Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recauchutagem feminina III - Comportamento/Saúde

Cirurgias envolvem riscos. Pode ter infecção local ou dificuldade de cicatrização com abertura dos pontos, mas apenas em casos raros.
Uma coisa que paira a dúvida é se esse tipo de procedimento poderia vir a afetar a sensibilidade ao sexo. Até alguns anos atrás, sim, segundo especialistas. As técnicas mais antigas eram agressivas e, às vezes, até mutiladoras, com amputação dos lábios. As técnicas atuais visam preservar a sensibilidade e a enervação da área, mantendo a anatomia normal e realizando mudanças apenas estéticas.
Além da autoestima na hora do sexo, existem ainda questões físicas, que influenciam na qualidade de vida. No caso de excesso de volume, ele pode incomodar no contato com a calcinha, calça jeans (uma das reclamações de Geisy), ao andar de bicicleta...
Para quem sofre com flacidez, ela atrapalha principalmente a atividade sexual, inclusive dificultando, por vezes, o ato da penetração masculina. O único problema que não envolve necessariamente um desconforto físico, mas é essencialmente uma questão estética é a assimetria. 50% das mulheres que procuram ajuda têm alguma alteração funcional ou infecções recorrentes, pois muitas vezes a região é abafada pelo excesso ou flacidez e torna-se local propício para o desenvolvimento de doenças como a candidíase.
O aumento pelo interesse  feminino por essas cirurgias plásticas: a maior divulgação, maior liberade da mulher em buscar esses procedimentos, esclarecimento sobre a parte médica dessa cirurgia plástica, recuperação rápida da anestesia, melhora da técnica cirúrgica (resulta em menos complicações) e uso de técnicas que alteram menos a estética da região.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Recauchutagem feminina II - Comportamento/Saúde

Bem, como falei antes, um bom cirurgião vai esclarecer dúvidas, e mais que isso, efetuará explicações pertinentes e necessárias, antes de submeter ao procedimento. Afinal, mesmo sendo estética, é uma cirurgia e como tal, envolve riscos.
Hoje os procedimentos mais procurados pelas mulheres (90% vão atrás dessas plásticas) são os conhecidos como Ninfoplastias (“as plásticas das Ninfas”), que visam alterações na região dos pequenos lábios. Dentro dessa categoria ainda entram três tipos de correção: o do excesso de volume, da flacidez e da assimetria.
Outros casos têm como objetivo aumentar o volume vaginal. Neste caso, o cirurgião aplica um enxerto de gordura na região que se pretende modificar. Por último e menos comum, existem as praticadas no Monte de Vênus, quando o púbis é flácido ou avantajado. Nesse procedimento, usa-se a técnica da lipoaspiração.
São procedimentos cirúrgicos e como tais, precisam serem recuperados, não se pode simplesmente sair usando após efetuados. O tempo varia de acordo com cada paciente, mas que, geralmente, após um período de três a sete dias a mulher pode voltar às suas atividades normais. Desde que não envolvam exercícios físicos que exijam apoiar a região do períneo (como andar de bicicleta). Quem poderá definir corretamente será o ginecologista.
A cirurgia em si é rápida, exigindo em torno de uma hora de operação e com alta para a paciente no mesmo dia. Mas melhor deixar a noite para dormir ao invés de surpreender quem interessa e ter que voltar as pressas para novos pontos...
Alguns exames pré-operatórios são necessários, como os de sangue, cardiológicos. Todos aqueles que são comuns a outros procedimentos. Tem também a exigência de realizar um exame ginecológico, para checar se não existe nenhuma alteração na região, como corrimentos e infecções urinárias, que podem complicar a operação.
Como cuidados pós operatórios deve-se evitar atividades sexuais por um período de três semanas a um mês, não realizar atividades físicas que apoiem a região íntima, manter a higiene do local com uma ducha para evitar o atrito do papel higiênico nos pontos e tomar a medicação prescrita pelo médico, que pode incluir antibióticos ou anti-inflamatórios na lista. 


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Recauchutagem feminina I - Comportamento/Saúde

Bem, antes de me chamarem de porco chauvinista, vamos à matéria, que por ser um tanto longa, acabarei dividindo em mais de um dia, pois o objetivo é informar, compartilhar conhecimento, e, claro, aprender. O título vem ao encontro do que uma "famosa" publicou nas redes (não sou leitor dela, nem seu fã, antes que digam algo).
A última recauchutada dada no mundo das celebridades chamou a atenção do público: Geisy Arruda fez uma rinoplastia (cirurgia plástica no nariz), uma lipoaspiração e uma cirurgia plástica íntima. Depois de declarar que seu órgão sexual mais parecia uma couve-flor, a subcelebridade disse que esse último procedimento foi o mais importante para ela e afirmou ter sido um grito de libertação e um belo reforço à autoestima. “Agora ninguém me segura mais!”, afirmou nas redes sociais.
Geisy não foi a primeira figura conhecida que resolveu mudar a anatomia dessa região. Casos de outras famosas, como o de Ângela Bismarchi ou da ex-BBB Monique, também deram o que falar. Mulheres anônimas também têm procurado esse tipo de cirurgia plástica, sejam elas jovens ou maduras.
Porém, como toda cirurgia, é preciso consultar a opinião de profissionais e se informar bastante antes de tomar qualquer decisão. Um bom cirurgião plástico pode esclarecer várias dúvidas que povoam, a cabeça de quem recorre a seus serviços. (continua...)
Cirurgias plásticas íntimas são solução para falta de autoestima e desconforto na região. (Foto: iStock)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Grave acidente - Trabalho

Acionadas para atender uma ocorrência em um supermercado de Illinois, nos Estados Unidos, as autoridades se depararam com uma cena que mais parecia sair de um filme de horror. Um homem necessitou de resgate imediato no dia 9, após ter seu braço trucidado por um moedor de carne.
Funcionário do supermercado, o homem de 35 anos de idade teve mais da metade do braço engolida pela máquina. Segundo os membros da equipe do Corpo de Bombeiros, eles nunca haviam visto uma ocorrência como aquela.
De acordo com testemunhas, o braço do homem chegou tão fundo na máquina que a equipe de resgate não pôde simplesmente destruir o aparelho para libertá-lo. Havia o temor de que o braço do empregado sofresse ainda mais danos. Diante da imensa dor da vítima, os médicos rapidamente aplicaram anestésicos para que os bombeiros pudessem resgatá-lo com mais tranquilidade.
Apesar da gravidade do acidente, não havia muito sangue no local, já que a máquina cortou praticamente toda a circulação do braço do homem. Após os procedimentos iniciais, funcionário foi levado ao hospital ainda com partes do moedor presas ao seu braço.
Segundo as autoridades, o homem permaneceu calmo durante todo o processo. “Ele apenas rezava. Ele estava bastante sedado mas ainda assim sentia dores. Explicamos para ele passo a passo do nosso trabalho e deixamos claro que ele devia nos avisar caso as dores aumentassem”, disse um dos bombeiros em entrevista ao “Daily Mail”. A vítima passa bem, apesar de dificilmente recuperar totalmente os movimentos do membro.
Por motivos óbvios não irei adicionar nenhuma imagem vinculando o fato. Mesmo que por humor negro, acredito desnecessário. Em alguns filmes existia a tortura de colocar um dedo ou outra parte do corpo, para obter informações. Tudo isso era ficção, mas de fato aconteceu, e pela descrição, foi uma perda corpórea importante.
Muito se fala na segurança no trabalho, os famosos EPI's (Equipamentos de proteção individual), sendo que os sindicatos nos EUA são fortes e sempre conseguem obter conquistas importantes, seja no aspecto salarial, quanto benefícios sociais. Não fica claro os motivos, mas bem provável uma desatenção para lá de inoportuna.
Melhor rever alguns processos e definir quem irá operar as máquinas, para que o consumo seja de produtos que escolhemos, não aqueles que acabam vindo junto...

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Empregado arruma confusão e empresa é condenada... - Justiça

Aproveitando o gancho da matéria de ontem, vamos a outra curiosidade. Uma empresa foi condenada a indenizar empregado agredido no ponto de ônibus. O funcionário buscou a Justiça, alegando haver sofrido agressão física no campus de uma universidade, onde prestava serviços em obra da empregadora. Segundo sustentou, o fato ocorreu ao final da jornada, quando ia pegar o ônibus fornecido pela Empresa, que nada fez para protegê-lo.
Após o episódio, passou a ser perseguido pelos agressores. Por essa razão, o funcionário pediu a condenação da empregadora ao pagamento de indenização por danos morais. A empresa, por sua vez, afirmou que a suposta agressão nunca chegou ao seu conhecimento. Para ela, o empregado deve ter se envolvido em briga com algum indivíduo na rua, o que nada tem a ver com a relação de emprego. Mas não foi o que constatou o juiz do trabalho Antônio Neves de Freitas, titular da Vara do Trabalho de Diamantina.
Conforme esclareceu o magistrado, a testemunha ouvida, e que se encontrava presente no local, confirmou, de forma segura e coerente, os fatos narrados pelo autor ao policial que lavrou o boletim de ocorrência. Não há dúvida, portanto, de que o ataque ao empregado, de fato, aconteceu. Para o magistrado, essa circunstância caracteriza, automaticamente, o dano moral, porque atos dessa natureza ferem a dignidade da pessoa, causando-lhe sofrimento físico e psicológico, angústia, tristeza e humilhação, principalmente quando ocorrem diante dos colegas de trabalho.
Como se não bastasse, a testemunha assegurou que a agressão não partiu de algum indivíduo na rua, mas, sim, de outros trabalhadores que iriam tomar a mesma condução, contratada pela empresa, para transportar o seu pessoal. Nesse contexto, cabia ao empregador garantir ao autor a segurança necessária. "Além disso, pelo que restou patente na prova oral, o transporte fornecido pela reclamada, em consórcio com outras empresas, era insuficiente para bem atender a todos, de forma que o tumulto se iniciou em decorrência desse fato", destacou o julgador.
De acordo com o juiz sentenciante, a empregadora teve culpa pela agressão causada ao reclamante. O ataque não ocorreu em um ambiente público, no qual caberia ao Estado a segurança do cidadão, mas em um campus universitário, quando o empregado tentava tomar o transporte coletivo particular.
Isso demonstra a forma parcial e atribulada como muitos casos são julgados. O processo trabalhista no Brasil, virou um bom negócio para advogados oportunistas, que "mordem" ao menos 30% do valor pleiteado, não inclusas as custas processuais.
A Justiça trabalhista em constantemente, sentenciado o empregador, sempre partindo do princípio que o empregador é responsável por lesar o funcionário. Lógico que nem sempre é assim, mas assim tem-se demonstrado, e busca-se um acordo para evitar um processo que se arraste por anos, e prejudique a funcionalidade da empresa.
Fica uma dúvida: o que ocorre com um advogado que move processo, alegando falsos motivos, ou induzindo a fragilidade do empregado ao magistrado, para que, este último, tenha uma visão de proteção ao mesmo, deixando de lado alguns fatos que demonstram que o que está sendo pleiteado nada mais é que um exagero absurdo, quando não, uma mentira sem precedentes?

domingo, 25 de novembro de 2012

Um para o outro: trocados... - Sociedade

A vida nos prega várias peças. Algumas são para lá de curiosas. Uma história de amor rara. Katie Hill, de 18 anos, passou 15 anos da sua vida como Luke, o filho de um coronel fuzileiro. Três anos atrás, resolveu fazer uma cirurgia para virar menina. Katie foi o primeiro transgênero a se formar no ensino médio na cidade americana de Tulsa, no estado americano do Oklahoma.
Na escola secundária ela conheceu Arin, de 16 anos. Arin, na verdade, nasceu menina e se chamava Emerald. Emerald tinha aulas de balé, participava de concursos de beleza, mas no início da adolescência deu lugar a um menino. Eles se apaixonaram e estão namorando.
Ambos sofreram discriminação, ficaram deprimidos com o preconceito, mas agora estão felizes com a nova identidade sexual. Eles se submeteram a terapia com hormônios e agora estão felizes. "Somos perfeitos um para o outro porque os dois sofremos os mesmos problemas", diz Katie.
Agora vamos pontuar. A transexualidade é diferente do travestismo ou inversão, simplesmente falando. O Transexual é uma pessoa que entende que nasceu no corpo errado. Isso não tem a ver com as práticas sexuais, isso vem no segundo momento depois da resolução com sua identidade física. É diferente do homossexualismo, onde não existe perda da identidade, assim como no travestismo.
A justiça, em muitos países entendem a dificuldade quando se nasce com o corpo errado, e procuram dentro dos meios legais ajustar esses desvios que a natureza acaba fazendo.
Que sejam felizes, e que o amor seja eterno, como diria Vinicius, enquanto dure...
Foto: Tulsa World

sábado, 24 de novembro de 2012

Cães: Quando chega a hora de partir.. VI - Sociedade

Como todo ente querido, o peludo sempre viverá nas boas lembranças de quem o conheceu e, de uma forma ou outra, estará sempre presente. Assim como o citado Elvis Presley, que às vezes nem parece ter falecido há quase 35 anos...
"Shep" vai entre aspas porque não é o nome do cão, e sim apelido popular estadunidense para cães mestiços de "German Shepherd", ou seja, Pastor Alemão. E esta valsa foi inspirada num Pastor Alemão de verdade, que, infelizmente, não morreu de velho, e sim envenenado por um vizinho.
Bem, o cinema contou muitas histórias e estórias a respeito de cães. Seja no Lassie, ou Rin-Tin-Tin, seja no "Sempre ao seu lado". Esse último, um sensível relato de fidelidade. Poucos são os verdadeiros amores, um deles é o que o animal dedica ao "seu" dono. Afinal; eles são ligados a algo mais que um simples laço de amizade.
O amor que um animal dedica ao humano que ele escolhe é incondicional. Não importa se ele acaba sendo deixado de lado, se fica trancado em casa, se atrasam em sua alimentação. Ele sempre abanará o rabo, quando sentir que estão olhando a sua direção. Existem até piadas dedicadas a esse tipo de amor, que não contarei aqui, pois não é o caminho.
Desejei, de forma velada, prestar homenagem àqueles que me acompanharam, me ensinaram a fidelidade, o carinho, a atenção, que por vezes acabamos esquecendo. Mostraram o amor incondicional. Certa vez, eu passeava com o Bob, quando ele escapou da guia, e saiu correndo atravessando a rua. Por infelicidade, foi atropelado.
Corri em sua direção, tentando pega-lo. Por susto e sem entender o que estava acontecendo, e por seu ferimento, acabei sendo mordido. Quando o Bob me viu, começou a lamber minha mão. Essa imagem está gravada em minha mente... Felizmente deu certo, ele apenas ficou com uma grande cicatriz, sem atrapalhar muito seus movimentos, e permaneceu por mais alguns anos.
Com esse breve relato pessoal, e com olhos marejados, finalizo este material, tentando fazer com que as pessoas entendam que pegar um animal de estimação deve-se considerar todos os fatores, se existe meios de cria-lo de forma adequada, recursos financeiros, dentre outros. Obrigado pela leitura...


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cães: Quando chega a hora de partir.. V - Sociedade

Assim diz a última estrofe de "Old Shep": "O velho 'Shep' foi/para onde vão os cães bonzinhos/e não mais passearei por aí com o velho 'Shep'/Mas se os cães tiverem um Paraíso/uma coisa eu sei com certeza:/o velho 'Shep' tem um lar maravilhoso."
Em caso de morte do cão, não devemos, nem precisamos, ter vergonha de chorar muito e se descabelar um pouco; afinal, trata-se de um ente querido, e guardar sentimentos pode até fazer mal. Mesmo que você possua oito peludos, são os SEUS oito peludos, não apenas oito dentre os tantos que houver em sua cidade.
Espalhe fotos e vídeos do cão por paredes, cadernos e blogs, fale dele à vontade, relembre bons momentos e "causos" pitorescos passados com ele, pode até seguir o exemplo de Red Foley e compor poesias ou canções nele inspirados. Compartilhar experiência com outras pessoas que passaram pela mesma situação e adotar outro canino também ajuda. Enfim, recorde mais a vida que a morte do cão. Com o tempo você se acostumará com o fato de que ele se foi e que, mesmo que o velho 'Shep' esteja brincando no céu, não está mais aqui na Terra.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cães: Quando chega a hora de partir.. IV - Sociedade

 Pois bem: de 1933 para cá tanto o canino quanto o dono se livraram de tanto sofrimento. O método mais usado para eutanásia é, simplesmente, colocar o cão para dormir. Ele é anestesiado e, ao adormecer de vez, recebe uma injeção de um composto químico (normalmente um barbitúrico) que paralisa coração e pulmões, tudo em no máximo cinco minutos.
Há os que prefiram aplicar apenas uma dose muito forte, mas o método de duas etapas (anestesia e injeção letal), embora mais demorado, permite ao cão e ao dono se despedirem. O ambiente deve ser tranquilo, sem a presença de muita gente, apenas o médico ou assistente, o cão e o dono se este quiser estar presente. Obviamente, a eutanásia é recomendável somente para abreviar o sofrimento de cães agonizantes e eliminar cães infectados pela raiva, perigosos ou totalmente fora de controle, e não como método para diminuir a população canina.

Passado esse trauma que é acompanhar a partida, hoje pode-se encontrar locais apropriados, não para o descarte, mas para o derradeiro repouso. Existem várias opções, desde sepultamento no próprio quintal do dono, tendo a preocupação em evitar contaminação do solo, e recolhimento gratuito do corpo pelas Prefeituras para cremação. 
Existem também funerais requintados como o Pet Memorial em São Paulo, primeiro crematório para cães e outros animais de estimação da América Latina, e cemitérios como Jardim do Amigo (em Itapevi, a 40km de São Paulo), Pet's Garden (Rio de Janeiro), Campo da Saudade (em Salvador), Jardim do Bom Amigo (em Colombo, perto de Curitiba), Cemitério Parque Bosque São Francisco de Assis (Belo Horizonte) e o cemitério do canil Dream's Bloom, dedicado a Beagles (em Tatuí, interior de São Paulo). O custo do funeral ou cremação varia de R$ 200 a R$ 2000, conforme o local, o porte do animal e o luxo exigido. E se o cão falecer no consultório do veterinário, este pode ficar com o corpo para encaminhamento à cremação pelo Centro de Controle de Zoonoses, mediante pequenas taxas (cerca de R$ 20).


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cães: Quando chega a hora de partir.. III - Sociedade

Voltando à letra de "Old Shep": "Um dia o médico olhou para mim e disse/'nada mais posso fazer por ele, Jim'". Muitos de nós passam por isso quando o cão está realmente muito idoso e quase não responde a estímulos, ou sofreu um acidente muito grave, ou ainda chegou à fase terminal de uma doença. Obviamente, o dono pode procurar outro veterinário, pedir segunda e terceira opiniões. 
Quando o cão realmente está nas últimas, não se alimentando nem respondendo a estímulos, com sinais vitais cada vez menores e vida mais longa significar vida sem qualidade com dores, imobilidade e sofrimento, o mais usual é o veterinário sugerir a eutanásia. Ou seja, tirar a vida do cão de maneira serena e indolor. 
Isso é bom ou ruim? Quem decide é o dono. E a decisão tem de ser muito bem pensada. Valerá a pena termos conosco o cão de que tanto gostamos, mesmo que para continuar vivo ele precise sofrer, imóvel e cheio de dores? E haverá tempo ou possibilidade financeira para tratamentos mais caros e demorados? Enfim, quem decide é o dono. 
Uma certeza é de que a prática da eutanásia tornou-se muito mais tranquila e discreta do que conforme a letra de "Old Shep", que, lembramos, já era antiga quando Elvis a cantou em 1945 (composta antes de ele ter nascido, em 1933): "Com as mãos trêmulas/peguei minha espingarda/e apontei-a para a fiel cabeça de 'Shep'/eu não podia fazer isso/tive vontade de fugir/e quisera eu ter levado o tiro no lugar dele/ele veio para meu lado/olhou para mim/e descansou sua velha cabeça em meu joelho/eu havia atirado no melhor amigo que uma pessoa jamais teve/chorei tanto que mal pude ver."

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cães: Quando chega a hora de partir.. II - Sociedade

Bem, quero pedir desculpas em quebrar este material, mas considero importante, principalmente por alguns aspectos que comentarei ao final...
Os cães velhos ficam debilitados e mais sensíveis, perdendo independência e exigindo muita atenção e cuidados. O primeiro sintoma de idade avançada é a diminuição de atividade e entusiasmo para atividades físicas e do interesse pelo que acontece à sua volta.
Uma das primeiras providências é evitar que o peludo se deixe abater e fique prostrado, dando-lhe uma terceira idade produtiva, com atividades de acordo com sua condição física, como pequenas caminhadas ou brincadeiras com bolinhas e objetos.
Outros sintomas são surdez, aumento de peso, catarata e outros problemas de visão, incontinência urinária e senilidade. O primeiro sintoma desta última costuma ser quando o cão tenta atacar algo que ninguém mais vê. Projetar isso para as pessoas, essas características, começa a nos explicar o por que da proximidade que temos com os peludos e carinhosos animais...
Para tentar prolongar sua permanência e tentar evitar alguns problemas, a ciência desenvolve algumas providências. Os cães castrados vivem mais, mas a noção de que um ano canino equivale a sete anos humanos é mais um mito.
Um cão com 20 anos equivaleria a uma pessoa com 140, e nenhum ser humano vive tanto. E o envelhecimento (ou melhor, amadurecimento) canino não é linear como o humano. Com um ano de idade cães (assim como gatos) já são maduros o suficiente para procriarem. E raças de grande porte, como os Buldogues e Mastifes, costumam viver menos que as pequenas, como Dachsunds e Pequineses.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cães: Quando chega a hora de partir... - Sociedade

Um garoto que teve seu primeiro contato com o sucesso aos dez anos de idade, vencendo um concurso de talentos infantis cantando uma canção sobre a vida e morte de seu melhor amigo, um cachorro de estimação.  No caso, o garoto era Elvis Presley, e a canção era a valsa "Old Shep", sucesso do cantor e compositor country Red Foley, e que Elvis, logo que se tornou mundialmente famoso, fez questão de gravar no seu segundo álbum, em 1956. Esta música é bom e raro exemplo de canção sentimental que não descamba para a mesmice, e também serve de indicativo sobre como lidar com nossos cães, com nossas próprias emoções, quando chega a hora de eles partirem desta para a melhor.
Um cachorro pode viver até 20 anos (há casos de cães que chegaram aos 29), bem menos que a média de 70-80 das pessoas, de modo que estas precisam estar preparadas para quando tiverem de se separar dos peludos. Isto pode acontecer devido à idade avançada do cão ou se, ele for atropelado ou contrair toxoplasmose, câncer ou outra doença grave.
A canção "Old Shep" começa falando do começo da amizade de 'Shep' e Jim, seu dono humano, quando aquele é filhotinho e este um garoto; ambos vivem passeando pelos campos e colinas, e 'Shep' chega a salvar Jim de morrer afogado. (A letra pode ser encontrada em http://www.answers.com/topic/old-shep-performed-by-various-artists ). Tudo vai bem, até que um dia... "Os anos passaram rápido/o velho 'Shep' envelheceu/seus olhos foram se esmaecendo rapidamente."

domingo, 18 de novembro de 2012

Meteorito da Polônia... - Astronomia/Ciência


Geólogos poloneses confirmaram a notícia do maior meteorito já encontrado no leste europeu, e esperam que a descoberta ajude a entender a composição da camada interior do córtex terrestre. "Sabemos que o córtex terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um 'convidado' do espaço exterior que é similar em sua estrutura e podemos examiná-lo facilmente", declarou o professor Andrzej Miszynski à imprensa em Poznan, no oeste da Polônia, onde a descoberta foi anunciada nesta quarta-feira.
O exame do meteorito "pode ampliar nossos conhecimentos sobre a origem do Universo", declarou o professor Mizynski, citado pela agência polonesa PAP. Dois caçadores de meteoritos encontraram o objeto de 300 quilos, em forma de cone, no final de setembro, a dois metros de profundidade na reserva de meteoritos de Morasko, ao norte da cidade de Poznan.
Eles usaram um detector eletromagnético e "trata-se da descoberta mais importante deste tipo nesta parte da Europa", explicou Miszynski. Os cientistas que examinam o meteorito na Universidade de Poznan pensam que ele caiu sobre a Terra há 5 mil anos e é composto principalmente de ferro, com rastros de níquel. Até agora, cerca de 1.500 quilos de meteoritos (menores) foram descobertos na reserva de Morasko.
Milhares de objetos entram em nossa atmosfera, muitos somem em virtude do atrito. Alguns poucos, dependendo da trajetória e tamanho, conseguem atingir o solo. Existem equipes que monitoram constantemente o espaço, tentando desvendar o local de um provável impacto de algum objeto de maior tamanho, e que possa oferecer algum tipo de risco.
Mas, além da monitoração desses, existe a possibilidade de entender o que existe no espaço, quais elementos químicos compõe e a origem de alguns, vindos de outras galáxias. Podemos, quem sabe, encontrar forma primitiva de vida ou parte complexa de algum equipamento...

sábado, 17 de novembro de 2012

Tentativa de homicídio? MMA - Esportes

Maurício Rossi está novamente com problemas na justiça. O lutador, detentor do cinturão do Peru FC e dono de um cartel com quatro vitórias e seis derrotas no MMA, foi preso em Niterói após agredir sua namorada, Luisa Santini, e foi transferido para a penitenciária de Bangu, no Rio de Janeiro.
Empresário do atleta, Fred Fontes revelou à TATAME que Mauricio flagrou Luisa Santini lhe traindo, e “perdeu a cabeça”. “Eles haviam discutido na semana, o que acontecia com certa frequência entre os dois. Mauricio foi abastecer sua moto em um posto e deu de cara com a Luisa com outro, saiu atrás do cara, mas esse entrou no carro e fugiu. Depois disso, ele surtou e fez a merda de bater na mulher, agora está sendo acusado de tentativa de homicídio, Mauricio tem seus defeitos como todos, mas é boa pessoa. Tenho filha e não aprovo nenhuma agressão contra as mulheres, mas ele não quis matá-la. Isso é um absurdo”, defende Fred, que já acionou advogados para lutar pela liberdade do atleta. “Vamos ver no que vai dar, o advogado está tentando resolver”.
Um agravante na situação de Rossi é o fato de ele já ter sido detido no passado. Em 2007, o lutador foi parar atrás das grades acusado de chefiar uma quadrilha de tráfico de drogas no estado. Segundo reportagens da época, Maurício foi acusado de chefiar a quadrilha, comprando drogas no Morro da Mangueira, na zona norte do Rio, e repassava para os outros jovens, que faziam a distribuição em bares e boates.
“É uma pena. O Mauricio teve problemas no passado, mas todos tem o direito de uma nova oportunidade. Ele já estava com seus problemas resolvidos com a justiça brasileira. Quando voltou aos treinos, já em sua primeira luta, cravou o recorde de nocaute mais rápido do Brasil ao nocautear Daniel Siqueira com quatro segundos de luta no JF Fight, depois foi campeão no Peru, levando o cinturão do evento Peru FC. Na sequência, estreou no Jungle Fight com uma derrota amarga, quando deslocou o ombro com menos de um minuto de luta. Foi operado e ficou afastado por quase um ano se recuperando. Voltaria a lutar agora em dezembro, disputando o GP até 57kg de um grande evento brasileiro e aconteceu isso. Essa menina sempre atormentou a vida dele, o namoro não era aprovado pela família dela nem pelos amigos do Mauricio. Agora deu no que deu, vamos aguardar”, finaliza Fred.
As pessoas se julgam donas de outras, e mesmo que fossem, isso não confere o direito de agredir. O melhor a fazer e sair pelo lado contrário, seguir a vida e esquecer a quem nos trai, ou que pelo fato de haver brigado, acaba por sair com outra. Até entendo que o amor pode mover e deixar a sanidade de lado, mas o amor deve ser maior que isso. Justificar com uma agressão desmedida uma traição é buscar na jurisprudência uma defesa célebre "agir por violenta emoção".

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aranha escuta bem? - Curiosidade

Os médicos do hospital central de Changsha (China) ficaram impressionados ao descobrir o motivo pela qual uma mulher sentia dores e coceira do lado esquerdo da cabeça: ela tinha uma aranha alojada em seu ouvido havia cinco dias.
Os médicos usaram uma solução salina para eliminar o aracnídeo de dentro do ouvido da mulher. A técnica funcionou e ela chorou de gratidão depois do procedimento. Segundo os médicos, a aranha entrou na casa da mulher por conta das reformas no imóvel e foi parar no ouvido dela durante o sono.
Não é o primeiro caso do gênero. Anos atrás, o jornal americano Democrat Herald noticiou o caso de um menino com um "zumbido contínuo" no ouvido. Eram duas aranhas no ouvido do garoto: uma viva e uma morta. Quando elas foram retiradas, ele pediu um vidrinho para guardar suas "hóspedes".
Vendo isso, me faz lembrar uma piadinha (lá vou eu ser politicamente incorreto), onde um cientista fez experimentos com uma aranha. Ele pegou uma e gritou: "Anda aranha". Para sua surpresa, ela andou, e fez suas anotações.
No dia seguinte, dando prosseguimento, arrancou uma de suas pernas e gritou: "Anda aranha". Como pode observar, ela andou com 7 pernas. Assim prosseguiu-se nos demais dias, tirando uma perna e fazendo seus testes.
Ao nono dia consecutivo, mantendo seus experimentos, e anotações, ele retirou a última perna da indefesa e mutilada aranha. Quando, dentro de suas observações, ele por fim resolveu fazer o derradeiro teste, e gritou:   "Anda aranha". Nisso não observou qualquer reação, e fez novamente o teste. Passadas várias tentativas, ele concluiu: "Aranha sem pernas não escuta..."

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Especial: Hepatite XI - Saúde

(continuação...) A nanotecnologia tem auxiliado nessa luta. No dia 16 de julho, cientistas da Universidade da Flórida anunciaram o desenvolvimento de uma nova nanopartícula capaz de erradicar o vírus da hepatite C em ratos infectados com a doença. A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
A nanopartícula continha dois agentes biológicos que ajudavam em sua luta contra a doença. Um deles era uma enzima que destruía o RNA responsável por ajudar o vírus a se reproduzir em células humanas. O outro, um pequeno pedaço de DNA capaz de localizar a doença e enviar a enzima para atacá-la. Nos ratos em que foi testada, a tecnologia consegui acabar com mais de 99% dos vírus.
Muitos testes ainda devem ser feitos até que a técnica esteja disponível para uso em humanos. Principalmente para prevenir que essa mesma nanotecnologia possa atacar partes saudáveis do corpo humano.
Cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos identificaram vários fatores que podem prever se a infecção do vírus da hepatite C vai progredir de forma rápida para condições mais severas, como a cirrose. Ao saber a velocidade com que a saúde de um paciente pode se deteriorar, os cientistas podem decidir pelo melhor tratamento.
O estudo foi feito com amostras de sangue coletadas de seis pacientes infectados com o vírus nos anos 70. Os cientistas descobriram algumas diferenças em substâncias encontradas no sangue, principalmente na quantidade de uma proteína chamada MCP-1. Aqueles que tinham grandes quantidades da proteína desenvolveram a doença de modo mais rápido.
Segundo os pesquisadores, no futuro, marcadores no sangue e na DNA dos pacientes vão ajudar os médicos a identificar aqueles com maiores chances de desenvolver os casos graves da doença, e que devem receber os tratamentos mais radicais. O resultado saiu na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Com este material encerro o tema proposto, sem com isso, tornar como fonte de referencia, apenas como consulta e eventual orientação para maior pesquisa. Buscar o profissional correto torna-se fundamental. Tentei ser enxuto mas poderia escrever muito mais, apenas entraria num meio ao qual não me sentiria bem, por ser algo muito técnico e haver muito estudo em andamento.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Especial: Hepatite X - Saúde

(continuação...) Lembrando os sintomas da hepatite são a icterícia (pele e olhos amarelados), colúria (urina cor de mate) e acolia fecal (fezes claras, quase branca). Outros sintomas menos específicos incluem fraqueza, comichão generalizado, náuseas, perda de apetite, dores no fígado e febre. O diagnóstico precoce das hepatites é importante uma vez que a interrupção do agente causador ou a instituição de tratamento precoce pode evitar a evolução para cirrose ou insuficiência hepática. Os principais exames de sangue para identificação de uma hepatite são as transaminases (AST ou TGO e ALT ou TGP).
Nas hepatites virais agudas não ha tratamento específico, mas o seguimento é importante para se identificar aqueles que evoluirão para hepatite crônica, principalmente na hepatite B e C. Muito tem sido feito em termos de avanços na luta contra a hepatite.
A vacina contra Hepatite B já existe - ela faz parte do calendário básico de vacinação desde 1998. No entanto, produzir uma vacina contra o tipo C do vírus tem se mostrado muito mais difícil: seu cultivo em laboratório é complexo, e ele sofre muitas mutações.
No começo deste ano, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, anunciaram os primeiros resultados positivos na busca por esse método de prevenção da doença. Ao invés de se focar no exterior do vírus - que é a parte mais mutante - eles basearam seu estudo em seu interior, mais constante ao longo do tempo. Os pesquisadores retiraram o material genético do vírus da hepatite C e inseriram dentro da “casca” de outro vírus, que foi injetado no sangue de 41 voluntários.
Segundo os pesquisadores, a resposta imunológica provocada pela vacina foi parecida com a registrada nas poucas pessoas que são naturalmente imunes à hepatite C. No entanto, os cientistas dizem que ainda devem demorar muitos anos até que a vacina possa chegar ao mercado. O estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Especial: Hepatite IX - Saúde

(continuação...)
4.) HEPATITE POR DROGAS: Também pode ocorrer inflamação do fígado secundário ao uso de alguns medicamentos. Já foram descritos mais de 900 drogas ou produtos ditos "naturais" como causas de hepatite medicamentosas. Os mais famosos são o paracetamol, ibuprofeno, amiodarona, isoniazida, drogas para baixar colesterol, eritromicina, anticoncepcionais, alopurinol, ácido valproico e esteroides anabolizantes .
Como podemos reparar, são todas drogas comuns na prática médica. Não conseguimos saber de antemão quem irá evoluir com hepatite ou não. Por isso, é importante evitar a medicação desnecessária e a auto-medicação. Isto vale principalmente em relação aos "medicamentos naturais" que muitas vezes não apresentam os benefícios alegados e ainda podem levar a lesões hepáticas graves.

5.) HEPATITE ISQUÊMICA: A hepatite isquêmica é aquela que ocorre devido a um baixo fluxo de sangue para o fígado. Normalmente ocorre após quadros de choque circulatório como em sepse grave ou em estados insuficiência cardíaca avançada. A cocaína pode causar espasmos das artérias hepáticas e também causar hepatite isquêmica.

6.) ESTEATO-HEPATITE: A esteato-hepatite é uma forma avançada de esteatose hepática, causada pelo acúmulo de gordura no fígado. Os principais fatores de risco são o álcool, obesidade, diabetes tipo 2 e a hipercolesterolemia. Existem marcadores sanguíneos, além de exames de imagem, que podem identificar a necessidade de um tratamento mais objetivo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Especial: Hepatite VIII - Saúde

(continuação)
2.) HEPATITE ALCOÓLICA
O álcool é reconhecidamente uma droga hepatotóxica. A hepatite alcoólica é uma síndrome associada ao consumo prolongado de álcool . Como toda hepatite crônica, também pode evoluir para cirrose e falência hepática. Se o paciente já é portador de hepatite viral e ainda assim consome álcool, o risco de cirrose é muito maior.
Mulheres são mais susceptíveis aos riscos do álcool que homens. O principal tratamento é a suspensão total do consumo de álcool.

3.) HEPATITE AUTOIMUNE
Como em qualquer doença autoimune, este tipo de hepatite é causado devido a um mau funcionamento do nosso sistema de defesa que deveria atacar somente vírus, bactérias e outros invasores, mas que, inapropriadamente começa atacar também as células do fígado.
Se não for tratado a tempo, a hepatite autoimune leva a um quadro de hepatite crônica que progride com cirrose e falência hepática. Sem tratamento, metade dos pacientes com hepatite autoimune vai ao óbito em menos de 5 anos.
Cerca de 70% dos casos ocorrem em mulheres. Fatores genéticos estão ligados ao desenvolvimento da doença que pode ser desencadeada após quadros de hepatites virais, infecção pelo Epstein-Barr vírus, ou por drogas como Metildopa, Nitrofurantoína e Minociclina.
A hepatite autoimune está relacionada à presença de auto-anticorpos presentes no sangue como o FAN, o anti-LKM e anticorpo anti-músculo liso. O tratamento é feito com imunossupressores como os corticoides e a Azatioprina.

domingo, 11 de novembro de 2012

Especial: Hepatite VII - Saúde

(continuação...)
Hepatite C: Apresenta as mesmas vias de transmissão que a hepatite B, com a diferença de ser muito menos infeccioso pela via sexual. Enquanto que a via sexual é o principal meio de transmissão na hepatite B, a via endovenosa é a mais comum na hepatite C. Seu vírus só foi reconhecido no início da década de 1990. Antes disso não se sabia da sua existência, e portanto, nem as bolsas de sangue para transfusão, nem os doadores, eram testados para essa infecção.
Mais uma vez, a hepatite C aguda costuma ser pouco sintomática em 75% dos pacientes. O grande problema é que mais de 80% das pessoas infectadas evoluem para forma crônica. Destes 25% evoluirão para cirrose ou câncer em 20 a 30 anos. Hoje estamos tendo conhecimento daquelas pessoas que adquiriram o vírus nos anos 80 e agora começam a apresentar as complicações da infecção crônica.
Estima-se que são 170 milhões de pessoas no mundo com hepatite C.
Não há vacina, mas o tratamento evoluiu muito nos últimos anos, podendo chegar a taxas de cura de até 80%, dependendo do subtipo de vírus C (existem 3 subtipos).
Desde a década de 90, esforços de prevenção têm diminuído o número de novos casos. A preocupação agora é com o grande número de pacientes que se infectaram nas décadas de 70 e 80, vão começar a manifestar os problemas nos próximos anos e necessitarão de tratamento médico. É uma bomba relógio, prestes a atingir o sistema de saúde brasileiro e mundial – nos EUA, a hepatite já mata mais do que a aids. A partir de 2020, vamos teremos de lidar com as formas mais graves da doença.
O grande obstáculo para que a maior parte dos casos seja diagnosticada é o desconhecimento da população. Durante muito tempo, a doença recebeu pouca destaque, inclusive em campanhas governamentais. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Hepatologia mostrou que 29% dos brasileiros não conheciam a Hepatite C. Além disso, somente 51% das pessoas sabiam dizer o que era a doença, e só 5% a citam como uma doença de maior gravidade. Por isso os médicos são unânimes em defender estratégias de conscientização da população.

Quem deve fazer o teste para detecção da Hepatite C:
• Pessoas que receberam transfusão de sangue ou de qualquer derivado de sangue antes de 1993;
• Pessoas que receberam transplante de órgãos ou tecidos, além de doadores de esperma, óvulos e medula óssea;
• Doentes renais em hemodiálise;
• Pessoas que usam, ou usaram alguma vez, drogas injetáveis ou cocaína inalada;
• Indivíduos que usaram medicamentos intravenosos por meio de seringa de vidro nas décadas de 1970 e 1980;
• Portadores do vírus HIV;
• Filhos de mães contaminadas com a hepatite C;
• Pessoas que tenham feito tatuagens ou piercings em locais não vistoriados pela vigilância sanitária;
• Pessoas com parceiros sexuais de longo tempo infectados com hepatite C;
• Pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou com histórico de doenças sexualmente transmissíveis;
• Pessoas com necessidade de diagnóstico diferencial de agressão ao fígado;
• Profissionais da área da saúde, após acidente biológico ou exposição percutânea ou das mucosas a sangue contaminado.

sábado, 10 de novembro de 2012

Especial: Hepatite VI - Saúde

(continuação...)
Mostrei alguns sintomas, agora darei início a tentar repassar um pouco sobre cada tipo das várias hepatites existentes, pois os sintomas são similares, independente da causa da hepatite.

1.) HEPATITES VIRAIS
Vários vírus podem causar quadros de inflamação do fígado, ou seja, hepatite. Podemos citar a dengue, o citomegalovírus (ou CMV) e a febre amarela. Porém, chamamos de hepatites virais apenas aquelas causadas por vírus que atacam preferencialmente o fígado. São cinco as hepatites virais: A, B, C, D e E. As três primeiras correspondem por mais 95% dos casos.
Ao contrário do que o senso comum nos leva a pensar, os vírus que causam as hepatite virais são muito diferentes entre si. O vírus da hepatite C, é por exemplo, muito mais parecido geneticamente com o vírus da dengue do que com os das outras hepatites. As hepatite virais devem ser encaradas como doenças diferentes, com tratamento e prognósticos distintos, mas que apresentam em comum o fato de serem vírus que causam hepatite.

- Hepatite A : É transmitida pela chamada via fecal-oral, ou seja, quando o vírus eliminado nas fezes de alguém contaminado é ingerido por uma pessoa sadia.Sua incidência é extremamente comum. Para entrar em contato com o vírus basta nadar em uma praia ou lago poluído por esgoto, comer algo preparado por alguém que não lava as mãos após evacuar ou se alimentar de frutos do mar oriundos de águas infectadas.
Como é de se esperar, locais com carência de saneamento básico, com esgoto a céu aberto, apresentam altas taxas de contaminação. A prevalência da doença é muito maior nos países pobres.
A hepatite A costuma ser mais branda que a B ou a C. Quando contraída em criança, pode passar despercebida, sendo confundida com uma gripe comum. Nos adultos costuma ser mais sintomática (falarei dos sintomas mais para baixo). Mesmo nos casos sintomáticos, a infecção costuma curar. Já existe vacina para hepatite A.

- Hepatite B: É transmitida em geral por contato sexual, transfusão sanguínea ou por agulhas contaminadas, não só em usuários de drogas endovenosas, mas também em tatuagens, piercings e acupuntura. A maioria dos doentes também costumam ter hepatite subclínica, com sintomas inespecíficos de infecção viral. O problema na hepatite B é que 5 a 10% nunca curam e desenvolvem o que chamamos de hepatite crônica, que a longo prazo pode levar a cirrose, falência hepática e câncer hepático. A chance da doença tornar-se crônica é maior nas crianças abaixo de 5 anos e chega a 90% nas infecções adquiridas por recém-nascidos durante o parto.
O vírus da hepatite B é 100 vezes mais infeccioso que o HIV. Estima-se em 350 milhões de pessoas com hepatite B crônica em todo mundo, 25% destes devem desenvolver cirrose ou câncer de fígado. A hepatite B também tem vacina.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Especial: Hepatite V - Saúde

(continuação...)
05 - DOR ABDOMINAL
A inflamação da hepatite aguda pode causar um inchaço do fígado, provocando dor no mesmo. A dor da hepatite é localizada caracteristicamente no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo das costelas, exatamente no local onde o fígado se encontra. Em alguns casos, o fígado pode estar inchado, podendo ser palpado através do exame do abdômen.

06 - MAL ESTAR
As hepatites sempre causam um quadro pouco específico de mal estar, que podem incluir diversos sintomas, como fraqueza, cansaço fácil, perda do apetite, dor muscular, dor articular, diarreia, rash (manchas vermelhas no corpo), náuseas e vômitos. Se o paciente não desenvolver icterícia, o diagnóstico de hepatite pode não ser pensado logo de início, pois o quadro acaba se parecendo mais com uma virose inespecífica ou uma intoxicação alimentar.

07 - FEBRE
Outra manifestação comum da hepatite, mas muito pouco específica, é a febre. A febre da hepatite é tipicamente baixa e costuma vir acompanhada de alguns dos sintomas inespecíficos descritos no item anterior.

08 - INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA
Raramente, o quadro de hepatite pode se manisfestar como uma falência aguda do fígado, chamada de hepatite fulminante. A inflamação é tão intensa que o fígado, um órgão vital, para de funcionar por completo, levando a um quadro catastrófico.
Doentes com hepatite fulminante podem apresentar uma variedade de complicações, como redução do nível de consciência, coma, edema cerebral, insuficiência renal aguda, hipoglicemia grave, hemorragias espontâneas e falência de múltiplos órgãos. O único tratamento efetivo para estes casos é o transplante de fígado urgente.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Especial: Hepatite IV - Saúde

(continuação...)
02 - FEZES CLARAS
A presença de fezes claras, quase brancas, é chamada de acolia fecal, sendo também um sinal comum de hepatite. A origem da acolia fecal é a mesma da icterícia. A bilirrubina é a substância responsável pela coloração marrom das fezes. Se o fígado encontra-se inflamado e mal funcionante, a bilirrubina que chega até ele não consegue ser metabolizada nem excretada em direção às fezes, impedindo o bolo fecal de ter sua coloração característica.

03 - URINA ESCURA
A urina escura é outro sinal de hepatite que ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue. O papel dos rins no nosso organismo é o de filtrar o sangue, eliminando substâncias desnecessárias ou em excesso. E é exatamente isso que os rins fazem nos pacientes com icterícia; eles excretam o excesso de bilirrubina, que por ser um pigmento escuro, acaba escurecendo a urina, deixando-a com cor de Coca-Cola ou mate.

04 - COCEIRA DIFUSA NA PELE
A icterícia vem frequentemente associada à coceira, pois a bilirrubina depositada na pele causa irritação das terminações nervosas. Muitas vezes o paciente com hepatite tem uma icterícia leve, o que pode passar despercebido, principalmente se o indivíduo tiver pele mais escura. Portanto, em alguns casos, o acúmulo de bilirrubina na pele se manifesta mais como uma coceira difusa e aparentemente sem explicação do que propriamente como uma pele amarelada.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Especial: Hepatite III - Saúde

(continuação...)
A doença, que atinge mais de 500 milhões de pessoas no mundo, e mata 1 milhão por ano. No Brasil, são 1,5 milhão de infectados pela hepatite C, o tipo mais grave da doença. No entanto, o desconhecimento é tanto que somente 82.000 desses pacientes procuraram tratamento médico até agora.

Agora vamos iniciar a parte que é interessante saber (também) que entrarei no campo do conhecimento leigo. Vou iniciar a abordagem dos sintomas possíveis que podem indicar a existência da doença, mas, lembro, que este material é apenas fonte de consulta, não devendo ser tratado como elemento de diagnóstico ou fonte de referência.
01 - ICTERÍCIA
A icterícia é provavelmente o sintoma mais característico das hepatites. Damos o nome de icterícia à coloração amarelada da pele, olhos e mucosas provocada pelo acúmulo no sangue de uma substância chamada bilirrubina. Seu acúmulo no organismo indicam sintomas da hepatite.
As nossas hemácias (glóbulos vermelhos) vivem em média 120 dias, sendo destruídas no baço quando já estão velhas. Um dos elementos liberados pela hemácia quando esta é destruída é a bilirrubina, um pigmento amarelo-esverdeado.
Diariamente milhões de hemácias velhas são destruídas no baço, provocando uma liberação constante de bilirrubina para o sangue. Para que esta bilirrubina não se acumule no corpo, o mesmo precisa eliminá-la de algum modo. É neste momento que entra em ação o nosso fígado. Um dos papéis do fígado é captar esta bilirrubina circulante no sangue, metabolizá-la e excretá-la em direção aos intestinos, para que a mesma seja eliminada nas fezes.
Nos quadros de hepatite, o fígado encontra-se inflamado e doente, perdendo a capacidade de metabolizar e/ou eliminar a bilirrubina que é constantemente produzida pelo baço. Portanto, é muito comum nos quadros de hepatite haver acúmulo de bilirrubina no sangue. Este excesso de bilirrubina acaba extravasando para pele e mucosas, provocando a aparência amarelada dos mesmos.
A ictérica é um sinal típico da hepatite, mas pode também surgir em outras doenças do fígado, como cirrose ou síndrome de Gilbert (leia: SÍNDROME DE GILBERT, CRIGLER-NAJJAR e DUBIN-JOHNSON), em infecções, como febre amarela ou leptospirose, ou ainda quando há destruição maciça de hemácias, um quadro chamado hemólise.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Especial: Hepatite II - Saúde

(continuação...)
A doença geralmente é aguda, mas pode evoluir e tornar se crônica se durar mais de seis meses. Os sintomas de uma hepatite variam segundo a sua origem, porém determinados sinais, tais como a icterícia (amarelão), urinas escurecidas, fezes esbranquiçadas, náuseas, ou fígado sensível ao toque, são comuns a todos os tipos de hepatite.
O modo de transmissão de uma hepatite depende também da origem desta. Mesmo sendo aguda, pode evoluir espontaneamente de forma favorável na maioria dos casos, sem deixar nenhuma seqüela. Pessoas com hepatite crônica costumam passar anos assintomáticos, desenvolvendo sintomas apenas quando já há sinais de cirrose, ou até mesmo câncer hepático, decorrentes de uma hepatite mal cuidada.
Como curiosidades, temos:
- No Brasil, estima-se que somente no ano de 2005, cerca de 120 mil pessoas contraíram a doença;
- 2 a 3 milhões de brasileiros foram infectados pelo vírus da hepatite C;
- As hepatites virais fazem cerca de um milhão de mortes anualmente no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS); [Julho de 2011]
- A China possui o maior número de casos de hepatite B e o Egito, o maior número de casos de hepatite C, segundo a OMS. [Julho de 2011]
No Brasil, no entanto quase só há registros dos tipos A, B e C. Destes, o mais grave é o terceiro, responsável por 70% dos casos de hepatite crônica, que danifica o fígado no longo prazo. Pelo menos 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado são causados pelo vírus da hepatite C. Ele é transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas também existem casos de transmissão pela via sexual. (continua...)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Especial: Hepatite I - Saúde

O objetivo deste material e seus complementos, é informar, mas não torna-se fonte de referência. Quero com isso repassar que trava-se da disseminação de conhecimento, podendo ser contestado eventualmente. O assunto abordado hoje é a Hepatite.
A hepatite significa inflamação, aguda e crônica do fígado. É uma doença bastante comum, e ocorre devido a diversos fatores. Pode ser de origem viral (hepatite A, B, C, D e E), tóxica e medicamentosa, alcoólica, bacteriana ou parasitária. Acomete pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e etnias. As hepatites são causadas principalmente por:
- Vírus: Hepatite A,B,C,D e E;
- Infecções;
- Álcool;
- Medicamentos e drogas;
- Doença autoimune (quando o corpo inapropriadamente cria anticorpos contra nós mesmos);
- choque circulatório;
- Esteato-hepatite.

Tipo Faixa Etária Período de Incubação Transmissão Fase Aguda Fase Crônica Câncer Vacina
A Crianças 2 a 6 semanas Oro-fecal (digestiva) Frequente Nunca Nunca Sim
B Adultos 2 a 6 semanas Relações sexuais, transfuão de sangue, seringas contaminadas, transmissão materna para o feto Frequente 10% dos casos Sim Sim
C Adultos 2 semanas a 6 meses Transfuão de sangue, seringas contaminadas, transmissão materna para o feto Rara 60% dos casos Sim Não

Apesar da maioria das pessoas achar que a hepatite é uma doença única, este termo, na verdade, se refere a qualquer situação em que ocorra inflamação do fígado. Muitas doenças e complicações podem causar hepatite, por exemplo, uso de drogas, medicamentos, excesso ou uso crônico de álcool, produtos químicos, doenças auto-imunes, infecções por diversos tipos de vírus ou acúmulo de gordura no fígado.
Todavia, apesar de existirem diversas causas para hepatite, os seus sintomas acabam sendo muito semelhantes, pois, no final das contas, tudo se resume a um fígado inflamado e incapaz de trabalhar adequadamente. 
(continua...)

domingo, 4 de novembro de 2012

Sêmen terapêutico? - Saúde

Um dos segredos para a felicidade feminina pode estar no sêmen. Segundo um estudo feito pela New York State University, o contato com o líquido deixa as moças mais felizes e pode ajudar no combate à depressão. Isso porque a substância influencia quimicamente os níveis de humor femininos.
Os pesquisadores compararam a saúde mental e a atividade sexual de 293 mulheres. Cada participante efetuou alguns testes e respondeu anonimamente a um questionário sobre sua saúde, comportamento e atividade sexual.
De acordo com a pesquisa, o líquido seminal contém três substâncias que alteram o humor: cortisol - responsável por aumentar a afeição - além da estrona e oxitocina. As duas últimas substâncias elevam o humor.
Fico pensando aqui, nos bancos de esperma que existem. Daqui a pouco, deverá haver uma quadrilha especializada para furtar o precioso conteúdo, para traficar para pessoas deprimidas. Ao menos a parte da pesquisa considera que apenas as mulheres ficam felizes com isso. Não podemos ignorar que os homens ficam muito felizes em poder compartilhar e fazer a felicidade...

sábado, 3 de novembro de 2012

Restaurantes Exóticos -Comportamento

Já pensou em comer aquele bolinho (na verdade bolão) de ovo, que nada mais é que uma cobertura de massa, com carne moída temperada e um ovo (inteiro - sem casca, lógico) dentro? É estranho, mas delicioso, e olha que já comi muito num barzinho...
O site ODEE divulgou a lista dos restaurantes mais estranhos do mundo. E realmente temos que reconhecer a criatividade de todos eles. Segue abaixo a lista que impressiona pela audácia em fazer "negócio" usando diversos truques para atrair diferentes tipos de clientes:

Restaurante Canibal, no Japão. (Foto: Divulgação)Restaurante Canibal, no Japão - As pessoas comem dentro de bonecos feitos de uma espécie de resina, com cores vivas para impressionar os clientes.
Toilet Restaurant, na Thailandia. (Foto: Divulgação)Toilet Restaurant, na Thailandia - Segundo seu proprietário, foi a maneira mais divertida que encontrou para atrair clientes da região. Todos os alimentos são servidos dentro de cumbucas em formato de sanitário. Além disso, todos os acentos são em forma de privadas.
Restaurant in the Sky. (Foto: Divulgação)Restaurant in the Sky - Na verdade, a ideia tornou-se muito conhecida e respeitada em vários países, inclusive no Brasil, que já recebeu a tal atração. Uma grande plataforma é posta a cerca de 50 metros de altura, com cadeira e mesa especiais, ultra resistentes. Normalmente são feitos jantares para no máximo 22 pessoas. Em 2012 quem recebeu o evento foi Goiânia, em frente ao Parque Flamboyan.
Dark Restaurant, na China. (Foto: Divulgação)Dark Restaurant, na China - Aberto desde 2006, o restaurante foi o pioneiro na quase "moda"do jantar no escuro. As únicas pessoas equipadas com óculos de visão noturna são os garçons e garçonetes. Usando todos os sentidos, os clientes degustam de maravilhas sem vê-las, o que torna o sabor muito mais interessante.
Graveyard Restaurant, na Índia. (Foto: Divulgação)Graveyard Restaurant, na Índia - Muito interessante o pensamento natural dos indianos ao acreditar que cemitério é sinônimo de sorte. Foi a partir disso que o restaurante mais famoso de Ahmadabad (que serve um delicioso chá tipicamente indiano com leite e especiarias) colocou no seu salão, ao lado das mesas, cemitérios de grama verde em miniatura.
Undersea Restaurant. (Foto: Divulgação)Undersea Restaurant, nas ilhas Maldivas - Além de estranho, sem dúvida entraria na minha lista dos mais bonitos também. Restaurante localizado no Hilton Maldives Resort & Spa, sem dúvida alguma surpreende por ser embaixo do oceano.
Candon Restaurant. (Foto: Divulgação) Candon Restaurant, na Thailandia - Esta cadeia de restaurantes na Thailandia tem como tema os preservativos, encontrados desenhados e pendurados nas paredes, inclusive enfeitando a cabeça dos atendentes. Ao pagar a conta, o cliente ganha um pote cheio de preservativos para levar para casa em vez de ganhar bala.
Medical Restaurant. (Foto: Divulgação)Medical Restaurant, na Thailandia - O proprietário resolveu mostrar gratidão ao ser curado em um hospital local e decidiu montar um restaurante temático. Colocou muletas nas paredes, cadeira-de-rodas para os clientes se sentarem, as atendentes ficam vestidas de enfermeira, tudo muito bem limpo e higienizado como o de costume.
Bem, o que posso desejar é bom apetite, pois alguns são estranhos demais, o primeiro é ótimo para quem vai querer iniciar um regime, ao menos pessoas com um estomago um pouco mais normal...

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Obras roubadas - Cultura

Sete pinturas, incluindo obras de Picasso, Matisse, Monet e Gauguin, foram roubadas do museu Kunsthal de Roterdã durante a madrugada do dia 16, anunciou a polícia, depois de se recusar inicialmente a identificar as peças levadas.
"Na manhã do dia 16 de outubro, sete obras de arte foram roubadas do museu Kunsthal em Roterdã. Em consulta com os proprietários a polícia pode agora divulgar suas fotos", informou um comunicado da polícia acompanhado das imagens.
As obras roubadas são: "Cabeça de Arlequim" (1971), de Pablo Picasso, "A Leitora de Branco e Anarelo" (1919) de Henri Matisse, "A Ponte de Waterloo" e "Ponte de Charing Cross" (1901), de Claude Monet, "Mulher Diante de uma Janela Aberta" (1888), de Paul Gauguin, "Autorretrato", de Meyer de Haan, e "Mulher com os Olhos Fechados" (2002), de Lucien Freud.
A porta-voz da polícia de Roterdã, Patricia Wessels, informou que a corporação fará uma grande investigação. As telas faziam parte de uma mostra de 150 peças exibidas por ocasião da celebração do 20º aniversário do Kunsthal, que ainda tem obras de Piet Mondrian, Vincent Van Gogh e Salvador Dalí.
As obras roubadas pertencem à coleção particular da Fundação Triton, propriedade do casal holandês Willem e Marijke Cordia e que pela primeira vez foram expostas ao público. O diretor do Kunsthal, Wim van Krimpen, alegou que a coleção está "muito bem documentada" e considerou muito pouco provável que os quadros sejam vendidos.
Pois é, não é apenas aqui por estas terras onde obras raras são levadas sorrateiramente. Não conheço o sistema de segurança, mas pelos últimos acontecimentos, estão falhos em demasia, e muito vulneráveis. Expor obras num museu é compartilhar a história, mas muitos querem te-la de forma exclusiva e egoista, pagando muito caro para obte-las...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vida em outros planetas - Astronomia

Cientistas escoceses desenvolveram um simulador para identificar planetas onde há condições para a existência de vida. O sistema poderá indicar a existência de diversos planetas habitáveis em sistemas solares distantes. Até o presente estudo, da Universidade de Aberdeen, as estimativas sobre o número de planetas habitáveis eram baseadas na probabilidade de que houvesse água na superfície desses lugares.
O simulador, baseado em um modelo científico, permite, no entanto, que os pesquisadores identifiquem planetas com água subterrânea mantida em forma líquida, por calor gerado pelo próprio planeta. O estudo foi apresentado durante o British Science Festival, em Aberdeen. Entre astrônomos, a teoria era a de que, para possuir água em forma líquida (estado que favorece a formação de vida), o planeta tinha de estar a uma certa distância de sua estrela - na chamada zona habitável.
Isso porque planetas muito próximos de seu sol perdem a água de sua superfície por meio da evaporação. Já a água presente na superfície de planetas que orbitam regiões mais distantes de seus sóis - e portanto mais frias - transforma-se em gelo.
Quanto mais longe um planeta está de seu sol, menos energia ele recebe e a água em sua superfície congela. Conforme a distância aumenta, a água subterrânea também começa a congelar. Mas se o planeta é grande o suficiente e produz calor interno suficiente, poderia ainda manter reservatórios profundos de água líquida capazes de sustentar a vida, não importa quão longe ele estiver do sol. O simulador desenvolvido na Escócia quer apontar, justamente, os planetas distantes que possuem tais reservatórios subterrâneos de água líquida com a possibilidade de desenvolver vida alienígena.
Bem, são teorias, e se baseiam na água como sustentação da vida conforme conhecemos. Vamos analisar os resultados, e quem sabe, haverá novidades. Vida talvez exista, pois o universo é grande demais, para que estejamos apenas nós. Mas, qualquer planeta que tenha sustentação à vida como entendemos, estará muito distante, ao menos por enquanto, ou por alguns séculos...