Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Somos 7.000.000.000 habitantes - Sociedade/Economia/Saúde

Num passado não muito distante, anos 70, do século passado, sim, eu sou modelo do século passado, durante o regime militar, havia uma música de incentivo para a Seleção Canarinho, enfatizando que eramos à época, 130 milhões de brasileiros. Passados cerca de 40 anos, estamos próximos dos 200 milhões (190 - segundo dados do IBGE).
A população mundial está crescendo em uma velocidade jamais vista e vai chegar a 7 bilhões hoje (31 de outubro), segundo a ONU. Em 2050, este número deve alcançar 9,3 bilhões.
Alguns dos fatores que contribuem para o rápido aumento populacional são a alta taxa de natalidade em alguns países e a maior longevidade da população. Hoje, 893 milhões de pessoas tem mais de 60 anos. Até a metade deste século, segundo a ONU, este número vai praticamente triplicar, chegando a 2,4 bilhões. A expectativa de vida média atual é de 68 anos, quando era de apenas 48 anos em 1950.
Helen Moores (BBC)Na Grã-Bretanha, o número de pessoas com mais de 85 anos mais do que dobrou entre 1985 e 2010 para 1,4 milhão, enquanto o percentual de pessoas com menos de 16 anos caiu de 21% para 19% no mesmo período, segundo estatísticas oficiais. Aos 85 anos, Helen Moores atribui longevidade a vida ativa.
Ela representa esta faixa da população britânica que está crescendo, vive sozinha em Londres e atribui a longevidade a uma vida ativa e de muito trabalho. "Eu me alistei no Exército aos 17 anos e servi por 12 anos em diversos países: Cingapura, Hong Kong, Egito e Chipre, onde conheci meu marido, 42 anos atrás", conta ela.
Moores diz que hoje tem uma vida confortável, mas teme que seus netos não tenham tanta sorte. Com a população trabalhando cada vez mais antes de se aposentar, ela acha que há menos oportunidades para jovens saindo da universidade. "Eu me preocupo com eles. Não sei se vai haver empregos suficientes."
Já na Zâmbia, no sul da África, a grande questão para o governo é o altíssimo número de nascimentos. Com uma população de 13 milhões de pessoas, as estimativas são de que esse número triplique até 2050 e chegue a 100 milhões até o fim do século, fazendo com que o país tenha uma das populações mais crescem no planeta.
Zâmbia tem uma das populações que crescem mais rapidamente no mundo. Enquanto a fertilidade global caiu de cinco para 2,5 crianças desde 1950, as mulheres de Zambienses tem seis filhos, em média. Este também era o número de crianças que Robert e Catherine Phiri, de Lusaka, queriam ter, mas após o nascimento do terceiro bebê, eles não sabem se terão condições de criar mais filhos.
Robert Phiri e os filhos (BBC)Robert trabalha como agricultor e ganha menos que o salário mínimo. "É difícil comprar roupas. Todo o dinheiro é usado em comida. Compramos coisas usadas quando podemos", diz Catherine.
Ainda assim, a família tem grandes expectativas para os filhos, incluindo uma menina recém-nascida, que ainda não tem nome. "Quando ela crescer, quero que ela vá para a escola e universidade para nos ajudar. Temos tão pouco dinheiro e nos preocupamos com o futuro", afirma Robert.
Segundo a ONU, que divulga nesta quarta-feira um relatório sobre o Estado da População Mundial, é preciso mais planejamento e investimento nas pessoas para lidar com a crescente população mundial e suas consequências - a necessidade por mais alimentos, água e energia e a maior produção de lixo e poluição. "Permitindo que as pessoas melhores suas próprias vidas, podemos apoiar cidades sustentáveis, que sirvam como catalisadoras para o progresso, forças de trabalho produtivas que estimulem o crescimento econômico, populações jovens que contribuam para o bem-estar das economias e sociedades, e uma geração de pessoas idosas saudáveis, que estejam ativamente envolvidas nas questões sociais e econômicas de suas comunidades."
Como alimentar e prover essa população, sem esgotar o planeta?

domingo, 30 de outubro de 2011

Explicando fatos após 2000 anos - Astronomia/Ciência

Sou fascinado por astronomia, sempre que posso, escrevo algo à respeito. Pontuar sobre alguns assuntos que intrigam a curiosidade humana, tentando, dentro de teorias bem fundamentadas, explicam alguns fatos passados, é um prêmio para quem consegue. Um misterioso evento observado no céu há quase dois mil anos foi elucidado por pesquisadores americanos. 
Cientistas conseguiram, finalmente, explicar porque a explosão estelar RCW 86 é tão maior do que o esperado e recriar como ela teria ocorrido. As observações foram feitas com o Telescópio Espacial Spitzer e  Wide-field Infrared Survey Explorer, ou WISE, da Nasa, equipamentos que medem radiação infravermelha.  A equipe liderada por Brian J. Williams, da Universidade Estadual de North Carolina, publicou as descobertas no Astrophysical Journal.
Em 185 DC, astrônomos chineses notaram uma estrela que misteriosamente apareceu no céu e ali ficou por cerca de oito meses. Somente séculos depois, em 1960, cientistas determinaram que o objeto misterioso foi a primeira supernova documentada.  As supernovas são explosões que anunciam a morte de uma estrela.
Astrônomos acabaram determinado que a “estrela” vista no século I  era a luz da supernova RCW 86, localizada a 8 mil anos-luz de distância. O problema é que os restos dessa explosão eram duas ou três vezes maiores do que o que seria esperado de uma supernova observada há 2 mil anos.  Para se ter uma noção do seu tamanho, se ela pudesse ser vista hoje no nosso céu, em infravermelho, pareceria maior do que a Lua cheia.
Com os dados do telescópio, os astrônomos puderam determinar o por quê: o evento foi uma supernova "Tipo Ia" , criada pela morte relativamente tranquila de uma estrela como o Sol. O astro, então, encolheu para uma estrela menor, uma anã-branca. As observações indicam que a anã-branca deve ter explodido em uma supernova quando foi abastecida por material vindo de alguma estrela vizinha.O estudo provou que uma anã branca pode criar uma cavidade em torno de si antes de explodir. Essa ausência de matéria ao seu redor explicaria porque os restos da RCW 86 se espalharam tanto: o material ejetado teria viajando muito rápido, sem nada em torno.
Os mistérios do espaço, aos poucos conseguem ser explicados. Mas, como até existe o questionamento da Teoria da Relatividade, talvez, antes de aceitar como verdade absoluta, alguém venha a questionar, no futuro próximo, daqui talvez, uns 2.000 anos, elaborando uma outra teoria, com equipamentos ainda mais sofisticados...

sábado, 29 de outubro de 2011

AVC: sabendo um pouco mais - Saúde

Sempre digo que o conhecimento deve ser compartilhado. Uma informação para lidar com um problema que apenas observamos nos outros já nos impressiona, o que não dirá quando a "coisa" está muito mais próxima que se imagina?
Lembro que até poucos anos, havia um Engenheiro Civil, que era o responsável técnico por todas as obras onde trabalho, pessoa de grande competência, mas sem ousadia nos métodos construtivos. Isso é característico da formação, onde não se faz novidades, apenas se constroem prédios seguros, funcionais, que atendam as exigências dos órgãos de fiscalização além do objetivo proposto.
Ele sempre fiscalizava as obras, aprendi muito acompanhando-o, e via a disposição e dedicação. Certo dia, deixou de visitar, mas como ele tinha idade, achei que seria um problema corriqueiro, visto que ele estava com uma virose (nome comum que os médicos dão à qualquer processo que não queiram investigar - que eles não leiam isso...) e talvez precisou de repouso. Após alguns dias, recebi a notícia que ele havia tido um AVC, com sequelas significativas, limitando muito.
Ele voltou ao trabalho, andando com dificuldade, e necessitando de uma pessoa que seria seu motorista... Passado algum tempo, ele achou por bem transferir para outro profissional seu trabalho, mas de minha parte, perdi um grande professor, só que não me alertei para a origem do problema...
Uma dor de cabeça forte e sem causa aparente, uma súbita perda da sensibilidade no rosto, dificuldade para falar, dormência no braço e até a completa paralisia em um dos lados do corpo. Esses e outros sintomas do acidente vascular cerebral (AVC) são vivenciados por mais de 250 mil pessoas a cada ano, 700 casos por dia, 30 por hora, 1 a cada 2 minutos, no Brasil. Cerca de 130 mil dessas vítimas, mais da metade, morrem em consequência da doença. Já os sobreviventes, terão de conviver com diferentes graus de sequelas nas funções motora, sensitiva, mental, perceptiva e da linguagem.
Se considerarmos apenas as vítimas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são cerca de 200 mil internações por AVC ao ano, que além dos incalculáveis prejuízos às vítimas, resultam em um custo de aproximadamente R$ 270 milhões para os cofres públicos. É a maior causa de incapacitação da população na faixa etária superior a 50 anos, sendo responsável por 10% do total de óbitos e 40% das aposentadorias precoces no Brasil.
O AVC ocorre por uma interrupção abrupta da irrigação do sangue ao cérebro. Existem 2 tipos, o isquêmico, causado por espasmo ou trombose arterial, e o hemorrágico, em que há rompimento e hemorragia de uma artéria cerebral. Mais de 60% dos casos de AVC são causados pela hipertensão arterial não controlada. Outras causas são: tabagismo, colesterol elevado, diabetes, envelhecimento, arritmias cardíacas e aneurismas cerebrais congênitos.
A principal arma contra o AVC é o efetivo controle da hipertensão. Um hipertenso não controlado tem sete vezes mais risco de sofrer um AVC que aquele que mantém a pressão em “12 por 8”. No Brasil há 40 milhões de portadores de hipertensão, cerca de 30% da população adulta. Estudos demonstram, contudo, que menos de 20% deles estão sob controle. Ou seja, cerca de 32 milhões de brasileiros não fazem o tratamento adequado da hipertensão e estão continuamente em risco de sofrer um AVC, entre outras complicações cardiovasculares, como infartos, angina e insuficiência cardíaca.
Poucos sabem, mas o AVC pode ser tratado. Em 80% dos casos, nas primeiras quatro horas, existe a possibilidade de se remover o coágulo e restabelecer o fluxo sanguíneo cerebral. Isso pode ser feito por meio de cateteres que retiram mecanicamente o trombo ou através de medicamentos que o dissolvem. Poucos, entretanto, se beneficiam desses recursos da medicina, seja por procurarem assistência tardiamente ou pela falta de recursos das unidades de saúde.
A Campanha “Eu sou 12 por 8”, da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, alerta para os benefícios de se ter uma pressão normal ou controlada. Os atores Caio Castro e Paloma Bernardi são os novos embaixadores dessa ação  humanitária, juntando-se aos cardiologistas da SBC para alertarem a população contra os riscos da hipertensão. Já fazem parte Campanha uma legião de outros importantes embaixadores: os atores Lázaro Ramos, Carolina Ferraz, Guilhermina Guinle e Letícia Sabatella; os músicos Samuel Rosa (Skank), Ney Matogrosso, MV Bill e Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii); os apresentadores de TV Sarah Oliveira, Lucas Mendes e Ricardo Amorim, o ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, o Fenômeno, e a modelo e ex-miss Brasil  Natália Guimarães.
Hoje, 29, ocorre o dia Mundial de Combate ao AVC, com ações informativas à população em várias cidades brasileiras. Já para os médicos e profissionais de saúde, encerra-se o VIII Congresso Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza, no Ceará, iniciado dia 26, onde foram debatidas as mais recentes descobertas científicas sobre o tema.
O melhor que temos é a nossa saúde, e hábitos simples, podem ajudar que tenhamos qualidade de vida. Ensinamentos básicos, abandonar alguns vícios, ajudam, e muito. Ilustrei a história do Engenheiro, logo no início, mas se pensarmos um pouco mais, pior do que ver alguém próximo passar por isso, e pensar que talvez nós mesmos possamos estar sujeitos a estarmos limitados, em tarefas triviais, como simplesmente poder nos alimentar sem auxílio...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Spitzer: um olho no espaço - Ciência/Astronomia

Uma das principais missões do telescópio espacial Spitzer é pesquisar a evolução de sistemas planetários para tentar entender como se forma um desses. Até cerca de 10 anos tínhamos um modelo de evolução de sistemas planetários baseados no nosso Sistema Solar. Afinal ele era o único conhecido. O fato é que ele parece ser a exceção à regra, com planetas rochosos mais próximos da estrela central e os gigantes gasosos mais distantes. O que  se observa é que existem gigantes gasosos muito próximos da estrela, ou mesmo planetas rochosos, mas enormes, chamados de “super-Terras”.
Enquanto a formação de sistemas assim ainda é tema controverso, a evolução deles não parece tão bizarra. Existem evidências observadas de que nosso sistema, principalmente os planetas mais próximos do Sol, sofreu um intenso bombardeio de cometas e asteroides ainda no início dos tempos. Essas evidências estão na superfície da Lua, são as inúmeras crateras que marcam sua superfície. Outra evidência é a existência dos oceanos na Terra. Apenas a água proveniente do gás protoplanetário não seria suficiente para formar os oceanos. Essa água toda teria de ter vindo em cometas ou asteroides com grande massa de água em sua composição.
Voltando à Eta Corvi, um time de astrônomos liderado por Carey Lisse da Universidade John Hopkins publicou no Astrophysical Journal  o que seriam dois anéis de poeira circundando a estrela central. As observações com o Spitzer, que opera no infravermelho, sugerem que um cometa gigante provavelmente foi destruído no choque com um planeta ou outro corpo celeste muito grande. Os destroços formaram uma banda de poeira orbitando a estrela central dentro da zona onde se espera que planetas do tipo terrestre estejam se formando. Isto sugere que planetas como o nosso estejam agora sendo bombardeados por esses destroços, assim como foi a Terra no início da formação do Sistema Solar. Eta Corvi tem aproximadamente um bilhão de anos, mais ou menos a idade que nosso Sistema tinha quando este tipo de evento aconteceu.
Curiosamente, a análise da composição química desta poeira lembra muito a composição química do meteorito Almahata Sitta, aquele que caiu no Sudão em 2008 e que eu mostrei um fragmento aqui mesmo no blog em 2009. Isso sugere que tanto o meteorito de Almahata, quanto o corpo que se desintegrou em Eta Corvi se formaram na mesma região em relação a sua estrela central, mas cada qual em seu sistema, claro.
A segunda faixa de poeira é mais fria e mais massiva e está localizada nos limites exteriores do sistema de Eta Corvi e parece ser o reservatório de cometas deste sistema. Essa banda de poeira lembra muito, em localização e tamanho, o nosso Cinturão de Kuiper (pronuncia-se cóiper). Foi deste Cinturão que partiram (e ainda partem) os cometas, tragados pela força gravitacional dos gigantes gasosos do nosso Sistema Solar e que eventualmente se chocaram com os planetas ou mesmo mergulharam em direção ao Sol. Com tantas similaridades com o cenário primordial do nosso Sistema Solar, Eta Corvi é um sistema que merece muito mais estudos por si só, conclui Carey Liss.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

QI: De um número exato para variável - Comportamento

O coeficiente de inteligência, o QI, é variável, pelo menos ao longo da adolescência, segundo um estudo da University College London divulgado semana passada (19). A pesquisa foi realizada com 33 voluntários adolescentes e, ao longo de quatro anos, mostrou que seus resultados em testes de QI variou em até 20 pontos, o que contradiz a ideia de que o índice seria algo fixo para toda a vida. O estudo também analisou imagens de ressonância magnética e concluiu que a flutuação do QI está relacionada com alterações na estrutura do cérebro.
O aumento no resultado do teste de QI verbal - que mede linguagem, aritimética, conhecimento geral e memória – está relacionado com o crescimento da massa cinzenta no córtex motor esquerdo, ligado a motricidade da fala. Já o aumento no resultado do teste de QI não-verbal – que se pede para identificar peças faltantes em quebra-cabeças – está relacionado ao crescimento da densidade de massa cinzenta em uma região anterior ao cerebelo, ligada ao movimento.
Os pesquisadores ainda não sabem o que causa a flutuação do QI na adolescência. “Ela pode ser ativada por efeitos ambientais como educação e aprendizado ou pode estar relacionada com diferenças no desenvolvimento do adolescente. Ou pode ser as duas coisas. É a clássica questão de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha”, disse Sue Ramsden, autora do estudo publicado no periódico científico Nature.
Sue afirma no entanto, que está quase certa que a mudança do QI seja mais afetada por fatores ambientais. “Nós sabemos que o cérebro do adulto muda com o aprendizado”, disse. A pesquisa testou apenas adolescentes, porém estudos anteriores mostraram que treinamento intenso pode alterar estruturas do cérebro.
O estudo mediu o QI de 33 voluntários entre 12 e 16 anos e 2004 e depois comparou com os resultados medidos em 2008, quando eles tinham entre 15 e 20 anos. A pesquisa encontrou flutuação ente – 20 e +23 pontos, diferença suficiente para fazer uma pessoa que estava na média ir para acima da média ou abaixo da média. Cerca de 21% dos participantes mudaram de categoria.
“O aumento e a diminuição no score foi notada tanto em pessoas com alta e baixa habilidade. Não é o caso de jovens com baixo desempenho irem melhor e jovens de alto desempenho ir mal. Alguns de alto desempenho foram ainda melhores 3 alguns de baixo desempenho foram ainda pior”, disse Sue.
A pesquisadora acredita que o estudo tem grande valia sobre como a habilidade é avaliada nas escolas. “isto quer dizer que se um adolescente tem baixa habilidade verbal, isto não quer dizer que ele possa melhorar. Da mesma forma que um adolescente com alta habilidade também pode piorar caso não a pratique”, disse a pesquisadora.
Eu poderia classificar esse assunto como algo ligado à ciência, ou saúde, ou pautar de outra forma. Mas, considerando que o universo abrangido pelo estudo é insignificante, possivelmente restrito a uma região que pode estar influenciada por vários fatores, acredito que isso é apenas algo curioso. Alguém que se intitula pesquisador, e consegue financiamento para se manter nessa observação.
Estudos podem ser sérios ou apenas pretexto para iniciar algo que possa de fato ser conclusivo, que não pode jamais ser chamado de estudo, e sim apenas pré-verificação, que seria o termo mais adequado, para posteriormente ser ampliado de tal forma que possa agregar valores e universo amplo, e ai sim, tabular e medir alterações.
De qualquer forma, é curioso, apenas isso...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Saúde pede socorro - Sociedade/Política

Somos um país sindicalizado. Ou entramos na fase das greves. Houve a greve dos correios, dos bancários, outras greves isoladas à alguns estados, greves gerais na Grécia (devido ao imbróglio da economia), greve dos estudantes do Chile, e mais outras que virão por aí. Agora temos uma que não é novidade.
Em protesto contra os baixos salários e por melhores condições de trabalho, os médicos deixaram de atender nesta terça-feira serviços marcados no Sistema Único de Saúde (SUS) em 21 Estados – Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe. A paralisação deve durar 24 horas. Os médicos garantiram a manutenção do atendimento de urgência e emergência aos pacientes.
No Piauí, a suspensão irá valer três dias. Em Santa Catarina e São Paulo, algumas unidades de saúde pararam o atendimento por algumas horas. No Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, no Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins e em Roraima, estão previstas apenas manifestações e atos públicos.
O movimento nacional é liderado pela Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dos 195 mil médicos que trabalham no SUS, a estimativa é que 100 mil deixaram de atender. Os médicos reivindicam mais financiamento para a saúde pública, reajuste salarial e melhores condições de trabalho, como aumento no número de leitos nos hospitais.
Para o vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, os salários defasados têm desestimulado os profissionais a ingressar na rede pública. As entidades médicas calculam que o salário médio pago a um médico do SUS é de R$ 1,9 mil por 20 horas de trabalho semanais. A categoria estipula um piso de R$ 9,6 mil.
Os médicos defendem também, pelo menos, dobrar o montante de dinheiro destinado pelos governos federal, estaduais e municipais ao sistema público de saúde. As entidades são contrárias ao projeto de regulamentação da Emenda 29, aprovado pela Câmara dos Deputados, que define percentuais mínimos de repasse à saúde pela União, pelos estados e municípios.
O projeto obriga, por exemplo, a União a repassar à saúde pública valor equivalente ao previsto no Orçamento do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano. No entanto, os médicos defendem o texto original de regulamentação, que destinava 10% das receitas correntes brutas da União para as ações de saúde, um acréscimo de aproximadamente R$ 31 bilhões ao orçamento anual da pasta. “O projeto da Câmara não acrescenta nenhum centavo para a saúde”, disse Tibiriçá à Agência Brasil. O projeto tramita agora no Senado. A categoria queixa-se ainda da falta de leitos nos hospitais. De acordo com a organização do movimento, 20 Estados têm número de unidades de terapia intensiva (UTIs) inferior à média nacional, que é de 1,3 leito por 10 mil habitantes.
Nos Estados onde houve paralisação, foram suspensos os exames, as consultas, as cirurgias e outros procedimentos agendados com antecedência. “Estamos fazendo (o movimento) com toda a responsabilidade. É um compromisso com a saúde do povo brasileiro”, disse o presidente da Fenam, Cid Carvalhaes.
Mas, informação nunca é demais, existem desencontros. Muitos profissionais de saúde, são sérios, competentes e comprometidos com sua profissão, onde valorizam a vida. Os valores atribuídos, são de prefeituras menores, que dispõe de menos recursos, mas para profissionais que terão jornada de 12 à 20 horas semanais. Para médicos vinculados ao PSF, já observei salários de até R$ 12 mil para jornada de 40 horas.
Ocorre que muitos tem outras atividades e não podem ficar comprometidos à um único local. Então, desenvolver a informação correta nunca é demais. Posso também citar que existe um movimento para aumento de incidência de taxas e novos tributos para atender à saúde. Não seria melhor averiguar os desvios (escandalosos) de recursos? Está na hora de parar e fazer um balanço geral, e mais que isso, julgar, e condenar quem se aproveita de estar num cargo público, e se beneficiar direta ou indiretamente de conchavos, ou ainda se omitir, e deixar a coisa solta, e fazer como um presidente de um País que sempre é o país do futuro, e falar: "Eu não sei de nada..."
Me desculpem, até entendo que profissionais da saúde devem mais é serem bem remunerados, pois eles lidam com o que é mais preciso, que é a vida, mas virarem massa de manobra para poder justificar novo imposto que será desviado é assinar em baixo toda a bandalheira que se segue nesse nosso adorável e amado Brasil. Para pensar, e quem sabe, agir!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Talassemia: Você sabe o que é? - Saúde

Aprender nunca é demais. Talassemia, trata-se de uma doença que retem ferro demais no corpo. Antigamente, até meados da década de 1990, os médicos davam como sobrevida ao pais (sim, é uma doença de característica hereditária) de no máximo 10 anos. Chamada comumente de anemia do Mediterrâneo. O nome vem do grego talassa (mar) e aima (sangue), sendo a Itália a maior incidência.
Os portadores são dependentes de transfusões constantes, necessitando de uma a duas vezes ao mês, carregavam colada ao corpo, uma bombinha para infusão do Desferal, à época único quelante ou medicamento para retirar o excesso de ferro acumulado no organismo, depositados perincipalmente no coração e fígado.
A Talassemia não é contagiosa, apenas uma falha genética, que gera uma mal formação da hemoglobina. Ela provoca fraqueza, alterações ósseas, perturbações em vários órgãos, podem levar ao óbito.
Pais e mães portadores de talassemia minor ou talassemia intermédia podem gerar filhos talassêmicos, com uma probabilidade de 25%.
Para a cura, pode-se optar por transplante de medula, que pode curar a talassemia. O método tem sido muito utilizado na Itália.
O corpo, precisa de equilíbrio, muitas vezes fala-se de anemia alguém que tem deficiência de ferro, mas, como aprender é sempre muito bem vindo, o excesso pode provocar efeito semelhante. O fato é um problema de desordem genética, mas considerando isso, pode-se afirmar que o excesso, abusos, pode gerar desordens, então melhor ter uma alimentação regular e moderada...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Império da Beleza na justiça - Sociedade/Economia

Essa notícia não é nova, mas agora são novas batalhas. Afinal, o que está em jogo é uma fortuna...
Liliane Bettencourt, herdeira da gigante dos cosméticos L'Oréal e dona da terceira maior fortuna da França, sofre de uma "demência mista" e mal de Alzheimer, segundo boletim médico, e por isso será colocada sob tutela. Os advogados da bilionária apelaram da decisão, mas o recurso não deve ser aceito.
Esta decisão tira o poder de Liliane Bettencourt de administrar a empresa L'Oréal. O juiz decidiu nesta segunda-feira confiar todos os poderes de tutela a seus familiares. O neto mais velho de Bettencourt terá a guarda da avó, enquanto os bens e patrimônio ficarão sob a tutela da filha Françoise Bettencourt-Meyers e de seus dois netos, afirmaram os advogados dos familiares depois da audiência diante do juiz de tutelas de Coubevoie.
Liliane e sua filha Françoise estão no centro de uma disputa pública pelo controle da terceira maior fortuna familiar da França. Françoise alega que a mãe está incapacitada para cuidar da fortuna estimada em 16 bilhões de euros e que pessoas próximas a ela estariam se aproveitando de sua condição. Os três tutores designados asseguraram que a tutela não terá consequências sobre a direção e "o equilíbrio acionário" da L'Oréal. Eles insistiram no "apego profundo de toda a família" com a gigante de cosméticos. "Neste momento, nós não faremos mais comentários", declarou à AFP um porta-voz do grupo L'Oréal.
Antes da audiência, um boletim médico de Liliane Bettencourt foi revelado pelo site do jornal Le Monde. Segundo o documento, Bettencourt sofre de "uma demência mista" e de "Alzheimer em estágio moderado para severo" com um "processo degenerativo cerebral lento".
Pessoas próximas à bilionária afirmaram que o boletim assinado por médicos, que acompanharam um juiz em junho à residência de Liliane Bettencourt, foi contestado pela defesa da herdeira. A anulação do documento foi pedida, e a justiça deve examinar o pedido até o dia 10 de novembro.
Em uma entrevista para o semanário Le Journal du Dimanche (JDD), Liliane Bettencourt ameaçou partir "para o exterior" caso o juiz decidir coloca-lá sob a tutela de sua filha Françoise. "Se acontecer isso, eu parto para o exterior. Se minha filha tomar conta de mim, eu vou sufocar", declarou a herdeira.
Questionado sobre a eventual partida da terceira fortuna da França, o ministro do Interior Claude Guéant disse não ter "nenhum conselho a dar à senhora, mas o que está em questão é o cárater francês de um enorme grupo". O patrimônio de Bettencourt é minuciosamente analisado pelo poder político, que está preocupado com uma possível aquisição estrangeira da L'Oreal pela gigante suíça Nestlé, que já possui 30% do capital, sendo o segundo maior acionista.
Durante o verão de 2010, Bettencourt esteve no centro de um caso político-fiscal, que nasceu com um conflito familiar entre a mãe e sua única filha. Essa disputa teve origem após Françoise Bettencourt-Meyers acusar o escritor e fotógrafo François-Marie Banier de se aproveitar da fraqueza da mãe para tirar aproximadamente um bilhão de euros em doações entre 1990 e 2000. O caso repercutiu na política e provocou à saída do ministro do Trabalho, Eric Woerth, sob suspeita de conflito de interesses e de financiamento ilegal.
No início de setembro, um livro escrito por dois jornalistas do jornal Le Monde reabriu o caso: um magistrado acusa o poder de pressionar testemunhas que teriam visto o presidente Nicolas Sarkozy receber dinheiro do caixa da família Bettencourt para financiar sua campanha na eleição presidencial de 2007.  Acusações que a presidência nega.
Apesar de ser algo picante, pois envolve amante da herdeira, que recebeu presentes de valores vultuosos, vemos uma disputa onde está sendo discutido valores materiais. Não se questiona o cuidado com a mulher que está com uma doença degenerativa, que afeta todos à sua volta. Os valores, são apenas materiais, não morais, não se discute o bem estar, mas sim a dilapidação patrimonial. É a família se deteriorando rapidamente...

domingo, 23 de outubro de 2011

Detetive moderno: Iphone 4S - Sociedade/Tecnologia

A tecnologia está a favor da humanidade, mas nem todo mundo gosta. Os Detetives particulares devem estar preocupados, pois o ferramental disponível, cada vez mais mostra-se desnecessário, para descobrir algumas coisas, como simples puladas de cerca, ou desvio no caminho do trabalho ou mercado para comprinhas...
No dia do “flagra”, a esposa disse ao marido que ia ao cabelereiro, mas na verdade foi até o bairro Upper East Side, em Nova York. O marido, já desconfiando das constantes idas ao coiffeur – muitas vezes, a mulher voltava com o cabelo intocado -, confirmou as suspeitas usando o app. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. É provável que um processo de divórcio ocorra, mas não se sabe ainda se a mulher processará a Apple (ou o marido traído) por invasão de privacidade.
Os aplicativos, cada vez mais poderosos, permitem, desde que associados ao equipamento correto, monitorar os usuários, isso já está sendo amplamente discutido, verificando e avaliando seus hábitos. Isso já ocorre na internet, nos navegadores, e páginas dos sites, que rastreiam cookies, permitindo várias ações de vendas e publicidade.
O que fica pendente é até que ponto vamos avançar na tecnologia, e em que momento vamos interromper o Big Brother que estamos presenciando? Hoje podemos acompanhar famosos e outros nem tanto, por redes sociais, câmeras escondidas, papparazzos e outros meios invasivos, que estão às mãos de qualquer pessoa, desde que tenha paciência de enfrentar as filas e comprar um equipamento de ponta. Em pensar que num determinado momento de minha vida pensei em ser Detetive, e hoje estaria procurando emprego em outra coisa...

sábado, 22 de outubro de 2011

Líbia: Em festa? - Sociedade

Localizaram Muammar Kadhafi ou Gadhafi, nunca sei qual é a grafia correta, mas agora não importa mais, encontraram ele e mais que isso, ele foi morto. Ele não morreu em combate, ele foi, ao que tudo indica, assassinado. Muitos teriam motivos para vingar, com o sangue, conforme alguns alegam, matando aquele que tanto fez sofrer...
Ele não foi uma pessoa unanime, sempre controversa e histriônico, foi um personagem que em determinado momento foi amplamente procurado e várias tentativas de mata-lo por países que o consideravam financiador de atentados. Posteriormente, foi o queridinho bizarro, com suas aplicações de botox, e roupas de gosto duvidoso, sempre montando sua tenda branca por onde visitava para receber autoridades.
Até bem pouco tempo, foi "amigo" das nações ocidentais, que sempre pagaram para ter acesso ao ouro negro, petróleo de grande qualidade, que estão em terras Líbias. Conseguiu unir, mesmo que a força as várias tribos.
Mas ocorreu a primavera árabe. A população exigiu, manipulada por alguns ou não, reformas, melhorias nas condições, e mais que isso, acesso a alimentos, com redução de preços desses. Não aceitou que o seu povo, que ele se considerava amado por todos, se revoltasse. Tentou esmagar os movimentos, mas esses tomaram força.
O restante, foi amplamente divulgado, vários jornalistas estiveram na Líbia, alguns sendo premiados por grandes matérias, e mostraram ao ocidente o que ocorria. A França, grande interlocutor, agiu de forma rápida, dando apoio aos insurgentes. A Itália, combalida pelas dívidas e escândalos de Silvio Berlusconi, se omitiu e apenas teve seu abastecimento garantido.
A história se repete, assim como o Iraque, a Líbia deve garantir polpudos agrados àqueles que de certa forma ajudaram na mudança ou queda de regime. Não sei o que mudará. O Iraque está atolado em dívidas, e cada vez mais fragmentado. Não será esse o destino da Líbia??? De comum, comemoraram a morte de um homem, festejaram e tiraram fotos, estampando todos os jornais, como um troféu. Isso não é o estopim, mas as pessoas têm o direito de tirar a vida de outra??? A ONU vai questionar???

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Comércio de Lixo - Sociedade/Saúde

Antigamente nem se falava, mas o lixo hoje em dia é muito valioso. Existem vários locais e empresas especializadas em reciclagem. Muitas pessoas ganham a vida, recolhendo e separando material que jogamos fora. Não digo o lixo orgânico, pois esse tem valor apenas como nutriente.
Muitos locais possuem recipientes apropriados para a separação, estando adequados para receber vidro, metais, plástico, papel... Existem outros materiais que são alocados em locais específicos, como pilhas e baterias.
O que acontece é que cada vez mais a sociedade produz lixo, seja o descarte de embalagens, ou simplesmente por substituição de produtos. O mercado de componentes de informática cada vez mais se faz presente. Lembro que até houve um seriado "Salvage", onde o proprietário construiu um foguete com materiais descartados, e fazia operações espaciais. Lógico que não foi muito adiante, mas demonstrou a força das sucatas, ou que antigamente chamávamos de ferro-velho. Houve uma novela que era "Rainha da Sucata".
Bem, acontece que existem materiais de descarte que devem ser destruídos, por conterem agentes biológicos, como os produzidos em hospital (material infectante). Só que para alguns isso é um meio de negócio e pode render um bom dinheiro quando efetuado de forma desonesta e tendenciosa.
Uma loja no interior de Pernambuco, na cidade de Santa Cruz Capibaribe, a 205 km de Recife (PE), foi interditada pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) por vender lençóis utilizados em hospitais americanos. A venda no Brasil de resíduos hospitalares dos Estados Unidos foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Os lençóis, alguns com manchas, eram vendidos por quilo. Um deles trazia a inscrição Baltimore Washington Medical Center University of Mariland Medical System. Procurado, o centro disse que paga empresas para processar seu lixo e espera que elas sigam a legislação do setor. Na semana retrasada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Receita Federal apreenderam, em dois contêineres, 46 toneladas de lixo hospitalar trazidos por uma importadora de tecidos dos EUA. A apreensão ocorreu no Porto de Suape, litoral sul de Pernambuco. Para amanhã, a Anvisa e a Receita esperam a chegada de mais 14 contêineres, no mesmo porto. A expectativa é que haja, novamente, lixo hospitalar dos EUA.
A fiscalização dos contêineres que entram no Brasil é feita por amostragem pela Receita. Para não inviabilizar o comércio exterior, o órgão olha apenas uma parte dos produtos que chegam, seguindo critérios como o tipo e origem, entre outros. Segundo o inspetor-chefe da Receita Federal em Suape, Carlos Eduardo Oliveira, a encomenda foi enviada em nome da Indústria Têxtil Na Intimidade. Se condenada, a pessoa responsável pode pegar de um a quatro anos de reclusão e ter de pagar multa de até 2 milhões.
Lixo rende dinheiro, mas pode render cadeia, multa, e vidas...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Google extingue Buzz, Jaiuku e Likes - Tecnologia

Já comentei antes, e agora, mais que nunca, começa a fazer efeito. As mudanças nos aplicativos, com extinção de alguns serviços se torna cada vez mais clara para o Google. Nos últimos meses, companhia vem anunciando o fim de serviços que não são rentáveis; atenção está voltada para o Google+, alega.
A Google anunciou em 14/10, o fim do Buzz, uma espécie de rede social lançada pela empresa no começo do ano passado. O serviço será descontinuado em algumas semanas, de modo que os usuários não poderão compartilhar mais informações, apenas visualizar o que já publicaram a partir do Profiles.
Segundo a gigante, sua atenção está voltada agora para o Google+ e, portanto, não há mais sentido na existência do Buzz. O Jaiuku, um portal de microblogging adquirido em 2007, também deixará de existir, mas só em janeiro de 2012. A companhia informa que procura maneiras de facilitar a vida de internautas que queiram exportar os dados armazenados no serviço.
O iGoogle, por sua vez – que permite a personalização da página de busca - continuará na ativa, mas seus recursos sociais serão retirados. Novamente, a alegação é de que a prioridade é o Google+ e as ferramentas de compartilhamento estarão, praticamente, restritas a ele.
Como já anunciado, o Labs será encerrado nesta sexta-feira, enquanto que o Boutique, loja virtual de produtos relacionados à moda, e o Likes, útil na comparação de preços, serão agregados ao Google Product Search.
“Mudar o mundo requer foco no futuro e honestidade quanto ao passado. Nós aprendemos muito com portais como o Buzz, e estamos levando o que descobrimos ao trabalho diário para aprimorar serviços como o Google+”, afirmou Bradley Horowitz, vice-presidente de produtos, via blog oficial.
Acabo ficando receoso que ferramentas importantes, como já foi aventado, o Blogger, que sou fã e usuário, onde consigo expor meu pensamento e raciocínio, pode eventualmente ser encerrado. Viraremos órfãos de aplicações, que infelizmente, frustaram as projeções econômicas. Espero ser avisado a tempo, se isso ocorrer, e que me possibilitem alternativas para partilhar informações...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Notoriedade x Abuso - Entretenimento/Sociedade/Cultura

Algumas pessoas reclamam, outras agradecem... Como entender uma revista policial, e tendo exposição e acesso à meios de divulgação se considerar discriminado? 
A atriz e cantora Thalma de Freitas, de 37 anos, quer processar dois cabos do 23º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Rio. Ela afirma que foi encaminhada, sem necessidade, para a Delegacia do Leblon (14ªDP), na zona sul da cidade, na noite do dia 14, onde teria ficado durante quatro horas.
Thalma deixava a casa de uma amiga quando foi abordada pelos PMs na Avenida Niemeyer, próximo de um dos acessos ao Morro Chácara do Céu, na comunidade do Vidigal. A atriz afirma que tirou todos os objetos da bolsa e os colocou sobre o capô da viatura. Mesmo não encontrando nada, os dois policiais teriam dito que ela era suspeita e que seria levada para a delegacia para passar por uma revista, pois não havia policiais femininas na região naquele momento.
"Fiquei muito calma, na paz da minha inocência. A delegada não me obrigou, mas fiz questão de ser revistada pela policial feminina. Colaboro para o processo contra abuso de autoridade de policiais. O que houve é comum para muita gente, hoje falo por quem não tem voz", protestou a atriz em sua página do Twitter".
A atriz também ainda disse: "É a primeira vez que passo por essa humilhação. Não há outra coisa a fazer exceto processá-los por abuso de poder. Por que a loura que estava sendo revistada antes de mim não veio para cá? Será que artistas como eu e moradores do Vidigal, negros como eu, precisam passar por isso? Será que temos que ter medo da polícia? Porque estou aqui? Sou suspeita de quê? Gostaria que eles me explicassem".
Já os policiais militares que abordaram Thalma disseram que o procedimento foi normal. "Não temos policiais militares femininas no batalhão, por isso a conduzimos à delegacia. Nós sabemos fazer abordagens e a área onde a encontramos é considerada de risco, por isso viemos até a delegacia para garantir a integridade física da atriz", disse o cabo Menezes que junto com o PM Rodrigues são acusados de conduzi-la até a delegacia.
Bem, analisando o caso, vejo que vez ou outra, excessos podem ocorrer. Fui várias vezes abordado em blitz policiais, fui revistado, e vistoriaram o veículo que eu estava. Com metralhadora em punho, verificaram tudo, documentação inclusive. Nunca me senti ofendido por isso, sempre entendendo que a atuação ostensiva da polícia atua de forma objetiva na criminalidade. Por sinal, ao término de cada revista, o policial se desculpou, e aceitei prontamente pois entendi que é parte do seu trabalho faze-lo.
Todos, a todo momento reclamamos da falta de policiamento, aumento da criminalidade, mas de outra forma, muitos reclamam sempre, de forma hipócrita e contraditória da polícia. Todos nos julgamos inocentes, a grande maioria está inserida nesse contexto, mas o policial, em patrulha, sabe o nome de cada habitante? Sabe a conduta de cada um?
Uma atriz, não precisa reclamar disso, poderia inclusive ver de forma mais amena, e entender que o que foi feito prevê sua segurança e das demais pessoas. Ninguém pode se julgar apenas por atingir a notoriedade, inatingível, e amplamente inocente. Devemos parar um pouco e discutir que queremos algo, mas que revistem apenas nosso vizinho, pois ele é suspeito, jamais nós seremos... Não é algo para se pensar e mudar a forma de reclamar???

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Anabolizante: Jovem em coma - Saúde

Sou praticante de musculação, pois é algo que me dá prazer em fazer, mas sem a preocupação de desrespeitar meus limites físicos e constituição corporal. Faço como prática saudável, inciada um tanto tardia, mas que me trazem benefícios imensos, a começar por meu humor e bem estar.
Como não sou o objeto de estudo e avaliação, apenas estou alavancando o tema, como praticante, vejo jovens no culto a músculos inflados. Alguns fazem uso de suplementos, que carinhosamente chamo de papinhas, dando os nutrientes que poderiam obter numa alimentação balanceada. Outros além disso, se utilizam de medicamentos de uso restrito ou divergente.
Um rapaz de 18 anos foi internado em estado grave num hospital de Londrina, Norte do Paraná, depois de utilizar anabolizantes sem prescrição médica. Segundo o Hospital Universitário de Londrina, João Paulo Mendes chegou ao pronto-socorro anteontem, após ter uma convulsão. Ele se queixava há alguns dias de fortes dores de cabeça, de acordo com a família.
O jovem tomou testosterona para uso animal, além de um anabolizante sintético. O hospital não soube informar há quanto tempo Mendes fazia uso dos medicamentos, nem quantas doses ele ingeriu ou aplicou. O adolescente teve trombose (interrupção do fluxo sanguíneo) em veias na cabeça e está em coma induzido, respirando por aparelhos. Seu estado de saúde é "muito grave" e ele poderá ficar com sequelas cerebrais, segundo o hospital.
A família informou aos médicos que Mendes fazia academia há alguns meses e que não houve mudanças significativas no porte físico do garoto. O jovem mora em Bela Vista do Paraíso, cidade de 15 mil habitantes a 45 km de Londrina.
Segundo a médica Neuma Kormann, que trabalha na emergência do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, o quadro de Mendes é "gravíssimo e talvez irreversível". De acordo com Kormann, os anabolizantes, compostos basicamente por hormônios, estimulam a coagulação do sangue, o que pode interromper o fluxo sanguíneo em qualquer parte do corpo e a qualquer momento.
No caso de Mendes, a trombose nas veias da cabeça pode ter causado danos ao tecido cerebral, diz. O coma induzido é uma tentativa de preservar o que restou, já que o organismo funciona em um ritmo menos acelerado nessa condição. A médica diz que esse tipo de medicamento jamais é receitado por médicos, devido a seus riscos e efeitos colaterais -que incluem, além do risco de trombose, aumento da pressão arterial, alterações hormonais (que podem provocar impotência sexual, desenvolvimento de mamas, calvície), irritabilidade, dificuldade para urinar e fadiga. Para ela, o uso de anabolizantes é "um problema de saúde pública seríssimo. "Existem muitos falsificadores, atravessadores que fazem um comércio ilegal desse tipo de droga", afirma.
Agora volto ao ponto que sempre me incomoda: Onde estão os PAIS desse rapaz e de muitos outros que utilizam esse tipo de prática? Estão agora lamentando pela omissão? Vejam, que alguém que começa a utilizar esse tipo de medicamento, ganha absurdamente de forma rápida, musculatura. A falta de acompanhamento, de tomar um café juntos, conversar sobre o dia, faz com que eles, os pais, lamentem pela saúde dos filhos.
Comumente jogam nas costas apenas dos amigos ou colegas, que induzem a eles, os jovens, ao uso de substâncias desnecessárias, esquecendo de sua responsabilidade. Isso considero como omissão familiar. E depois, irão ficar lamentando o noticiário, cada vez mais povoado de fatos semelhantes...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vai de Táxi? Maratonista vai de ônibus - Esportes

Algumas provas olímpicas são carregadas de pompa e significado. A Maratona é uma delas, normalmente fechando um evento quadrienal, premiando o esforço, a dedicação e a perseverança dos atletas. Coincide o término da prova com a festa de encerramento do encontro olímpico. Algumas dessas corridas são tradicionais, afinal, a maratona de Nova Iorque que o diga, pois chega a reunir mais de 30 mil corredores de várias partes do mundo.
Um corredor britânico teve cassada uma medalha recebida numa maratona realizada no fim de semana após admitir ter tomado um ônibus no meio do caminho. Rob Sloan, de 31 anos, havia sido o terceiro a cruzar a linha de chegada da maratona de Kielder, no norte da Inglaterra, no domingo, com um tempo de 2 horas e 51 minutos.
Porém ele levantou suspeitas dos corredores que chegaram depois dele, que disseram não tê-lo visto passar por eles. Logo após a corrida, ele afirmou à BBC que estava indignado com as suspeitas de que ele teria trapaceado. Na ocasião, ele disse que as acusações contra ele eram 'risíveis', mas depois admitiu ter tomado um ônibus na altura do quilômetro 32 (de um total de 42) antes de retornar ao trajeto da corrida no trecho final.
O ônibus que ele tomou havia sido disponibilizado pela direção da maratona para transportar os espectadores ao longo do trajeto para a área da chegada. Segundo os organizadores, ele admitiu ter tomado o ônibus por estar 'cansado' e pediu desculpas pelo erro.
"Rob Sloan aparentemente tomou a decisão de se retirar da corrida aproximadamente na milha 20 (cerca de 32 quilômetros) por conta de fadiga", afirma um comunicado divulgado pelos organizadores da prova. "'Após voltar à área do parque Leaplish, ele decidiu correr a última seção do trajeto e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar", complementa o comunicado.
Testemunhas disseram tê-lo visto escondido atrás de algumas árvores antes de retomar o trajeto após a passagem do primeiro e do segundo colocados na maratona. Outro ponto que levantou dúvidas entre os organizadores foi o fato de Sloan ter sido o único dos corredores a ter completado a segunda metade da prova com um tempo mais baixo que o da primeira metade.
No dia anterior ao da maratona, Sloan havia vencido - de maneira aparentemente lícita - outra corrida, de 10 quilômetros, realizada também em Kielder. O atleta corre agora o risco de ser expulso por seu clube e também de ser banido de futuras maratonas.
Bem, exposto o caso, onde os preceitos que a competição é importante, mas o melhor é participar, não importando em qual a posição, mas premiando o esforço e a determinação. Isso joga no lixo o espírito olímpico, tão cultuado e tão amplamente divulgado. Atitudes assim apenas demonstram que a prática esportiva é um negócio, afinal, que o diga organizadores da Copa do Mundo e seus interesses que tentam inclusive definir leis locais para a realização do evento que é privado, mas com amplo financiamento público...


domingo, 16 de outubro de 2011

Telhado Branco??? - Tecnologia/Ciência

Está correndo em discussão na cidade de São Paulo, um projeto de Lei que deve obrigar que todos os imóveis tenham seus telhados pintados de branco. Chama-se Lei do Telhado Branco. Esse tipo de conduta e postura, tem a ver com os estudos de um físico iraniano Hashem Akbari, que é professor da Concordia University em Montreal - Canadá, onde estuda os telhados brancos.
Segundo Akbari, a ação é aplicável, onde ele projeta que todos os telhados devem ter sua manutenção efetuada com a reforma total a cada 10 ou 20 anos, dependendo da conservação realizada. Por sua avaliação, a cada 10 metros quadrados de telhado comum, substituído por um branco, equivale à retirada de 1 tonelada de CO2 da atmosfera por ano, correspondendo às emissões anuais de um carro.
Do outro lado, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS, pondera cautela. Tornar obrigatório para novas construções e para as já existentes, deve ser efetuado dentro de análises técnicas, para redução das chamadas ilhas de calor. Segundo especialistas, soluções precipitadas podem acarretar graves prejuízos ambientais e econômicos, para a cidade e a população.
Quem está engajado com essa obrigatoriedade é a GBC Brasil - Green Building Council Brasil. O site da campanha One Degree Less (www.onegreeless.org), curiosamente, recebe o patrocínio e apoio de duas empresas, que dão o suporte tecnológico para a produção do revestimento chamado Ecco Telhado Branco.
Alegam que fazem lobby, mas do bem, pois alegam que fazem lobby para soluções que tornem construções mais sustentáveis...
Para o Professor Ricardo Felício, professor de Climatologia do Departamento de Geografia da USP - Universidade de São Paulo, a população perde em vários aspectos, pois segundo ele "Na escla local, não haverá nada do conforto interno das habitações e vai gerar um gasto desnecessário de uso da água, recursos financeiros para pintura, recursos humanos para atividades de manutenção e aplicação, portanto só haverá ônus para a sociedade e nenhum ganho ambiental de fato." Por sua observação o único ganho será das empresas e ONGs engajadas na proposta e o poder público que pode angariar fundos com a aplicação de multas.
Entra em questão os reais interesses de ONG's que deveriam estar presentes defendendo alguma causa. Existem soluções de telhados verdes. Ilhas de calor existem sim, pois estão em locais com baixa densidade de arborização, então seria melhor, inclusive com o sequestro de carbono, pensar em plantar árvores e outras soluções ecológicas, ao invés de pensar apenas em soluções que aparentemente estão carregadas de interesses econômicos...

sábado, 15 de outubro de 2011

Corrida dos quase nus - Sociedade

Todo idiota tem seus 15 minutos de notoriedade, diz um ditado, que atribui à falta de informação buscar obter números que justifiquem algo, mesmo que seja sem nenhuma importância. Muitos buscam dentro do bizarro, destaque, sabe-se lá para que. Mas informação é informação, mesmo que seja apenas para ilustrar um comportamento, uma denuncia ou um protesto.
Guinness reconheceu na semana passada que os participantes de uma corrida realizada no dia 24 de setembro em Salt Lake City, no estado de Utah, Estados Unidos, bateram o recorde mundial de maior número de pessoas correndo de roupa íntima. De acordo com a organização, 1.720 pessoas participaram da prova usando a roupa de baixo. Os participantes da corrida protestavam contra as leis e política conservadoras do estado.
Vejam que a informação é completa, protestavam todos contra as leis e política conservadora do estado de Utah. Mas um protesto assim ao que vai levar?
Não sei se estou envelhecendo, mas tem coisas que tem humor, e tem bom senso outras apenas banalizam o que poderia até ser de fato um protesto. Mulheres exigindo direitos e assim jogam seus soutiens no fogo, em praça pública. Mesmo uma das prêmio Nobel que propôs uma greve de sexo para obter a paz de seu país.
Outros protestos que venham para somar, ter um objetivo definido e façam o elo de ligação, mas correr de cueca, e calcinhas mais parecidas com bermudas, ou tentar usar uma jogada de Marketing como a Victoria Secret's é falta de imaginação e contexto.
Penso nesse recorde histórico, e fico pensando nos meus tempo de boêmio de arremesso de bituca de cigarro à distância, modalidade a qual tive de abandonar, quando abdiquei das tragadas no cigarro, mas poderia ter sido uma modalidade olímpica inédita...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bodas Reais - Sociedade/Economia

Não aconteceu na Europa, em nenhum reino tradicional, nem em outras localidades, mas sim no Butão...

O quinto "rei dragão" do Butão se casou nesta quinta-feira com uma plebeia de 21 anos em uma cerimônia fiel às tradições ancestrais deste pequeno reino budista perdido no Himalaia, que se abre aos poucos à vida moderna. Sua Majestade Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, de 31 anos, coroou Jetsun Pema, filha de um piloto comercial, oficializando com o gesto a união, celebrada em uma impressionante fortaleza monástica de Punakha, a capital do reino até 1955, quando foi substituída pela cidade medieval de Timbu.
Este "dzong" do século XVII foi enfeitado com bandeiras de cores consideradas favoráveis, de acordo com as crenças budistas. Desde sua coroação, em novembro de 2008, após a abdicação de seu pai, os 700.000 súditos deste país do tamanho da Suíça, que fica entra a Índia e a China, esperavam com fervor o matrimônio do rei, que estudou em Oxford e é fã de basquete. Há três anos o rei executa um processo de democratização iniciado por seu pai, ao mesmo tempo que tenta preservar o reino dos efeitos negativos da globalização.
Sua jovem esposa é elogiada pela inteligência humildade. Analistas esperam que ela respalde o marido em ações de caridade. Os noivos chegaram ao local de forma separada, pouco depois do amanhecer, ao som de diversos instrumentos musicais e cercados por uma nuvem de incenso, escoltados por procissões de monges vestidos de vermelho e autoridades com o tradicional gho, uma espécie de bata.
A cerimônia, transmitida pelo canal oficial butanês "BBS", começou às 4h locais (19h de Brasília) com cânticos budistas nessa localidade fortificada, situada a 70 km da capital, Thimphu, e sob um intenso frio. A data do casamento foi escolhida por um lama em função do alinhamento dos planetas e dos signos astrológicos dos noivos. A união aconteceu após uma noite de lua cheia. O monarca, que desejava uma cerimônia simples, não convidou nenhum rei, nem chefe de Estado ou de Governo. No entanto, 20 embaixadores, assim como alguns poucos amigos próximos de Jigme, foram convidados. O quarto rei da "Terra do Dragão-Trono", o pai de Jigme, tinha quatro esposas.
Segundo Dashma Karma Ura, um pesquisador do centro de estudos butaneses em Tibu, "a futura rainha tem o potencial e a personalidade para estabelecer sua autoridade de mulher no trono". "Ela tem um grande conhecimento da cultura butanesa e pode servir de inspiração para muitas mulheres", disse Ura à AFP.

Apesar da abertura à vida moderna, este reino, conhecido pelo indicador econômico de "Felicidade Nacional Bruta", preferido ao Produto Interno Bruto para medir o bem-estar de seus súditos, tem orgulho de preservar as tradições.
Até os anos 60, o Butão não tinha estradas, telefone ou moeda. O reino só autorizou a televisão em 1999, mas continua selecionando os turistas com um sistema de concessão de vistos a 200 dólares por dia. O país, que até 2008 foi uma monarquia absoluta, é agora uma monarquia parlamentar onde o budismo segue influenciando a vida cotidiana.
Apesar de uma monarquia, percebe-se um esforço em melhorar não apenas o bem estar da população, medindo o índice de felicidade, mas preservar a cultura, ao mesmo tempo permitir acesso a informações e conteúdos de outras localidades. Será que conseguirá, o Rei e sua jovem Rainha, manter às características, tão bem preservadas?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Maconha Medicinal??? - Saúde/Sociedade/Legislação

Não faço apologia ao uso da maconha, pois entendo como porta de entrada para outras drogas. Sei que alguns países admitem o uso regular, desde que não caracterizado como tráfico, apenas uso pessoal, em locais restritos.
Existem propriedades químicas da planta, que até poderiam ser melhor avaliadas, como na papoula, de onde se extraí o ópio, com as derivações para a morfina, potente anestésico. Mas devem existir estudos, não a comercialização de alguns grupos que defendem as propriedades medicinais, sem considerar outras utilizações.
Eu desconhecia, mas no Estado da Califórnia, existem lojas que vendem a maconha, para fins medicinais, ou de terapia alternativa. Ocorre que elas estavam em funcionamento por uma lei estadual.
O FBI determinou o fechamento de todas as lojas, em prazo de 45 dias, visto que a legislação federal proíbe a comercialização. Conflito de esferas jurídicas.
Diz a legislação que por esfera de competência, uma lei não pode ferir ou violar outra, complementando-se. Falo aqui pelas terras tupiniquins, onde existem leis Municipais, Estaduais e Federais. Por escala de preferência, sempre, a lei Federal deve ser respeitada, vindo as demais em seqüência, complementando e as tornando mais eficazes.
Agora minha opinião pessoal: Permitir a venda de drogas, mesmo que as mais leves, é de uma irresponsabilidade tamanha. Usar o manto de que devemos permitir que os jovens tenham a liberdade de decidirem, considerando o acesso às informações e depois lamentando o que vem sistematicamente ocorrendo, está sendo comum, e corriqueiro. Devemos, como pais, educadores e pessoas responsáveis, ter o discernimento em limitar algumas coisas, para que no futuro, os jovens possam, dentro de valores, e conhecimento, decidirem o que querem, não apenas serem embalados pela hipocrisia que alguns consideram que foram cerceados da liberdade...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ladrões com valores morais - Sociedade/Comportamento

Bem, apesar de ser um tema um tanto pesado, acho apropriado para este dia que comercialmente comemora-se o Dia das Crianças, além da Padroeira do Brasil à qual sou devoto, mas não falarei sobre religiosidade. Isso no mínimo é curioso, visto que um crime foi solucionado com outro.
Dois ladrões que roubaram CDs de um celeiro em Delhi, na Califórnia, acabaram denunciando o dono à polícia após encontrar imagens de pornografia infantil, segundo relatos da mídia local. Um rapaz de 19 anos e um menor de idade invadiram a propriedade de Kraig Stockard em setembro e roubaram cerca de 50 CDs que eles acreditavam ser virgens.
Quando os jovens foram usar os CDS, descobriram que mais de 30 deles continham pornografia infantil. "Um parente convenceu os dois suspeitos a fazer a denúncia e eles entraram em contato com a polícia", disse Tom McKenzie, do Departamento de Polícia de Merced County, ao canal de TV Fox40 Sacramento. Stockard inicialmente teria negado ser o dono dos CDs, apesar de ele próprio ter denunciado o furto à sua propriedade à polícia, mas teria acabado admitindo que o material era seu.
Investigadores conseguiram um mandado de busca e apreenderam três computadores e três laptops na propriedade de Stockard. A polícia não divulgou o que foi encontrado, mas disse acreditar que ele vinha baixando fotografias e filmes de conteúdo sexual envolvendo crianças desde 2004.
Depois de ser preso por posse de pornografia infantil, Stockard pagou uma fiança de US$ 25 mil (R$ 45 mil) e foi libertado. Os dois jovens que roubaram os CDs não foram presos. "Nós, na verdade, não prendemos os suspeitos do furto. Eles eram, obviamente, o menor dos males", disse o policial McKenzie à Fox40.
Mas vamos ao que interessa. Muitos ditos especialistas irão tentar explicar o comportamento de um pedófilo. Existem níveis de pedófilos, aqueles que podem ser classificados como voyers, limitando-se a colecionar imagens extraídas e amplamente divulgadas, e aqueles que se dispõem às práticas. Não podemos deixar também de lado a responsabilidade dos pais no incentivo à sexualidade precoce das crianças.
Criticar, prender, multar, processar, é uma parte que deve ter um conjunto mais amplo e melhor discutido na sociedade, visto que por consumismo, incentivamos as crianças a terem comportamento ou procedimento de adultos.
Já li à respeito muita coisa do assunto, vejo um comportamento altamente erotizado das ditas crianças, onde, para algumas, virgindade é tabu, e dependendo da idade, algumas meninas que a mantém, são excluídas do grupo. Os meios de saúde sempre estão alertando à quantidade de gravidez, e as DST's que estão ampliando nas faixas de idade entre 13 à 19 anos.
Devemos ser um pouco menos hipócritas e olhar um pouco para o que incentivamos, e permitimos, por omissão ou modismo. Ao invés de explicar a doença de Stockard, que consigamos mudar nossa forma de agir e precaver o previsível...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nem toda demissão é ruim - Economia

Para muitos, ser demitido é algo péssimo, mancha a carreira, estraga planos futuros, joga profissionais no limbo, de onde dificilmente conseguirão uma recolocação profissional à altura do cargo anterior, ficam jogados a posições inferiores, ou se retirando definitivamente do mercado e partindo para carreiras solo, virando empreendedores e sumindo da mídia e holofotes...
Mas, para poucos, ser demitido, além de poupar de aborrecimentos e transtornos, trazem consigo, poupudas e voluptuosas, até indecentes indenizações. Isso é comumente visto aqui abaixo da linha do equador, para técnicos de futebol, que acabam sendo demitidos, interrompendo seu contrato de prazo definido, onde está estipulada multa graúda para casos de demissões.
No mercado corporativo também ocorre, e normalmente para cargos de topo da pirâmide empresarial. Presidentes e hoje, politicamente chamados de CEO ou Charmain ou outra designação pomposa os coloque acima da cabeça dos trabalhadores ditos normais, têm em seus contratos com os controladores, indenizações grandiosas.
O ex-CEO da Hewlett-Packard (HP), Leo Apotheker, vai receber 7,2 milhões de dólares por ter sido demitido do cargo semana passada. Além disso, Apotheker ainda deve ganhar um bônus de desempenho de 2,4 milhões e benefícios adicionais, de acordo com documentos oficiais da Comissão de Seguros e Trocas na última quinta-feira (29/9). Ele foi demitido do cargo mais alto da HP depois de passar 11 meses de serviço. A ex-CEO do eBay, Meg Whitman, assumiu a função e deve receber um salário base de apenas um dólar por ano, segundo documentos regulatórios.
Apotheker tomou diversas decisões que estimularam críticas, incluindo a separação da divisão de computadores da HP, que foi anunciada antes de empresa ter encontrado compradores. A HP não atingiu as metas financeiras nos últimos nove meses e as ações da empresa cairam pela metade durante a gestão de Apotheker. Além da indenização e do bônus por desempenho, o ex-CEO  foi premiado com ações da empresa no valor de 3,5 milhões de dólares, de acordo com os documentos oficiais. Apotheker também pode receber fundos para se mudar de volta para a França ou Bélgica, e pode ganhar até 300.000 dólares por qualquer perda que ele enfrente ao vender sua casa na Califórnia.
Quando o ex-CEO assumiu o cargo, o contrato com a empresa previa um salário base de 1,2 milhão de dólares e um bônus anual variável entre 200 e 500 por cento. Ele recebeu milhares de ações durante sua gestão. Apotheker também ganhou 4 milhões de dólares como bônus de posse e 4,6 milhões de dólares para a relocação de despesas e outros pagamentos.
A HP também revelou um pacote de compensação para Whitman na última quinta-feira. Como alguns outros CEOs de destaque, ela receberá um salário base anual de um dólar. Ela também terá a opção de comprar mais de 1,9 milhão de ações da empresa, mas muitas delas só poderão ser aproveitadas pela atual CEO da HP se valorizarem consideravelmente. O bônus de Whitman para 2012 vai variar entre 2,4 milhões e 6 milhões de dólares.
Na época em que Apotheker assumiu, a HP tinha acabado de concordar em pagar mais de 12 milhões de dólares ao ex-CEO da empresa Mark Hurd. Ele foi forçado a deixar o cargo em seguida após acusações de assédio sexual de uma ex-consultora de marketing da empresa. Seu pagamento foi de cerca de metade do salário pago a Carly Fiorina, outra ex-CEO da HP, que ganhava mais de 21 milhões de dólares quando foi forçada a sair da HP em 2005.
Não fiz as contas, mas acho que uma aposentadoria dessas, muitos devem torcer para que fiquem insatisfeitos com seu desempenho, buscando saídas assim. Brincadeiras à parte, a remuneração de alto escalão nas empresas, além do bondoso pacote de benefícios, que incluem participações e ações, ficam alheias para os vários investidores minoritários, que não conseguem opinar, nem constituir um bloco para não ficarem atônitos quando os números escandalosos são divulgados. Mas isso ocorre em todos os locais, quando vários interesses estão envolvidos, mas esses ficam constituídos nos contratos de gaveta...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Direito de Greve: De quem?- Sociedade/Economia/Política

Vejo pipocando por ai, mundo a fora, não apenas no Brasil, movimentos grevistas.Vários setores e categorias profissionais, tentando através da paralisação das atividades, pressionar o empregador, buscando benefícios e melhores condições de trabalho. Os movimentos cada vez mais organizados, e que são arregimentados por redes sociais, acontecem.
Temos greve dos Estudantes no Chile, querendo mais recursos para a Educação. Professores de alguns estados brasileiros, Bancários, Correios e algumas outras categorias, a nível local ou nacional. Na Grécia, greve generalizada, pelos pacotes de austeridade, e por ai vai, vão se espalhando como um contágio, paralisando atividades algumas delas essenciais, gerando transtornos e prejuízos, muitas delas consideradas ilegais e abusivas, mas quem perde com isso é o cidadão comum.
Sim, eu, você que me lê, que pagamos impostos, que precisamos de serviços que acabam sendo monopólio de atividade, protegidos pela legislação protecionista e corporativista. Se eu citar aqui no Brasil o caso dos Correios, onde não existe concorrência, mas sim a proteção da lei para evitar que haja partilha dos serviços, quem precisa de algo, não pode ter, tem que se deslocar ou descobrir como manter sua atividade, aliado aos bancários, categoria que sempre tem como bandeira a alta remuneração dos Banqueiros, com lucros cade vez maiores.
Vou ainda para a Grécia, onde, por deslizes e falta de bom senso, a economia está em frangalhos, precisando urgentemente de empréstimos para poder honrar os pagamentos, se ve diante de grevistas, que paralisam e afugentam o turismo, uma atividade rentável e constante.Em breve a Itália, apesar de não ter uma economia tão dependente da presença do Estado, se ver com transtornos. A Espanha idem...
Bem, não ficarei aqui pelos comentários mundo a fora, descrevendo os cenários tão amplamente noticiados.O que pretendo é tentar desenvolver um raciocínio. As greves, muitas delas, ou são corporativistas, ou são fruto de um acerto de gaveta.Sim, acerto de gaveta. Lembro que quando trabalhei numa indústria, onde representei-a numa reunião patronal, presenciei um Sindicalista combinando o tempo de uma paralisação, para que o segmento pudesse renovar seus estoques. Não vou entrar em detalhes, pois como sou apenas uma testemunha presencial, e isso fazem alguns anos, apenas vale o relato.
Muitas greves são negociadas por uma certa pressão, no caso dos Bancos, por estarem cada vez mais aumentando seus lucros, e isso socialmente fica cada vez mais evidente, e começamos a questionar, então quando os lucros (pequena parte) são distribuídos, todo mundo fica feliz, e cala-se eventuais setores discordantes. Para as economias Europeias, o corporativismo está claro, pois faz-se necessário (para honrar os títulos das dívidas públicas) que os Governos cortem benefícios, e investimentos. Então, um grupo movimenta a massa, afirmando que muitos terão seus empregos perdidos, ou irão passar fome. Nisso existe um grande exagero, mas nada é feito para tentar mudar a linha de pensamento.
Interesses, apenas isso, movimentando hoje em dia as Greves, sejam gerais, sejam localizadas. Eu, no meu ponto de vista profissional, entendo que se onde trabalho as condições não são satisfatórias, então penso em mudar, e buscar novos horizontes. Por que os grevistas, não pedem demissão coletiva? Seria uma saída mais honrada para aqueles que se julgam prejudicados pelo Patrão, e assim, poderiam ir para outro local, trabalhar, e não interromper o funcionamento da sociedade.
O mundo está em crise, por causa do sistema financeiro, então que se combata esse tipo de sistema, que prejudica sim, a economia real, ao invés de interromper o funcionamento. Está na hora de começar a pensar de forma séria, que apenas estamos sendo massa de manobra, do interesse de poucos...

domingo, 9 de outubro de 2011

Limites do Humor - Sociedade/Entretenimento (3a parte)

Muitos tentam explicar movimentos sociais, ou questões comportamentais. Especialistas (ainda me pergunto do que se especializaram) decifram os meandros das manifestações sociais, e começam a fazer questionamentos e desenvolver teorias, algumas delas amplamente aceitas por serem e manterem certa coerência tão complexa quando a explicação do por que temos fome...
Segundo alguns especialistas, o fato de muitos desses artistas terem sido criados na cultura da stand-up comedy explica uma parte do problema. “Nos Estados Unidos, origem desse estilo, como o artista sempre faz piada sobre ele mesmo, ganha automaticamente o direito de rir dos outros”, diz Fábio Porchat, um dos roteiristas do programa Zorra Total, da Rede Globo. Esses espetáculos, no entanto, são produzidos para um público pequeno, que compra o ingresso já sabendo o que está por vir. A coisa ganha outra dimensão quando os excessos são veiculados na TV aberta, em geral ao vivo, para milhões de pessoas — crianças, inclusive. “Caras como o Rafinha não sabem medir o tamanho da força do que dizem na televisão”, afirma Hélio Vargas, da Band.
Entre os humoristas daqui, impera o velho discurso da liberdade de expressão. E o raciocínio de que a própria graça da piada (ou ausência dela) dá a medida do que deve ser dito ou não. “Acho absurdo usarem o argumento da liberdade de expressão como justificativa para esse tipo de piada. Não foi para isso que pessoas morreram pela democracia”, diz o escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva. “Grosseria não é um elemento de humor, é uma questão equivocada de ignorância histórica, de não saber os limites do que é engraçado.”
O humorista Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta, reforça: “Quando você ofende alguém, é porque não houve graça, falhou. O que acho curioso no Rafinha Bastos é que ele tem um tipo de gracejo adolescente. É bobo”. Decano da televisão brasileira e ex-vice-presidente de operações da Rede Globo, o  empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vê decadência na atual comédia brasileira. “O humor nacional está no fundo do poço, falta finesse”, lamenta ele. “Quando uma piada é feita com apelação e ofende a audiência, é porque ela é ruim. E isso é o mesmo que chamar o público de burro.”
O CQC que vai ao ar na noite desta segunda-feira, na Band, pode ser o primeiro sem Rafinha Bastos na bancada. O humorista deve ser afastado do programa por tempo indeterminado, após uma piada sem graça que causou mal estar na emissora. Ao comentar a gravidez da cantora Wanessa Camargo, ele disse que "comeria ela e o bebê". A declaração repercutiu mal entre a família Camargo e o marido de Wanessa, Marcus Buaiz, cujo sócio, Ronaldo Fenômeno, já teria dito que não pretende voltar ao programa.
O afastamento foi confirmado pelo colega Danilo Gentili. Por telefone, o humorista se limitou a dizer "sim" quando questionado sobre a saída temporária de Bastos. Considerado pelo jornal americano New York Times a personalidade mais influente do Twitter, onde tem 3 milhões de seguidores, Rafinha Bastos segue em silêncio na rede desde sábado, quando ironizou as críticas que tem recebido. Ao fim do tuíte "Seleção de artigos e matérias da imprensa falando bem de mim", ele postou a foto de um caderno com folhas em branco. Pouco depois, escreveu: "Tem como eu bloquear o recebimento de tweets q contenham as palavras 'otário', 'idiota', 'matar' e 'bieber'?"
O que precisamos ter em mente é que humor, sem piadas de gosto duvidoso, dificilmente terá graça, fará rir de forma plena e sem preocupações. As piadas são de nossa vida, de nossa forma como encaramos ou como observamos uma determinada situação. O que não podemos é achar que tudo deve seguir um rígido controle, onde fazer piada de algo, não provoque esse tipo de discussão, ou gere processos das mais variadas esferas judiciais.
Um pouco de bom senso, e controle na língua e um pouco de tampão de ouvidos para os críticos mais ferrenhos, garanto, deixará o mundo um pouco mais leve e bem humorado, sem excessos de agressões, e sem o zelo rancoroso de alguns poucos, que se auto-denominam bastiões da moralidade e do politicamente correto...

sábado, 8 de outubro de 2011

Limites do Humor - Sociedade/Entretenimento (2a parte)

Saber lidar com o humor, sem que com isso se torne agressivo, é para poucos. Como não citar:  "Toda mulher que vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra c... Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um crime, e sim uma oportunidade." (Piada feita em show de stand-up comedy)
Segundo a coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha de S.Paulo na última quarta (28), o ex-jogador Ronaldo, sócio de Buaiz na agência de marketing esportivo 9ine, teria reclamado à cúpula da Band, pedido providências e rompido com a turma do CQC por causa da declaração. Em março, o Fenômeno chegou a participar das brincadeiras do programa, cumprindo uma promessa de subir numa balança para que todos pudessem conferir seu peso.
Rafinha não quis comentar a repercussão do caso e limitou-se a dizer:  “Sou comediante, faço piada. Acho a discussão válida, mas outras pessoas podem comentar melhor sobre o assunto”. Mas não há muito que discutir. E seus próprios colegas de bancada no CQC acham isso. “Não gostei, isso não é piada, não se encaixa na categoria humor. É uma deselegância, uma agressão gratuita. Ele foi infeliz”, diz o comandante da atração, Marcelo Tas. “Acho que o CQC precisa superar a adolescência, passar dessa fase de rebeldia sem causa”, completa.
O companheiro de Rafinha no “CQC”, Danilo Gentili é outro que abusa das piadas despropositadas. Em maio, ele escreveu no Twitter a respeito da polêmica sobre a construção de uma estação do metrô na Avenida Angélica: “Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz (campo de concentração nazista na II Guerra Mundial)”. Muito criticado pelo hediondo comentário, Gentili visitou a sede da Confederação Israelita do Brasil e apresentou um pedido formal de desculpas ao presidente, Claudio Lottenberg.
Pouco antes disso, o esquete Casa dos Autistas, veiculado em março no Comédia MTV, de Marcelo Adnet, mostrou atores atuando, de forma equivocada, como deficientes mentais confinados em uma residência, em uma lamentável tentativa de parodiar o reality show Casa dos Artistas, do SBT. A repercussão negativa obrigou a emissora a divulgar uma nota oficial para se desculpar e afirmar que o programa “ultrapassou limites aceitáveis do humor”.
Em maio, durante um quadro do Legendários, da Record, o apresentador Marcos Mion disse que a transexual Nany People tem “uma surpresinha” e perguntou: “Como ela faz para tomar banho? Como ela vai à piscina? O que ela faz com o pacote?”. Uma ONG ligada ao movimento gay não gostou e abriu um processo por homofobia. Apesar da escorregada, Mion afirma que está se policiando mais. “Eu já fiz humor do mal, era moleque e queria mudar o mundo. Mas hoje eu não conseguiria soltar uma piada sobre alguém que está sofrendo com um câncer ou com uma tragédia pessoal”, diz.
Quase hors-concours na briga dentro da lama, o Pânico na TV, da RedeTV!, já recebeu 353 denúncias nos últimos quatro rankings da baixaria organizados pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados — 113 só no início deste ano. As queixas se referem à exposição de pessoas ao ridículo, humor grotesco, excesso de nudez e palavras de baixo calão. Entre os quadros denunciados estão o Momento Amy Winehouse, em que um dos atores se veste como a cantora e sai pelas ruas agredindo as pessoas, e Em Busca da Musa da Beleza Interior, da dupla Vesgo e Silvio, em que eles abordam mulheres anônimas e as expõem de forma degradante.
Alguns programas, sempre fizeram as famigeradas "pegadinhas", para o deleite dos espectadores, vendo a exposição ao ridículo do abordado. Lembro que um programa conseguiu gravar o assassinato de um "comediante", e acabaram por repensar se o formato poderia ser mantido...
(continuo amanhã...)


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Limites do Humor - Sociedade/Entretenimento (1a parte)

Fazer rir é uma arte. Agradar o grande público é algo para poucos. Muitos atores, sempre argumentam que é mais fácil encenar uma peça dramática que fazer uma comédia. Acredito que o choro ou espanto saem com maior facilidade, que um sorriso discreto.
Hoje está em moda os Stand-Up-Comedy, apresentações solitárias, de expoentes do humor. Usam a inteligência com tanta sagacidade, que encantam a mídia, e para isso, são disputados à peso de outro pelos meios de comunicação. Muitos começaram no grande celeiro que é o terça insana.
Humoristas tradicionais, como Ary Toledo, Chico Anísio, Golias, e outros, que sempre fizeram o humor, muitas vezes abusaram de personagens ou situações, hoje chamadas de politicamente incorretas. Politicamente correto é chato e não tem graça, mas abusos...
Para fazer rir, é preciso ir além do que prega o senso comum. Em vários momentos, desafiar a patrulha politicamente correta. Afinal, humor a favor tem tanta graça como dançar com a irmã. Um passo em falso, no entanto, pode tirar o comediante do campo da irreverência e da ousadia e pôr tudo a perder. Quando a piada se sustenta sobre preconceitos ou grosserias gratuitas, o resultado é sempre constrangedor e ofensivo.
Dentro da nova geração do humor brasileiro, boa parte dela formada por talentos surgidos nos palcos paulistanos ou nos programas de TV produzidos por aqui, muitos parecem não ter aprendido ainda a lição mais básica do ofício. Para essa turma, é engraçado fazer troça de autistas, de vítimas do holocausto ou das minorias, para citar apenas alguns exemplos recentes. Nessa lamentável competição da comédia de baixaria, quem vem se destacando é Rafinha Bastos.
O gaúcho de 34 anos faz sucesso em várias frentes. Está entre as estrelas do CQC, da Band, atração que registra picos de audiência de 8 pontos no Ibope e chega a ficar em segundo lugar em seu horário nas noites de segunda. No teatro, os shows do rapaz lotam o Comedians, na rua Augusta, casa da qual é um dos sócios. Na internet, seu Twitter tem cerca de 3 milhões de seguidores e ele chegou a ser apontado pelo jornal americano The New York Times como o mais influente do mundo, à frente de nomes como Lady Gaga e Barack Obama. Na publicidade, foi visto em mais de 730 comerciais somente neste ano.
Como efeito colateral de toda essa popularidade, Rafinha parece que vestiu a carapuça de gênio acima do bem e do mal, achando que tem o direito de fazer e falar qualquer coisa. No último dia 19, superou-se na capacidade de dizer coisas grotescas. Instado a comentar uma cena que exibia a cantora Wanessa Camargo, grávida de cinco meses de seu primeiro filho, engrossou a antologia de barbaridades levadas ao ar com esta inacreditável frase: “C... ela e o bebê”. O comentário não estava no roteiro. Ou seja, o comediante improvisou na hora o “caco”.
No dia seguinte, o site da Folha de S.Paulo criticou a postura do humorista. Desdenhando, ele respondeu em seu Twitter, com a mesma impecável elegância: “Olá, Folha de SP, vai tomar no olho do teu...”. Na Band, ninguém achou graça da história. “A emissora não gostou da piada e ainda está avaliando um possível afastamento dele do programa”, afirma o diretor artístico e de programação, Hélio Vargas, que ligou pessoalmente para o empresário Marcos Buaiz, marido de Wanessa, para se desculpar.
(continuo amanhã...)


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs: Apple de luto - Tecnologia/Economia


Morreu ontem, quarta, aos 56 anos Steve Jobs, fundador e atual presidente da Apple. O executivo estava de licença médica desde o início de fevereiro e, no fim de agosto, havia se afastado do comando da Apple. Além de comandar a Apple, Steve Jobs também foi um dos criadores do estúdio de animação Pixar. O executivo era casado com Laurenne Powell, que conheceu ainda na faculdade, há 30 anos. Ele deixa três filhos do casamento com Laurenne, além de uma filha de um relacionamento anterior. Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia (EUA). No início dos anos 1970, ele conheceu Steve Wozniak, com quem fundou a Apple em 1976.
A Apple ficou conhecida por popularizar o conceito do computador pessoal. O primeiro produto da empresa foi o Apple I, lançado em 1976. O computador vinha desmontado e o usuário recebia um manual para montá-lo. Em 1983 a Apple lançou o Lisa, o primeiro computador pessoal com suporte a mouse. O Lisa foi um fracasso de vendas, principalmente devido ao alto preço (cerca de US$ 10 mil nos dias de hoje). Mas, no ano seguinte, a empresa obteve um grande sucesso com o lançamento do Macintosh, o primeiro computador pessoal com interface gráfica e preço acessível.
Em 1985, devido a problemas com outros executivos da empresa, Steve Jobs deixou a Apple. No mesmo ano, ele fundou a NeXT, empresa que produzia computadores de alto desempenho. Em 1986, Jobs comprou a Graphics Group, uma divisão da Lucasfilm que seria rebatizada de Pixar. O estúdio de animação tem em seu portifólio filmes como "Toy Story", "Procurando Nemo" e "Os Incríveis".
No fim de 1996, a Apple comprou a NeXT. Com isso, Steve Jobs voltou à empresa que havia criado como conselheiro. Na época, a Apple era uma empresa em dificuldades financeiras, com uma pequena fatia do mercado de computadores, dominado pela Microsoft. Em 1997, Jobs foi nomeado CEO da empresa e começou uma reformulação profunda. Uma das primeiras medidas foi estabelecer uma parceria com a Microsoft, sua principal concorrente. O acordo desagradou muitos fãs da Apple, mas o investimento da Microsoft na empresa ajudou a Apple a melhorar sua situação financeira.
No início dos anos 2000, Jobs comandou a ascensão da Apple com uma série de produtos de grande sucesso. Em 2001 a empresa lançou o iPod, um tocador de música em formato MP3. Já havia produtos semelhantes na época, mas o iPod rapidamente se tornou o líder de mercado devido principalmente à facilidade de uso e ao design elegante. Em 2003, com o lançamento da iTunes Store, a Apple também consolidou sua posição no mercado de venda de música online.
Em 2004, Jobs revelou aos funcionários da Apple que havia passado por uma cirurgia para a remoção de um câncer no pâncreas. Desde então as especulações sobre a saúde do executivo foram constantes. Um dos motivos para os rumores foi a transformação física de Jobs, que em pouco tempo ficou bem mais magro e com menos cabelos.
Apesar dos problemas de saúde, Jobs continou no comando da Apple e comandou a criação de dois

produtos de grande sucesso nos anos seguintes. Em 2007, a Apple entrou no mercado de celulares com o iPhone. O aparelho revolucionou o conceito de celulares inteligentes com sua tela multitoque e transformou o modelo de negócios do mercado com sua loja de aplicativos. Ainda hoje os smartphones mais poderosos, incluindo os modelos dos concorrentes, usam os mesmos princípios de design do primeiro iPhone.
Em 2010, Jobs apresentou seu último sucesso, o iPad. Inicialmente desprezado por ser apenas um "iPhone gigante", o aparelho foi um sucesso de vendas e criou uma nova categoria de produtos, os tablets. No início deste ano, Jobs pediu licença médica, fato que aumentou os rumores sobre sua saúde. Sua última aparição pública foi na apresentação do iPad 2, em março deste ano.
Em resumo, a tecnologia, criatividade, e genialidade, passarão a ver esse homem como alguém que conseguiu criar objetos de consumo, arregimentando um batalhão de fãs, obcecados pelos produtos que diretamente, tiveram seu toque. Uma grande perda de alguém que lutou com dignidade, e gerou sonhos...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Amor bandido - Sociedade

Dizemos que o amor é um sentimento onde queremos o melhor, o bem da pessoa amada, mesmo que ela não compartilhe do mesmo sentimento conosco. Isso, a meu ver é a definição - o que entendo ao menos - do que é amar alguém. Vejo que quem eu amo, seja nas várias esferas e possibilidades, é sempre almejar o benefício da pessoa, mesmo que eu não obtenha qualquer vantagem ou benefício.
Mas, algumas pessoas usam o amor, como justificativa para barbaridades. Aconteceu na semana que passou, mais um crime, que o Direito Penal diz ser passional ou cometido por violenta emoção...
O professor de direito do UniCeub e coordenador-adjunto da mesma cadeira na Faculdade Projeção Rendrik Vieira Rodrigues, 35 anos, se entregou ontem na 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) após matar a estudante Suênia Sousa Faria, 24. A jovem, que era aluna do 7º semestre do curso de direito no UniCeub, foi surpreendida por Rendrik quando entrava no carro para deixar a faculdade, na Asa Norte, por volta das 14h30. Segundo a polícia, ele teria entrado no veículo do marido da vítima, um Sandero prata (JGO-3522). Suênia chegou a gritar por socorro.
De lá, eles seguiram pela Via Estrutural. De acordo com a polícia, a jovem teria ligado para o marido, informando que reataria o relacionamento com Rendrik. O marido, no entanto, estranhou o tom de voz da esposa, que estava muito nervosa e confusa. Ao desligar o telefone, ele seguiu até a 12ª DP (Taguatinga Centro) e registrou um boletim de ocorrência.
Segundo o depoimento do professor, durante o percurso, na altura da Estrutural, os dois se desentenderam e ele disparou três vezes contra ela com uma pistola .380: duas na cabeça e uma no tórax. De acordo com a polícia, quando chegou à delegacia o professor relatou aos agentes ter rodado pela cidade com a estudante já morta. “Fiz uma besteira”, teria dito aos policiais. “Pode ser que ele tenha se apresentado espontaneamente pensando em reduzir a pena, mas como já existia um boletim de ocorrência (registrado pelo marido em Taguatinga), ele foi preso em flagrante”, afirmou o delegado-chefe da 27ª DP, Alexandre Nogueira.
Ao Correio, a irmã da vítima, Silene Sousa Faria, 34 anos, contou que os dois tiveram um relacionamento amoroso durante dois meses, quando ela esteve separada do marido.
Há cerca de três meses, no entanto, a jovem reatou o casamento de três anos e dispensou Rendrik. Desde então, segundo Silene, ele passou a ameaçar a irmã de morte, por telefone e pessoalmente, e a enviar mensagens eletrônicas ao marido de Suênia contando detalhes do envolvimento que manteve com ela. “Ele se apaixonou perdidamente por ela e não aceitava o término do relacionamento. Ele ligava direto, mas a minha irmã não atendia. Fez um inferno na vida dela e do marido”, conta a irmã.
De acordo com familiares da vítima, as intimidações do professor assustaram a estudante, que passou a chegar à faculdade exatamente no horário das aulas e deixar a unidade assim que encerrava as atividade acadêmicas para evitar se encontrar com ele. “Ele falava que se a Suênia não ficasse com ele, não ficaria com mais ninguém. Ela fugia nos intervalos e ia embora logo no fim da aula”, relatou a irmã. Ontem, Silene pediu à operadora de celular o bloqueio das chamadas de Rendrik para o número da irmã.
O advogado trabalha há cerca de um ano e meio na Faculdade Projeção. Atualmente, é coordenador-adjunto do curso de direito da unidade de Taguatinga. Por meio da assessoria de imprensa, a instituição de ensino informou que, no exercício da profissão, Rendrik sempre foi um profissional “extremamente correto, como é de conhecimento de todos os alunos e colegas de trabalho”. A instituição lamentou o ocorrido, mas alegou que não comenta a vida privada dos funcionários. A reportagem não obteve retorno da assessoria de imprensa do UniCeub. Suênia morava em Águas Claras e sonhava em ser delegada. Natural de Pombal (PB), chegou a Brasília aos 3 anos e era a caçula de quatro irmãos.
Em 26 de junho de 2008, o cabo do Corpo de Bombeiros Antônio Glauber Evaristo Melo chamou a professora Josiene Azevedo de Carvalho para jantar em um restaurante mexicano, na 215 Sul. Por volta das 19h30, ele buscou a vítima na Área Octogonal Sul 7. Após o encontro, os dois retornaram para a casa de Josiene, onde ele parou o carro, um Golf, em frente ao bloco da educadora. Lá, insistiu para que ela reatasse o namoro. Diante das recusas da ex-namorada, o bombeiro pegou um revólver e atirou na cabeça dela. Josiene morreu na hora. Segundo familiares da vítima, ela queria terminar o namoro com o bombeiro desde 2006, mas postergava a decisão devido às ameaças que recebia. Depois de matar a jovem, o cabo entregou o corpo da vítima na 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), onde confessou o crime. Em setembro de 2009, o bombeiro acabou condenado a 19 anos e seis meses de prisão.
Em 2 de dezembro de 2005, um crime praticado no estacionamento do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) da Asa Sul tirou a vida do professor de relações internacionais Elídio José Oliveira Gonçalves. Ele tinha 51 anos. O acusado do assassinato, João Xavier Ribeiro Filho, também atirou contra a própria mulher, Roseni Pereira de Miranda, que resistiu aos ferimentos. João e Roseni eram casados, mas estavam em processo de separação. Em 2006, João Xavier acabou condenado a 19 anos e quatro meses de reclusão pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.
Observo com essas poucas colocações, que existe uma tentativa de justificar que o amor, o mais belo sentimento que podemos ter, permite os excessos. Amor é o mais belo sentimento que podemos ter, não vou nem entrar no meio espiritual, pois sei que meus leitores são de várias localidades do mundo, e não estou aqui para pregar uma religiosidade, apenas tentar entender que isso, atitudes assim, deixaram a muito de serem atos amorosos. Devemos acabar com essa banalizada justificativa, para explicar um crime de alguém desequilibrado. A sociedade está mudando, e estamos perdendo o controle, apenas buscando explicar o que não tem explicação alguma...