Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

05 - Prostituição em Viseu - Economia/Sociedade/Comportamento


Apesar da celeuma, a polícia não chegou a fechar nenhuma boate nem deportar ninguém. Acontece que a prostituição não é proibida em Portugal. Mesmo durante a longeva e recatada ditadura de Antônio Salazar, entre os anos 1930 e 70 do século passado, inúmeros bordéis quadriculavam o país - e numerosas profissionais rodavam tranquilamente a bolsa nas ruas de Lisboa. Já durante o regime democrático, instaurado em 1974 pela Revolução dos Cravos, a prostituição foi despenalizada (em 1983), mas desde então reina uma ambiguidade jurídica. Se vender o próprio corpo não é proibido, constitui crime um terceiro lucrar, promover ou encorajar o meretrício.
O que não impediu que, há dez anos, o maior dono de inferninhos de Bragança ficasse mais famoso que o prefeito da cidade - e, sendo a política o que é e os seres humanos o que são, também se tornasse muito mais popular. Um dia, Manuel Podence foi interpelado na rua por uma colérica "mãe de Bragança." Ela espumou em plena calçada, para todo mundo ouvir: "O que é que a serigaita que está a desencaminhar meu marido tem que eu não tenho?" Resposta impávida: "Quinze quilos a menos".

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

04 - Prostituição em Viseu - Economia/Sociedade/Comportamento

Mas em Portugal ninguém acredita que as "esposasdeviseu" tenham capitulado e tirado o time de campo. Pelo contrário: o contra-ataque dos denunciados jogou mais lenha na fogueira, polarizando de vez a opinião pública. Sílvia Oliveira, também moradora da Quinta do Grilo e igualmente casada, e com filhos, considera que a divulgação das placas chega a ser "ridícula". E acrescenta: "Me faz lembrar aquela história das Mães de Bragança, incrivelmente paroquiana". Por todo o país, inúmeros portugueses fazem a mesma associação. Afinal, foi há precisamente dez anos que a cidade de Bragança, com características semelhantes às de Viseu, se viu engolfada numa constrangedora notoriedade internacional. O escândalo atingiu tais proporções que acabou na capa da revista americana Time - e muita gente receia que agora a história se repita, mais como farsa que como tragédia.
Em 2003, um contingente de 300 prostitutas brasileiras desembarcou em Bragança e virou de ponta-cabeça o cotidiano do até então letárgico município de 27 mil habitantes. Proliferaram as casas de strip-tease e os bordéis. Ultrajadas por perderem seus maridos para "aquelas vagabundas", como uma delas vociferou à Time, um grupo de mulheres criou o movimento Mães de Bragança, com manifesto e tudo. O movimento passou a bombardear as autoridades com abaixo-assinados e manifestações estridentes. Na época não havia Facebook...

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

03 - Prostituição em Viseu - Economia/Sociedade/Comportamento

Cinquenta mulheres - na esmagadora maioria, brasileiras em situação ilegal - vendem seus corpos nos prédios da Quinta do Grilo. Ficam ali desde a manhã até o último cliente, madrugada adentro. Nunca dormem no local. Os proprietários dos apartamentos não põem os pés no bairro e cobram de cada profissional 20 (R$ 50) por dia. Em cada um trabalham seis moças.
A retaliação das "esposasdeviseu" está longe de ser consensual - mesmo entre as esposas de Viseu. Isabel Machado é casada, vive há três anos no bairro e reconhece que por vezes chega a "ser embaraçoso" entrar e sair de casa, por causa da presença sôfrega de homens em busca de "ajuda profissional". No entanto, ressalva que a origem das listas de placas não é fidedigna e "poderá até servir como vingança pessoal para prejudicar alguém que nem sequer sabe do que se trata". Carlos Vieira, da Olho Vivo, uma ONG que presta apoio a prostitutas e imigrantes ilegais, lembra que há vários dispositivos legais aos quais os moradores podem recorrer e "a exposição online viola o direito à privacidade".
Dito e feito: a PSP de Viseu acabou recebendo queixas de duas pessoas - um homem e uma mulher - cujas placas foram expostas. Os visados acusam os autores do blog de violação de privacidade. No mesmo dia, o site saiu do ar. O ministério público acolheu as reclamações e abriu inquérito para apurar responsabilidades.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

02 - Prostituição em Viseu - Economia/Sociedade/Comportamento

Há meses a cena se repete todo santo dia na Quinta do Grilo, para indignação dos moradores da área, que já ficou conhecida como "Bairro da Luz Vermelha". É uma alusão ao Red Light District, de Amsterdã, onde há décadas prostitutas apregoam seus corpos e se pavoneiam nas janelas como se estivessem em vitrines - o que se tornou atração turística da cidade holandesa.
Depois dos enésimos abaixo-assinados e queixas na Polícia de Segurança Pública (PSP), no mês passado algumas residentes da Quinta do Grilo resolveram comprar a briga e pegar pesado. Criaram um blog intitulado "esposasdeviseu" e começaram a divulgar placa, marca e cor dos carros dos clientes das prostitutas. Desde então, quase 300 placas foram expostas online.
No blog, anônimo, as responsáveis ameaçavam estender as denúncias ao Facebook, para que se "saiba devidamente quem são os homens porcos de Viseu que enganam as conterrâneas e tiram a comida da mesa para gastar com prostitutas". A iniciativa causou um impacto sísmico nas redes sociais. Em Portugal não se fala de outra coisa. Para se ter uma ideia, até agora a única distinção de Viseu era ser conhecida como "a cidade das rotatórias" - o município possui nada menos que 197 em seu modesto perímetro urbano, quase uma a cada esquina.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

01 - Prostituição em Viseu - Economia/Sociedade/Comportamento


O bairro é a Quinta do Grilo, em Viseu, uma provinciana cidade do centro de Portugal, com 47 mil habitantes. Em um bloco de apartamentos numa rua próxima ao Hospital de São Teotônio, panos vermelhos pendem das janelas do térreo e do primeiro andar, profusamente iluminadas - um sinal codificado de que ali se vende sexo.
 A música em alto volume - sertaneja brasileira - jorra para a calçada, enquanto mulheres seminuas abrem e fecham as vidraças, perfeitamente visíveis do exterior. São 10h15 da noite. Uma jovem de longos cabelos pretos se debruça na janela, de sutiã, e aponta um pequeno laser para um dos carros estacionados. 
Um homem idoso sai do veículo e se esgueira para o prédio. Regressa meia hora depois, lépido e fagueiro. 
Está começando mais um dia de  vida agitada

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Acima do bem... - Sociedade/Politica


Não gosto muito de ficar repassando alguns textos que encontro, para não ferir o direito autoral, mas recebi este material de uma rede social, achei perfeito, apesar de fugir à minha ideia que é ter assuntos globais. A soberba é universal, poderosos fazem uso sempre. Os não tão poderosos, também acham que podem. Governantes, que saibamos como escolher quem irá governar ou legislar, estamos carentes de bons políticos preocupados com os governos, e não apenas com os amigos...

Não foi exatamente tranqüilo o início do voo 455 da Air France que decolou de São Paulo para Paris. A responsável pela trepidação foi Marta Suplicy, que ia para a China, com escala em Paris. Ao embarcar, o casal Marta e Luis Favre relaxou e decidiu não passar pela revista de bagagem de mão feita por raios X. 
Os Favre furaram a fila da Polícia Federal. Vários passageiros se revoltaram. Marta respondeu que, no Brasil, as autoridades não estão obrigadas a cumprir as exigências que recaem sobre os brasileiros comuns. Os passageiros "não relaxaram" com a explicação. Continuaram a reclamar, mesmo com todos já embarcados. 
Deu-se, então, o inusitado: o comandante do Boeing 777, um francês, que mais parecia oficial da famosa e inesquecível "Legião Estrangeira", daqueles soldados que ao cumprimentarem batem os calcanhares das botas e se inclinam respeitosamente, saiu da cabine do avião, chamou a segurança do aeroporto, mandou abrir as portas da aeronave, e avisou com voz solene, em português mas com forte sotaque francês, o seguinte: - Boa noite senhores passageiros. Aqui quem fala é o Comandante. Comunico que o avião não irá decolar enquanto o casal, um que se encontra na classe executiva e outro na primeira classe, não sair dos seus assentos e, levando duas bagagens de mão, passarem pelos equipamentos de raios-X. Os seguranças do aeroporto irão acompanhá-los até o local dos equipamentos. 
Marta Suplicy deixou seu assento na primeira classe (Favre estava na executiva) e, azul de raiva, com a cara de bunda, escoltada pelos seguranças foi cumprir a ordem do comandante. Nesse instante, os passageiros 'relaxaram e gozaram', com grande alarido, e aplaudiram o comandante. A viagem transcorreu num clima de festa para os passageiros, e de velório para a dupla de pobres arrogantes. 
(Fonte: O Globo, coluna Lauro Jardim)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

06 - E se também esqueceu o notebook além do celular? E agora? - Tecnologia

O Prey Project é um aplicativo gratuito (que funciona tanto em Windows, Linux, Mac e Android) muito útil nos dias de hoje que possibilita o rastreamento de computadores ou celulares roubados/perdidos. Pode ser baixado no site: http://www.preyproject.com .
Antes de começar o download da instalação, você deve selecionar o seu Sistema Operacional. Feito isso será requisitado que você crie um usuário que lhe dará acesso ao painel de monitoramente do aplicativo, que é acessado através do site do programa. Este seu usuário lhe permitirá ainda o uso e rastreiamento gratuito de até dois dispositivos adicionais (planos adicionais pagos no site do programa permitem o rastreamento de mais dispositivos adicionais, podendo rastrear até 500 dispositivos).
O Prey Project enviará a localização do seu dispositivo para o painel de monitoramento a cada 10 minutos (tempo este padrão que pode ser alterado no painel de monitoramento) após você ter dado o dispositivo como roubado ou perdido no site (feito facilmente através do painel de controle, mudando o status do dispositivo para “Missing”). Esta localização aparece no painel de monitoramente através de mapas do Google Maps.
O programa ainda faz o uso da câmera dos dispositivos para registrar o local aonde ele estiver sendo usado, possibilitando o registro da pessoa que estiver usando seu dispositivo indevidamente. Ele ainda registra um log com todos arquivos e configurações que forem alterados no dispositivo.
Atenção: Vale lembrar que este rastreamento só será possível se o dispostivo após ter sido roubado/perdido for conectado à Internet e o Prey Project ainda estiver instalado no mesmo.
Agora, cá entre nós, o melhor mesmo é prestar atenção onde deixamos nossas coisas, e evitemos o que muitos fazem, de ficar dependentes da tecnologia, achando que devem se comunicar à todo instante, e muito pior, gostar de exibir seus mimos de alta tecnologia para as demais pessoas, mesmo àquelas que não temos nenhuma intimidade...

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

05 - Esqueceu o celular em casa, e agora? - Tecnologia


O Android Lost é um app para Android que tem um simples objetivo: localizar seu dispositivo em caso de perda ou roubo. Além de fornecer a sua localização pelo GPS, irá permitir que realize uma série de ações para descobrir quem está com ele.
Para que funcione corretamente, é necessária uma configuração prévia. Assim, se acontecer algo com seu dispositivo, você conseguirá localizá-lo e acessar seus dados para apagar o que não deve ser usado por terceiros.
Entre os recursos que ele apresenta, é possível ler mensagens enviadas e recebidas, além de limpá-las; bloqueio do aparelho; limpeza do cartão SD; fazê-lo tocar um alarme; enviar uma mensagem pop-up; encaminhar as chamadas para outro telefone; iniciar e para conexão 3G ou wi-fi por SMS, instalação remota de apps e outros.
Em caso de constatação de telefone realmente perdido, ele oferece opção para que você restaure as configurações de inicialização do sistema após extrair todos os dados que deseja, uma opção para limpá-lo de forma mais rápida.
Das funções que ele apresenta para descobrir quem está com seu aparelho, as mais eficientes são tirar fotos, tanto com a câmera frontal quanto com a traseira. Destaque também para recurso de fazer seu telefone falar pelo alto falante com quem está detendo-o e bloqueio do aparelho por determinados períodos..
Existem vários apps de localização para smartphones e o Android Lost é com certeza, um para ser testado, pois mais importante que localizá-lo, é ter certeza que conseguirá proteger seus dados e privacidade. Ele vem em inglês, é gratuito e compatível com o Android 2.2 ou superior.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

04 - Esqueceu o celular em casa, e agora? - Tecnologia

O GotYa! é um aplicativo, para Android, que permite descobrir quando alguém tenta acessar o dispositivo. O funcionamento dele ocorre da seguinte forma: ao errar a senha de acesso, o app tira automaticamente uma foto da pessoa (com a câmera frontal) e envia para o seu e-mail ou Facebook com a hora da tentativa de invasão. Para que o programa funcione corretamente, no entanto, é preciso que o seu smartphone tenha algum tipo de bloqueio de tela.
A aplicação permite o controle remoto por SMS. Com ela, o usuário pode bloquear ou desbloquear o aparelho, solicitar a localização no momento, fazer uma chamada, iniciar o toque de um alarme (mesmo com o dispositivo desligado) e receber a notificação da mudança do cartão SIM.
Depois de algumas tentativas sem sucesso, o software permite que o invasor acesse o conteúdo do aparelho. Ele, então, envia a localização com outra fotografia da pessoa que está utilizando o dispositivo no momento. Sendo assim, é possível obter mais dados sobre a pessoa e até localizar o aparelho.
Para que o serviço envie informações de localização, é necessário manter o GPS ligado. Caso contrário, depende do portador ativar o recurso para que consiga receber estes dados. Esta ferramenta é uma alternativa a ser considerada como uma proteção em caso de roubo do gadget. Ela permite controlá-lo mesmo que tenha seu chip mudado e, até mesmo, encontrá-lo. Portanto, faça o download de GotYa! e descubra quem tentou acessar seu dispositivo!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

03 - Esqueceu o celular em casa, e agora? - Tecnologia

O avast! Mobile Security é um app para Android que une duas funções indispensáveis para o seu aparelho: antivírus que protege seus dados pessoais, alerta para URL’s infectadas e impede a invasão do aparelho; e também, um antirroubo, que possibilita que você tenha acesso a diversas funções remotamente. Faça o download grátis e fique seguro. Ele funciona em background, ou seja, fica escondido, invisível, o que o torna difícil de ser encontrado para ser desativado. Essa sua “invisibilidade” é conhecida e recomendada por especialistas em segurança da informação.
Seu antivírus faz varreduras períodicas em seu dispositivo (pré determinadas pelo agendamento) a cada vez que um novo app é reconhecido e sempre que você abrir uma aplicação. Ele também exibe um relatório de análise dos componentes e avisa se algum possui potencial risco de privacidade.

O recurso antirroubo é composto por uma série de funções que permitem bloquear o aparelho caso seja inserido um cartão SIM não autorizado, além de disparar uma sirene. Ele também pode enviar-lhe uma notificação (em um dispositivo secundário) com o novo número de telefone e localização. A aplicação traz consigo um gerenciador de apps, que mostra sua lista de aplicativos em execução, o tamanho (em MB), o uso da CPU, memória ocupada e livre, tarefas e comandos em execução e, a possibilidade de parar ou desisntalá-los.
Uma forma de tornar seu app avast! Mobile Security ainda mais secreto é a possibilidade de renomeá-lo com qualquer outra nomenclatura, como “jogo da sorte”, tornando ainda mais difícil de ser localizado por quem tenha más intenções. Ele vem em inglês, é gratuito e compatível com o Android 2.1 ou superior.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

02 - Esqueceu o celular em casa, e agora? - Tecnologia

Gerenciador de dispositivos Android (ou Android Device Manager) é uma ferramenta online desenvolvida pela Google que informa a localização de seus aparelhos Android. Contando com uma interface simples e objetiva, este mecanismo é facilmente acessado pela sua página na web ou pelo aplicativo do próprio Android. 
Ele funciona exibindo a localização aproximada de tablets e smartphones registrados em sua conta Google, podendo ainda fazê-los tocar remotamente ou apagar todo o conteúdo privado neles, se for necessário. Fácil de utilizar e extremamente prático, este recurso é instrumento útil para encontrar seus dispositivos móveis e, em caso de perda ou roubo, proteger sua intimidade.
Funcionando diretamente do PC pelos navegadores, o Gerenciador de dispositivos Android é uma ferramenta oficial da Google desenvolvida para exibir o endereço, com a ultima localização registrada online, dos dispositivos Android cadastrados em sua conta Google, podendo ainda realizar algumas práticas operações remotamente.
Para acessar este serviço é necessário fazer o login de sua conta Google e habilitar as configurações do sistema de seus aparelhos cadastrados nela, aceitando a permissão para exibição as suas localizações. Com poucos controles, a interface do Android Device Manager, ou Gerenciador de dispositivos Android, permite alternar a exibição do endereço de seus aparelhos clicando na seta próxima ao seu nome do modelo, sendo possível também modificar suas denominações e atualizar as informações sobre a localização, nos dois botões ao lado da indicação do dispositivo selecionado.
Outra excelente funcionalidade desta ferramenta é acionada na opção “Ring”, que executa comandos remotos para que os celulares ou tabletes selecionados toquem, facilitando encontrá-los quando estiverem perdidos. Além disso, enviando uma notificação através de um comando na parte inferior da interface do Gerenciador de dispositivos Android, é possível configurar a permissão para deletar todos os dados em seus aparelhos, resguardando sua privacidade no caso de roubo ou perda.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

01 - Esqueceu o celular em casa, e agora? - Tecnologia

O aplicativo I Forgot Mobile permite ao usuário receber em seu e-mail informações de chamadas perdidas. Por enquanto, ele funciona envia os dados somente para contas do Gmail. É importante lembrar que o telefone deve estar ligado e conectado à internet para o aplicativo funcionar.
O programa é gratuito na versão de demonstração (limitada), mas o pacote de R$ R$ 7 dá direito a mais recursos, como ativá-lo remotamente por meio de chamadas telefônicas. Veja como usá-lo (o passo a passo abaixo foi baseado na versão gratuita).
  1. Com seu smartphone Android, entre no Google Play e procure por "I Forgot Mobile". Depois de encontrá-lo, instale-o no telefone.
  2. Na tela que abre, clique na engrenagem, para realizar as configurações necessárias. Digite seu e-mail no primeiro campo. Sua senha, no segundo. No terceiro, repita o e-mail. Depois, clique no envelope, para receber um e-mail de teste. Depois de receber o e-mail, clique na imagem de disquete para salvar suas informações.
  3. Volte à tela inicial e, em "IFM Switch", troque a configuração "Off" por "On".
  4. Agora, quando você esquecer seu telefone em qualquer lugar, receberá um e-mail a cada ligação perdida – desde que o telefone esteja ligado

domingo, 16 de fevereiro de 2014

02 - Mais uma pesquisa sobre sexo... - Sociedade/Educação

Além da falta de conversa, um dos aspectos que colabora para a insatisfação sexual, de acordo com a psiquiatra, é não admitir quando se tem um problema - mais de 60% dos brasileiros estão nessa situação (65% dos homens e 63% das mulheres). Em termos de frequência, no entanto, os brasileiros até apresentam bons resultados: 82% fazem sexo ao menos uma vez por semana. E 12% dos homens e 5% das mulheres transam diariamente.
Entre os entrevistados, 63% dos homens e 72% das mulheres dizem que seu humor melhora quando têm relações sexuais. E, para 59% dos homens e 67% das mulheres, o sexo é uma arma poderosa contra o estresse.
Um quarto dos brasileiros acredita que ter relações sexuais faz com que se sintam mais atraentes. Aliás, em termos de autoestima, não estamos mal: mais de 60% dos pesquisados estão satisfeitos com os aspectos físicos que garantem uma boa vida sexual.
O estudo também comparou os dados do Brasil com os de 36 outros países. Em relação a indivíduos de outras nacionalidades, os brasileiros se mostram mais adeptos a variedades: 50% recebem sexo oral (contra 33%, no resultado global) e 48% fazem sexo oral (contra 32%).
Já em relação ao uso de apetrechos, o brasileiro perde para a média global: 17%, no país, recorrem a artigos para melhorar o sexo, contra 22% da média global. "Mas esse resultado mostra uma evolução: há dez anos a proporção era de 2 ou 4%", observa Abdo, que já coordenou outras pesquisas sobre as práticas sexuais dos brasileiros.
Não sei a base e o universo avaliado, existem muitas falhas a meu ver. Podemos ver faixas específicas que irão apontar para um resultado final. Mas, de qualquer forma entendo que pesquisas são pesquisas e poucas de fato conseguem capturar um momento que possa ser aplicado de fato a um universo, ao invés de um grupo que sugere tais resultados...

sábado, 15 de fevereiro de 2014

01 - Mais uma pesquisa sobre sexo... - Sociedade/Educação

Como está sua vida sexual? Satisfatória, ótima ou medíocre? Metade, ou 51%, dos brasileiros está insatisfeita com sua vida sexual, segundo pesquisa divulgada. O levantamento, patrocinado por um fabricante de preservativos, também mostra que 62% dos homens relatam dificuldades em manter a ereção, e apenas 22% das mulheres conseguem chegar ao orgasmo sempre que tem relações sexuais. A Durex Global Sex Survey analisou entrevistas com 1004 homens e mulheres no país, com idades entre 18 e 65 anos. Do total, 880 são heterossexuais. E a maioria (89%) dos participantes estava em união estável no momento da pesquisa.
Os resultados foram apresentados pela psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (ProSex). De acordo com a especialista, o grande problema da vida sexual dos brasileiros é a falta de comunicação. "Situações que poderiam ser facilmente resolvidas acabam se tornando um problema", diz.
As consequências da falta de diálogo entre os parceiros em relação a preferências e dificuldades ficam claras nos resultados da pesquisa: as pessoas dedicam pouco tempo às preliminares (a maioria - 40% - dedica no máximo 15 minutos para isso), têm relações muito rápidas (13% finaliza o ato em no máximo 5 minutos) e as mulheres penam para ter orgasmo, principalmente as mais novas. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

E o Facebook vai perdendo espaço entre jovens... - Tecnologia

O número de internautas de 13 a 17 anos que usa o Facebook nos Estados Unidos diminuiu 3,3 milhões nos últimos três anos. A quantidade de jovens caiu de 13,1 milhões (8,9% do total) em 2011 para 9,8 milhões (5,4%) em 2014. As informações são de um estudo divulgado pela consultoria especializada iStrategy.
De acordo com outro estudo, feito pela consultoria ComScore e divulgado pelo próprio Facebook, a realidade no Brasil é diferente. Nessa pesquisa, realizada entre outubro de 2012 e 2013, o número de usuários na faixa etária de 15 a 24 mais que dobrou, passando de 8,7 milhões para 18,1 milhões.
Mudanças no Facebook nos EUA  - 2011 2014
. Até 17 anos 13,1 mi 9,8 mi
. Mais de 55 anos 15,5 mi 28 mi
. Entre 18 e 24 anos 31% do total 23,2%
. Entre 34 e 54 anos 27% do total 31,1%
No levantamento realizado pela iStrategy, nos Estados Unidos, o objetivo era demonstrar que a faixa etária dos usuários do Facebook tem envelhecido, e não exibir um possível fluxo de migração com para outras plataformas. Esse critério foi adotado porque não é possível desprezar, por exemplo, que parte dos usuários que foram registrados em 2011 já envelheceram e mudaram de categoria naturalmente.
A pesquisa também mostrou que o público que mais cresceu entre os usuários americanos tem mais de 55 anos. Com aumento de 80,5%, essa categoria saltou de 15,5 milhões (10,6% do total) de pessoas para 28 milhões (15,6% do total). 

A faixa etária mais popular mudou nos últimos três anos entre os usuários dos EUA. Em 2012, o público com idade entre 18 e 24 anos representava 30,9% de todos os usuários. Já em 2014, os líderes são os internautas entre 34 e 54 anos, com 31,1% do total.
Uma pesquisa recente, realizada pela instituição britânica UCL (University College London), traz dados que reforçam as descobertas do estudo da iStrategy. Segundo o levantamento britânico, o Facebook está "morto e sepultado" entre os adolescentes mais velhos (de 16 a 18 anos). Conforme os mais velhos aderem à rede social, esses jovens migram para Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Yes, nós temos Castelos - Política/Economia


Castelo avaliado em R$ 25 milhões do ex-corregedor da Câmara e deputado federal Edmar Moreira (na época no DEM-MG, hoje no PR) no distrito de Carlos Alves, em São João Nepomuceno (MG). O parlamentar não declarou à Receita, nem à Justiça Eleitoral, o valor do imóvel, que foi descoberto em 2009. Na época, Edmar afirmou que a propriedade foi passada para seus filhos em 1993.
A propriedade agora, está à venda e fica na cidade de São João Nepomuceno (318 quilômetros de Belo Horizonte). O imóvel ficou conhecido quando o pai do parlamentar, o ex-deputado Edmar Moreira (PSDB), foi acusado de não ter declarado o castelo em sua prestação de contas na campanha eleitoral de 2006, alegando que a fazenda estava em nome de seus filhos.
Os interessados na fazenda só podem visitar o castelo após apresentar uma "carta de intenções de compra" com o valor proposto. O documento deve conter firma reconhecida em cartório e só então será enviado ao deputado, que aí então vai avaliar se a oferta interessa e autorizar a visita ao local. De acordo com o corretor, o imóvel rural tem atraído curiosos e investidores que pensam em montar ali um hotel.
O castelo tem 7.500 metros quadrados de área construída, e foi erguido entre 1982 e 1990. O conjunto arquitetônico tem pelo menos 36 suítes com closet e sistema individual de ar condicionado. Os banheiros são revestidos com mármore. Há heliporto na propriedade.
Anúncios disponíveis na internet informam que há "dez dependências para serviçais e garagem coberta" e complexo aquático com sauna, piscina aquecida, hidromassagem, vestiários e ampla área para convenções. A fazenda tem 192 hectares com curral e gado leiteiro. Tem ainda "pista de eventos para animais com capacidade para até 8.000 pessoas".

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

10 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

8º LUGAR - A estatal Garuda Indonesia é a maior companhia do país asiático


9º lugar - Turkish Airlines - A aérea turca foi criada em 1933 e opera voos de São Paulo com destino a Istambul (Turquia)


10º LUGAR - Fundada em 1920, a australiana Qantas Airways é a terceira companhia aérea mais antiga do mundo

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

09 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

5º LUGAR - A ASIANA AIRLINES, empresa da Coreia do Sul foi criada em 1988, e atua na Ásia, Europa, Oceania e Estados Unidos, mas ainda não tem voos na América do Sul.

6º LUGAR - A Cathay Pacific foi criada em 1946 originalmente em Xangai (China), e depois teve a sede transferida para Hong Kong

7º LUGAR - Etihad Airways: A companhia dos Emirados Árabes Unidos começou suas operações em 2003

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

08 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

3º LUGAR - A Singapore Airlines ficou na 3ª colocação pela segunda vez seguida. A única cidade onde atua na América do Sul é São Paulo, de onde voa para Barcelona (Espanha) e Cingapura


4º LUGAR - ALL NIPPON AIRWAYS (ANA) - A companhia japonesa foi criada em 1952 e têm voos na Ásia, Europa e América do Norte. A empresa possui um voo no Brasil (são Paulo x Londres) em uma parceria com a TAM

domingo, 9 de fevereiro de 2014

07 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

Agora vamos falar as 10 melhores empresas aéreas do mundo em 2013

1º LUGAR - A Emirates foi eleita a melhor empresa aérea do mundo pelo 'Oscar' da aviação ("Skytrax World Airline Awards"). Foram avaliadas mais de 200 empresas aéreas do mundo todo, em quesitos como serviço de bordo, check-in, conforto e comida.
A primeira classe da Emirates abriga oito suítes privativas (com porta e sinal de 'Do Not Disturb') onde o passageiro pode encontrar um minibar repleto de snacks, pijama, chinelos, armário para ternos, espelho, penteadeira e tela LCD de 23 polegadas

2º LUGAR - A Qatar Airways, que havia sido eleita a melhor do mundo nos últimos dois anos, ficou com a segunda colocação em 2013. A empresa é metade privada e metade do governo do Qatar. Criada em janeiro de 1994, a Qatar Airways cresceu rapidamente, chegando aos atuais 117 destinos --entre eles, São Paulo e Buenos Aires, na América do Sul. De São Paulo, por exemplo, é possível viajar a vários destinos da Europa, Ásia e Oceania, sempre com escala em Doha, onde fica a sede da empresa e seu luxuoso terminal no aeroporto

sábado, 8 de fevereiro de 2014

06 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

14º LUGAR: ROYAL AIR MAROC, NOTA 46,5 - Em 14º lugar entre as piores companhias aéreas do mundo, segundo o Business Insider, aparece a empresa do Marrocos. A empresa tem um acordo com a União Europeia, o que ajuda a levar turistas para o país. Sua avaliação ruim se deve, principalmente, à presença de poucos tripulantes durante os voos.


15º LUGAR: NEPAL AIRLINES, NOTA 46,7 - Os pontos fracos da companhia aérea, segundo o levantamento, são as refeições e o atendimento dos funcionários para as solicitações dos passageiros. Além disso, o histórico da companhia é um pouco incomum: a empresa confirmou ter sacrificado dois bodes, em 2007, para agradar a um deus hindu após uma série de problemas técnicos em suas aeronaves



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

05 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

11º LUGAR: SPIRIT, NOTA 45 - Para quem vai viajar na classe econômica, entre as piores companhias aparece a Spirit, que tem voos nos EUA, Caribe, Bahamas e América Latina, e se define como "de ultra baixo custo". Segundo a Business Insider, a companhia é conhecida por cobrar taxas absurdas por serviços adicionais e por sua política de não pagar nenhum tipo de reembolso

12/13º LUGAR: PEGASUS AIRLINE, NOTA 45,8 (EMPATE) - A empresa de aviação de baixo custo é também a segunda maior companhia aérea da Turquia. Não conseguiu nenhuma avaliação acima de três estrelas, mas o cenário pode melhorar: a empresa se prepara para abrir capital na Turquia, pretende criar novas rotas para Doha e Atenas e adquirir aviões da Airbus para complementar sua frota de Boeings


12/13º LUGAR: TAAG LINHAS AÉREAS DE ANGOLA, NOTA 45,8 (EMPATE) - A empresa angolana já chegou a ser completamente banida do espaço aéreo europeu e, durante esse período, "alugou" aviões (com equipe e seguro) da South African Airlines para manter seus voos de longa distância. A decisão já foi parcialmente suspensa. Anunciou recentemente que pretende aumentar o número de voos para Cuba e Zimbábue. Os passageiros ouvidos pela pesquisa deram para a empresa nota 3,5, de um total de 10

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

04 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

9º LUGAR: TAJIK AIR, NOTA 43,3 - Pra quem vai viajar de classe econômica, a nona pior empresa aérea é do Tadjiquistão. Ela foi mal avaliada por não oferecer conforto nos voos, nem uma boa interação dos tripulantes com os passageiros. O último acidente fatal envolvendo a companhia aconteceu em 1997, quando os 79 passageiros e seis de sete tripulantes morreram em um voo que acontecia entre o Tajiquistão e os Emirados Árabes. Dois acidentes em 1993 deixaram mais de 120 mortos


10º LUGAR: SYRIAN AIR, NOTA 44,8 - No ranking de piores empresas aéreas do mundo do site Business Insider, a Syrian Air aparece em 10º lugar. A empresa reduziu muito a quantidade de voos desde o início dos conflitos no país, devido a sanções impostas pela União Europeia. Em 2012, um de seus aviões bateu em um helicóptero militar, voando sobre Damasco. O avião, com 200 a bordo, pousou em segurança, mas o helicóptero ficou destruído

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

03 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

6º LUGAR: BULGARIA AIR, NOTA 41,8 - Em sexto lugar no ranking das piores companhias aéreas do mundo para viajar em classe econômica, segundo o site de negócio Business Insider, ficou a empresa búlgara, fundada em 2002 e com frota de 18 aviões. Recentemente passou a operar voos de baixo custo para Amsterdã, o que deve facilitar a conexão com EUA, Canadá e o restante da Europa. Sua nota baixa se deve à qualidade dos "acessórios" (como cobertas e travesseiros), eficiência dos serviços e dificuldade dos funcionários em falar outros idiomas


7º LUGAR: ROSSIYA AIRLINES, NOTA 42,7 - Para quem vai viajar na classe econômica, a sétima pior companhia aérea do mundo é da Rússia. Com sede em São Petersburgo, a empresa renovou recentemente sua frota, formada principalmente por aeronaves da Airbus, mas também com alguns modelos da Boeing e de fabricação russa. Em 2010, fundiu-se com a Aeroflot Mitya Aleshkovsky


8º LUGAR: ICELAND EXPRESS, NOTA 42,8 - O oitavo lugar entre as piores companhias aéreas do mundo para viajar em classe econômica, segundo o Business Insider, é da companhia aérea de baixo custo que conecta a capital da Islândia (Reykjavík) a cidades europeias e a Boston, nos EUA. Sua pequena frota é composta por dois Airbus A320. A empresa foi mal avaliada devido ao serviço de refeições, falta de equipe a bordo e assistência durante o embarque. Em outubro de 2012, foi comprada pela polonesa WOW Airlines

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

02 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

4º LUGAR: UZBEKISTAN AIRWAYS, NOTA 37,5 - O quarto lugar no ranking das piores companhias aéreas do mundo para viajar em classe econômica, segundo o site de negócio Business Insider, ficou com a empresa do Uzbequistão, país da Ásia central. Desde o seu primeiro voo, em 1992, a Uzbekistan Airways teve três acidentes fatais, com um total de 54 mortos. A companhia recebeu nota baixa pelo serviço de entretenimento em voo, qualidade dos "acessórios" (como cobertas e travesseiros) e resposta dos funcionários a pedidos de passageiros


5º LUGAR: AIR KORYO, NOTA 39,2 - Os voos da companhia aérea estatal norte-coreana receberam uma baixa avaliação dos passageiros por motivos compreensíveis: as viagens incluem "música de marcha revolucionária" e os alimentos são descritos nos cardápios dos voos como "comestíveis" -e só. A empresa tenta atualizar sua velha frota, e deve comprar novos aviões da Rússia devido a sanções dos EUA e da União Europeia

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

01 - Piores e Melhores: Aviação - Economia/Turismo

O site de negócios Business Insider elegeu as piores companhias aéreas do mundo para fazer uma viagem longa em classe econômica. Para tanto, usou opiniões de usuários e avaliações de itens como conforto da poltrona, entretenimento a bordo, limpeza e condições da cabine, qualidade das refeições e eficiência dos serviços. Todos os dados foram tirados do ranking Skytrax, uma espécie de "Oscar" da aviação. Cada companhia recebeu uma nota de zero a cem.


1º LUGAR: TURKMENISTAN AIRLINES, NOTA 30,8 - O primeiro lugar no ranking das piores companhias aéreas do mundo para viajar em classe econômica, segundo o Business Insider, ficou com a empresa do Turcomenistão, país da Ásia central. A companhia é a primeira de um país da ex-URSS a usar aeronaves Boeing e a ter todos os pilotos de voos internacionais treinados no Ocidente. Recebeu notas ruins para serviço de entretenimento a bordo, conforto das poltronas, eficiência dos serviços, resposta dos funcionários a pedidos dos passageiros, e habilidade dos funcionários com idiomas estrangeiros

2º LUGAR: SUDAN AIRWAYS, NOTA 33,3 - Para quem vai viajar na classe econômica, a segunda pior companhia aérea do mundo é a Sudan Airways, segundo levantamento do Business Insider. Só recebeu uma nota razoável pelo conforto das poltronas, mas foi mal em todas os demais itens avaliados. A empresa opera voos dentro do Sudão, na África e no Oriente Médio, e está banida da União Europeia


3º LUGAR: UKRAINE INTERNATIONAL AIRLINE, NOTA 36,3 - A companhia da Ucrânia, com sede em Kiev, opera voos para mais de 60 destinos na Europa, Oriente Médio e Ásia. Recebeu boa avaliações de passageiros, mas foi muito mal em itens como limpeza e segurança. Foi em seus aviões que o papa João Paulo 2º viajou pela Ucrânia

domingo, 2 de fevereiro de 2014

02 - Podemos perder Mercúrio - Astronomia

O caos ocorrido com sua órbita, ainda segundo o estudo, encontra paralelo também com a órbita de Marte (um dos planetas mais leves de nosso sistema).
Os astrônomos autores da pesquisa afirmam que a tendência apontada por eles foi possível de ser observada também em outros sistemas extra-solares, nas órbitas dos chamados planetas do tipo Júpiter quente (classe de planetas extrassolares que possuem massa similar à de Júpiter).
Mercúrio encolhe
Cientistas afirmam que o encolhimento do planeta é da ordem de 11,4 quilômetros em seu diâmetro, e que ele teria diminuído isso desde a criação do Sistema Solar, 4,5 bilhões de anos atrás. Dados de pesquisas anteriores apontavam um encolhimento em apenas dois ou três quilômetros em seu diâmetro.
A razão para isso estaria na composição do planeta, que vem esfriando ao longo dos anos.
Órbita de Mercúrio dura 88 dias e a distância máxima do planeta ao Sol é de 77 milhões de quilômetros (Afélio) e a mínima é de 46 milhões (Periélio), sendo uma órbita bem excêntrica