Total de visualizações de página

domingo, 3 de junho de 2012

Câncer e Trabalho - Saúde/Economia

(Este material é uma continuidade do artigo de ontem)
Como comentei no artigo passado, existem doenças profissionais. Além das amplamente conhecidas e estudadas, existem outras, decorrentes à novas atividades, hoje em moda. Afinal, temos o pré-sal, e com isso nova leva de trabalhadores voltados à indústria do Petróleo. O grande problema é o tipo de manifestação decorrente, que pessoalmente, me incomoda muito: Câncer!
"O médico precisa saber como é o trabalho do paciente" Luiz Antonio Santini médico cirurgião e diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer
O que pode ser feito para que os casos de câncer relacionados ao trabalho sejam reduzidos?  O câncer é uma doença diferente das infecciosas, que podem ser reduzidas a curto prazo com medidas de prevenção e educação. O câncer, por outro lado, é uma doença causada por um acúmulo de vários fatores e durante muito tempo, portanto medidas que tomemos agora não necessariamente repercutirão no próximo ano, mas sim a médio e longo prazo. Não existe mágica quando se trata de redução dos casos de câncer.
O que o Inca propõe, a longo prazo, para evitar que a rotina profissional desencadeie um câncer? Nossa publicação foi feita para preencher uma lacuna em relação ao câncer ocupacional. Propomos que seja bem estabelecida a relação de causa entre o trabalho e a doença. Para isso, é preciso que o médico saiba como é o trabalho do paciente e se ele fica exposto a substâncias prejudiciais à saúde. Somente assim saberemos ao certo a associação entre causa e risco desses fatores e de câncer.
O que o trabalhador pode fazer para se proteger do câncer causado pelo trabalho? Ao longo da vida, ele pode reduzir a exposição a substâncias prejudiciais com equipamentos de proteção. Luvas, máscaras e protetor solar são exemplos de produtos capazes de amenizar a exposição ao sol em trabalhadores que passam o dia ao ar livre ou em trabalhadores de postos de gasolina, por exemplo, que estão sempre em contato com compostos do petróleo que podem causar câncer.
Câncer de boca, faringe e laringe: Agentes causadores de câncer: Agrotóxico, amianto, formaldeído, fuligem de carvão, óleo de corte, poeira de madeira, de couro e de cimento, sílica e solventes orgânicos. Ocupações mais afetadas: Açougueiro, barbeiro, cabeleireiro, carpinteiro, encanador, instalador de carpete, mecânico de automóvel, mineiro, moldador e modelador de vidro, oleiro e pintor.
Câncer de mama: Agentes causadores de câncer: Agrotóxico, benzeno, campos eletromagnéticos de baixa frequência, campos magnéticos, compostos orgânicos voláteis, hormônios e dioxinas.
Ocupações mais afetadas: Cabeleireiro, operador de rádio e telefone, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, comissário de bordo e trabalhador noturno.
Câncer de pulmão: Agentes causadores de câncer: Antineoplásticos, asfalto, ácido inorgânico forte, chumbo, emissão de forno de cocque e de gases combustíveis, gases como amônia e enxofre, inseticidas não arsenicais, manganês, poeiras de carvão, madeira, rocha e de cimento, urânio e radiação ionizante.
Ocupações mais afetadas: Bombeiro hidráulico, encanador, eletricista, mecânico de automóvel, mineiro, pintor, soldador, trabalho com isolamento, trabalho em navios, trabalho em conservação de couro, trabalho em limpeza e manutenção e soprador de vidro.
Câncer de estômago e esôfago: Agentes causadores de câncer: Poeira de construção civil, de carvão e de metal, vapores de combustíveis fósseis, óleo mineral, herbicidas e ácido sulfúrico.
Ocupações mais afetadas: Engenheiros eletricista e mecânico, trabalhadores de extração de petróleo e motoristas.
Câncer de bexiga: Agentes causadores de câncer: Aminas aromáticas, benzeno, fumo, poeira de metais, agrotóxicos, hidrocarboneto policíclico aromático (HPA), óleos e petróleo.
Ocupações mais afetadas: Cabeleireiro, maquinista, mineiro, metalúrgico, motorista de caminhão, pintor, trabalhador de ferrovia, trabalhador em forno de cocque e tecelão.
Leucemias e mielodisplasias: Agentes causadores de câncer: Acrinonitrila, aminas aromáticas, agrotóxicos, benzeno, óxido de metais, radiação e solventes.
Ocupações mais afetadas: Trabalhador do setor elétrico e trabalhador de cadeia de petróleo.
Câncer de pele (não melanoma): Agentes causadores de câncer: Arsênico, alcatrão, hidrocarboneto, HPA, luz solar, óleo mineral, radiação ultravioleta e ionizante.
Ocupações mais afetadas: Agentes de saúde, carteiro, pedreiro, pescador, salva-vidas, guarda de trânsito, trabalhador rural e vendedor.
Câncer de pele (melanoma): Agentes causadores de câncer: Campo eletromagnético, radiação ultravioleta e sol.
Ocupações mais afetadas: Carteiro, farmacêutico, instalador de telefone, mineiro, químico, operador de telefone, piloto de avião e serralheiro elétrico.

Como se observa, várias atividades profissionais estão sujeitas à problemas. O ideal é o trabalho preventivo, estudando e verificando os procedimentos que devem ser adotados pelos trabalhadores. Muitos não fazem uso de EPI's (Equipamentos de proteção individual) por se sentirem incomodados, mas se oferecem ao risco maior, do que aquele já devidamente comprovado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário