Total de visualizações de página

domingo, 30 de junho de 2013

Gordinhas não podem comprar - Economia/Sociedade

Se você estiver acima do peso, você não é uma consumidora em potencial para a Abercrombie & Fitch. A empresa, para evitar que sua marca seja levada por mulheres gordas, nem sequer fabrica roupas nos tamanhos G e GG. A estratégia foi explicada no livro The New Rules of Retail (As Novas Regras do Varejo, em tradução livre) pelos autores Robin Lewis e Michael Dart.
A calça mais larga da Abercrombie tem tamanho 10, enquanto a concorrente H&M tem peças até o tamanho 16, e a American Eagle, até 18. Esta é uma atitude tomada por Mike Jeffries, CEO da empresa, para que a marca só seja usada por pessoas "bonitas". "Ele não quer que pessoas gordas comprem em sua loja. Ele quer pessoas magras e bonitas. Ele não quer que seus principais consumidores vejam pessoas que não são tão bonitas quanto eles usando as roupas", explicou Lewis, autor do livro, ao Business Insider.
A posição da empresa já havia repercutido em 2006, quando o CEO deu uma entrevista ao site de notícias Salon. "Em toda escola há adolescentes que são legais e populares, e há aqueles que não são tão legais. Nós estamos atrás dos legais. Nós vamos atrás de todos os adolescentes atraentes com muita atitude e muitos amigos. Muitas pessoas não pertencem às nossas roupas, e elas nem podem pertencer. Nós somos excludentes? Absolutamente", afirmou o executivo, pouco incomodado em perder consumidores. Ele defende que as outras companhias, que possuem numerações maiores em suas araras, se complicam ao tentar atingir todo o tipo de consumidor. "Você se torna totalmente comum. Você não exclui ninguém, mas você também não empolga ninguém", disse.
O que dá para observar é o posicionamento da empresa. Ela se preocupa com o nicho de mercado ao qual se propõe. Pode parecer uma atitude antipática e preconceituosa. Isso é um fato. Mas se posicionar é buscar o nicho de mercado que ela pretende e quer atingir.
Quando se busca a padronização, conceituando os mercados e público, se pensa de forma objetiva como queremos atender nossa clientela. Diferentemente de um supermercado que pode atender todos os públicos, colocando à disposição itens para atender todas as classes e idades, um fabricante não precisa seguir o mesmo caminho. Lembrando que um supermercado capaz disso deve ter milhares de itens e marcas.
Alguns gigantes da indústria, retiram produtos por não atenderem à necessidade de gerarem receita o suficiente para justificar sua existência. Então, antes de uma crítica ferrenha, devemos observar algo maior, que é a busca do mercado específico, não algo pulverizado que acaba se perdendo...

sábado, 29 de junho de 2013

05 - No beijo pega? - Saúde

Bem, falei do que pega, e algumas coisas são importantes para nos cuidarmos, e por que não, cuidar de quem amamos, antes de sair por ai distribuindo algumas coisas que não querermos ou desejamos. Mas tem um lado bom, que é saber que alguns mitos caem por terra.

NÃO PEGA

Aids - Não existe nenhum caso registrado na literatura médica de contágio pelo beijo. Suor, lágrimas, usar o mesmo sabonete, talher ou copo também não transmitem aids. No entanto, não deixe de usar camisinha se decidir ir além dos beijos e carícias.

Hepatite C - As associações médicas internacionais não consideram o beijo como uma forma de transmissão da doença, assim como o Ministério da Saúde. É possível pegar hepatite tendo contato com o sangue contaminado ou em relações sexuais sem o uso da camisinha. A hepatite C é causada pelo vírus HCV e, em geral, os sintomas levam até 10 anos para se manifestar. Muitas pessoas descobrem que têm a doença ao realizar um exame de sangue de rotina.

Pois é, beije, consciente do que pode ou não passar. O cuidado faz-se necessário, para algo tão íntimo e gostoso. O que não dá é sair por ai, distribuindo beijos (isso vale para os "ficantes").

sexta-feira, 28 de junho de 2013

04 - No beijo pega? - Saúde

ISSO TAMBÉM PEGA

Cárie - Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento. Dentistas também recomendam atenção: observe se a pessoa tem todos os dentes ou se eles estão amarelados e/ou escurecidos. Se uma das repostas for sim, faça a fila andar e chame o próximo.

Sífilis - A sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a outra pessoa estiver contaminada e tiver alguma ferida na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual. A doença é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum e pode aparecer em diferentes partes do corpo e levar até uma semana após o contágio para aparecer.

(da cárie não sabia...)



quinta-feira, 27 de junho de 2013

03 - No beijo pega? - Saúde

ISSO TAMBÉM PEGA


Mononucleose - Não é preciso dizer qual a principal forma de contaminação da chamada “doença do beijo”. Como nem sempre a pessoa sabe que tem o vírus Epstein-Barr, já que a mononucleose pode ser assintomática, ela acaba transmitindo a doença a outras pessoas. Nos casos em que há sintomas, os principais são fadiga, dor de garganta, tosse e inchaço dos gânglios. Vale lembrar que o vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo e não tem cura – a pessoa vai carregá-lo para o resto da vida.

Herpes - Mesmo que no momento do beijo o parceiro não tenha nenhum indício do problema, ele pode ter o vírus causador da doença e transmiti-lo. Depois do contágio, não há cura e a pessoa passa a conviver com o herpes, que pode se manifestar anos mais tarde, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como um machucado na boca ou até mesmo em outras partes do corpo.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

02 - No beijo pega? - Saúde

ISSO PEGA

Gripe suína - Não é porque os casos de H1N1 estão menos frequentes que a doença desapareceu. O vírus da gripe mais temida em 2009 ainda está por aí, fazendo novos casos. E se a transmissão pode ocorrer por meio de um espirro, imagine o que um beijo não é capaz. De acordo com os médicos, o beijo é uma maneira extremamente eficaz de contaminação.
Os sintomas da doença são semelhantes aos de uma gripe comum, com febre, tosse, coriza e dores de cabeça e no corpo. Portanto, o ideal é ficar atento. A Secretaria de Saúde do Paraná, por exemplo, recomenda que, mesmo no verão, a população siga medidas como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar tocar com as mãos nos olhos, bocas e o nariz sem os devidos cuidados de limpeza.
Meningite - De acordo com um estudo realizado por médicos australianos, beijar na boca de múltiplos parceiros aumenta em quatro vezes a chance de pegar meningite meningocócica. A definição de “múltiplos” para os pesquisadores é de sete pessoas em duas semanas, conta que parece até pequena para quem observa a “pegação” do carnaval de Salvador, por exemplo. A transmissão da meningite preocupa os médicos, já que a doença tem uma evolução rápida e pode ser fatal. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos, diarréia e rigidez dos músculos da nuca, ombros e costas.

terça-feira, 25 de junho de 2013

01 - No beijo pega? - Saúde

Beijo pode transmitir herpes, gripe e até cáries. Beijar é uma delícia. Mas antes de sair por aí distribuindo beijos, é bom saber que, ao contrário do que se pensa, esse não é um carinho assim tão livre de consequências.
Beijar movimenta 29 músculos e queima aproximadamente 12 calorias. Mas, em apenas um beijo, duas pessoas trocam, em média, 250 bactérias e podem transmitir ou contrair doenças perigosas como a gripe H1N1, conhecida como gripe suína.
Além disso, a combinação de vários dias sem descanso adequado, debaixo de sol intenso, sem hidratação e alimentação equilibradas diminui a imunidade do corpo e a pessoa fica mais suscetível a doenças. Como saber o que pega e o que não pega pelo beijo? Os médicos são unânimes em afirmar que proteção e bom senso são fundamentais nesse período.
Calma, não é para deixar de beijar, mas vamos na sequencia entender alguns aspectos que devemos nos concentrar e prestar atenção.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Movimentos sociais - Política/Sociedade

Sempre procuro evitar escrever sobre algum fato local. Tratar o Brasil de forma bairrista é o que procuro evitar sempre que possível. Faço isso em respeito a meus leitores, que felizmente são de outros países e idiomas, pouco envolvidos em problemas localizados (quando não causam uma repercussão e reflexão).
O que vou comentar é algo que vem sendo replicado em outros países. Assistimos à "Primavera Árabe", onde, mais intensamente, houveram manifestações em todo Norte Africano, com quedas de governos e abandono de ditadores, fugindo e sendo presos. Voltando um pouco mais, vimos a uma manipulação no Iraque, com a queda de um dos mais famosos ditadores, Saddam Hussein, que acabou, por erro de estratégia dos Americanos, fragmentando um país milenar.
Kadhafi foi outro que caiu, depois de patrocinar vários atentados, como o famoso ataque ao avião da PanAm, empresa que já ruiu por questões outras. A mais de um ano, a Síria enfrenta uma guerra civil, mas poucos são os que acham que precisam intervir, considerando os erros cometidos. É um jogo de Xadrez, que alguns estrategistas manipulam as informações.
Agora, um país tido como pacífico e ordeiro (aos olhos da comunidade internacional), o Brasil, se movimenta contra alguns excessos, ou "gotas d'água". Estamos assistindo a uma seqüência de manifestações e atos de vandalismo (essa a parte triste).
Tudo começou com um movimento que prega uma situação utópica que é do Passe Livre. Eles desejam que o transporte público, seja gratuito. Esquecem, ou omitem da grande parcela da população que alguém precisa pagar a conta.
Nos transformamos nos últimos anos, num país das benesses sociais, sem o que, considero fundamental, as contra-partidas. Não podemos apenas dar dinheiro para quem precisa, mas devemos exigir algo em troca, senão vira mero assistencialismo. O famoso conceito que não adianta dar os peixes, mas sim ensinar a pescar é válido, desde os primórdios.
Voltarei a escrever, mas quero partilhar o tipo de manifestação que deve ocorrer, que é pressionar a quem faz, fez, ou pode de fato ser pressionado, pois ver pela televisão invasões de prédios públicos, confrontos com polícia, apenas dá o foco, mas não afeta quem está ganhando e faturando alto com a política dos amigos...
600 jovens apartidários protestam na frente da casa do ex-presidente que legou ao país uma HERANÇA MALDITA, com a volta da inflação.
Não defendo a violência. Que fique claro isso. Defendo que interrompamos as utopias, que temos assistido. Se queremos ser livres, que iniciemos de nos libertarmos das amarras das massas de manobras para interesses pessoais, como ultimamente venho observado...

domingo, 23 de junho de 2013

A polêmica das Sungas - Sociedade

As sungas tão comuns nas praias brasileiras aqui são chamadas de Speedos e parecem estar voltando à moda. E estão causando enorme polêmica. Uma reportagem do jornal Daily Mail, por exemplo, abre falando o seguinte: "Apenas certo tipo de homem veste sungas. Certo tipo de, digamos assim, exibicionista iludido. O tipo de homem que quer mostrar a você o bacon e os ovos dele antes mesmo de você concordar em sair para jantar, quanto mais tomar café da manhã."
O jornal The Daily Telegraph também fala sobre o assunto e uma reportagem intitulada "Sol, areia e um breve encontro que você preferiria evitar". Segundo lojas de departamento britânicas, como a John Lewis e a Debenhams, o número de homens procurando sungas aumentou bastante nos últimos tempos.
Pelo teor das reportagens, no entanto, as mulheres dos trópicos, só toleram esse tipo de moda praia nos mais musculosos dos rapazes (como o nadador Michael Phelps). As soluções oferecidas pelos jornais para os menos em forma são os shorts ou os bermudões.
Fico aqui pensando o que eles achariam das famosas sunguinhas de crochê que apareceram nos anos 70, e que o hoje Deputado, Fernando Gabeira, não tivesse usado uma por engano...

sábado, 22 de junho de 2013

Sexo por comida? - Pesquisa/Sociedade

Contrariando o que pensa o senso comum, cerca de 30% dos solteiros prefere comer o seu prato preferido a ter uma tórrida noite de sexo. Pelo menos foi a conclusão de uma pesquisa feita pelo site de encontros norte-americano Match.com e pelo portal de relacionamento da rede de televisão NBC.
Cerca de 40% das mulheres trocariam sexo por comida. Entre os homens, apenas 16% recusaria a noite na cama. A comida que mais substitui o sexo é o chocolate, escolhido por 26% dos entrevistados. No segundo lugar, a carne (25%) No restante da lista, predominam as massas: pizza, biscoitos, pães e comida italiana.
Mas ainda há esperança: 93% prefere alguém que cozinhe mal a alguém ruim de cama. Cerca de 82% continuariam o relacionamento mesmo que o parceiro não saiba cozinhar. Segundo o site, a ideia era entender a relação entre jantares/comida e encontros românticos.
Tudo bem que um alimento saboroso dá prazer, e pode até acontecer de encontrar uma pessoa maravilhosa, mas na hora, ser um desastre, mas afirmar que 30% de cara prefere comer, é uma afirmação um tanto complicada. Acredito que se fosse pesquisa séria (sinceramente alguns pesquisadores ficam observando a posição sexual favorita das moscas), considerariam que outros fatores podem influenciar na decisão, como a hora que foi formulada a pergunta, se era antes ou depois do almoço...

sexta-feira, 21 de junho de 2013

iPhone em avaliação - Tecnologia

A Apple está analisando lançar iPhones com telas maiores, assim como modelos mais baratos e com várias cores, no próximo ano, disseram quatro pessoas com conhecimento do assunto. O movimento, que ainda está sendo discutido, destaca como a empresa com sede na Califórnia está cada vez mais sob ameaça da agressiva rival sul-coreana Samsung. Esta tem tirado participação de mercado da Apple com a popularidade da linha de aparelhos Galaxy, que possuem telas maiores, e com estratégia de inundar o mercado com uma série de produtos com diferentes preços.
A Apple analisa introduzir pelo menos dois iPhones maiores no próximo ano, um com tela de 4,7 polegadas e outro com tela de 5,7 polegadas, disseram as fontes, que afirmaram que os fornecedores estão sendo procurados. As fontes, porém, acrescentaram que ainda não está certo se a Apple irá realmente lançar seu principal produto em tamanhos maiores.
"Eles estão constantemente mudando as especificações do produto quase que no último momento, então não há certeza sobre o protótipo final", disse uma pessoa com conhecimento direto ao assunto. O atual iPhone 5 tem uma das menores telas entre os smartphones mais vendidos no mercado, onde os consumidores gastam mais tempo navegando na web. O Galaxy S4 da Samsung e Galaxy Note 2 têm telas de 5 polegadas e 5,5 polegadas, respectivamente.
Para este ano, a Apple deve lançar dois novos modelos, conhecidos como iPhone 5S, e uma versão mais barata com capa de plástico, disseram fontes da cadeia de suprimentos. Apple planeja disponibilizar o telefone mais barato em 5 a 6 cores para diferenciá-lo do modelo mais caro que tradicionalmente vêm apenas em preto e branco.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mclaren P1 - Automóveis

O superesportivo apresentado ao mundo no último Salão de Genebra tem a sua produção marcada para começar no próximo dia 8 de julho na Inglaterra. Porém, a primeira unidade será entregue apenas no dia 22 de agosto. O preço inicial da preciosidade será de 866 mil euros (quase R$ 2,5 milhões). Porém, o esportivo pode passar fácil dos R$ 3 milhões.
O McLaren P1 é um híbrido com motor V8 de 3.8 litros twinturbo derivado do que é utilizado no 12C auxiliado por um sistema de retenção de energia gerado pelos freios (famoso Kers). Somados, os propulsores produzem 908 cavalos de potência.
O resultado da combinação é uma força suficiente para levá-lo a uma velocidade máxima de 349 km/h (limitada eletronicamente) e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. Nada mau, não acha? Dava para roubá-lo no deserto e não ser mais visto. 
Ficou com vontade de ter um também?

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Violência Sexual - Sociedade

Esse é um assunto bem pesado. Muitas pessoas não sabe identificar o que é a tal violência sexual. Isso pode parecer simples, mas não o é. Onde alguns cantores ou jogadores famosos, se aproveitam de fãs, de abuso sexual voltando a ser uma arma de repreensão contra manifestantes e de pais abusando de seus filhos dentro de casa, é bom ter certeza de que não fazemos parte dessa coisa horrível.
Fazer o certo e fazer o errado costuma dar o mesmo trabalho. Normalmente, fazer o errado dá mais trabalho, na verdade. O primeiro passo é bem simples. Se você fala para qualquer pessoa que quer fazer isso ou aquilo e ela diz que não está com vontade, não há outra opção senão respeitar o que ela quer. 
Não se ganha ninguém pelo cansaço e ninguém vai mudar de ideia, se começarmos algo sem permissão, porque a pessoa vai sentir que, na verdade, queria sim. Isso não funciona dessa maneira!
A conversa de vencer pelo cansaço normalmente está atrelada ao assédio moral. Se um homem não quer fazer sexo com uma garota, ela diz que ele deve ter um pênis minúsculo, que parece que não gosta de mulher e tenta ferir, por todos os meios, a masculinidade dele. Quando é uma mulher, ela escuta muito que se não fizer, o cara vai procurar alguém que queira fazer, que ela não está cumprindo seu papel de namorada (ou seja qual for a ligação entre as pessoas) e ela acaba por se sentir insegura e com medo de ficar sozinha.
Todos temos o direito de mudar de ideia. Se a mulher estava louca para fazer sexo, mas algo aconteceu e o homem não quer mais, devemos encarar o fato e não procurar brincar com isso. Como diz o ditado, quando um não quer, dois não fazem. 
Uma lenda urbana é que 'passar a mão' não é nada demais. Assim como acham que é engraçado fazer piada sobre mulheres sendo 'encochadas' no metrô. Tudo isso é algo demais, sim. Ninguém, em nenhum momento, pode tocar seu corpo sem seu consentimento.
A violência está no ato forçado, coagido. Existem jogos que alguns casais praticam, de forma a quebrar o "gelo". Mas que se encare e se defina regras claras para esses jogos. Alguém fazer piada que uma pessoa se sentiu agredida, por ter seu corpo manipulado sem seu consentimento, é colaborar e atestar a violência.
Devemos fazer nossa parte de coibir e entender que as pessoas tem o direito de se sentirem constrangidas, e não desejarem fazer parte de algo. Que aprendamos a respeita-las...

terça-feira, 18 de junho de 2013

02 - Acha que teu celular é caro? - Tecnologia/Economia


Considerado um dos melhores smartphones de luxo do mundo, o Vertu Ti possui uma carcaça de titânio, com tela feita de um cristal de safira (resistente a riscos), câmera de 8 megapixels com flash de LED, entre outros recursos. O celular pode ser encontrado por US$ 10 mil.


A fabricante de relógios de luxo Ulysse Nardin lançou o mais caro celular que utiliza sistema Android. Ele possui tela touchscreen com reconhecimento de impressão digital, teclado numérico, câmera de 8 megapixels e 32 GB de memória. Versões mais caras do smartphone chegam a US$ 130 mil. Mas, seu grande diferencial está na bateria, ou melhor, nas duas baterias - uma comum, que carrega por uma tomada, e outra reserva, que é carregada com o movimento, como um relógio de pulso.


A marca considerada mais valiosa do mundo não poderia ficar de fora da lista. Mas, este iPhone foi além: liderou o ranking dos celulares mais caros do mundo, segundo a Luxury Launches. Custando nada menos que US$ 15,3 milhões, o celular já leva no nome seu principal diferencial: o botão inicial é um diamante negro de 26 quilates.

Pode nada não, pois apesar de as vezes meu Sony dar alguns problemas, vejo que uso para me comunicar e desenvolver trabalhos. Então, algo mais em conta vem ao encontro que um smartphone se propõe. O resto é um luxo só... (não deu para deixar de fazer graça - rs)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

01 - Acha que teu celular é caro? - Tecnologia/Economia

Poucos anos atrás, os celulares chegavam ao mercado com a missão de fazer pessoas se comunicarem de qualquer lugar. Hoje, este objeto não apenas conecta pessoas às outras, mas também representa um status e estilo de vida. Com um mercado fértil e promissor, o que não faltam são lançamentos. A cada dia, um smartphone supera seu antecessor em design, memória, funcionalidades e facilidades - avanços que pesam no bolso do consumidor.
Pensando nisso, o site Luxury Launches fez uma lista com os sete smartphones mais caros do mundo, com preços anunciados em alguns países que ultrapassam US$ 15 milhões (ou aproximadamente R$ 30 milhões).



Os apaixonados pela Porsche terão de desembolsar US$ 2.500 para ter o Blackberry Porsche Design P9981. Sua estrutura de aço inoxidável, parte traseira de couro genuíno e diversas funcionalidades tornam esse celular uma verdadeira peça de luxo.


A Gresso Regal Titanium Black chama atenção por seu revestimento PVD de titânio, que oferece uma proteção extra ao aparelho. Quer outra característica marcante? Ele é comercializado por até US$ 5 mil.



Inspirados nos carros de corrida, o smartphone de luxo da Tag Heuer conta com um corpo de fibra de carbono e titânio, além de um processador de “alta velocidade” e uma interface 3D personalizável. O smartphone chega a custar US$ 6,5 mil.


Em parceria com a Ferrari, a fabricante britânica de celulares, Vertu, lançou o Constellation Quest Ferrari, inspirado no modelo 458 Italia. Como os carros da montadora, o telefone também utiliza um revestimento exclusivo mais fino que um cabelo humano, mas forte quanto o aço. Outro diferencial fica por parte do preço, que pode alcançar US$ 7 mil.
----------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 16 de junho de 2013

Enterrado como castigo - Sociedade/Justiça

Um jovem acusado de estuprar e matar uma mulher foi enterrado vivo na Bolívia por uma multidão em fúria, informou a promotoria local. "O suposto agressor, Santos Ramos Colque, de 18 anos, foi enterrado vivo em uma fossa, com as mãos amarradas e a barriga para baixo, com o caixão da vítima sendo colocado por cima. Depois cobriram tudo com terra", relatou o promotor Gilberto Cruz à rádio Erbol.
O incidente ocorreu no povoado de Colquechaca, 400 km ao sul de La Paz, revelou Cruz. De acordo com investigações preliminares, o jovem foi acusado pelos camponeses pelo estupro e morte de uma mulher de 35 anos. "Bateram muito e depois o enterraram, ainda vivo", disse o promotor. O pequeno contingente policial de Colquechaca não pôde conter a turba "de cerca de 100 pessoas", explicou o promotor.
Se a moda pega, como ficarão os, já lotados, cemitérios dos grandes centros? Fazer justiça pelas próprias mãos, como forma de amenizar a dor, não é o caminho a seguir. Não quero com isso fomentar o perdão, existem leis, e, desde que cumpridas, podem tirar algumas pessoas de comportamento similar do convívio da sociedade.
Mudança na legislação, e correta aplicação, entendo, o melhor caminho. Muitos fazem por considerarem que a lei é branda e o risco é menor. Isso vale para todos os crimes, até aqueles que são cometidos por legisladores em países que são especialistas em criarem leis para não serem honradas e aplicadas...

sábado, 15 de junho de 2013

Rim à venda, interessa? - Sociedade

O ex-policial chamado Hicham Yilali escreveu na rede social que foi "obrigado" a vender seu rim após "uma profunda reflexão" e depois de ter ficado sem rendimentos, pois foi expulso há seis meses pela Direção Geral de Segurança Nacional (DGSN), em uma medida que considerou como "abusiva". Com 37 anos e pai de dois filhos, explicou que o motivo do seu desligamento do corpo policial foi um artigo publicado na internet que o acusava de agressão a um detido.
O ex-policial afirmou que as acusações eram "falsas" e que, apesar de ter comprovado sua inocência à justiça, a administração policial quis transferi-lo para outro lugar. Entretanto, Yilali rejeitou a mudança e acabou expulso da corporação. Disse ainda, que vive em uma situação "lamentável" desde que deixou de receber salário há cinco meses, pois corre o risco de ser despejado de seu apartamento por não poder pagar o aluguel e acrescentou que um de seus filhos foi expulso da escola por inadimplência.
O anúncio, no qual o ex-policial acrescenta que "está em bom estado de saúde", repercutiu em vários veículos da imprensa marroquina.
A comercialização de órgãos já foi comentada algum tempo. Existiam denuncias de tráfico, exploração da miséria, entre outros fatores. Chineses moradores do campo, precisando mudar e melhorar as condições de vida, dizem, submeteram à venda. Existiam até, sequestros com extirpação do órgão. Relatos ocorreram, mas infelizmente não sei afirmar se são e foram procedentes ou não.
O problema em si, o que vejo, não é a venda de parte do corpo. Afinal, cada um tem seu corpo, e pode fazer o que bem entender, desde que, não promova algo para prejudicar outra pessoa. Fica o conceito moral e religioso. Doação de órgão é um ato de amor e coragem, e assim vejo, não uma solução imediatista para contas atrasadas...

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prêmio de matematica - Educação

O banqueiro e autodidata matemático, D. Andrew Beal, irá premiar com US$ 1 milhão (R$ 2,1 milhões, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil do dia 05 de junho de 2013), a pessoa que provar um problema de matemática.
De acordo com o site Business Insider, a competição, realizada pela AMS (American Mathematical Society), acontece desde 1997. A Fórmula de Beal (a x + b y = c z) surgiu enquanto o banqueiro estava trabalhando no Teorema de Fermat; agora, ele quer que alguém prove que a sua conta está certa.
Aquele que conseguir resolver o problema deverá publicar a solução em uma revista especializada e notificar a AMS e a BPC (Beal Prize Committee), a partir do e-mail bealprize@ams.org para que a proposta seja analisada. A entrega do prêmio pode demorar até dois anos após a publicação da solução.
Dizem que matemática é uma ciência exata, mas a entrega do prêmio poder demorar até dois anos? Isso não é lá, tão exato, mas quem sabe alguém ganha? Boa sorte e boas contas!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Vinagre detecta Câncer? - Saúde


Um simples teste que utiliza vinagre para detectar o câncer de útero, pode salvar a vida de milhares de mulheres e é tido como algo extraordinário pelos médicos. Durante o procedimento, o vinagre é esfregado no colo do útero, o que faz com que as células cancerígenas fiquem brancas e facilmente detectáveis. O estudo, que foi realizado com mulheres indianas desde 1998, registrou queda de 31% nas mortes causadas pela doença.
Li, re-li e fiz mais algumas vezes, tentando entender a matéria. Mas ao que tudo indica, o vinagre pode ter alguma substância reagente, não classificada, que pode marcar a presença de alguma célula cancerígena, localizada no útero. Bem, melhor não comemorar, e entender que pode ser um indicador rápido e, no caso dos tratamentos e detecções convencionais, extremamente barato e acessível. Aguardemos mais...
----------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Namoro virtual - Sociedade/Tecnologia

Uma nova tendência que apareceu em Nova York parece estar unindo o mundo dos encontros virtuais ao jeito analógico de se namorar.
Segundo uma reportagem publicada no jornal The New York Times, sites como oCheek'd e o FlipMe! dão aos seus usuários cartões de visita que podem ser entregues para potenciais paqueras avistadas em bares, restaurantes, ou até mesmo andando pela rua. Nos cartões, além do contato do usuário no site, estão escritas frases como "Olhe para cima. Você pode estar perdendo algo", "Estou te paquerando", "Sou bem mais legal que sua namorada(o)".
A ideia inverte um pouco a ordem comum do namoro pela internet. Geralmente a história é assim: você descobre alguém interessante no site, troca alguns emails e, se o papo engatar, marca de encontrar pessoalmente. Com os novos sites, é possível checar alguém na "vida real" - o que acaba com o risco de a pessoa não corresponder exatamente à foto de seu perfil - conversar pela internet e voltar e se encontrar pessoalmente.
Outra tendência inovando o mundo dos encontros na internet é a de aplicativos para telefones celulares que usam sistemas de GPS para mostrar potenciais paqueras a uma caminhada de distância. Ao invés de passar dias na internet tentando marcar uma saída, o casal pode se encontrar em cinco minutos em um café da redondeza.
Tecnologia pode ajudar, de fato, mas nada supera o olho no olho. Entendo que tecnologia pode promover encontros, aproximação, mas o resto, depende do charme de cada um, e apenas isso. Um aplicativo jamais vai conseguir substituir uma palavra oportuna, ou um gesto único...
----------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 11 de junho de 2013

Hi Chaleira, ops, que chaleira... - Sociedade/História


Um simples recipiente de aço inoxidável para esquentar água provocou uma polêmica nos Estados Unidos, quando alguns usuários de redes sociais disseram que lembrava Adolf Hitler, esgotando seu estoque on-line e fazendo seu preço disparar no site de leilões eBay. As fotos da chaleira projetada por Michael Graves para a loja JC Penney se tornaram virais. O produto alcançou o preço de 245,90 dólares na internet. A chaleira se esgotou on-line mas ainda está disponível nas lojas, e os anúncios de venda do produto nas ruas foram retirados após os protestos. 
As fotos que provocaram a confusão apareceram na rede social de notícias Reddit, e apresentavam dois anúncios da chaleira, um em foco e outro borrado, para mostrar as semelhanças entre a chaleira e Hitler fazendo sua infame saudação nazista Sieg Heil. O prefeito de Culver City, o subúrbio de Los Angeles onde o anúncio publicitário da JC Penney foi colocado, questionou a loja.
"Como judeu, estou ofendido", disse Jeff Cooper em um e-mail ao site de notícias Mother Jones. "Como funcionário eleito, estou enojado de que a cidade que represento esteja relacionada a isso".
A Liga Anti-Difamação (ADL), que luta contra o antissemitismo, disse ao site: "Acreditamos na palavra da JC Penney de que qualquer semelhança com o ditador nazista foi totalmente involuntária". O anúncio em Culver City foi retirado das ruas, mas a chaleira estava disponível na JC Penney a 40 dólares. Contactada pela AFP, a empresa não se pronunciou.
Mas convenhamos, o pessoal tem uma imaginação absurdamente fértil para conseguir associar uma chaleira com o Hitler. A mania de perseguição é que faz com que se tornem alvos fáceis e óbvios da intolerância. Melhor a turma de desenho tomar cuidado, e se limitar a traços retos e sem graça alguma.
----------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Relacionamentos acabam num clique... - Sociedade/Comportamento


Quando um relacionamento acaba, o que menos queremos é saber notícias sobre a nova vida feliz da outra pessoa. É claro que, podemos não desejar o mal de ninguém, muito menos de alguém que fez parte da sua vida dessa maneira. Mas daí até querer saber como tudo está bem sem você há uma grande distância.
E nesse ponto as redes sociais são péssimas. As notícias sobre festas, baladas, conquistas, felicidade ou até mesmo o sofrimento da outra pessoa pulam na sua frente quando você menos espera e menos está preparada para lidar com isso.
Para acabar com esse problema é simples. Você bloqueia qualquer atualização que tenha ligação com a pessoa e pronto. Certo? Certíssimo! Mas o que você faz com todas aquelas coisas que você mesmo postou? Com todas as marcações em fotos que vocês estão e que será o alimento da sua fossa por meses sem fim?
Pensando em facilitar a vida de quem está passando pelo fim de um relacionamento, foi criado um aplicativo chamado KillSwitch. Com ele você pode fazer desaparecer, num passe de mágica, todas as informações sobre o antigo amor.
Olha que coisa linda: ele apaga fotos, vídeos, marcações, posts, mudanças de status de relacionamento... Pronto, nada mais pra você ficar olhando, sofrendo e pensando como tudo era incrível – quando o relacionamento acaba a gente só lembra a parte linda, limpa e sem cheiro.
Mas e se vocês se acertarem, voltarem e você se arrepender de ter deletado todas aquelas lindas fotos dos dois juntos, que contam a história do amor de vocês? O aplicativo guarda tudo isso num álbum secreto, que você pode reativar quando tiver vontade.
Em outras palavras, voce tira a pessoa do seu caminho, mas a coloca quando assim desejar. Não acho que isso seja sensato. Quando relações acabam, que fiquem as lembranças. Tirar algo que te ligue a quem foi (talvez ainda seja) importante, é uma forma, assim entendo, de se proteger, e deixar de ficar lembrando a toda hora.
O melhor seria que as relações jamais acabassem, mas a vida não é assim, um eterno conto de fadas, ou dos irmãs Grimm...
----------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 9 de junho de 2013

Microsoft versus Ipad - Tecnologia

A Microsoft publicou no dia de 23 de maio, um vídeo que mostra o Siri falando que o iPad não funciona tão bem quanto um tablet com o Windows 8. No dia 26, a empresa publicou outro vídeo, onde mostra, sem a voz do Siri, que em alguns pontos, o Windows 8 RT que roda em tablets pode fazer mais do que o iOS do gadget da Apple.
No caso, o tablet que é comparado é um ASUS VivoTab RT ao lado do iPad de quarta geração, o de dez polegadas. Primeiro, a comparação mostra o tamanho de ambos os aparelhos, incluindo o peso. Seguindo, alguns aplicativos são apresentados e, principalmente, a falta de um Office completo do lado da Apple e também a possibilidade de rodar dois apps ao mesmo tempo na tela, algo que não é possível no iOS.
Por fim, a peça publicitária apresenta o leitor de cartões microSD, que no iPad só existe por meio de um adaptador comprado separadamente, além da limitação de impressoras que o tablet da Apple pode trabalhar. O iOS reconhece apenas algumas impressoras que trabalham com o AirPrint, enquanto o Windows trabalha com mais modelos.
Este vídeo não mostra o humor que o anterior exibiu, mas, certamente, é melhor mostrar o que um tablet com Windows 8 pode fazer, do que apresentar alguns atores e pessoas contratadas dançando com um Surface nas mãos. Não é? Você compra um tablet para usar, não para dançar.
Realmente, quem vai comprar um tablet, não vai querer dançar com um. Prefiro alguém que seja sensível ao toque, mas que suas reações não sejam necessariamente as provenientes de comandos programados e previstos. Viva as boas surpresas...
----------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 8 de junho de 2013

Será que foi mesmo? - Entretenimento/Abuso

A atriz norte-americana Amanda disse no dia 25 do mês passado em seu perfil no Twitter, que havia sido atacada sexualmente pelo policial que a deteve no dia 23, por acusação de posse ilegal de maconha. Ela também disse que as acusações são falsas. "Não acredite nas notícias sobre minha prisão. É tudo mentira. Eu fui sexualmente atacada por um dos policias na noite de anteontem, que depois me prendeu. Ele mentiu e disse que eu joguei um 'bong' pela janela quando eu abri para tomar um ar. Hilário. Ele bateu na minha vagina. Assédio sexual", escreveu a artista no Twitter. Ela já atuou em filmes como "A mentira" (2010), "Ela é o cara" (2006) e "Hairspray: Em busca da fama" (2007).
Amanda Bynes (Foto: AP) Amanda Bynes se apresentou a uma corte em Nova York na sexta-feira (24) e negou as acusações de posse de maconha e de ter arremessado um "bong" (utensílio usado para fumar maconha) pela janela de seu apartamento, no 36º andar de um prédio em Manhattan, ao ser detida.
A atriz, que fez sucesso quando criança no canal Nickelodeon, chegou ao tribunal usando calça cinza de moletom, camisa preta de manga comprida e uma peruca loira despenteada. Ela foi solta sem ter de pagar fiança depois de ter passado a noite na prisão, após ser detida na quinta-feira.
Bynes foi indiciada por posse ilegal de maconha, comportamento descuidado e tentativa de adulteração de provas físicas, de acordo com documentos judiciais. Todos esses supostos delitos são classificados como contravenções, e não como crimes.
Ela já teve vários problemas com a Justiça no ano passado e está em liberdade condicional por dirigir com a carteira suspensa, na Califórnia. Ela terá de retornar à corte em 9 de julho. Em setembro de 2012, Bynes foi fotografada em Los Angeles usando o que parece ser um cachimbo de maconha dentro de seu veículo.
Além de estar com a carteira de motorista suspensa após se recusar a fazer um teste de sobriedade quando foi detida pela polícia por dirigir aparentemente bêbada, a atriz também enfrenta duas acusações de ter batido em carros e fugido do local.
Bem, que fique para a justiça entender se ocorreu algo ou não, se ela é ou não culpada, e se foi de fato ou não molestada. Muitas vezes um comentário pode dar a ideia de abuso. Não sei se houve algum exame clínico, mas enfim, vamos ver no que vai dar...
----------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 7 de junho de 2013

H7N9: Sabe o que é? - Saúde


A nova cepa do vírus da gripe aviária apareceu em março deste ano, no leste da China, infectando 131 pessoas e matando 36. A maioria dos doentes havia tido contato com aves, indicando que a irradiação havia se dado a partir desses animais. Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dizia não haver indícios de transmissão entre humanos.
Nesta pesquisa, os cientistas infectaram seis furões com o novo vírus. Um dia depois, três furões sadios foram colocados na mesma jaula que os infectados, e outros três em uma jaula vizinha. Os três que estavam na mesma jaula contraíram a doença. Um dos animais da jaula vizinha também foi infectado, demonstrando que a transmissão pode se dar inclusive pelo ar.
Segundo os pesquisadores, isso pode significar que, em situações semelhantes, a doença também poderia ser transmitida entre seres humanos. "As descobertas sugerem que uma ameaça de pandemia não pode ser excluída", disse a equipe de pesquisa, comandada pelo biólogo Yi Guan.
Os cientistas descobriram que alguns animais contaminados não desenvolveram febre e outros sinais clínicos, indicando que infecções sem sintomas entre humanos são possíveis. Isso tornaria o vírus ainda mais difícil de detectar e de controlar.
Outra experiência mostra que o vírus também pode contaminar porcos, mas não tem como ser transmitido entre eles ou deles para outros animais. Mesmo assim, a equipe pediu às autoridades para manter a vigilância e evitar uma mutação que resulte em um vírus mais perigoso.
A OMS considerou o estudo bom, mas advertiu que deve-se tomar cuidado com a interpretação dos resultados desse tipo de pesquisa. "Estudos como esse são realmente úteis para aumentar o conhecimento geral, e este é muito útil para saber que, sob condições de laboratório, este vírus poderia transferir-se de pessoa para pessoa", disse o principal porta-voz da OMS, Gregory Hartl.
O H7N9 apresentou sintomas relativamente brandos nos furões, e todos eles se recuperaram em no máximo sete dias, segundo o estudo. Os pesquisadores disseram que os pacientes humanos que morreram em decorrência da doença tinham outras complicações de saúde.
Há poucos dias, a OMS disse que o H7N9 parecia ter sido controlado na China graças a restrições impostas a mercados de aves. Nenhum novo caso foi registrado desde o começo de maio.
Cada vez mais avançamos na saúde, mas somos surpreendidos por novos vírus e suas variantes. Controlar sua expansão nos faz pensar que devemos repensar em muitas coisas. Não é uma tarefa fácil, mas rever formas e processos é um indicativo. Mas isso, em momento oportuno, volto a discutir neste espaço...
----------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 6 de junho de 2013

E tuas pernas servem para algo mais... - Polêmica/Campanha


Pois é, pode soar estranho, e realmente o é. Mas a polêmica causou embaraço e pedido de explicações do governo Colombiano. Deixe-me explicar...
O governo da Colômbia, pediu explicações ao Exercito, pela distribuição de um artefato aos moradores de Bolívar. O objetivo era de alertar para o perigo das minas terrestres.
Afinal, existe uma preocupação, pois a região é foco do conflito de grupos paramilitares (FARC), que ainda trava, apesar de várias baixas, processo contra o Governo constitucionalmente instituído. Como estratégia de guerrilha, os combatentes (não vou entrar no mérito da disputa) espalham minas terrestres, e as regiões acabam sendo um perigo para quem nela habita ou transita.
Mas, voltando ao assunto, houve a distribuição de chaveiros. Isso seria um gesto simpático do exercito, com a preocupação em alertar a população para os riscos contra suas vidas da região. Vinha com um alerta: "Por que sus piernas sirven para algo mas que caminar" (por que suas pernas servem para algo mais que caminhar).
O problema é a imagem, que mostra um homem tirando o sutiã de uma mulher com os pés (nunca tentei isso). Pode parecer (e é) apelativo, mas fixa a ideia do que temos abaixo da linha da cintura...

----------------------------------------------------------------------------------------