Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de junho de 2012

Rapidez na Construção - Engenharia/Economia

Em apenas nove dias, um pédio inteiro foi construído na província de Hunan, na China central. Parece rápido, mas a empresa que o construiu diz que o cronograma inicial de 24 horas foi atrasado por chuvas torrenciais, entregas de material e um feriado nacional.
O prédio na província de Hunan teria sido atrasado por chuva, entregas e um feriado nacional. O segredo da velocidade são quatro módulos de15 metros que são montados por gigantes sobre colunas metálicas. Os trabalhadores precisam apenas ajustar os encaixes.
A empresa conseguiu erguer em apenas 360 horas (15 dias) um hotel pré-fabricado de 30 andares, dobrando com isso seu recorde anterior, quando construiu um edifício de 15 andares em seis dias, conta a empresa em seu site (www.broad.com). O edifício foi terminado em 31 de dezembro e sua construção foi apresentada em um vídeo que mostra a câmera rápida do processo do primeiro ao último dia, imagens que em tiveram mais de 1 milhão de visitas em cinco dias no YouTube.
O hotel foi construído junto ao Lago Dongting, um dos maiores da China, na província de Hunan, e a firma o apresenta como um avanço ambiental, já que sua construção emprega menos materiais nocivos para a natureza (como cimento e concreto) e gera menos resíduos.
Alguns especialistas asseguraram que o novo hotel representa um marco que pode mudar o setor mundial da construção a longo prazo. Embora um edifício construído em tão pouco tempo possa gerar dúvidas sobre sua estabilidade, seus autores asseguram que ele é capaz de suportar terremotos de até 9 graus de magnitude. Agora, a empresa planeja construir um prédio de 220 andares - que pode vir a ser o mais alto do planeta - em apenas quatro meses.
Os números assustam, sim, afinal a velocidade de execução de construção é espantosa. Mas, não estão sendo considerados os estudos envolvidos, bem como as fundações. Uma edificação não pode ser construída sobre um solo puramente, sem a existência prévia de sapatas ou outro meio de fixação para evitar o "escorregamento" do bloco por qualquer movimentação e/ou instabilidade do solo.
Também não fica claro os estudos da logística envolvida e tempo de preparo dos materiais utilizados. Prédios pré-moldados existem há tempos, que facilitam e padronizam as construções, mas, sem planejamento simplesmente eles se perdem. Mas como curiosidade ao menos, fica para espanto geral o vídeo da construção do hotel, com o relógio contando o tempo...








Nenhum comentário:

Postar um comentário