciado" pelos comunistas, tolerando seu regime de governo.
Ocorre que os ditos Rebeldes Líbios estão armados, derrubando aviões, e isso não com espingardas, pois estão recebendo armas dos Estados Unidos, no combate às forças governamentais.
Lógico que o foco é a Líbia, por lá escorre petróleo para a Europa, e está estratégicamente posicionada na rota dos navios pelo mediterrâneo. Mas existem outros conflitos em andamento, que hoje não se destacam pela falta de interesse econômico, ou por não representarem de fato ainda, uma ameaça ao acesso de recursos.
Até hoje, não presenciei um período de fato, que o bicho homem tenha deixado de guerrear com outro, por interesses obscuros...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Abusos - Sociedade

Me deparo com a notícia que o Ministério Público vai apurar o uso do Spray de Pimenta, contra manifestantes. O MP sempre atua de forma que a mídia tem acesso aos seus atos. Ate aí nenhum inconveniente.
O que me incomoda é que parece-me tendencioso esse tipo de atuação, onde se questiona a polícia, se cometeu abusos. Não se questiona os manifestantes, a depedração do patrimônio público e privado, dos transtornos, do caos provocado por movimentos ditos sociais. O Ministério Público não deveria também interpelar estes? Ou a notícia apenas tem que mostrar que pelo fato de terem sido arregimentados para participar, alguns acabam sendo transformados instantaneamente em vítimas da exclusão social? Colocam sempre crianças, mas por que? Não deveriam estar nas ecolas? Viraram moeda de troca, e escudo de defesa para justificar isso e depois vir o MP para processar policiais que acabam usando dos meios disponíveis para controlar situações desse tipo?
E mais: Nós, contribuintes temos que ficar pagando a conta pelas benesses sociais de cunho meramente político?

Dois Pesos... - Internacional

O mundo está em transformação disso ninguem duvida. Ocorre que normalmente, por característica humana, mantemos uma visão parcial. Torcemos pelo mais fraco, isso é natural. Algo da sensibilidade que nossas mães nos transmitiram.
Quem em sã consciência vai torcer para um Ditador, como o da Líbia? Ocorre que lá no norte da Africa estamos presenciando uma mudança sem prescedentes. Movimentos sociais legítimos e outros nem tanto, demonstram a fraqueza das ditaduras perpétuas que tentam estabelecer reinados, e com isso unem tribos secularmente guerreiras, e outras que querem mudar apenas o comando.
Não sou pleno conhecedor de política da Líbia, mas os ditos Rebeldes Líbios buscarem que o controle aéreo apenas se dee onde eles não marcaram presença é demonstrar que o conflito é muito mais que simplesmente um levante popular contra o Muammar Kadafi.
Fica mais evidente que não existe uma organização política, apenas um movimento tribal cheio de interesses econômicos, que tenta destituir um governo. Não que esse governo seja lícito, mas melhor pensar numa intervenção conjunta, para evitar que troque-se apenas o nome do ditador, e que isso seja extendido a análise para outros movimentos que se observam na região próxima.

terça-feira, 29 de março de 2011

UM BRASILEIRO

Hoje perdemos um Brasileiro, que lutou dignamente por principios. Faleceu nesta data Jose Alencar, que lutou contra uma doenca grave, traicoeira, mas apesar de lutar por mais de 10 anos, nunca desistiu, sempre com bom humor, demonstrou coragem em enfrentar, e dignidade. Foi-se o ex-Vice-Presidente da Republica. Jose Alencar, enquanto homem, empresario, e mais que isso, um Brasileiro, partiu, e deixa saudades. Que seu exemplo fique e perpetue, que se propague. Ele aliou o capitalismo com o toque de cordialidade. Sempre falou o que pensava, e sempre compartilhei de suas ideias, o unico senao, foi em ser vice de alguem que decepcionou grande parcela da populacao, fazendo aquilo que sempre apregoou combater.

Justiça Federal - Greve à Vista

É digno do trabalhador exigir melhores condições de trabalho, sejam questões de ambiente, benefícios ou salários mais justos. Normalmente, as melhorias se dão decorrentes do contexto geral, onde a Empresa está inserida. No âmbito governamental, através do crescimento de arrecadação, melhoria dos investimentos e verbas disponíveis, não por um momento de transição, mas sim, planejadas à longo prazo, pois influenciarão nos anos vindouros.
Está sendo anunciada uma greve dos Juizes Federais para o dia 27/04 . Nada de absurdo, afinal a responsabilidade do judiciário é inconstestável, sempre vemos acúmulo de processos, excesso de trabalho, dentre outros. De outro lado, sempre vemos que existe uma morosidade nso julgamentos. A todo instante vemos réus confessos terem seus crimes prescitos por demora no julgamento.
Onde está o erro disso? Falta de vontade? Corporativismo? Excesso de contestações? Revisões de jurisprudência? Leis que existem mas que são feitas para serem contestadas?
Aprendi matemática, que algumas contas podem resultar em uma PG (Progressão Geométrica )

segunda-feira, 28 de março de 2011

Escrever - Sociedade

Existem várias formas de expressão. As Artes estão ai, para demonstrar sentimentos, manifestos, denúncias...
Através da música, durante a vigência do AI5 (Ato Institucional número 5), que os jovens puderam demonstrar sua rebeldia contra o regime instituido. Pela pintura, foi possível mostrar o horror da Santa Inquisição. Pela escultura foi possível conceber Pietá, de uma beleza incrível, demonstrando todo o sofrimento da perda. Na dança se manifesta a alegria ou rebeldia, interpreta-se a seu modo, a genialidade musical.
Mas, pela escrita, podemos perpetuar pensamentos, mesmo que truncados, tolhidos da expontaneidade, pela possibilidade de serem corrigidos. Pela escrita conseguimos expor de forma mais inteligível o que desejamos fazer entender. Registrando caracteres, conseguimos manter os conhecimentos, e fazer chegar a mais pessoas algo que desejamos fazer, que é tentar ser compreendidos.
Por aqui, consigo demonstrar o que penso, e torcer para que as pessoas leiam, e mostrem que posso estar errado num julgamento, ou concordar comigo. Apenas manifesto um grito abafado, tomando cuidado em escolher as palavras, pensando muito antes de fazer.
Pela escrita conseguimos fazer ecoar nosso pensamento, mesmo que sufocado com as correções ortográficas e análise semântica. Obrigado pela leitura!

Goleiro Goleador - Esportes

Não sou São Paulino, mas um Corinthiano que vêe seu time cair diante de outro. Se ponte de comemoração de um feito do adversário então, não é algo saboroso, mas resultados a parte, vamos falar um pouco do jogador (http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/contra-rival-corinthians-rogerio-ceni-marca-centesimo-gol) Rogério Ceni.
Não sou fanático por futebol, sempre fui péssimo com a bola nos pés, mas posturas de alguns são admiráveis. Tragetória do Ronaldo, superando suas intermináveis contusões, o Marcos do Palmeiras, e agora o goleiro goleador do São Paulo. A dedicação é admirável, a postura sempre contundente ídem.
O que dedico neste comentário é parabéns ao Jogador, não ao time pelo resultado final (que não me agradou de forma alguma), por ter atingido uma marca e mostrado que os resultados surgem, mesmo apesar das críticas.

domingo, 27 de março de 2011

Amor e tragédia - Sociedade

A atriz Cibele Dorsa, fez o que as grandes tragédias gregas anunciavam: Suicídio por amor. Tragédia anunciada, devem denunciar algumas pessoas buscando os holofotes, em seus momentos de estrelato. Mais do que isso é tentar entender a força de um amor (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/894284-atriz-cibele-dorsa-morre-apos-cair-de-seu-apartamento-em-sp.shtml). Por vezes lidar com tamanha força não e para qualquer pessoa. Talvez, felizes sejam aqueles que nunca provaram de tal intensidade, pois não sofreram, não lamentaram, e não tiveram coragem ou covardia, em buscar alento dessa forma.
No caso em questão, ela não aceitou o suicídio do Noivo. Pessoas próximas talvez tivessem observado o comportamento depressivo que a acometeu. Perder alguém que amamos é difícil. Já é complicado lidar com a possibilidade, o que não dirá quando nos depararmos com tamanha perda?
Não quero explicar comportamento, ou me tornar um estudioso do assunto. A morte me assombra, a idéia de suicídio é uma rota, então apenas me atenho a comentar da força de um sentimento, onde admiro quem consegue atingir esse status, e se entregar de forma tão intensa, lamentando apenas o desfecho trágico.

Planos de Saúde - Cobrança adicional

Alguns médicos conveniados, cobram para fazer parto de associados. Isso ocorre em algumas cidades do interior de São Paulo, por parte de cooperados da Unimed (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/894540-pacientes-de-plano-pagam-taxa-extra-para-fazer-o-parto.shtml).
A prática de alguma cobrança adicional não é novidade, sempre foi questionada, mas por falta de informação dos usuários nunca foi muito adiante, parando em órgãos colegiados, e sendo resolvida através de acordos. O fato da notícia ser divulgada é que entra a novidade. A reportagem em questão o Plano de Saúde diz que isso não deve ocorrer, mas admite que alguns profissionais façam uso dessas práticas.
Descobrir quem esta certo ou errado é complicado, e quem vai arcar com os custos são os usuários.
Questionar a ética do Médico que aceitou a incumbência de acompanhar a gestação e no final, no momento mais importante para os Pais, informar que terá uma despesa extra, seria correto? Os CRM's não tem um código de conduta, onde isso possa ser banido? A função da ANS é apenas regular o aumento anual?

Economia em Crise

Tem-se observado várias crises originadas por descompasso financeiro, onde um País de economia forte, ou estável se vêe diante de queda na arrecadação, ou pressão corporativista, a se posicionar e cortar despesas. Muitos diminuem o ritmo de obras, necessárias ao desenvolvimento econômico, normalmente aplicadas aos ditos Países Emergentes (BRIC'S - como bom exemplo).
Em economias tradicionais e estáveis os cortes de despesas vão dentro de uma linha mais contundente, que se aplica a longo prazo, não apenas imediatista. Buscam cortar salários altos, subsídios, vantagens, benefícios futuros. Entra em pauta as manifestações (http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/mais+de+200+pessoas+detidas+e+66+feridas+na+manifestacao+em+londres.htm) contrárias às perdas que serão aplicadas. A Irlanda teve seu sistema financeiro privado quase que totalmente estatizado. A Grécia, dizem os opositores, colocou à venda bens públicos. Portugal está passando por conflitos, Espanha ídem, e assim se dá na Europa do Euro, em queda ascentuada.
Seria isso culpa do Capitalismo ou reflexo de momento onde não existem mais tantos recursos disponíveis para sustentar padrões que refletiam comportamento de 50 anos atrás?

sábado, 26 de março de 2011

Inocência Perdida?

Tirando o aspecto saudoso, onde brincava na rua e sabia a hora que deveria voltar para casa, e brincadeiras eram de fato brincadeiras, dentro da ingenuidade e inocência, as vezes me deparo com notícias como crianças (http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/3693/criancas_mentem_a_idade_no_facebook) que mentem sua idade para ter acesso a mecanismos e ferramentas de comunicação (http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/criancas-sao-banidas-do-facebook).
O Brasil é o grande mercado do Orkut, e hoje o Facebook marca território, sendo um produto altamente valorizado. A perda da ingenuidade tem a ver com o acesso à informação e a falta de diálogo no âmbito familiar. Não se pode jogar para a escola a responsabilidade disso. Ela é apenas meio de acesso, não o filtro necessário.
Muitos pais incentivam a erotização dos filhos. A moda das meninas, buscando decotes, calças de cintura baixa, e certo dia em espantou, uma menina com menos de 12 anos, corpo em formação, acompanhada do pai, usando um salto alto, maquiagem pesada e exagerada, e roupas com corte procuravam destacar suas formas. Não estou demonstrando que o sinal dos tempos parou para mim, falso moralismo, não é isso. Apenas estou vendo que uma parte que me foi importante, esta sendo deixada de lado por muitos.
Acompanho a modernidade, mas é uma delícia ver as crianças aprendendo por elas, no tempo que deve ser, não serem de certa forma forçadas à uma postura adulta. A omissão de alguns proporciona, que crianças, tenham acesso a meios que não estão ainda preparadas para lidar. Para pontuar...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sociedade - Polícia do Amazonas

Não quero defender o indefensável. Vi a cena do "De Menor" ser baleado, por policial. Isso me deixa perplexo pelo que consideramos vida. Que valor existe a vida de alguém, é algo a perguntar. Pensei em comentar antes, mas melhor é tentar entender que alguns policiais cometem abusos, por que nós ajudamos a isso.
Quando alguém se julga injustamente multado e acaba colaborando com a caixinha do policial, o que ele está fazendo de fato? As regras existem para serem respeitadas, senão viramos um mundo sem princípios, onde vale o oportunismo, a força, quem tem mais dinheiro.
Retirar alguém da polícia, por ter cometido excesso, ou alguns que também serão penalizados (http://www.sidneyrezende.com/noticia/125834+amazonas+policiais+acusados+de+agressao+ja+estao+em+prisao+preventiva) por se omitirem é algo necessário. O que não podemos e perder a confiança na Polícia. Muitos são sérios e honestos, e tenho prazer de conhecer alguns.
Voltando ao outro lado, só quem vivencia a violência pode entender o trauma. Muitos sairão em defesa do "De Menor" dizendo do excesso, concordo que no caso houve mesmo, mas esquecem a violência atribuida pois eles sabem que apenas ficarão em regime fechado em instituições ditas de carater sócio-educativo por pouco tempo, e sairão sem nada a cumprir (me lembra o Ficha Limpa, por que será?). Mudança no código penal é necessária. A justiça tem que ter mais agilidade, acabar com tantas instâncias, tantos recursos, que apenas premiam quem comenteu um crime.

Diplomacia - Postura Brasileira

Nos últimos anos o Brasil sempre pleiteou uma cadeira cativa no conselho de Segurança da ONU. Por sua postura "em cima do muro" nunca teve grande credibilidade. Historicamente sempre nos posicionamos de forma moderada, evitando avalizar intervenções consideradas mais duras, em conflitos regionais. Até atestamos que a China é um país de comércio livre, que não controla sua moeda e os méritos do crescimento é fruto da visão empresarial...
Ocorre que ontem, felizmente, houve um posicionamento com relação ao Irã. Irritamos o governo Iraniano, nos posicionando como apoiadores de uma investigação de violação de direitos humanos lá (http://noticias.r7.com/internacional/noticias/ira-condena-resolucao-da-onu-que-teve-apoio-do-brasil-20110325.html).
De fato, isso é uma mudança, que mais que se abster de se posicionar, tentamos mostrar que temos opinião, seja ela justa ou não. É para isso que serve um conselho, se posicionar, não apenas querer marcar presença e ser o vizinho que fala muito e pouco faz. Me lembra reunião de condomínio, onde todo mundo quer fazer uma mudança, mas nínguem tem coragem de se posicionar de forma efetiva, e depois sai, reclamando...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Geração de Energia - Matrizes Energéticas

O tema do momento é a Catástrofe Natural que abateu o Japão e ainda continua com reflexos. O uso da Energia Atômica volta à pauta, para discutir meios seguros de geração. Impossível fisicamente falando, garantir uma segurança de 100%. Existem várias matrizes possíveis, como a Marítima, Eólica, Hidroelétrica, Termoelétrica, Geofísica, Solar e Nuclear). Lembro que a alguns anos, uma pessoa muito próxima teve um tumor e os Médicos à época garantiram 99% de cura e remoção total. A cautela em não dar uma garantia plena é forma de se proteger contra eventual falha no diagnóstico.
Voltando à Energia, alguns ditos especialistas sugerem esperar novas tecnologias(http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110323203552&assunto=5&onde=Brasil0) e, desculpem o comentário, os ecochatos (http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/22/ambientalistas-fazem-protesto-pedem-paralisacao-das-obras-de-angra-3-924067622.asp) aproveitam a deixa, para marcarem sua presença. Qualquer pessoa de bom senso verá que a Energia Nuclear, apesar de todos os riscos envolvidos é a melhor solução por vários aspectos, sejam eles ambientais (devastação de áreas, poluição atmosférica, etc), logísticos (linhas de transmissão e não depender de fatores climáticos) além de econômicos. Tomando cuidados adicionais, os riscos são minimizados. Afinal, quais as consequências de um rompimento da barragem de Itaipu?
Quem muito espera, acaba vendo a evolução e apenas sendo um observador, não uma parte atuante.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ficha Limpa - Vale apenas para as próximas Eleições

O Supremo decidiu hoje (23/03) que a Lei da Ficha Limpa, vale apenas para aplicações futuras. O voto de Minerva, após haver empate de 5 a 5 votos, foi elaborado por Luiz Fux que substituiu Eros Grau (http://noticias.r7.com/brasil/noticias/supremo-decide-que-ficha-limpa-nao-valeu-para-eleicao-de-2010-20110323.html).
Quando percebemos que este país pode ser sério, olhamos para trás, olhamos para frente, e a paisagem não muda...
Pensando aqui, alguém que more em condomínio, e não pague as taxas devidas, pode ser eleito como Conselheiro, ou mesmo Síndico? A Lei da Ficha Limpa serve para limpar exatamente o que? Seria o caminho daqueles que fizeram tanta sujeira, que nem limpa fossa dá jeito? Só perguntando, pois imagino as respostas que veem por ai, mas é proibido palavrões.

Sexismo Infantil na Escola - Sociedade

Pedagogos, Psicologos, e outros estudiosos do comportamento humano, principalmente os focados no comportamento infantil sempre debatem alguns pontos inócuos. Vi a pouco uma reportagem sobre uma Pedagoga que tenta explicar o óbvio (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/892517-para-pedagoga-e-na-escola-que-se-aprende-be-a-ba-do-sexismo.shtml) que é que existe diferença comportamental entre meninos e meninas e tenta mudar este conceito, procurando dar equilibrio para uma aceitação melhor do papel de cada um na sociedade.
Sempre que vejo pesquisadores, penso em quanto custa a quem patrocina e qual o objetivo final de tantas pesquisas que mostram o que qualquer pessoa com um pouco mais de vivência saberia explicar todas as passagens. Existe sim, diferenças no comportamento e desenvolvimento de meninos e meninas, podendo se equilibrar ao longo do tempo. Isso não é manifesto sexista, apenas a constatação do óbvio. Estudiosos (do óbvio) tentam imputar um comportamento que está no próprio desenvolvimento físico e mental, não significando que as alterações observadas na sociedade moderna tenham grande influência. Meninos e meninas são diferentes, atingem a maturidade em momentos distintos, será que ela não observou isso?

Mundo em Guerra II

Atentando ao conflito Líbio seria interessante efetuar uma leitura mais profunda. Temos vários pontos dentre eles a unidade de um país que está prestes a se fragmentar como outros num passado rescente na Europa, devido a intolerância tribal/étnica. Os Ditadores de hoje, são ponto de unidade, e quando derrubados, percebe-se a fragilidade da unidade territorial. Por vezes ouvi aqui em nosso País a divisão do Sul, a tentativa de separação de São Paulo da Unidade Federativa.
Um louco no poder, quando não mais atende aos interesses comerciais, faz discursos inflamados, recheados de palavras que o povo quer ouvir, ou gosta (http://br.noticias.yahoo.com/kadafi-discursa-diz-derrotará-inimigos-20110322-163700-747.html). Felizmente a constituição Brasileira não pode ser rasgada por ter pontos que não podem ser alterados, mas bem que tentam e tentaram. Políticos de bom discurso, Líderes Natos, ou são manipulados, ou se tornam manipuladores de interesses. Estamos vendo a história a nossa frente, não conseguimos aprender com os erros do passado...

terça-feira, 22 de março de 2011

Saúde No Brasil II

Inicialmente pensei em comentar duas notícias por dia, não que seja esta mais uma, apenas um complemento(http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Noticias&id=2092).
Existem no País cerca de 160 mil médicos atuando na Saúde complementar. Muitos participantes de Planos de Saúde, não tem seu diagnóstico totalmente fechado pois os Medicos recebem advertência dos Planos quando ultrapassam os limites estabelecidos para a solicitação de diagnósticos laboratoriais. Também, existe um comodismo dos planos no que concerne aos contratos com os profissionais. Observo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) um departamento burocrático que apenas observa a viabilidade do plano, esquecendo que auditorias devam ser balizadores, e Conselho de Administração deve primar e zelar pela continuidade empresarial. Apenas definem qual o índice de reajuste, mas não verificam de fato o objetivo básico que e tentar dirimir e melhorar o atendimento à população, que constitucionalmente é obrigação do Estado, dentre outros, esquecidos ou deixados de lado.

Saúde no Brasil

Haverá um movimento em breve - início de abril (07/04), de paralização no atendimento de Planos de Saúde. Tenho plano de saúde, e sempre observo certo descontentamento à remuneração de repasse, além de limitações aos procedimentos que eles podem pedir.. Mas eu tenho que pagar aumento por alteração de faixa etária além dos reajustes anuais autorizados.
Acompanho hoje mais próximo, as dificuldades de alguém que esta dedicando seus conhecimentos, tempo, além de saúde e abrir mão de prazeres básicos que é poder ter tempo para se divertir, em cuidar e melhorar o atendimento médico. Fico pensando como alguém que faz medicina, pode conseguir efetuar a conclusão do curso e posteriormente a residência médica (que irá habilitar a uma especialidade), recebendo um valor incompatível a sua responsabilidade. Lamento que a paralização que venha a ocorrer, irá causar transtornos e comprometer o atendimento, mas não é possivel alguém após haver estudado 6 anos, ter que enfrentar uma residência de mais quase 5 anos, buscando tornar-se especialista, e assim, poder ajudar aos outros, ganhando pouco menos de R$ 2.000,00 (R$ 1.916,00) para uma jornada de no mínimo 10 horas diárias, 6 vezes por semana.O mais incrível é que esse valor esta contemplado um reajuste de 22%. Nem quero fazer a conta inversa para saber quanto ganhavam antes. Quem sabe nossos políticos fizessem o mesmo...

Crime e Castigo

Antigamente, eu ficaria chocado com a noticia que quero comentar, hoje penso: Qual o valor de uma vida?
A abordagem que quero tentar comentar é sobre um adolescente de 13 anos que matou outro de 12 (http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/adolescente-de-13-anos-confessa-ter-matado-colega-de-12-em-prado/). Crime banal, motivo torpe, reflexo da falta de valores, da falta de conceito de família, da terceirização da educação que observamos hoje, devido à correria diária dos pais em poder dar alento financeiro ao filhos. Nao estou pregando que toda família deve ter a formação clássica, mas deve ter princípios clássicos pois aquele que se prontifica a criar deve passar valores de respeito à vida. O assassino confesso ficará somente sujeito a penas educativas.
Uma revisão rápida e objetiva do Código Penal viria a calhar, assimilando a transformação da sociedade, interagindo com novos formatos de transmissão de informações e vendo que a criança do passado é passado, e o acesso à informação e a forma como ela é recebida, deve ser considerado para poder entender até que ponto não foi um ato de molecagem, ou simplesmente um crime banal, que deve ser julgado de forma comum...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Indústria da Multa

Notícias de radares ocultos que contrariam resolução do Contran, lombadas eletrônicas e outros meios, que dizem escusos, de fiscalização, vejo, sempre criticados pelos meios jornalísticos (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110321/not_imp694827,0.php).
A tal indústria da multa só existe por que também tem a indústria do oportunismo, das ultrapassagens perigosas, direção perigosa, conversões proibidas, desrespeito à regras de trânsito, e falta de punibilidade mais rigorosa. Não está na hora de olhar para nossa conduta e ponderar se quem esta errado é quem multa por infração real, ou se quem é multado por desrespeitar regras? Para pensar com critério, não apenas de forma parcial e tendenciosa (como é hábito e fomos condicionados...).

Revolução da Tecnologia

Uma matéria interessante no portal do Estadão é sobre os tablets e smartphones x PC's (http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios+tecnologia,a-era-dos-pcs-esta-chegando-ao-fim,not_59238,0.htm). Particularmente nao acho que os computadores pessoais estão findados ou estejam nos seus últimos suspiros, nem concordo que os netbooks não tenham sobrevida.
Tenho um smartphone, que me diverte muito, mas mesmo os mais potentes tem uma limitação de espaço, de acesso a certos tipos de mídia. Acredito que cada tipo de máquina terá um público ou forma de utilização. O Netbook, concordando com a reportagem, é o mais ameaçado pelos Tablet's por terem aplicações semelhantes, e por príncipio a portabilitade e conectividade, mas teclado convencional é muito melhor que algo touche(gosto do barulhinho que me remete a máquina de escrever - rs). Mas quem tem um smartphone, não precisa de um Tablet. Vamos vivênciando o futuro. (me sinto um dinossauro, meu primeiro contato com algo que fosse um computador foi um TK2000, conectado a uma TV por cabo coaxial...)

domingo, 20 de março de 2011

Gatos e PAC - JIRAU - Financiamento Partidário

Lendo o portal do Estadão agora pela manhã (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,‘gatos-contratam-mao-de-obra-para-usina-de-jirau,not_59224,0.htm), me prendeu a atenção alguns detalhes:
 - a Menção de "Gato" significa que existe um empreeiteiro contratando mão de obra fora dos princípios legais, e sujeitando o contratado a trabalho que classificam como "escravo" devido as condições impostas aos trabalhadores;
- A obra em questão é bandeira do Governo Lula para alavancar a candidatura da Presidente Dilma, sendo a maior obra e a que envolve maior quantidade de recursos;
- Os vencedores da licitação terão que rever suas projeções financeiras por não poderem antecipar a entrega das obras, e poder vender a energia.
Bem, com base nessas colocações, entendo que existem várias irregularidades. Comecemos pelos "Gatos" que contratam trabalhadores fora dos regimes legais, em condições desiguais. A antecipação da entrega das usinas indica que houveram vícios no planejamento da obra, desvio na licitação, vantagens que quem comanda conhece e coloca no bolso. E por último, como retratar uma obra que foi amplamente noticiada como fundamental ao desenvolvimento do País para alavancar uma candidatura , agora fica fora de uma análise mais focada Político/Policial, limitando-se ao foco Economico.
Participei de licitações no passado, e as poucas que ganhei, foram dentro de princípios legais e contando com a simpatia dos contratantes que são constantemente aliciados pelos fornecedores. Não digo que as empresas envolvidas são desonestas, afinal colaboram pesadamente com as campanhas polícitas. As grandes empreeiteiras ajudam nas campanhas políticas, são observo estranheza que elas colaboram de forma muito equilibrada para os candidatos (quase todos e muitos são adversários entre si). Penso: Seriam elas empresas que democraticamente distribuem suas doações de campanha?

sábado, 19 de março de 2011

Mundo em Guerra

Acabei de ler, apesar de ter recebido uma boa notícia antes, que inciou-se os ataques da coalisão na Líbia (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/19/forcas-de-cinco-paises-iniciam-ataques-militares-a-libia.jhtm). Sempre me perguntei sobre qual o sentido de um conflito. Quem ganha com a Guerra. Tive na Faculdade, um Professor formado pela Escola Superior de Guerra, excelente, por sinal. Ele sempre afirmou que a Guerra é o melhor indicativo econômico que pode existir. Quem tem interesse em não ampliar deficit comercial com petróleo beirando US$ 120.00? A Líbia está numa posição estratégica, pode fazer muito estrago na região do Mediterrâneo.
Mas o que lamento é que outros conflitos vão surgir. Afinal, iniciou-se com a derrocada de Sadam no Iraque, que mostrou que ele era o ponto de união de um país fragmentado por interesses religiosos/etnias tribais. A queda do regime no Egito ainda não mostrou seus efeitos pois ainda o governo é militar, mas eles prometeram uma transferência de poder democrática. Mas democracia é vontade de maioria, mas nem sempre a maioria tem consciencia do que esta fazendo.
Estamos, por nossa posição geográfica e interesse comercial, bem distantes dos conflitos, mas uma hora teu vizinho do lado tem um tesouro e outros o cobiçam...

Tarifas de Onibus da cidade de São Paulo

Existe um grupo que se auto-intitula passe livre, que vem sistematicamente efetuando protestos contra o aumento da tarifa de onibus na cidade de Sao Paulo. Até concordo que o preço é alto considerando o poder de compra da população e como empregador, sinto o reflexo no meu bolso, pois pesa no final das contas manter alguem trabalhando. Mas voltando ao assunto, na noite de quinta(17), um grupo (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/03/18/protesto-no-metro-anhangabau-termina-em-pancadaria.jhtm) entrou na Estação Anhangabaú do Metro para fazer protesto (da tarifa de onibus?) onde, sempre existem pessoas que são apontadas como infiltradas, que iniciou depredação e interrupção do acesso ao Metro. Final das contas, dano ao patrimonio Público (nosso bolso), pessoas feridas (funcionários do Metro) e pessoas indgnadas com a truculência da polícia em tentar manter a ordem. Pois é, policiais que estão defendendo a população são truculentos, mas vai a pergunta: E quem está fazendo esse tipo de manifestação e faz depredação, ataca quem esta tentando defender o que é de todos, são o que? Manifestantes pleiteando um direito legítimo em destruir e depois acharem-se vítimas? Olhem o que ocorreu no canteiro de obras de Jirau (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/890650-apos-confrontos-em-jirau-construtora-para-obra-em-santo-antonio.shtml) onde particularmente sou contra obra desse porte no meio da floresta, mas o qual foi o objetivo? Sacar dinheiro fora do expediente bancário e pegar alguns produtos na merceária pendurando a conta? Ontem (18) houve novo ato de vandalismo, o Que fazer com esses criminosos?