Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

Ética - Política

Sempre tive aversão à alguns partidos políticos, apesar de estes manterem uma linha ideológica constante, consistente e sensata, dentro de sua proposta. Outros, meramente foram e são, legendas de aluguel, com alguns proprietários (sim, alguns partidos tem Donos). E os que ficam fora disso, apenas são legendas que agregam pessoas, sem afinidade alguma com ideologia, ou mesmo posicionamento na sociedade. Afinal, ver Skaf no mesmo partido da Erundina é um tanto estranho.
Mas, o Partido dos trabalhadores, até antes da eleição do eterno palanqueiro que virou Presidente, e continua no palanque mesmo após o término do mandato, em campanha eleitoral (continuou em campanha mesmo tendo sido eleito, e continua discursando como candidato - talvez seja sindrome das derrotas anteriores), era um partido político com várias facções, mas sempre primava pela ética. Quando começo a acender ao poder, foi afastando alguns ditos radicais (que formaram outra sopa de letrinhas: PCO, PSTU e outras), para evitar conflitos. Alguns bastiões foram se afastando da cúpula, mantendo sua postura íntegra, mesmo sabendo que estariam abrindo mão dos louros, atingindo o poder. Mas não buscavam o poder, mas sim implementar algumas mudanças.
Ocorre, que o Delúbio Soares, tido como o principal envolvido a um escândalo que abalou o partido, mas por fatores outros, a oposição simplesmente ficou calada sem muito alarde, está sendo reintegrado à cúpula e a vida política. Sei que na política existem muitas pessoas condenadas, réus confessos de crimes das mais variadas esferas, atuando livremente. Mas a ética, os princípios, e demais fatores que poderiam dar moralidade, e avalizar algumas besteiras teológicas, se jogam fora.
O Brasil precisa de reformas, dentre elas de consciência...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sony: Invasão de Sistema - Tecnologia

Aprendi, desde muito tempo que segurança é uma palavra subjetiva: Depende do universo envolvido. Como trabalhei na área de TI - Tecnologia da Informação (antigamente chamava-se apenas de Informática), vi os profissionais serem cada vez mais requisitados, e os especialistas em segurança digital, ainda mais valorizados. Já comentei do rastreamento. Nossas vidas está virando um grande reality show - só não concorremos a prêmios, nem posamos para revistas.
A Sony mantém a Rede PlayStation NetWork e um serviço chamado QrioCity. Houve a invasão no seu sistema e o furto de dados. São informações dos usuários, que pagam pelo serviço on-line. Ela emitiu um aviso, aconselhando alguns cuidados adicionais, pois podem ocorrer muitas fraudes.
Compras em ambientes ditos seguros, com certificados digitais, dão a impressão que a proteção é plena, que não haverá problema algum. Como hoje trabalho na área de segurança, aprendi mais algumas coisas, uma delas é que: Todo o sistema que permite comunicação está sujeito a invasão.
Somente sistemas fechados, podem oferecer, desde que observados os cuidados, certa segurança e rastreamento rápido, onde pode-se monitorar o vazamento ou não de dados. Sistema fechado não é apenas ambiente pago, mas é o ambiente que não permite comunicação externa. O que transita pela "Nuvem da Internet" pode ser criptografada, exigir senhas de acesso de vários níveis, mas pode ser violada.
Sei que, a localização de quem fez a invasão da Sony e pegou os dados vai ocorrer, mas invasões, normalmente ocorrem ao acaso, ou por quem conhece a vulnerabilidade dos sistemas. Assim se criam vírus e as vacinas, tentando bloquear as portas de acesso.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Casamento Real - Sociedade

Muitas críticas existem, algumas pertinentes, outras demonstram apenas um certo ranço e preconceito, mas sem sombra de dúvida é muito melhor comentar sobre um enlace, que vem num momento importante para a sociedade britânica, ao menos. Já li que, um dos Guardas responsáveis pela segurança, destilou seu ódio através de redes sociais. Em cima disso, li inúmeros comentários, mas um que me chamou a atenção em especial, foi de alguém que lembrou da pilhagem do Império Britânico, contra as colônias. O levantamento histórico remete que, a frota Inglesa impunha respeito em todos os países (Impérios) da época. Poucos conseguiram, mas em pontos localizados, marcar seu território e domínio. Algumas cidades-estado, do mediterrâneo, dada sua configuração geográfica, conseguiam cobrar impostos, e fechar rotas de exploração. Portugal chegou a ter uma frota mais poderosa, mas não soube utilizar tal força a época.
Mas o objetivo não é comentar a história, isso consta nos livros de pesquisa, mas sim o momento. A economia da comunidade européia, como em várias outras localidades, esta em estagnação ou declínio. Muito se comenta, dos gastos envolvidos para o Casamento Real, mas esquecem estes, que a cerimônia e os preparativos, geram toda uma movimentação na economia. Se os levantamentos forem corretas e sincera sua publicação, poderá se observar um porcentual significativo, que pode alavancar toda a econômia, senão do continente, ao menos da área de abrangência direta (países de língua inglesa).
Só no turismo já existe uma movimentação expressiva, como os ditos locais favoritos do Príncipe e da futura Princesa.



Temos o conjunto, no Brasil, da região serrana do Rio de Janeiro, onde se localizam várias edificações à época do Império. Poderiam fomentar um desenvolvimento se tivéssemos tradição no turismo (vendo como fonte de geração de renda e empregos) não apenas do que vendemos externamente como país do futebol, samba e pouca roupa, além de inegavelmente, mulheres lindas.
Que as bodas reais sejam brindadas de felicidade, e que consigamos tirar um pouco da lição de organização, e aprender como pode-se realizar uma festa, e mais que isso, entender como se trabalha e tudo que pode-se somar à Nação.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Música e o Envelhecimento - Saúde

O benefício da utilização do cérebro já vem sendo estudada a tempos. Já comentei do Alzheimer, mal que acomete principalmente a população idosa, caracterizado por um processo irreversível, de comprometimento cerebral. O cérebro vai envelhecendo, como todo o corpo, mas vai-se perdendo primeiramente a memória imediata e depois vem outras conseqüências, que compromete a função motora e funcionamento dos órgãos. É um processo que pode variar muito sua evolução.
Mas, a atividade física e utilização da inteligência permite que, possa-se amenizar os efeitos, retardando essa degeneração. Leitura, caça-palavras, e outras atividades que exijam concentração contribuem, favoravelmente, no combate.
Pego agora um artigo que um amigo muito querido, me enviou, que aborda a música como fator de proteção ao envelhecimento do cérebro. A matéria informa que muitas horas dedicadas à essa tarefa, provocam benefícios, protegendo o cérebro em idade avançada. Eu diria que toda a atividade que exige raciocínio, atenção, e acima de tudo, traz prazer, é benéfica. A música é prazeirosa, a leitura idem.
O incentivo desde a tenra idade, o apoio para execução, para a leitura, para a música, para atividades desportivas, são a poupança no futuro, pois mais que permitir conforto financeiro, devemos proporcionar a quem vier a ser nossos sucessores, qualidade de vida, e dinheiro apenas, comprará remédios, não vão resgatar o que foi perdido e haverá dificuldade tamanha em ser recuperado...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Rastreamento II - Tecnologia

Contestando as informações, Steve Jobs afirma que é falsa a informação que o Iphone e o Ipad rastreiam dados dos usuários. Em outros trechos, afirma que os equipamentos, quando sincronizados, enviam um determinado código, mas este não é associado ao usuário, apenas à utilização do equipamento.


Para quem acredita, isso seria resposta mais que suficiente, afinal ele é o coração da Apple, mas...
Um pouco de tecnologia, e arquivos criptografados. Tudo que transita por um meio comum pode ser capturado e decodificado. Lógico que algumas coisas são um pouco mais complicadas. Hoje vendo a guerra de preços e a oferta de serviços, a fonte de receita pode ser um diferencial. O Google identifica, a Microsoft também, todas as empresas de tecnologia, mantém uma base de dados sobre a utilização de seus serviços. Provedores mantém os endereços visitados pelos usuários, como garantia legal.
Se alguém não quer que suas informações sejam de domínio público, não deve disponibiliza-las. Voltemos à comunicação pessoal. Ai sim, poderemos manter certa confidenciabilidade. Ou então, aprendamos a ver que o mundo é virtual, e como tal, fazemos parte da mesma nuvem de dados...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Academia Naturista - Sociedade

Existem coisas curiosas, mas ao mesmo tempo gostosas de comentar...
Apesar da sensualidade explícita dos brasileiros, onde vendemos a imagem de um país libertino, onde o turismo sexual faz parte de pacotes de férias, temos poucos locais onde o naturismo é praticado com seriedade. Praias de nudismo com seios siliconados à mostra, e alguns parcos pedaços de tecido cobrindo pelos pubianos, existem no Brasil. A prática em ficar pelado, na frente de outras pessoas não pode ser encarada como encorajamento à prática sexual, para quem esta passando, mas sim uma forma de ver o corpo de outra pessoa de forma natural, sem o conceito do corpo perfeito, sem se envergonhar dos atributos (ou a falta destes) perante as demais pessoas.
O nu não é vergonhoso, ou pecaminoso, tanto que em vários trabalhos artísticos, sempre foram objeto ligado à religiosidade ou arte, não pela conotação sexual, mas por demonstrar uma realidade à época. Anjos despidos, apenas tecidos cobrindo partes, são comuns em afrescos, nas cúpulas das Igrejas.
O lado curioso que quero comentar, é que uma academia de musculação na Espanha inovou: Oferece treinamento para clientes nus.
Pela imagem, a toalha está estrategicamente posicionada, na mulher. É sem dúvida uma jogada de Marketing onde os proprietários conseguiram divulgação ampla, só entendo com uma prática onde a higiene pode dar a conotação de ficar comprometida...

O Mundo em Guerra: Ataque Cibernético - Internacional

O mundo está em Guerra. Faço essa afirmação, mas isso não ocorre apenas neste momento da história. Sempre estivemos em guerra.
As Guerras existem para que o mais forte, aniquile o mais fraco. Isso me lembra um pouco da teoria da evolução de Darwin. Já é de conhecimento amplo os conflitos civis que acometem Iemem, Líbia, Síria, Faixa de Gaza, Costa do Marfim e tantas outras nações, além daqueles envolvendo mais países, como o eterno conflito entre Israel e outros países Árabes, Camboja e Tailândia, agora vejo "Ameaça Virtual" que acometeu o Irã.
São tantos os motivos ou desculpas para iniciar um conflito que talvez, alguém mandar um vírus de computador, possa despertar a ira e representar ameaça real a um estado constituído. No Sudeste Asiático (Tailândia x Camboja) a disputa é sobre uma faixa de terra onde existem templos tidos como sagrados. Na região do Golfo Pérsico, vive-se o conflito sobre jazidas de petróleo, e expansão territorial, além do conflito religioso.
A criação de um vírus de computador, demonstra a fragilidade do sistema de segurança, de uma rede de dados. Os primeiros desenvolvedores de vírus, hoje estão nas empresas especializadas em proteção virtual (ninguém admite isso), e muitos são feitos com o propósito de testar os programas de proteção, mas "escapam" ao controle e se propagam pela rede mundial...

domingo, 24 de abril de 2011

Falta de combustíveis - Economia

Voltei no tempo agora: Falta de combustíveis...
Já está sendo noticiado que começa a faltar gasolina nas distribuidoras. A Petrobrás não está conseguindo atender às Distribuidoras, está importando gasolina, alterando a balança comercial, e outras conseqüências das regras de mercado, em que a falta de planejamento provoca.
É sabido o aumento de veículos, consumo e que quem produz vende a quem paga direito e mais. Uma parcela cada vez maior é dos considerados veículos flex, aqueles que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol. O consumidor por sua vez procura adequar a escolha na bomba de combustível ao que estiver com preço melhor, e hoje, está optando pela gasolina, visto que em termos de preço do não compensa, pela autonomia proporcionada.
Então aprendemos que o Brasil não possui reservas estratégicas, não somos auto-suficientes na produção, e não conseguimos elaborar um plano de contigenciamento adequado, quando surge problemas no desabastecimento do alcoól combustível. Na verdade não aprendemos, mas sim, repetimos a história (Sempre entendi que a história serve para não cometer-mos os mesmo erros...).
Só me voltando a memória recente, houve grande investimento em Usinas, empréstimos subsidiados, e outros benefícios a grandes grupos e grandes devedores da união, em alguns casos, políticos quase que centenários que possuem grandes terras para o plantio, e, pasmem, tentamos vender nosso alcoól como combustível para outros países.
Quem explica isso para o consumidor que paga um preço abusivo por um combustível de baixa qualidade que insistem em dizer que é muito mais barato que nos Estados Unidos?

Infância Perdida: Abandono no Litoral Paulista - Sociedade

Como é de conhecimento amplo, mais uma criança foi abandonada, como outras tantas. Esta ganhou notoriedade, por haver sido gravado o momento que a suposta mão a deixa numa caçamba, e posteriormente foi encontrada, isso sob a monitoração de câmeras. Acabou sendo identificada e presa. Mais um caso da sociedade moderna, onde as pessoas acabam por falta de condições e desespero, abandonando o fruto de uma relação.
Bem, então focando no fruto da relação, segundo a reportagem, a mãe teve um caso com um homem mais velho que não aceitou a gravidez. Num ato de desespero, e sob a depressão pós parto, acabou abandonando... Ela é mãe de outras 3 crianças menores, e outros possíveis 3 filhos maiores. Eu vi a cena, o abandono foi um ato natural, não foi de alguém que parecia em desespero, e largar uma criança numa caçamba não é buscar um futuro melhor para quem foi fruto de um ato. Pode ser impensado, mas o casal, fez.
É fácil escolher o abandono, alegar depressão, falta de condições, são até pertinentes e possíveis, mas, na hora é muito gostoso. Vejo muitas crianças às ruas, pedindo ajuda, esmolas, praticando pequenos furtos. Isso é conseqüência do formato da sociedade, da instituição do assistencialismo político, onde presenciamos pela tecnologia, cenas como essas as quais narrei e estão estampadas em vários meios.
Ter um filho é responsabilidade, é ter em mente que teremos que arcar com despesas, e com a educação. Teremos alguns anos de dor de cabeça, mas vejo isso como um prazer, só que quando escolho ter meus filhos, não estou mandando a conta para que outro pague, ou tenha a responsabilidade, que me eximo por ter feito, mas sem condições para dar continuidade à minha cria. Sei que o dia não é propício, pois Páscoa é comemoração ao renascimento de Cristo, mas não é possível ficar vendo isso todos os dias e saber que cenas assim vão se repetir. Quem abandona uma criança não pode ficar se reproduzindo, pois ter um filho é mais que um ato de prazer, mas um ato de doação, teremos que nos doar por anos, para formar essa criança num adulto/cidadão.
Se o Estado Brasileiro tem que ficar com a guarda dos abandonados, o que fazer com quem os coloca na rua, abandonados, largados à própria sorte? Que tipo de penalização se pode adotar? E mais, se prender alguém teremos que continuar pagando as bolsas assistenciais?

sábado, 23 de abril de 2011

Podemos nos esconder? (Rastreamento) - Tecnologia

Vivemos uma era da conexão. Existem mais celulares no Brasil que pessoas, então, podemos considerar que o público acima de 6 anos de idade, possui em alguns casos, 2 ou mais linhas para se manter conectados. Estudos apontam que o número de computadores pessoais está na marca de 90 milhões, devendo aumentar neste ano em até 40%. Considera-se nesse número os Tablets, Netbooks e NoteBooks, além dos computadores de mesa.
Com tanto tráfego de dados, diminuímos nossas relações pessoais, digo, em contato físico, pois podemos conversar e ver pessoas em outras localidades. Outro dia conversei com meu amigo no Líbano, e vi seus filhos pela câmera.
Esse é o lado bom, gostoso da tecnologia, pois ela esta ai para facilitar nossa vida, mas tem outra coisa. Primeiramente é o lado previsível: Ficamos mais ausentes do contato real, do convívio com amigos, familiares, pela facilidade de contato. A outra ponta é que não estamos mais sozinhos. Digo isso pois existem vários sistemas de monitoramento e rastreamento.
Celulares da Apple e os com sistema Android, transmitem para as operadoras, informações de usuários. Fornecem localização, e forma de utilização, isso segundo afirmações do The Guardian e Wall Street Journal.
Vamos tentar entender um pouco mais a coisa. A Apple busca tentar explicar que, a coleta de dados, serve para melhorar os estudos técnicos para construção e ampliação, de estações de transmissão, buscando tornar mais eficiente a transmissão de dados...
Acredito que a justificativa do Android seja semelhante. Sempre afirmei que não existem sistemas seguros, não é impossível localizar algum ataque virtual (pode ser mais ou menos difícil), somente se consegue destruir informações quando se destrói o armazenamento físico(destruição completa, pois destruição parcial pode ser recuperada), e que agora, nossas informações podem ser comercializadas (já estão comercializando), sob pretexto de melhoria.
Quanto será que vale tudo isso?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Papa é Pop - Internacional/Sociedade

A aproximação dos fiéis é necessária. Pensando nisso, os assessores do Papa Bento XVI permitiram uma inovação à Igreja Católica: O Papa respondeu a perguntas e foi transmitida pela RAI.
O interessante nesse tipo de abordagem é que houve respostas à crianças, escolhidas entre mais de 3000 perguntas. Foram escolhidos 7 dentre esse universo. Entendo que é uma nova forma de mostrar que a igreja quer se aproximar, não apenas dos ritos, mas mostrando que é um caminho para a fé, e aprendizado mútuo. Houve uma pergunta de uma mulher Muçulmana, da Costa do Marfim, que pediu um conselho para solução dos problemas que seu país enfrenta.
Parabéns pela novidade, e espero que não se restrinja à um programa, mas que possamos aprender com Líderes Religiosos um pouco de como eles veem o nosso mundo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Mundo em Guerra II - Morte de Reporteres Fotográticos - Internacional

Em qualquer conflito haverá morte de inocentes. Todas as Guerras anunciam massacres contra cívis, sejam grupos étnicos minoritários, ou partidários de um dos grupos em conflito. Ou mesmo, seja apenas alguém que está procurando abrigo no meio do caminho...
Quem vai para o front de batalha, sabe que o risco de ser baleado, ou explodir uma bomba ao lado é iminente. Normalmente, combatentes respeitam algumas organizações como a Cruz Vermelha Internacional, ou Médicos sem Fronteiras. São entidades reconhecidamente de ajuda humanitária, onde conseguem se manter neutras e auxiliam as vítimas (inocentes ou não). Mas voltando, a quem vai à Guerra, não pode alegar desconhecedor dos riscos.
Dois reporteres fotográficos morreram, na Líbia, durante bombardeios de forças leais a Muammar Khadafi, sendo que um deles, Tim Hetherington, reconhecido internacionalmente, pela cobertura de vários outros conflitos, ganhador de vários prêmios e indicado ao Oscar. O outro, Chris Hondros, também experiente, concorreu ao Pulitzer (tido como Oscar do jornalismo).
O que faz alguém ir à Guerra, se não tem motivos para fazer que não sejam a defesa de suas terras ou país, ou em acreditar que tem que participar para a melhoria de sua família ou amigos? Ou é ajuda humanitária, ou é furo jornalístico.
Temos acesso às informações, graças aos profissionais, que como eles, arriscam suas vidas, mas não podemos esquecer, que não são inocentes, pois estão buscando a aventura, e mais que isso, prêmios e reconhecimento (financeiro inclusive) por sua coragem ou loucura...

Alzheimer: Novas diretrizes - Saúde

Após 27 anos, foi revisado o Guia de Orientação e Diagnóstico Alzheimer, tendo como principal objetivo na identificação precoce da doença.
O mal de Alzheimer é cada dia mais, comum nos grandes centros. Com a melhora da qualidade de vida e acesso a tratamentos, está ocorrendo maior longevidade, e conseqüentemente, envelhecimento da população. Estudos indicam que grande parcela será acometida por essa doença degenerativa.
Aumentam a cada dia as necessidades de serviços especiais para os portadores. Verificando dentro do âmbito familiar, existe uma revolução, uma mudança no comportamento e relações. Por sua característica, provoca transformações e problemas em toda estrutura familiar. A começar pelo espaço físico.
Quais as alternativas? Bem varias são possíveis, mas a decisão é difícil de ser tomada.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Adriano sofre contusão - Esportes

Nem bem assinou contrato, e nem fez sua estréia, o jogador Adriano, sofreu contusão no tendão de Aquiles e ficará afastado por, pelo menos, 5 meses dos gramados. Até onde foi comentado, o contrato com o Corinthians era de risco, mas para quem?
Os contratos de patrocínio foram firmados e talvez existam cláusulas de exclusão, prevendo ocorrências das mais diversas. Talvez o Marketing esportivo tenha que ser repensado. O curioso é que a lesão ocorreu sem bola. Mais um problema de peso para o Timão resolver, e mais uma justificativa para a ausência de títulos...

Acidente de Trânsito - Sociedade

Uma notícia curiosa: Vôo é cancelado após veículo bater no Avião. Talvez a habilitação estivesse vencida, mas piadas a parte, um caminhão bateu num avião no Rio de Janeiro, danificando a fuselagem, mas felizmente nenhum do mais de 400 passageiros feriu-se.
Alguns veículos tem características especiais, e precisam de pessoas habilitadas à operação, como Empilhadeiras, Tratores, Caminhões e outros. O curioso é que a área e grande, mas existem várias possibilidades de ter sido causas do acidente.
Fica a dúvida: Existe seguro para isso? Quem paga a conta e qual a franquia?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mudanças em CUBA - Internacional

O mundo está em mudanças constantes, ainda mais com a globalização, onde cada vez menos fronteiras existem (???) e falamos todos a mesma língua...
Que bom seria isso se todos conseguíssemos nos comunicar e tivéssemos acesso aos mesmos produtos, mercados e principalmente houvesse melhor equiparação financeira. Isso não ocorre e não ocorrerá nas próximas gerações. Cuba, após o reinado de Fidel Castro, ele finalmente resolveu, enquanto ainda tem discernimento, abdicar do trono de Líder e presidente vitalício do PCC (Partido Comunista de CUBA - não confunda com o outro PCC). Transferiu o poder ao irmão, Raul, por sinal também Castro, e mantém o legado, mas provoca mudanças na forma de como se vive em CUBA, aquela ilha paradisíaca no Mar do Caribe, referência a muitas coisas.
Na época da Guerra Fria, Cuba tinha um valor estratégico, pela posição, e instalação de mísseis balísticos, hoje apenas reúne um punhado de opositores ao regime Cubano. Vejo que estão dando um passo, mas longe de haver liberdade. Apenas estão se tornando mais tolerantes. Muito há de se fazer.
Seria isso um passo para a queda de mais um dos muitos regimes totalitários? Existe um aqui ao lado, um pouco mais a noroeste, que tenta fazer a revolução Bolivariana. Certa vez, ainda na faculdade, minha Professora de Sociologia me disse algo que cada vez mais se confirma: O Homem nasce puro, a Sociedade o corrompe.

Dança das Cadeiras - Política

No Brasil, temos as tendências políticas "bem definidas". Como temos poucas legendas, criou-se mais uma que é, inicialmente, uma dissidência do DEM(Democratas). Criou-se o PSD, esvaziando a oposição, tirando políticos do PSDB também.
Essa sopa de letrinhas, que é a proliferação de agremiações políticas que se movem por interesses, não Nacionais ou ideológicos, mas pessoais, é algo cômico, mas demonstra que a democracia brasileira é absurdamente sem identidade de fato.
Quando existia apenas ARENA e MDB, estava claro que ARENA era situação e MDB oposição. Com o advento da mobilização pela campanha de "DIRETAS JÁ", começou a haver proliferação de partidos, tendo bastiões históricos como Leonel Brizola, no PDT. Nisso iniciou-se PT, que teve ruptura, e houve a formação do PSTU, PCO, PSOL... É tanto "P"que da vontade de falar palavrão. A maioria das legendas agregam coisas estranhas como Paulo Skaf, da FIESP, sob a mesma guarda da Luiza Erundina.
Não existe identidade. Ou existem os radicais, ou existem aqueles que estão no poder, ou ainda os que não estão, mas querem chegar lá. Loteamento público, e vai verba de partido saindo do nosso bolso. Por que não aprendemos que DEMOCRACIA, não é simplesmente pessoas se elegerem proprietárias de siglas, e fornecer amparo legal para esse monte de pessoas que se movem por interesses distintos? Acho que deviam ensinar que partido político, é composto de pessoas que se movem por interesse comum. Mas interesse da NAÇÃO...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Entendendo o Cérebro - Ciência

Cientistas, que muitas vezes são chamados de loucos, por pesquisar o que ninguém consegue nem imaginar, conseguiram descobrir qual a área do cérebro, responsável pela sensação do constrangimento. Podemos perguntar: O que significa e o que pode ser util tal descoberta?
Bem, dentro do campo da psicologia e terapia, isso pode influenciar em pessoas altamente depressivas, podendo abrir caminho a novas drogas (fármacos) que possibilitem bloquear ou amenizar, o trabalho dessa área cerebral, tratando de forma mais objetiva vários fatores hoje compreendem maior interferência.

OXI: novo vício - Sociedade

Infelizmente, vejo com muito pesar crianças que acabam se envolvendo com drogas, por várias razões. Famílias desestruturadas, abusos, e outras causas, que especialistas bem sabem, provocam o aumento do contingente.
O que causa espanto é que muitos sabem, conhecem soluções, mas não conseguem, ou não podem, aplica-las. Famílias que simplesmente ficam esperando as bolsas sociais, que preferem aumentar a família a perder rendimento, isso é o que estamos vendo. A farra da distribuição de verbas assistenciais, apenas acometem esse tipo de comportamento. As drogas, cada vez mais acessíveis estão fazendo parte do cotidiano. O Oxi, novo tipo de droga, já está presente nos grandes centros urbanos.
Já afirmei que os órgãos de inteligência das Polícias, Militares e ABIN, devem ter mapeado todos os pontos e poderiam coibir o acesso. Lógico que só combater o tráfico não é o suficiente, devem existir alternativas aos usuários, penas severas aos traficantes. Deve também ocorrer uma nova visão do assistencialismo social, exigindo contra-partida dos beneficiários, e o preparo para estes, através de treinamento e re-colocação, além de estabelecer, e cumprir, prazo de auxílio.
Isso não rende votos, mas rende ganho social, e melhoria de fato à população carente, no futuro.

domingo, 17 de abril de 2011

Copa do Mundo 2014 - Economia

Sempre que vejo eventos patrocinados(comissionados) por CBF, FIFA e entidade congêneres, me causa temor para os Governos de países que acabam sendo os mico da vez, escolhidos como Sedes para a realização dos eventos. O Brasil foi escolhido para dois grandes eventos nesta década, que é a realização da Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos.
Somos um país carente, como muitos atribuem, de recursos, infra-estrutura, mão de obra, tecnologia, etc., mas somos sonhadores e nos consideramos aptos a realizar grandes eventos. De minha parte nós possuímos tudo que necessitamos para efetuar isso. Tanto que temos recursos sobrando pois sempre ocorrem desvios vultuosos de recursos públicos, sempre estampados nas páginas políticas (deveria se nas páginas policiais) dos jornais e periódicos. Considero que essas grandes manifestações de receptividade, cordialidade e organização que os países ou cidades conseguem (haverá críticas ferrenhas) são palco de fachada. Confederações esportivas, Centrais Sindicais e outras organizações que possuem DONOS, são entidades que acabam sendo financiadas com recursos públicos, para fins privados ou de destinação incerta.
Vejo com bons olhos que tenhamos estes eventos ocorrendo no Brasil, mas quem vai lucrar com isso que pague a conta. Fazer festa na casa do vizinho é ótimo, ganhamos status, jogamos a conta para ele pagar, e ainda somos tratados no tapete vermelho, pois apenas fornecemos uma imagem, e ainda levamos um por fora...

Apple valerá US$ 1 Trilhão em 2014 - Tecnologia

Segundo analistas econômicos, a Apple deverá valer mais de US$ 1 trilhão já em 2014. Isso devido à valorização média de suas ações ao longo do tempo, e a sequencia de êxitos comerciais da empresa, que possui um leque de produtos de alta tecnologia e qualidade. Só que eles esquecem que seu fundador e mentor intelectual (Steve Jobs), está doente, e não se sabe se sua ausência criará um vácuo criativo.
Ele é o responsável, por seu carisma, em apoiar os produtos que tiraram de vez a Apple, de ser uma empresa de tecnologia de produtos sofisticados e muito caros. Ela não deixou esses conceitos de lado, mas criou produtos que são objeto de desejo numa infindável maioria de consumidores, ávidos em poder ter em mãos e ser proprietário, de um de seus produtos.
Pessoalmente, vejo as projeções um tanto exageradas. Ou estão criando uma nova bolha?

sábado, 16 de abril de 2011

O Mundo em Guerra - Bombas de Cacho - Internacional

A tecnologia de armamentos é terrível e fascinante. Armas de uso militar tem por objetivo principal em conseguir o maior estrago possível. Está sendo denunciado por parte das forças leais ao ditador da Líbia, o uso de bombas de cacho ou fragmentação contra civis, as quais foram banidas por 108 países. O Brasil, Rússia, EUA, Israel e China, ficaram de fora e fabricam esse tipo de armamento.
A bomba é lançada, e antes de atingir o alvo, se fragmenta em várias partes, lançando pequenas bombas menores, não menos destrutivas, ampliando a área de devastação. Algumas não chegam a explodir, ficando no solo, causando acidentes posteriormente. Isso é a tecnologia em favor da Guerra. Me lembra muito as bombas incendiárias utilizadas no conflito do Vietnã, quando ficou marcada a foto da menina sem vestes, correndo, pois estava com seu corpo queimado...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Festival de Cinema Canadense - Sociedade/Cultura

Uma festa de 3 dias, é o que anuncia um Festival que está iniciando em Toronto - Canadá, de filmes eróticos e pornográficos, voltados ao público feminino. Interessante esse ponto, visto que sempre o material pornográfico foi focado sob a visão masculina e voltada para estes. Lógico que sempre houveram produções, inclusive nacionais, mas numa tratando da forma pornográfica, e sim na erotização e dramatização. Recentemente esteve em circuito comercial o filme estrelado por Ana Paula Arósio - "Como Esquecer".
Outros filmes houveram, mas sempre circulando em circuito alternativo, ou festivais voltados a produções independentes. Hoje a mulher está mais segura de sua sexualidade, portanto, nada mais justo que ela apreciar seu prazer. Só espero que não ocorra um divisor de águas, onde a sexualidade estará apenas voltadas a um público, e sim que as obras possam atender de forma mais ampla, discutindo o sexo como deve ser: sem preconceitos e focados na realização.

Entrada de Capitais nos Países Emergentes - Economia

Desde de meus remotos anos nos bancos escolares, na década de 70, ouvia que o Brasil era um país do futuro, em desenvolvimento, e foram mudando os apelidos, viramos emergente (estávamos afundados?), e agora, viramos componentes dos BRIC's. Hoje existe um peso da participação da economia brasileira no mundo globalizado e sedento de matérias primas.
O descompasso com a entrada do fluxo de capitais em países que tem economia em estabilidade e pagam taxas altas de juros, influencia nas remessas especulativas. o Ministro da Fazenda, faz colocações sobre o tema de remessas, alegando que os países ricos exportam a inflação, e mantém brigas com o FMI e G-20. Ele sempre se posicionou assim, mas o que existe de fato é que as taxas de juros no Brasil continuam atraindo o capital especulativo. Nunca houve controle no fluxo de capitais, e apenas ficar criticando não ajuda em nada. Li uma matéria sobre um bilionário Coreano (Terry Gou) que não investe no Brasil pois somos um povo que para o trabalho para ver futebol e estamos sempre dançando, além de termos salários altos, em comparação à China. Nosso espírito nacionalista nos fará críticos da empresa (Foxxconn) e iremos provar que não somos assim.
Décadas se passaram quando o General Francês - Charles de Gaulle, a quem foi atribuído a frase de que não somos um país sério (*). O que mudou? Continuamos reclamando sem nada fazer. Tomam medidas pontuais, aumenta o IOF, mas não taxam a entrada de dinheiro especulativo de fato. O Brasil quer investimentos, sim, mas o que vem é dinheiro para aplicação de especuladores.
Mais seriedade na condução das políticas externas, incentivo à produção interna, melhora no acesso ao crédito e fiscalização do uso desse, são medidas que demoram a surtir efeito, mas combinadas podem trazer benefícios a médio prazo. Quem sabe teremos um governo que entenda de fato de macro-economia...

(*) Os historiadores negam a autoria de De Gaulle, eles dizem que a frase é do embaixador brasileiro na França, Carlos Alves de Souza, dita ao jornalista Luiz Edgar de Andrade, na época, correspondente do Jornal do Brasil, em Paris. Tudo aconteceu durante uma reunião com De Gaulle para discutir a “guerra da lagosta", em 1962, quando barcos franceses pescavam o crustáceo na costa brasileira. Conta-se que a apreensão dos pesqueiros, teria irritado De Gaulle e o levado a dizer que o Brasil não era um país. Segundo a versão corrente, o embaixador teria acrescentado o adjetivo sério, para amenizar a situação.
Depois da reunião, o embaixador teria relatado ao jornalista Luiz Edgard de Andrade o encontro, dizendo-lhe que falaram sobre o samba carnavalesco “A lagosta é nossa", e das caricaturas que faziam do general no Brasil, terminando a conversa assim: “Edgar, le Brésil n’est pas un pays sérieux". O jornalista mandou o despacho para o jornal e a frase acabou outorgada a De Gaulle. (fonte - Clesio.net)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bônus para cotas de Exames e Procedimentos Médicos - Saúde

O órgão de fiscalização da Saúde, a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, estabeleceu que proibiu e vai multar as operadoras que premiarem os Médicos conveniados que cumprem as metas estabelecidas para os pedidos de exames e procedimentos.
De um lado o mercantilismo da Saúde, do outro a reclamação dos repasses das operadoras aos Médicos. No meio, espremidos e sem muitas alternativas, os usuários. E correndo por fora, a ANS, órgão burocrático que tenta administrar os problemas com soluções pontuais apenas, coibindo aqui, multando ali, analisando, e pensando...
O sistema de saúde, não é de hoje, deveria ser revisto. Me admiro pela seriedade que Médicos (e todos demais profissionais de Saúde) que prestam serviço público. Alguns centros, são privilegiados, por contar com tecnologia de ponta e recursos, mas isso se encontra em poucos locais, que vivem abarrotados de pessoas que buscam a excelência no atendimento, como no Hospital das Clínicas.
Agora, se a ANS apenas pode apenas corrigir um ou outro problema (esse tipo de procedimento de proibir e multar é inócuo) então está na hora de definir quem pode fazer algo para moralizar o sistema de Saúde Privada. Quando digo que é inócuo, é por que, me corrijam se eu estiver errado, a forma de contratação e acordos entre as Operadoras e Médicos é um contrato Jurídico de Direito Privado, portanto, sendo possível de contestar apenas na esfera Cívil, e pelas partes contratante e contratada. Isso é um contrato de prestação de serviços, apenas. Se eles premiam quem economiza, é apenas uma forma de remuneração.
Cabe ao usuário processar as operadoras, por venda de produto inexistente ou pela baixa qualidade dos serviços contratados. Os Médicos, apenas se submetem, quando querem, por aceitar as condições das Operadoras.

Perversidade - Sociedade

Gostaria de não voltar ao tema, mas infelizmente está ai, em pauta. Mas deixe-me analisar por um outro ângulo a tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro, onde crianças foram assassinadas por um desequilibrado. Conseguiram obter vídeos do rapaz, onde ele narra o que fará, qual a estratégia, etc. Até ai, como perícia criminal e forense, para tentar entender o que houve, por que ele fez aquele ato, justifica-se.
O maior problema é, a divulgação ampla, em todos os veículos de mídia, seja através do vídeo em si (tomaram o cuidado de legendar) para as Televisões e Sites de notícias, e para o rádio a sonora. Está à disposição de quem quiser ver (deve estar no topo das paradas se for no YouTube em quantidade de acessos). Crianças veem, e ai entra o trabalho que os especialistas deveriam estar efetuando: Não é matéria criminal e deveria estar restrita, pois, pode instigar outros atos? Não deveria ocorrer um esforço não de apagar o ocorrido, mas promover outro tipo de ações, visando que, pessoas que se sintam perturbadas, tenham facilidade em obter ajuda?
Existia um Jornal em São Paulo, chamado Notícias Populares, onde, dizia-se que espremendo sairia sangue, de tanta tragédia que expunha, com fotos cruas, de uma realidade de violência. Não havia internet à época, então as pessoas, a caminho do trabalho, paravam em frente as bancas, para ver as Manchetes, e lá esta ele, destacado, e as pessoas se aglomerando a ler.
Não vou colocar nenhum link sobre o vídeo, por entender que isso nada ajuda, e estou tentando fazer a minha parte que é que todos pensem de outra forma, pois estamos agindo erroneamente, e acabamos mostrando nosso lado perverso em apreciar (sim pois queremos ver) algo que não estamos forçados a ver, basta a informação, para poder começar a pensar...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SmartPhone e Tablet Motorola - Tecnologia

Sei que estão estranhando que não estou comentando política, ou tragédias. Mas escolhi hoje comentar sobre tecnologia. A Presidente Dilma, está na China em viagem oficial (e passeio para alguns de sua comitiva), e foi anunciado que a confecção do IPad, objeto de desejo de muitos, será feito no Brasil até novembro.
Mas foi anunciado pela Motorola o preço para o Xoom no Brasil e a comercialização por duas operadoras de telefonia, e junto a isso foi definido também os valores para o Atrix, smartphone mais avançado, segundo a imprensa especializada. Ambos baseados no sistema operacional Android.
O smartphone poderá reproduzir videos em HD, e terá acessórios interessantes e preço bem salgado. Mas o que fica a dúvida é, o conceito de smartphone seria para aplicações profissionais, hoje, claramente focada em aplicações de entretenimento. Existe mais uma grande gama de produtos similares, inclusive de Tablets de fabricantes nacionais (Itautec e Positivo).
Em breve, celulares que apenas fazem chamadas serão objeto de estudo. Afinal, como podiam no passado usar um aparelho móvel apenas para se comunicar?
E vamos avançando rapidamente, criando novas necessidades...

Ônibus espaciais - Tecnologia

Foi anunciado o destino dos ônibus espaciais utilizados pela NASA. Eles povoaram o imaginário de muitas pessoas, fantasiando em passeios pela órbita terrestre, até, atingindo outros planetas.
Passaram 30 anos, onde trabalhos em prol da ciência (e espionagem) alguns privilegiados puderam observar a Terra, trabalhando, pesquisando ou fazendo atividades físicas (um vídeo circulou já tem um tempo, de astronautas em atividades corriqueiras), e depois sendo avaliados. Houve o transporte de vários equipamentos e módulos para Estação Internacional.


Houveram acidentes, falhas que custaram vidas. Mas, graças ao empenho e determinação, houve prosseguimento do plano inicial. Restam apenas dois voos antes do encerramento do programa...


Imagens marcantes, e que vão ainda perpetuar os sonhos de muitos.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Desarmamento de novo - Sociedade

Como especialista em segurança, vejo como mais uma tentativa de se manter em evidência e encher linguiça que qualquer outra coisa. O eterno Sarney fará nova proposta de desarmamento, juntamente com outros "Políticos e Ministros" que se preocupam com o tema. Digo que é eterno pela longevidade no poder. Isso, lógico, decorrente da tragédia que se abateu no Rio, na escola Municipal Tasso da Silveira.
Sempre questionei a necessidade do desarmamento. Quando alguém perde o direito de proteger-se, dá ao agressor a certeza de que não haverá resistência. Quando havia porte de armas, quem pensava em assaltar mantinha dúvidas se haveria ou não revide, hoje existe a garantia legal. Se os nossos políticos perceberem (acho que ninguém ainda contou a eles), quem faz uso de uma arma não a compra na loja, nem segue o ritual da obtenção do porte de armas, muito menos paga as taxas para conseguir.
Isso é mera manifestação de hipocrisia, de gerar mais um custo a sociedade, ao invés de propor de fato operações que visem em reduzir as armas ilegais em poder de bandidos(aqueles que usam armas, pois existem aqueles bandidos que usam palanques). Devem focar no tráfico, na venda ilegal que alguns policiais ou integrantes das forças armadas fazem. Existe órgãos de inteligência, não apenas a ABIN, que já devem ter mapeado todos os pontos.
Mas para fazer isso, deve-se ter coragem. Farei uso de um pensamento que recebo sempre de um amigo: "O MUNDO ESTARIA A SALVO, SE OS HOMENS DE BEM, TIVESSEM A MESMA OUSADIA DOS CANALHAS!! - (Romulo Nogueira)"

Japão: Um exemplo de persistência - Internacional

O Japão emitiu alerta nuclear equivalente a Chernobyl. Isso significa que muitas pessoas serão atingidas por radiação, se é que já não o foram. Água encanada, do mar, alimentos, ar, estão com níveis altos nas proximidades da região da Usina de Fukushima Daiichi. Grande área será condenada ao uso, devido a contaminação do solo.
E a terra continua tremendo por lá. Novos tremores tem ocorrido, em escala considerável, que se atingissem um outro país, já o haveria reduzido consideravelmente na sua infra-estrutura. Estudo o Japão desde a época da Faculdade, onde aprendi o sentido de coletividade e a força do povo. Vi que houve queda nas principais bolsas Asiáticas após o anúncio, inclusive na de Tokyo, ou seja, o país continua em pleno funcionamento.
Vejo que o Governo do Japão tem feito o melhor, mas o risco é evidente, nem por isso estão simplesmente lamentando seus mortos e esperando os dias passarem. Não quero com isso dizer que eles são insensíveis, nada disso. Eles são práticos, objetivos, e centrados no que deve ser feito. Apenas como comparativo (não falarei do Brasil) o Haiti ainda está tentando se reconstruir, mas tentando, e ainda vai continuar assim. A principal diferença é o sentimento de Nação, de identidade e de coletividade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dilma na China - Economia

Quando um mandatário viaja ao exterior, ele o faz com base em interesses (para alguns apenas turísticos) nacionais. Juntamente dispõe de uma comitiva que deveria prever representantes da sociedade, unindo o aspecto político e econômico. Tirando o fato comentado amplamente na semana passada, da amiga do Comandante, que pegou carona no Avião Presidencial, acredito que outros turistas não façam uso desse meio...
Mas voltando ao aspecto principal da viagem, acredito que pouca coisa se conseguirá obter, na viagem da Presidente Dilma, como maior abertura comercial (pesando favoravelmente ao Brasil) e política. Com respeito aos chineses, não tenho a menor dúvida que ao menos a médio prazo, continuarão sendo os maiores consumidores de commodities do planeta, mantendo a moeda local desvalorizada, e investindo pesadamente em países que dispõe de jazidas minerais e energéticas.
A visão Chinesa é de garantir seu crescimento econômico e expansão de reserva de recursos. Avalizamos, num passado recente, que sua economia era de mercado, ou seja, não existia práticas predatórias, nem manipulação da taxa de câmbio, sob o pretexto da contra-partida em voto favorável ao assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Não vejo como corrigir a curto prazo o descompasso. Mas continuamos vendendo minério de ferro e comprando aço de lá...

Sofrimento Japonês - Internacional

Quando ocorreu o grande tremor de terra que afetou significativamente a região nordeste do Japão, ouvi comentários de Geólogos que outros menores viriam. O arquipélago continua, sistematicamente, sendo afetado por outros tremores de terra, principalmente na área inicialmente afetada. Em conseqüência, o Governo Japonês expandiu a área de isolamento, após novo sismo.
Hoje o risco maior que o país enfrenta (causando temor em todos mais próximos) é com as suas Usinas Nucleares. Os vazamentos, tentam, a todo custo (inclusive vidas), controlar. O que não consigo entender é a falta de soluções para a criticidade da operação. Não me atrevo a discutir sistemas de segurança, no que tange à esse tipo de geração de energia, mas a redundância de sistemas deve ser planejada com muitos critérios, pensando sempre no pior dos cenários.
Talvez, o maior erro foi em alguém haver esquecido que terremotos dessa magnitude podem ocorrer, e poderiam se adiantar, efetuando uma revisão e correção nos sistemas de segurança das demais usinas no país, não deixando os cuidados das que enfrentam problemas críticos de lado, e ainda, permitindo que ocorra ajuda de outros especialistas.

domingo, 10 de abril de 2011

Dengue - Saúde

Apesar de chamar para reflexão, a matéria do Diário do Nordeste, apenas transmite algumas informações que deveriam ser de pleno conhecimento. o título é interessante: Por que não vencemos o Aedes Aegypti?
Me deparo com o que não mais me espanta, que e alguém da Justiça abrir inquérito para apurar as mortes. Ah, apuração de inquérito, Processo Judicial, acionamento da Polícia para investigações e diligências...
O que isso vai colaborar de fato com o combate? Desculpe minha posição mas é alguem querendo seus 15 minutos de fama. Mais uma pessoa buscando isso.
O que a Senhora Promotora de Justiça faz, de fato, para evitar a propagação e combate? Cientistas afirmam que pode-se vencer a Dengue, mas não eliminar o vetor, no caso o mosquito Aedes Aegypti. Talvez, ela consiga concluir que o culpado é a fêmea do mosquito, que botou os ovinhos.
Divulgação, combate, instrução, e cuidados para quem for infectado é o melhor caminho, além de usar corretamente os recursos públicos (que tem parte do meu esforço através de impostos que pago), ao invés de tentar descobrir onde houve falha e entupir a Justiça, justificando ainda mais a sua morosidade.

Armas, Munições, Drogas e outros Males - Sociedade

Infelizmente o tema ainda está em pauta... Mas um detalhe que me chama a atenção, que é a comercialização de armas e escolas de tiro. No segundo ítem tem uma reportagem hoje no Estadão, sobre como pode-se frequentar uma academia de tiro. Exigindo-se pouco mais de documentos básicos. Os especialistas vão apontar que isso pode ser um fator de motivação.
Quem desejar fazer uma bomba pode consultar na internet, passo a passo. Compra de munição, drogas e outras coisas? Sempre tem alguém com a informação exata onde conseguir.
Agora ao primeiro ítem, que é a comercialização de armas. Vejam que tudo esta ligado intimamente. Não perceberam? Quem vende de forma ilegal algo, não pode achar que quem vai comprar fará uso legal. Todo mundo se traveste de Santo nesse momento, se achando menos culpado, só por que ou vendeu, ou apenas indicou, ou ainda entregou a arma, a munição, ensinou o manuseio, ou mostrou como se faz num grupo de discussão. TODOS SÃO CULPADOS.
Esta na hora da sociedade deixar de ser hipócrita, em achar que a culpa é só do vizinho, por que viu que ele esqueceu o portão aberto, e não tivemos o bom senso em avisar. Ou nos preocupamos com o coletivo, ou melhor ir cada um procurar um local isolado e se virar, assim não será co-responsável pelo ato final de outrem.

sábado, 9 de abril de 2011

Beba Leite - Sociedade

Com tantas coisas acontecendo, tragédias, guerras, especulações, me lembro que a alguns anos, perco 2 minutos do meu dia para efetuar uma doação virtual. Não ganho dividendos, apenas vejo uma ação social de um fabricante de embalagens longa-vida, a Tetra Pak, mantém um endereço, onde todos (desde que cadastrados) podemos efetuar a doação de 50 ml de leite para entidades. Além disso e existem dicas, e após uma pontuação (a cada doação é acrescido 1 ponto - além de um jogo virtual) acumulada, pode-se resgatar prêmios.
As entidades beneficiadas atendem os mais variados segmentos, mas sempre focando na prestação de serviços sociais e abrigo. Se puderem visitem o endereço do BebaLeite, verifiquem a seriedade, e, participem. O custo é só em lembrar que estão a cada 20 dias, doando 1 Litro de leite. Insisto: não ganho nada com isso, apenas a satisfação em ver um trabalho desse porte ajudar um pouco a melhorar a vida daqueles que necessitam.

Aumento dos Combustíveis - Economia

Existe hoje uma pressão para que ocorra o reajuste da gasolina. A Presidente Dilma diz, segundo o Ministro Lobão, que não quer o reajuste. Já li também que os preços da gasolina estão 15% mais baratos que nos EUA, e que a Petrobrás já "perdeu" mais de US$ 1 bilhão...
Bem, desde que o Brasil é Brasil existe a especulação, jogo de interesses, e oportunidades pontuais. Até onde sei, o custo de produção de combustíveis aqui é diferente de outros locais, pois foi alardeado que o Brasil e auto-suficiente. Nosso petróleo não enfrenta piratas africanos, nem paga taxas altíssimas no transporte. Foram concedidos empréstimos subsidiados (significa que estão embutidos nas contribuições que NÓS efetuamos pelos impostos e taxas) para produtores de alcool, que desviam o produto do mercado interno e direcionam para produção de açúcar pelos preços internacionais.
Então, esses comparativos que sempre insistem em fazer, são para tentar fixar que temos que pagar mais caro por algo de baixa qualidade, e por falta de planejamento estrutural?

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pai quer ficar com o filho preso - Sociedade

Depois da tragédia do Rio, felizmente, é possível rir desse tipo de história. Um pai, cometeu várias infrações, para ficar junto ao seu rebento, acabou solto. Seria um relato de amor paterno, não fosse um detalhe: O filho em questão está preso por Extorsão/Roubo de celular.
Eu sou Pai também, mas teria vergonha caso um de meus filhos cometesse um delito, mas lutaria para livrar da prisão, e buscaria reparar o delito cometido. O que não é possível aceitar esse tipo de conduta. O advogado de defesa, diz que ele foi agredido. Parando um pouco mais para pensar e lendo tudo, minha inteligência foi agredida. Advogados defendem de tudo, até aquilo que não tem justificativa.
A sociedade está doente e não existe respeito a mais nada. Revisão dos Códigos Processuais. Passou da hora de efetuar...

2012: Android terá metade do Mercado? - Tecnologia

Segundo pesquisas, o sistema Android deverá ter metade de participação no Mercado, dividindo-o com o Windows Phone. Vejo com certa reserva, pois o estudo "esquece" da Apple, limitando a demonstrar a queda do Symbian (Nokia).
Vejo que haverá um divisor, entre Iphone (SW + HW) de um lado, e do outro o Android e Microsoft(Software) com muitos fabricantes utilizando-os. Correrá por fora, a RIM (BlackBerry). Isoladamente, o domínio é da Apple. O que não se pode ainda especular é o que a HP fará com a Palm. De início, quando houve a aquisição, suspeitava-se o retorno á linha de telefonia, devido ao sistema operacional da Palm ser muito confiável, e haver uma gama grande de aplicações profissionais focadas nele.
O sistema do Google, é excelente (sou usuário) mas falta aplicativos focados para profissionais, havendo uma extensa lista para entretenimento. Aguardemos 2012.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Saúde no Brasil IV - Sociedade

Comemora-se nesta data, o Dia Mundial da Saúde. Comemorar hoje não tem grande brilho, visto os fatos que estão sendo noticiados que desviam o foco. Alguns deles pontuei por aqui (O protesto contra planos de saúde e a tragédia do Rio).
Mas, fui lembrado a pouco, que não podemos esquecer dos profissionais, que se dedicam, ao extremo as vezes, para que todos tenham uma vida mais digna e com qualidade. Difícil deixar de lembrar daqueles que foram, e muitos alguns o são, importantíssimos em nossas vidas. São anjos sem asas. Pessoas que se dedicam ao estudo, a encontrar respostas, em curar e/ou aviliar nossas dores. Cientistas, feiticeiros, curandeiros, podemos chamar de vários nomes.
Profissionais que fornecem seu tempo em amor a vida. Abrem mão de suas vidas, em benefícios de outras.
Estudam anos a fio, alguns se destacando, a grande maioria anônima, mas nem por isso menos importantes e necessários. Criam entidades fantásticas, que estão presentes onde Governos deixaram de existir (Médicos sem Fornteiras, Cruz Vermelha, e outras), e as mantém, muitas vezes colocando dinheiro de seu próprio bolso em respeito à vida.
Quero registrar meus parabéns, esperando que alguns poucos leiam, mas que saibam que é verdadeira a admiração que tenho pelo que escolheram como carreira. Meu muito obrigado a todos que abraçam a vida como profissão.

Tragédia Na Escola - Sociedade

Não bastasse o fato chocante que aconteceu hoje no Realengo - Rio de Janeiro, um punhado de oportunistas tenta tirar proveito da situação, e infelizmente é fornecida cobertura a insanidade de alguns, que pretendem promover um processo contra a Prefeitura e o Estado.
Por infelicidade, um desequilibrado entra numa escola e provoca várias mortes, e o Sindicato da Educação acha que os casos de violência devem ser combatidos. Estuda instaurar um processo. Gostaria de ver o Sindicato propor mudanças, e não buscando holofotes, para tentar conter a violência que se abate nos grandes centros urbanos (apesar que a violência se estende por pequenas cidades).
Temos alguns focos, onde a presença das drogas é apontado como o principal motivo, e outros que possam influenciar na falta de respeito à vida. A deterioração social tem várias causas, uma delas é a omissão de agentes que preferem promover processos, que participar de soluções.

Itaipu - Boa Vizinhança - Política

Acompanho com temor essa política da boa vizinhança do Governo. Primeiro o Lula admitindo acordos onerosos, e penosos ao Brasil. Agora a notícia que o Paraguai tem um novo acordo sobre Itaipú. O Presidente de lá comemora.
Haverá festa com o dinheiro do Brasil. Os puristas falam que não haverá aumento de tarifa, mas quem paga a conta são os Brasileiros. Isso é apenas firula. Dizer que não será repassado o aumento da tarifa é discursar no vazio. Estão quebrando um contrato perfeito. Outros acordos serão violados.
Sinceramente, me desgosto cada vez mais com essa violação.
Que ao menos o Lugo me convide para a festa, pagando as passagens (afinal, já que sou eu que indiretamente estou pagando a conta...).

Saúde no Brasil III - Sociedade

O dia marcado para a paralização no atendimento aos planos de saúde chegou. O usuásio será penalizado com a suspensão de atendimentos nesta data. Ontem foi publicado anúncio pago pela entidade que congrega planos de saúde, buscando demonstrar a excelência de seus serviços.
Acompanhei algumas greves, pesadas. Acompanhei a paralização da Brastemp quando viraram alguns carros (eu estava na fábrica). Também na Petrobrás em Cubatão (ameaçaram virar o meu carro). Observo agora esse tipo de movimento.
Lógico que não existe a agressão explícita, mas sou usuário de planos de saúde, assim como milhões de outros no Brasil, que buscam um atendimento com melhor qualidade.
Quem paga as mensalidades, busca excelência no atendimento. Isso é apenas obrigação da contra-partida contratual. Os médicos podem se recusar a atender um ou outro plano, ou até não estar vinculado a nenhum. O consumidor vira o fiel da balança. Estamos no meio de um braço de ferro.
A ANS apenas diz que não pode interferir na questão contratual. Mas e quando o profissional é excluído do plano deixando pacientes sem atendimento? Quando serviços simplesmente deixam de atender determinado plano? Não é um órgão regulador que deve atender aos interesses do usuário final? Ou apenas estabelece os reajustes anuais?
A meu ver quando alguém publica um anúncio, divulgando índices que não estão em 100%, alguma coisa está errada, pois se houve a recusa em autorizar um procedimento estabelecido em contrato, isso é problema jurídico, defesa do consumidor está sendo violada constantemente.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Perigo Invisível - Internacional

Após a tragédia do terremoto seguido de maremoto ou tsunami, que abateu o Japão, existe um perigo que nínguem vee, mas está cada vez mais evidente: Material Radioativo. Vi agora que finalmente controlaram o vazamento. O Maior problema ainda é que não conseguiram estabilizar os reatores, com risco ainda de uma fusão nuclear.
Os ambientalistas(parte apenas) adoram esse tipo, pois vão atacar ferrenhamente a matriz energética nuclear. A OEA (Organização dos Estados Americanos), condenou a construção no Brasil da Belo Monte. Riscos existem, como já comentei antes, para qualquer tipo de geração de energia. Sei que serei criticado, mas não existe energia limpa de fato. Todas tem um resíduo, maior ou menor.
Voltando ao Japão, observei um detalhe, que não o Governo, mas sim uma Empresa (TECPO), que faz a administração, e tem trabalhado para controlar as consequencias. Houve uma recusa de auxílio internacional. Pegando um e outro fragmento como esses, fica a questão de que houve demora na identificação e não existia plano de contigência.
Aprendi que quando existe a criticidade da operação, deve-se tentar cercar todos os pontos possíveis e prováveis, pecando pelo excesso de zêlo. Em especial, uma usina nuclear, deve-se prever e ter a disposição de meios, não para evitar a catástrofe, pois essa existem outras variáveis, para conter reflexos, minimizando o que estamos observando, e gerando um temor cada vez maior.

Itália: Berlusconi x Justiça - Sociedade/Política

A todo momento, nos deparamos com manchetes estampando locais mapeados, onde, abertamente, existe a prostituição infantil, tráfico de drogas, e outras coisas mais. Isso no Brasil.
Curioso é ver um país tentando julgar seu Primeiro Ministro. O todo poderoso Silvio Berlusconi está para ser julgado por ter obtido favores sexuais de uma jovem, e bela, marroquina, quando esta ainda teria menos de 18 anos. Lógico que o foco hoje é o adiamento do julgamento, mas o que mais me chama a atenção é a independência que o Judiciário Italiano possui. Graças a isso houve a operação mãos limpas, onde houve a prisão de vários mafiosos. O país deu um salto social e econômico.
Se for comparar com o Brasil... Bem, dizem que somos um país de 3 poderes, harmônicos e independentes entre si, ao menos isso consta na Constituição em vigor, mas será mesmo? Afinal, a quem interessa as prescrição de crimes por falta de tempo em julgar?

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mãe Madura - Saúde

São notícias como da Solange Couto (Atriz), que descobre-se grávida em plenos 54 anos. Outro dia estava conversando e hoje alguém ser chamado de velho é um tanto subjetivo. A medicina está prolongando, e mais que isso, dando qualidade a longevidade.
Presenciar uma notícia de uma gravidez, que pelo que observei, está dentro da normalidade, sem problemas para a criança e a mãe, é um dádiva. Dá para esquecer, mesmo que por alguns minutos, os problemas e torcer para que o parto seja tranquilo, e que tenham uma vida feliz.
Ela conhece a mídia, e sabe o receio em se expor, visto que não é comum, mas mostra que o será em breve casos semelhantes. Afinal, hoje a mulher, por suas responsabilidades, acaba adiando uma gravidez. Seria interessante um estudo detalhado sobre riscos, não apenas os da literatura passada, mas verificação de novos indicadores, demonstrando que uma gravidez pode ocorrer com tranquilidade, mesmo que numa idade mais avançada para a mulher.

Abandono Infantil - Sociedade

Este é mais um dos vários casos que povoam as páginas e abrigos: Garoto de 12 anos é abandonado na Rodovia. O quadro se assemelha a tantos outros envolvendos maus-tratos, abusos sexuais, exploração, etc, envolendo crianças, onde muitos destes problemas tem origem no núcleo familiar. Apesar que chamar de núcleo familiar é apenas para poder situar o fato.
Conheço histórias diversas, e ouvirei, lerei e verei, outras mais. Existe um problema na sociedade, o caso em questão faz menção à Drogas. Como tantos outros...
Os projetos sociais existentes são ineficazes, demonstram claramente assistencialismo, sem acompanhamento. Ver uma família desintegrar devido ao uso de drogas é comum. Familias aumentarem sua prole, para aumentar a renda assistencial, disso nínguem comenta, mas é fato.
Está faltando o combate efetivo à drogas, tratamento adequado aos dependentes, e, voltando a algo que já citei, revisão do código penal. Não é possível classificar o pequeno traficante, pois esse, se não for impedido se tornará o grande traficante. Esse tipo de visão é simplista, apenas agrada e tenta aliviar o judiciário (afinal a demora em processos é grande, muito trabalho...).
Nosso país verá casos assim quando o Paternalismo (ou maternalismo, agora com uma Presidente???) sócio-assistencialista-eleitoral permanecer, mantendo os currais de eleitores ávidos pela ampliação das bolsas, jogando parte de seus rendimentos numa estrada, quando ocorrer desentendimento por partilha do cachimbo...

Mensalão e outras propinas, Cartas Marcadas? - Política

Seria cômico, se não fosse verdade. Depois de anos, no forno, a Polícia Federal consegue comprovar o que todo mundo já sabia: O Mensalão existiu! Para espanto geral de alguns poucos que mantém a memória ativa, podemos voltar ao Banco Rural, Marcos Valério e outros personagens da política nacional.
Ocorre que na Justiça, com leis pautadas pelo Congresso, começará a ocorrer a prescrição do crime. Os réus, apontados finalmente de forma técnica, não poderão mais ser julgados e uma condenação cairá no limbo. Poderá até haver um processo contra os órgãos, por terem acusado-os e prejudicado seus negócios. Afinal, já estão acreditando que Mensalão é página virada.
Se pensar um pouco, isso parece com tantos outros processos envolvendo personalidades, da mais alta esfera, que caem nessa fossa, onde a demora jurídica, provoca casos assim. Não passou da hora de isso ser revisto? A sociedade apenas assiste ao descaso. Sim, a meu ver, isso é um teatro, só não percebe quem acredita na seriedade dos órgãos.
Que existe pessoas sérias, comprometidas com a verdade disso não tenho dúvida, mas o teatro está aí. Acredito que o Advogado das indenizações milionárias, que sempre consegue vitória, e embolsa uma fatia considerável, vai vislumbrar novos ganhos.
O que mais me deixa preplexo é o fato de que isso tem um custo, e vai para os bolsos dos contribuintes, sem ter a quem reclamar. Antigamente falariam, para reclamar com o Bispo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Diverão Perigosa - Cotidiano

Quando vamos a um parque de diversões, o fazemos para vivenciar emoções. O perigo atrai, e libera adrenalina. Nos proporciona alta descarga, aliviando as tensões diárias.
Mas, as diverões sempre tem o potencial de risco calculado, de forma que o perigo de enfrentar um desafio emocionante, é o de pegar uma fila extensa. Ao menos assim deveria ser.
Neste domingo houve um acidente com um brinquedo no Playcenter, resultando em vítimas. Muitos acidentes ocorrem com brinquedos que deveriam oferecer apenas a diversão e segurança.
Hoje, festas infantis devem ter brinquedos tidos como radicais, para desespero de muitos pais. Montanha russa já foi símbolo de grande emoção, depois substituida pelo Lopping, e assim por diante.
Voltando ao fato, segundo a empresa, o equipamento estaria com manutenção em ordem, e que ficará interditado até a realização da perícia. Mas o fato é que existem meios de evitar, e também para se prevenir, isso tem um custo. Acidentes, na minha experiência profissional, na sua grande maioria, são possíveis de evitar ou quando não, minimizados seus riscos e consequencias.

Voo 447 - Internacional

Sempre me questiono, se algumas vezes, vale a pena ficar investigando. Sei que para muitos é ponto de honra, descobrir a verdade, ou desvendar mistério. O Governo Francês informa ter encontrado corpos nos destroços ainda do acidente do Airbus, passado tanto tempo do fato.
Isso, no meu entendimento, é retomar a dor de quem perdeu alguém no acidente. De outro lado é poder fazer repousar, através de uma cerimônia religiosa, parte daquele que se foi. Mas é, ao meu ver, ampliar a sensação de perda que estava sendo amenizada, que só o tempo permite que consigamos esquecer quem perdemos.
Investigar as causas do acidente é obrigação, mas poderiam ter o cuidado em divulgar fatos, pois sei que pequena parcela teve seus corpos encontrados e reconhecidos, e aqueles que não terão a quem enterrar? Isso não é fomentar a frustação?

domingo, 3 de abril de 2011

Preocupação Materna - Esportes

Sou corinthiano, não nego isso, até tenho orgulho. Mantenho o respeito aos demais times que não compartilham do mesmo apreço futebolístico. Minha mãe sempre se preocupa comigo. Vejo como algo natural. O difícil é tentar justificar o injustificável.
O Adriano, tido como Imperador de Roma, dentro de seu processo de evolução e decadência, aporta agora no Corinthians. Após a apresentação do mais novo contratado (resultados que venham favoráveis) sua mãe, buscou um pouco dos holofotes, e manifestou-se preocupada com seu rebento, pendindo que o deixe em paz.
Sempre que vejo pérolas assim, fico tentando imaginar se as pessoas que buscam projeção pública, estão preparadas para lidar com o assédio. Muitos jogadores que conseguiram destaque, tiveram suas carreiras manchadas, isso quando não afundadas, por atos que poderiam ser evitados. Quem busca o sucesso através da mídia, deve buscar também orientação para lidar com a mudança de comportamento que passará a assumir. Não é para abandonar seus amigos de jogos no campinho, de empinar pipas, mas de se proteger e proteger quem queremos.
Agora se alguém quer a paz, não quer assédio, que fique nos bastidores, não apareça. Está bem, não vai ganhar muito dinheiro, ao menos evita a exposição. Mas será que essa mesma pessoa conseguirá assimilar o ostracismo? Conseguirá viver no limbo sem ser o covidado Vip? Sem glamor?
A preocupação da mãe é louvável, falta ela se rpeocupar em buscar para seu filho o auxílio necessário. Apenas tentar protege-lo dos holofotes é mostrar que a instabilidade emocional persiste, sem que tenha feito nada para mudar ou mais que isso, ajudar.

sábado, 2 de abril de 2011

Pinça esquecida - Saúde

Não sou técnico para julgar o esquecimento de um médico de uma pinça de 18 centímetros no abdomen de alguém. Mas o que quero é pontuar alguns detalhes. Na reportagem a mulher não quer ser identificada, mas identificam o marido desta. Ou ele tem mais de uma mulher ou o anonimato é inocuo, seria uma falha do redator?
Acredito que material cirurgico não seja barato, e deve ser conferido no início e ao término de qualquer procedimento, então ai vem a pergunta: Ninguém deu falta da pinça? Que controle de materiais existe? Se o controle é nulo, então justifica-se a venda de tantos remédios pela internet de traja preta, pois são desviados e ninguém sente falta.
Pode e houve falha no procedimento do médico, mas não tem coisas ai que deveriam ser melhor observadas?

Intolerância - Internacional

Quando olhamos para o mundo, vemos com pesar fatos. Temos intolerância em todas as partes, fruto de ações de alguns, movimentando muitos. No Afeganistão, país em reconstrução, tentando recuperar sua identidade, é constantemente palco de atividades que tentam mostrar um povo radical. Um religioso americano, achando que o Islâmismo é a fonte de todos os males, resolve fazer um show e queima um símbolo sagrado dos Mulçumanos.
O que esse indivíduo esquece é que o lema dos americanos: a defesa da democracia mundial. Onde está a democracia quando alguém acha que pode fazer show, humilhar o credo de outro, destruir símbolos tidos como sagrados?
Em virtude da atitude tresloucada de alguém que tem o poder da palavra, estão ocorrendo manifestações, pelo país onde pessoas morrem por estarem próximas. Mais uma dessas ocorreu agora em Kandahar contra a queima do Corão.
O que não dá e esses lideres religiosos extremistas acharem que podem fazer isso e jogar vítimas inocentes, achando que não tem culpa pelo ocorrido. Está mais que na hora que alguns pastores serem presos e julgados por atos que se assemelham ao terrorismo. Que aprendam o que é apregoado: Democracia prevê o respeito as liberdades, sejam elas religiosas ou não.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bônus Educacional - Educação

Já venho acompanhando movimentos educacionais, por estar atuando na área. As decisões da USP, modelo de Universidade e orgulho da produção científica, as vezes são temerosos. Primeiro na criação do Campi Leste, com a inclusão de cursos de baixa procura, alocados pelo "achismo" da pseudo-necessidade no mercado, e hoje estão revendo, incluindo aí diminuição de vagas e até possível fechamento de uma cadeira.
A novidade agora é a criação de um bônus para alunos oriundos do ensino público. Tudo bem, deve-se incentivar aqueles que não tiveram à disposição todos recursos. Mas pensadores, pedagogos, e outros tecnocratas, não deveriam planejar um modelo de ensino que pudesse melhorar a disputa entre pretendentes ao ingresso na Universidade?
Ficar estabelecendo cotas, é, a meu ver, apenas nivelar por baixo, um problema decorrente da formação. O conteúdo do ensino público comparado a uma escola particular (isso é real) se não é idêntico, está muito próximo. A formação dos professores é ainda mais cobrada no ensino público através de concursos e titulações.
O que os faz diferente? Essa deveria ser a pergunta a ser respondida. Tenho na minha visão que o formato de progressão continuada, apenas joga a sujeira em baixo do tapete. Ao invés de tentar lotear as vagas, não é melhor melhorar a base do ensino?

De Caçador à Caça - Tecnologia

Isso seria improvável à alguns anos: A Microsoft protocolar reclamação formal contra monopólio. Mas é verdade. Ela reclama da concorrência do Google, e formalizou queixa na União Européia. Seria um Primeiro de Abril? Não, esse tipo de processo vem à dias sendo fomentado, com a Microsoft incomodada com as práticas do Google.
Para quem se lembra, mesmo que remotamente. existia um Navegador da Internet chamado Netscape Navigator, fácil de usar, e tinha uma ferramenta de e-mail chamada Eudora. Isso sem falar nos programas de Rede da Novell.
Sinal dos tempos, um gigante hoje, se queixa de haver perdido mercado, para uma empresa que menosprezou quando iniciou seu processo de crescimento. O que virá pela frente? Que outro gigante que em suas práticas, não foi penalizado por aplicar meios tendenciosos para engolir seus concorrentes?
Quero ver o que vai acontecer.