Total de visualizações de página

sábado, 30 de junho de 2012

Festa no velório - Sociedade/Saúde

Tudo bem, o título pode não parecer coerente, mas vou demonstrar que tenho razão. Aconteceu no Egito...
Sempre que recebemos uma notícia que perdemos uma pessoa querida nos entristecemos. Durante os preparativos para um funeral, então, é um momento de dor e resignação, mas nem sempre isso acaba em lágrimas de dor. Esqueçam que estão aprendendo piadas novas no velório, não é disso que estou escrevendo.
O funeral de um garçom de 28 anos no sudoeste do Egito se tornou uma celebração quando ele acordou depois de ser declarado morto. Funcionários de um hospital local haviam declarado o falecimento de Hamdi Hafez a-Nubi, da vila de Naga al-Simman, depois que ele sofreu um ataque do coração enquanto trabalhava.
Sua família conta que parentes em luto começaram a se reunir na casa da família que, de acordo com a tradição islâmica, lavava o corpo na preparação para o enterro ritual. Ocorre que a médica enviada para expedir o documento legal da morte do garçom, estranhou que o corpo ainda estivesse quente. Em um exame mais apurado, a doutora descobriu que ele ainda estava vivo. A mãe de Hafez a-Nubi desmaiou ao ouvir a notícia.
Com a ajuda da doutora, tanto o garçom quanto sua mãe acordaram, e se reuniram aos parentes que haviam chegado para as cerimônias fúnebres. Depois da surpresa, a volta do indivíduo foi celebrada, transformando o velório em uma grande festa.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Traumas Masculinos: Ejaculação Retardada III - Saúde


Pois é, pensei que fosse algo simples, mas encontrei muita coisa, então, vamos continuar. A Ejaculação Retardada se desenvolve, geralmente, como um comportamento sexual de esquiva. Ela vem na forma de Reforço Negativo. Por algum motivo o homemnão consegue ejacular. O não ejacular reforça algo no comportamento sexual deste, mas encontrei algumas análises simuladas de casos para ilustrar a explicação teórica:
Exemplo 1: Homem heterossexual apresenta Ejaculação Retardada Primária, desde o início da vida sexual, com eventos episódicos de Disfunção Erétil. Teve uma criação rígida, com um pai autoritário e exigente. Por volta dos 12 anos de idade o pai encontra uma camisinha na sua carteira. Chama o filho para conversar e “passa um sermão em forma de terrorismo”. Chama à atenção do filho para ele não engravidar as namoradas, pois caso isto ocorra às conseqüências serão graves. Cita o exemplo do primo que engravidou a namorada de 15 anos. Em forma de ameaças provoca verdadeiro pavor no filho com este sermão. O paciente tem sua primeira relação sexual aos 14 anos de idade e não consegue ejacular, mesmo usando camisinha. Hoje com 28 anos, noivo, não consegue ejacular durante o coito. Na relação sexual fica tenso e incomodado. Na masturbação consegue ejacular, bem como na masturbação junto com a parceria.
Análise Funcional: Antecedente: condicionou relação sexual com engravidar a parceria. Resposta: ansiedade, medo, “nervosismo”, fica incomodado na relação, quer terminar logo. Conseqüente: esquiva sexual na forma de Ejaculação Retardada com episódios de Disfunção Erétil. Não ejacular e/ou perda de ereção funciona como um Reforço Negativo, ou seja, se livrar de uma situação que estar lhe incomodando (a possibilidade de engravidar a noiva).
Exemplo 2: Homem homossexual apresenta Ejaculação Retardada Primária. Apresenta traços obsessivo-compulsivos. O jovem paciente teve uma severa educação católica ortodoxa. Foi “criado dentro da igreja”. Aprendeu que homossexualidade é pecado e que ao ato sexual é “sagrado”. O sêmen não deve ser desperdiçado, pois é o “material sagrado da procriação e deve ser despejado na vagina da mulher durante o ato sexual com a finalidade reprodutiva”. Para “garantir o seu lugar no reino do céu deve sempre seguir os dogmas religiosos”. Aos 22 anos de idade, rompe com a igreja, por não poder expressar livremente sua homossexualidade. Tem vários parceiros sexuais, mas não ejacula. Começou a se masturbar, depois do início do tratamento, mas não ejacula. As únicas ocasiões que consegue ejacular, são nas poluções noturnas, ou quando está dormindo com o parceiro, durante o sono, ao roçar seu pênis nele.
Bem, vamos continuar...
Muitos dos homens que apresentam ejaculação retardada numa relação sexual, não conseguem ejacular normalmente ao se masturbar. Este comportamento pode estar muito ligado ao nervosismo e à ansiedade da relação sexual, da pressão para ter um bom desempenho ou do fato de ter que chegar ao orgasmo junto com outra pessoa. Também podem existir situações em que o homem - sobretudo adolescente, que ainda não teve muita experiência sexual - está acostumado a se masturbar fazendo uma pressão excessiva com a mão. Na hora da relação sexual, pode ser que a pressão da penetração sobre o pênis seja menor do que a realizada com as mãos, dificultando o estímulo no homem para chegar ao orgasmo e ejacular.
O envelhecimento também é outro fator influente. Conforme a idade avança, há uma diminuição da sensibilidade do pênis, afetando a facilidade de atingir um orgasmo. Acredito que nada mais que natural. O importante é diagnosticar e procurar o tratamento, pois a disfunção prejudica a autoestima, e pode prejudicar o relacionamento.




Melhor procurar um bom profissional, primeiramente,

no meu ponto de vista, buscando alguma causa orgânica e descartando esta, um psicólogo especializado, para tratar e melhorar a vida. Afinal, temos que buscar nossa qualidade de vida...

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Traumas Masculinos: Ejaculação Retardada II - Saúde


Apresentados algumas características que podem induzir à Ejaculação Retardada,vamos continuar no tema, pois é no mínimo interessante e entender o que está ocorrendo, se é algo corriqueiro ou não. O tempo médio para que a ejaculação aconteça durante o sexo é em torno de cinco minutos, mas é possível controlar e prolongar conscientemente esse tempo. No caso da ejaculação retardada, entretanto, esse atraso não é consciente- o homem quer chegar ao orgasmo e não consegue, mas o tempo vai variar para cada um.
O problema pode não trazer malefícios diretos à saúde, mas prejudica a qualidade de vida masculina. Há um impacto na autoestima e na autoconfiança, o que pode gerar dificuldades no relacionamento amoroso. A disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas são psicológicas. Ainda assim, é fundamental conversar com um médico para esclarecer e identificar melhor o problema.
Descartada uma causa orgânica pelo urologista, entra um outro profissional que poderá entender e ajustar as disfunção. O psicólogo terapeuta sexual deverá a investigação da história de vida do paciente, em busca das possíveis causas que determinaram o condicionamento desse tipo do comportamento sexual..
Na maioria das vezes, a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos. Um determinado problema que cause tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no organismo e prejudicar o orgasmo. Pode ser desde um trauma na infância que repercute na idade adulta até o medo de engravidar por conta da relação sexual. Alguns motivos possíveis:
• Culpa/ansiedade por motivos religiosos, que infelizmente acontece muitos que abraçam de forma apaixonada a devoção à religiosidade (não estou criticando);
• Medo de engravidar;
• Estresse;
• Traumas na infância ou fase adulta;
• Tensão durante o ato sexual por motivos diversos;
• Preferência da masturbação à relação sexual.
A análise do comportamento utilizando-se da terapia comportamental, todo e qualquer comportamento existe em função de algo. Uma Ejaculação Retardada existe em função de um passado de aprendizagem, onde o paciente aprendeu a não ejacular por algum motivo. O comportamento de não ejacular adaptou-se à vida sexual deste.
Os comportamentos bem e malsucedidos se definem por seus efeitos. Nós selecionamos nossos comportamentos pelas suas conseqüências. Em aprendizagem operante (condicionamentos que adquirimos durante nossa vida), sucesso e fracasso correspondem a reforço e punição
Os analistas comportamentais chamam de Lei do Efeito o princípio subjacente à aprendizagem operante. Ela estabelece que quanto mais uma ação é reforçada, mais ela tende a ocorrer e ,quanto mais uma ação é punida, menos ela tende a ocorrer. Os resultados da Lei do Efeito são freqüentemente tratados como “modelagem“, porque os comportamentos mais bem-sucedidos e adaptados aumentam e os menos bem-sucedidos diminuem ... (Baum, 1999).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Traumas Masculinos: Ejaculação Retardada I - Saúde

Aprender nunca é demais, e algumas vez podemos conhecer alguém que tenha algum distúrbio e nem nos damos conta, se é algo que inspire gravidade e atenção, ou se é uma coisa simples e superficial. Ao contrário da ejaculação precoce, a retardada ocorre quando o homem demora muito para ejacular durante a relação sexual - ou até não consegue (problema chamado de anejaculação). No entanto, a ereção do pênis e desejo sexual existem.
A prevalência parece ser baixa: aproximadamente 5% dos homens apresentam ejaculação retardada em algum momento da vida, de acordo com os médicos. Mas eles admitem que esse número pode ser muito superior, visto que a maioria dos homens tem vergonha de procurar ajuda. Essa disfunção sexual pode ter causas tanto psicológicas quanto físicas, mas é possível reverter a situação com tratamento individualizado.
A característica essencial do Transtorno do Orgasmo Masculino (anteriormente orgasmo masculino inibido) é um atraso ou ausência persistente ou recorrente de orgasmo, após uma fase normal de excitação sexual. Ao julgar se o orgasmo é atrasado, o clínico deve levar em consideração a idade do indivíduo e se a estimulação é adequada em termos de foco, intensidade e duração.
Ejaculação é um conjunto de fenômenos neuromusculares que permite a progressão do sêmen e sua expulsão pelo meato uretral na fase final da resposta sexual masculina. A ejaculação apresenta duas fases, a emissão e a expulsão. Na maioria das vezes coincide com o orgasmo.
A Ejaculação Retardada é uma disfunção sexual ligada ao transtorno do orgasmo masculino pouco comum. Ela ocorre quando o homem, após fazer a penetração peniana vaginal, anal ou oral não consegue ejacular e, na maioria das vezes, não tem o orgasmo. A seguir, algumas características gerais e transtornos associados dos clientes que apresentam a ejaculação retardada, que podem aparecer isoladamente ou combinados:
• Homens com dificuldade de expor-se socialmente, apresentando um padrão de timidez nas relações sociais;
• Apresentam um padrão de alta ansiedade durante a relação sexual;
• Apresentam, geralmente, uma boa ereção peniana;
• Na masturbação, sozinhos, conseguem ejacular normalmente;
• Masturbam-se, geralmente, acima da média comparados aos homens da sua idade;
• Após o coito, sem ejaculação com a parceria sexual, vão até o banheiro se masturbar;
• Alguns conseguem outros não, se masturbar na frente da parceria sexual;
• Alguns não ejaculam com a parceria sexual fixa, mas ejaculam com outra parceria, outros generalizam e não ejaculam com nenhuma parceria sexual;
• Alguns obtêm o orgasmo, mas não ejaculam ou ejaculam com ausência do orgasmo só com a estimulação oral ou manual da parceria sexual;
• Podem atingir o orgasmo no coito, mas apenas depois de uma estimulação não-coital muito prolongada e intensa;
• Sub-grupo menor consegue experimentar o orgasmo apenas ao despertar de um sonho erótico;
• Alguns homossexuais em conflito com sua orientação sexual;
• Uso persistente de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos, barbitúricos e drogas, tais como: álcool, maconha e cocaína;
• Traumatismo da medula espinhal;
• Doenças desmielinizantes e degenerativas da medula, após cirurgia envolvendo os gânglios simpáticos;
• O orgasmo também pode ocorre na ausência da ejaculação quando os gânglios simpáticos são lesados por cirurgia ou neuropatia autônoma;
• Os testes de limiar sensorial podem demonstrar uma redução na sensibilidade da pele do pênis devido a uma condição neurológica, como lesões da medula e neuropatias sensoriais;
• Co-ocorrendo com Disfunção Erétil devido a Diabetes;
(o teme merce atenção - continuarei...)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Naufrago a ver navios... - Economia/Sociedade

Não sei se seria oportunismo ou ou que, mas Adrian Vasquez decidiu entrar na Justiça da Flórida acusando a Princess Cruises de negligência. Trata-se de um panamenho que sobreviveu 28 dias no oceano Pacífico e presenciou a morte de dois colegas abriu um processo contra a empresa, peradora de um navio que passou pelo grupo sem prestar socorro.
Passageiros do cruzeiro disseram ter visto os pescadores e alertado a tripulação, mas a empresa diz que o capitão da embarcação não foi avisado. A advogada do pescador, Edna Ramos, disse que o processo inclui o testemunho de dois passageiros que confirmam ter visto os náufragos e alertado a tripulação. Uma passageira, Judy Meredith, afirmou a jornalistas que viu os pescadores com um binóculo e avisou um atendente, que confirmou ter repassado a informação à tripulação.
Os três pescadores voltavam de uma viagem ao rio Hato, para onde tinham ido em fevereiro, quando um dos motores do barco de cerca de três metros de comprimento falhou. Após 16 dias à deriva, eles avistaram um navio de cruzeiro e tentaram fazer sinais com um casaco vermelho.
"Ficamos muito felizes, porque achamos que eles viriam nos resgatar", disse Vasquez. Ele foi resgatado dias depois a cerca de 1.000 quilômetros do continente, próximo às Ilhas Galápagos. Seus amigos já tinham morrido de sede. Uma tempestade repentina, que reabasteceu seus suprimentos de água, foi crucial para a sobrevivência de Vasquez.
A empresa disse que houve uma falha de comunicação. Afirmou ainda que está ciente das obrigações perante a lei internacional do mar e que esteve envolvida em mais de 30 resgates nos últimos dez anos.
Obrigação de prestar auxílio:
 - A obrigação de prestar assistência, sob o artigo 98 da Convenção da ONU da Lei do Mar (UNCLOS), é um princípio difundido sobre a lei internacional do mar.
- Segundo a legislação, desde que possa ser feito sem colocar a embarcação em sério risco, o capitão é obrigado a “prestar assistência a qualquer pessoa encontrada no mar em risco de se perder; a proceder com toda a velocidade possível para resgatar pessoas em dificuldade, se informado de sua necessidade de assistência, desde que tal ação possa ser razoavelmente esperada dele”.

Fontes: ONU
Em condições razoáveis, podemos observar que houve de fato negligência,  mas os passageiros poderiam haver exigido que houvesse algum fato efetivo, simplesmente avisando e achando que com isso o assunto havia sido regularizado. Dizer que houve omissão da empresa, aparentemente seria oportuno, mas achar que um aviso e não acompanhar o processo é também querer se eximir de responsabilidade.
Sem querer divagar muito, comentar que um prédio está pegando fogo, não ajuda em nada, se me manter no imobilismo, como o comportamento social está indicando. Afinal, não sou eu quem estou no topo pronto para virar um churrasquinho...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Amigo, você é uma barata - Ciência

Bem, vamos começar do seguinte: não leia esta matéria antes de uma refeição a menos que esteja em restrição alimentar... Aviso dado, então vamos aos fatos...
Não é apenas o chinelo ou o inseticida que podem fazer mal às baratas, a solidão também não ajuda estes insetos a se desenvolverem. Um estudo publicado pela revista "Insectes Sociaux" afirma que as baratas não gostam de ficar sozinhas e sofrem de problemas de saúde quando isso acontece.
A pesquisa ainda aponta que estes insetos são seres sociáveis e sofisticados, capazes de reconhecer membros de sua família e suas diferentes gerações. Em grupo, elas formam sociedades igualitárias com uma estreita relação, baseadas em estruturas e regras, sendo capazes de tomar decisões coletivas para o bem de todas as baratas.
Apesar de existerem mais de quatro mil espécies de baratas catalogadas, apenas 25 são adapatadas para conviver com pessoas, como a barata alemã (Blattella germânica) e a barata americana (Periplaneta americana). Uma doença que elas podem sofrer é a síndrome de isolamento. Segundo a pesquisa, baratas alemãs ou americanas que vivem isoladas demoram mais para crescer e tornar-se adultas. Dessa forma, o estudo coloca as baratas como insetos sociais assim como os cupins, as abelhas e as formigas.
Baratas são mais do que insetos asquerosos, e que sobreviveriam à uma guerra nuclear. Elas não gostam de ficar sozinhas e sofrem problemas de saúde quando isso acontece. Se isoladas, algumas espécies de barata demoram mais a crescer.
Agora, pensando aqui: Mais um estudo profundo, onde os conhecimento advindos vão mudar a nossa qualidade de vida. Começaremos a criar celas individuais e isoladas para matar as baratas de forma a não poluir o ambiente. E pensar que alguém recebe para ficar olhando as baratas, e ganha créditos científicos com isso...


domingo, 24 de junho de 2012

Nefropatia x Carambola 2 - Saúde

A ciência, sempre busca explicações, e portanto, estudos são efetuados para tentar entender e, dentro do possível, corrigir aquilo que nos acomete e nos prejudica. Assim, a medicina nos proporciona longevidade, mostrando que precisamos corrigir ou retomar coisas de nosso passado.
Na literatura recente, são encontrados diversos estudos mostrando os efeitos tóxicos da carambola, tanto em humanos, como em ratos. No entanto, o primeiro relato desses efeitos foi em 1980. Os efeitos descritos estão associados à alta concentração do oxalato presente na fruta. Sabe-se que a mortalidade por intoxicação pela carambola em pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) pode chegar a 40%.
Um estudo publicado recentemente, em 2008, mostrou que o consumo de suco de carambola pode causar falência renal aguda em ratos normais por induzir a formação e deposição de cristais de oxalato de cálcio nos rins, provocando obstrução dos túbulos renais, e por induzir apoptose das células epiteliais renais. O estudo não objetivou relatar alterações neurológicas decorrentes do consumo da fruta.
Diversas são as manifestações clínicas decorrentes do consumo tanto da fruta, como da polpa da carambola. Entre as manifestações destacam-se soluços incoercíveis, vômitos, fraqueza muscular, insônia, distúrbios de consciência, agitação, convulsão e morte. Inicialmente os sintomas eram vistos em pacientes com IRC dialíticos, porém, diversos estudos também mostram o mesmo ocorrendo em pacientes em tratamento conservador.
Nos pacientes renais, acredita-se que a deficiência na excreção do oxalato seja a principal causa de seu acúmulo e efeito tóxico. Além disso, acredita-se que pacientes renais provavelmente apresentam danos na barreira hematoencefálica permitindo que haja a penetração do oxalato nos tecidos cerebrais provocando os sintomas neurológicos. No entanto, alguns estudos sugerem que o quadro neurotóxico esteja relacionado à inibição do GABA (ácido Υ-Aminobutírico) no Sistema Nervoso Central (SNC). Sabe-se que o GABA é um neurotransmissor inibitório do SNC; sua ação se dá pela hiperpolarização celular, devido ao aumento da condutância de íons, principalmente cloreto (Cl-). Assim, há a diminuição da transmissão neuronal inibindo o SNC. Portando, a inibição do GABA gerada pelo consumo da carambola, levaria à estimulação do SNC, provocando os sintomas descritos.
O tempo de aparecimento dos sintomas pode variar de 2 a 12 horas e também está associado à predisposição dos pacientes, idade, quantidade consumida, bem como a quantidade de oxalato presente em cada fruta e o tipo de carambola consumida. Avaliações indicam que o tipo mais doce e maduro apresenta menor quantidade do componente tóxico. Uma maior absorção grastrointestinal do oxalato por jejum prolongado ou inflamação da mucosa intestinal; defeitos na proteína plasmática de ligação de compostos ácidos e permeabilidade decorrente do dano na barreira hematoencefálica.
Como se pode observar, a fruta tem propriedades favoráveis, mas é prejudicial para um grupo específico que são pessoas portadoras de problemas renais. Como se diz que o veneno mata, mas na dose certa pode salvar uma vida, devemos ter em mente o equilíbrio alimentar.
A escolha da vida saudável, dieta equilibrada, e diversificação, não apenas agrada aos olhos, mas mantém as quantidades de nutrientes em nível que o corpo consiga utilizar e eliminar, quando em excesso. São as práticas saudáveis, onde abandonando o elevador e subir uma escada, já começa a fazer a diferença. Pense nisso. Afinal "oras bolas, carambolas"...

sábado, 23 de junho de 2012

Nefropatia x Carambola 1 - Saúde

"Oras bolas, carambolas!" - Uma expressão que algumas pessoas um pouco mais experientes (em respeito aos meus leitores e a eu mesmo, não quero usar a expressão "velho") já ouviram ou expressaram isso. Uma manifestação insatisfação, associada ao fato de se encontrar com problemas, e não conseguir solucionar. Com essa introdução, espero iniciar um assunto sugerido por meu amigo especial, que sempre me ilumina, com algumas dicas para escrever neste espaço.
Conforme a Wikipédia, a carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola ), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Possui flores brancas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. É originária da Índia, sendo muito conhecida na China.
A carambola é também conhecida como “star fruit” em virtude de ter cinco gomos e, quando cortada, parecer uma estrela de cinco pontas. Ela dispõe de casca fina, sabor agridoce, gosto agradável e é um fruto sumarento, que mata a sede e é estimulador do apetite, sendo por isso o seu consumo muito apreciado. 
Pode ser consumida in natura, em sucos e sua polpa pode ser utilizada para doces, vinhos, licores e sobremesas. 
A carambola é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas como A, B e C. É indicada para combater febre, curar escorbuto e estimular o apetite, além de prevenir o envelhecimento, por ser rica em polifenóis. O chá da folha nova da carambola em jejum é bom para diabéticos.
A carambola também é indicada para tratar afecções renais. Entretanto, por conter grande quantidade de uma substância chamada carambotoxina, não pode ser usada por pacientes que sofrem de insuficiência renal, pois eles não são capazes de filtrar a toxina, que se espalha na corrente sanguínea e pode afetar o sistema nervoso.
Na cidade de  Jaú, no interior do estado de São Paulo, foi aprovada uma lei que obrigada todos os estabelecimentos a colocarem cartazes contendo informações sobre os perigos do consumo de carambola, tanto em sucos, fruta innatura, ou polpa, para indivíduos com insuficiência renal.
O suco da carambola é usado para tirar manchas de ferro, de tinta e para limpar metais.Atenção: Devido ao ácido oxálico, a carambola não pode ser consumida em grande quantidade.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Desarmamento: A quem interessa? - Sociedade/Comportamento

A alguns anos, houve uma grande discussão na sociedade quanto ao desarmamento. Tivemos um plebiscito, defesas acaloradas, onde apregoavam que a população correria riscos se mantivessem o porte de armas. Bem, como é sabido, o desarmamento ganhou...
Uma senhora, idosa de 87 anos baleou um homem que invadiu o apartamento dela em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no dia 9. O tiro acertou o peito do suspeito, que morreu no local. Segundo a Polícia Militar, a idosa morava sozinha e dormia no momento en que o suspeito entrou. Assustada, ela usou a arma que tem há 35 anos e foi herdada da família.
A mulher tentou entrar em contato com a polícia, mas não conseguiu. Ela avisou os filhos e eles acionaram os agentes. Após o ocorrido, a idosa foi levada para a delegacia, onde prestou depoimento, mas foi liberada em seguida.
O suspeito pulou o telhado de uma escola atrás da casa da idosa para entrar no apartamento que ficava no segundo andar. E como todo bandido, se aproveitou dela estar só, e desamparada...
Bem, espero que isso estabeleça um divisor. Esse tipo de notícia, lógico que não me agrada, mas vamos entender isso de uma outra foram. O mecanismo de ataque é decorrente da avaliação de que não haverá defesa, ou essa estará prejudicada pela ação e falta de reação. Assim funciona o crime.
O bandido não considera o revide, e parte do princípio que não haverá reação - esse tipo de conduta é inclusive sugerido pelas autoridades. Ele toma de assalto, como bem diz a palavra, ele surpreende a vítima, que  se encontra desguarnecida e desarmada.
A sociedade, por comodismo e falta de mecanismos está se tornando muito pacata e compreensiva. Acata a violência urbana (que está indo para o interior), e se cala, aceitando o "destino". Tirar a dívida do agressor é deixar a sociedade sem o fator de poder surpreender.
Isso deixou de ser discutido à época, apesar das tentativas, mas por interesses, sabe-se lá quais (não é meu objetivo discutir corrupção e falta de caráter) ficou no limbo e não foi divulgado. Essa senhora, deve ter seu nome protegido e não se transformar numa heroína ou justiceira. Ela tirou a vida de uma pessoa, isso é errado, mas ela defendeu-se de uma agressão, e isso deve ser compreendido e ser atenuante no eventual processo que ela irá responder (apesar da idade).
Não seria hora de voltar a essa discussão? Ter a possibilidade de manter uma arma e portar, não significa que todos iremos ficar armados, mas os bandidos deixarão de ter a certeza que estamos desarmados...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Google em investigação? - Tecnologia

O Deputados e Senadores dos EUA devem reabrir uma investigação sobre a coleta de dados pessoais de usuários de redes Wi-Fi pelos carros do Google Street View por causa das informações de um relatório da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (a FCC) que sugere que várias pessoas ao Google sabiam da espionagem. Segundo o relatório, um engenheiro da Google contou a outras pessoas na empresa seu plano de captar informações pessoais de usuários de redes sem fio enquanto os carros passassem por zonas residenciais, e a prática continuou por mais dois anos depois dessa revelação interna.
A Consumer Watchdog, crítica freqüente do Google, pediu à subcomissão de privacidade do Comitê Judiciário do Senado americano para convocar uma audiência sobre a coleta de dados feita pelo Google Street View depois que o próprio Google tomou a iniciativa no fim de semana de divulgar uma versão resumida e editada do relatório da FCC sobre a investigação inciada em 2010, quando o caso foi revelado.
Segundo o relatório da FCC, o engenheiro da Google que decidiu coletar os dados achava que eles seria úteis para a criação de mapas de hotspots Wi-Fi. No entanto, um engenheiro, não identificado, referido no relatório de forma anônima, como Engenheiro Silva, também "pensou que eles poderiam ser úteis para outros serviços do Google", e detalhou seus planos em um documento internet escrito originalmente em outubro de 2006. Ainda de acordo com o relatório da FCC, o Engenheiro Silva concluiu que a coleta de dados pessoais de redes Wi-Fi não seria uma preocupação maior porque os carros do Street View só estariam perto de qualquer rede Wi-Fi por um curto período de tempo, e porque o Google não iria liberar as informações obtidas em forma bruta.
A Google coletou informações de redes Wi-Fi durante dois anos e meio, a partir de janeiro de 2008, afimra o relatório da FCC. A Consumer Watchdog pediu à subcomissão do Senado que convoque o CEO da Google, Larry Page, para testemunhar e também o engenheiro encarregado pelo Google, concedendo imunidade a ele para que possa falar.
"O Google tem deturpado repetidamente o que ele fez e mudado a sua versão sobre o que aconteceu", escreveu John Simpson, diretor da Consumer Watchdog, em uma carta ao senador Al Franken , presidente do subcomitê de privacidade. "A Google está tentando retratar o relatório do FCC como favorável à empresa. Esse não é o caso."
As revelações do relatório confirmam a alegação da Google de que coletar dados pessoais — incluindo o conteúdo de alguns e-mails e os endereços dos sites visitados — foi ideia de um único engenheiro. Mas também sugere que a Google poderia ter agido mais rapidamente para encerrar a atividade, que levou a empresa a pedir desculpas e motivou vários governos a investigar sua política de privacidade.
No início deste mês, a própria FCC multou o Google em 25 mil dólares por tentar impedir a investigação sobre o caso. A Google nega veementemente que tenha tentado impedir a investigação.
Nossa privacidade é colocada na vitrine. Sempre entendi que a internet é uma ferramenta, onde temos privacidade à partir do momento que protegemos nossas informações e não as disponibilizamos, seja por qual mecanismo eletrônico for. Na inocência e por acreditar que estamos imunes, abrimos a guarda e fazemos a festa dos voyers de plantão.
Sou fã do Google, uso seus serviços mas nem por isso acredito fielmente na privacidade dos meus dados e que esses não serão manipulados e/ou vendidos. Provedores já o fazem quando disponibilizam e atestam listas de e-mails válidas que acabam entupindo as caixas postais com ofertas de locais que nunca foram visitados, e nos dão a opção de cancelarmos nosso cadastro que nunca fizemos.
Assim é a tecnologia, assim se ganha dinheiro e assim o Facebook está fazendo a alegria e saindo as compras, com muito dinheiro no bolso, por deter e poder eventualmente, manipular informações de seus usuários. A Sony, com seus problemas de segurança amarga sequentes prejuízos de seus serviços on-line...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Arremesso Real e Desculpas - Sociedade

Aconteceu na Holanda: O Príncipe Willem-Alexander, pediu desculpas publicamente, por haver participado de  uma competição. Até ai, a participação de um monarca nada influi, muito pelo contrário, incentiva a prática esportiva.
O problema é que era uma prova de arremesso. Arremesso de vasos sanitários, as famigeradas privadas ou mictórios, como dizem alguns. O evento realizou-se num vilarejo não divulgado da Holanda. O monarca disse-se envergonhado por participar dos jogos. O papel que se prestou não contribuiu em nada, como disse em nota.
Olhando aqui e ali, descobri que algumas pessoas fazem algumas competições que se aproximam do inconcebível e bizarro. Existem as provas que reúnem "competidores" que irão devorar ovos, ou cachorros-quente, isso nos Estados Unidos. Até viram parte de filmes, em animadas reuniões onde fazem parte de gincanas.
Em Blumenau, existem as tulipas de 1 litro, onde, competidores, entornam cerveja em menor tempo, sem soltar um ruído característico de ingestão rápida de bebida gaseificada, mais conhecida como arroto sonoro e ensurdecedor. Isso ocorre durante a Oktober Fest. Outras existem como arremesso de tronco de árvore em competições de grupos indígenas, e várias outras atividades esportivas, mas com um misto de estranhas, ao menos nos olhos ocidentais.
Acredito que o mais importante é competir, mas, com meios normais, ou ao menos que se preserve aquilo que mantemos em nossa intimidade...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Monogâmico X Poligâmico: 6o Round - Sociedade/Ciência

Até 5 mil anos atrás, os homens não sabiam que tinham participação na geração de uma criança. Para eles, a fertilidade era exclusivamente feminina. Durante milênios, a ideia de casal foi desconhecida. Viviam todos juntos. Quando os homens abandonaram a caça e domesticaram os animais, perceberam que, se as ovelhas se separassem dos carneiros, não geravam cordeiros; porém, após o carneiro cobrir a ovelha, nasciam filhotes.
A contribuição do macho para a procriação foi, enfim, descoberta. E ela coincidiu com o surgimento da propriedade privada. O homem passou a dizer “minha terra”, “meu rebanho” e aprisionou a mulher para não correr o risco de deixar a sua herança para o filho de outro, caso ela pulasse cerca. Esse é o início da exigência de exclusividade sexual, mas era válido só para as mulheres. Isso foi quebrado séculos depois, com a pílula. A mulher passou a decidir quando ter ou não filho e a se lançar no mercado de trabalho.
Se destaca a convenção que sustenta nossa família nuclear ao contrastá-los com os casos atuais de tribos como os Kulina da Amazônia, que consideram a troca a maneira natural de acentuar os laços, e os Dagara de Burkina Faso, cujas crianças consideram que são filhos de todas as mulheres, o que não é tão diferente do grande número de adoções que se realiza em sociedades "desenvolvidas".
A atribuição de conceitos podem ser várias, onde alguém que proponha uma relação de poligamia seja considerado uma pessoa pervertida. Isso se dá ao fato de ser interesse dessa pessoa variar quem será sua(seu) parceira(o) sexual, criando um círculo fechado, buscando dessa forma evitar as DST's.
O ator Caio Blat concedeu uma entrevista onde disse: "Sou um pervertido. Sou monogâmico e sou feliz assim. Logo, sou um pervertido."
O assunto é extenso e muito abrangente, pois se questiona no formato do relacionamento valores morais. São na verdade convenções que estabelecem muitos valores. Transmitidas por gerações, podem se modificar e perder o sentido original. Buscar entender ou defender um tipo de relacionamento é, com certeza criar conflitos.
Comecemos entendendo que num relacionamento monogâmico é relativamente mais fácil de adequar, pois existe apenas um casal. Num relacionamento poligâmico haverá necessidade de consenso para todos envolvidos.
O mais importante e o objetivo do ser humano é a busca da felicidade. Então, depende de cada um de encontrar o melhor formato, e sempre observando as leis. Afinal, elas estabelecem aquilo onde o conflito pode se estabelecer, e virão a dirimir ou confundir ainda mais os relacionamentos...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Monogâmico X Poligâmico: 5o Round - Sociedade/Ciência

Além disso, uma alta atividade sexual favorece tanto a saúde do homem, como sua fertilidade que decresce quando não pratica sexo. Da mesma forma, Christopher e Cacilda desmitificam o fato de o sexo ser menos importante para a mulher, por exemplo, graças a sua possibilidade de acumular orgasmos, de tal maneira que esse prazer conduz à busca de sua repetição.
Os autores também não compartilham a ideia de que a mulher seja reservada em sua fertilidade para "prender" o macho, visto que seus seios crescem com a chegada da maturidade sexual e diminuem com a menopausa, ao que se une o fato de que durante a ovulação, os estudos demonstram que a mulher cheira melhor e são mais atrativas para o homem. Além disso, durante esses dias de maneira inconsciente se preocupam mais em se enfeitar.
Christopher e Cacilda entendem que a ideia da poligamia se reforça com a "fraternidade" na qual se transforma o desejo de certos casais após anos de convivência, e que explicam como uma modalidade da repulsão em relação ao incesto e ao chamado a buscar novos parceiros sexuais. Os pesquisadores apontam para outros mitos como "a maior necessidade de troca de companheiras" do homem frente à mulher, apesar de "ambos terem as mesmas necessidades sexuais".

Exemplos que se completam com os novos modelos de família que Christopher entende como uma constatação social que algo "falha" na visão sexual do homem. "A metade dos casamentos nos Estados Unidos termina em divórcio. Se a metade de nossos aviões caísse, as pessoas não iam querer variar seu modelo?", pergunta o pesquisador. Embora insista em que seus estudos sejam apenas uma evidência da multiplicidade de caminhos, entre os quais existe a monogamia "como escolha, que não é incorreta, só contrária a nossas tendências evolutivas. É como o vegetarianismo, alguém pode escolhê-lo, mas nem por isso o bacon deixa de cheirar bem."


Bem, nesse ponto ao menos estou de acordo com a pesquisa, visto que a mulher quebrou tabus e entendeu que sexo pode ser prazeroso, não apenas um dever conjugal. Isso é a liberação e quebra de conceitos, onde apenas ao homem existia o prazer, e pela forma da sociedade, ele poderia eventualmente tem uma amante, sem abandonar a família legalmente constituída. A sociedade aceitava e colaborava com esse tipo de formato.

domingo, 17 de junho de 2012

Monogâmico X Poligâmico: 4o Round - Sociedade/Ciência


Os pesquisadores Christopher Ryan e Cacilda Jethá desmontam qualquer convenção sobre a sexualidade e destacam que as restrições são contrárias a nossa natureza. Os humanos são promíscuos e polígamos. Esta afirmação é de Christopher Ryan e Cacilda Jethá em sua obra sobre a antropologia sexual "No Princípio Era o Sexo".
"Quando falamos de promiscuidade, nos referimos à mistura e à troca que nossos antepassados realizavam, em nenhum caso a um comportamento arbitrário. Sem as barreiras culturais, nossas orientações sexuais derivariam em várias relações paralelas de diferente profundidade e intensidade, como nossas amizades, que variam entre elas", reflete Christopher.
A maioria dos humanos vive em sociedades que seguem o chamado discurso convencional da sexualidade, que defende que o humano é monógamo por natureza, embora defina o homem como um animal ansioso por "espalhar sua semente"; enquanto a mulher protege seus limitados óvulos daqueles que não lhe asseguram a sobrevivência de seus descendentes, "se vendendo" ao que mais recursos lhe oferecer.
O problema surge, para Christopher e Cacilda, quando esta imagem se apoia em estudos realizados por Charles Darwin há 150 anos em uma sociedade vitoriana puritana, cujo estudo dos primatas, base da tese do casal de pesquisadores, estava nas fraldas. "Darwin sempre foi muito interessado nos dados que questionavam suas teorias, se vivesse agora as revisaria à luz das descobertas mais recentes", afirma Christopher.
Frente à contenção que o discurso convencional apregoa, o corpo humano conta uma história diferente. Baseando-se em diversos estudos, Christopher e Cacilda explicam como o corpo do homem é projetado para uma grande atividade sexual, que supera o necessário para a reprodução.
Isto se observa na desproporção do volume testicular em relação aos outros primatas e a ejaculação de um sêmen que não só procura a concepção, mas a destruição mediante agentes químicos de espermatozoides procedentes de outros machos que possam ser encontrados em seu caminho, o que leva a entender que a mulher também procura ter vários companheiros e potencializar a concorrência espermática na busca da melhoria da espécie.
Bem, nunca fiquei comparando volume testicular, e sinceramente não acredito que esse seja meu meio de estudo de projeto acadêmico. O que fica evidente é uma defesa da posição sexual, tanto na mulher quanto no homem, de "melhor da espécie". Tem coisas que acabam ficando em segundo plano, olhando apenas no lado científico...

sábado, 16 de junho de 2012

Monogâmico X Poligâmico: 3o Round - Sociedade/Ciência


Como foi observado antes, motivos para defender relacionamentos monogâmicos existem, com coerência, mas e o outro lado da moeda? Que motivos haveriam para defender a poligamia? (Agora vem a polêmica...)
Psicólogos evolucionários já sugeriram que os homens têm maior possibilidade de ter sexo extraconjugal, parcialmente devido à necessidade masculina de “espalhar os genes” através da disseminação de esperma. Tanto mulheres como homens, dizem estes cientistas, tentam melhorar seu progresso evolucionário ao procurar parceiros de alta qualidade, embora o façam de maneiras diferentes. A parceria comprometida entre um homem e uma mulher evoluídos, dizem alguns, é para o bem-estar das crianças.
“As espécies humanas evoluíram para formar compromissos entre homens e mulheres com o propósito de cuidar das crianças, portanto isso é um laço”, disse Jane Lancaster, uma antropóloga evolucionária da Universidade do Novo México (EUA). “No entanto esse laço pode se enquadrar em todo o tipo de padrões de casamento: poligamia, pais e mães solteiros, monogamia.”
A espécie humana é única entre os mamíferos no fator investimento dos pais ao criar os filhos. Nos diferenciamos dos demais primatas pois o laço de casal é bastante forte. Daniel Kruger, psicólogo social e evolucionário da Universidade de Michigan (EUA). “Nós somos especiais neste aspecto, mas ao mesmo tempo, como a maioria dos mamíferos, nós somos uma espécie polígama.” Os humanos são considerados “levemente polígamos”, pois os homens se acasalam com mais de uma fêmea.
Se as pessoas casadas ou com outros tipos de compromissos procuram por mais sexo, isso depende dos custos e benefícios. Há bastante evidência de que os homens têm menos a perder do que as mulheres ao ter sexo extraconjugal, e por ter menos a perder é mais fácil para que eles o façam.
Alguns cientistas vêem tanto a monogamia social como a sexual em humanos como estrutura social ao invés de como um estado natural. “Eu não acho que sejamos animais monogâmicos”, disse Pepper Schwartz, professora de sociologia da Universidade de Washington em Seattle, EUA. “Um animal realmente monogâmico é o ganso, que nunca se acasala novamente mesmo que seu parceiro (a) seja morto (a).” Ela adicionou que a “monogamia é inventada para haver ordem e investimento, mas não necessariamente porque é `natural´.”

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Monogâmico X Poligâmico: 2o Round - Sociedade/Ciência

Existem defensores ferrenhos da monogamia, apontando itens interessantes e louváveis para a prática. Algumas pessoas até elaboram uma lista de motivos para manter-se assim. Olhando aqui e ali, achei uma relação interessante, talvez contestável, onde motivos são apresentados:
- 1. Com o tempo, o sexo tende a melhorar: isso porque um conhece melhor o outro, o casal se entende, compreende os desejos físicos do outro e portanto, o relacionamento íntimo só tende a melhorar. Sempre que o casal continue a fazer sexo mesmo depois de alguns anos de convivência;
- 2. As carícias entre um casal que está junto há muito tempo acontece de modo natural, não tem mais aquele constrangimento e um simples abraço é como um refúgio, longe de tudo e de todos;
- 3. Em teoria, se os dois são fiéis e os resultados dos exames bons, não é preciso mais se preocupar com as temidas doenças sexualmente transmissíveis (desde que tenham cuidado antes do início ou durante o relacionamento);
- 4. Ambos podem se sentir mais livres quanto ao cuidado quase que obsessivo do aspecto físico: evidentemente, o que não pode significar desleixo;
- 5. Um relacionamento aberto, onde a traição é encarada como algo normal, não é para todo mundo. Poucas pessoas teriam condições em lidar com isso de uma forma despojada, sem o inevitável ranço;
- 6. Por outro lado, trair no modo tradicional, isso é, escondido, é um comportamento que corre o risco de se tornar um hábito, ou melhor, um vício. E a culpa nunca pode fazer alguém viver bem;
- 7. A monogamia tem significados elevados: fidelidade, confiança, respeito e honra.
Dentre os conceitos elencados, muitas coisas podem ser questionadas. A princípio a cultura. No ocidente temos a formação da família entre Pai, Mãe e Filhos. Esse é o formato até então tradicional do núcleo familiar, mas observamos que isso está mudando, pois antigamente cabia ao homem o papel de provedor de recursos e à mulher, cuidar e educar os filhos. Hoje em dia isso se torna cada vez mais uma utopia e um conceito decadente.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Monogâmico X Poligâmico: 1o Round - Sociedade/Ciência

Desde o princípio dos tempos se discute relações. Algumas mulheres adoram faze-lo em momentos oportunos e outros nem tanto. Mas qual será o melhor caminho para o relacionamento?
A monogamia é uma das bases sobre as quais se assenta a cultura ocidental, embora haja cada vez mais vozes que a questionem. Acredito que esse assunto vai virar polêmico, pois ele vai de acordo com convenções sociais, ou melhor, condições sociais e econômicas.
Para início de conversa, existem relacionamentos Monogâmicos, onde parceiros estabelecem um laço de afetividade e sexual único, sem inclusão de novos parceiros - ai se inclui aqueles que os tem eventualmente - mais conhecidos como "pular a cerca", mantendo essa união para cuidar dos filhotes. A monogamia social é um termo que se refere a criaturas que formam casais e criam seus filhotes, mas ainda tem “casos” extraconjugais. Casais sexualmente monógamos se acasalam apenas com um parceiro. Portanto um marido que trai a esposa com outra relação romântica e volta para casa em tempo de colocar as crianças na cama seria considerado socialmente monógamo.
Existe também os relacionamentos Poligâmicos, onde os parceiros permitem um terceiro ou mais indivíduos numa relação afetiva e sexual, aparentemente harmoniosa. Existem localidades com núcleos distintos, sendo o mais comum, um parceiro de do sexo masculino, e algumas do sexo feminino. Existe também situação inversa em locais da Ásia.
Sua característica básica é que o indivíduo deve prover em todos os escopos, igualmente suas parceiras e filhos. Não pode ser declarada a "favorita". Comum em países árabes, e algumas comunidades religiosas. Para os ocidentais esse tipo de comportamento não é socialmente aceitável.
Bem, exposto minha explicação vamos agora a algumas explicações para os comportamentos distintos. (O material será apresentado em 6 etapas, portanto, vamos as próximas 5...)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Relações Modernas: Santo Antonio - Sociedade

Nada mais propício à data. Afinal, hoje é dia de Santo Antonio, conhecido como o santo casamenteiro, sequestrado e coagido por pessoas a busca de seu par perfeito. Assim dizem, onde existem muitas crenças, onde colocando o alfabeto em papeis numa bacia de água pode abrir o nome da pessoa amada, e por ai vai.
Uma garota resolveu inovar. Aproveitando as redes sociais, blogs e outros mecanismos da vida moderna, utilizou-se de ferramentas. Trata-se da amazonense Camilla Diniz, que em comemoração ao seu 24ª aniversário, fez algo diferente. A arquiteta dispensou os presentes materiais e criou um blog chamado "Um Namorado para Camilla", a fim de encontrar um presente de carne e osso, cheio de amor para dar.
Com a ajuda de três amigos, Camilla decidiu arranjar um novo namorado. "Estava sofrendo por conta de um amor não correspondido e resolvi criar o blog, pois na Internet tem gente de todo tipo", contou em uma entrevista. O blog já está bombando e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. "Nos primeios 15 minutos já havia mais de 30 e-mails!"
Para os interessados, Camilla fez um perfil na página, falando sobre que gosta e o que não gosta, e postou algumas fotos sensuais. A garota em busca de um namorado afirma que, se não encontrar um homem decente agora, vira freira. "Não precisa ser lindo, mas tem que ter charme. Gosto de barba, de cabelo bagunçado, de pancinha de chopp e de um bom gosto musical."
Eu andei olhando o blog, e não vi nada excepcional, que me desculpem os críticos. A moça até que é bonitinha, mas a forma de tentar laçar um talvez pretendente é como alguém procurando um emprego numa agência, preenchendo um questionário e se habilitando ao contato.
Como jogada de marketing, ai sim, vejo um futuro promissor, que pode alavancar a carreira dela, e conseguir contratos e projetos, mas algo para decoração de interiores com gosto de pseudo sensualidade. Não estou jogando o trabalho ou tentativa deste no chão, apenas entendo que a internet é uma ferramenta para aproximar as pessoas e uni-las para um objetivo comum, mas até ai de ser ponto focal de namoro na internet é um tanto dúbio. Entendo que pode ser uma ferramenta que permita conhecer alguém, o restante, vai da química necessária em qualquer relacionamento. Um olhar ao vivo é insuperável quando comparado a uma foto trabalhada em ferramentas de hábeis web-designer's...


terça-feira, 12 de junho de 2012

Demissões na HP? - Economia/Trabalho


A Hewlett-Packard (HP) planeja cortar entre 25.000 e 30.000 pessoas do seu quadro de funcionários, informou o Wall Street Journal. O número é recorde e deve atingir todas as unidades da companhia no mundo.
De acordo com o jornal americano, a decisão faz parte da estratégia de reestruturação da companhia. Apesar de alto, o número representa apenas 8% do total de empregados que a HP possui, cerca de 350.000 em todo o mundo. O anuncio foi feito na divulgação dos seus resultados financeiros trimestrais.
No penúltimo trimestre fiscal encerrado em janeiro deste ano, a HP apresentou queda de 44% no lucro e um declínio na receita de 7%. O resultado operacional em cada uma de suas principais unidades diminuiu mais de 30% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No ultimo trimestre teve um lucro líquido de US$ 1,59 bilhão no segundo trimestre fiscal (fevereiro/abril), com queda de 31% em relação ao lucro de US$ 2,3 bilhões registrado em igual período do ano anterior.
Desde a saída do ex-CEO Mark Hurd, em agosto de 2010, que se envolveu em um escândalo sexual, a HP vive uma constante turbulência. Seu sucessor, Leo Apotheker tentou recuperar as perdas da companhia, mas fracassou e foi demitido dez meses após assumir o cargo e substituído por Meg Whitman, atual CEO da companhia.
Se voltarmos um pouco no tempo, valera lembrar matéria que comentei sobre a aquisição da Palm e perdas, por não desenvolver e ficar para trás no mercado de Smartphones. Hoje as empresas precisam de inteligencia e agilidade, para não ficarem confinadas num momento passado áureo e rentável que cada vez mais se torna competitivo...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cuidado que vai bater... - Astronomia


Cálculos, e mais cálculos mostram: A Via Láctea colidirá com sua galáxia mais próxima, Andrômeda, dentro de 4 bilhões de anos, informaram os cientistas da Nasa (agência espacial americana). Eles se basearam nas observações realizadas com o telescópio Hubble.
"Após quase um século de especulações sobre o destino de Andrômeda e nossa Via Láctea, finalmente temos uma ideia clara de como se desenvolverão os eventos nos próximos bilhões de anos", assinalou em comunicado Tony Sohn, do Space Telescope Science Institute, em Baltimore (Maryland, EUA).
As simulações com computador realizadas com os dados do Hubble mostram que, após o impacto inicial, ambas as galáxias demorarão outros 2 bilhões de anos para se fundirem totalmente sob o efeito da gravidade e tomarem a forma de uma única galáxia elíptica, similar às que são comumente vistas no universo. As estrelas dentro de cada galáxia estão tão longe umas das outras que os especialistas não acreditam que possam se chocar entre si, mas é possível que elas "sejam lançadas a uma órbita diferente ao redor do novo centro galáctico", explicou a Nasa.
Os cientistas observaram repetidamente uma região específica da Via Láctea em um período entre cinco e sete anos e concluíram que, embora esperem que nossa galáxia sofra mudanças, "a Terra e o Sistema Solar não correm perigo de serem destruídos". Mas demonstram que a posição de nosso astro rei ficará abalada.
Somos o que chamam, de planeta jovem. Os astrônomos já calcularam o tempo de vida do Sol, enquanto estrela de 5a grandeza de luz branca. Mas assim como determinaram pela movimentação das galáxias essa colisão, em observação mais atenta, nota-se que existem vários fragmentos rochosos de tamanho considerável, que podem eventualmente nos atingir.
De qualquer forma, pelo tempo estimado (pode ser alterado quando considerado o campo gravitacional) poucos de nós restará por estas terras, mas, para todos efeitos e segurança, melhor usar o cinto de segurança sempre que sair de casa...

domingo, 10 de junho de 2012

Irã não vai ajudar mais nas cirurgias de mudança de sexo - Sociedade/Cultura


O governo iraniano anunciou recentemente que deixará de contribuir para os custos de operações de mudança de sexo. Quem resolver realizar a cirurgia terá que bancar os custos por conta própria ou por meio de planos de saúde.
Apesar de permitir cirurgias para troca de sexo, o Irã proíbe por lei a homossexualidade, que é punida com pena de morte. Para evitar perseguição, muitos gays se submetem à operação para serem reconhecidos oficialmente como mulheres.
Por ser um regime religioso, o Alcorão, livro sagrado do Islã, é papel fundamental para aplicação das leis no Estado Iraniano. Até ai, nenhum problema, pois é algo que já está sacramentado.
O fato de o Aiatolá Khomeini, líder da revolução Islâmica, conhecedor da existência de pessoas com afinidade sexual com pares do mesmo sexo, ou seja, homossexuais, permitiu uma oportunidade para que esses não caíssem na clandestinidade e fossem condenados à pena capital. Com isso, possibilitou uma alternativa.
Conforme informações da BBC, são realizadas cerca de 400 cirurgias por ano. Isso denota que trata-se do local com maior numero de cirurgias desse tipo.
O que fica minha dévida é, que no transexualismo, o individuo nao se trata de apenas um homossexual, mas sim alguém que não se vê na sua sexualidade em acordo com o corpo físico, nisso, aponta-se a necessidade de intervenção cirúrgica para "corrigir" a falha da natureza. Para outros casos, essas pessoas não estão abrindo mão de sua condição sexual, apenas querem se relacionar física e afetivamente com uma pessoa do mesmo sexo.
Não sei se a permissão é uma alternativa ou uma sentença...

sábado, 9 de junho de 2012

Artrite Reumatoide: Você sabe? - Saúde

Artrite reumatoide, também conhecida como artrite degenerativa, artrite anquilosante, poliartrite crônica evolutiva (PACE) ou artrite infecciosa crônica é uma doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos. Além de danificar as articulações possui manifestações sistêmicas como: rigidez matinal por pelo menos uma hora, fadiga e perda de peso.
Acredita-se que a origem da doença seja uma alteração do sistema imunológico, que passa a agir contra proteínas próprias do organismo e localizadas nas articulações (embora possa agir também em outros locais do organismo). A primeira descrição da doença foi feita em 1800 por Landré Beauvais.
A artrite reumatoide é uma doença que acomete mais os indivíduos do sexo feminino (de 3 a 5 vezes mais do que os do sexo masculino). E tem seu pico de incidência entre 30 e 55 anos. Afeta de 0,6% a 2% dos adultos representando entre 10% e 12% dentre as artrites.
Para se fazer o diagnóstico de artrite reumatóide é necessário que estejam presentes quatro ou mais dos seguintes critérios:
 - Rigidez matinal (dificuldade de movimentação ao acordar)com duração superior a uma hora por dia;
 - Artrite de três ou mais áreas, com sinais inflamatórios;
 - Artrite das articulações das mãos ou punhos (Pelo menos 1 área com edema em punho, metacarpofalangeana ou interfalangeana distal);
- Artrite simétrica - Envolvimento simultâneo bilateral (para as metacarpofalangeanas e interfalangeanas proximais, não precisa haver simetria perfeita);
- Nódulos reumatóides;
- Fator reumatóide sérico positivo;
- Alterações radiográficas, tais como: erosões ou descalcificações articulares.
(Para que os 4 primeiros critérios sejam válidos, é necessário que perdurem por, no mínimo, 6 semanas.)
Quanto mais cedo for diagnosticada a doença e iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico. Embora ainda não se conheçam os recursos para a cura definitiva, é possivel obter a remissão dos sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar a progressão das deformidades.
Repouso só deve ser indicado em quadros muito dolorosos e por pouco tempo. Atividade física e fisioterapia são importantes para controlar o comprometimento das articulações e a perda da mobilidade.
O tratamento medicamentoso inclui analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINE), cortiscoroides e drogas imunossupressoras, como o metrotrexato e a ciclosporina. Alguns medicamentos mais recentes, desenvolvidos através de tecnologias baseadas na biologia molecular, trazem novas possibilidades terapêuticas. A cirurgia e a colocação de próteses articulares podem representar uma opção de tratamento, nos estágios avançados da doença.
Uma coisa que sabe-se agora é que as taxas de mortalidade entre os pacientes com artrite reumatoide (AR) são 1,5 vezes mais elevadas que a da população geral. Adicionalmente, a doença cardiovascular é a principal causa de morte nestes pacientes. As estatinas são recomendadas para o tratamento da hipercolesterolemia e da doença isquêmica do coração em pacientes com artrite reumatoide, mas muitos destes pacientes interrompem o uso de estatinas.
Mas o que são estatinas? As estatinas são um grupo de substâncias afins, denominadas lipoproteinas, são empregadas em medicina para tratar os altos níveis de Colesterol, LDL-colesterol e VLDL-colesterol no sangue. As lipoproteinas são essenciais ao funcionamento do organismo humano, mas em níveis sangüíneos elevados podem ser prejudiciais. E eu faço uso de uma delas...
Por motivos óbvios não colocarei imagens relativas ao problema, pois, ela se caracteriza por deformar as partes afetadas. Para esta matéria tive a colaboração do Doutor ALAN FIGUEIREDO (meu amigo e consultor para vários assuntos)...

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pendurando as Chuteiras/Luvas e outros acessórios: MMA - Esportes/Sociedade


O inglês James Wilks anunciou sua aposentadoria do MMA. O campeão da 9ª temporada do TUF dos EUA, competindo na categoria dos meio-médios (até 77 kg), vinha sofrendo com constantes lesões e até corria o risco de ficar paralítico. O agora ex-atleta não se apresenta desde o UFC 120, no dia 16 de outubro de 2010, quando foi derrotado pelo canadense Claude Patrick, por decisão unânime dos juízes.
“Eu tive alguns problemas ,em algumas lutas, que eu não comentei. Em uma delas, fui atingido e todo o lado esquerdo do meu corpo ficou formigando”, revelou o lutador ao site especializado MMA Junkie. Ele não entrou no octógono em 2011 oficialmente por estar se recuperando de uma lesão no joelho.
O ex-lutador disse que descobriu só recentemente que já fraturou uma vértebra, segundo um exame analisado pelo seu médico. “Só pode ter acontecido quando eu jogava rúgbi (até 2003), porque me perguntaram quando eu havia machucado o meu pescoço e eu respondi que nunca aconteceu. Foi quando me mostraram o raio-x”, disse o britânico, que pendura as luvas com um cartel de sete vitórias e quatro derrotas, com dois triunfos e dois insucessos competindo no Ultimate.
Bem, existem algumas coisas que até tento não comentar, mas...
Não consigo entender algo como luta corporal, com desferimento de golpes, possa ser classificado como esporte. E isso consta até como evento olímpico, como o Boxe. Imaginar um combate de MMA e uma rinha de galos, não seria similares?
Dentro da legislação brasileira, fomentar, participar, ou instigar rinhas, é crime ambiental, pois expõe os animais a crueldade. Alguém que participa desse tipo de espetáculo, não estará fazendo o mesmo? A audiência televisiva agradece, e os patrocinadores pagam muito caro para associar suas marcas a esse tipo de evento.
Nós, público, somos observadores e alimentamos esse tipo de evento. Sinceramente, não vejo isso como esporte, apenas como espetáculo dantesco para alimentar o nosso lado cruel em ver outra pessoa apanhar, desde que essa pessoa não sejamos nós, aparecendo apanhando em televisores coloridos....

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Facebook vai as compras: Ópera - Economia/Tecnologia

Rumores apontam que após a compra do Instagram e da Glancee, o Facebook pode estar negociando agora a aquisição do Opera Software, especializado no desenvolvimento de navegadores, especialmente para dispositivos móveis. O valor do negócio poderia alcançar US$ 1 bilhão, segundo a agência Reuters.
O aumento do acesso à rede social por meio de celulares tem reduzido a receita do Facebook com publicidade, o que torna cada vez mais importante o fortalecimento da relação da companhia com fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel, algo que os 170 milhões de usuários do navegador Opera Mini devem propiciar ao Facebook em caso de compra.
Como a rede social tem tido dificuldade em gerar receita com o tráfego vindo de aparelhos móveis, adquirir o Opera seria uma solução mais rápida do que desenvolver uma plataforma ou navegador próprios. De quebra, o browser produzido pelo Opera é bastante popular nos mercados emergentes, onde o Facebook tem como meta crescer.
As ações do Opera chegaram a subir 26% no dia 29/05, em meio aos boatos da possível compra. Já os papéis do Facebook caíam 9,71% no mesmo dia, sendo cotados abaixo do valor de seu IPO, realizado há menos de um mês. Prejuízo certo.
Isso pode parecer uma jogada, para desviar o fiasco no IPO, que está deixando muitos investidores a ver navios, ou melhor, ver moedas rolando pelo bueiro. O gigantismo da operação já assusta, estabelecendo um valor surreal para uma empresa de tecnologia, mas que não tem um produto ao certo para vender. Já existem especuladores, digo, investidores, reclamando dos problemas no lançamento, e lançando processos para tentar  reaver, um pouco que seja, o dinheiro depositado para a lua de mel do seu CEO...




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cigarros X Sexo - Saúde


Cheiro de cigarro não é nada afrodisíaco e gosto de cigarro muito menos. Para piorar toda nossa relação com o fumo, uma pesquisa diz que homens que fumam podem ter o pênis encolhido. Pode parecer absurdo, mas o argentino Aníbal Litvin diz no livro "369 Curiosidades sobre sexo" que homens que fumam podem ter o pênis encurtado em quase um centímetro.
Os cientistas do Instituto de Andrologia do Centro para Medicina Reprodutiva, em Lexington, apontam que outro problema é a performance na "hora H", os fumantes têm menos desejo sexual, podendo até chegar à impotência.
A explicação para isso é que os efeitos do cigarro atingem as artérias do corpo, causando obstruções na circulação, entupindo os vasos sanguíneos e atrapalhando a capacidade erétil do pênis. Outra dificuldade dos homens que fumam é a reprodução. O vício pode deteriorar a qualidade do esperma e tornar mais difícil ter filhos.

No pênis acontece o mesmo que ocorre com as artérias coronárias. Da mesma forma que o fumo deixa as artérias entupidas, com pouca dilatação, também reduz o fluxo de sangue nos vasos sangüíneos que percorrem o pênis. Automaticamente, nesse caso, a ereção não acontece, pois ela depende da alta concentração de sangue na região.
A explicação agora para muitos homens que reclamam do "tamanho", pode agora ser explicada de forma científica. Cigarro não apenas faz mal à Saúde, além de proporcionar a impotência (isso dá arrepios), regride um instrumento "poderoso" da virilidade.
Fica aqui uma pergunta, que não quer calar, e nada contra "Los Hermanos Porteños", mas esse Senhor Litvin descobriu o encurtamento como????

terça-feira, 5 de junho de 2012

Rapidez na Construção - Engenharia/Economia

Em apenas nove dias, um pédio inteiro foi construído na província de Hunan, na China central. Parece rápido, mas a empresa que o construiu diz que o cronograma inicial de 24 horas foi atrasado por chuvas torrenciais, entregas de material e um feriado nacional.
O prédio na província de Hunan teria sido atrasado por chuva, entregas e um feriado nacional. O segredo da velocidade são quatro módulos de15 metros que são montados por gigantes sobre colunas metálicas. Os trabalhadores precisam apenas ajustar os encaixes.
A empresa conseguiu erguer em apenas 360 horas (15 dias) um hotel pré-fabricado de 30 andares, dobrando com isso seu recorde anterior, quando construiu um edifício de 15 andares em seis dias, conta a empresa em seu site (www.broad.com). O edifício foi terminado em 31 de dezembro e sua construção foi apresentada em um vídeo que mostra a câmera rápida do processo do primeiro ao último dia, imagens que em tiveram mais de 1 milhão de visitas em cinco dias no YouTube.
O hotel foi construído junto ao Lago Dongting, um dos maiores da China, na província de Hunan, e a firma o apresenta como um avanço ambiental, já que sua construção emprega menos materiais nocivos para a natureza (como cimento e concreto) e gera menos resíduos.
Alguns especialistas asseguraram que o novo hotel representa um marco que pode mudar o setor mundial da construção a longo prazo. Embora um edifício construído em tão pouco tempo possa gerar dúvidas sobre sua estabilidade, seus autores asseguram que ele é capaz de suportar terremotos de até 9 graus de magnitude. Agora, a empresa planeja construir um prédio de 220 andares - que pode vir a ser o mais alto do planeta - em apenas quatro meses.
Os números assustam, sim, afinal a velocidade de execução de construção é espantosa. Mas, não estão sendo considerados os estudos envolvidos, bem como as fundações. Uma edificação não pode ser construída sobre um solo puramente, sem a existência prévia de sapatas ou outro meio de fixação para evitar o "escorregamento" do bloco por qualquer movimentação e/ou instabilidade do solo.
Também não fica claro os estudos da logística envolvida e tempo de preparo dos materiais utilizados. Prédios pré-moldados existem há tempos, que facilitam e padronizam as construções, mas, sem planejamento simplesmente eles se perdem. Mas como curiosidade ao menos, fica para espanto geral o vídeo da construção do hotel, com o relógio contando o tempo...








segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mãe que paga para matar o filho... - Sociedade



A dona de casa Maria Selma Costa dos Santos, de 70 anos, foi presa terça-feira em Duque de Caxias (RJ) após confessar ter pago R$ 20 mil a um pistoleiro para matar o próprio filho, segundo a polícia. O empresário José Fernandes dos Santos Reis, de 52 anos, foi morto em 29 de novembro de 2011. A idosa estava descontente com a mesada que recebia dele.
Reis era dono de uma construtora, de uma fábrica de materiais elétricos, de uma confecção e de uma lanchonete. Casado, morava na zona sul do Rio com a mulher e um filho de 15 anos, e frequentava a casa da mãe no centro de Caxias, onde mantinha um escritório. As desavenças com a idosa eram frequentes.
Duas semanas antes do crime, Maria Selma pediu à faxineira Maria José da Silva Dias, de 42 anos, que encontrasse um pistoleiro disposto a matar seu filho. Segundo a empregada, a idosa alegou que o filho estava tomando ilegalmente seus bens e iria deixá-la "na rua". Ela também disse que o filho pretendia matá-la, e por isso o mataria primeiro.
A faxineira levou a proposta ao vigia de rua Isaac Paulo de Moraes, de 22 anos, que pediu R$ 20 mil pelo serviço. A idosa pagou R$ 5 mil antes do crime e orientou o vigia a aproveitar o momento em que seu filho saía da casa dela, sempre no início da noite. Ele dispensava o segurança às 19 horas e, ao sair da casa, tirava o carro e descia para fechar o portão. Deveria ser morto antes de voltar ao carro, que é blindado.
Na terceira tentativa, o vigia conseguiu matar Reis com três tiros e fugir. Depois recebeu mais R$ 15 mil. Segundo a faxineira, ao ouvir os tiros, a idosa disse que o filho tinha ido "para o inferno". Um dia antes de ser morto, o empresário havia dito à mulher que suspeitava que sua mãe estava tramando algo contra ele. Os dois haviam discutido e a mãe chamou o filho de "ladrão". A polícia suspeitou da idosa porque ela contratou um advogado para orientar os depoimentos dela e da faxineira. O vigia e a faxineira também estão presos.
Mais uma tragédia urbana. Cada vez mais penso se devo comentar coisas assim, pois afinal, não criei o blog para ficar discutindo as tragédias sociais. Mas a mesquinhez é motivo para escrever e comentar. Afinal, já escrevi antes: "A sociedade está se perdendo"...
Vejo que estamos perdendo valores, na verdade, estão valorizando o quanto uma vida está valendo. Por trocados, tira-se a vida de alguém. Mata-se por um tênis, um celular, uma mesada, um video-game.
Os assassinos querem direitos, se escondem e sentem-se coagidos e humilhados. Direitos humanos, sim, eles levantam bandeira defendendo OS BANDIDOS. O cidadão comum, aquele que paga suas contas e se protege por grades e muros altos, não é defendido. Volto a repetir: Não está na hora de rever os direitos constitucionais do criminoso, deixando de lado essa tutela e proteção que fomenta ainda mais o crime?
O assunto é polêmico, mas devemos discutir, não apenas aqui, nessas belas terras tropicais, mas de forma ampla. Quando nos calamos, estamos consentindo que façam. Eu procuro não me calar, mas sozinho, pouco posso fazer, além de pontuar mais uma notícia...

domingo, 3 de junho de 2012

Câncer e Trabalho - Saúde/Economia

(Este material é uma continuidade do artigo de ontem)
Como comentei no artigo passado, existem doenças profissionais. Além das amplamente conhecidas e estudadas, existem outras, decorrentes à novas atividades, hoje em moda. Afinal, temos o pré-sal, e com isso nova leva de trabalhadores voltados à indústria do Petróleo. O grande problema é o tipo de manifestação decorrente, que pessoalmente, me incomoda muito: Câncer!
"O médico precisa saber como é o trabalho do paciente" Luiz Antonio Santini médico cirurgião e diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer
O que pode ser feito para que os casos de câncer relacionados ao trabalho sejam reduzidos?  O câncer é uma doença diferente das infecciosas, que podem ser reduzidas a curto prazo com medidas de prevenção e educação. O câncer, por outro lado, é uma doença causada por um acúmulo de vários fatores e durante muito tempo, portanto medidas que tomemos agora não necessariamente repercutirão no próximo ano, mas sim a médio e longo prazo. Não existe mágica quando se trata de redução dos casos de câncer.
O que o Inca propõe, a longo prazo, para evitar que a rotina profissional desencadeie um câncer? Nossa publicação foi feita para preencher uma lacuna em relação ao câncer ocupacional. Propomos que seja bem estabelecida a relação de causa entre o trabalho e a doença. Para isso, é preciso que o médico saiba como é o trabalho do paciente e se ele fica exposto a substâncias prejudiciais à saúde. Somente assim saberemos ao certo a associação entre causa e risco desses fatores e de câncer.
O que o trabalhador pode fazer para se proteger do câncer causado pelo trabalho? Ao longo da vida, ele pode reduzir a exposição a substâncias prejudiciais com equipamentos de proteção. Luvas, máscaras e protetor solar são exemplos de produtos capazes de amenizar a exposição ao sol em trabalhadores que passam o dia ao ar livre ou em trabalhadores de postos de gasolina, por exemplo, que estão sempre em contato com compostos do petróleo que podem causar câncer.
Câncer de boca, faringe e laringe: Agentes causadores de câncer: Agrotóxico, amianto, formaldeído, fuligem de carvão, óleo de corte, poeira de madeira, de couro e de cimento, sílica e solventes orgânicos. Ocupações mais afetadas: Açougueiro, barbeiro, cabeleireiro, carpinteiro, encanador, instalador de carpete, mecânico de automóvel, mineiro, moldador e modelador de vidro, oleiro e pintor.
Câncer de mama: Agentes causadores de câncer: Agrotóxico, benzeno, campos eletromagnéticos de baixa frequência, campos magnéticos, compostos orgânicos voláteis, hormônios e dioxinas.
Ocupações mais afetadas: Cabeleireiro, operador de rádio e telefone, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, comissário de bordo e trabalhador noturno.
Câncer de pulmão: Agentes causadores de câncer: Antineoplásticos, asfalto, ácido inorgânico forte, chumbo, emissão de forno de cocque e de gases combustíveis, gases como amônia e enxofre, inseticidas não arsenicais, manganês, poeiras de carvão, madeira, rocha e de cimento, urânio e radiação ionizante.
Ocupações mais afetadas: Bombeiro hidráulico, encanador, eletricista, mecânico de automóvel, mineiro, pintor, soldador, trabalho com isolamento, trabalho em navios, trabalho em conservação de couro, trabalho em limpeza e manutenção e soprador de vidro.
Câncer de estômago e esôfago: Agentes causadores de câncer: Poeira de construção civil, de carvão e de metal, vapores de combustíveis fósseis, óleo mineral, herbicidas e ácido sulfúrico.
Ocupações mais afetadas: Engenheiros eletricista e mecânico, trabalhadores de extração de petróleo e motoristas.
Câncer de bexiga: Agentes causadores de câncer: Aminas aromáticas, benzeno, fumo, poeira de metais, agrotóxicos, hidrocarboneto policíclico aromático (HPA), óleos e petróleo.
Ocupações mais afetadas: Cabeleireiro, maquinista, mineiro, metalúrgico, motorista de caminhão, pintor, trabalhador de ferrovia, trabalhador em forno de cocque e tecelão.
Leucemias e mielodisplasias: Agentes causadores de câncer: Acrinonitrila, aminas aromáticas, agrotóxicos, benzeno, óxido de metais, radiação e solventes.
Ocupações mais afetadas: Trabalhador do setor elétrico e trabalhador de cadeia de petróleo.
Câncer de pele (não melanoma): Agentes causadores de câncer: Arsênico, alcatrão, hidrocarboneto, HPA, luz solar, óleo mineral, radiação ultravioleta e ionizante.
Ocupações mais afetadas: Agentes de saúde, carteiro, pedreiro, pescador, salva-vidas, guarda de trânsito, trabalhador rural e vendedor.
Câncer de pele (melanoma): Agentes causadores de câncer: Campo eletromagnético, radiação ultravioleta e sol.
Ocupações mais afetadas: Carteiro, farmacêutico, instalador de telefone, mineiro, químico, operador de telefone, piloto de avião e serralheiro elétrico.

Como se observa, várias atividades profissionais estão sujeitas à problemas. O ideal é o trabalho preventivo, estudando e verificando os procedimentos que devem ser adotados pelos trabalhadores. Muitos não fazem uso de EPI's (Equipamentos de proteção individual) por se sentirem incomodados, mas se oferecem ao risco maior, do que aquele já devidamente comprovado...

sábado, 2 de junho de 2012

Trabalho não Mata? - Saúde

Sempre ouvi dizer, e difundi a máxima: Trabalho não mata. Mas a verdade não é bem assim, existem profissões potencialmente perigosas, devido ao tipo de atividade. Isso está relacionado ao tipo, onde existe o risco iminente de quedas, descargas elétricas e outras, que de uma forma ou outra, potencializam o risco.
Mas também existem os problemas das conhecidas "Doenças Profissionais". Nesse grupo, existem trabalhadores que por repetição de atividade, ou exposição a componentes podem adquirir esses tipos de males. Tanto que a legislação reconhece o risco da atividade, exigindo menor tempo para que esses trabalhadores gozem da sua aposentadoria, sem prejuízo de redução de remuneração.
Estima-se que aproximadamente 20.000 brasileiros serão diagnosticados neste ano com algum tipo de câncer relacionado ao trabalho, segundo informou nesta segunda-feira o diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Antonio Santini. O dado foi anunciado junto com a divulgação das Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, documento produzido pelo Inca. De acordo com a publicação, ao menos 19 tipos de câncer — entre eles o de pulmão, pele, fígado e laringe — estão relacionados à ocupação profissional do paciente. Trabalhadores das áreas da beleza, aviação, química e farmácia são alguns dos mais expostos ao risco da doença.Estima-se que entre 8% e 16% de todos casos de tumores malignos sejam causados pelo trabalho. A publicação indica que o contato frequente com determinadas substâncias é um fator importante no aumento do risco de certos tipos de câncer. De acordo com o Inca, isso pode ser atribuído tanto a compostos considerados cancerígenos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o amianto, quanto a produtos aparentemente inofensivos, como poeira de madeira ou de couroO documento destaca estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo as quais, em 2005, 440.000 pessoas morreram no mundo em decorrência da exposição a substâncias nocivas à saúde. Desse total, 70% foram vítimas de algum tipo de câncer. "Os trabalhadores precisam de mais informações sobre os riscos no exercício de suas funções, porque as concentrações de substâncias cancerígenas, geralmente, são maiores nos ambientes de trabalho quando comparadas a outros locais", diz Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca. 

Para Ubirani Otero, epidemiologista e responsável pela Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Inca, é importante que os médicos se preocupem em saber qual é a ocupação do paciente e sua rotina de trabalho. Eliminar ou reduzir a exposição a substâncias que podem desencadear um câncer deve ser a principal estratégia para reduzir o número de tumores relacionados à ocupação profissional.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ronco e Câncer: Alguma relação? - Saúde

Uma má notícia para quem ronca e não se preocupa com isso. Cientistas descobriram que quem sofre deste distúrbio tem mais probabilidade de ter câncer comparado a quem não tem esse problema.
Segundo o estudo divulgado pelo jornal britânico "Daily Mail", pesquisadores afirmam que quem ronca um pouquinho tem 10% a mais de chances de morrer por causa da doença. Já quem sofre moderadamente deste problema do sono tem o dobro de chances de vir a sofrer um câncer.
E o aviso não é nada bom para quem ronca demais. De acordo com os cientistas, estas pessoas morrem cinco vezes mais de câncer do que quem não sofre esse distúrbio. As conclusões foram feitas com base em uma pesquisa com mais de 1,5 mil pessoas durante 22 anos.
"Esse é o primeiro estudo a mostrar uma ligação direta entre a apneia do sono e o risco elevado de morte por câncer", disse o doutor Javier Neto, que comandou as investigações na Universidade de Wisconsin. "Se essa relação for comprovada em estudos futuros, o diagnóstico e o tratamento dos distúrbios relacionados ao sono em pacientes com câncer podem ser indicados para aumentar a expectativa de vida", completou.
Outra descoberta interessante foi que essa associação – entre a qualidade do sono e a possibilidade de morrer de câncer – é maior em pessoas não obesas. Estudos com ratos de laboratório mostraram que os níveis de incidência aumentaram nos animais mais magrinhos. As descobertas foram apresentadas na conferência internacional da Sociedade Torácica Americana, em São Francisco.
Eu fico admirado com a co-relação entre uma coisa e outra. Os estudos, financiados por alguém, transformam esses senhores em Doutores, com tese defendida e aplaudida.Ainda, o que fica claro é que o estudo não está concluido, pois serão necessários mais alguns anos de acompanhamento para provar a teoria. Isso me lembra a história da observação da atividade sexual da mosca da fruta, mas ao menos era um estudo para controlar a praga.
Está certo, ronco incomoda, mas dizer que isso induz a mais incidência de câncer é tentar provar algo que a pessoa sonhou, e acredita que seja verdade. E mais que isso, pessoas abonadas, que tem muito dinheiro, sabe-se lá qual a origem, investe nesse tipo, para manter essas mentes brilhantes ocupadas... Não é uma crítica à ciência, posso até pagar minha língua, mas considero isso uma grande perda de tempo e dinheiro...