Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2012

O Salto da Lenovo - Economia

O nome significa "nova lenda" e a empresa faz jus a ele. A gigante chinesa dos computadores Lenovo está prestes a se tornar o maior fabricante de computadores pessoais (PCs) do mundo, superando marcas emblemáticas como Hewlett Packard, Dell, Acer e a pioneira IBM. A brecha que separa a Lenovo da líder no segmento, a americana HP, é de menos de 1%: 14,9% do mercado são da fabricante chinesa e 15,5 % estão sob o controle da multinacional americana, segundo a empresa de pesquisas de mercado IDC.
Segundo especialistas, no entanto, a Lenovo estará no topo antes do final deste ano. As ações da fabricante chinesa subiram cerca de 16% em 2012, deixando as rivais para trás. 
A empresa é conhecida por ter adquirido, em 2005, a marca Thinkpad e a divisão de PCs da IBM - pelo qual pagou US$ 1,27 bilhão. Depois, comprou a fabricante alemã de portáteis Medion e, recentemente, formou uma empresa com a japonesa NEC. Sua expansão é marcada, segundo analistas, por uma agressiva política de preços, aquisições no exterior e o aproveitamento de um mercado doméstico em rápido crescimento.
Analistas, no entanto, advertem que o rápido retorno das ações da Lenovo é fruto da diminuição das margens de lucro da empresa. Além disso, a fabricante enfrenta uma desaceleração no crescimento no mercado de portáteis e também se vê às voltas com as rivais no complexo segmento de tablets. 
Fundada em 1984 em Pequim, com o nome de Legend Group and New Technology Developer Incorporated, a Lenovo começou a crescer rapidamente no mercado chinês, que ainda hoje absorve quase a metade dos produtos da empresa. As vendas na China estão concentradas em cidades pequenas e áreas rurais, onde o PC ainda é um artigo escasso e novo. Mas a empresa também se diversificou. A Lenovo agora fabrica portáteis, servidores, PDAs (Personal Data Assistants, como palmtops) e hands free para celulares. Além disso, a empresa se concentrou no consumidor do segmento jovem, com idade entre 18 e 34 anos.
Outro ponto forte da gigante asiática é a presença de executivos de tecnologia de mais de seis países em seu corpo diretor. A Lenovo tem sedes em Pequim, Paris e Raleigh (na Carolina do Norte, Estados Unidos). O crescimento na Europa e no Japão foi impulsionado pela aquisição da eletrônica Medion e da NEC.
Apesar do tamanho e do crescimento da Lenovo, suas margens de lucro vêm se deteriorando e a empresa ainda tem de consolidar sua posição. Outro obstáculo que a Lenovo enfrenta é a desaceleração no crescimento do mercado de PCs, em nível global e na própria China. Ainda que em 2011 as vendas da empresa tenham crescido 35%, a Lenovo tem de lidar com o fato de que seus consumidores trocaram seus computadores e portáteis por smart phones e tablets.
Para competir com pesos pesados do mundo tecnológico como a Apple, cujos produtos são muito populares na China, a Lenovo desenvolveu uma linha de smart phones e tablets, os chamados LePads. No momento, a empresa continua crescendo, embora sua marca continuem menos conhecida do que a de suas rivais HP, Acer e Dell.
Realmente o mercado de PC's vem diminuindo as margens de lucros. Assistimos empresas globais sumirem do mercado. Outras foram engolidas por seus rivais, mas hoje a busca é manter uma lucratividade que justifique a operação. Não acredito que os PC's e equivalentes deixem de existir, apenas produtos intermediários serão severamente prejudicados, como os netbooks, que concorrem diretamente com tablets e smartphones. Coisa a esperar e ver o que acontece...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Em três rodas - Sociedade

Câmeras de segurança da polícia britânica registraram um motorista bêbado que dirigiu por mais de um quilômetro sem uma das rodas dianteiras do carro pelo centro da cidade de Lincoln. Philip Dickens, 28, perdeu a roda da frente depois de bater em um muro no caminho de sua casa em Witham St. Hughs para a cidade, a 8 km de distância.
A polícia parou o motorista, que se mostrou bastante atordoado ao sair de seu carro. O teste do bafômetro deu positivo. Na corte de Justiça local, ele admitiu condução perigosa e foi punido com a perda da carteira de motorista por 18 meses. Ele também terá que prestar serviços comunitários por 12 meses.
Mais do que a "habilidade" na condução de um veículo com a falta de uma roda, está na irresponsabilidade em dirigir sem plena noção e sentidos dificultados, pela bebida. Temos presenciado quase que diariamente, acidentes que deixam vítimas. Muitos dos condutores estão visivelmente fora de sintonia, mas não se pode produzir provas contra ele mesmo, então a recusa de fazer o teste que comprovaria o estado alcoólico não pode ser feito.
Ter um veículo às mãos, mais que prazer e poder, é responsabilidade. Dirigir pode ser divertido e dar prazer, mas ao mesmo tempo nos imputa uma responsabilidade maior. Afinal, o que fazemos com nossa vida, não compete à discussão social, mas envolver pessoas inocentes, nos torna totalmente responsáveis e portanto, devemos ter em mente os nossos limites.

domingo, 29 de julho de 2012

Ambulância dos Desejos - Saúde

No último dia 21 a israelense Sima Akrish, da cidade de Ashkelon, se casou. Porém, para ela, a alegria da ocasião não seria completa sem a presença de sua tia, Miriam Yhia, que se encontra hospitalizada no hospital Hadassa de Jerusalém, em estado terminal. A família recorreu ao Serviço de Salvamento de Israel – Magen David Adom - (estrela de David vermelha, em tradução livre), depois de ouvir falar sobre o atendimento especial oferecido pela organização.
Trata-se da "Ambulância dos Desejos", que possibilita a realização dos mais diversos sonhos de pacientes que se encontram à beira da morte. "Foi uma experiência maravilhosa para todos nós", afirmou a mãe da noiva, Lea Akrish. "A Ambulância dos Desejos trouxe Miriam ao casamento em Ashkelon e todos riram e choraram ao mesmo tempo, ao vê-la participando conosco da festa de casamento da minha filha".
De acordo com os médicos, Miriam, que sofre de câncer no cérebro, pode morrer a qualquer momento. Mas, segundo o relato de Lea, seu estado de espírito "melhorou muito" depois de participar do casamento da sobrinha. "Antes do casamento ela já nem falava mais", disse Lea, "mas durante a festa até chegou a cantar e a sorrir". O idealizador da Ambulância dos Desejos, Assi Dvilansky, disse que nos últimos três anos centenas de pessoas se beneficiaram da oportunidade única que o projeto proporciona.
"O projeto é aberto a todos os doentes terminais, de todas as origens, nacionalidades, raças e religiões", afirmou Dvilansky, que também é o diretor de Projetos Especiais do Magen David Adom. De acordo com Dvilansky, a Ambulância dos Desejos já levou um menino iraniano de 13 anos para ver a Mesquita de El Aqsa em Jerusalém Oriental, projeto que foi realizado com a colaboração da Turquia e da administração palestina da mesquita (Waqf).


Ambulância dos Desejos possui equipamentos de UTI para atender pacientes terminais.

"Apesar dos problemas entre Israel e o Irã, fizemos todos os esforços para possibilitar que aquele menino pudesse realizar seu sonho antes de deixar este mundo", disse. "Muitas vezes é bastante complicado realizar os desejos das pessoas, porém nós não poupamos esforços para dar a elas e a suas famílias a oportunidade de um momento feliz em meio às dificuldades que estão passando", afirmou.
Outro dia, um doente terminal que sofre de esclerose múltipla foi levado para participar da cerimônia de conclusão dos estudos secundários de sua filha. Embora esteja quase completamente incapaz de se mexer (se comunica apenas por intermédio do piscar dos olhos), o paciente, que no passado era diretor da mesma escola onde sua filha se formou, teve a oportunidade de rever o local onde trabalhava e de estar perto da família. A ambulância utilizada para o projeto é um veículo especialmente fabricado para suprir qualquer necessidade médica que possa surgir durante as viagens.
Um sistema especial de amortecedores evita que o paciente sofra com eventuais buracos na estrada, e um aparelho de vídeo permite que ele veja o percurso por intermédio de uma tela instalada em frente à cama, dentro da ambulância. Uma equipe de paramédicos especialmente treinados acompanha os pacientes nas viagens. "O paciente vê o caminho como se estivesse sentado ao lado do motorista", disse Dvilansky.
A ambulância é especialmente grande, possibilitando que o doente seja transportado na própria cama do hospital. "Já levamos pessoas para ver o mar, passear em Tel Aviv, conhecer o Mar Morto, participar de festas familiares, visitar museus", afirmou. "O serviço é grátis e aberto a todos.
Bem, não há muito que comentar sobre o material, apenas tentar disseminar a ideia. O envelhecimento da população e sua longevidade, devido aos recursos existentes, Cada vez mais dificulta a locomoção. Entendo que esse servido pode ser classificado na parte de assistência social para cuidados paliativos...

sábado, 28 de julho de 2012

Mitos sobre hábitos II - Sociedade/Saúde

Pois é, meus cabelos estão caindo e não uso boné, então realmente é um mito. Mas vamos continuar...
- Alimentos integrais não engordam. Todos os alimentos, inclusive os integrais, possuem calorias e, portanto, podem levar ao ganho de peso. O fato de um alimento ser mais saudável não quer dizer que ele pode ser consumido sem moderação. Exagerar na ingestão de alimentos integrais também pode aumentar a gordura corporal.
- Cerveja preta aumenta a produção de leite materno. A cerveja preta não estimula a produção de leite materno e ainda pode ser prejudicial para o bebê. O álcool passa para a criança através do leite e nenhum estudo ainda conseguiu estipular uma dose segura de ingestão da bebida para gestantes. Com isso as mamães perdem a oportunidade de tentar manter sua cota alcoólica, através da justificativa. E olha que isso já ouvia a muitos anos...
-  Tomar leite e comer manga faz mal. O mito de que consumir leite e manga faz mal provavelmente surgiu para impedir a ingestão desses alimentos pelos escravos na época do Brasil Império.Não há qualquer relação de dano para o organismo em misturar a fruta com o laticínio. Por sinal, a mistura fica uma delícia.
- Ler à noite ou com pouca luz piora a visão. Ler em um ambiente com pouca luz não faz mal para os olhos. "Você pode ter dificuldade de enxergar, mas isso não quer dizer que está prejudicando a visão - mesmo que você aperte os olhos para enxergar melhor", explica o oftalmologista Rubens. Segundo o especialista, a tarefa pode ficar mais difícil com a idade, mas isso está relacionado ao envelhecimento natural do ser humano e não ao hábito de ler de noite ou com pouca luminosidade. Dessa ainda não estou convencido...
- Quem tem colesterol alto não pode consumir ovo. É fato que o ovo apresenta grande quantidade de colesterol em sua gema. O que as pessoas não sabem é que apesar de aumentar o colesterol LDL (ruim), ele também aumenta os níveis de colesterol HDL (bom). Pessoas com colesterol alto podem consumir até quatro ovos por semana e, de preferência, cozidos. O ideal é evitar a versão frita, pois carrega uma gordura nociva ao organismo e que ajuda a elevar as taxas de colesterol.
- Osteoporose só atinge mulheres. A osteoporose é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens, mas isso não significa que ela seja uma doença exclusivamente feminina. Isso acontece devido à diminuição do hormônio estrogênio no corpo da mulher após a menopausa, que influencia diversos processos do organismo, inclusive a absorção de cálcio. No entanto, a doença também afeta a ala masculina.
- Andar descalço causa dor de garganta. O contato dos pés com o chão, mesmo gelado, não afeta em nada as vias aéreas superiores, afirma a clínica geral Andrea. Os únicos perigos são ferimentos ou contato com alguma sujeira, o que pode favorecer um processo inflamatório.
- Abacaxi queima gordura.  Por ajudar no processo de digestão, muita gente associou o abacaxi à queima de gordura, mas isso não passa de mito. Ele é fonte de vitaminas e, por isso, é muito bem-vindo na dieta, mas não tem qualquer relação com a queima de gordura corporal. Lá se foi a dieta do abacaxi para a feira...
Bem, acredito que muitos mitos sejam sepultados, ou ao menos questionados. Mas e as dietas? Como ficam? Falarei a respeito numa próxima oportunidade. Afinal, preciso estudar o assunto, e pensar que minha dieta do abacaxi já era...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mitos sobre hábitos I - Sociedade/Saúde

Existem muitos "causos" que as pessoas contam, e se proliferam numa velocidade espantosa, acabando por fim, se transformar num conhecimento que alguém ouviu de uma pessoa muito sábia... Assim, se fazem mitos, e custamos em acreditar neles. Vamos a alguns que estão no nosso cotidiano...
- Tomar água em jejum emagrece. Quantas mulheres não fazem uma das várias dietas. Beber água em jejum é um hábito saudável que deve ser adotado por todas as pessoas, mas não ajuda a emagrecer. A água  apenas hidrata e limpa todas as mucosas do aparelho digestivo para poder iniciar a primeira refeição do dia. Também é interessante saber que tomar muita água, dizem também emagrece. O Excesso de água apenas desestabiliza os sais corporais, e eletrólitos presentes e necessários no corpo.
- Assistir televisão de perto prejudica a visão. Segundo o oftalmologista Rubens Belfort Neto, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, ficar próximo à televisão não prejudica a saúde ocular. "Isso provavelmente surgiu porque a maior parte dos adultos teve perda da visão ao longo da vida, mas isso é um processo natural de envelhecimento", explica. O hábito é comum entre crianças principalmente porque assim elas veem as imagens ampliadas. Apesar de em partes achar que realmente pode ser um mito, antigamente os televisores (muitos ainda nos lares) eram de tubos de raios catódicos, e nunca houve a comprovação que esses não afetaria a retina, alem da luminosidade excessiva que provocavam.
- O estômago encolhe quando comemos menos. "Por se tratar de um órgão muscular, não há como o estômago reduzir seu tamanho apenas porque estamos ingerindo uma quantidade menor de alimentos", explica a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. O contrário, entretanto, pode ocorrer. Quando exageramos na dose, nosso estômago consegue se distender para poder armazenar toda a comida. Se alimentar de forma equilibrada em horários adequados mantém a saciedade alimentar.
- Comer muito doce causa diabetes. A ingestão de doces não causa diabetes. A doença tem como principais fatores de risco histórico familiar, obesidade e sedentarismo. Assim, quem tem uma capacidade normal de processar carboidratos no organismo não corre o risco de desenvolver o problema. Entretanto, se a ingestão de doces levar à obesidade, então você aumenta a probabilidade de ter a doença.
 - Comer carboidratos após às 18 horas engorda. O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada, portanto o segredo é a moderação. O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais.
- Usar boné faz o cabelo cair. As pessoas confundem quebra do fio com queda do cabelo. O uso do boné diariamente favorece a quebra dos fios justamente na região que costuma ficar marcada pela borda do acessório. Assim, quem tem o cabelo mais comprido pode apresentar diminuição do volume, mas isso não significa que os fios estejam rareando em função da calvície, que é quando os fios deixam de nascer naquela região. De fato, meus cabelos estão caindo e boné não faz parte do que costumo usar...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Registro da história: Moedas de ouro - Ciência/História

As moedas de ouro e o jarro de cerâmica em que foram encontrados escondidos. (Foto: Baz Ratner/ Reuters)
Um tesouro com moedas de ouro milenares foi encontrado em um terreno onde forças cristãs e muçulmanas travaram batalhas pelo controle da Terra Santa durante as cruzadas, disseram arqueólogos. O material estava nas ruínas de um castelo em Arsuf, local estratégico durante o conflito religioso dos séculos 12 e 13.
As 108 moedas formam uma das maiores coleções de moedas antigas já descobertas em Israel. Elas estavam em uma jarra de cerâmica sob uma lajota, no topo das ruínas que ficam à beira-mar, a 15 quilômetros de Tel Aviv.
Encontrar abjetos antigos é tentar com isso recontar a história, em cima de fatos e registros. Mais que o valor atribuído ao que foi encontrado, deve-se tem em mente que é um valor à humanidade. Pesquisar e entender o que houve, buscar mais vestígios e explicações ou teorias é a forma de aprender, e buscar origens.
As guerras, mais que religiosas, hoje tem o objetivo da manutenção ou obtenção do poder. Conquistar significa superar algo, e passar a comandar de forma indireta (como acontece), os destinos de uma nação, e suas riquezas. Observamos que muitos países estão à beira de um colapso, com guerras civis e carnificinas, mas que economicamente ou estrategicamente, não interessam numa intervenção direta...
Moedas entradas nas ruínas em Israel. (Foto: Reuters)"É uma descoberta rara. Não temos muito ouro que foi circulado pelos cruzados", disse Oren Tal, professor da Universidade de Tel Aviv que comandou a escavação.

Foi em Arsuf que as forças do rei inglês Ricardo Coração de Leão derrotaram o líder islâmico Saladino. Cerca de 80 anos depois, em 1265, os muçulmanos voltaram sob o comando de outro general e sitiaram a cidade por 40 dias. Quando os muros externos caíram, os cavaleiros cruzados recuaram para o castelo, que acabou sendo destruído.

Tal acredita que o tesouro tenha pertencido à Ordem de Malta, cujos membros habitavam o castelo. As moedas talvez seriam usadas para pagar o arrendamento das terras, ou fossem o lucro de atividades industriais, disse o arqueólogo.

Ao todo, as moedas pesam cerca de 400 gramas. Algumas foram cunhadas dois séculos antes no Egito, e elas serão estudadas nos próximos seis meses, disse Tal.

"O estudo dessas moedas irá contribuir para a nossa compreensão de como interações econômicas de grande escala eram feitas na época", disse ele.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sexo emagrece? - Saúde/Sociedade/Comportamento

A mulher mais gorda do mundo pelo Guinness Book disse ter perdido 50 quilos após reatar sua relação com seu ex-marido, devido as 'maratonas de sexo' entre o casal. A americana Pauline Potter, que chegou a pesar mais de 290 quilos, disse que o sexo com seu companheiro lhe ajuda a emagrecer, segundo o tablóide 'Huffingtonpost'. "Eu suo e queimo muitas calorias, chamo de 'sexercício'", disse Pauline. 
O marido Alex diz que gosta bastante das 'maratonas', mas precisa tomar sempre cuidado. "Uma vez, ela estava por cima de mim e eu não conseguia respirar", relatou o americano.
Fiquei lendo o artigo, e pensando no que escrever. Poderia fazer uma piada, quando penso na declaração do marido que quase foi sufocado, onde poderia, atendendo ao pedido dela em mexer, explicar que conseguiria apenas movimentar os olhos...
Mas isso não pode ser fruto da piada. Ela tem um relacionamento, isso é fato, e parece que existe uma cumplicidade do casal. Só que a saúde fica onde? Como essa mulher chegou ao ponto de ter quase 300 quilos, ou quase o peso de uma vaca (animal, não ofensa)?
Que tipo de sociedade esperamos, onde temos notícias bizarras assim? Tudo bem, sexo é uma delícia, mas maratona sexual promove emagrecimento onde? Melhor pararmos e avaliarmos que tipo de incentivo precisamos dar. Uma vida saudável não é esperar a reconciliação para emagrecer. Muito menos buscar desculpas para engordar...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Não beba sozinho, beba com a vaca - Comportamento/Economia


Criadores de gado de Lunel-viel (França) desenvolveram uma nova técnica que consiste em dar vinhos às vacas para além da sua alimentação tradicional. A carne chama-se 'Vibovin' e promete fazer sucesso entre os restaurantes parisienses.
Jean-Charles Tastavy, o autor da ideia, afirmou que as vacas estavam visivelmente mais felizes e que a carne é bem mais suculenta, ao jornal britânico The Telegraph. A experiência começou com três vacas que passaram quatro meses a ingerir primeiro uma mistura de uvas e água e depois vinho Mourgues des Saint-Genies. "Para cada animal, a ingestão de álcool deve ser equivalente à quantidade recomendada pelas autoridades de saúde para um homem - ou seja, dois ou três copos de vinho por dia, no caso das vacas , isso equivale a entre um litro e um litro e meio por dia" , disse.
Laurent Pourcel, um chef com uma estrela Michelin está entre os entusiastas desta carne de luxo. "Ela tem uma textura muito especial - bonita, marmorizada e tenra e que carameliza durante a confeção. Todos os melhores restaurantes parisienses a vão querer.", afirmou.
A ideia segue um modelo usado pelos criadores japoneses do gado Wagyu, que dão cerveja aos animais para conseguir o bife Kobe, que é considerado um dos melhores do mundo. A promessa de carne de vaca alimentada com vinho garante um produto ainda mais luxuoso. No entanto, o aumento dos custos de produção levará a uma subida do preço da carne de até mais de € 100 por kg, quando um quilo de bifes de uma vaca sóbria custa cerca de € 17.
Bem, estão procurando das sofisticação a um produto comum. Com isso, logicamente, um aumento de preços. Gostaria de saber qual tipo de vinho que estão dando para as vaquinhas, e qual a quantidade de consumo diária. Apesar de indicarem a quantidade de 2 a 3 taças, irá depender do teor alcoólico, além de o vinho ser de uma região certificada. Daqui a pouco os Ingleses irão adotar uma vaca que consuma puro Malte, os Mexicanos uma criada a base de Tequila, e por aqui, a "marvada cachaça"...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Zakynthos: Paraiso dos Cegos? - Economia/Sociedade

É de tirar o fôlego, o visual da Grécia. O país foi afetado profundamente com a crise do Euro, associada a falta de controles internos, e o protecionismo que muitos países tem com seus cidadãos, acabando por arruinar, como se observa, a economia local.
A Grécia é um país com forte movimentação econômica ligada ao turismo, mas com a crise e consequente movimentos sociais, afastou os turistas de local mágicos. Com isso, políticos tentam manter alguns benefícios, perpetuando-se no poder.
O que passo a relatar é algo que poderia espantar pessoas sérias, ou aquelas que não estão acostumadas com os jeitinhos, muito comuns em países latinos, para driblar indicadores e manter benefícios de Governos Centrais. O sistema de saúde acaba sendo um dos principais vilões e ao mesmo tempo vítima das fraudes.
A ilha de Zakynthos foi abatida por um surto de cegos. Até pouco antes de haver uma recontagem, 2% da população local era cega. Na Europa como um todo, isso representa uma incidência 9 vezes superior à média.
Mesmo assim, a localidade manteve seu encanto, e os cegos, recebendo uma ajuda, que por lei, é destinada a todas pessoas que possuem algum tipo de deficiência, de € 380 mensais extra, ou o mesmo valor de aposentadoria de muitos habitantes da ilha. Para o governo, o auxílio para os cegos teria custado nos últimos anos cerca de € 2 milhões.
Para espanto geral, com o recadastramento, alguns desses beneficiados, um deles se apresentava como taxista. Isso gerou desconforto, e protestos, mas, também mostrou que outros locais também fraudavam com laudos manipulados o assistencialismo.
Discussões à parte, prefeitos das cidades envolvidas, estavam diretamente ligados às fraudes, assim como médicos que atestavam a deficiência ou problema de saúde, verificando-se ocorrências similares em outras localidades. Assim proliferavam cegos, doentes mentais, asmáticos e outros portadores de doenças ou deficiências amparadas pela assistência governamental.
O assistencialismo é muito observado em países onde a política é do coronialismo, e a democracia apenas consta na constituição. Mesmo países de liberdade política, existem os conchavos e os redutos eleitorais, que mantém uma rede de manutenção de determinado partido político ou agremiação. Bem, não quero ir para a política, mas é bom ver que a falta de critérios quebram um país, mas quem sofre mesmo é a população que paga impostos, não os políticos que fazem a festa com o dinheiro alheio...


domingo, 22 de julho de 2012

Não posso mais guardar dinheiro no colchão? - Legislação

Não gosto de escrever assuntos "locais" em respeito a ter leitores em outros locais. Mas uma nova lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, enquadra como lavagem de dinheiro qualquer recurso com origem oculta ou ilícita e ainda estipula punições mais duras para o crime. O objetivo da norma é tornar mais eficiente o combate aos crimes de lavagem de dinheiro.
A lei foi sancionada sem vetos, alterando a legislação anterior, que vigorava desde 3 de março de 1998. Em relação às penas, a nova lei mantém os prazos de 3 a 10 anos de reclusão, porém, os valores das multas foram alterados. O teto máximo passa a ser de R$ 20 milhões e não mais de R$ 200 mil como a lei anterior previa.
O jogo do bicho e a exploração de máquinas caça-níqueis são exemplos de contravenções que podem ser punidas com mais rigor a partir de agora. A nova lei, de número 12.683, publicada no Diário Oficial da União, também amplia as categorias de profissionais obrigados a enviar informações sobre operações suspeitas ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Desta forma, a medida atinge doleiros, empresários que negociam direitos de atletas ou comerciantes de artigos de luxo, entre outras atividades.
Agora também será possível apreender bens em nomes de "laranjas" e vender bens apreendidos antes do final do processo, cujos recursos ficarão depositados em juízo até o final do julgamento. Antes, a venda só poderia ocorrer depois do julgamento final. A chamada "delação premiada", já prevista na legislação anterior, poderá agora ser feita "a qualquer tempo", mesmo que seja depois da condenação, por aqueles que quiserem colaborar com as investigações a fim de se beneficiar pela redução da pena.
Bem, bonito, a legislação brasileira dá um passo gigante ao combate da sonegação, mas o maior problema é a aplicação da lei. Crimes existem, são denunciados, criam-se CPI's para investigar e, quem é preso? Quem de fato é punido e devolve os valores surrupiados aos cofres públicos?
Mais do que criar Leis punitivas contra o patrimônio dos criminosos, é criar meios eficazes para o combate e aplicação. Ter uma justiça mais ágil, aplicando o princípio da jurisprudência, evitando os lapsos propositais de processos que transformam um caso simples em algo que levará anos, e, provavelmente irá prescrever.
Lembro que certa vez, o Delfim Neto, enquanto Ministro, no governo de Geisel, comentou que um problema econômico, pode matar e afetar mais vidas que um ataque. Pessoas morrem de fome, nas filas de atendimento, a espera do socorro, pois o dinheiro ou foi desviado, ou quem está cometendo os delitos continua solto. Não está na hora de uma revisão mais profunda nos direitos fundamentais, não extendendo eles aos criminosos?
Entendo que quem comete um crime, seja contra a vida diretamente, seja contra a economia, guardadas as devidas proporções, logicamente, deve ter seus direitos constitucionais de cidadão, ao menos, suspensos para evitar e agilizar julgamentos. Afinal, um Senador está contestando a validade de escutas autorizadas pela justiça, aplicando o princípio que elas perdem a validade por não haverem sido autorizadas por instância superior...

sábado, 21 de julho de 2012

Vai mandar proposta de casamento? - Sociedade

Uma advogada norte-americana pretende entrar para o Livro dos Recordes de uma forma inusitada. Wendy Diamond promoverá o casamento de Baby Hope, sua cadela, em uma festa estimada em mais de US$ 200 mil.
O valor da comemoração ultrapassa o atual recorde para uma festa realizada em Nova York, onde o organizador desembolsou cerca de US$ 23 mil. O casamento da cadela ainda necessita de um detalhe importante: o noivo.
A dona de Baby Hope pede que os donos de cães interessados se pronunciem via Facebook, onde poderá escolher o melhor deles. Apesar da ideia gerar espanto, ela possui um bom motivo. Os bens utilizados na comemoração foram doados por fornecedores de produtos para animais e o valor dos convites será revertido ao combate contra o câncer canino, responsável pela morte de outro cão da advogada, em junho. 
A simpática cadelinha, está em busca de um cachorro como seu companheiro, onde haverá arranjo matrimonial, e talvez acordo pré-nupcial. O objetivo demonstrado, que é o combate ao câncer canino pode ser nobre, mas dizer que a mulher da lei não tirará proveito disso é ser no mínimo ingênuo.
Fico imaginando que os fornecedores poderiam transformar o ato com algo mais discreto. Afinal, quem quer ajudar de fato, não busca o reconhecimento. Ajudar significa se doar, sem esperar recompensa. Um obrigado já está de ótimo tamanho. Mas pelo visto todos vão querer aparecer na foto oficial...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Stallone nas telas, do Vaticano? - Cultura

A arte imita a vida, ou a vida imita a arte? Trocadilhos a parte algumas pessoas tentam encontrar algumas semelhanças...

O Vaticano é um riquíssimo acervo de obras, e observar elas podem provocar algumas surpresas. Anthony Zonfrell, um americano de 20 anos, é mais um a fazer uma dessas descobertas numa pintura de Rafael Sanzio ou Raffaello Sanzio, um dos pintores mais famosos do Renascimento.
Um dos figurantes do quadro "Gregório IX aprova os decretos" guarda mais do que uma leve semelhança com Stallone. Repare nos ossos da bochecha. Ou as pálpebras saltadas. Ou o nariz, o cabelo, o formato do queixo. Uma curiosidade é que Stallone também é pintor e faz quadros como hobby.
Bem, não sou crítico de arte, mas que o "olhar penetrante e ofuscante" do ator, realmente se caracteriza na obra, além de traços que lembram sua fisionomia. Brincadeiras a parte, o tempo ensinou-o a atuar, mas o olhar permanece com a sensação que o uso do botox é mais antigo que parece. Ou seria um parente distante, ou clone dele?

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Venda do Apple I - Tecnologia

Um exemplar do Apple I, primeiro computador desenvolvido por Steve Jobs e Steve Wozniak, foi vendido mês passado por 374,5 mil dólares, em leilão realizado pela loja Sothebys. O computador pertence a série inicial de máquinas produzidas pela Apple em 1976. Ele ainda funciona e possui manuais de instrução.
O protótipo do Apple I foi apresentado por Jobs e Wozniak ao Clube de Computadores Homebrew, de Palo Alto, na Califórnia, em 1976. Na ocasião, a rede lojas Byte Shop encomendou 50 máquinas que foram entregues 30 dias depois, dando início à saga da Apple. Cada máquina foi vendida ao consumidor final por 666,66 dólares.
O Apple I foi pioneiro em combinar o uso do teclado com um monitor. Durante o leilão, a Sothebys também vendeu, por 27,5 mil dólares, um manuscrito com orientações de Steve Jobs a um engenheiro da Atari.
No bilhete, Jobs pede ao engenheiro para inserir novas linhas de programação em um game de futebol com o objetivo de aprimorar o sistema de controle dos jogadores. No total, o pacote contém cinco páginas, com três circuitos projetados por Jobs a lápis.
A passagem de Jobs pela Atari gerou histórias marcantes em sua biografia. Nesse período, colegas de trabalho reclamavam de seu mau cheiro provocado pela falta de banhos. Foi nesse período também que Jobs contratou Steve Wozniak para desenvolver, em tempo recorde, um novo circuito para o game Pong, mas repassou a ele somente metade do dinheiro pago pela Atari. Em 1976, eles criaram a Apple.
Passados mais de 35 anos, esse é um dos 6 únicos computadores da época que ainda funcionam. Bem, eu passei de 35 anos e funciono muito bem, acho, com uma ou outra correção a ser efetuada, assim como outras pessoas que conheço (piadas à parte...).
O produto é parte da história da Maçã. Outros produtos existiram. Ainda lembro do processador Z80, anterior os XT's. Isso é história da informática que hoje quem usa não percebe o que existiu no passado, não tão remoto. Uma hora, ainda paro e conto o que vivenciei, apesar de não entender como assunto de suma importância, mas são fragmentos...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ainda o voo AF 447 - Economia

A Airbus comprometeu-se a adotar todas as medidas necessárias para melhorar as condições de segurança aérea, depois da divulgação do relatório final do BEA (Escritório de Investigação e Análises), órgão do Estado francês, sobre as causas do acidente com o voo da Air France no trajeto Rio-Paris. "A Airbus adotará todas as medidas que permitirão contribuir para este esforço coletivo em favor da otimização da segurança aérea", segundo um comunicado. O grupo "já começou a trabalhar em nível industrial a fim de reforçar as exigências relativas à resistência das sondas Pitot", acrescentou.
Segundo o BEA, o acidente com o voo da Air France Rio-Paris de 1º de junho de 2009, no qual morreram 228 pessoas, foi provocado por falhas técnicas e humanas. De acordo com o relatório deste organismo oficial francês, que divulgou suas conclusões, ocorreram problemas técnicos derivados da ergonomia do avião (um Airbus A330), mas também humanos, consequência das ações dos pilotos, que sofreram muito estresse.
Trata-se de mais um capítulo de uma novela, que ainda levará tempo para ser solucionada. Adotar as medidas sugeridas não isenta a empresa de responsabilidade. Mas, com esse tipo de postura, ela admite falhas, pois estará alterando seu projeto original.
Desconheço o conteúdo do relatório, todas as sugestões que ele imputa. Mas entendo que um produto como esse, leva anos para ficar pronto, com testes e mais testes, simulações, até obter o projeto final. Podem haver sim alterações ao longo do tempo, mas elas devem ser entendidas como evolução, e não correção de falhas.
Esse tipo de comunicado, aberto e amplamente divulgado, apenas cutuca uma ferida que ainda está presente, na vida dos familiares, que perderam pessoas na tragédia. Houve sim um acidente, onde, em minha opinião pessoal, foi uma fatalidade, não podendo atribuir à ninguém a responsabilidade, apenas lamentar a forma de como as vidas se perderam, e para alguns, não poderem enterrar estes que os corpos se perderam no oceano...



terça-feira, 17 de julho de 2012

As novas de Caravaggio - Cultura



Pode parecer que quero remeter à literatura de histórias eróticas, de pecados e situações que podem mexer com a líbido das pessoas. Bem, alguns pintores e escultores, conseguiram com seus traços imprimir pureza e sensualidade...
Tela 'San Giovanni Battista', de Caravaggio
Cerca de 100 desenhos e pinturas do famoso pintor renascentista Caravaggio, produzidos durante a sua juventude, foram encontrados por especialistas em uma coleção no interior do Castelo Sforza, em Milão (norte), anunciou a agência de notícias Ansa. Os desenhos e pinturas, avaliados em 700 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão), estavam no "Fundo Peterzano", do pintor Simone Peterzano, professor do jovem Caravaggio, segundo os resultados de uma investigação realizada por um grupo de especialistas italianos.
O valor de 700 milhões de euros foi estimado a partir do preço médio de 7 milhões de euros obtido pelos desenhos dos grandes mestres do século 16 nos leilões recentes, explicaram os especialistas Maurizio Bernardelli Curuz e Adriana Conconi Fedrigolli, que lideraram por mais de dois anos os trabalhos de pesquisa. Os peritos encontraram até mesmo um bilhete escrito por Caravaggio, segundo a mesma fonte que afirma que o documento foi submetido a um estudo grafológico para confirmar a sua autenticidade.
Os cientistas vasculharam por dois anos as igrejas em Milão e nas proximidades de Bergamo (norte), assim como o Fundo Peterzano, que possui 1.378 desenhos de Simone Peterzano e de seus alunos, incluindo Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio (1571-1610). Caravaggio foi aluno de Peterzano na adolescência e trabalhou em seu atelier entre 1584 e 1588.
Bem, pode ser que encontraram e querem dar um selo de autenticidade para um acervo até então atribuído a outro. Isso pode se transformar numa fortuna, ou derrubar os preços das obras de um dos grandes gênios da arte. O tempo dirá, e fará alegria de alguns. Quem sabe veremos algo no futuro que seja uma exposição inédita...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

HIV: Palmas para testes de Farmácia? - Saúde/Comportamento


O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas sobre HIV-aids (Unaids), Michel Sidibé, elogiou a aprovação de um kit de testes caseiros sobre o vírus que causa a doença, aprovado no dia 3, pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos. Em um comunicado, Sibidé afirmou que a realização do teste caseiro ajuda a quebrar um “ciclo de estigma e discriminação”.
Os testes de amostra de saliva ou coleta de sangue dão o resultado sobre a infecção em até vinte minutos. Segundo o Unaids, muitos pacientes não fazem o teste no laboratório por medo da reação, e do estigma que podem enfrentar ao se descobrirem soropositivos. Um estudo no Quênia, por exemplo, mostrou que apenas 16% dos entrevistados que tinham o HIV sabiam que estavam infectados.
A possibilidade de fazer o teste em casa também foi saudada pelo juiz da Corte Constitucional da África do Sul, Edwin Cameron. O país africano tem um dos maiores índices de contaminação com o vírus.
Escrevi a respeito do tema no dia 03/07 - Teste de Farmácia, onde destacava o fato da disponibilização de teste para ser efetuado em casa. Mantenho minha posição sobre o risco e os problemas decorrentes de um teste assim, sem o apoio profissional a quem, eventualmente, tenha um positivo estampado.
Como testes caseiros, ou de massificação, onde podem haver agentes contaminantes externos que podem, com isso, prejudicar o resultado, permite um atestado ou condenação, por informação irreal. Lidamos com uma doença que foi atribuída à grupos específicos e o tempo mostrou um erro.
A informação e prevenção, podem sim, ser mais eficazes. É sabido que países africanos existem crenças onde homens infectados, mantendo relações com mulheres jovens e virgens, podem se livrar do contágio. Mais do que saudar esse tipo de dispositivo, melhor disseminar a informação correta, e mudar hábitos...

domingo, 15 de julho de 2012

Café pode prevenir Câncer? - Ciência/Saúde



Dois estudos feitos durante 20 anos por cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, revelam que o consumo regular de café pode diminuir os riscos de um tipo comum de câncer de pele entre os americanos, chamado carcinoma basocelular. Os resultados desses levantamentos com mais de 112 mil pessoas estão publicados na revista "Cancer Research", da Associação Americana para Pesquisa do Câncer. E o café teria, ainda, efeitos positivos contra a diabetes tipo 2 e o Parkinson.
Os pesquisadores identificaram que os voluntários que bebiam uma média de três xícaras de café por dia tinham uma menor tendência à doença. Em mulheres, a incidência caiu 28% e em homens, 10%. Ao todo, 22.786 pessoas desenvolveram carcinoma basocelular em duas décadas.
O consumo de café descafeinado, porém, não apresentou as mesmas vantagens, razão pela qual os médicos concluíram que a cafeína é provavelmente a responsável pela proteção contra o câncer de pele. Nesse caso, alguns chás, chocolate e refrigerantes à base de cola também poderiam trazer benefícios.
O carcinoma basocelular tem crescimento lento e é um sério problema para o sistema de saúde americano. Nas outras formas de tumor de pele, como o carcinoma de células escamosas (espinocelular) e o melanoma – forma mais letal –, não foram encontradas associações com o consumo de café. Nos estudos, foram registrados 1.953 casos de carcinoma de células escamosas e 741 de melanoma.
Segundo o professor Jiali Han, que participou do trabalho, aumentar a ingestão diária de café baseando-se apenas nesses dados, porém, pode não ser a solução. Mas ele também acredita que fazer pequenas mudanças na dieta pode ter um impacto positivo sobre a saúde pública. O pesquisador ressalta que mais estudos em animais e em diferentes grupos populacionais precisam ser feitos para que esse mecanimo de ação do café sobre a formação do carcinoma fique mais claro.
E o acompanhamento de Harvard vai continuar. De acordo com Han, o número de casos deve aumentar ao longo do tempo. Em dez anos, o pesquisador prevê que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.
Que bela notícia, o café como produto para inibir alguns males. Mas o estudo que levou 20 anos para apontar um indicador, sem segurança, deve consumir mais outros 10 anos para ter algum tipo de conclusão. Penso que ser pesquisador e convencer alguém a financiar pode garantir uma aposentadoria...

sábado, 14 de julho de 2012

Estudos de vida fora do sistema solar - Ciência/Astronomia

Quinze anos depois de sua descoberta, o Tau Boötis b, um dos primeiros exoplanetas identificados, revela finalmente alguns de seus segredos e poderá permitir aos astrônomos desvendar os mistérios de todos os exoplanetas que estão, como ele, escondidos pelo resplendor de sua estrela. Até agora, os cientistas que procuram no céu os planetas fora do nosso sistema solar, que orbitam outra estrela como o nosso Sol, só podiam observá-los indiretamente, na maioria das vezes.
Só para se comparar, a luz emitida por sua estrela é tão brilhante que não é possível distinguir o brilho do exoplaneta, como se um poderoso projetor sufocasse o brilho de uma vela. Por isso, os cientistas tinham que se contentar em deduzir a presença desses planetas a partir de alguns efeitos gravitacionais que produzem em sua estrela. Os astrônomos não podiam analisar a atmosfera de um exoplaneta, ou mesmo deduzir com precisão a sua massa, a menos que este exoplaneta passasse entre a estrela e a Terra, como ocorreu recentemente com o "trânsito de Vênus" na frente do Sol.
Foi o caso de Tau Boötis b, um planeta descoberto em 1996 na constelação de Bouvier, que está tão perto de nós (51 anos-luz) que a sua estrela é visível a olho nu. Uma equipe internacional liderada por Matteo Brogi, do Observatório de Leyde (Holanda), teve a ideia de utilizar o chamado "Very Large Telescope" (VLT, "Telescópio Muito Grande") do Observatório Austral Europeu (ESO), no Chile para distinguir as duas fontes de luz.
Com a ajuda do sistema CRICES do VTL (um espectrômetro que opera com luz infravermelha) e um engenhoso método que utiliza a velocidade de rotação do planeta em torno de sua estrela, os astrônomos foram capazes de reduzir significativamente o brilho da estrela para concentrar-se no brilho emitido por Tau Boötis b. Ao captar diretamente a luz do exoplaneta, os astrônomos puderam calcular de forma precisa seu ângulo de rotação ao redor da estrela (44 graus) e deduzir sua massa (seis vezes a do planeta Júpiter, situado em nosso sistema solar).
A equipe pôde analisar ao mesmo tempo a atmosfera de Tau Boötis b, sua porcentagem de monóxido de carbono, assim como a temperatura em diferentes altitudes. "Esta nova técnica significa que podemos agora estudar a atmosfera dos exoplanetas que não estão em trânsito diante de nossa estrela, e medir sua massa, o que era impossível antes. É um grande passo", afirmou Ignas Snellen, da Universidade de Leyde.
O estudo, publicado nesta quarta-feira na revista britânica Nature, "mostra o enorme potencial dos telescópios terrestres", como o E-ELT (European Extremely Large Telescope), que a ESO prevê inaugurar em 2020. "Talvez algum dia encontremos desta maneira provas de atividade biológica em planetas semelhantes à Terra", concluiu Snellen.
Sempre tivemos e teremos a curiosidade em provar que existe vida em outro local no Universo. Estudar planetas que possuam característica ao nosso, como trajetória orbital, e similaridades de superfície e temperatura acaba, a meu ver, limitando o espectro de estudo. Dizer que apenas as condições aqui encontradas dariam sustentação à vida biológica é no mínimo, limitar muito a possibilidade de outras formas de seres.
Ambientes que nos são hostis, podem perfeitamente comportar outros seres. Que diga as profundezas dos oceanos, que cada vez mais mostra-se um local que abriga várias formas de vida, onde a luz não consegue penetrar, mas mesmo assim, existe uma diversidade que consideramos animais pré-históricos. Talvez, buscando por radiação, e outros meios, não nos limitemos apenas ao formato frágil do ser humano, mas sim, entender que outras formas e ambientes podem existir, e sustentar uma vida biológica...

Ilustração mostra o planeta, descoberto em 1996 na constelação de Bouvier. (Foto: ESO / AFP)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Quadro da discórdia - Sociedade/Entretenimento


Obra de Brett Murray gerou polêmica. (Foto: AP)
Um quadro do artista sul-africano Brett Murray que retrata o presidente do país, Jacob Zuma, com seus genitais expostos, levou o partido governamental a exigir a retirada da obra, enquanto a galeria que a exibe insiste na liberdade de expressão e o direito à criação artística. O quadro, intitulado "The Spear" ("A lança"), faz parte da exposição "Deus salve ao Ladrão II" e está exibido na galeria Goodman de Johanesburgo desde 10 de maio, informaram nesta sexta-feira os meios de comunicação sul-africanos.
A obra mostra ao presidente Zuma em uma simulação de um popular quadro do líder comunista soviético Vladimir Lênin, mas com a diferença que no retrato do chefe de Estado sul-africano seu órgão sexual pode ser visto. A Presidência da África do Sul se mostrou revoltada com a pintura "grotesca" de Murray, e desaprovou o artista. "O presidente da África do Sul defenderá sempre os direitos de nossa Constituição, inclusive a liberdade artística e de expressão, mas no exercício destes direitos, os cidadãos devem entender que eles não são absolutos", ressaltou nesta sexta o gabinete do presidente Zuma em comunicado.
"Além de chefe de Estado, o presidente Zuma é um cidadão e tem direito a conservar sua dignidade. Nenhum ser humano merece ser denegrido desta maneira", disse a Presidência. Da mesma forma, o partido governante, o Congresso Nacional Africano (CNA), anunciou em comunicado que deu início às ações legais para impedir a exibição da obra e exigir a destruição de todo o material gráfico que a reproduza. "O CNA está extremamente descontente com a maneira indecente e de mau gosto que Brett Murray e a galeria Goodman estão mostrando o presidente Zuma", afirmou o partido em nota oficial.
A exposição utiliza referências da arte comunista para mostrar a corrupção política e ideológica do CNA, um movimento de libertação de inspirado no socialismo que teve um papel fundamental na luta contra o regime racista do "apartheid", imposto pela minoria branca sul-africana. "O retrato grosseiro e a utilização do logotipo do CNA é um abuso da liberdade artística e de expressão e uma violação de nossa Constituição, além de ser difamatório", acrescentou o partido governamental, liderado anteriormente pelo ex-presidente Nelson Mandela.
O retrato pode ser visto no site do jornal sul-africano "Citypress", apesar dos advogados do CNA reivindicarem a sua retirada ao meio de comunicação. "A reivindicação carece de base jurídica", indicou o jornal em comunicado divulgado em seu site. A galeria Gooodman, onde está exibida a obra de Murray, também afirmou que não retirará o quadro e qualificou as intenções do CNA de "censura". Lara Koseff, porta-voz da galeria, disse nesta sexta que sempre defendeu seus artistas, inclusive durante o "apartheid".
"Quando inauguramos a exposição me lembrei do artista chinês Ai Weiwei, que foi perseguido por retratar negativamente seu Governo", explicou Koseff para o jornal sul-africano "Times". "Pensei que nós éramos afortunados por estar em uma situação diferente, por poder ter estes diálogos artísticos. No entanto, parece que alguém quer mudar estas coisas", acrescentou Lara.
Bem, tem gente que adora polêmicas, e algumas delas servem para lançar ou ofuscar o gênio criativo e ousado. Não sou crítico de arte, mas existem formas de expressar, sem com isso violar alguns preceitos básicos que no caso, demonstra revelar segredos de alcova... Vai saber...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pum perfumado - Tecnologia


O odor fétido de uma flatulência é algo um tanto quanto inconveniente e, acredite ou não, ninguém solta gases com cheiro de rosas ou perfumes. Para amenizar esse mau cheiro existe o Flat-D, um desodorizador para ser usado embaixo das roupas íntimas (ao contrário do que ilustra a imagem de divulgação).
Como você pode imaginar ao olhar a figura acima, esse acessório serve para literalmente tapar o orifício responsável pela liberação desses gases nada agradáveis. A empresa responsável pelo Flat-D informa que ele é unissex, mas que não é muito confortável com roupas do tipo box. O produto é de uso estritamente externo e não deve ser descartado em vasos sanitários. O Flat-D é vendido no site Colonial Medical em caixas com 10 unidades por US$ 30 (R$ 60).
Pesquisando um pouco, uma outra empresa lançou uma linha de cuecas anti-pum, ou ao menos com neutralizador de cheiros.  4SKINS é uma marca de cuecas que prioriza o conforto em todos os momentos. Para eliminar cheiros desagradáveis – como o de flatulências – ela desenvolveu uma cueca com tecido que neutraliza odores. 
Em parceira com a empresa americana Nano-Tex, a 4SKINS, utilizou a nanotecnologia para evitar momentos inconvenientes na vida dos homens – o produto não tem, por enquanto, uma versão feminina.
A tecnologia empregada nas cuecas é responsável por atrair, isolar e neutralizar cheiros. O próprio slogan da 4SKINS faz menção às possíveis flatulências: “Keep it in your pants” (Guarde-a em suas calças).
Os preços podem variar entre US$ 24 e US$ 38 (aproximadamente R$ 40 e R$ 65), e você ainda fica livre da taxa de entrega se o pedido passar de US$ 96. No entanto, por mais avançada e tecnológica que seja, a cueca da 4SKINS ainda não é capaz de eliminar sons. 
Narizes e estomagos protegidos, apenas ouvidos ainda poderão perceber (como se fosse difícil de notar) que algo acabou escapando. Mas existem alguns tipos de puns característico, como os úmidos. Será que o treco segura????

Fonte da imagem: Divulgação/4SKINS


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mais vale um corpo ou herança? - Economia

O advogado da mulher do brasileiro radicado nos Estados Unidos Guma Aguiar, um multimilionário que desapareceu na Flórida há dez dias, indicou que o empresário pode estar vivo. De acordo com Bill Scherer, em entrevista para a rede de televisão americana ABC, existe a chance de Aguiar ter orquestrado o desaparecimento para escapar de problemas financeiros, legais e conjugais. 
A declaração ocorre em meio a uma batalha judicial na qual a mãe de Aguiar, Ellen, saiu vitoriosa contra a mulher dele, Jamie. As duas disputam o controle dos bens deixados pelo brasileiro, que fez fortuna na Flórida e possui investimentos em Israel.
O desaparecimento vem sendo comparado a mistérios de livros de Agatha Christie. No último dia 20, em uma noite com previsão de fortes temporais na costa da Flórida, Guma Aguiar decidiu sair com seu barco, de 31 pés. No dia seguinte, a lancha foi encontrada sem nenhum indício de violência, ainda ligada, em uma praia de Fort Lauderdale. Depois das buscas, nada foi encontrado. 
O departamento de polícia de Fort Lauderdale anunciou que pesquisaria os registros do GPS do barco e tentaria rastrear o sinal de seu celular. No entanto, as buscas pelo corpo já foram encerradas. “Ele pode ter cometido suicídio, ter caído do barco e se afogado ou pode ter encenado isso”, disse o advogado na entrevista. “Jamie acredita que ele tenha entrado no barco em depressão e pulado ou esteja em algum lugar lutando pela vida”, afirmou. Há ainda indicações, feitas pelo advogado da mulher, de que o empresário sofria de problemas mentais.
Ao ser indagado se a sua cliente, Jamie, acredita que a mãe saberia de uma encenação da morte, Scherer respondeu “que ela espera que sim, porque desta forma os quatro filhos do casal não teriam perdido o pai”. As crianças têm idades de 10 meses a 10 anos. Aguiar, de 35 anos e nascido no Brasil, e sua mulher vinham enfrentando problemas conjugais e há relatos de que ela teria pedido o divórcio às vésperas do desaparecimento.
Logo depois do desaparecimento, mesmo antes do fim das buscas, Ellen, a mãe, entrou com uma petição para assumir o controle dos bens do filho. Jamie considerou a atitude prematura, mas entrou com petição similar. Posteriormente, Ellen propôs que uma empresa de administração de riquezas, a Northern Trust, ficasse responsável pelo dinheiro por enquanto. A ideia foi apoiada por dois rabinos - Guma tem origem judaica. Apesar de Jamie ser contra, a Justiça da Flórida concordou com a mãe.
No tribunal, Ellen apresentou um documento no qual Guma escreveu: “Eu revogo todos os poderes que concedi para a minha mulher, Jamie Aguiar, para agir em meu nome. Inclusive, eu me oponho à indicação de Jamie Aguiar de servir como guardiã de minha pessoa ou de minhas propriedades. No presente, eu e minha mulher estamos em conflito de interesse”. Ao todo, Guma Aguiar teria US$ 50 milhões em uma carteira de investimentos, além de US$ 15 milhões em uma conta e US$ 40 milhões em imóveis, grande parte em Israel. Em maio, ele teria transformado a sua mulher em guardiã, mas posteriormente mudou de opinião e determinou que fosse sua mãe.
Complicada situação, que envolve um pai, empresário, marido e filho. Elas disputam seu espólio, o que ele conquistou. Poderiam mostrar-se um pouco menos vorazes. Mas dinheiro rege nossa sociedade. Somos movidos por valores, e não são os morais. Eu poderia muito bem classificar como sociedade, mas Economia é a melhor classificação, pois de pessoas assim, somos apenas um pedaço do patrimônio, numa eventual partilha...

terça-feira, 10 de julho de 2012

Apple é dona do IPad - Economia

A Apple concordou em pagar a uma empresa chinesa US$ 60 milhões para pôr fim a uma disputa judicial sobre o domínio do nome iPad, informou o Tribunal Popular Superior de Guangdong, no sul da China. A chinesa Proview Technology é subsidiária da fabricante taiwanesa de telas LCD Proview, que comercializou até 2009 um monitor de computador chamado iPad. "O caso iPad está findado", disse a corte de Guandong em um comunicado. "A Apple transferiu US$ 60 milhões para a conta da corte como solicitado na carta de mediação."
A Proview, que registrou a marca em oito países em 2000, afirmava que o acordo que vendeu os direitos para a Apple, em 2006, não incluía a China, por se tratar de uma subsidiária independente da sede. A empresa fundada por Steve Jobs afirmava que o acerto era universal.
A Proview esperava ter conseguido uma quantia maior, mas se sentiu pressionada a dar fim à disputa porque precisa pagar dívidas, disse Xie Xianghui, advogado da empresa. Xanghui afirmou que a Proview esperava ter conseguido US$ 400 milhões e que, ainda que tenha vencido o caso, está declarando falência em um outro processo judicial.
 "Este é um resultado aceitável para ambos lados", disse o advogado. O acordo anunciado deve pôr um fim às tentativas da Proview Technology de interromper as vendas do tablet da Apple na China, seu segundo maior mercado no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Pois é, acho que o acordo saiu barato, apesar de pesar no bolso da Apple, pois isso poderia se proliferar por outros mercados. Não se pode esquecer, que os produtos da Maçã são efetuados, em grande parte nas fábricas chinesas. Melhor um acordo assim, que uma dor de cabeça sem tamanho definido...

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Xeque Mate no Bispo - Comportamento/Religião

O bispo argentino Fernando Bargalló, flagrado numa praia mexicana abraçado a uma mulher, admitiu ter com ela uma relação sentimental e apresentou sua renúncia ao Vaticano. Titular da diocese de Merlo-Moreno e presidente da Cáritas Latinoamérica, o prelado jurara diante do núncio apostólico (o embaixador da Santa Sé) que a mulher com quem aparecia em situações de intimidade era apenas uma amiga de infância.
Diante de uma investigação aberta pelo Vaticano e da repercussão do caso, Bargalló, de 59 anos, mudou sua versão da história e renunciou. Segundo o jornal argentino "Clarín", o bispo reuniu todos os sacerdotes de sua diocese para fazer a confissão e apresentar sua decisão.
O escândalo estourou quando um canal de TV de Buenos Aires, divulgou imagens do prelado numa praia do balneário de luxo de Puerto Vallarta, no México, junto com María de las Victorias, de 55 anos, numa viagem feita em 2011. Bargalló alegou que coincidira estar no país no mesmo período que a alegada amiga de infância - dona de um restaurante em Buenos Aires -, mas reconheceu "certa imprudência" no seu comportamento, que deu origem a "más interpretações". No entanto, reforçou seu comprometimento com a vida sacerdotal.
Logo em seguida, o Vaticano anunciou a abertura de uma investigação para esclarecer os fatos e definir a situação do bispo. Além da quebra dos votos de castidade, teve má repercussão na Igreja o fato de o bispo ter se hospedado num hotel de luxo ao comparecer a uma reunião do Secretariado Latino-americano e Caribenho da Pastoral Social Cáritas.
A divulgação das imagens causou revolta entre membros da Igreja e políticos, sobretudo porque Bargalló, que também chefiava a Cáritas na Argentina, contestou várias vezes o governo de Buenos Aires por políticas sociais e mais atenção aos setores mais pobres do país. Muitos se perguntam quem pagou o custo das férias em um resort de luxo. Além disso, a polêmica reacende a discussão sobre o celibato sacerdotal.
Bem, caímos na questão do dogma do Catolicismo que proíbe que quem abrace o sacerdócio tenha relação que induza à interpretação de laços amorosos com outra pessoa. Isso foi instituído num passado obscuro, onde pessoas que abraçavam a Igreja Católica (assim como algumas outras religiões) não poderiam deixar herdeiros, que pudessem pleitear os bens da Santa Sé.
Pessoalmente, entendo que abraçar a fé, não precisa-se abrir mão de abandonar desejos de compartilhar uma vida com alguém que não seja apenas no celibato. Afinal, as pessoas não buscam a felicidade? Por que ficar apenas com a parte espiritual?



domingo, 8 de julho de 2012

Só no sapatinho - Sociedade/Economia

Tudo bem, tenho que concordar, o título não é nenhuma novidade, algo de pagodeiro no fundo de um bar, tocando uma música repetitiva, com versos comuns, e belas mulheres dançando ao som de um batuque que insiste em não acompanhar a melodia, mas sim seus movimentos curvilíneos...

Beth Shak posa em seu closet na divulgação do documentário 'God Save My Shoes'. (Divulgação/ Facebook)
Daniel Shak, presidente de um fundo de investimento em Wall Street, entrou com uma ação contra a ex-mulher, Beth Shak, por causa da coleção de sapatos avaliada em R$ 2 milhões (US$ 1 milhão). O milionário alega que não sabia dos sapatos de grife que a mulher tinha.
Em entrevista ao New York Post, Daniel comenta que a esposa devia guardar os sapatos em um cômodo secreto no apartamento de R$ 15 milhões (US$ 7,5 milhões) que eles moravam na 5ª avenida, em Nova York, um dos lugares mais caros da cidade. O executivo pretende reaver 35% do valor gasto na compra dos sapatos.
Em matéria publicada no Mail Online, Beth desmente Daniel, dizendo que o closet de sapatos ficava no quarto principal do apartamento. Beth é aficionada por sapatos, já participou do documentário "God Save My Shoes" e lançou o site "Shoes R Forever", no qual dá dicas e fala das tendências sobre calçados. Ela possui em torno de 1200 pares em sua coleção, dos quais 700 são assinados por Christian Louboutin. Além disso, Beth revelou em sua página do Facebook que planeja criar sua própria marca de sapatos.
Bem, ele não sabia de nada, assim como alguns políticos que nunca sabem de nada... Acredito que uma coleção assim deva no mínimo ter rendido várias viagens às lojas, e faturas de cartão de crédito. Sem entrar no mérito do marido que foi traído pelo consumismo da ex-mulher, mas se ela resolver devolver os que ela acha que estão fora de moda, para entrar num acordo no processo? Ele vai aceitar?

sábado, 7 de julho de 2012

Entrou no cano: foi fundo e enroscou! - Sociedade/Comportamento

As vezes me deparo com algumas coisas tão bizarras que que tenho até dificuldade em poder expressar um pouco do que penso a respeito do assunto. Mas vamos lá, afinal  é um assunto que pode começar a se espalhar por ai...
Bombeiros da cidade de Granada, na Espanha, evitaram que um homem de 52 anos tivesse seu pênis amputado, já que os médicos não conseguiram retirar o membro do paciente de um pedaço cilíndrico de cano.
O episódio aconteceu na madrugada de 12/06, quando o serviço médico do Hospital Ruiz de Alda recebeu o indivíduo com o orgão sexual preso ao cano de aço, devido a uma inusitada prática sexual. Como não conseguiram cortar o cilindro, os médicos tiveram que chamar os bombeiros para evitar a amputação do pênis, que estava sendo espremido e, por isso, permanecia ereto.
Para cortar o cano, os bombeiros usaram uma ferramenta de bricolagem, e a cirurgia durou aproximadamente duas horas. "Foi um trabalho em equipe. É a primeira vez que entramos em uma sala de cirurgia", disse o chefe dos bombeiros
O que a profissão apronta: Um bombeiro virando encanador, e destarrachando a "rosca". O Trabalho deles tem como objetivo salvar vidas, ao invés de pessoas " encanadas". Bizarro, cruel mas uma noticia que podemos rir muito, desde que não seja ninguém conhecido nosso, ou que nosso aperto possa ser aliviado de outra forma...
Foto: Reprodução

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trabalho à noite pode prejudicar mulheres... - Saúde

Pesquisadores franceses do Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm, na sigla em francês) analisaram o efeito do trabalho noturno sobre 3 mil mulheres do país e descobriram que 30% têm maior risco de desenvolver câncer de mama. Os resultados estão publicados na revista científica "International Journal of Cancer".
Os autores se basearam em estudos populacionais feitos entre 2005 e 2008. Mais de 11% das mulheres tinham trabalhado à noite em algum momento da carreira. As chances de tumor foram maiores entre as que fizeram isso por mais de quatro anos e entre as que mantinham uma rotina de atividade noturna inferior a três dias por semana, por sofrerem distúrbios mais frequentes no ritmo de sono e vigília.
 A ligação entre o trabalho noturno e o câncer de mama ficou ainda mais acentuada quando os pesquisadores olharam para as mulheres que haviam trabalhado à noite antes da primeira gravidez. Uma explicação para isso poderia ser que as células mamárias, ainda não totalmente diferenciadas antes da gestação, ficam mais vulneráveis.
Entre as hipóteses para isso estão: exposição à luz durante a noite, que elimina a liberação de melatonina (hormônio responsável pelos receptores hormonais, pelo sistema imune e pela qualidade do sono) e seus efeitos anticancerígenos; o funcionamento perturbado dos genes do relógio biológico que controlam a multiplicação celular; e distúrbios do sono que podem enfraquecer a imunidade. Segundo principal autor do trabalho, Pascal Guénel, essa é uma questão de saúde pública, pois o número de mulheres que trabalham em horário atípicos está aumentando.
Em 2010, baseada em um estudo epidemiológico experimental, a Agência Internacional para Pesquisa de Câncer (Iarc, na sigla em inglês) classificou atividades profissionais que perturbam o ritmo circadiano – que regula inúmeras funções biológicas, como a alternância entre vigília e sono – como "provavelmente cancerígenas". O câncer de mama é a maior causa de mortes femininas. Afeta cem de 100 mil mulheres por ano nos países desenvolvidos. Anualmente, mais de 1,3 milhão de novos casos são diagnosticados, 53 mil deles na França. 
Os fatores de risco para esse tipo de tumor são variados. Eles incluem mutações genéticas, uma primeira gravidez tardia, baixa paridade, terapias de reposição hormonal em pacientes predispostas, hábitos de vida, e causas ambientais e profissionais ainda não completamente identificadas. 
Bem, riscos existem, e os cuidados devem ser constantes. Às mulheres em especial, assoladas com as próteses problemáticas, o cuidado deve ser redobrado. O objetivo é a qualidade de vida, mas o horário do trabalho, nem todas podem escolher. O estudo apenas é um indicativo, como vários outros, não podendo ser algo definitivo.
Sair para um passeio ao sol, como algo saudável, pode ajudar, não apenas àquelas que trabalham à noite, mas a todas, principalmente bem acompanhadas. O ideal é relaxar, e aproveitar o calor do Astro-Rei...

Mamografia detecta câncer de mama e deve ser feita por mulheres acima dos 50 anos. Quem tem histórico de primeiro grau na família precisa fazer acompanhamento a partir dos 35 anos (Foto: Reprodução / TV Tem)


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bibliografia de Amy Winehouse - Entretenimento

A biografia da falecida cantora britânica Amy Winehouse escrita por seu pai Mitch, apresentado como seu "conselheiro mais próximo, inspiração e melhor amigo", foi lançado nas dos Estados Unidos, dia 26 de junho, uma semana antes de seu lançamento no Reino Unido.
 "Amy, My Daughter" (Amy, minha filha), de Mitch Winehouse, "inclui fotos exclusivas e inéditas e pinta um retrato aberto e honesto de um dos maiores talentos musicais de nossa época", afirmou a editora HarperCollins. Nas 320 páginas da biografia, Mitch oferece uma "visão interior da vida de Amy tal como ela a vivia, pondo fim de uma vez por todas às controvérsias que a cercaram por um longo tempo", acrescenta a editora.
Amy Winehouse, autora de sucessos como "Rehab", foi encontrada morta no dia 23 de julho aos 27 anos em sua casa no bairro londrino de Camden. A morte de Winehouse, que tinha um longo histórico de problemas com as drogas e com o álcool, foi certificada como "acidental". Foram encontrados em seu corpo vestígios de um consumo de álcool cinco vezes mais alto do que a taxa permitida para dirigir um carro.
No livro, que será publicado no Reino Unido hoje, o pai da cantora não evita o tema do consumo abusivo de drogas e de álcool por parte de sua filha e descreve a realidade de sua dependência e a marca que deixou na família e nos amigos que se negaram a abandoná-la em meio a este problema. Ex-taxista, Mitch Winehouse é cantor de jazz e criou a Fundação Amy Winehouse, uma organização para ajudar jovens em dificuldades centrada principalmente nos problemas com o vício. O pai da cantora já indicou que toda a renda pela venda do livro será destinada à fundação.
Bem, entendo que o lançamento de nada irá mudar minha opinião pessoal quanto à Amy Winehouse: O entretenimento perdeu uma estrela, uma mulher inovadora, onde mostrou, enquanto pode, que tinha capacidade e talento. Um livro assim, mesmo que com renda revertida para a fundação que leva seu nome, apenas vai mostrar um lado de fetiche, onde tentam entrar na intimidade do artista.
Poderia ser lançado como uma história de uma menina talentosa que perdeu sua vida precocemente, no auge de seu talento. Ou ainda, como o relato de um pai, que perdeu sua filha, por não saber lidar com o vicio dessa.
Enquanto o dinheiro jorra forte, muitos fecham os olhos, ao problema, e batem palmas para o que conseguem consumir. Ela ganhou muito dinheiro, sem sombra de dúvida, fruto de seu talento ímpar. Pessoas próximas, também, principalmente quem se denomina como conselheiro mais próximo e melhor amigo.
Entendo também, que amigos seguram nossas mãos quando estamos caindo, não se iludem com a fartura, e se preocupam conosco, colocando-se à nossa frente para nos proteger, e tentar mudar um rumo que ele entendem como incorreto e destrutivo...






quarta-feira, 4 de julho de 2012

Truvada: Um alento? - Saúde



Ainda dentro do assunto, recentemente outro comitê que aconselha a FDA apoiou um medicamento para evitar a contaminação pelo HIV. Os especialistas aprovaram o uso do Truvada, um comprimido de uso diário que deve ser usado por pessoas não infectadas que estariam correndo risco maior de contrair o vírus da Aids.
O uso do medicamento foi aprovado pelo comitê, com 19 votos a favor e três contra, para que seja receitado para o grupo considerado de maior risco, homens não infectados que têm relações sexuais com múltiplos parceiros também homens. Também foi aprovada, por maioria dos votos, a prescrição do Truvada para pessoas não infectadas que têm parceiros portadores do HIV e para outros grupos considerados em risco de contrair o vírus através de atividade sexual.
O uso do Truvada já foi aprovado pela FDA para pessoas que já têm o vírus HIV, e é tomado junto com outros medicamentos. Estudos realizados em 2010 mostraram que a droga reduziu o risco de infecção pelo HIV entre 44% e 73% em homossexuais masculinos saudáveis e entre heterossexuais saudáveis que são parceiros de portadores do vírus HIV.
Ah, notícias assim... Mais uma coisa que vejo com muitas mas muitas reservas. Pessoas que mantenham uma relação afetiva e com vida sexual ativa com alguém infectado, não significa que irá contrair o HIV, desde que, mantenha os cuidados necessários para ter uma qualidade de vida satisfatória, evitando riscos.
O uso dessa nova droga, também pode induzir ao erro achando que se está protegido. Afinal, isso poderá transparecer que encontraram uma vacina de uso oral, e não injetável, para a enfermidade. Existirão também os consumidores de festas sem limites.
Não sou (muito) crítico, mas está faltando um pouco mais de bom senso, em lidar com esse tipo de informações. Já existem pessoas que são portadoras de uma variante do vírus mais resistente aos medicamentos, por manterem relações com pessoas contaminadas, que deixam de tomar os medicamentos. É notório o risco e aumento de novas ondas. Assim como é notório que a indústria farmacêutica está tentando fazer dinheiro com informações um tanto quanto prematuras, e podem iludir o consumir, ávido por obter a possibilidade de ter sexo sem a proteção, para manter um "maior contato de intimidade" com quem está infectado. Para pensar...

terça-feira, 3 de julho de 2012

Teste de Farmácia: HIV - Saúde

Os Estados Unidos estão um passo mais perto de permitir que as pessoas chequem seu status de HIV em casa, com testes simplificados comprados em farmácias. Um painel de especialistas afirmou que o exame OraQuick In-Home é seguro e eficiente e que seu potencial de prevenir o contágio é maior do que o risco de resultados falsos.
O FDA, agência americana responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, deve decidir ainda neste ano se aprova ou não o teste, que deve custar cerca de US$ 60. O exame, que leva 20 minutos, tem exatidão de 93% para resultados positivos e 99,8% para negativos, indica o fabricante. Atualmente os EUA têm cerca de 1,2 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV e aproximadamente 50 mil novos casos são registrados todos os anos.
Os especialistas do Comitê de Recomendações de Produtos Sanguíneos votaram pela comercialização do teste por unanimidade, com 17 votos a favor e zero contra. Na visão do painel, o teste ajudara as pessoas que descobrirem ter o vírus a conseguir acesso a tratamentos médicos e serviços sociais. Eles recomendaram à OraSure, fabricante do exame, que a embalagem do produto contenha alertas visíveis sobre a possibilidade de resultados negativos falsos.
Também foi feita a recomendação de que a embalagem contenha um telefone gratuito de atendimento às pessoas cujo resultado for positivo. Carl Schmidt, vice-diretor do Instituto de Aids, disse que a aprovação pode representar um marco importante na luta contra a doença. "Estamos sempre procurando por grandes mudanças positivas, e acreditamos que esta é uma delas. Não só (o teste) vai ajudar a reduzir o número de infecções mas também levará mais pessoas a buscar tratamento e cuidados", avaliou.
Bem a notícia pode parecer algo fantástico, alguém vai na farmácia e verifica, como numa suspeita de gravidez, se está ou não infectado. Legal isso não?
Bom, existe o que é chamado de janela imunológica, onde a manifestação do HIV apenas será após 3 meses do contágio, antes disso fica incubado e exames não constatam. Lembro também que isso pode parecer um atestado de falsa saúde. Testes devem ser confiáveis, algum que de falso negativo ou falso positivo, qualquer suspeita de erro poderá trazer graves consequências. Antes de uma aprovação, que fica claro, meramente comercial, devem ter em mente que isso pode levar a uma nova onda de contaminações.
Os índices de infectados vem aumentando, principalmente nas pessoas com idade inferior a 19 anos.Essa característica, já comentei no passado, se deve a existência e facilidade da medicação de retrovirais disponíveis e de fácil obtenção. Melhor ver com reservas essa notícia, e esse novo produto de consumo, e contar as pessoas para não saírem em busca de testes que dificultem o controle que tem sido doloroso para muitas pessoas...

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Molho Protegido? Indenização - Sociedade/Economia

Uma consumidora gaúcha será indenizada em R$ 10 mil, equivalente a US$ 5mil, após encontrar uma camisinha aberta em uma lata de extrato de tomate. A decisão do caso, que aconteceu em 2002, só foi publicada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) na última semana. Conforme relatos da mulher, ela havia preparado uma macarronada para a família e quando foi guardar o resto do molho de tomate, encontrou o preservativo no fundo da lata.
Chocada com a situação, a consumidora procurou uma universidade local, no interior do Rio Grande do Sul, para fazer análise do produto, além de contatar a empresa responsável pelo extrato. Sem acordo, decidiu acionar a Justiça. A Unilever, dona da marca, recorreu da decisão de indenização do STJ em todas as instancias e tentou provar que não é responsável pela camisinha na lata, já que o processo de produção do molho seria todo automatizado.
'De qualquer sorte, a responsabilidade é do fabricante, por violação do princípio da segurança sanitária, já que substâncias encontradas são consideradas prejudiciais à saúde humana. Caso em que a contaminação se deu com grau de sujidade máximo', explicou, em texto, a ministra Nancy Andrighi.
Mas agora vamos entender algumas possibilidades. Existem alguns produtos, que são sabotados, dentro de sua linha de produção. No caso específico, não conheço a planta industrial, mas acredito que existe uma preocupação imensa com relação à qualidade e padronização dos produtos.
Encontrar algum produto estranho à sua caracterização, principalmente o objeto em questão, fica evidente algum problema trabalhista envolvido. Como existe a possibilidade de rastreabilidade, pode-se chegar aos envolvidos no processo, sem poder atribuir exatamente a uma única pessoa a responsabilidade. Isso ocorre pela quantidade e volume de produtos fabricados.
No caso, é uma leviandade, onde a saúde do consumidor pode ser seriamente afetada, visto que já foram localizados outros objetos e "coisas" em produtos alimentícios. Mas os processos tem evoluído, o cuidado na linha de produção e processamento, cada vez mais atenta e segura, e embalagens automatizadas, para evitar a manipulação e consequente, contaminação dos alimentos e outros produtos.
O que não existe é a prevenção à funcionários insatisfeitos e zombeteiros. Uma brincadeira pode gerar grave desequilíbrio e imagem da empresa. Um deslize pode jogar do topo ao limbo, com uma dificuldade imensa em reverter a opinião. Coisa difícil de se lidar e evitar, mas é possível, com funcionários responsáveis e empresa séria.

domingo, 1 de julho de 2012

Hotel-Bolha - Turismo


Este incrível hotel na França oferece acomodações em bolhas (Foto: Inhabitat)Pode até parecer extravagante, mas é também uma oportunidade de ficar em acomodações em bolhas individuais e confortáveis no meio de uma bela floresta. A criação é do designer Pierre Stephane, para o hotel Attrap’Rêves, na França.
Muitas pessoas gostam de ter contato com a natureza, mas, em um acampamento no meio do mato, sem a menor infra-estrutura, isso fica fora de cogitação. Existirão insetos desagradáveis, terá que montar o acampamento/barraca, escolher o local onde colocar o saco de dormir, evitando as pedras que cutucam a coluna.
Situações assim, tiradas de letra por barraqueiros (pessoas que apreciam camping) voltados principalmente ao que chamam comumente de camping selvagem (contando apenas com os recursos da natureza). Mas não apenas esses, mas muitos de nós, buscamos esse tipo de vivencia. É bom acordar e ver uma gota de orvalho cair.
A instalação em formato de bolha transparente e opaca fica na floresta de Bouches-du-Rhone e foi desenvolvida pela empresa Attrap’Revês. Buscou-se criar um tipo de ambiente de aventura ao melhor estilo camping confortável para seus hóspedes.
As acomodações em bolhas praticamente não causam impacto ao meio ambiente e têm apenas13 metros de diâmetro, sendo super fáceis de arrumar. As estruturas são confortáveis, a comida é boa e algumas oferecem até jacuzzi. Serviço de primeira entre um ambiente totalmente natural.
Interessante não? Podem falar que não geram impacto, mas é necessária a estrutura de fixação, tubulações de energia, comunicação, água, esgoto, e sabe-se lá que outro mimo para viver ou ter contato com a natureza de forma quase rudimentar. E ainda é transparente, todos os bichos da floresta irão te ver...



Acomodações contam até com hidromassagem (Foto: Inhabitat)