Total de visualizações de página

domingo, 31 de agosto de 2014

Manifesto de uma Juíza para o Bolsa Família - Política

Recebi o material, o qual coloco na íntegra, como objeto de análise. Apesar de ter minha visão pessoal da política, a prática populista e assistencialista, é parte do desenvolvimento político ao qual estamos, infelizmente acostumados, e exauridos, nos furtando de contestar, ou mesmo lamentar.
O texto é longo, uma carta manifesto, por vezes repetitiva, e voltando, mas prefiro manter como o recebi, em respeito à autora. Isso independe do cargo que ela ocupa, mas por princípio, procuro comentar a notícia, e como tal, estou fazendo logo na sua abertura.
Ressalto que programas assistencialistas sem a contrapartida nunca foram producentes. Devem ser ferramentas pontuais, para sanar um problema emergencial, não se tornarem ferramentais eleitorais, criando currais para alguns partidos fazerem uso como meio de angariar votos.
Lembro que para contagem da população fora dos índices de emprego (IBGE divulgou dados estes dias, dando resultados pífios), exclui àqueles que não estão procurando vagas. Conta-se desempregados, apenas os que recorrem aos órgãos oficiais. Com isso, mais de 16 milhões de famílias, onde o número de pessoas em idade economicamente ativa mais do que dobram, simplesmente não são consideradas desempregadas.
São pesquisas assim, tendenciosas, armas de manipulação das informações, onde, pelo terror de tirar uma ajuda que deveria servir para erguer, e não manter, como o fazem, às pessoas que vivem à margem da sociedade. A caridade, deve servir para auxiliar no crescimento, não tão somente no assistencialismo momentâneo.
E por fim ao meu comentário, usarei o pensamento de Eduardo Campos - Não desisto do Brasil!

JUÍZA DE CAJAZEIRAS É CONTRA O "BOLSA-FAMÍLIA" E DIZ POR QUÊ ! ESTE PPS CIRCULOU NA INTERNET EM JUNHO DE 2013

        
         Apenas a título de esclarecimento, aos que respeitam opiniões contrárias, e apenas a esses, é que escrevo agora. Fui alvo de críticas e agressões acerca de minha opinião avessa ao ‘Bolsa-Família, programa criado pelo Governo Federal há 10 anos. Grande parte optou por uma justificativa simplista:
 
         - “Ah, ela é rica, juíza, elite, fala porque nunca passou necessidades, nunca passou fome...”. Pronto! Essa justificativa encerra a questão e resolve o problema. É uma idiotia de quem nada sabe sobre a vida.

         Apenas a título de informação saibam que não sou rica, nunca fui e nunca serei. Meu salário é bom, e com ele, se Deus quiser, nunca passarei fome nem necessidade, mas lutei por ele; e como lutei! Sofri, estudei, trabalhei e lutei, repita-se. Mas isso é outra estória que em outro momento, se interessar a alguém, posso contar.
 
         Contudo, existem outros motivos que levam as pessoas a formarem suas opiniões que não necessariamente as suas condições financeiras. Nunca passei fome, graças a Deus, graças ao trabalho de meus pais, mas, da mesma forma que nunca faltou, também nunca sobrou.
 
         Trabalho desde os 18 anos de idade, quando me submeti a concurso público e fui ser funcionária pública, trabalhar oito horas diárias e ganhar menos do que um salário mínimo, apesar da Constituição Federal já vedar tal conduta. Mas como já disse, isso é outra estória.
 
         O final de semana que passou retrata exatamente um dos fatores que me levam a formar a opinião que tenho. Um simples “boato” de que o ‘Bolsa-Família’ iria acabar, foi suficiente para causar um caos em várias agências da Caixa Econômica Federal. Uma pessoa me disse que teve que pedir dinheiro emprestado para sair do seu sítio para receber o ‘bolsa-família’, “antes que acabasse”...
 
         A pergunta é: de que viveriam essas pessoas, se o ‘bolsa-família acabasse? A minha resposta: passariam ainda mais fome do que tinham quando começaram a recebê-lo. E sabem por quê? Porque agora, com a certeza do “benefício”, do óbolo, elas não se propõem mais a trabalhar, ou a estudar e se profissionalizar. Enfim. Estão escravizados à merreca que recebem, como qualquer dependente químico da droga que consomem. 

         É a isso que me oponho.
 
         Quando esse “programa social” foi implantado a situação das pessoas era caótica, lastimável. Hoje elas estão sendo tratadas como inúteis, como incapazes. A partir do momento em que se implanta um ‘programa assistencialista’ como esse, sem uma política paralela de reestruturação, de capacitação para o restabelecimento de condições de trabalho, de autossustento, enfim, de busca por uma atividade que traga um mínimo de independência como contrapartida pela ajuda oferecida pelo estado, ou esse estado passa a considerar essas pessoas como não tendo capacidade alguma para tal ou, simplesmente, não se está querendo ajudar, mas tão somente escravizar, ou seja, obter delas a única coisa de valor que têm a oferecer: o seu voto – e a preço módico. É no que acredito.
 
         A ONU, embora, por um lado, elogie o programa, por outro critica o assistencialismo populista e demagógico com o consequente apelo político que ele gera. Segundo essa organização internacional, o ‘bolsa-família’ – que antes era chamado de ‘bolsa-escola’ e exigia a contrapartida das crianças e adultos analfabetos estarem cursando o ensino fundamental – rendeu muita popularidade e votos, mas as DESIGUALDADES continuam elevadas e os progressos obtidos são pífios.
 
         Como programa de caráter EMERGENCIAL, o ‘Bolsa-Família’ foi importante, mas onde está a tão decantada “inclusão socioeconômica” sustentável dos seus beneficiários?
 
         O saudoso Luiz Gonzaga já dizia em uma de suas canções, de composição com Zé Dantas:
 
         – “Seu Doutor, uma esmola para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão...”.
 
         É nisso que acredito desde muito antes de me tornar Juíza.

A Coordenadora do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil afirmou que, da forma que o programa funciona, não tem sido útil para ela identificar e retirar as crianças do trabalho e que esse programa não tem impacto nenhum na redução do trabalho infantil.
 
         Vejam a entrevista de Frei Beto (que não é juiz, mas apenas um ex-clérigo e doutrinador comunista), um dos líderes do ‘Fome Zero’ – outro programa assistencialista caça-votos – e me digam o que acham.
 
         O programa existe há dez anos e pouquíssimo foi mudado na vida dessas pessoas. O que foi feito de efetivo para reestruturar essas famílias?
 
          Visitem as casas dessas pessoas e me digam o quanto mudou! Enquanto apresentam índices de redução de evasão escolar, em razão do que era o ‘Bolsa-Escola’, os adolescentes que passam hoje pela Vara que ocupo não sabem a data de seus nascimentos, não sabem o seu nome completo, não sabem o nome de seus pais e, pasmem, não tem a menor ideia de seus endereços. Que noção de civilidade esses meninos tem? Esses mesmos meninos que agora estão querendo jogar na prisão!?!
 
         Quem ou o QUÊ vai dar essa noção de civilidade, se um programa SÉRIO de educação, capacitação, dignificação das pessoas não começar a ser ativado imediatamente?
 
         O ‘bolsa-família não dignifica. Escraviza. Vicia no ócio. É o que acho.
 
         As pessoas se tornam escravas da vontade política e não formadoras dessa vontade. E isso para mim é um FAZ-de-CONTA, sim.

         Não disse que a Presidente é uma faz-de-conta. Disse que o Brasil é um País de faz-de-conta.    
 
         Defender a redução da maioridade penal é um exemplo disso. Defender a pena de morte também. Fazem de conta que isso vai resolver a criminalidade, mas não vai.
 
         Da mesma forma que fazem de conta que cumprem o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que existe há mais de vinte anos, não o cumprem. Nunca o cumpriram.
 
         Como eu posso cobrar algo de alguém a quem eu nunca dei a chance que produzisse esse algo? As pessoas não podem viver de esmolas. Precisam aprender a andar com as próprias pernas e precisam saber que isso é da responsabilidade delas também.
 
         É dever dos Governos Federal, Estadual e Municipal prover as condições de escolaridade que dê aos cidadãos a capacidade mínima de escolher seus meios de vida e seus dirigentes e representantes sem que isso dependa de uma esmola sine qua non e que as pessoas possam seguir com suas vidas na dignidade que cada profissão oferece, porque todas elas a têm.
 
         Vejo mulheres jovens e saudáveis pedindo dinheiro nas ruas. Cada uma com seus três ou quatro filhos. Mas nenhuma pede um emprego. Por quê?
 
         Os senhores tem ideia de quantos cartões desse programa estão nas famosas “bocas de fumo”?
 
         Vejo homens jovens e saudáveis nas portas dos bares ou papeando nas esquinas em pleno dia da semana. Porque não estão trabalhando?
 
         Qual o trabalho que as políticas públicas oferecem ou a simples, mas fundamental capacitação para eles?
 
         É certo que existem alguns programas profissionalizantes. Mas são tímidos, limitados, e não recebem a milésima parte do investimento que o programa de “caridade” gasta, com essa barganha evidente to “toma lá e dá cá o seu voto”.
 
         Ao quê isso vai nos levar, senhores? Ao quê nos levou até agora? Como estão essas pessoas? Sem fome? Tem certeza que R$ 130,00 (cento e trinta reais) realmente mata essa fome? Piada de humor negro...
 
         Não sou contra partido político algum. Sou contra políticas públicas inúteis, mal intencionadas e danosas ao futuro da nossa gente e nação. Sou e serei sempre.
 
         É a minha opinião senhores.
 
         Respeitem-na. Discordem dela, mas a respeitem. E não sejam tão simplistas assim. As coisas não são simples e não podem ser “explicadas” dessa forma populista e demagógica como tem sido a prática dos governos na última década, principalmente por quem não me conhece.
 
         O homem precisa ser dignificado e não escravizado ou comprado por aparentes favores de seus governantes. As pessoas continuam sofrendo com a seca... Absolutamente TODAS AS PESSOAS, TODOS OS ANOS, HÁ DÉCADAS. E o que foi feito da política de irrigação, da política que permaneça que se perpetue e que de fato transforme a vida do sertanejo do nordeste, onde – todo mundo sabe, menos o governo – a água está no subsolo e não na superfície?
 
         É contra isso que sou. Sou nordestina com muito orgulho e me sinto humilhada com notícias tais como as divulgadas no Jornal Nacional mostrando pessoas “famintas” na porta do Banco para receberem suas migalhas governamentais.
 
         Não precisamos disso. Somos inteligentes e capazes. Temos força e vontade de trabalhar. Só precisamos de oportunidades e onde elas estão? Onde está a água das chuvas do ano passado?
 
         Bem. Não sei se melhorei muito a situação. Mas, se piorei, não foi essa a minha intenção. Precisava apenas explicar os meus motivos.
 
         Aos que me criticaram com decência, fico com as críticas para refletir sobre elas na construção de minhas opiniões futuras.

         Aos que apenas me agrediram gratuitamente, fico com a dor que me causaram e com o consolo de que o tempo cura quase tudo. Aos que perderam alguns minutos de suas vidas para lerem essa minha resposta, agradeço a atenção.
 
         A todos, reafirmo: esta é a minha opinião. Não a de uma Juíza, mas a de uma mulher que quer muito mais do que ESMOLAS para o cidadão brasileiro e, principalmente, para os jovens adolescentes.
 
         Que Deus esteja conosco!
 
Cajazeiras – PB, 26 de maio de 2013.
Adriana Lins de Oliveira Bezerra
Juíza de Direito, Eleitora, e Cidadã

sábado, 30 de agosto de 2014

Anel peniano - Saúde/Tecnologia

Uma empresa inglesa criou um anel peniano, chamado SexFit, que dá um relatório de como foi a sua transa. Ele deve chegar às lojas inglesas no começo de 2015. Existem hoje muitos gadgets que nos ajudam a malhar, correr e dormir melhor. E, agora, a transar também. Uma empresa inglesa de sex toys, a Bondara, criou um anel peniano que avalia o seu desempenho sexual e dá dicas de como melhorá-lo.

Eis como o SexFit funciona: você coloca na base de seu pênis, conecta ao smartphone por bluetooth e o deixa lá embaixo durante o sexo. Depois disso, ele revela quantas “bombadas” você deu por minuto, a duração da atividade e as calorias que gastou na cama.
Além disso, você pode salvar a sessão no app, acompanhar a sua evolução – e até mesmo compartilhar nas redes sociais, caso não tenha vergonha alguma na cara. Agora a pergunta que deve estar batendo em sua cabeça: “E ele não atrapalha o sexo?”
O SexFit, assim como qualquer anel peniano, endurece a ereção e estimula (com sua textura e vibração) o clitóris da garota, para dar um empurrãozinho no orgasmo dela. Você pode, também, acionar um sistema de luzes no aparelho, que funciona como um personal trainer sexual: ele orienta você a aumentar ou diminuir o ritmo e avisa quando chegou à toada ideal.
“Nós esperamos levar felicidade a milhões que casais que desejam melhorar sua intimidade, mas sentem vergonha de buscar um aconselhamento profissional ao vivo”, disse Louise Bagley, executivo da Bondara.
Ele só chegará às lojas no começo de 2015 e ainda não tem preço definido. Aproveite esta oportunidade, então, e já vai treinando para não fazer feio quando ele for lançado oficialmente.
Já fico imaginando, alguém montado graficamente seu desempenho, ou pior, comparando com dos amigos. Mas entendo, que o melhor desempenho de alguém é proporcionar o prazer a quem está conosco. De nada adianta se tornar uma máquina em movimentos frenéticos e querer entrar na lista dos recordes, se o que importa é que quem nos proporciona isso não gostar do nosso desempenho...

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Foi gafe ou estratégia de venda? - Economia

Uma mulher identificada como “sugartit_2” postou por acidente uma foto sem calcinha quando tentava fotografar um vestido para postar em um site de leilões online.
Mulher aparece sem calcinha ao tirar foto para anúncio de vestido (Foto: Reprodução)

A peça, que tinha preço inicial de R$ 50, aparece pendurada em um cabide, entretanto, no canto esquerdo da imagem, há o reflexo da vendedora, que aparece de sutiã e sem a roupa de baixo. Usuários mais atentos repararam na gafe e começaram a espalhar o anúncio pela rede, de acordo com o site “Gawker”.
Depois da repercussão, a vendedora, de Oxfordshire, na Inglaterra, retirou a foto do ar e enviou outra imagem para demonstrar o vestido e, em vez de estar sem calcinha, a mulher preferiu aparecer apenas sem calças na foto. Entretanto, pouco depois dos lances ultrapassarem R$ 500 mil (feitos por diversos usuários como forma de piada), o anúncio do eBay foi retirado do ar. Uma grande tirada de Marketing, isso sim...
Depois de perceber a gafe, mulher subiu outra imagem 'apenas' sem as calças (Foto: Reprodução)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tratamento Polêmico: Sua saúde por um Pum - Saúde/Comportamento/Ciência

Um grupo de cientistas da Universidade de Exeter, no Reio Unido, divulgou a informação de que cheirar pum pode prevenir uma série de doenças, como o câncer. A notícia foi publicada pelo site da revista americana “Time”.
Composto foi batizado de AP39: “Ele tem sido aplicado em pequenas doses às mitocôndrias.”
Embora esses gases possam ser nocivos quando inalados em grandes quantidades, os pesquisadores acreditam que uma cheirada aqui e outra ali tem o poder de reduzir os riscos de câncer, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, artrite e demência.
Os cientistas estão tão convencidos que decidiram criar em laboratório seu próprio composto capaz de imitar os benefícios do pum. "O sulfeto de hidrogênio, produzido enquanto as bactérias da comida se decompõem no corpo, pode resultar em futuras terapias para uma variedade de doenças ", disse o doutor Mark Wood em um comunicado da universidade.
Já o professor Matt Whiteman, que trabalhou no estudo que será publicado na revista “Medicinal Chemistry Communications”, disse que o composto foi batizado de AP39: “Ele tem sido aplicado em pequenas doses às mitocôndrias.”
Fico pasmo, lendo e relendo o material. Sei que muitas invenções e descobertas ocorrem ao acaso. Outras, me desculpem, são tão estúpidas e viram objeto de pesquisa, que normalmente em nada evoluem, que apenas por serem tão estranhas, acabam sendo merecedoras de nota. Então na próxima vez que quiser sair do elevador lotado antes que ele chegue ao seu andar, pense que aqueles minutos de sufoco podem salvar a sua vida!
Getty Images

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Plutão à vista - Astronomia


Ilustração mostra a sonda New Horizons se aproximando de Plutão e a maior de suas luas, Caronte.

Como se fazia nas antigas caravelas, este seria um bom momento para gritar a plenos pulmões: “terra à vista!” A sonda americana New Horizons acaba de produzir uma série de fotografias de seu alvo, Plutão, pela primeira vez identificando junto com ele a maior de suas luas, Caronte.
A espaçonave da Nasa viaja desde 2006 com destino ao planeta anão (no momento da partida, inclusive, Plutão ainda era considerado pelos astrônomos o nono planeta) e está a um ano de fazer um voo rasante por esse misterioso mundo.
O objetivo das novas imagens é identificar com precisão a posição do planeta anão e da maior de suas luas, de forma a ajustar com precisão o curso da New Horizons para obter os melhores resultados científicos sem o risco de colidir com nenhum dos objetos ali presentes. E as imagens já revelam uma das mais curiosas peculiaridades desse sistema: Caronte não gira em torno de Plutão enquanto o planeta anão fica parado. Na verdade, ambos giram em torno de um centro de gravidade comum, o que faz com que o objeto central também execute um bamboleio leve, enquanto sua principal lua gira em torno dele.  Como Caronte tem cerca de 11% da massa de Plutão (com metade de seu diâmetro, 1.200 km contra 2.400 km) e orbita relativamente próximo a ele, a atração gravitacional mútua leva o planeta anão a oscilar de lá para cá e para lá novamente.
Nas imagens, ainda não se pode ver as outras luas conhecidas de Plutão —Nix, Hidra, Estige and Cérbero –, bem menores e descobertas recentemente (duas em 2005 e outras duas em 2012), mas elas devem começar a aparecer diante das câmeras em janeiro. No próximo dia 29, a sonda entra em hibernação (quatro dias após cruzar a órbita de Netuno, o último dos planetas) e só voltará a ser religada em dezembro, quando começa para valer a perseguição ao planeta anão. O encontro deve acontecer em 4 de julho de 2015 e promete diversas surpresas, na primeira visita de um artefato humano a um objeto residente do cinturão de Kuiper — um repositório de cometas e planetas anões localizado nas profundezas do Sistema Solar.
Plutão já havia sido registrado pelas câmeras da New Horizons uma vez em 2008, mas então ele era apenas um pontinho indistinto sobre um fundo de estrelas. Agora, visto a uma distância de cerca de 425 milhões de km, ele começa a tomar forma. Pode parecer ainda uma distância enorme (e é mesmo, cerca de três vezes a separação entre a Terra e o Sol), mas por outro lado é pouco menos de um décimo da distância que separa hoje Plutão de nosso planeta — cerca de 4,8 bilhões de km. Ou aproximadamente 4 horas-luz, se você preferir contar a distância com base no tempo que um sinal de rádio partindo do controle da missão, na Terra, leva para chegar até a espaçonave.
Nos próximos meses, Plutão sofrerá uma enorme transformação aos nossos olhos. Desde 1930, quando descoberto por Clyde Tombaugh, ele nunca foi mais que um pálido arranjo de meia dúzia de pixels, mesmo sob a óptica poderosa de plataformas como o Telescópio Espacial Hubble.

Caronte tira Plutão para dançar, a 425 milhões de km da New Horizons

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Antonio Ermírio de Moraes - Personalidade

É duro noticiar algo que não apreciamos, ainda mais escrever à respeito de pessoas que passamos a admirar por vários atos. É de conhecimento público o falecimento de Antonio Ermírio de Moraes. Não virei adorador, que diga-se antecipadamente, nem oportunista, mas exemplos de vida devem ser admirados e respeitados acima de tudo.
O vi em várias ocasiões, época que fazia meu estágio na General Electric (Próximo ao Largo da Santa Ifigênia - São Paulo, e no meu retorno, passava pela Rua Xavier de Toledo, próximo aos escritórios onde ele dava expediente, e andava como transeunte comum, com uma característica imbatível - ternos amarrotados. Comentavam que era um homem rico, mas, ficava pensando como alguém não cuidava da própria imagem com mais zelo.
Já formado, tive a oportunidade, pelo Conselho de Administração, participar de um evento com sua presença, e mostrou lucidez, e personalidade, focado nos objetivos. Mas um outro lado mostrava que era uma pessoa dura nos negócios, mas ao mesmo tempo, tinha uma preocupação social tamanha.
Nessa época, soube que ele dedicava com igual empenho, a obras sociais, em especial à área de saúde. Nesse tempo, eu já estava em outra empresa, que tínhamos como clientes, alguns ligados ao Grupo que ele comandava. Acabei me aproximando da alta gerência, por definições contratuais, e deixavam escapar por vezes alguns aspectos. Além de ajudar na gestão contribuía financeiramente às obras, não se apegava ao dinheiro, apesar de reunir um patrimônio mais do que respeitável.
Considerava a discrição, uma máxima, pois era uma pessoa comum, com necessidades comuns, que se dedicava ao trabalho, seja na gestão empresarial, seja na assistencial. Dizem que trabalhava no mínimo 14 horas por dia, o que não duvido, isso em todos os dias da semana. 
Mas o melhor, foi em uma entrevista, não me recordo a data, onde perguntavam quanto ele doava. Ele, mencionando a seu pai, respondeu: "Quem faz questão de mostrar quanto está doando, NÃO DOA, FAZ COMERCIAL."
Pois é, perdemos mais um grande valor, que já estava com sua saúde debilitada, e com idade avançada, mas precisamos de mais valores assim. Quando ajudamos, não podemos carimbar com nosso nome, pois isso não é ser caridoso. que DEUS acolha sua passagem, e que seu exemplo de vida, seja multiplicado e por que não, copiado, para termos melhores valores, num momento tão conturbado neste nosso planeta, em especial, em meu país...
(A matéria à seguir é da revista Veja)
Empresário Antonio Ermírio de Moraes (Mário Rodrigues /VEJA)
Acervo Digital VEJA: 'Acredito muito no Brasil. Sempre acreditei', diz Antônio Ermírio

O empresário Antônio Ermírio de Moraes, presidente de honra do Grupo Votorantim, morreu na noite deste domingo, aos 86 anos, em São Paulo. Ermírio de Moraes foi vítima de uma insuficiência cardíaca e morreu em casa. Ele deixa a mulher, Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos.
Em nota, o Grupo Votorantim lamentou a morte. "Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos", diz o comunicado.
Dono de um dos mais tradicionais grupos industriais do Brasil, Antônio Ermírio de Moraes sempre figurou em posições destacadas nas listas anuais das maiores fortunas do país – e às vezes até do mundo. No último levantamento da Forbes, o empresário ocupava a 9ª colocação no ranking de bilionários brasileiros, com uma fortuna estimada em 3,1 bilhões de dólares.
Mais importante do que seus bilhões, contudo, era o seu talento para comandar o Grupo Votorantim. Antônio Ermírio assumiu a liderança da empresa ao lado do irmão, José Ermírio, em 1973, após a morte do pai. Em quase três décadas à frente do conglomerado, que atua nos setores metalúrgico, de cimento, papel e celulose, o empresário adotou um estilo conservador, avesso a riscos, e sobreviveu a graves crises econômicas, consolidando a posição do grupo como um dos principais do país. Ao mesmo tempo, tornou-se a maior liderança empresarial do Brasil: uma referência de sucesso e boa gestão a seus pares e uma das vozes mais ouvidas e respeitadas no debate público sobre o progresso nacional.
Crítico ferrenho da burocracia estatal e dos obstáculos colocados pelo governo ao crescimento das empresas, Antônio Ermírio se orgulhava de dizer que seu grupo nunca tinha sido favorecido pelo poder. "Se tivéssemos colocado nossas fichas em governos, já teríamos fechado as portas”, disse em entrevista a VEJA. Para ele, não existia uma fórmula mágica para um negócio – ou a economia de um país – prosperar. "O fundamental é seguir a lógica, o bom senso, e ouvir as boas cabeças que você tem na empresa. Não existem truques", pregava. Um entusiasta do empreendedorismo, Antônio Ermírio também era uma das vozes contrárias a medidas assistencialistas do governo, como deixou claro ao final do primeiro ano de Lula no poder. "Acho péssimo quando vejo que a prioridade do governo é dar esmola, e não acabar com os entraves à criação de empregos", disparou.
Nascido em 4 de junho de 1928, em São Paulo, Antônio Ermírio cursou engenharia metalúrgica no Colorado. Ao voltar para o Brasil, em 1949, teve como primeiro emprego um estágio não remunerado na Siderúrgica Barra Mansa, uma das empresas da família. Em 1955, foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio. Já na liderança do Grupo Votorantim, resolveu se aventurar na política, contra as recomendações de seu falecido pai, e concorreu ao governo de São Paulo em 1986. Derrotado por Orestes Quércia, do PMDB, terminou em segundo lugar, com mais de 3,6 milhões de votos. Depois disso, só voltou a se envolver em política para declarar apoio a candidatos, como fez com José Serra na disputa contra Lula em 2002.
Seguindo a tradição de grandes bilionários e self made men americanos, também dedicou boa parte de sua vida à filantropia, contribuindo com a Sociedade Beneficência Portuguesa e a Cruz Vermelha. Apesar de sua fortuna, Antônio Ermírio adotava uma estilo simples e preferia dirigir carros velhos. Em 2001, aos 74 anos, deixou o conselho de administração do Grupo Votorantim e passou para os filhos o comando do conglomerado. Nos últimos anos, o empresário começou a sofrer do mal de Alzheimer.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A quem interessa a Guerra? - Sociedade

A matéria que vou expor choca. Vivemos tempos de barbárie, onde por questões religiosas, de não aceitar a fé do outro, vidas são extirpadas. Mas essa loucura não se restringe à fé, mas mesmo nas práticas esportivas.
No caso aqui do Brasil, o futebol, que movimentou massas, hoje é algo restrito à torcidas "organizadas" - escreverei à respeito em outra oportunidade. No mundo se observam conflitos sectários, cada qual sob a bandeira de uma defesa apaixonada e insana.
A histórica existência do Estado Judeu (Israel) e do Estado Palestino. Conflito que move nações, numa guerra que dizima inocentes. O poder de ditadores, como na Síria. A retomada da Russia das antigas repúblicas (Ucrânia). Guerras tribais/religiosas na tão sofrida África...
Não existem inocentes nas guerras. Inocentes autoproclamados, mostram o que interessam. Como diz o ditado 'cada um puxa a sardinha para seu lado'. Exibe materiais tendenciosos, sem com isso mostrar que também cometem atrocidades. O círculo continua funcionando, pois a indústria armamentista é "inovadora".
Agora algumas coisas são mais chocantes, como o caso de uma criança, que teria 7 anos. É filho de Khaled Sharrouf, e usando ambas as mãos, levanta uma cabeça decepada e posar para a câmera visivelmente desconfortável com a situação. Pai orgulhoso, um dos terroristas mais procurados da Austrália e suspeito de crimes de guerra, postou a imagem no Twitter na sexta-feira (8) com a legenda "Esse é o meu garoto!". Essa foto deve ter sido tirada na cidade síria de Raqqa, segundo o The Australian.
Com uma expressão desconfortável no rosto e claramente lutando para segurar a cabeça com as mãos, o menino posa na frente de uma cerca cheia de outras cabeças decepadas. As vítimas são aparentes inimigos do Estado Islâmico, que vem ocupando regiões no Iraque e na Síria. Vestido com uma camiseta azul, bermuda xadrez, sandálias e um boné, o jovem se veste como se fosse para um passeio de férias ao invés de uma zona de guerra.
As fotos apareceram depois de revelações de que crianças estão sendo treinados para matar em nome da religião enquanto o Estado Islâmico prepara uma geração de lutadores para livrar o mundo de "infiéis". Khaled Sharrouf, militante do Estado Islâmico, postou foto da criança no Twitter; cabeça decepada pode ser de soldado sírio.
Que mundo queremos viver? O que esperamos para nossos filhos? Guerras poderiam ser menos frequentes, caso o respeito existisse de forma natural, não por imposição. Todas grandes religiões monoteístas acreditam num DEUS, então, mesmo que se usem nomes distintos, é tão difícil de entender que ele é único? Até quando vai dar para aceitar esse tipo de imagem como um prêmio ou motivo de orgulho? Que religião é essa, que entende que é criminoso quem não professa a mesma fé?  
Guerras são religiosas, econômicas e criminosas. Que se respeitem o território, religião e forma como se vive, de cada povo, de cada forma de sociedade, quando não afetem os demais...

O filho do jihadista Khaled Sharrouf, que não deve ter mais que 7 anos, usa ambas as mãos para levantar a cabeça decepada na Síria - Reprodução/Daily Mail

domingo, 24 de agosto de 2014

Internado por ser Ateu - Sociedade/Religiosidade


Mubarak Bala foi mantido sob medicação em um estabelecimento no Estado de Kano, no norte da Nigéria, a pedido da família. Segundo relatos, os parentes temiam pela segurança dele, que recentemente se declarou ateu publicamente.
Dentro do hospício, Bala teve o celular confiscado, mas conseguiu pedir ajuda por email e nas mídias sociais. Ele foi libertado na terça-feira por causa de uma greve no hospício, que resultou na alta de vários pacientes. Apesar de diversos pedidos, o hospício não apresentou ao advogado de Bala nenhuma declaração por escrito com um diagnóstico formal ou qualquer justificativa por mantê-lo internado contra sua vontade.
Após sua libertação, Bala disse que queria "superar esse caso em nome da reconciliação". 
"Agradeço a todos pela preocupação e conselhos. Para aqueles que fizeram ameaças contra mim, peço que pensem e aprendam a tolerar opiniões diferentes das suas. Educação e liberdade de expressão não podem ser curadas, mas o amor pela humanidade é a nossa panaceia."
Bem, existe uma infame piada que diz: "Sou ateu, graças a DEUS". Particularmente tenho minha fé, e não gosto de discutir religiosidade. Gosto sim, de discutir respeito à individualidade, desde que se respeite o direito de outrem, e não prejudique à terceiros.
Impor atos de fé, pela força, coação ou outro meio que não seja o sentimento pessoal, é remeter as pessoas à atos contra seus valores. Lembro do filme "Todo Poderoso", onde numa cena, aquele que foi escolhido para substituir DEUS, tentou fazer com que o amassem. E sofreu por não conseguir, apesar de poder fazer tudo, menos convencer as pessoas a aceitar sua existência e ama-lo.
É bem isso, não se pode obrigar alguém a amar quem não querem. Mas podemos ensinar a respeitar. Assim devem ser as Religiões, que infelizmente, em alguns casos, numa visão equivocada, condena a existência de quem não professa a mesma fé...

sábado, 23 de agosto de 2014

Nunca é tarde para mudar - Sociedade/Comportamento


Com 62 anos, lenda do boxe fará mudança de sexo e vai se chamar Kellie
Frank Maloney é ex-pugilista e um dos maiores empresários da modalidade
10/08/2014 15:43 - Atualizado em 10/08/2014 15:43
Por ahe!
RIO




Segundo o jornal britânico The Sunday Mirror, Frank Maloney, ex-pugilista e um dos maiores empresário do boxe, será submetido a uma cirurgia para mudança de sexo e passará a se chamar Kellie Maloney. O inglês, que já foi casado duas vezes, é pai de três filhos. "Eu nasci no corpo errado e sempre soube que era uma mulher. Eu não posso continuar vivendo nas sombras. Viver com este fardo por mais tempo poderia ter me matado" - revelou.
No ringue, Frank Maloney não brilhou tanto, mas como empresário foi um dos melhores na profissão, tendo trabalhado, por exemplo, com Lennox Lewis, ex-campeão mundial peso-pesado de todas as organizações do boxe. "Eu tenho um cérebro feminino. Eu sabia que era diferente quando eu me comparava com as outras crianças. Eu não estava no corpo certo e tinha ciúmes das meninas."
Eu poderia escrever muito a respeito do tema, sobre a dificuldade de algumas pessoas em aceitarem seu corpo, como se veem no espelho, enfim, muito poderia especular. Mas entendo que o objetivo das pessoas é serem felizes.
No caso do Senhor, que passará a ser Senhora, faço a leitura de um ato de coragem. Não que isso sirva para incentivar à uma busca frenética de cirurgias de mudanças de estado, mas para que todos possamos nos entender melhor.
Me lembra o caso de um professor, que virou professora de uma Universidade das mais conceituadas no Brasil, que fez suas alterações físicas, de acordo com o sentimento e de como gostaria de se ver. Muitos poderiam criticar, mas, pasmem, ele(ela) nunca havia se relacionado com um homem, seja no aspecto sentimental ou físico. Apenas buscou poder se olhar e se aceitar.
Qualquer tipo de alteração plástica, deve ser muito bem estudada e avaliada, visto que implicará na mudança real de como iremos nos olhar no espelho. Para tanto, que as cirurgias mais radicais, no caso de mudança de sexo, são acompanhadas por grupos multidisciplinares, para entender e poder atestar a necessidade de mudança real...

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O que faz a bebida: Professora Nua no primeiro dia de aula... - Trabalho/Sociedade

A professora Lorie Colina, 49 anos, foi presa por intoxicação pública. Era o primeiro dia trabalho de Lorie na escola de Wagoner, nos Estados Unidos. A mulher que foi encontrada bêbada e pelada em uma sala de aula vazia foi demitida.
Segundo a polícia, os outros professores ainda não conheciam Lorie e assustaram com a cena. Ainda segundo a polícia, um copo foi encontrado dentro do carro da mulher. Lorie Colina pagou a fiança e foi solta.
Digamos que a moça não é um primor de beleza, e talvez consideraram bizarro sua nudez. Mas a questão é: O que leva alguém a tal tipo de atitude? 
Tento entender mas não encontro explicação. Ela estaria no seu primeiro dia no trabalho, pela idade, deveria estar procurando uma colocação já algum tempo. Encontrar um copo num carro não define embriaguez. Sinceramente, acredito que houve estranho, mas sem explicação considerando os poucos fatores disponíveis...
WAGONER POLÍCIA

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

3 Exames que as mulheres devem fazer - Saúde

Alguns exames de rotina ajudam a prevenir doenças comuns nas mulheres. Afinal, melhor prevenir do que remediar! Por isso, não adie os 3 exames de rotina que toda mulher deve fazer. 
Muitas podem dizer que estão bem, são jovens, saudáveis, etc. Sem citar exemplos, principalmente nomes, muitas mulheres jovens podem ser acometidas por problemas que, acreditam, apenas as mais velhas podem vir a incorrer. A saúde é um bem precioso demais.
“Eles permitem o diagnóstico precoce de várias doenças e seu tratamento imediato”, atenta Fernando Miyake, clínico geral do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André (SP). Atente-se à frequência e fique protegida.
  • Papanicolau - Deve ser feito anualmente. Sua função é prevenir o câncer de colo uterino;
  • Mamografia - Para a prevenção do câncer de mama, as mulheres com predisposição genética (casos na família) devem realizá-lo anualmente, a partir dos 25 anos. Excluídos esses casos de alto risco, o cuidado pode se iniciar aos 40 anos, com a mesma periodicidade;
  • Laboratoriais - (hemograma, colesterol, triglicérides...)Em pacientes sem queixas e com idade inferior a 30 anos, os exames podem ser realizados uma vez a cada três anos. Depois disso, recomenda-se torná-los anuais.
Lembro que o auto-exame deve ser executado sempre, sem restrição de idade, e, pasmem, sexo. Homens podem vir a ter nódulos no peito, e de forma mais incomum, desenvolver alguma coisa desagradável...

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A Sony ainda em restruturação - Economia

A Sony anunciou que deixará de produzir leitores de livros digitais (e-readers) para mercados fora do Japão. A empresa foi uma das pioneiras nesse setor, mas vinha enfrentando dificuldades para concorrer com o Kindle, da Amazon, e outros leitores. 
Em comunicado enviado à BBC, a Sony afirma que o modelo PRS-T3 não terá sucessores e que as vendas serão encerradas após o esgotamento dos últimos lotes do produto. Há poucos meses, a Sony já havia começado a direcionar os usuários de suas lojas de livros para a loja de livros dos e-readers Kobo. Os e-readers da Sony não chegaram a ser lançados oficialmente no Brasil.
A notícia da saída do mercado de e-readers não é surpresa para quem acompanha as notícias mais recentes da Sony. A empresa passa por uma profunda restruturação e recentemente deixou também o mercado de notebooks, vendendo a marca Vaio e fábricas para um fundo de investimento japonês.
Além da restruturação, a dificuldade em concorrer com a Amazon e a queda de preço de tablets e smartphones também colaboraram para a saída do mercado de e-readers. Com a concorrência cada vez maior de tablets e smartphones, o e-reader vem se tornando cada vez mais uma categoria de nicho, pouco atraente para uma empresa global do porte da Sony.
Não basta inovar e ser o primeiro. Lembrando a Kodak que foi sinônimo em imagem, e criou (uma de suas muitas patentes) a câmera digital. A Olivetti, gigante italiana em máquinas de escrever criou a impressora matricial, mas se perdeu pela insistência num produto que foi sendo abandonado. A Palm, que já pertenceu à 3Com e posteriormente foi colocada como empresa independente, adquirida pela HP, e tendo sua linha descontinuada...
Getty Images E-readers da Sony serão vendidos apenas no Japão

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A 76a Volta de Portugal em briga... - Esportes

A 76ª edição da Volta de Portugal teve momentos de tensão na cidade de Viseu, no norte do país, quando os ciclistas Vicente García de Mateos, da Espanha, e Asbjorn Kragh Andersen, da Dinamarca, brigaram. Os dois se chocaram e deram início a uma acalorada discussão, com direito a murros e empurrões.
"Eu estava em terceiro lugar no sprint (trecho final da etapa). No finalzinho, quando já estávamos reduzindo a velocidade, nossas bicicletas se chocaram. Ele não gostou e começou a me agredir. Eu revidei, para me defender. Foram os nervos do final da corrida" - afirmou Vicente ao canal português RTP.
A organização da prova acabou decidindo pela expulsão dos atletas.Nada mais justo, pois dentro do que entendo no mundo dos esportes, os eventos são realizados para definir quem são os melhores e integrar os povos. Mas achei que seria algo mais próximo de um "UFC"...

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Chocolate e Inteligência... - Ciência


As pessoas inteligentes costumam comer muito chocolate. Mas até então a ciência não havia mostrado uma relação causal entre o consumo de chocolate e a inteligência. Pois bem, agora ela mostrou.
Alunos da Escola de Medicina de Harvard convidaram 60 idosos (a idade média era de 75 anos) para participar do estudo. Todos eles passaram por testes para medir a capacidade de memorização e raciocínio.
Em seguida, durante um mês, todos tiveram de tomar diariamente duas xícaras de chocolate quente – só que metade dos idosos tomou a bebida com baixo teor de flavonoides e a outra com alto teor da substância (chocolate amargo, por exemplo, é rico em flavonoides).
Depois de manter a rotina por 30 dias, os participantes refizeram os testes – e todos se saíram melhor. Isso porque o chocolate, com muito ou pouco flavonoides, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro (entre os participantes o fluxo melhorou até 8,3%). E aí você fica mais espertinho.
Então é isso: aposte em duas xícaras de chocolate quente por dia. E seja feliz. Mas cuidado com as espinhas e acnes...(Fonte: Superinteressante)

domingo, 17 de agosto de 2014

A Perda de novas forças políticas... - Política

Não gosto de escrever sobre alguns assuntos, pois me incomodam, visto que tenho que me posicionar e, não ser apenas um observador e crítico. Mas também não posso me esquivar, no atual momento político do país que tanto amo, e que em breve teremos eleições gerais.
A morte prematura, de um político em ascensão, Eduardo Campos, candidato à cadeira de Presidente da República, que chocou o país, e foi, e está sendo notícia em todas as partes do mundo. Foi um trágico acidente, que vitimou outras seis pessoas, que não podem ser esquecidas.
Relembrando, o acidente ocorreu na cidade litorânea de Santos, quando o mesmo, em avião Cesna, devidamente em manutenção adequada, caiu, vitimando fatalmente todos seus ocupantes, e provocando ferimentos em pessoas próximas. Ocasionou também a interdição parcial e/ou total, de vários imóveis, para trabalhos de perícia necessários.
Muitos tentam entender e atribuir culpados. O milagre da vida se dá na concepção, mas, sabemos que o término se dará no momento que assim vier, seja por qual meio for. Já ouvi algumas insinuações, de algo provocado. Prematuro falar à sobre, principalmente em demonstração ao respeito da dor dos familiares que sofrem a dor da perda.
O que acredito é que mesmo não conhecendo sua trajetória, todos aprenderemos um pouco com o que ele contribuiu. Político jovem, carismático e equilibrado. Abriu espaço para que Marina Silva, conseguisse participar do processo político, devido à sabotagem do projeto de criação de uma nova sigla partidária.
Espero que tenha ocorrido um acidente, e não que tenha sido ocasionado para parecer um. Apesar que cada vez fica mais confuso alguma explicação, como da caixa preta e a legislação oportunista para não haver contestações. Fatos primários e aterradores. Melhor deixar para o julgamento divino, punir aqueles que o mal fazem, e as urnas, para eleger pessoas de fato preocupadas como este país, e não com seus negócios.
Em respeito aos parentes, e à memória daqueles que partiram, que não seja em vão, e que sua passagem por esta vida, inspire novas lideranças, novas forças, para o bem de um país que tenho orgulho, mas que lamento por tudo que tem ocorrido. Que tenham força, e aceitem meus votos de pesar sinceros, mesmo que não cheguem à vós, mas que sejam ecoados por aqueles que vierem a ler este artigo...

sábado, 16 de agosto de 2014

03 - Sapatos e saúde - Moda/Saúde/Comportamento

A procura é tanta que o médico até criou termos para facilitar a escolha dos procedimentos: Perfect 10 para encurtar os dedos, Model T para crescer os dedos e o mais radical de todos, Cinderela, no qual o pé é remodelado para o formato de um sapato que se deseja usar. “As trazem os sapatos que elas sonham usar”, revela.

Mas quem não quer deixar os saltões de lado pode recorrer a algumas técnicas que amenizam o desconforto:
  • - Compre sapatos um pouco maior do que o seu número, assim você evita que o calçado aperte muito quando os pés incharem;
  • - Palmilhas em gel podem ser boas aliadas para mulheres que não abrem mão de um salto alto;
  • - Tente pisar com a sola e o salto ao mesmo tempo no chão para não forçar muito a parte da frente dos pés;
  • - Exercícios de reforço muscular de pernas, glúteos e abdômen são recomendados para mulheres que não dispensam salto alto;
  • - E, depois de horas de salto alto, invista em uma bacia com água morna para aliviar as dores e o desconforto.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

02 - Sapatos e saúde - Moda/Saúde/Comportamento


Durante uma entrevista, a apresentadora Adriane Galisteu explicou que ama os saltos Louboutin: "Não é um sapato para ficar dançando a noite inteira. É para ficar linda. Eles fazem o look, não importa o que você está vestindo". Assim como Adriane, outras mulheres não dispensam um salto alto. Algumas delas, inclusive, recorrem aos procedimentos cirúrgicos.
Sadrieh conta que, no início, achou um exagero as pacientes que pediam para se submeter a cirurgias porque seus pés doíam ao usar sapatos de grife, mas mudou de ideia. "A princípio, parece algo superficial, mas percebi que esses sapatos são armas para se ter maior confiança, eles são parte da pele dessas mulheres. Isso é o mundo real", explica.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

01 - Sapatos e saúde - Moda/Saúde/Comportamento


Há 13 anos, um médico de Beverly Hills abriu uma clínica especializada em pés. Mas o curioso é que não se trata apenas de um estabelecimento que busca corrigir joanetes e outras deformidades.
Atualmente, a grande maioria das pacientes de Ali Sadrieh querem que seus pés caibam em sapatos de renomados estilistas. Esse tipo de cirurgia está se popularizando cada vez mais nos EUA.
Quanto mais alto o salto e fina a ponta do sapato, os pés doem mais. O problema é que boa parte das grifes preza mais pela beleza e pela sofisticação do que pelo conforto.
O designer francês Christian Louboutin, criador de alguns dos calçados mais cobiçados do mundo, assume que o desconforto de seus modelos é uma realidade: "Salto alto é prazer misturado com dor. Se você reclama de não conseguir andar com ele, então não use".

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Um luxo? - Economia

Existem alguns mimos que não se justificam, outros podem proporcionar momentos mágicos. Dois fatos recentes explicam por si só essa dualidade...

O cubo mágico mais caro do mundo é exibido no Campeonato Nacional do Cubo Mágico, nos Estados Unidos; o brinquedo feito com pedras preciosas custa US$ 2,5 milhões. Foto: Reuters


Foi reinaugurado na capital francesa o Peninsula Paris. O hotel levou quatro anos para ser reformado. Toda a obra custou € 430 milhões (R$ 1,3 bilhão). A diária da suíte mais cara sai por € 25 mil, ou cerca de R$ 76 mil.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

HP e seu Relógio Inteligente - Economia/Tecnologia

Da metade do ano passado para cá, os relógios inteligentes passaram a ser assunto constante entre os fãs de tecnologia. Recentemente, Samsung e LG lançaram seus primeiros smartwatches com o sistema do Google, o Android Wear, e há rumores de que a Apple estaria preparando um produto nessa categoria.
A HP apresentou seu relógio inteligente. O relógio é diferente de seus concorrentes por ter um design mais sofisticado, criado pelo designer Michael Bastian e pela empresa de relógios Gilt.
Ainda não há informações sobre preço, o mas o relógio será lançado até setembro. Segundo o The Verge, o relógio receberá notificações de e-mail e atividades em redes sociais. O relógio não usará o Android Wear, mas sim um sistema próprio da HP. O relógio será compatível com celulares Android e iPhone, por meio de aplicativos.
Um belo complemento, sem dúvida. Acessórios estão sendo lançados a todo instante, e a HP resolve voltar ao mercado. Espero que tenha exito, apesar do naufrágio com a Palm na linha de smartphones...

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

7 Maneiras de inovar seu negócio - Economia/Trabalho

Muitos consideram Peter Drucker como o grande mestre da gestão de todos os tempos.Em 1985 ele escreveu e publicou um livro com o título traduzido para o português de "Inovação e Espírito Empreendedor". Quase trinta anos depois provavelmente uma tradução melhor seria "Inovação e Empreendedorismo".
De fato, o mestre considerava a inovação como o instrumento específico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio, um produto ou um serviço diferente. A inovação deliberada e sistemática pode ser apresentada como uma disciplina, pode ser aprendida e praticada, não é um acidente de percurso ou resultado de um lampejo de genialidade.
Os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso. São sete as Fontes de Oportunidade Inovadora, sendo as quatro primeiras visíveis dentro da instituição ou do seu setor de atuação:

1. O inesperado - o sucesso inesperado, o fracasso inesperado ou o evento externo inesperado.
O fracasso inesperado da instituição, ou de preferência do concorrente, é um motivador para ir ao mercado, escutar e buscar entender se há aí uma oportunidade escondida.
O sucesso das megalivrarias no Brasil, considerado um país de poucos leitores, é um evento inesperado - será que estamos fazendo as suposições certas sobre o nosso mercado e nossos clientes?

2. A incongruência - entre a realidade como ela é de fato e a realidade como se presume ser ou como "deveria ser".
Teoricamente o ensino médio profissionalizante deveria qualificar as pessoas para as atividades profissionais, tanto administrativas como técnicas.
A realidade no Brasil não confirma esta suposição e isto criou a oportunidade para o surgimento dos cursos de tecnólogos, de curta duração e que complementam o ensino médio, qualificando o jovem para o mercado de trabalho.

3. A inovação baseada na necessidade do processo - este é o tipo de inovação que frequentemente vem de quem está imerso nos processos, da própria instituição ou de seus clientes. A busca de ganhos de produtividade ou de processos mais capazes de atender as especificações dos clientes criam um sem número de oportunidades de pequenas ou grandes inovações.
Um exemplo recente: as pessoas precisam apanhar táxis e os taxis precisam encontrar seus passageiros - usar a internet e os smartphones para promover este encontro é uma proposta de negócio já com milhões de usuários, conquistados rapidamente.

4. Mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado - exemplo: na época da inflação mais acelerada no Brasil, apresentou-se como preponderante a lógica de as famílias fazerem compras para o mês todo, criando o mercado para os hipermercados e para os freezers em cada residência.
Com o declínio da inflação e maior dificuldade na mobilidade urbana ressurgiu a lógica da lojas de vizinhança, que se tornaram objeto de investimento mesmo para os grandes varejistas.
As fontes de oportunidades resultado de mudanças fora da empresa ou do setor de atuação são as seguintes:

5. Mudanças demográficas ou populacionais - no Brasil existe um sem número de oportunidades (e também ameaças) ligados às mudanças demográficas: envelhecimento da população, crescimento da classe média, aumento do número de pessoas com altíssimo poder aquisitivo, insegurança urbana, modificação no papel da mulher, diminuição das famílias, dificuldade na mobilidade urbana, adiamento do casamento e do primeiro filho, entre muitos outros.

6. Mudanças em percepção, disposição e significado - exemplo: a mudança da percepção das pessoas em relação à própria saúde e aparência criou uma quantidade enorme de oportunidades de negócios que nem existiam anos atrás: Spas, academias, restaurantes de comida saudável, alimentos especiais.
Em cada segmento de mercado podemos encontrar oportunidades. O que dá status, qual o valor dado à educação, como as pessoas se divertem, como garantem o seu futuro? Tudo isto tem mudado e estas mudanças trazem oportunidades.

7. Conhecimento novo, tanto científico como não-científico - a inovação baseada em conhecimento é a mais difícil de controlar e imprevisível. É bem frequente que o criador da nova tecnologia não seja quem vai aproveitar a oportunidade de negócio.
Os requisitos fundamentais para que um inovador em conhecimento atinja o sucesso são o conhecimento claro das condições de implementar a inovação como coisa negociável, o posicionamento estratégico da inovação e a prática da administração empreendedora, um conjunto de atividades que dá disciplina ao processo, evitando as múltiplas armadilhas.

Talvez tenha ficado claro para o leitor que não há fronteira clara entre as Fontes de Oportunidade Inovadora. Muitos exemplos podem ser incluídos em uma categoria ou outra, isto não é importante. O que é relevante é a noção de que o processo de inovação pode ser sistematizado e o primeiro passo para isto é identificar onde a oportunidade de inovação deve ser buscada.