Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Traumas Masculinos: Ejaculação Retardada II - Saúde


Apresentados algumas características que podem induzir à Ejaculação Retardada,vamos continuar no tema, pois é no mínimo interessante e entender o que está ocorrendo, se é algo corriqueiro ou não. O tempo médio para que a ejaculação aconteça durante o sexo é em torno de cinco minutos, mas é possível controlar e prolongar conscientemente esse tempo. No caso da ejaculação retardada, entretanto, esse atraso não é consciente- o homem quer chegar ao orgasmo e não consegue, mas o tempo vai variar para cada um.
O problema pode não trazer malefícios diretos à saúde, mas prejudica a qualidade de vida masculina. Há um impacto na autoestima e na autoconfiança, o que pode gerar dificuldades no relacionamento amoroso. A disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas são psicológicas. Ainda assim, é fundamental conversar com um médico para esclarecer e identificar melhor o problema.
Descartada uma causa orgânica pelo urologista, entra um outro profissional que poderá entender e ajustar as disfunção. O psicólogo terapeuta sexual deverá a investigação da história de vida do paciente, em busca das possíveis causas que determinaram o condicionamento desse tipo do comportamento sexual..
Na maioria das vezes, a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos. Um determinado problema que cause tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no organismo e prejudicar o orgasmo. Pode ser desde um trauma na infância que repercute na idade adulta até o medo de engravidar por conta da relação sexual. Alguns motivos possíveis:
• Culpa/ansiedade por motivos religiosos, que infelizmente acontece muitos que abraçam de forma apaixonada a devoção à religiosidade (não estou criticando);
• Medo de engravidar;
• Estresse;
• Traumas na infância ou fase adulta;
• Tensão durante o ato sexual por motivos diversos;
• Preferência da masturbação à relação sexual.
A análise do comportamento utilizando-se da terapia comportamental, todo e qualquer comportamento existe em função de algo. Uma Ejaculação Retardada existe em função de um passado de aprendizagem, onde o paciente aprendeu a não ejacular por algum motivo. O comportamento de não ejacular adaptou-se à vida sexual deste.
Os comportamentos bem e malsucedidos se definem por seus efeitos. Nós selecionamos nossos comportamentos pelas suas conseqüências. Em aprendizagem operante (condicionamentos que adquirimos durante nossa vida), sucesso e fracasso correspondem a reforço e punição
Os analistas comportamentais chamam de Lei do Efeito o princípio subjacente à aprendizagem operante. Ela estabelece que quanto mais uma ação é reforçada, mais ela tende a ocorrer e ,quanto mais uma ação é punida, menos ela tende a ocorrer. Os resultados da Lei do Efeito são freqüentemente tratados como “modelagem“, porque os comportamentos mais bem-sucedidos e adaptados aumentam e os menos bem-sucedidos diminuem ... (Baum, 1999).

Um comentário: