Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2013

01 - Fibrose Cística - Saúde

A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética autossômica (não ligada ao cromossoma x), recessiva (que são necessários para se manifestar mutações nos 2 cromossomas do par afetado), causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas, nomeadamente as glândulas exócrinas (glândulas produtoras de muco). O cromossoma afetado é o cromossoma 7, sendo este responsável pela produção de uma proteína que vai regular a passagem de cloro e de sódio pelas membranas celulares.
A proteína afetada é ser a CFTR (regulador de condutância transmembranar de fibrose cística). E tal como a proteína, o próprio canal de cloro vai sofrer uma mutação do qual vai resultar um transporte anormal de íons de cloro através dos dutos das células sudoríparas e da superfície epitelial das células da mucosa. Irá ocorrer então, uma alteração no transporte dos íons de cloro através das glândulas exócrinas apicais, resultando dessa anormalidade, uma permeabilidade diminuída ao cloro, fazendo com que o muco da fibrose cística fique cerca de 30 a 60 vezes mais viscoso. A água por sua vez, como vai seguir o movimento do sódio de volta ao interior da célula, vai provocar um ressecamento do fluído extracelular que se encontra no interior do ducto da glândula exócrina.
Embora o sistema de transporte mucociliar não se encontre afetado pela patologia, ele vai ser incapaz de transportar uma secreção assim tão viscosa. Devido a essa incapacidade vai haver uma maior acumulação de muco, conduzindo ao aumento do número de bactérias e fungos nas vias, o que vai ser muito prejudicial, podendo levar mesmo a uma infecção crônica nos pulmões. insuficiência insuficiência uma situação grave que pode também afetar o aparelho digestivo e outras glândulas secretoras, causando danos a outros órgãos como o pâncreas, o fígado e o sistema reprodutor.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Transplante de útero - Saúde


Equipes médicas da Suécia realizaram o primeiro transplante de útero de mãe para filha, anunciou a Universidade de Gotemburgo. Foram realizadas duas operações, nas quais duas jovens suecas receberam o útero de suas respectivas mães. "Uma das mulheres retirou o útero depois de um tratamento contra um câncer de cólon do útero. A outra nasceu sem útero. Ambas têm cerca de 30 anos", explicou em um comunicado a Universidade de Gotemburgo (oeste).
"Mais de dez cirurgiões participaram das operações que transcorreram sem complicações. As mulheres que receberam o útero estão bem, mas cansadas depois da intervenção", informou Mats Brannstrom, professor de Ginecologia da Universidade e diretor da equipe de pesquisas. "As mães que doaram seus úteros já estão caminhando, e poderão voltar para casa em alguns dias", acrescentou.
As jovens receptoras deverão esperar um ano antes de poder iniciar uma gravidez, por meio de fecundação in vitro, esclareceu ainda o professor Brannstrom. "Não saberemos se foi um transplante bem sucedido até 2014", data em que as jovens poderão dar à luz na melhor das hipóteses, afirmou o professor. O especialista não quis especular sobre as possibilidades que as duas mulheres têm de engravidar. Em casos normais, segundo ele, a possibilidade de dar à luz através de uma fecundação in vitro é de 25 a 30%.
Os úteros implantados serão retirados quando as mulheres tiverem um máximo de duas crianças, para que possam suspender o tratamento contra a rejeição do órgão, segundo ainda Brannstrom. De acordo com outro médico da equipe, Michael Olausson, o risco de rejeição do útero será, a princípio, o mesmo de que qualquer outro órgão, em torno de 20%. As duas jovens, cujos nomes não foram divulgados, foram selecionadas ao final de um longo procedimento, que permitiu garantir que elas e seus maridos eram férteis.
Suas respectivas mães foram escolhidas como doadoras, dada a "vantagem teórica" que apresentam por ser familiares, indicou o professor Olausson. "Seus úteros demonstraram que funcionavam e eram capazes de ter um bebê", explicou. Outras duas mulheres deverão ser submetidas a um transplante de útero na Suécia. A equipe médica indicou que estas duas novas pacientes não chegam aos 30 anos e que as possibilidades de êxito de uma fecundação in vitro são maiores quando as pacientes são jovens.
O professor Brannstrom destacou que o objetivo destes transplantes é ajudar as mulheres jovens nascidas sem útero ou com um útero que não funciona, e não as mulheres que estão na idade e têm condições de procriar. A equipe de pesquisa do professor Brannstrom, que conta com 20 pessoas, trabalha neste projeto desde 1999. Anteriormente, realizou com sucesso transplantes de úteros em animais, como ratos e macacos, que deram lugar a nascimentos.
Os transplantes de útero, cujo primeiro êxito foi obtido na Turquia em 2011, são polêmicos, já que envolvem doadoras vivas. Em um primeiro momento, o Conselho de Ética da Suécia bloqueou as intervenções, mas finalmente deu sua autorização em maio, na condição de que um comitê especial controle as operações.
Os médicos conseguiram implantar com sucesso no útero de Derya Sert varios embriões fecundados in vitro a partir de seus óvulos e de espermatozóides de seu marido. "A saúde da paciente é boa", enfatiza o comunicado de seu médico.
Nascida sem útero, a jovem se converteu, em agosto de 2011, na primeira mulher a sofrer um transplante de útero com êxito. Este trasplante, realizado por uma equipe de médicos turcos em Antalya, deu esperanças a milhares de mulheres no mundo, onde cada uma em cada 5.000 nasce sem útero, segundo as estatísticas.
A gravidez de Derya Sert apresenta muitos riscos, mas se desenvolve de uma maneira normal, e a jovem deverá dar à luz por cesariana. Seu útero deverá ser extraído nos meses seguintes ao nascimento para evitar complicações e risco de rejeição.
 
Pode parecer discurso pronto, mas muitas mulheres, senão a esmagadora maioria, busca a maternidade para se realizarem. Algumas, infelizmente não podem levar adiante uma gravidez. A adoção, para muitos casais e uma ótima alternativa...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 28 de abril de 2013

Microsoft acusa Facebook - Economia/Tecnologia

O vice presidente de comunicações corporativas da Microsoft, Frank X Shaw, afirma que o Facebook está imitando o Windows Phone ao lançar o launcher Facebook Home para o Android. De acordo com o executivo, o aplicativo é focado em pessoas, assim como o Windows Phone é desde sua concepção.
Em uma postagem no TechNet, blog oficial da Microsoft, Shaw foi categórico ao expor sua repulsa ao Facebook Home, afirmando que a ideia do launcher já existe há dois anos e foi criada pela Microsoft. “Quando sentamos e começamos a desenhar o Windows Phone, colocamos três palavras em um quadro branco que guiaria a equipe: "As Pessoas Primeiro", palavras de Shaw. "Escolhemos estas como uma ideia bastante simples e poderosa, de que as pessoas são mais importantes do que aplicativos, então celulares devem ser desenhados ao redor delas e das outras que damos atenção, não em apps que você poderá utilizar para encontrá-las", completou o executivo.
Para Shaw, o foco em pessoas que o Facebook inseriu no Home, é exatamente o mesmo que a Microsoft pensou ao criar o Windows Phone, desde sua primeira versão. "Enquanto aplaudimos o Facebook por trabalhar para trazer aos usuários de Android a ideia de um celular focado em pessoas, nós humildemente sugerimos que para você realmente sentir esta experiência, faça um upgrade para o Windows Phone”, afirmou Frank.
Pois é, acho que vem mais um processo ao Facebook, assim como outros vários que correm no mundo da tecnologia, por apropriação de ideias. Quem não registra as perde...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 27 de abril de 2013

A crise que nos afeta - Economia

Que a comunidade européia está em crise isso ninguém tem dúvida alguma. Mas, alguns políticos, insistem em dizer que alguns países são imunes. Desta vez não falo destas terras que tanto amo, mas nem por isso deixo de criticar.
A Suíça, país europeu de alto padrão de vida, com produtos de indiscutível qualidade, está fechando as portas para entrada de trabalhadores. O governo daquele país, decidiu por questões óbvias, fechar suas fronteiras a imigrantes dos demais países da Europa, em virtude da entrada de portugueses e espanhóis aos milhares, que tem buscado oportunidade de trabalho no país.
Comemorando o dia internacional do trabalho, foi a data escolhida para entrada em vigor da nova lei, a qual foi duramente criticada pela Senhora Catherine Ashton, representante da União Européia. Apesar da Suíça não fazer parte do Bloco Econômico Europeu, fechou uma série de acordos, se beneficiando destes, com a livre circulação de trabalhadores, permitindo que vários, dos países integrantes da Zona do Euro, possam trabalhar livremente em suas terras.
O problema é que os suíços estão recebendo cerca de 1000 espanhóis por mês, em busca de uma oportunidade de trabalho. É de conhecimento amplo que a Espanha enfrenta um índice de mais de 25% de desemprego da população economicamente ativa. Para até 25 anos, passa de 50% o desemprego. A península Ibérica está duramente sendo afetada com a fartura do crédito sem critérios. Hoje vemos o encolhimento de sua economia e a venda de ativos para pagar as contas do mês.
Mas voltando ao tema da Suíça, o país estará restringindo a concessão de 53 mil visto de trabalho por ano. O pequeno país, quer manter a qualidade e não se contaminar de forma tão intensa, com a crise que se abate no mundo, em particular, alguns países que estão tentando controlar, mas as custas de crescimento pífio ou encolhimento de suas economias. E disseram que a crise aqui é apenas marola...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Maionese com maconha? - Economia/Comportamento




A Holanda é conhecida em todo mundo por sua visão liberal sobre alguns tipos de drogas. O país descriminalizou a maconha e permite o uso controlado da "erva". Agora, uma rede de lanchonetes local resolveu inovar no cardápio e oferece uma maionese com sabor de maconha, segundo as informações desta matéria publicada no jornal norte-americano New York Daily.
Segundo Albert van Beek, o dono da cadeia de lanchonetes, a ideia surgiu por causa do cheiro da maconha vindo do coffee shop do outro lado da rua do restaurante. Por isso, o empresário resolveu criar uma maionese com o mesmo gosto da maconha para acompanhar o peixe com fritas servido por seu estabelecimento.
De acordo com van Beek, ele sempre tenta inovar nos molhos e queria algo diferente para substituir o ketchup e o vinagre nos pratos do restaurante Mannekken Pis. Mas calma, a maionese não tem tetrahidrocarbinol, o princípio ativo da maconha. Ou seja, a maionese holandesa não "dá barato".
Uma jogada de Marketing que pode ser um grande mico. Mesmo os ditos especialistas, afirmando que a erva é menos nociva que drogas legais (cigarro, bebidas), todos concordam que é a porta de entrada para consumo de outras, muito mais pesadas e perigosas. A falta de habilidade em lidar com situações, indicam que mais um oportunista tenta ganhar a vida iludindo pessoas, ou "não dando barato algum" em algo que é muito caro e valioso, que é a vida...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 25 de abril de 2013

03 Bye bye tomate... - Economia

Os mecanismos de abandonar algum produto que tenha seus preços abusivos, é algo comum em várias localidades, isso sem precisar da intervenção do Estado para regular os preços. Ocorre que inflação é algo ruim para a economia, ainda mais quando se perde o rumo.
Recentemente o Banco Central Japonês liberou mais de US$ 1 trilhão, tentando buscar uma inflação anual de 2%. Pode até parecer um absurdo, mas esse movimento pode fomentar a economia, estagnada por anos, com alto índice de poupança por parte da população, com consequente queda no consumo.
Mudança de hábitos são bem vindos. O empresário tem que ser remunerado pelo risco que corre quando assim se torna. Alguns aproveitam e se tornam oportunistas, não apenas aproveitando a oportunidade, maculando os processos naturais.
Para qualquer tipo de segmento isso é válido, portanto, a busca em empresas confiáveis e preocupadas em oferecer um produto de boa qualidade, com preços encarado como justo, a meu ver, é o melhor que se pode proporcionar nas relações de mercado e para o país. Apenas poderemos avançar se mudarmos nossa forma de comprar. Como diz o ditado: O barato pode sair caro...
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 24 de abril de 2013

02 Bye bye tomate... - Economia

O proprietário da cantina, que funciona há 38 anos no bairro de Pinheiros, divulgou um manifesto no Facebook com a explicação de que o boicote ao tomate vai continuar enquanto os preços não voltarem ao normal. Mais de 500 internautas haviam manifestado apoio ao protesto até a tarde desta quarta-feira.
"Nem nos tempos de hiperinflação os preços variavam tanto e de forma tão brusca", desabafa o empresário. Segundo ele, não existe explicação aceitável para a alta dos preços. "O que mais preocupa é que os preços jamais voltam ao nível anterior depois da elevação", reclama. Ele contesta a postura do governo Dilma em relação ao assunto: "O governo insiste que devemos trocar um pouco de inflação para termos crescimento, mas preferimos ficar sem mercadoria a repassar um aumento abusivo para os nossos clientes.
Os fregueses do restaurante estão sendo orientados a trocar o filé a parmegiana pelo filé a milanesa, e o tomate não entra mais nem nas saladas. Segundo Augusto Melo, até agora ninguém reclamou. Ao serem informados dos motivos da falta de tomate, todos concordam e prometem boicotar o produto também nas compras domésticas.
O empresário defende que todos os consumidores passem a boicotar os preços que estão subindo exageradamente, inclusive na hora de comer fora de casa. "Eu saio muito para visitar outros restaurantes, para saber como está o mercado, e tenho ficado assustado com os preços que estão cobrando por aí", reclama. Segundo ele, a única forma de evitar a volta da inflação é a população se conscientizar e parar de aceitar abusos.
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sony: Um novo smartphone - Tecnologia

O smartphone Xperia ZQ, o mais moderno da Sony, chegou ao Brasil desde o dia 5, por R$ 2.049. O aparelho estará disponível para venda no site da Sony e nos principais sites de comércio eletrônico do País. O Xperia ZQ tem tela Full HD (resolução de 1.920 x 1.080) de 5 polegadas e câmera de 13 megapixels. A câmera pode tirar até 10 fotos por segundo em modo de disparo contínuo.

Um dos diferenciais do aparelho é que a tela de 5 polegadas ocupa 75% da parte frontal do celular. Essa característica, segundo o fabricante, torna o Xperia ZQ o aparelho mais compacto de sua categoria.
Outro diferencial do aparelho é o modo HDR (High Dynamic Range) para vídeos. O modo HDR grava as imagens em três exposições de luz diferentes e combina os três vídeos (ou fotos) em um vídeo (ou foto) final para obter melhor qualidade de imagem. Para facilitar o uso da câmera o ZQ tem um botão físico exclusivo para ela. O processador é um Snapdragon S4 de quatro núcleos e 1,5 GHz. O aparelho roda Android 4.1 e suporta redes 4G do Brasil. 
Um produto que é sonho de consumo, principalmente para os aficionados pelos produtos da empresa (meu caso). Pode não ter muita saída, mas não deixa de ser um produto competitivo considerando iPhone e Samsung, que vem travando uma batalha por tecnologia, e vem a Sony correndo por fora. Quem sabe, o produto ainda decola e recebe atrativos por estas bandas...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 21 de abril de 2013

04 A hipocrisia da Lei - Política/Sociedade

Outros países, embora não tenham legislações sobre o trabalho doméstico consideradas avançadas pela OIT, realizaram progressos consideráveis na área, diz o especialista. É o caso da Tailândia, que proibiu em 2011 pela primeira vez no país o trabalho doméstico realizado por crianças de menos de 15 anos e concedeu o pagamento de horas extras, mas por enquanto apenas aos domingos.
O governo de Cingapura fixou no ano passado o direito de um dia de folga por semana aos empregados domésticos. "São realidades muito diferentes, mas esses países fizeram progressos enormes", afirma Oelz.
Agora vamos aos fatos. O Brasil é um país campeão em criar benesses para os ditos menos favorecidos. Existe bolsa disso e daquilo outro (desculpe me ater nesta série, a um problema brasileiro), onde a classe média, que de fato paga impostos por não conseguir se blindar como muitos o fazem, acaba arcando cada vez mais com uma carga difícil de ser paga.
Proteger o trabalhador, é necessário, agora transformar o empregador doméstico (isso inclui pessoas que são cuidadores) em empresa, transferindo toda a responsabilidade para quem contrata é mais uma vez fazer festa na casa do vizinho, e acabar com que esse tem na geladeira. Políticos fazem isso comumente. Festa no congresso, dizendo defensores dos direitos (deles).
A população esta envelhecendo, devido ao acesso (pago) da saúde. Com isso pessoas idosas acabam necessitando de cuidados, e para fornecer, precisamos contratar profissionais. Isso significa dar emprego e gerar renda.
O que vem ocorrendo é obrigar o empregador a ou ir para a informalidade, ou abrir mão dos serviços e simplesmente jogar hoje, segundo dados oficiais, mais de 6 milhões de empregados domésticos para fora de suas casas, contratando serviços básicos ou de empresas terceirizadas, e ai sim, explorando o trabalhador sem qualificação.
Paro por aqui, ao menos neste momento...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 20 de abril de 2013

03 A hipocrisia da Lei - Política/Sociedade

A África do Sul é considerada pela OIT "a referência global" em termos de proteção social dos empregados domésticos por ter sido pioneira ao fixar o tempo de trabalho dessa categoria (45 horas semanais e 8 ou 9 horas diárias, de acordo com o número de dias trabalhados na semana) e também por ter adotado medidas "inovadoras" em termos de fiscalização da aplicação da lei", afirma Oelz. "Não basta apenas dar acesso aos tribunais aos trabalhadores que não tiveram seus direitos respeitados, que é um procedimento complicado. Na África do Sul, eles criaram mecanismos de prevenção e de informação", afirma o especialista.
Os serviços de inspeção do trabalho realizam operações de fiscalização em bairros e também informam empregadores que eles podem ser controlados e solicitam documentos para comprovar que os empregados domésticos estão registrados. Críticos da PEC das domésticas afirmam que a nova lei poderá gerar inúmeras demissões e aumentar a informalidade no setor, em razão do aumento dos encargos trabalhistas, além das dificuldades de fiscalização.
"Não basta apenas fixar novas regras e dizer que tudo está resolvido. É necessário também que haja um monitoramento para controlar sua aplicação", afirma Oelz em relação às críticas surgidas no Brasil em relação à lei. Ele reconhece, no entanto, que em alguns países os trabalhadores domésticos têm, por lei, uma boa proteção social, "mas na prática isso acaba não sendo aplicado."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 19 de abril de 2013

02 A hipocrisia da Lei - Política/Sociedade

Segundo o especialista da organização, o Brasil já havia tido um papel bastante ativo na aprovação, em junho de 2011, da Convenção n° 189 da OIT sobre o Trabalho Decente para os Trabalhadores Domésticos, que garante os mesmos direitos fundamentais que existem para os demais trabalhadores. "A nova lei brasileira está totalmente alinhada com a Convenção da OIT" e reflete os objetivos dessa convenção, que também é baseada na ideia de um tratamento igual para os trabalhadores domésticos", diz o especialista.
Vários países, incluindo os europeus, discutem atualmente mudanças em suas legislações nacionais sobre o trabalho doméstico para poder ratificar a convenção da OIT, ratificada até o momento por apenas quatro países (Uruguai, Filipinas, Itália e Ilhas Maurício). "A emenda constitucional brasileira é a mais recente de uma série de mudanças legislativas em vários países decorrentes da adoção da Convenção n°189", diz a OIT.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 18 de abril de 2013

01 A hipocrisia da Lei - Política/Sociedade

O Brasil se tornou uma referência internacional em relação aos direitos dos trabalhadores domésticos, afirma a OIT (Organização Internacional do Trabalho). A avaliação chega em função do projeto de emenda constitucional conhecido como PEC das domésticas, em vigor a partir da publicação da nova legislação no Diário Oficial da União.
Passam a valer a jornada de trabalho de 44 horas semanais, com limite de oito horas diárias, e o pagamento de hora extra. Questões como seguro-desemprego, o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o adicional noturno ainda dependem de normatização.
Martin Oelz, especialista em direito do trabalho da OIT sobre as condições de trabalho no mundo, disse em entrevista à BBC Brasil que o Brasil encontra-se agora na pequena lista de países que possuem as legislações consideradas mais avançadas nessa área. "Com a aprovação da emenda constitucional, o Brasil se torna um exemplo para outros países", avalia o jurista.
Para a organização, a África do Sul, a França, a Alemanha, o Uruguai e a Argentina também são considerados referências em termos de proteção dos direitos dos trabalhadores domésticos. Na avaliação da OIT, o ponto mais importante da PEC das domésticas é a igualdade de tratamento estabelecida pela lei entre os trabalhadores domésticos e os demais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Disque preservativos em Dubai - Sociedade

Inspirado nos serviços americanos de fast food, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos apresentou um novo tipo de serviço, para quem precisa de mantimentos na “hora H”. Chamado “SOS Condoms” (veja o vídeo, em inglês), o recurso funciona como um delivery de camisinhas.
Desde o início de fevereiro, as pessoas podem receber preservativos em até uma hora em qualquer lugar da cidade, entre as 16h e as 4h da manhã, e os pedidos podem ser feitos pela internet ou no celular. A empresa garante que o produto é entregue "o mais rápido possível, com o máximo de discrição".
Sandrine Girard, porta-voz do “Buzzman”, afirmou que o serviço será expandido para outra cidade, porém a decisão será tomada a partir de uma competição no Facebook. Na página, uma das cidades que aparece "trancada" é São Paulo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Ataque dos Macacos - Ambiente

Na Indonésia, pode até parecer brincadeira, mas os moradores estão apreensivos, devido ao ataque que tem ocorrido pelos macacos. Um bebê de sete meses morreu após ser atacado enquanto dormia em sua casa, na província indonésia de Riau, na ilha de Sumatra. O fato ocorreu na cidade de Menaming, enquanto a menina dormia em seu berço e estava sozinha no quarto.
A mãe do bebê tinha saído para lavar roupa em um rio próximo e o pai estava trabalhando também no exterior quando o choro da menina alertou a avó. Ao entrar na casa, a mulher encontrou um macaco de mais de um metro sentado em cima do televisor, com a boca ensanguentada, e o bebê no chão com mordidas no pescoço e na cabeça.
"Trata-se de um incidente terrível e muito triste para a família. O ataque do macaco foi inesperado já que faz mais de dez anos que estes animais não entram na cidade", disse o prefeito de Menaming, Daulay Firdaus, ao portal de notícias "Liputan". Após o fato os moradores de Menaming saíram para caçar com rifles os macacos da região e mataram vários exemplares.
Melhor tentar entender o ocorrido, pois desequilíbrios estão ocorrendo, e muitas vezes, tentamos dizimar os agressores, quando na verdade, nós os agredimos primeiro, e os animais estão em busca de abrigo e alimento. O que tem sobrado de natureza? 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------- Aproveite a promoção e presenteie quem te deu a vida, ou mesmo se presenteie e tenha a lembrança de uma joia  num ambiente aconchegante e único.escritórios.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Volgogrado/Stalingrado: Por 6 dias - Sociedade

Pois é, curioso, mas as autoridades de Volgogrado, na Rússia, decidiram por unanimidade, restaurar o nome de Stalingrado, mas isso por 6 dias no ano. Isso se iniciou durante as comemorações do 70º aniversário da vitória na batalha de Stalingrado (julho de 1942-fevereiro de 1943). Esta vitória foi o momento decisivo na guerra da União Soviética contra a Alemanha nazista.
Esta mudança de nome temporária de Volgogrado para Stalingrado causou polêmica na sociedade russa, onde o nome de Stalin é associado tanto à vitória da URSS na Segunda Guerra Mundial, como a represálias sangrentas. Quase 40 delegações de países da coalizão antifascista e de países da CEI estiveram em Volgogrado/Stalingrado para participar das celebrações.
A mudança se dará:
- em 02 de fevereiro – dia do fim da batalha de Stalingrado;
- em 9 de maio – Dia da Vitória; 
-  em 22 de junho – Dia do Pesar (início da Grande Guerra Patriótica); 
-  em 23 de agosto – Dia da homenagem às vítimas do bombardeamento de Stalingrado;
-  em 2 de setembro – dia do fim da Segunda Guerra Mundial;
-  e em 19 de novembro – dia do início da derrota dos invasores alemães em Stalingrado.
Melhor consultar a folhinha antes de pedir alguma informação, e associar as datas. Não que eu pretenda ir para lá, mas melhor precaver...
cidade de Volgogrado, Stalin
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 14 de abril de 2013

02 Transplante de Fezes: Existe sim! - Saúde

O grupo holandês fez o transplante por meio de uma infusão de fezes feitas por uma sonda no nariz do paciente, chegando no duodeno. Aqui no Brasil, para evitar constrangimentos nos pacientes e até mesmo a possibilidade de refluxos, o médico Ganc resolveu adaptar a técnica e, em vez de usar a sonda no nariz, ele fez uma endoscopia - os pacientes foram sedados e, por meio do endoscópio, as fezes foram infundidas direto no jejuno.
"O hospital estava com dois pacientes com diarreia persistente. Um deles estava internado havia mais de três meses. Tínhamos tentado de tudo para resolver o problema, sem sucesso. Até que decidi propor o transplante. Eles toparam na hora", afirmou Ganc.
Um deles, o aposentado Sanches Gallo, sofria havia três meses de diarreia crônica. Um dia após o transplante, já se sentia melhor. Em três dias, não teve mais diarreia. "É um procedimento muito simples e rápido. Estava sedado, não vi nada. Resolveu meu problema."
De acordo com Ganc, a técnica usa fezes de duas pessoas para melhorar a quantidade e a qualidade das bactérias. As fezes passam por sorologias, depois são misturadas em soro fisiológico e centrifugadas, antes de serem infundidas no doente. Ao ser aplicada no jejuno, as fezes vão "repovoando" a flora intestinal com novas bactérias e, por conta dessa competição, o Clostridium difficile morre. Em muitos casos, o problema cessa já na primeira infusão. "Apesar de desconhecido por muitos, o problema é bastante comum. Já se fala em usar essa técnica em outras doenças intestinais", disse Ganc.

Foto: Reprodução/ Huffington Post
Nojeiras à parte, o tratamento é efetivo porque restaura a flora intstinal de quem precisa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 13 de abril de 2013

01 Transplante de Fezes: Existe sim! - Saúde

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, realizou no último mês dois procedimentos inusitados e inéditos no Brasil: transplantes de fezes. Apesar de parecer estranho, o transplante é a única alternativa de cura para pacientes que sofrem da chamada colite pseudomembranosa, que causa diarreias persistentes, que podem levar à desidratação e até a infecção generalizada.
O primeiro a receber a técnica foi o empresário José Sanches Gallo, de 75 anos, que foi transplantado em fevereiro. Na semana passada foi a vez da aposentada Vera Soares, de 78 anos. Nos dois casos, os filhos foram os doadores. Os dois já receberam alta e não tiveram mais diarreia. Esse tipo de colite é causado pela Clostridium difficile. Trata-se de uma bactéria que normalmente habita a flora intestinal de cerca de 10% das pessoas, mas costuma não incomodar porque há um equilíbrio natural entre as bactérias.
Em geral, o problema surge por conta da ingestão contínua de antibióticos de largo espectro (os mais modernos, que normalmente matam vários tipos de bactérias). A Clostridium difficile é resistente a esses medicamentos e, sem outras bactérias no mesmo ambiente, ela fica livre para agir, provocando um desequilíbrio e, consequentemente, as diarreias persistentes.
O tratamento padrão para esse problema é o uso de dois tipos de antibióticos: a vancomicina e o metronizadol. Mas, segundo o médico Arnaldo José Ganc, que é gastroenterologista e endoscopista do Einstein, esses antibióticos não curam, apenas reduzem a frequência das diarreias. Além disso, a vancomicina só pode ser aplicada em ambiente hospitalar (é de uso venoso) e o metronizadol já não tem sido mais tão eficiente.
Segundo Ganc, nos anos 1960 pesquisadores começaram a usar uma técnica de lavagem intestinal no paciente usando fezes de outras pessoas para tentar "repovoar" a flora, restaurando o equilíbrio, mas a técnica foi considerada antiética e foi suspensa por anos. Tempos depois, os cientistas também tentaram aplicar as fezes saudáveis nos pacientes por meio da colonoscopia, mas os resultados não eram bons porque não se conseguia fazer o "repovoamento" de toda a flora intestinal - apenas do fim.
Mas, uma pesquisa feita por cientistas holandeses e publicada no New England Journal of Medicine em janeiro deste ano trouxe a técnica de volta - mas por outras vias - e constatou que o transplante de fezes é realmente a alternativa mais rápida e eficaz para o tratamento, em comparação com o uso da vancomicina.
No estudo, os pesquisadores analisaram três grupos de pacientes: o primeiro e o segundo foram tratados com os antibióticos e o terceiro grupo fez o transplante. A cura do problema foi tão rápida no terceiro grupo (a diarreia cessou em 85% dos voluntários na primeira infusão) que o estudo foi interrompido, já que os médicos concluíram que seria antiético manter os outros pacientes com medicamentos, sem bons resultados. Na segunda infusão, a diarreia cessou em 95% dos participantes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------