Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pendurando as Chuteiras/Luvas e outros acessórios: MMA - Esportes/Sociedade


O inglês James Wilks anunciou sua aposentadoria do MMA. O campeão da 9ª temporada do TUF dos EUA, competindo na categoria dos meio-médios (até 77 kg), vinha sofrendo com constantes lesões e até corria o risco de ficar paralítico. O agora ex-atleta não se apresenta desde o UFC 120, no dia 16 de outubro de 2010, quando foi derrotado pelo canadense Claude Patrick, por decisão unânime dos juízes.
“Eu tive alguns problemas ,em algumas lutas, que eu não comentei. Em uma delas, fui atingido e todo o lado esquerdo do meu corpo ficou formigando”, revelou o lutador ao site especializado MMA Junkie. Ele não entrou no octógono em 2011 oficialmente por estar se recuperando de uma lesão no joelho.
O ex-lutador disse que descobriu só recentemente que já fraturou uma vértebra, segundo um exame analisado pelo seu médico. “Só pode ter acontecido quando eu jogava rúgbi (até 2003), porque me perguntaram quando eu havia machucado o meu pescoço e eu respondi que nunca aconteceu. Foi quando me mostraram o raio-x”, disse o britânico, que pendura as luvas com um cartel de sete vitórias e quatro derrotas, com dois triunfos e dois insucessos competindo no Ultimate.
Bem, existem algumas coisas que até tento não comentar, mas...
Não consigo entender algo como luta corporal, com desferimento de golpes, possa ser classificado como esporte. E isso consta até como evento olímpico, como o Boxe. Imaginar um combate de MMA e uma rinha de galos, não seria similares?
Dentro da legislação brasileira, fomentar, participar, ou instigar rinhas, é crime ambiental, pois expõe os animais a crueldade. Alguém que participa desse tipo de espetáculo, não estará fazendo o mesmo? A audiência televisiva agradece, e os patrocinadores pagam muito caro para associar suas marcas a esse tipo de evento.
Nós, público, somos observadores e alimentamos esse tipo de evento. Sinceramente, não vejo isso como esporte, apenas como espetáculo dantesco para alimentar o nosso lado cruel em ver outra pessoa apanhar, desde que essa pessoa não sejamos nós, aparecendo apanhando em televisores coloridos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário