Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Traumas Masculinos: Ejaculação Retardada III - Saúde


Pois é, pensei que fosse algo simples, mas encontrei muita coisa, então, vamos continuar. A Ejaculação Retardada se desenvolve, geralmente, como um comportamento sexual de esquiva. Ela vem na forma de Reforço Negativo. Por algum motivo o homemnão consegue ejacular. O não ejacular reforça algo no comportamento sexual deste, mas encontrei algumas análises simuladas de casos para ilustrar a explicação teórica:
Exemplo 1: Homem heterossexual apresenta Ejaculação Retardada Primária, desde o início da vida sexual, com eventos episódicos de Disfunção Erétil. Teve uma criação rígida, com um pai autoritário e exigente. Por volta dos 12 anos de idade o pai encontra uma camisinha na sua carteira. Chama o filho para conversar e “passa um sermão em forma de terrorismo”. Chama à atenção do filho para ele não engravidar as namoradas, pois caso isto ocorra às conseqüências serão graves. Cita o exemplo do primo que engravidou a namorada de 15 anos. Em forma de ameaças provoca verdadeiro pavor no filho com este sermão. O paciente tem sua primeira relação sexual aos 14 anos de idade e não consegue ejacular, mesmo usando camisinha. Hoje com 28 anos, noivo, não consegue ejacular durante o coito. Na relação sexual fica tenso e incomodado. Na masturbação consegue ejacular, bem como na masturbação junto com a parceria.
Análise Funcional: Antecedente: condicionou relação sexual com engravidar a parceria. Resposta: ansiedade, medo, “nervosismo”, fica incomodado na relação, quer terminar logo. Conseqüente: esquiva sexual na forma de Ejaculação Retardada com episódios de Disfunção Erétil. Não ejacular e/ou perda de ereção funciona como um Reforço Negativo, ou seja, se livrar de uma situação que estar lhe incomodando (a possibilidade de engravidar a noiva).
Exemplo 2: Homem homossexual apresenta Ejaculação Retardada Primária. Apresenta traços obsessivo-compulsivos. O jovem paciente teve uma severa educação católica ortodoxa. Foi “criado dentro da igreja”. Aprendeu que homossexualidade é pecado e que ao ato sexual é “sagrado”. O sêmen não deve ser desperdiçado, pois é o “material sagrado da procriação e deve ser despejado na vagina da mulher durante o ato sexual com a finalidade reprodutiva”. Para “garantir o seu lugar no reino do céu deve sempre seguir os dogmas religiosos”. Aos 22 anos de idade, rompe com a igreja, por não poder expressar livremente sua homossexualidade. Tem vários parceiros sexuais, mas não ejacula. Começou a se masturbar, depois do início do tratamento, mas não ejacula. As únicas ocasiões que consegue ejacular, são nas poluções noturnas, ou quando está dormindo com o parceiro, durante o sono, ao roçar seu pênis nele.
Bem, vamos continuar...
Muitos dos homens que apresentam ejaculação retardada numa relação sexual, não conseguem ejacular normalmente ao se masturbar. Este comportamento pode estar muito ligado ao nervosismo e à ansiedade da relação sexual, da pressão para ter um bom desempenho ou do fato de ter que chegar ao orgasmo junto com outra pessoa. Também podem existir situações em que o homem - sobretudo adolescente, que ainda não teve muita experiência sexual - está acostumado a se masturbar fazendo uma pressão excessiva com a mão. Na hora da relação sexual, pode ser que a pressão da penetração sobre o pênis seja menor do que a realizada com as mãos, dificultando o estímulo no homem para chegar ao orgasmo e ejacular.
O envelhecimento também é outro fator influente. Conforme a idade avança, há uma diminuição da sensibilidade do pênis, afetando a facilidade de atingir um orgasmo. Acredito que nada mais que natural. O importante é diagnosticar e procurar o tratamento, pois a disfunção prejudica a autoestima, e pode prejudicar o relacionamento.




Melhor procurar um bom profissional, primeiramente,

no meu ponto de vista, buscando alguma causa orgânica e descartando esta, um psicólogo especializado, para tratar e melhorar a vida. Afinal, temos que buscar nossa qualidade de vida...

2 comentários: