Total de visualizações de página

sábado, 16 de junho de 2012

Monogâmico X Poligâmico: 3o Round - Sociedade/Ciência


Como foi observado antes, motivos para defender relacionamentos monogâmicos existem, com coerência, mas e o outro lado da moeda? Que motivos haveriam para defender a poligamia? (Agora vem a polêmica...)
Psicólogos evolucionários já sugeriram que os homens têm maior possibilidade de ter sexo extraconjugal, parcialmente devido à necessidade masculina de “espalhar os genes” através da disseminação de esperma. Tanto mulheres como homens, dizem estes cientistas, tentam melhorar seu progresso evolucionário ao procurar parceiros de alta qualidade, embora o façam de maneiras diferentes. A parceria comprometida entre um homem e uma mulher evoluídos, dizem alguns, é para o bem-estar das crianças.
“As espécies humanas evoluíram para formar compromissos entre homens e mulheres com o propósito de cuidar das crianças, portanto isso é um laço”, disse Jane Lancaster, uma antropóloga evolucionária da Universidade do Novo México (EUA). “No entanto esse laço pode se enquadrar em todo o tipo de padrões de casamento: poligamia, pais e mães solteiros, monogamia.”
A espécie humana é única entre os mamíferos no fator investimento dos pais ao criar os filhos. Nos diferenciamos dos demais primatas pois o laço de casal é bastante forte. Daniel Kruger, psicólogo social e evolucionário da Universidade de Michigan (EUA). “Nós somos especiais neste aspecto, mas ao mesmo tempo, como a maioria dos mamíferos, nós somos uma espécie polígama.” Os humanos são considerados “levemente polígamos”, pois os homens se acasalam com mais de uma fêmea.
Se as pessoas casadas ou com outros tipos de compromissos procuram por mais sexo, isso depende dos custos e benefícios. Há bastante evidência de que os homens têm menos a perder do que as mulheres ao ter sexo extraconjugal, e por ter menos a perder é mais fácil para que eles o façam.
Alguns cientistas vêem tanto a monogamia social como a sexual em humanos como estrutura social ao invés de como um estado natural. “Eu não acho que sejamos animais monogâmicos”, disse Pepper Schwartz, professora de sociologia da Universidade de Washington em Seattle, EUA. “Um animal realmente monogâmico é o ganso, que nunca se acasala novamente mesmo que seu parceiro (a) seja morto (a).” Ela adicionou que a “monogamia é inventada para haver ordem e investimento, mas não necessariamente porque é `natural´.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário