Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atividades Sociais: Participação - Sociedade


Existem atividades sociais que de social é apenas ilusório. Quantas ONG's (Organizações não Governamentais) existem por ai? Isso não é apenas no Brasil, mas por todas as regiões e países. Algumas são seriíssimas. Outras, apenas fachada para encobrir desvios de recursos e justificar caixa 2. Afinal, o dinheiro proveniente de atividades ilegais, precisa, em muitos casos ser legalizado.
Não quero com isso me tornar ferrenho defensor da moralidade, isso deve fazer parte de cada um de nós. Os valores morais devem ser passados pelos pais, aos seus filhos e assim se perpetuar. Hoje, cada vez mais nos deparamos com a competição, onde alguns valores são largados, abandonados, esquecidos ou simplesmente suplantados, em prol de um benefício pontual.
Existem ONG's criadas por pessoas sérias, inclusive políticos. Outras são fruto do que consideram uma contribuição social à uma atividade empresarial. Pode-se citar várias que merecem credibilidade, mas que por seu radicalismo acabam às vezes se perdendo no seu foco, e abandonando o objetivo que é uma contribuição racional e pacífica para uma atividade que deveria ser desenvolvida por um Governo ou conjunto de Governos, atendendo uma demanda sem a existência de atividade política que contaminasse suas diretrizes.
É difícil pensar como operacionalizar algo isento, sem vícios, sem a contaminação. Entidades religiosas tentam, em várias frentes, atender carentes. Muitos conseguem, e acabam ofuscando a participação do Estado. Como exemplo, o que se dizer da Santa Casa de Misericórdia?
São asilos, orfanatos, abrigos de gestantes, e vários organismos, buscando dar atendimento objetivo aos carentes, que por casualidade da vida, se vêem em dificuldades, e se não houvesse essas, estariam na miséria absoluta. Mas, a miséria existe e isso se observa em todas partes do mundo, não apenas nas regiões mais abandonadas pelos organismos públicos, mas países inteiros.
Como meu objetivo hoje não é falar de política internacional, senão seria remetido à situação caótica da região do Chifre Africano, mas sim de uma atividade complementar, vou procurar me ater ao assunto em questão. Quero que meu comentário se pontue em uma atividade empresarial de fruto social.
Como não ganho nada em escrever neste espaço, nem sou patrocinado por nenhuma atividade, apenas o utilizo como forma de manifestar o que penso, quero comentar algo que faço já há alguns anos. Existe um endereço eletrônico de doação de leite.
Poderiam me perguntar: como é uma doação de leite pela internet? Bem, vou tentar explicar. A TetraPak, tradicional fabricante de embalagens longa vida (pronto, já fiz a propaganda) mantém o endereço “Bebaleite” para que, os visitantes (cadastrados), possam doar diariamente 50ml de leite para entidades previamente selecionadas.
Não vou questionar os critérios da escolha, mas sim da seriedade e a facilidade, pois não existem outras exigências, senão o clique diário possível, além de uma brincadeira, para ampliar um pouco os conhecimentos e curiosidades sobre o leite e seus derivados.
Quero então, convidar meus leitores, que felizmente são de várias localidades do planeta, a abraçarem esse tipo de atividade. Meu obrigado antecipado!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Não engordar pode ser pesadelo - Saúde

Isso poderia significar o sonho de muito: comer, comer, e comer mais um pouco, se fartar à mesa, e não engordar. Mas, devido a um distúrbio raríssimo, acomete senhora. Carole French é uma inglesa de 50 anos, de Manchester, mãe de dois filhos, e que pode ingerir milhares de calorias diariamente que não engorda nem um grama.
Ela sofre de uma disfunção que impede que os tecidos musculares consigam absorver gordura. Segundo informações, no Mundo, só existem dois casos de pessoas com esta deficiência. Poderíamos ver isso e estudar de forma a entender e aplicar para algumas pessoas que comem compulsivamente, ou necessitam de terapias não invasivas, para combater a obesidade mórbida, por exemplo.
Nesses casos, isso seria um alívio, mas, para esta mulher, é um grande problema: devido à sua magreza extrema, a senhora tem de comprar a sua roupa nas lojas para crianças de 10 anos. Cada vez que sai de casa é insultada: “As pessoas param e ficam diante de mim, a tirar fotografias como se eu fosse algum tipo de aberração. É muito triste”, desabafou.
Sua aparência, remete às modelos esquálidas, que sofrem de anorexia, que hoje é amplamente combatida. Ela, garante que come muito, e bem.
Desconheço qual é a origem desse tipo de distúrbio, e o que ele afeta, mas a ciência poderia estudar onde ele afeta, quais os mecanismos de influência, para realmente criarem uma droga inibidora de absorção de gordura, pois já mencionei um outro estudo onde o cérebro combate a falta de alimentos.
Chegar a um bom termo, essa deve ser a busca da ciência. Mas, em muitos casos, em obesidade, a ansiedade é a principal razão do consumo desenfreado de alimentos, principalmente nos carboidratos. Estudos apontam que esse grupo alimentar provoca sensação de bem estar e bom humor. Quando normalmente as dietas cortam esse tipo de alimento, as pessoas ficam de péssimo humor, agressivas e fechadas.
Mas o melhor é buscar o equilíbrio, a alegria de viver, o prazer em se alimentar, provendo as necessidades nutricionais, sem excessos. Um dia chegaremos nesse ponto, e para isso contamos com a ajuda fundamental da ciência e apontar os caminhos a se trilhar...







segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Catálogo da Vida - Ciência

Muitos já se fizeram esse tipo de indagação: "Somos os únicos no universo?"
Bem, esse tipo de pergunta das pessoas que passam por crises existenciais (não fiquei livre de algumas), sempre fica estampada em escritas, músicas, teorias e pensamentos quando buscamos justificativa para algumas coisas. Agora especialistas dizem que em nosso pálido ponto azul no universo, como descrito em documentário recente, afirmam que somos muitos, milhões.
Segundo estimativas de Taxonomistas (Ciência da classificação), dão como algo em torno de apenas 8,7 milhões de seres vivos. Perto de 2,2 milhões no meio aquático e o restante, 6,5 milhões, em terra. Cerca de 90% ainda precisam ser catalogadas, ou seja, já existem estudos e classificação para apenas 1,2 milhões de seres vivos, estudados e conhecidos.
Isso faz parte de um estudo realizado envolvendo pesquisadores da Universidade Dalhousie, no Canadá, e Universidade do Hawaí em Hanolulu, EUA, sugerem que em torno de 86% das espécies terrestres e 91% das marinhas aguardam descrição. Para chegar a esses números, a equipe usou um método inovador.
Os pesquisadores refinaram as antigas estimativas identificando certos padrões numéricos usados na taxonomia, disciplina responsável pela classificação de organismos vivos. Em outras palavras: avaliaram como as formas de vida podem se distinguir a partir de organismos eucariontes e procariontes na hierarquia piramidal das espécies, encontrando relações numéricas constantes e compartilhadas por todos os organismos.
Foram obtidas estimativas detalhadas: 7,77 milhões de espécies animais (953.434 das quais catalogadas), 298.000 espécies de plantas (215.644 catalogadas), 611.000 espécies de fungo (43.271 catalogadas), 36.400 espécies de protozoários (8.118 catalogados) e 27.500 espécies do reino Chromista, de que fazem parte alguns parasitas e algas (13.033 catalogadas). Organismos procariontes e vírus não foram incluídos no cálculo. A metodologia desenvolvida pela equipe de pesquisadores seria o equivalente a olhar para as pastas de um computador e a partir delas conseguir concluir quantos arquivos há dentro de cada uma delas.
Com base nos custos e na mão de obra necessária para descrever uma espécie, seriam necessários 1,2 mil anos, 300 mil especialistas e US$ 364 bilhões para terminar a catalogação. Nisso tem-se uma boa e uma má notícia: "A boa é que novos métodos estão diminuindo o custo e o tempo necessários para o serviço, e a má é que, o processo é longo e ninguém sabe se as espécies atualmente vivas ainda estarão por aqui daqui a alguns anos.
O conhecimento de quantas espécies existem no mundo é importante porque atividades humanas estão acelerando a taxa de extinções. Um levantamento recente mostrou que 19.625 espécies estão ameaçadas, o que reforçaria a proteção de menos de 1% da diversidade encontrada na Terra. O sistema de descrição de espécies, foi criado pelo sueco Carl Linnaeus, em 1758. O sistema designa a forma como se agrupa e denomina, dentro da biologia, as espécies de seres vivos. Tanto a estudar por aqui, e buscamos ainda saber outros em nosso vasto universo, alguém tem alguma duvida se estamos sozinhos???

domingo, 28 de agosto de 2011

Buraco-Negro - Ciência

Existem muitas coisas que assombram e povoam nosso imaginário. O buraco negro, foi uma teoria desenvolvida onde um corpo com massa absurdamente compacta, consegue atrair tudo à sua volta, inclusive a luz. Uma força avassaladora, onde de certa forma foi imaginada pelos escritores da Marvel quando criaram Galacticus - o Devorador de Mundos. Isso foi contato superficialmente no filme do Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Ocorre que desde 28 de março, estranhos raios-X vem atingindo a Terra. A origem é de um buraco-negro devorando um estrela a 3,9 bilhões de anos-luz. Na publicação da Nature atual, mostram em detalhes o acidente cósmico que vem liberando jatos em direção ao nosso planeta.
Foram os dados do satélite Swift, da Nasa, que alertaram os astrônomos sobre uma fonte comum de emissões vinda da constelação de Draco. Batizada de Swift J1644+57, a fonte começou a ser investigada até que se descobriu sua origem: um buraco negro dormente, em uma galáxia muito distante, estava despertando ao engolir uma estrela. A galáxia está tão longe que levou 3,9 bilhões de anos para os raios chegarem à Terra.
Segundo os cientistas, todas as galáxias possuem seu buraco-negro gigante. Esse em questão tem tamanho estimado em absurdos 8 milhões de vezes a massa do nosso Sol. Isso significa o dobro da massa do buraco-negro existem na Via Láctea.
Conforme a estrela é sugada para o buraco, ela vai sendo destruída pelas forças gravitacionais e seu gás começa a formar um disco. A parte interna dessa espiral gira em direção ao buraco, criando um túnel pelo qual algumas partículas podem ser ejetadas a velocidades que chegam a até 90% à da luz.
O que conseguimos captar são as emissões de rádio oriundas da colisão interestelar dos jatos de partículas.
Entendendo um pouco o universo, talvez consigamos entender um pouco nossa existência aqui, no pálido ponto azul do espaço...

sábado, 27 de agosto de 2011

McDia Feliz: Realmente ajuda - Sociedade/Comportamento

Hoje é o dia, ao menos no Brasil, de uma atividade muito importante. Mais que uma atividade comercial, algumas iniciativas de empresas, sempre admiro e procuro colaborar de alguma forma. No caso, consumirei o produto em questão, pois sei que haverá reversão dos valores arrecadados para o objeto que são entidade de apoio ao câncer infanto-juvenil. Ano que vem, se DEUS me permitir, estarei colaborando de forma mais efetiva, que é trabalhando de forma voluntária.
Por enquanto, posso apenas buscar a divulgação, e se valer, dar meu aval pela seriedade da ação. Espero que com essa pequena atitude, tenhamos outras, assim como o Teleton, possam fazer o que o governo, infelizmente não consegue, por razões das mais diversas, dentre elas a falta de seriedade no trato do público. Transcrevo abaixo a página do Instituto Ronald McDonald:
Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infantojuvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.
No McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente ou na McOferta de Big Mac - além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados - é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de todo país.
O evento garante o dia de maior movimento em mais de 600 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de mais de 30 mil voluntários. Ao longo de 23 anos de realização da campanha, os recursos obtidos com o McDia Feliz contribuíram para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: de 15%, no final da década de 80, podendo chegar a 85% atualmente caso diagnosticado nos estágios iniciais.
Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais R$ 114 milhões para a causa do câncer infantojuvenil, em mais de 20 estados brasileiros. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Todos os projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald são auditados e tem sua execução acompanhada. Veja em nossos Relatórios de Atividades mais informações e prestação de contas.

História do McDia Feliz no Brasil
No Brasil, o primeiro McDia Feliz foi realizado em 1988 e beneficiou a Ação Social de São Paulo. Desde então a campanha tem se expandido e, ao longo de suas edições, já beneficiou dezenas de instituições de todo o Brasil que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes e seus familiares.
A causa do câncer infantojuvenil foi abraçada há muito tempo pelo Sistema McDonald’s. A empresa assumiu essa causa há mais de 30 anos nos Estados Unidos quando fundou a primeira Casa Ronald McDonald na Filadélfia. No Brasil, a história de combate ao câncer infantojuvenil, através do McDonald’s, Instituto Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald começou com a família Neves, que teve o filho mais jovem do casal diagnosticado com leucemia linfóide aguda. Para o tratamento não havia esperanças no Brasil, por isso amigos e parentes da família se mobilizaram para ajudar e fazer com que a criança buscasse tratamento no exterior. Por três meses, enquanto o filho se tratava no Memorial Hospital de Nova York, pai e mãe tiveram a oportunidade de conhecer e ficar hospedados em uma Casa Ronald McDonald.
Infelizmente, Marquinhos não resistiu, mas a família junto a parentes e amigos iniciou uma luta para que crianças e adolescentes com câncer e seus familiares tivessem no Brasil as mesmas condições de tratamento e apoio. A idéia foi levada ao McDonald’s Brasil, que junto a outros apoiadores e a sociedade civil, identificou que poderia contribuir para oferecer atendimento de qualidade e aumentar os índices de cura da doença no país. Em 1999 nasceu o Instituto Ronald McDonald, que desde então tem Francisco Neves, o pai do menino Marquinhos, como superintendente.
O Instituto Ronald McDonald coordena nacionalmente a campanha McDia Feliz e é também responsável por diversos programas e iniciativas que ajudaram a articular e mobilizar diferentes setores da sociedade em prol da causa do câncer infantojuvenil.

Campanha 2011
A edição 2011 do McDia Feliz será realizada em 27 de agosto. Neste ano, os recursos da campanha serão investidos em 73 projetos de 59 instituições em todo o país.

Objetivos da campanha
- Despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças de 5 a 19 anos;
- Captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários em nível local, regional e nacional;
- Contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infanto-juvenil.

Você Sabia?
- O McDia Feliz é o evento que mais arrecada recursos para a causa do câncer infantojuvenil no Brasil;
- Desde 1988, a campanha já doou cerca de R$ 114 milhões a instituições sem fins lucrativos que atuam no combate ao câncer infanto-juvenil;
- A arrecadação do McDia Feliz 2010 foi a maior já atingida no Brasil: R$ 13.004.018 com a venda de 1,4 milhão de sanduíches Big Mac.

Espero, que se puderem, que colaborem com esse evento. Obrigado em nome daqueles que vão ser beneficiados, seja diretamente com o dinheiro arrecadado, seja com a sensação de ter trabalhado em algo que vale a pena. Muito obrigado!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amy Winehouse: Resultados - Entretenimento/Saude

Pouco mais de 1 mês após sua perda trágica, começam a ser divulgados ou vazados, prévias dos exames de Amy Winehouse. Segundo dados divulgados pela revista People, não foi constatado nenhum vestígio de drogas ilegais em seu corpo.
Houve a detecção de presença de álcool, sem que isso possa definir que tenha sido a causa ou participação em sua morte. Muito se especulou sobre as causas. Insistiram em afirmar que teria sido uma overdose por drogas, afirmando até um valor que ela haveria comprado em entorpecentes.
Pode ter ocorrido uma crise de abstinência, devido à decisão radical em cortar o consumo de bebidas, pois segundo especialistas, isso seria raro, mas possível de acometer. Isso ocorre, pois pode haver taquicardia, tremores, ansiedade, e outros sintomas, podendo também ocorrer crises convulsivas. Um agravante é a falta de alimentação.
Ainda segundo especialistas, os sinais podem surgir após 72 horas da retirada total do álcool do organismo, e estudos sugerem que podem ocorrer de 7 à 10 dias após a última ingestão. Os sintomas pioram progressivamente, fazendo com que se tenha alucinações, convulsões, dores no peito, febre e vômito.
Com isso ocorrem alterações nos sistemas cardiovascular e respiratório. Em uma crise de abstinência séria, recomenda-se a busca de serviço de emergência, onde o paciente será atendido numa Unidade de Terapia Intensiva que tratará os sintomas com medicamentos anticonvulsivos, calmantes, entre outros. Sem a ajuda de um médico, dificilmente o paciente sobrevive.
As pessoas que decidem parar de beber, devem ponderar muito bem, quais as alternativas. Alguns médicos recomendam a interrupção total, desde que com acompanhamento constante. Outros sugerem uma interrupção gradual. O pai de Amy, Mitch Winehouse, disse que sua filha lutava contra o álcool havia anos e, quando morreu, estava completando três semanas sem beber. O resultado do inquérito sobre a morte da cantora britânica deve ser conhecido no dia 26 de outubro.
Bem, a perda é irreparável, para a família, para os fãs (eu um deles) e sei muito bem, o que vem a ser crise de abstenção. Só o carinho e a paciência de pessoas próximas, podem de fato ajudar a superar os malefícios do vício. Decisões devem ser tomadas. Fica a genialidade dessa menina, que encantou o mundo com sua voz poderosa, e composições fabulosas...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Anencefalia e caminhos a seguir: difícil decisão - Saúde/Sociedade/Justiça

Esta matéria, que ainda não está completa, me foi sugerida por uma pessoa a quem tenho grande admiração e amizade, que é o DR. Alan Figueiredo. Meu obrigado pela sugestão e oportunidade em poder desenvolver um pouco do raciocínio.
Sempre respeitei a vida. E sempre respeitarei. Sou pai, e sei da alegria além da responsabilidade de ter um filho, nos dias atuais, onde observamos tantas coisas, mas mesmo assim, alguns insistem nessa tarefa, além de mim.
Quando esperamos um filho, sim, esperamos, pois só não carregamos no ventre, mas sentimos as dores (ao menos financeiras - rs), acompanhando todo desenvolvimento, indo às consultas, e observando o milagre da vida. Sempre pedi, e felizmente fui atendido, para que meus filhos viessem com saúde. Mas nem sempre é assim.
Existem vários problemas no desenvolvimento do feto, alguns caprichos da natureza, ou pequenos desvios, por incompatibilidade sanguínea, fatores de risco, e assim por diante, que podem influenciar no desenvolvimento. Algumas crianças nascem, com pequenos ou graves problemas, que podem, à medida do desenvolvimento da fantástica fábrica de loucos que é a medicina, obterem até que, certa qualidade de vida.
Mas, alguns casos são um tanto mais complexos. Existe o conflito científico e religioso. Valores morais são colocados à prova, e isso é o tipo de coisa, que (felizmente não tenho nenhum) não desejaria ao meu inimigo. Por erros no desenvolvimento, alguns fetos acabam tendo problemas.
Muitos desses casos, são estudados à exaustão, pelos cientistas e médicos dedicados, que tentam entender onde houve a falha, na programação do desenvolvimento, desse milagre que é a concepção. Conseguem grandes proezas, que é a manutenção da vida, mas no caso em particular, fico tentando imaginar, o sofrimento das pessoas diretamente envolvidas.
Lidar de forma profissional, sem o envolvimento emocional, lidando apenas no aspecto científico, acompanhando e estudando o DNA e outras características dos pais, para desenvolver teorias e em cima delas, proporcionar estudos. Isso já não é fácil. E para a família, onde tem uma gravidez assim? Quão duro deve ser...
Houve um caso recentemente, aqui nestas terras, onde a Igreja se prontificou e auxiliou em cuidar de uma criança que teve acometida por essa disfunção. Levou-se e manteve-se a vida até onde não existiu mais como sustentar. Os pais, não conseguiram conviver, e acabaram separando-se, antes mesmo do nascimento, que por insistência da mãe, levou adiante.
No caso em particular, entra a discussão da religiosidade, que de um lado amparou material e profissionalmente, a criança, e sua mãe, mas os estragos já estavam evidentes desde o início. O pai, acabou desistindo, pois se sentiu inseguro emocionalmente para lidar com aquele tipo de situação. Houve destaque na imprensa, com críticas pesadas pela influência religiosa, além de declarações e admiração à postura da mãe.
Esse tipo de assunto é muito maior que o conceito da moralidade e religiosidade. Uma criança acometida por essa falha no seu desenvolvimento terá pouco tempo de vida, se considerar que vida, segundo o que entendo de medicina, é medida pelos impulsos elétricos cerebrais, no caso, inexistente, e quando muito, apenas o suficiente para manter algumas funções básicas de sustentação à vida, sem grandes chances de manter um mínimo de expectativa a curto prazo.
A Justiça tem interpretado casos, quando apresentados, de forma dentro do que se pode dizer, racionais. Ao invés de autorizar o que se chamaria de aborto, acaba defendendo e concedendo autorização para "antecipação terapêutica do parto", diferentemente da interpretação jurídica do aborto.
Existe um caso recente que transcrevo na íntegra:
O juiz José Pedro de Oliveira Eckert, da 2ª Vara Criminal e Infância e Juventude de Alvorada, na Grande Porto Alegre, em julgamento nesta segunda-feira (15/8), autorizou a interrupção de gestação de feto sem calota craniana. Para o juiz gaúcho, como não há possibilidade de vida fora do útero para o feto, deve-se preservar a saúde da gestante, inclusive a psíquica. Cabe recurso da decisão.
A anomalia caracteriza-se pela ausência de calota craniana, fazendo com que o encéfalo (constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco cerebral) fique em contato direto com o líquido amniótico. Na ação ajuizada no Foro de Alvorada, a gestante (no terceiro mês da gravidez) e seu marido defenderam a diferença entre o aborto (realizado nos casos em que há expectativa de vida do feto) e a interrupção terapêutica de gestação de feto, quando não há possibilidade de vida fora do útero, caso dos fetos acranianos.
Ao conceder a autorização para antecipação do parto, o juiz Eckert destacou que "considerando que o quadro de anencefalia é incompatível com a vida extrauterina, há de se preservar a saúde da gestante, inclusive psíquica, observado o seu avançado período de gravidez". Citou jurisprudência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concedendo a autorização em casos semelhantes.
Em parecer, o Ministério Público defendeu que o processo deveria ser redistribuído à Vara do Tribunal do Júri, o que foi negado pelo juiz. Adotando a teoria de José Carlos Moreira Alves, de que não há direito do nascituro, entendeu que "não se está aqui diante do cometimento de um crime doloso contra a vida, pois, em que pese haja vida já durante a concepção, não é reconhecida a personalidade civil ao nascituro". Portanto, concluiu o juiz Eckert, a demanda não é competência do Tribunal de Júri. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RS.
(fonte: Conjur)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Novo tipo de "pele" a prova de tiros - Tecnologia

Os materiais dos coletes à prova de balas são vários, mais leves e resistentes que o aço:
- KEVLAR OU ARAMIDA - é um tecido sintético feito de um material chamado aramida. Como é um tecido, ele pode ser costurado, e hoje é usado para fazer até ternos à prova de bala. Ele não é à prova d'água, mas é 5 vezes mais resistente que o aço;
- SPECTRA FLEX - feito de fibras de polietileno, material usado na rede das raquetes de tênis. As fibras são sobrepostas e coladas com uma resina. Ele é 10 vezes mais resistente que o aço e isso exige menos camadas sobrepostas, o que permite fabricar coletes mais leves do que com o Kevlar;
- GOLD FLEX - é o tipo mais moderno de fibra usada para fazer coletes. Ela é um misto das duas outras formas: fibras de aramida revestidas de polietileno. Essa combinação o faz mais resistente que o Spectra Flex, e com isso dá para fazer coletes ainda mais leves.
- CERÂMICA - O material duro usado para fabricação de coletes é uma cerâmica especial chamada de alumina, composta de óxido de alumínio. Coletes com este material resistem até a tiro de fuzil, mas tem a desvantagem de serem muito pesados.
Agora, está surgindo uma novidade no mercado. Um cientista da Universidade Estadual de Utah, nos Estados Unidos, com a ajuda de uma artista holandesa, criou uma mistura de seda com pele humana capaz de resistir ao disparo de balas. Randy Lewis forneceu fios fornecidos por bichos-de-seda geneticamente manipulados a Jalila Essaidi, que confeccionou a 'superpele' usando também células de pele humana. Os animais foram alterados para produzir a seda típica de teias de aranhas, que é mais resistente.
Após testes com projéteis de calibre 22, o material se mostrou resistente aos disparos e não se rompeu, ainda que as balas tenham penetrado em parte das camadas da 'pele'. Lewis acredita que a seda produzida por aranhas possa ajudar cirurgiões a curar ferimentos graves e criar tendões e ligamentos artificiais no futuro. Durante outro estudo, ele já havia aplicado genes de aranhas em cabras para obter um leite carregado com largas quantidades da proteína responsável pela produção da seda.
Não entendo quais aplicações práticas em desenvolver essa mistura de teia de aranha com pele. Fiquei pensando muito antes de escrever sobre isto, mas volto ao ponto inicial: Se já existem materiais de alta resistência, confeccionados e testados, que tipo de utilização isso se enquadraria? Não ficou claro se o material possui a porosidade e a vedação necessária. Mas, como toda aplicação científica, quem sabe no futuro pode-se obter algo funcional. Muito há de se estudar ainda...

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SWU: Você sabe? - Entretenimento/Sociedade/Planeta

Como dizem os bons pensadores, comecemos do início: SWU. Muitos associariam à uma festa de Rock, música alternativa, e outras atividades de cunho eco-chato. Na realidade é uma sigla inglesa (óbvio), que vai remeter à auto-consciência.
SWU - Starts With You (Começa com você!). Se auto-denomina como o maior movimento de conscientização em prol da sustentabilidade já criado no Brasil. Tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver.

Ele foi idealizado por iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, partindo do princípio que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Idéia simples, de visão grandiosa. Pequenas mudanças, pequenas atitudes podem mudar todo um comportamento da sociedade.
Entende-se que não é possível resolver tudo de forma instantânea, mas pode-se sair da letargia. Podemos mudar pequenas coisas buscando equilibrar a convivência em nosso planeta, e isso é a temática básica do SWU. Mas, como não tenho pretensão de ser eco-político melhor a dizer para os amantes da música e que possuem responsabilidade, poderão desfrutar em novembro da edição 2011, na cidade de Paulínia.
A área utilizada será maior que a de Itu, onde foi feito o outro festival, esperando receber cerca de 70 mil pessoas por dia de evento. Serão 70 atrações entre shows e outras atividades, em três dias de atividade, espalhadas em 4 palcos e tendas. Os dias serão de 12 a 14 de novembro.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Religião e Astronomia = Em Paz - Ciência

Eu não sabia, pois sempre entendi que existiam alguns preceitos dentro da Igreja onde não se admitiria alguns estudos ou considerações, mas este assunto dá um novo ar à criação da vida e aceitação de alguns mistérios. O estado do Vaticano, possui um observatório Astronômico, que dirigido pelo padre argentino José Gabriel Funes. Ele é astrônomo e diretor, estudioso do assunto ele garante que a religião não contradiz os estudos sobre a vida extraterrestre e também mostra que é possível que a ciência e a religião caminhem juntas.
Ele acredita na possibilidade de vida extra-terrena, por entender que DEUS haver criado vida em outros planetas, mas que esse pensamento não cria conflito entre ele e a Igreja Católica. “Não existem contradições e oposições. O interesse científico é o que me motiva. Busco Deus em tudo o que faço e o encontro em minhas pesquisas também”.
O padre sempre se sentiu atraído pelas estrelas quando era garoto e como era estudioso em física e matemática decidiu estudar astronomia, já sua inclinação ao sacerdócio surgiu apenas na fase adulta.
Sobre seu trabalho no Observatório de Astronomia, ele conta que o Papa não interfere em suas pesquisas. "[O Vaticano] Me dá grande apoio para realizar as investigações e também ajuda a promover eventos ligados à astronomia”, disse o argentino que também relatou que Bento XVI esteve pessoalmente há três anos no Observatório para conhecer a exposição de meteoritos.
Existe a grande polêmica Religião versus Ciência, ele diz que é possível que elas caminhem juntas. Funes também garante que seus estudos não afetam diretamente suas crenças. “O interesse científico é o que me motiva. Busco Deus em tudo o que faço e o encontro em minhas pesquisas também.”
Um dos pontos principais de disputa entre religiosos e cientistas é a explicação da origem do mundo, mas o padre argentino sabe como separá-las. “É preciso explicar que o Big Bang é um modo de falar sobre a compreensão científica que temos da origem do Universo. E Deus está presente em tudo e em todos os momentos.”
Fines, concedeu uma entrevista ao portal do IG, e ele lamenta não dispor de mais tempo para observação das estrelas, seja para estudos, ou apenas para contemplar a grandiosidade da criação Divina...
Anima-me muito esse tipo de assunto, pois busca equilíbrio na ciência e na religiosidade, não denegrindo ensinamentos transmitidos, pelos livros sagrados, mas nem por isso, questionando a inteligência e as considerações científicas. Quem sabe, estamos começando a aproximar de uma nova forma de encarar a religião: Onde se busca no espírito, a explicação da razão!


domingo, 21 de agosto de 2011

Algum dia haverá Paz? - Sociedade/Internacional/Política

Já comentei sobre os conflitos entre Israelenses e Palestinos. Depois de uma moderada calma, onde os conflitos e atenções dos últimos dias foram deslocados para o movimento gráfico das Bolsas de Valores no mundo, aumento de temor de recessão, fome na África, e outras coisas que provocam insônia nos especuladores e ativistas, mais uma vez, um ataque insano desencadeia nova onda.
Aprendi na vida, que durante um conflito, inocentes acabam padecendo, por estarem no local errado, na hora errada, e têm suas vidas ceifadas, simplesmente por que alguns se acham no direito de atacar outros. Muitas vezes, a música foi usada para denunciar que jovens eram arremeçados para para as Guerras, por Generais condecorados, que ficavam em seus escritórios bebendo e discutindo estratégias, de como dizimar uma etnia sem muito alarde.
Na quinta, houve um ataque próximo à fronteira de Israel com o Egito. O governo israelense, informou que responderia de forma energética e determinada ao ataque. E conflitos se realizam, Bombas, Tiros e Pedras são os instrumentos utilizados. Aviões lançam bombas, e estilingues arremetem pedras contra sua blindagem. Quem se interessa por isso além da imprensa buscando imagens e um posicionamento?
Isso é irracional, não existe sentido nesse tipo de conflito. Diz-se um conflito religioso não aceitando o Estado Israelense, mas na verdade o conflito é econômico no avanço de um Estado constituído e reconhecido, contra outro, fragmentado, que busca o reconhecimento, e mais que isso, o respeito às suas fronteiras.
No meu ponto de vista, não existe intolerância religiosa. Isso está cada vez mais evidente. Existe disputa territorial. A construção de colônias na Cisjordânia sempre é comentada, mas nada se faz para impedir isso. Como ficará a devolução das terras? Não discuto o poder tecnológico e armamentista de Israel, que acabaria de forma rápida com todos os seus, ditos, inimigos.
E muitos inocentes continuarão morrendo, nesse jogo que moldam como conflito histórico e religioso. Melhor a ONU começar a verificar de fato o que acontece, e se existe poder, que façam a intervenção correta e objetiva...

sábado, 20 de agosto de 2011

Tablet HP: O início do fim - Tecnologia

Sou fã de SmartPhone e sempre admirei os Palm. A HP comprou a divisão, buscando utilizar a plataforma WebOS, que tanto encantou o mercado profissional, para equipamentos de mão. Lançado em julho deste ano, o Tablet TouchPad utilizando o sistema operacional teve sua retirada de mercado anunciada nesta semana.
Anunciado em fevereiro deste ano, o TouchPad era considerado a aposta da HP para competir com o iPad e aparelhos com Android no mercado de tablets. Quando chegou ao mercado, em julho, o aparelho foi elogiado principalmente pela facilidade de uso do sistema. Por outro lado, a falta de aplicativos e de recursos como 3G e câmera para fotos foram alvo de críticas.
A HP bem que tentou, realizou seguidos cortes nos preços de venda do equipamento, mas ele custava a sair das prateleiras, encalhando nos pontos de venda.
O WebOS foi originalmente desenvolvido pela Palm, que foi adquirida pela HP em 2010, por 1,2 bilhão de dólares. A morte do sistema e dos dispositivos móveis da HP põe fim a uma linhagem de produtos – alguns muito bem sucedidos – que começou em 1997, com o PalmPilot. O pequeno dispositivo da Palm foi um dos primeiros assistentes pessoais digitais (PDAs) a fazer sucesso de verdade. Ele popularizou a tela sensível ao toque e o reconhecimento de escrita.
Bem sucedida nas era dos PDAs, a Palm ficou para trás na transição para os smartphones. A empresa trocou de dono várias vezes (pertenceu à US Robotics e à 3Com), foi dividida em duas, uniu-se à Handspring e terminou nas mãos da HP. Quando isso aconteceu, a Palm já estava em acentuada decadência e tinha pouco a oferecer. Se, na época, já surgiu a suspeita de que a HP estava jogando dinheiro fora, agora isso está confirmado.Vejo com certo saudosismo, pois meu primeiro SmartPhone foi um Palm que adorei possuir, apesar de suas limitações, tinha uma estabilidade operacional, alem de grande possibilidade de aplicações profissionais que atenderiam uma gama extensa de usuários.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rejuvenescimento Lunar - Ciência

Como todo romântico, olho para a Lua e sempre admiro a beleza, e os sonhos que ela proporciona. Um isto de magia e encantamento, motivo de poesias e olhares sonhadores, essa Senhora, sempre povoou o imaginário. Até comentei que ela pode ter sido fruto da união de dois corpos, recentemente...
Mas, os astrônomos quando estimaram sua idade, o fizeram sem consultar os registros de nascimento. A Lua pode ser mais nova do que se imaginava: em vez de ter sido formada há 4,5 bilhões de anos, quase junto com o Sistema Solar, seu 'nascimento' teria se dado 100 milhões de anos mais tarde. É o que indica a análise de uma rocha lunar trazida à Terra pela missão Apollo 16, em 1972, realizada por uma equipe de cientistas da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. O estudo foi publicado no periódico Nature.
A teoria dominante para a origem da Lua é de que ela é o resultado do choque de um corpo celeste gigante contra um planeta Terra ainda em formação. O impacto arrancou um pedaço do planeta, então uma bola de material derretido, e formou o satélite natural. Assim como a Terra, a Lua também foi esfriando com o tempo. O oceano de magma se solidificou em diferentes compostos minerais, e os mais leves formaram a crosta mais antiga da Lua - cuja amostra foi agora analisada.
Se a amostra da crosta lunar está na Terra desde 1972, por que os cientistas demoraram tanto tempo para chegar a essa conclusão? "Embora as amostras tenham sido cuidadosamente armazenadas, tivemos que descontaminá-las do chumbo terrestre utilizando uma técnica que não existia até agora", responde James Connelly, da Universidade de Copenhagen.
Uma vez limpas, as amostras revelaram o material lunar puro. Quando os cientistas calcularam a data das rochas descontaminadas, descobriram que elas são 100 milhões de anos mais novas do que o esperado. A idade coincide com os minerais mais velhos da Terra: 4,36 bilhões de anos. Isso sugere que as crostas mais antigas da Terra e da Lua formaram-se aproximadamente na mesma época.
Os cientistas admitem, contudo, que as amostras podem não representar a parte mais antiga da crosta da Lua. Qualquer que seja o cenário, afirmam, novos estudos são necessários para reavaliar os modelos de formação do satélite.
Mas mesmo alguns milhões de anos mais jovem, mesmo senhora, ou senhorita, ela sempre irá despertar a curiosidade e nutrir o imaginário. Muitas declarações serão feitas perante sua luz, que na verdade apenas reflete, mas brinda o amor e fantasias...

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Na hora do aperto... - Sociedade/Entretenimento

O que aconteceria se fosse com você? Bem o fato está sendo divulgado, o ator francês Gérard Depardieu deixou atônitos os passageiros de um voo da City Jet após, aparentemente bêbado, urinar no corredor de um avião com destino a Dublin na noite desta terça-feira (17). A informação foi confirmada pela companhia aérea.
Segundo testemunhas, o ator quis ir ao banheiro durante a decolagem e, ao ter a passagem negada por uma aeromoça por razões de segurança, abriu o zíper da calça e fez xixi no carpete do avião.
"Quero urinar, quero urinar", insistia o ator de 62 anos, que estava a bordo do voo AF 5010, na rota Paris-Dublin, com 127 passageiros a bordo.
A aeromoça havia dito ao astro francês que esperasse 15 minutos após a decolagem. "O banheiro está fechado, não posso ajudá-lo", teria afirmado, segundo o depoimento. "Não posso esperar", respondeu Depardieu, que não foi repreendido e voltou a se sentar em sua poltrona.
Uma testemunha afirmou que estava evidente que ele havia bebido. "Confirmo apenas o fato de que [Depardieu] urinou efetivamente no avião, fora do banheiro", afirmou uma porta-voz da Air France, da qual a CityJet é filial. O incidente gerou um atraso de duas horas, já que a aeronave precisou retornar ao aeroporto para que o carpete fosse limpo.
Agora fico imaginando a cena, as pessoas já apreensivas com o voo, precisam se preocupar agora com possíveis jatos, não comerciais, vindos de outras direções...
Situação no mínimo constrangedora, e como classificar esse tipo de comportamento, visto que muitos passageiros bebem bastante antes de encararem o portão de embarque???

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A novela Strauss-Khan continua - Sociedade

Domenique Strauss-Khan, o ex-todo poderoso Diretor Gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), e possível presidente Francês, agora tem mais com que se preocupar. Segundo a revista francesa “L’Express” que, em sua edição online desta terça-feira (16), afirma ter tido acesso a um documento do hospital de Nova York que faz parte da investigação do caso. Ainda, segundo a revista, a conclusão do exame de corpo de delito indica "Agressão Sexual".
Isso está virando novela ao melhor estilo Mexicano (que me desculpe os mexicanos - ainda não tenho leitores de lá) devido as idas e vindas desse nebuloso processo que está correndo.
A camareira Nafisatou Diallo, foi atendida no hospital St. Luke’s Roosevelt, de Manhattan", onde teria dado entrada às 15h59 do dia 14 de maio. Em um conjunto de dezena de páginas do setor de emergência, do referido hospital, consta a conclusão está no exame forense de agressão sexual: “Diagnóstico: agressão. Causa dos ferimentos: agressão. Estupro.”
A camareira do Hotel Sofitel acusa Dominique Strauss-Kahn de estupro e abriu um processo civil no início deste mês contra o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional, acusando-o de um 'ataque violento e sádico'. Dominique Strauss-Kahn chegou a ser preso por causa do incidente, e teve de renunciar ao comando do FMI e abdicar de suas ambições de disputar a presidência da França. As acusações penais, no entanto, perderam força nas últimas semanas devido a dúvidas dos promotores a respeito da credibilidade da acusadora.
Os advogados do ex-diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional) Dominique Strauss-Kahn protestaram nesta terça-feira após a publicação de trechos do relatório médico. "O uso desse relatório médico pelos advogados da requerente para confirmar ou fortalecer as acusações contra o senhor Strauss-Kahn é enganoso e desonesto", disseram William W. Taylor e Benjamim Brafman em um comunicado. "A conclusão do relatório do hospital está baseada quase que exclusivamente em palavras" da camareira, "que demonstrou de maneira reiterada que não era confiável", afirmam.
Strauss-Kahn, de 62 anos, nega as acusações, e seus advogados dizem que qualquer contato sexual com Diallo foi consensual.
Tem ou não cara de novela que a cada momento dá uma volta? Que o Strauss-Khan não é santo, pois o passado deixa claro que ele aprontou, e muito, mas que a coisa ainda terá detalhes sórdidos, disso não tenho a menor dúvida, vamos aguardar os próximos capítulos...




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais problemas para a Apple - Tecnologia/Negócios

Escrevi ontem sobre guerras judiciais, e com esta agora que vai pegar fogo. O Google, fez as ações da Motorola dispararem, e até as 16 horas, ultrapassaram em 50% de valorização. Em uma operação de US$ 12,5 Bilhões, arrematou a Motorola Mobility, divisão da empresa que fabrica celulares, smartphones e tablets.
Com essa jogada, leva “de brinde” 17 mil patentes – registros de propriedade intelectual - relacionadas com aparelhos móveis. A Motorola ainda tem 7.500 pedidos de patente sendo analisados. Agora a Guerra de Patentes deve se acirrar. Isso causa temores na Apple, que já se vê preocupada com o avanço no Android, que no total, abocanha uma respeitável fatia de 48% do mercado. Quando o Google perdeu a disputa pelas patentes da Nortel, a empresa ficou preocupada com o Android, que estaria enfrentando um grande risco. Fica a dúvida com relação ao tratamento aos demais parceiros do sistema operacional do Google, mas os executivos garantem que permanecerá o mesmo.
A Nortel foi uma grande empresa de telecomunicação sediada no Canadá. Em 2009, a empresa quebrou. Suas patentes foram vendidas há cerca de dois meses. Entre as patentes da Nortel, havia algumas relacionadas a banda larga, redes sociais e comunicação sem fio. A Apple e a RIM, responsável pela linha Blackberry, compraram 6.000 patentes da Nortel há pouco mais de um mês. O Google, que havia oferecido R$ 1,4 bilhão (U$ 900 milhões), ficou sem nenhuma.
Apesar de se tornar parte do Google, os executivos pretendem manter a Motorola como uma divisão à parte que continuará a licenciar o Android, da mesma forma que outras fabricantes, como HTC e Samsung. “O Android é aberto e continuará sendo aberto”, disse Page - co-fundador do Google, em conferência por telefone, à imprensa internacional. Apesar disso, pela proximidade como a equipe de desenvolvimento, é provável que a Motorola saia na frente com produtos que usam novas versões do Android.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A guerra do Tablets - Tecnologia

A Apple é uma empresa inovadora, e disso ninguém duvida. Ela sempre busca através da genialidade, criar produtos que agradam em cheio o interesse dos consumidores. É tão inovadora que se preocupa com a concorrência, criando mecanismos que dificultam o acesso à fornecedores comuns. Alguns componentes são protegidos por contratos de exclusividade, com fornecimento exclusivo e proteção do processo de fabricação.
Agora, com a possibilidade de fazerem sombra em nichos de mercado consolidados, e encontrando produtos tão ou mais eficientes, o meio criativo agora entre no campo judicial. Em particular, está travando uma guerra de liminares, e outros mecanismos legais para impedir que os concorrentes cresçam e ofereçam produtos de grande atrativo. Ela conseguiu uma liminar na Alemanha, impedindo a comercialização dos Tablets da Samsung para a Europa, dos modelos Galaxy. A alegação é que tratam-se de cópias "escancaradas" do Iphone e Ipad.
Existem outras batalhas jurídicas se estendendo por vários locais, sob o mesmo argumento, que é a aparência, além de violação de patentes. Alega que os equipamentos são de aparência e comportamento muito semelhantes, mesmo utilizando outro sistema operacional que não o iOS, e sim o Android.
Mas engana-se que a briga se limita apenas à Samsung. Existem vários processos também contra a Motorola, visando o conceituado e badalado Xoom, considerado o Tablet mais avançado e poderoso disponível no mercado. Mas as batalhas judiciais são mútuas, pois existem vários processos contra a Apple, movido por vários fabricantes, por violação de patentes.
Mas quem perde com isso são os consumidores, onde vem limitado sua possibilidade de escolher o equipamento que melhor se adeque à sua necessidade. Lamento que a criatividade que sempre admirei seja limitada ao temor e alegações, as quais, não descarto que possam ter fundamentos.
São produtos para pessoas ávidas por tecnologia, design, inovação e performance. Vamos ver quando essa guerra será solucionada, pois parece-me que todos tem certa razão em reclamar, mas esquecem que também possuem telhado de vidro, e o consumidor é o maior perdedor por não dispor de produtos para comparar...

domingo, 14 de agosto de 2011

50 anos de uma vergonha - Sociedade/Política

Ontem, dia 13 de agosto, "comemorou-se" 50 anos da construção do muro de Berlim. Isso foi um marco na divisão de dois sistemas políticos: Capitalismo do lado Ocidental e Socialismo no lado Oriental. Mais do que uma barreira física, que impedia que familiares, divididos por sua localização geográfica, pudessem manter contato e vínculo, foi um marco da Guerra Fria, que colocou de lado, dois poderosos jogadores vitoriosos após vencerem o 3o Reich. Estados Unidos e União Soviética, representantes de dois sistemas e que por anos, ditaram as regras e posturas. Fincaram suas bases em Berlin. A Alemanha ficou dividida. Foi espólio da Guerra que se fatiou para os vitoriosos.
Mas isso foi o marco de uma vergonha histórica, como ainda existem nas Coréias. Divisão de um povo por ideologias baratas, que não os concede o direito de escolherem qual lado apoiar, se limitando a partilhar o espaço físico da partilha. Guardadas as devidas proporções, se assemelharia ao conflito de um casal, que possuindo um bem comum indivisível, acabam por deixar ambos limitados. Um lado favorece o crescimento, o outro demonstra claramente a tristeza pela separação e se joga no limbo da história, evitando o contagio do crescimento...
Mas o feito foi iniciado pela RDA – Republica Democrática da Alemanha, que separou famílias e a cidade em duas, por 28 anos. Nisso perdeu-se 138 vidas em tentativas em ultrapassar a barreira da vergonha, tentando ficar próximos aos seus.
Que se registre na história a vergonha, da construção, num país que conseguiu se reconstruir, mesmo havendo sido derrotado em duas guerras iniciadas por líderes insanos, que se sentiram poderosos o suficiente para estabelecer um legado expansionista. O ultimo deles, tentou seu líder, exterminar os Judeus, e quase conseguiu. Não fosse a inteligência dos aliados, teria aumentado em muito os países que trariam bens e produziriam para que alcançassem o feito.
Mas isso é uma parte da história, que ficará guardada nos porões, para que jamais deles saiam, por que isso derrubaria muitas considerações que hoje ainda temos de “heróis”...

sábado, 13 de agosto de 2011

Riscos no Céu: Chuva de Meteoros - Ciência

Moradores das Regiões Norte e Nordeste, devem ter sido brindados com riscos reluzentes no céu. Trata-se de um fenômeno que ocorre sempre no mês de agosto: Chuva de Meteoros Persiedas. O nome é decorrente da região onde ocorre que trata-se da Constelação de Perseu.
A curiosidade é que esse meteoros são fragmentos de um cometa - Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 133 anos. A passagem do cometa próximo à Terra é uma raridade, mas em todo o mês de agosto, a Terra cruza a nuvem de detritos deixada pelo cometa (gelo e metal). De acordo com a Nasa, o espetáculo da chuva de meteoros Perseida é observado pelo homem há, pelo menos, 2 mil anos.
Para que se visualize com clareza, sempre é aconselhável que se distancie da luz das cidades. O céu escuro, facilita no contraste com os pontos luminosos que surgem. Um fator que deve atrapalhar um pouco a observação é a Lua Cheia, que brinda o olhar romântico.
Mas quem perder esse espetáculo, não deve se lamentar. Ocorre também outra magia nos céus, com chuva de Orionídeas - dentro da constelação de Orion - acontece entre os dias 15 e 29 de outubro, com seu ápice podendo durar duas ou três noites.
Colabora nesse esplendoroso visual, a velocidade que os detritos entram na atmosfera - estimado entre 300 e 400mil km/h, o que provoca a incandescência quando em atrito com a atmosfera. Muitos fazem pedidos quando vêm um fragmento desses cruzando o céu, chamando de estrela cadente...
Que se façam pedidos a cada fragmento, e que cada um deles se realize, povoando o imaginário...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Circuito na pele - Tecnologia

Olha que interessante: Cientistas criaram uma "Pele Eletrônica Flexível". Trata-se de um novo equipamento que é colado ao corpo, como uma tatuagem temporária, no estilo de transfer que as crianças brincam de se tatuar. É na verdade um circuito eletrônico ultrafino, que acompanha a flexibilidade da pele, que tem como objetivo facilitar o monitoramento de funções vitais, tais como impulsos elétricos ou batimentos cardíacos.
O líder da pesquisa, John Rogers, afirmou: "O que estamos buscando é redefinir e redesenhar a eletrônica que atualmente é feita em superfícies rígidas. A ideia é diminuir a distinção entre tecidos eletrônicos e biológicos de forma a criar novos aplicativos"
Rogers, professor na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos, esclareceu que nada mais são do que circuitos integrados ultrafinos (da ordem da espessura de um fio de cabelo) com diversos sensores embutidos. Aliado à espessura ultrafina, o material é montado em forma de uma rede de teia de aranha. “Um resultado disto [da espessura e da estrutura] é que  com um processo muito simples você pode integrar o circuito à pele sem a necessidade de amarras ou de perfurações”, explicou.
O que mantém o equipamento grudado à pele são as chamadas forças de Van der Waals, que existem entre duas superfícies - a mesma que, acredita-se, permite a uma lagartixa subir pelas paredes. Outro dado interessante é o fato de o equipamento ficar grudado na pele por uma período que varia de uma a dias semanas sem estragar caso seja apertado, esticado ou molhado.
As possibilidades são imensas, agora resta pesquisar mais e descobrir formas de como fornecer energia para o equipamento. O futuro está próximo, e vamos aprendendo e nos encantando...



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que justifica a desordem? - Sociedade/Internacional

Tudo começou com um conflito onde um rapaz de 29 anos, foi morto pela polícia no sábado, durante um distúrbio, em Tottenham. Com isso explodiu a violência para Londres e mais outras cidades na Inglaterra. Em Liverpool, foram incendiados carros e registados vários atos de vandalismo. Grupos de jovens lançaram garrafas, caixotes de lixo e outros projéteis contra a polícia. Birmingham foram detidas pelo menos cem pessoas. Várias lojas foram atacadas e pilhadas. Manchester e Bristol também foram afetadas.
Políticos classificam como atos de pura delinquência. Bem, até pode ser, mas o que seria o estopim, a morte do jovem, virou uma desmedida e desproporcional onda de vandalismo generalizada. Cenas exibidas nas emissoras, disponíveis na internet mostram que, são movimentos coordenados, muitos ligados às classes mais desfavorecidas. Estão tentando até fazer comparativos com os distúrbios ocorridos na periferia de Paris em 2005.
Temos problemas e cada vez mais ficam evidentes. Conter uma população em regiões periféricas dos grandes centros, sem condições, com opressão (necessária) da polícia, e combate aos delitos, aliados ao poder das redes sociais, que fomentam conflitos, é ter todos os ingredientes para atividades assim. O que seria motivo inicial se perdeu, virou simplesmente atividade de bandidagem, com saques, destruição, intimidação, com os ditos manifestantes em sua grande maioria na casa dos 20 anos, mas com jovens de até 12 anos, que não mais se preocupam em esconder seus rostos, agindo abertamente.
Vejo isso como massa de manobra, onde alguns aproveitam uma instabilidade ou algum caso onde muitos, dos ditos oprimidos, se sintam como possíveis vítimas futuras, de, o que consideram, abuso policial, mobilizam uma grande parcela para marchar e defender seus "direitos".
Sou terminantemente contra o vandalismo, contra a manifestação se tornar atos incabíveis, atingindo pessoas inocentes, bens públicos ou privados. Nenhuma manifestação se justifica quando existe prejuízo a inocentes. Existem vários mecanismos jurídicos que dão a proteção a quem se sentiu prejudicado no primeiro momento. O que estão provocando é o caos social, aproveitando a possível recessão que venha a se abater na economia, já fragilizada pelo que observamos e lemos todos os dias.
Me chamou a atenção em particular uma cena que vi, na televisão, de um jovem, sentado na calçada, visivelmente atordoado, não sendo possível entender o que houve antes, sendo amparado por outros, dos vários manifestantes. Olharam, conversaram com ele, e pegaram seus pertences e o roubaram... Essa cena me lembrou filmes que o Hollywwod já contou, onde perdeu-se a ordem governamental, e não existem mais leis.

Seria o cinema contando ontem como será nosso amanhã???

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As Mãos que balançam as Bolsas – Economia


O mercado financeiro está em pânico, com o rebaixamento da classificação da maior economia do mundo, os EUA, pela agência de classificação de risco, a Standard & Poor’s, os demais países, agora da Europa, ficaram temerosos. Afinal, a Grécia teve parte de sua dívida renegociada, Portugal está caminhando para uma solução boa, a Islândia não representa muito no peso do Mercado Europeu, mas tem agora a Espanha cambaleando, e mais que isso, a Itália, com um endividamento crônico, sem muitas mudanças que busquem melhoria em suas contas.
Os resultados desse imbróglio, são quedas e mais quedas nas bolsas de valores mundo afora. Praticamente todos os mercados acionários apresentaram perdas significativas. Na segunda, a BOVESPA quase teve o pregão interrompido. Existe um mecanismo que, quando a queda é acentuada, e chega em 10%, os negócios são suspensos, por 30 minutos, para um café e calmantes.
Mas, o que acontece é que os especuladores, digo, investidores, estão assustados. Os Americanos que sempre se endividaram, e são os que possuem a máquina de fazer Dólares, encontraram dificuldades em poder justificar novas emissões de moeda sem lastro. Países com fundo soberano - nome bonito para chamar dos que protegem as divisas comprando dívidas de outros países ao invés de pagarem as próprias, tem grandes reservas das verdinhas em seus Bancos Centrais. A China possui mais de US$ 2 trilhões em moedas americanas, e pela ordem temos o Japão, o Reino Unido, e incrivelmente, o Brasil como investidor/especulador de papel moeda dos EUA.
Creio que teremos turbulências grandes (já as temos), superiores que em 2008, pois agora se questionam a capacidade de pagamento das dívidas internas. Lembro que o teto da dívida americana era de 14,3 trilhões, arduamente negociados um acréscimo, como cortes nos investimentos e benefícios sociais.
As mãos que balançam as bolsas estão ávidas comprando Ouro, metal esquecido nos porões de New York, que tiveram uma valorização imensa e são de fato o lastro que pode garantir algo, pois verdes são as matas de nossa terra, e dólares impressos para atender a maior economia do mundo...
Caminhamos a passos largos para uma recessão sem precedentes se permitirem que a especulação continue...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Infância Hacker - Tecnologia

Queria hoje falar de outro assunto, mas tecnologia me chama tanto a atenção que merece estar no topo de minhas prioridades. Uma singela garotinha de 10 anos, que usa o pseudonimo de CyFi, mostrou vulnerabilidades inéditas, de falhas para jogos em sistemas portáteis. A demonstração se fez para os sistemas IOS (IPhone e IPad) e para o Android (sistema amplamente utilizado para equipamentos portáteis) do Google.
O feito foi realizado 07/08 (domingo) durante um tradicional evento de especialistas de segurança DefCon, realizado em  Las Vegas – EUA. A falha é conehcida tecnicamente como Zero-Day (falha explorada anes que o desenvolvedor tenha conhecimento), confirmada pelos especialistas presentes.
Tudo começou no início do ano, que entendiada com jogos no estilo FamVille, ela começou a explorar jogos para Iphone e Android, encontrando a vulnerabilidade. Com o erro, é possível adiantar o relógio de alguns jogos para smartphone ou tablets, adiantando a evolução dos jogos.
Alguns destes jogos bloqueiam a alteração de tempo, mas essa menininha descobriu a falha de segurança que a permitia driblar isso. Por questões de segurança não forma divulgados os jogos suscetíveis, mas agora os desenvolvedores correm para corrigir as falhas.
Isso que chamo de inocência...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pôneis no lugar de Cavalos - Marketing

Existe uma propaganda que está dando o que falar: Pôneis Malditos. Trata-se de uma peça publicitária da Nissan demonstrando com criatividade e bom humor, que veículo com motor que não nega fogo e não tem frescura são os por ela produzidos.
Ousadia a parte, a estratégia deu resultado, pois apesar de haver sido denunciada no CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), está sendo comentada em muitas redes sociais, sendo que o vídeo no YouTube está entre os hits de visualização.
Mais de trinta denuncias encaminhadas ao conselho criticam a propaganda, por utilizar um brinquedo "fofo" e infantil, que ilustra vários brinquedos e desenhos animados, com a utilização de termo que consideram inofensivo e inadequado às crianças, fazendo uso de palavra pejorativa.
Lançado a pouco mais de uma semana, é o vídeo mais visto em todo mundo, informação essa proveniente do próprio provedor de hospedagem com a utilização da ferramenta "Charts". É também uma das mais comentadas nas redes sociais (Facebook e Twiter). Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas já viram o comercial.
O que incomoda não é o material veiculado nas TV's, mas sim a da internet, que tem um adicional onde um dos adoráveis animais, transforma-se num ser fantástico de olhos flamejantes, onde pressiona para passar aos contatos, caso não queira ficar com a melodia para sempre na memória (Pôneis malditos, pôneis malditos, la la la la la la... - hilário).


Mas a empresa coleciona outras denuncias, tendo outros materiais publicitários retirados de veiculação por outras denúncias. Recentemente, teve um material retirado do ar, pois usava explicitamente o nome do concorrente, apontando diferenças entre os veículos e que os consumidores pagavam mais caro para levar menos.
Discussões a parte, achei que a utilização de um símbolo infantil não foi adequada, mas não há como negar a criatividade, na estratégia de mostrar a característica do produto, que é algo muito superior aos demais concorrentes, que apenas apresentam um produto maquiado, sem atender à necessidade de nicho de mercado. No caso em questão, a denúncia não partiu dos concorrentes, pois não haveriam argumentos concretos com anteriores, apenas de pessoas que não gostaram do animalzinho inofensivo ser utilizado para demonstrar que muitos compram produtos que apenas tem uma aparência.
Isso demonstra o quanto o consumidor é enganado, de forma objetiva, mas que insistimos em pagar mais caro por um produto sem qualidade, e continuamos pagando...

domingo, 7 de agosto de 2011

Rock in Rio: Você Vai? - Cultura

Divulgou-se nesta Sexta, dia 5, no mesmo dia que Juno partiu à Júpiter, que esgotaram-se os ingressos para edição de número 10 do Rock in Rio, que estava ausente do Brasil desde 2001. A festa da música soma até hoje 9 edições: três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). 
As vendas dos ingressos começaram no dia 16 de julho, inicialmente para clientes do Banco patrocinador, encerrando as 13 horas (preciso reclamar pois não recebi comunicado). A comercialização para o grande público iniciou-se dia 23 de julho (todos para o dia extra – 29 de setembro). Os seis primeiros dias do festival tiveram seus ingressos vendidos inicialmente em 7 de maio, esgotando-se quatro dias depois. O evento será nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de setembro, e 1 e 2 de outubro, no parque olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.
Estão confirmados para participar, Elton John, Katy Perry, Rihanna, Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Stone Sour, Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Coldplay, Stevie Wonder, Jamiroquai, Janelle Manáe, Ke$ha, Shakira, Lenny Kravitz, Guns N’ Roses, Jay-Z, Maná, System of a Down, Enanescence, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Jota Quest, Marcelo D2, Frejat, Pitty, Detonautas, Capital Inicial, Skank, NX Zero, Gloria, Paralamas do Sucesso, Titãs e Milton Nascimento.
De acordo com a assessoria de imprensa do evento, o volume de vendas do festival corresponde a cerca de 60% dos bilhetes comercializados em 2010 para apresentações de artistas de renome internacional realizados em São Paulo. Na internet, a comunidade do Rock in Rio, que reúne todas as redes sociais do evento, atingiu um milhão de usuários, provenientes de mais de 200 países. O site oficial já recebeu oito milhões de visitantes únicos.
Para entreter o público que terá 14 horas de shows por dia em palcos denominados Mundo, Sunset, Eletrônica e Rock Street, haverá também Roda Gigante, Montanha Russa, Free Fall, Tirolesa além de um centro de compras com 30 lojas, transformando o local num imenso parque de diversões, divertindo todas as idades. Haverá uma homenagem à Legião Urbana, feita pela Orquestra Sinfônica Brasileira, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.
Com os ingressos esgotados, já se iniciaram as vendas com ágio. Alguns chegam a ser oferecidos com aumento de 426% (De R$ 190 para R$ 1.000), e ainda argumentam que os cambistas deverão vender pelo dobro do preço. Ingresso desitnados à estudantes também estão sendo oferecidos. Em sites como Mercado livre, encontram-se de todo tipo de ingressos para o festival.
Há também os leilões, com lances variando de R$ 500 à R$ 600 por bilhete. O curioso é que um dos sites tenta garantir a segurança do negócio, informando que a transação é 100% segura. Afinal foram vendidos 600 mil bilhetes para todos os dias do Festival, em 60 dias, surpreendendo os organizadores, que está já garantindo nova edição em 2013.
Um comunicado oficial – a assessoria do evento se exime de responsabildiade por compras efetuadas fora dos postos oficiais: . “A venda oficial de ingressos para o Rock in Rio 2011 encerrou no dia 10 de maio, depois que os 600 mil bilhetes disponíveis para os seis dias de evento esgotaram. A organização do evento não se responsabiliza por ingressos comprados fora dos pontos de venda oficiais e ressalta que a procura por ingressos para o Rock in Rio 2011 os surpreendeu, pois não esperavam uma procura tão grande e imediata.” – informam também: : “Foram tomadas algumas precauções para garantir máxima segurança do ingresso e do público. Os bilhetes apresentam um layout diferenciado, com papel produzido especialmente para o Rock in Rio, além de uma película holográfica revestida de plástico holográfico, hologramas personalizados e tinta anticópia.”
O comunicado descreve ainda as medidas de segurança tomadas contra falsificação e câmbioPara evitar a ação de cambistas, a compra de ingressos foi limitada por CPF a quatro bilhetes por dia. Além disso, cada comprador teve direito a apenas uma meia-entrada por dia de evento. O documento que comprova ser menor de 21 anos e/ou estudante deverá ser apresentado na entrada do festival juntamente ao ingresso. Não será permitido o ingresso de pessoas que tenham bilhete de meia-entrada sem comprovante”.

sábado, 6 de agosto de 2011

Bolsas Balançam - Economia

Esta Sexta foi péssima para os especuladores/investidores. Todos torciam para o dia acabar rápido, principalmente os apostadores das Bolsas de Valores no Mundo. Houveram quedas significativas e generalizadas em praticamente todos os mercados.
No Brasil o índice da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) – o Ibovespa acumulou perda na semana de 9,99%, isso observado que houve uma pequena alta de 0,26% no último pregão. Isso demonstra perdas acumuladas no ano de 2011 de 23,60%.
Sempre trabalham em cima de informações, otimistas ou pessimistas. A notícia da vez foi o nível de emprego nos Estados Unidos, que funcionou como amortecedor às quedas. Outra informação foi de uma possível compra de bônus Italianos e Espanhóis por parte do BCE (Banco Central Europeu). Mas ainda se teme uma rescessão Americana.
Os mercados registraram ligeira alta. O Dow Jones fechou em alta. Subiu 0,54%, acumulando perda de 5,75% na semana. O S&P-500 caiu 0,06%, (-7,19% na semana) e o Nasdaq perdeu 0,94%, (-8,13% na semana). Na Europa, no entanto, a maioria das bolsas caiu. Londres, -2,71%, Paris, -1,26%, Frankfurt, -2,78%.
Vale lembrar que ainda enfrenta-se os problemas de 2008, quando houve grandes prejuízos e quebra de bancos, em vários países. O mercado ainda não se recuperou.  A volatididade e a necessidade dos especuladores, transformados em investidores é grande, e levam o dinheiro para onde acham que podem protege-lo e ganhar muito. As reservas de muitos países (BRIC’s em especial) ficam vulneráveis, caso ocorra uma rescessão nos Estados Unidos, pois muitas delas estão lastreadas ao dolar.
Bem, ainda muito irá acontecer, e como dizem, nessa hora devemos ter paciência e calma, pois mais perdas devem vir, e muitas economias podem ruir. O ideal é evitar endividamento a todo custo..

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Entre a loira gelada, prefira as Russas - Sociedade

Jovens ativistas do grupo “Medvedev, Nosso Presidente”, de uma rede social russa, ficaram em trajes mínimos no centro de Moscou ontem, sob pretexto de apoiar uma lei aprovada recentemente e promovida pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, que tem como objetivo a redução do consumo de bebidas alcoólicas. Pela nova lei, a cerveja passa a ser classificada como bebida alcoólica de alta graduação.
Carregando baldes plásticos vazios, recolhiam neles as garrafas e latas que os rapazes carregavam no parque onde se encontravam, esvaziando os recipientes. Assim que a marca de 3 litros foi obtida, as meninas tiraram suas calças. Com 5 litros recolhidos, tiraram suas camisetas e ficaram apenas de biquínis.
Elas se utilizaram de um argumento potente: Caminhando entre as pessoas, perguntavam e pediam que escolhessem entre elas ou as bebidas. Lógico que também existe ai uma corrida presidencial.
Mas o bem humorado e inteligente protesto, serve de apoio à lei que entrará em vigor na Rússia, à partir de 1o de janeiro de 2013, quando a venda de cervejas não será mais permitida entre as 23 horas até as 8 do dia seguinte, e os estabelecimentos que desrespeitarem , serão multados, e caso reincidam, terão os valores dobrados.
Segundo pesquisas, nos últimos 15 anos, triplicou o consumo da bebida na Rússia, devido aos preços baixos e farta disponibilidade. Os russos, como apreciadores de bebidas mais fortes, como a Vodca, consideram a cerveja como uma “espécie de refrigerante”, de tão leve que parece, quando comparado à bebida nacional.
Guardados os comparativos, hoje muitos jovens buscam formas de se soltarem, de extravasarem suas angustias e desejos, e buscam em bebidas ou outros tipos de estimulantes, a liberdade. Leis devem ser feitas, pois os abusos ficam evidentes quando se observa o número de acidentes e outras tragédias, envolvendo esses jovens...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Terra tinha mais de uma Lua? - Ciência

A lua sempre inspirou os sonhadores, foi e continua sendo, motivo para poesias, poemas, amantes, onde buscam no reflexo da luz do Sol, lá refletida, transformar sua penumbra em carícias românticas, sejam através de palavras, ou através de imagens. Durante a guerra fria, houve a corrida de quem conquistaria a Lua, mas antes, ela já havia conquistado muitos corações apaixonados.
De acordo com os estudos realizados, está sendo aventada uma teoria que o nosso planeta, já possuiu mais de um Satélite Natural, onde um deles, num erro orbital, colidiu com seu irmão maior, fundindo num único corpo, maior e um tanto assimétrico, conforme publicação Científica Nature.
Segundo os autores da teoria, desenvolveram a hipótese, enquanto tentavam explicar o lado escuro da Lua ser mais escarpado do que a face iluminada. Acompanha a teoria uma ilustração e uma simulação gráfica, demonstrando como teria acontecido a colisão.
Estudiosos observam coerência na teoria, mas ainda não se convenceram. Pelo estudo, essa colisão teria ocorrido a 4,4 bilhões de anos, bem antes da existência de vida em nosso planeta que pudesse observar no céu duas luas, e fazer algum tipo de registro.
Os satélites seriam “jovens” na época, formados cerca de 100 milhões de anos antes, quando um planeta se chocou com a terra, formando as duas luas que passaram a orbitar a Terra, com a menor no rastro da maior. Estima-se que a maior seria três vezes mais larga e 25 vezes mais pesada, gerando um campo gravitacional que atrairia a menor para a fatídica colisão, que ocorreu em baixa velocidade, conforme Erik Asphaug, cientista da Universidade da Califórnia, um dos autores do estudo.
Segundo ele, baixa velocidade relativa, pois deve ter ocorrido a mais de 8 mil quilômetros por hora, mas, tratando-se de colisão planetária é reduzida. Ele afirma que pela velocidade lenta, nem as rochas se fundiram, e com a estabilização desse novo corpo, as duas faces ficaram muito diferentes uma da outra.
A intenção inicial do estudo era descobrir e justificar o motivo de tanta diferença do relevo da face oculta, que é muito montanhoso. Avaliando as diferenças, sugeriu-se que algo havia se acrescentado à superfície. Então começaram a efetuar no computador, simulações de choques cósmicos.
Ainda vou olhar a Lua, de forma romântica e inspiradora, mas a partir de hoje, com um pouco mais de critério, entendendo que ela atraiu outro corpo para o teu, formando um único, mediante a sua atração e paixão...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Emagrecimento x Cérebro: O conflito - Ciência/Saúde



Mais uma polêmica à vista: Cientistas descobriram o motivo que explica o fato de ser tão difícil emagrecer e ele está todo no cérebro. Em testes feitos em ratos, os pesquisadores perceberam que a privação de alimento induz um processo nos neurônios chamado de autofagia – as células do hipotálamo comem as reservas de gordura de outras células. O processo representa um sinal de alerta da fome. A sensação de fome é justamente a maior dificuldade durante uma dieta, o bloqueio deste sinal evitaria a necessidade do indivíduo ter de se controlar para não comer.
Como resolução dos problemas dos regimes malsucedidos, os pesquisadores da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, conseguiram bloquear a autofagia e por conseqüência o alerta de fome. Com isto, eles descobriram também uma nova maneira de modular o apetite e o peso corporal em abrir caminho para, no futuro, desenvolver um novo remédio para o emagrecimento.
Para bloquear o canibalismo entre os neurônios, os pesquisadores descobriram o gene responsável pelo processo de autofagia, o atg7 e o retiraram. “No entanto isto foi feito apenas de forma experimental. Por enquanto, só está disponível neste momento agentes farmacológicos experimentais que podem ser usados para inibir ou ativar o processo de autofagia nas células de roedores”, disse ao iG Rajat Singh, autor do estudo publicado no periódico científico Cell.
O pesquisador joga um banho de água fria nos ávidos pelo emagrecimento mais fácil. Ele afirma que ainda vai demorar alguns anos para que o novo remédio seja fabricado. Mas a expectativa é que estudos futuros consigam desenvolver novas drogas que possam ser usadas por humanos. “Nossas descobertas ainda precisam ser testadas em humanos, o que é a nossa meta de longo prazo”, disse.
Canibalismo de neurônio: A autofagia é um processo comum em diversas células do corpo de animais e humanos. O grupo de pesquisadores começou inclusive a pesquisa estudando a autofagia como forma de diminuir o estoque lipídico em órgãos como o fígado.“E aí ficamos interessados em testar isto em neurônios do hipotálamo”, disse.
Singh explica que a perda nos estoques de gordura ocorrem de maneira muito sutil. “Elas ocorrem apenas em momentos breves quando os ratos estão famintos. Quando o alimento é ingerido o estoque de gordura cresce rapidamente nos neurônios”, disse Singh, explicando que a perda de gordura não afetou os neurônios dos ratos. Nos testes, também não foi observado nenhum efeito neurológico negativo nos animais quando a autofagia foi bloqueada nos neurônios.
 A descoberta de como controlar o sistema de alerta de fome tem outro lado além daquele de facilitar o regime, como reduzir as taxas de obesidade e de diabetes pelo sobrepeso. Singh conta que também será possível ajudar idosos que têm redução de apetite. 
A pesquisa, feita por cientistas do departamento de medicina da Universidade Yeshiva, em Nova York, está publicada no jornal "Cell Metabolism”.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Mundo Respira com Alívio - Economia

Depois de muitas idas e vindas, finalmente, a Câmara dos Representantes (Equivalente à nossa Câmara dos Deputados – apenas na representatividade), aprovou o acordo para a elevação do teto da dívida americana. Com isso o Governo Americano pode imprimir mais notas de dólares e evitam um calote nos credores. Só que a decisão ainda precisa passar pelo Senado, que terá o dia de hoje para discutir e aprovar o projeto, que é a data limite antes da moratória.
A suspensão do pagamento das dívidas pode provocar graves conseqüências nas bolsas de valores globais, no bolso do contribuinte americano e até no sistema financeiro internacional. O anúncio já animou os especuladores, digo, investidores em vários países asiáticos, fazendo subir a cotação das bolsas de valores locais.
Acredita-se que haverá menos desgaste na aprovação do Senado, visto que a maioria são Democratas, partido do Presidente Barack Obama, o que deverá oferecer menor resistência que a Câmara, que possui maioria Republicana. Após a aprovação o projeto deverá seguir à sanção Presidencial, tornando-se lei.
O Governo Americano possui um teto legal para tomada de empréstimos, para pagamento de contas públicas, até o limite atual de incríveis US$ 14,3 Trilhões, sendo essas como salários de funcionários, juros de dívidas e Sistema de Saúde (Medicare). Os Republicanos são contra o aumento de impostos, tentando obter um corte substancial nos gastos governamentais. Os Democratas já preferem a taxação das grandes fortunas, preservando os programas sociais voltados aos idosos e a população pobre. O acordo fechado não agradou a Gregos e Troianos, ou melhor, aos Democratas, Republicanos e o Presidente. Mas todos concordam que ele evita uma recessão na economia, e os países aflitos agradecem por sanear o impasse gerado, até quando houver uma nova necessidade (segundo estimativas, próximo das eleições presidenciais nos EUA).

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Novas Especialidades Médicas - Saúde

Sei que já comentei sobre o tema, mas agora é fato: O CFM (Conselho Federal de Medicina) reconhecerá à partir de hoje, em publicação no "Diário Oficial" resolução reconhecendo quatro novas áreas como subespecialidades. Os médicos deverão cursar um ano extra para obterem a titulação. Para se ter uma ideia, hoje o Brasil dispõe de cerca 350 mil médicos, e destes, 48% são especialistas.
As novas modalidades são Medicina da Dor, do Sono, Tropical e Paliativa (que comentei a cerca de 2 meses). São decorrentes de práticas atuais, algumas já amplamente estudadas em outros países, tratadas de forma não tão aprofundada, mas cada vez mais necessária. O CFM reconhece hoje, um total de 53 especialidades e outras 53 áreas de atuação. Segundo o Cirurgião Plástico e Diretor do CFM, Dr. Antonio Pinheiro, integrante da comissão que analisa os pedidos das novas especialidades " O Médico precisa ser Médico, antes de ser especialista, e as especialidades são um acréscimo". Ainda, o Dr. Antonio Pinheiro, admite: "A graduação no Brasil ainda é frágil, requerendo para algumas especialidades, até 5 anos extras de estudos."
O reconhecimento das subespecialidades, serão simultâneas pelo CFM, AMB (Associação Médica Brasileira) e CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Por determinação do convênio entre as três entidades, cada médico só poderá se apresentar como especialista em duas áreas de atuação, pois cada uma exige, como pré-requisito, outro tipo de especialidade.

  • Estudo da DOR: Estima-se que 60 milhões de brasileiros sofram de dores crônicas, que é aquela que ultrapassada o período de três meses. Os profissionais de Acupuntura, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Anestisiologia e  Reumatologia deverão ser os profissionais alvo da especialização.
  • Estudo do SONO: Eles terão como pré-requisito a especialização em Otorrinolaringologia, Neurologia, Psiquiatria e Pneumologia.
  • Estudos Tropicais: As especializações serão para Infectologia. Doenças como Malária, Hanseníase, Febre Amarela e a Dengue, entende-se, necessitam de um olhar especial.
  • Estudos Paliativos: Um ano após a Justiça reconhecer a prática da Ortotanásia, que é a suspensão do tratamento para prolongar a vida de pacientes em estado terminal de doenças incuráveis, desde que autorizadas pelo próprio paciente ou responsáveis. Estima-se que 650 mil pessoas no Brasil precisam recorrer à cuidados Paliativos. (artigos publicados no Blog - Cuidados Paliativos, Cuidados Paliativos II e Cuidados Paliativos III - falta ainda material que escreverei em breve).

Muitos hospitais estão disponibilizando alas para tratamento de pessoas dentro de algumas das novas especialidades, mas de forma isolada ainda. A ala destinada aos doentes terminais no Hospital de Apoio de Brasília, os quartos têm nomes de pássaros e flores, sem nenhum indicativo de que os pacientes ali tratados não possuem mais possibilidade de cura.
"Há muito a ser feito pelos pacientes nessas condições, acompanhar o doente no final de sua vida é muito complexo", argumenta a Dra. Maria Goretti Sales Maciel, primeira Presidente da Academia Nacional de cuidados Paliativos, uma das defensoras da nova área de atuação.