Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ronco e Câncer: Alguma relação? - Saúde

Uma má notícia para quem ronca e não se preocupa com isso. Cientistas descobriram que quem sofre deste distúrbio tem mais probabilidade de ter câncer comparado a quem não tem esse problema.
Segundo o estudo divulgado pelo jornal britânico "Daily Mail", pesquisadores afirmam que quem ronca um pouquinho tem 10% a mais de chances de morrer por causa da doença. Já quem sofre moderadamente deste problema do sono tem o dobro de chances de vir a sofrer um câncer.
E o aviso não é nada bom para quem ronca demais. De acordo com os cientistas, estas pessoas morrem cinco vezes mais de câncer do que quem não sofre esse distúrbio. As conclusões foram feitas com base em uma pesquisa com mais de 1,5 mil pessoas durante 22 anos.
"Esse é o primeiro estudo a mostrar uma ligação direta entre a apneia do sono e o risco elevado de morte por câncer", disse o doutor Javier Neto, que comandou as investigações na Universidade de Wisconsin. "Se essa relação for comprovada em estudos futuros, o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios relacionados ao sono em pacientes com câncer podem ser indicados para aumentar a expectativa de vida", completou.
Outra descoberta interessante foi que essa associação – entre a qualidade do sono e a possibilidade de morrer de câncer – é maior em pessoas não obesas. Estudos com ratos de laboratório mostraram que os níveis de incidência aumentaram nos animais mais magrinhos. As descobertas foram apresentadas na conferência internacional da Sociedade Torácica Americana, em São Francisco.
Eu fico admirado com a co-relação entre uma coisa e outra. Os estudos, financiados por alguém, transformam esses senhores em Doutores, com tese defendida e aplaudida.Ainda, o que fica claro é que o estudo não está concluido, pois serão necessários mais alguns anos de acompanhamento para provar a teoria. Isso me lembra a história da observação da atividade sexual da mosca da fruta, mas ao menos era um estudo para controlar a praga.
Está certo, ronco incomoda, mas dizer que isso induz a mais incidência de câncer é tentar provar algo que a pessoa sonhou, e acredita que seja verdade. E mais que isso, pessoas abonadas, que tem muito dinheiro, sabe-se lá qual a origem, investe nesse tipo, para manter essas mentes brilhantes ocupadas... Não é uma crítica à ciência, posso até pagar minha língua, mas considero isso uma grande perda de tempo e dinheiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário