Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

02 - Uso frequente de enxaguante bucal com álcool pode causar câncer de boca - Saúde

 

O estomatologista Artur Cerri explica que o uso frequente agride a flora normal da boca. “Alguns enxaguantes contêm potentes antibióticos, e esses medicamentos não são seletivos: matam bactérias boas e ruins. Aquelas que fazem a defesa da boca são mortas e os fungos insensíveis aos antibióticos podem se proliferar.”
Para quem está preocupado em ter cáries se parar de usar enxaguantes bucais com álcool diariamente, o estomatologista Artur Cerri explica que eles não são essenciais para uma boa higiene bucal.
“Basta uma boa escovação e uso de fio ou fita dental”, explica ele. Enxaguantes são recomendados apenas antes de cirurgias – para a prevenção de infecções.
Segundo ele, as pessoas encaram o antisséptico como se não fosse remédio. O que é errado. “Eles são medicamentos. Alguns até têm antibióticos e anti-inflamatórios”, diz.
O oncologista do A.C. Camargo explica que o primeiro passo para evitar o câncer de boca é não usar nada que possa causar a doença. “Ter boa higiene bucal, não fumar, não beber em excesso, se alimentar bem, principalmente de frutas cítricas e vegetais verdes. Eles são protetores”, recomenda o médico. Se a pessoa optar por usar enxaguantes bucais com frequência, que prefira os sem álcool.

domingo, 30 de agosto de 2015

01 - Uso frequente de enxaguante bucal com álcool pode causar câncer de boca - Saúde

Uso frequente do produto agride a flora normal da boca; risco é comparado à ingestão bebidas alcoólicas

Usar enxaguante bucal pode parece um excesso de higiene inofensivo, mas não é. Estudos associam o uso frequente e a longo prazo dos antissépticos bucais com o aumento da incidência do câncer de boca. É sabido, atualmente, que o consumo de bebida alcoólica é um dos fatores de risco para desenvolver a doença, mas, para isso, a pessoa deve beber com frequência. Como os enxaguantes bucais com álcool contêm uma porcentagem etílica alta, o risco pode ser equiparado com aquele de quem bebe todos os dias.
O oncologista e diretor do núcleo de cabeça e pescoço do Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Luiz Paulo Kowalski, conta que quem usa diariamente e por um extenso período esse tipo de enxaguante bucal tem um aumento de três a quatro vezes da chance de desenvolver câncer. “Ao menos há uns 50 anos se atribui ao álcool e tabaco os riscos do câncer de boca”.
O álcool pode eliminar bactérias protetoras e facilitar a multiplicação daquelas substâncias maléficas que eventualmente são resistentes. As bactérias, então, transformam o etanol em acetaldeído, substância altamente cancerígena. E daí vem o risco que os médicos tanto falam.
Ele explica que aqueles que usam esses enxaguantes bucais com álcool esporadicamente não precisam se preocupar. Para quem usa no dia-a-dia ou até mais de uma vez por dia, no entanto, o médico dá o alerta.
O câncer de boca mais comum e ligado ao cigarro e ao álcool – seja ele de enxaguantes bucais ou de bebidas alcoólicas –, é o carcinoma epidermóide. “Mais de 90% dos casos estão associados a esses agentes, além do HPV”. De acordo com Kowalski, é comum ver pessoas jovens, não tabagistas, com câncer de boca.

sábado, 29 de agosto de 2015

Grávida aos 99 - Sociedade


Uma mulher recebeu uma carta do hospital afirmando que ela estava grávida. No entanto, Doris Ayling estava certa de que a instituição cometeu um erro, considerando que ela já é quase uma centenária e não pode ter filhos há muito tempo.
Com 99 anos, a vovó ficou surpresa ao ver o documento que lhe pedia para levar uma amostra de urina para a consulta pré-natal e trazia todos os seus dados corretos, incluindo sua data de nascimento. Obviamente seus três filhos, todos já aposentados, não estão prestes a ganhar um novo irmão.
“Tenho três filhos e 20 netos, mas não engravido há 70 anos”, disse a senhora. “Foi muito divertido. Ela adorou esta situação e demos muitas risadas com isso”, disse Brian, 76 anos, um dos filhos de Doris.
O Portsmouth Hospitals NHS Trust, no Reino Unido, pediu desculpas a Doris e a sua família pelo mal entendido e disse que a confusão foi um erro administrativo.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

04- Nootrópicos, as drogas inteligentes que são moda no Vale do Silício - Saúde


Lucien Thomson, professor de neurociência da Universidade do Texas em Dallas, põe em dúvida a eficácia de muitos dos nootrópicos. "Os estudos já realizados não são conclusivos. Muitos dos sistemas neurotransmissores que conhecemos e que e estão ligados à memória também participam de outros processos. Se você tomar algo para melhorar a memória, estará afetando também outras funções cerebrais, com efeitos imprevisíveis".
"Além disso, não é possível controlar as quantidades dessas substâncias que as pessoas andam tomando. Sem uma supervisão adequada e considerar os possíveis efeitos colaterais, as consequências podem ser perigosas". A melhor estratégia para melhorar as funções cognitivas é manter uma boa saúde. "Sabemos que a atividade cerebral melhora com o exercício. As pessoas levam um estilo de vida sedentário e querem resolver isso com uma pílula, o que é absurdo".
É preciso ainda estimular a mente. "Fazendo palavras cruzadas, por exemplo, e mantendo uma vida social. E não me refiro às redes sociais, mas sim conversar com outras pessoas. Tudo isso traz benefícios à memória."
Thomson não nega que alguns remédios possam trazer benefícios para a memória, mas ressalta que, nos estudos já realizados, a maioria do que é vendido como nootrópico não levou a efeitos positivos.
Bem, antes de emitir alguma crítica, que atire alguma "pedra", quem nunca ficou tentado ao uso de alguma substância para ajudar em algum vício ou desconforto. Veja o caso de fumantes, que usam nicotina em tabletes. Ou os emagrecedores (confesso que senti vontade, que me curvar ao esforço físico.
Existem produtos que auxiliam em processos, e devem ser usados quando a necessidade se faz presente. O que não se pode é utilizar por preguiça. Lembro muito bem, que ao vistar meu médico, após me livrar da dependência dos cigarros, fui pedir algo para emagrecer. Ele me olhou e disse: "se você conseguiu abandonar o cigarro sem remédio, conseguirá emagrecer apenas com dieta e exercícios". O difícil é a dieta e exercícios...

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

03- Nootrópicos, as drogas inteligentes que são moda no Vale do Silício - Saúde


Jesse Lawler, programador que vive em Los Angeles, começou a se interessar por nootrópicos e outras drogas inteligentes há alguns anos. "Percebi que poderiam ser úteis para as tarefas mentais que tinha de fazer no trabalho", explicou Lawler, que produz e apresenta o podcast Smart Drug Smarts. "No meu caso, têm se mostrado úteis para, por exemplo, ampliar os períodos de concentração. Uso como ferramentas para melhorar meu estado mental".
O programador disse que, embora "em nossa sociedade a palavra droga tenha conotação negativa", as que ele consome "têm efeitos fisiológicos benéficos. Além disso, procuro seguir uma dieta equilibrada e fazer exercício. Nunca tomaria nada que poderia ter um efeito negativo sobre meu corpo e, principalmente, sobre meu cérebro".
Segundo ele, os nootrópicos são especialmente populares entre os trabalhadores do Vale do Silício e de Wall Street, meca do mercado financeiro em Nova York. "Existe uma ideia de que, se você usa drogas inteligentes para potencializar sua inteligência, está trapaceando... Mas não acredito haver algo de mal em querer que seu cérebro funcione melhor."
Lawler reconhece que há entre os usuários dos nootrópicos uma "confusão sobre que substâncias usar e como tomá-las", e que há muita gente que está se aproveitando disso para ganhar dinheiro. "Se você está pensando em comprar pela internet, tenha cuidado".

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

02- Nootrópicos, as drogas inteligentes que são moda no Vale do Silício - Saúde


Nos anos 70, o pesquisador romeno Corneliu E. Giurgea definiu como nootrópicos as substâncias que, apesar de potencializar as capacidades cognitivas, não são tóxicas, viciantes ou provocam efeitos colaterais significativos. Não há um consenso sobre como funcionam muitas dessas substâncias, embora quem as utilize acredite que elas melhoram o metabolismo cerebral.
Embora não haja dados oficiais, seu uso tem crescido nos últimos anos em países como os Estados Unidos. Na internet, proliferaram blogs e fóruns de discussão que debatem que nootrópicos consumir, e em que quantidade. Com o incremento da demanda, houve um boom de empresas que vendem pílulas com diversas substâncias consideradas nootrópicas, como cafeína e ômega 3.
Entre essas companhias, estão a Nootroo e a Nootrobox, startups do Vale do Silício que asseguram ter entre seus investidores importantes nomes da indústria da tecnologia. Elas afirmam que os efeitos dos nootrópicos dependem da quantidade consumida e do metabolismo do usuário, e que não há estudos que tenham determinado os efeitos a longo prazo.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

01- Nootrópicos, as drogas inteligentes que são moda no Vale do Silício - Saúde

Imagine se toda manhã, antes de ir para o trabalho, você tomasse um comprimido que, além de te deixar mais ligado e concentrado, melhora a memória e impulsiona a criatividade e a produtividade.

É isso que cada vez mais pessoas estão fazendo em lugares como o Vale do Silício – região do norte da Califórnia, nos EUA, considerada a capital mundial da indústria da tecnologia –, onde os chamados nootrópicos vêm se popularizando nos últimos anos. Essas substâncias – cujo nome vem do grego "nóos" (mente ) e "tropo" (direção) – supostamente são capazes de ajudar a melhorar o desempenho mental sem produzir efeitos colaterais negativos.
Apesar do ceticismo da comunidade científica quanto a sua eficácia, esses "potencializadores cognitivos" são cada vez mais usados em ambientes de trabalho competitivos, nos quais o intelecto é muito mais importante do que qualquer outra habilidade.
Sob o guarda-chuva dos nootrópicos estão, por exemplo, compostos químicos da família dos racetams (como o piracetam e o pramiracetam) e substâncias como vitaminas e aminoácidos encontrados em alimentos e plantas que podem ser comprados em lojas de suplementos e de produtos naturais.
Alguns são remédios receitados para o tratamento de idosos que apresentam alterações em seus mecanismos cognitivos e que sofrem de males como a demência e o Alzheimer. Seus defensores asseguram que essas substâncias ajudam, por exemplo, a melhorar a memória, a capacidade de aprendizagem e a concentração.
Medicamentos como o Adderall, prescrito para tratar transtornos como hiperatividade e narcolepsia, também são utilizados por estudantes que querem melhorar o desempenho cognitivo, apesar do risco de efeitos colaterais como arritmia e ansiedade.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Autografo caro - Esportes


Foi sem querer, mas o jogador de rúgbi Collins Injera deu um prejuízo de 60 mil libras (cerca de R$ 200 mil) com uma simples assinatura. Este é o valor da lente danificada de forma irreversível pelo queniano na vitória de Quênia por 24 a 12 sobre o Japão, em Londres, no último domingo.
Segundo o site World Rugby, Collins já tinha planejado tudo. Inspirado pelo gesto de tenistas de assinar as câmeras de transmissão a cada vitória, Collins entrou em campo com uma caneta no bolso. Ao marcar o seu 200º try internacional, foi em direção à câmera, sacou o objeto e escreveu seu nome.
Ao tentar remover assinatura, o operador da câmera percebeu que o jogador tinha usado uma caneta com marcação permanente. Ou seja: qualquer filmagem agora terá inteferência do “rabisco” feito por Collins Injera. Perda total.
Ou quase. Alguns fãs do Twitter sugeriram que a câmera seja leiloada. Será que algum lance será o suficiente para cobrir o prejuízo de 60 mil libras?

domingo, 23 de agosto de 2015

Itália autoriza transexual a mudar documento sem passar por cirurgia - Sociedade


Thinkstock/Getty Images

Homens e mulheres trans eram obrigados a passar por cirurgia para alterar documentos - A Corte de Cassação da Itália, principal instância judiciária do país, decidiu que não é mais obrigatória a realização de uma cirurgia nos órgãos genitais para que uma pessoa possa alterar o gênero no seu registro civil.
A sentença foi dada em resposta ao recurso apresentado pela ONG Rete Lenford - associação de advogados italianos que luta pelas causas LGBT - em defesa de uma transexual que, após ter sido autorizada a realizar a intervenção cirúrgica para retirada do pênis, renunciou à operação, mas continuou exigindo a mudança nos documentos.
Seu pedido havia sido negado em primeira e segunda instância, mas acabou sendo acolhido pela Corte de Cassação. Os dois tribunais, situados em Piacenza e Bolonha, se basearam em uma jurisprudência até então vigente na Itália, que subordinava a alteração no registro civil à execução de uma cirurgia nos órgãos genitais.
Contudo, segundo a suprema corte, a operação não pode ser o único fator a determinar a mudança de gênero de uma pessoa. "A recorrente, de fato, já havia renunciado à reconstrução dos seus órgãos genitais porque alcançara um equilíbrio psíquico e físico e há 25 anos vive e é socialmente reconhecida como mulher", diz a sentença.
"A decisão da Corte de Cassação é histórica. Assim, faz-se justiça a tantas pessoas transexuais para as quais a intervenção cirúrgica representa não uma necessidade, mas uma obrigação imposta por uma interpretação ruim da lei", declarou o senador Sergio Lo Giudice, do centro-esquerdista Partido Democrático (PD).

Apenas eu entendo que mudar de sexo, trata-se não apenas um aspecto legal (documentos), mas físico. Nada mais a comentar...

sábado, 22 de agosto de 2015

02 - Rede social de casos extraconjugais tem dados hackeados - Internet

O grande problema do Ashley Madison, e dos outros sites operados pela ALM é forma no mínimo leonina com que os dados pessoais são tratados. Caso alguém abra uma conta neles, precisa pagar (isso mesmo, pagar) para que os dados sejam permanentemente deletados.
Caso não pague US$ 19, o usuário tem permanentemente seu nome e endereço registrados nos servidores da ALM. Mas o que o Impact Team revelou com seu ataque é que, mesmo quem pagou a soma, considerada extorsiva pelos hackers, ficou com os dados guardados pela ALM.
Agora, fica o impasse. O Impact Team não quer resgate, mas apenas a desativação do site para não liberar os dados dos usuários. Se a ALM pagar para ver, terá um prejuízo monstruoso. Se fechar o site, também perderá muito dinheiro. No fogo cruzado fica quem confiou na empresa e agora está com o casamento em risco.
Sem fazer juízo de moral, o que aconteceu foi uma seríssima falha de TI. Quando a informação é um bem precioso – e nesse caso, ela deveria ser tratada com a mesma seriedade que dados financeiros – o investimento deveria ser da mesma magnitude. Algo dentro da ALM ficou fora de sincronismo e o preço será altíssimo.
Queria ver quem vai reclamar pelos valores cobrados, e quantos vão pagar em dobro para não terem seus dados divulgados. Muitos acham que a internet é um campo seguro, isso é subjetivo, pois segurança hoje em dia, só não divulgando uma informação sequer. Uma letra errada que digito, já está gravada, seja nos servidores, seja onde estou digitando. Mas isso é para quem tem com o que se preocupar, e esconder...

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

01 - Rede social de casos extraconjugais tem dados hackeados - Internet


Com a premissa que “curtir um caso” é seguro, discreto e simples, o site de relacionamentos Ashley Madison, que opera no Brasil, conquistou popularidade e uma grande dor de cabeça. O coletivo hacker intitulado Impact Team conseguiu invadir os servidores da empresa e roubou todos os dados de usuários.
O cenário é bem maior que uma rede social invadida e milhões de maridos e esposas infiéis prestes a serem expostos. Do ponto de vista dos negócios, algo muito sério está acontecendo.
Para começar, o Ashley Madison tem dono, que está prestes a abrir seus papéis na bolsa de valores. A Avid Life Media (ALM), bem rapidamente, fez um pronunciamento público com o papo de sempre sobre invasão de sistemas, conduta criminosa de terceiros e das medidas que está tomando. Certo, é o que manda o figurino quando se quer negociar papéis em bolsa. O que pega é a falta de transparência com que as informações pessoais são tratadas pela empresa.
Não foi só a lista de e-mails de acesso e senhas que a empresa deixou escapar de seus servidores. Foi toda a comunicação que aconteceu dentro do seu serviço. 37 milhões de usuários estão na iminência de terem suas vidas expostas. O Impact Team tem apenas uma exigência para não revelar todo o conteúdo roubado: a desativação imediata do site.
Ottawa, capital do Canadá, foi eleita a "capital mundial da infidelidade). De acordo com dados do próprio site, 1 em cada 5 habitantes possui um perfil cadastrado no serviço, o que equivale a 189 mil contas. Ottawa conta com aproximadamente 883 mil cidadãos, atualmente.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Corpo achado após 25 anos - Sociedade


O corpo de uma garçonete desaparecida há 25 anos foi encontrado dentro de um carro esportivo na Flórida, EUA. As informações são do site "Daily Mail".
Reprodução/Youtube

Sue Zul foi dada como desaparecida em 14 de janeiro de 1990 depois de não chegar para seu turno em um bar da Flórida. Ela foi vista pela última vez dirigindo o carro de seu namorado - o mesmo no qual ela foi encontrada.
Testemunhas dizem que ela foi vista bebendo no estabelecimento onde trabalhava junto a outros dois jovens antes de entrar no veículo. A polícia descobriu os restos do esqueleto enquanto procurava por Chelsey Green, de 25 anos, que desapareceu na região há uma semana.
Scott Dunlap, policial da cidade de Cape Coral, Flórida, fazia parte de uma das equipes que procuravam pela americana na época de seu desaparecimento. De acordo com o Naples News, ele encontrou o carro Datsun usando uma vara de pesca com um ímã preso à extremidade. O xerife do Condado confirmou que Zul foi encontrada no interior do veículo.

Não tenho informações da região, mas acredito que mergulhadores, ou mesmo um sonar poderiam efetuar uma 'varredura' do local. Mas o que se sabe não acrescenta muito mais coisas, apenas lamentar, e finalmente dar uma destinação digna ao corpo daquela que foi a moça...

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Fotos revelam cenas divertidas da China - Sociedade


Você já ouviu falar de Tao Liu? O fotógrafo chinês produz imagens divertidas, em que revela cenas inusitadas da China. É o reflexo do bocejo de uma senhora, o flerte de cachorros na rua e um beijo inocente de um outdoor no bumbum de um motociclista.


Tao Liu tem 32 anos. Seu trabalhavo já transpôs as severas barreiras da China. A revista Time publicou em 2014 uma seleção com as melhores fotos do fotógrafo. Veja mais sobre o trabalho do fotógrafo no site: grinch.lofter.com.


Fotografias do chinês Tao Liu

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Por que o celular esquenta demais - e como evitar que isso ocorra - Tecnologia

Você está perdido em algum lugar. Pega o smartphone e aciona o GPS para se localizar no mapa. Mas na metade do caminho é obrigado a largar o telefone de repente. Não é possível usá-lo: está muito quente! "A temperatura do iPhone deve diminuir antes que possa usá-lo", diz a mensagem na tela.
Thinkstock

Seu smartphone solta fumaça? Isso pode ocorrer por vários motivos
E o que aconteceu? O telefone estragou? Não, não estragou. Ainda que de vez em quando circulem imagens pelas redes sociais de telefones queimados por superaquecimento, como o caso recente de um Samsung Galaxy S4 de um usuário da Arábia Saudita com a parte inferior deformada por calor.
Essa é uma consequência extrema do aquecimento de um celular. Pode haver outras, como a redução da vida útil da bateria. O objetivo do aviso na tela é exatamente evitar um superaquecimento, e ocorre por força de um mecanismo de segurança que protege os componentes do aparelho.
Se essa mensagem aparecer, você deve desligar o dispositivo, levá-lo a um ambiente mais frio e deixar que a temperatura baixe antes de voltar a usá-lo. A temperatura recomendada por especialistas para um smartphone fica entre 0 e 35º C.
Talvez tenha sido afetado por uma onda de calor de mais de 40º C. E expor o aparelho à luz solar por longos períodos também influencia no aquecimento. Deixar o celular no carro durante muito tempo traria as mesmas consequências. O aquecimento, contudo, nem sempre se deve à temperatura ambiente.
O uso de carregadores de bateria que proporcionam mais corrente elétrica do que o necessário pode causar o mesmo efeito. Assim como a utilização de GPS, já que quanto mais o celular trabalha mais ele esquenta, ao transformar em energia térmica as operações matemáticas que efetua. Ao usar o GPS, o aparelho deve usar o sensor durante 100% do tempo, com a tela acesa e conectado à internet.
Da mesma maneira, o uso intensivo de jogos de alta qualidade gráfica ou muito pesados para a memória RAM e para as características do seu celular também podem levar ao aquecimento excessivo do aparelho. Vale a pena avaliar as condições do hardware do celular antes de baixar um jogo com tais características.
Também é importante verificar se está executando aplicativos ou programas sem que tenha conhecimento. E se perceber um aumento rápido da temperatura, desligue funções como Bluetooth e conexão wifi. Você evitará assim uma sobrecarga de processos.
Reduzir o brilho da tela também é recomendável ao rodar jogos ou filmes por muito tempo. E, sobretudo, é importante não deixar o smartphone em locais com pouca ventilação, como debaixo de uma almofada, principalmente se estiver carregando a bateria ou baixando algum aplicativo.
Há no mercado várias aplicações para smartphones que, uma vez instaladas, escaneiam todo o dispositivo para determinar sua temperatura em cada momento. Um dos mais populares para iOS é o iStat 2, um app que monitora toda a atividade de um iPhone. Além da temperatura, mostra a quantidade de dados consumida e a velocidade restante.
Outra opção para dispositivos Apple é o sistema Status Lite, que reconhece e pode apagar os aplicativos que geram maior carga de energia. E se você possui smartphone com sistema Android, pode optar pelo app gratuito Cooler Master. O programa escaneia o aparelho para determinar a temperatura no momento, identifica os serviços que geram superaquecimento e os apaga.
Também há outras opções no mercado para telefones com Android, o sistema operacional do Google. Entre os mais interessantes estão Phone Overheat Alert, TempMonitor e Cpu Gauge. Com esses recursos não será preciso esperar o celular chegar ao ponto crítico de aquecimento.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Terra entrou em novo período de extinção em massa - Ciência

A Terra entrou em um novo período de extinção em massa, de acordo com um estudo feito por três universidades americanas. E os humanos podem estar entre as primeiras vítimas.

A pesquisa, feita por cientistas das universidade de Stanford, Princeton e Berkeley, diz que os vertebrados estão desaparecendo a uma taxa 114 vezes mais rápida que o normal. A descoberta confirma os resultados de um estudo publicado pela Universidade de Duke no ano passado."Estamos entrando agora no sexto grande período de extinção em massa", disse um dos autores do novo estudo.
O último desses períodos ocorreu há 65 milhões de anos, quando os dinossauros foram extintos, provavelmente devido a um grande meteoro que atingiu a Terra. "Se for permitido que isso continue, a vida vai levar milhões de anos para se recuperar e nossa própria espécie provavelmente desapareceria logo no início", disse o autor principal, Gerardo Cabellos.
Os pesquisadores analisaram, historicamente, as taxas de extinção de vertebrados - animais com espinha dorsal - por meio de dados de fósseis. Eles descobriram que a taxa de extinção atual era mais que 100 vezes mais alta que em períodos em que a Terra não estava passando por um evento de extinção em massa. Desde 1900, segundo o relatório, mais de 400 vertebrados desapareceram.
Uma perda desta magnitude normalmente seria vista em um período de até 10 mil anos, segundo os cientistas. O estudo - publicado na revista científica Science Advances - cita, como causas da extinção, mudança climática, poluição e desmatamento. Como consequência da destruição de ecossistemas, processos benéficos como a polinização feita pela abelhas podem desaparecer em até três gerações humanas.
"Há exemplos de espécies, em todo o mundo, que são basicamente mortos-vivos", disse o professor de Stanford Paul Ehrlich. "Estamos cavando nossa própria cova". A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) diz que pelo menos 50 animais ficam mais perto da extinção a cada ano. Cerca de 41% de todos os anfíbios e 25% dos mamíferos estão ameaçados de extinção, afirmam.
No ano passado, um relatório de Stuart Pimm, um biólogo e especialista em extinção da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, também alertou que a humanidade estava entrando no sexto período de extinção. Mas o estudo de Pimm diz que a atual taxa de extinção era mais de mil vezes mais veloz que no passado - o estudo atual fala em 114 vezes. Os autores do novo estudo afirmam que ainda é possível evitar "uma queda dramática da biodiversidade" por meio de conservação intensiva, mas que é necessário agir rapidamente.
Segundo a IUCN, o lêmure (um tipo de primata) enfrenta uma verdadeira guerra para evitar a extinção em ambientes selvagens nos próximos anos. O grupo diz que 94% dos lêmures estão sob ameaça, com mais de um quinto de todas as espécies de lêmures classificadas como "sob perigo crítico". Além de ver seu habitat natural em Madagascar sendo destruído por retirada ilegal de madeira, eles também são frequentemente caçados por sua carne, diz a IUCN.

domingo, 16 de agosto de 2015

A obesidade matou meu filho - Saúde

Britânico era viciado em junk food e passava até 12 horas por dia jogando no computador; jovem morreu devido à síndrome da morte súbita de adultos. Satish e Shaun conviveram durante apenas quatro anos e jovem já tinha hábito de comer junk food. O britânico Shaun Appleby morreu no dia 26 de fevereiro, devido à síndrome da morte súbita de adultos. O detalhe é que Shaun tinha apenas 18 anos.

Segundo a mãe do adolescente, Satish, ele estava acima do peso, era viciado em junk food e passava até 12 horas por dia jogando no computador. Os médicos disseram a Satish que a obesidade de Shaun foi um dos fatores que contribuíram para sua morte.
"Fui acordá-lo (no quarto dele) e ele estava frio, morto", disse Satish. "Ele estava com excesso de peso, não (estava) obeso, na minha opinião. Ele estava com 92 quilos, um metro e 87 centímetros. Mas o médico disse que o dano já tinha sido feito quando ele estava com 14, 15 anos."
Segundo a mãe de Shaun, o filho tinha até emagrecido um pouco antes de morrer: mais de doze quilos. Satish afirma que fez parte da vida do filho apenas nos últimos quatro anos, antes ele morava com o pai. "Shaun era a minha vida nos últimos quatro anos: nós trabalhávamos juntos, ele ia nadar uma vez por semana e este era o único exercício que ele fazia."
"Ele ficou muito animado com computadores (e o jogo) Minecraft, ele tinha amigos australianos e americanos". O problema, para a mãe do jovem, é que esta era a única vida que Shaun tinha: comer demais e ficar trancado no quarto, no computador. Quando ele começou a fazer mudanças, sua saúde mudou. "Quando a vida dele começou a mudar, ele perdeu peso, ia encontrar uma namorada, fazia a barba. Foi neste momento em que ele morreu e isso foi muito chocante para mim".
Para a mãe do jovem, a morte de Shaun poderia ter sido evitada. "Se ele tivesse sido controlado quando era mais jovem, ele não teria morrido". Ela afirmou que deveria ter mandado o filho para um acampamento especializado, com treinamento pesado e disciplina, quando ele ainda tinha dez anos, mas ela afirma que ainda "não fazia parte da vida dele, ele vivia com o pai".
Quando eles finalmente começaram a viver juntos, a relação teve um começo "difícil". "Ele era um pouco violento comigo, me empurrava". Até que eles chegaram a um acordo: como Satish era fumante, o filho propôs que ela parasse de fumar e então ele pararia de comer junk food.
Ela conseguiu parar de fumar, mas o filho não conseguiu desistir do próprio vício, apesar da mudança de atitude da mãe. "Eu controlava (o consumo de) junk food. Fiquei muito mais severa, eu racionava a comida dele". Ela concorda que é preciso haver o controle da alimentação dos filhos desde muito cedo e também é preciso prestar atenção aos problemas dos filhos. "Ele sofria bullying na escola, ele se escondia atrás do computador".
Que a obesidade se tornou um problema de saúde publica, não se discute. O que lembro trata-se da falta de controle e a transferência de responsabilidade do pai e mãe para terceiros. Deixar que a escola cuide de hábitos, ou eduque, entendo como abrir mão dos filhos. Não importa se moram juntos ou não, quando geraram o filho, sabiam muito bem o que faziam e qual a consequência. Se não desejam isso, que se previnam de forma conveniente, mas assumam cada qual sua responsabilidade...

sábado, 15 de agosto de 2015

02 - Obesidade no mundo - Saúde

Caso único na Europa ocidental e raro no cenário mundial é o da Itália, onde o IMC das mulheres caiu nos últimos 28 anos. Na Bélgica, Finlândia e França, o índice de massa corporal das mulheres registrou leve alta.
As suíças são as mulheres mais magras da Europa, seguidas pelas francesas e italianas, enquanto os europeus mais magros são os franceses. O estudo recorda que o sobrepeso, que é produto da má alimentação e da falta de atividade física, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e algumas formas de câncer. O problema seria a origem de três milhões de mortes por ano.

A população da pequena ilha de Nauru, no Pacífico Sul, é a mais afetada pela obesidade, seguida pelos Estados Unidos, enquanto os homens da República Democrática do Congo são os mais magros e as mulheres mais delgadas se encontram em Bangladesh, estudo publicado na revista médica The Lancet.
A lista de países de acordo com a taxa média de IMC (índice de massa corporal, obtido através do cálculo entre a altura e o peso do indivíduo) é a seguinte:

HOMENS                                                                                  MULHERES
- Nauru : 33,9                                                                             - Nauru: 35
- Estados Unidos : 28,5                                                               - Egito: 30,1   
- Arábia Saudita : 27,9                                                                - Arábia Saudita: 29,6
- Austrália : 27,6                                                                         - África do Sul: 29,5
- Canadá : 27,5                                                                           - México: 28,7
- Espanha : 27,5                                                                          - Estados Unidos: 28,3
- Argentina : 27,5                                                                        - Argentina : 27,5
- Reino Unido : 27,4                                                                    - Rússia: 27,2
- México : 27,4                                                                           - Austrália: 26,9
- Alemanha : 27,2                                                                        - Reino Unido: 26,9
- África do Sul: 26,9                                                                    - Canadá: 26,7
- Bélgica : 26,8                                                                            - Cuba: 26,6
- Polônia : 26,7                                                                            - Espanha: 26,3
- Egito : 26,7                                                                                - Argélia: 26,4
- Itália : 26,5                                                                                - Brasil : 26
- Suíça: 26,2                                                                                - Polônia: 25,9
- Rússia: 26                                                                                  - Alemanha: 25,7
- França: 25,9                                                                              - Bélgica: 25,1
- Brasil : 25,8                                                                               - França: 24,8
- Cuba: 25,1                                                                                - Itália: 24,8
- Argélia: 24,6                                                                              - Tailândia: 24,4
- Japão: 23,5                                                                                - Suíça: 24,1
- Tailândia: 23                                                                              - Nigéria : 23,7
- Nigéria: 23                                                                                 - China: 22,9
- China: 22,9                                                                                - Japão: 21,9
- Índia: 21                                                                                    - RDCongo: 21,7
- Bangladesh: 20,4                                                                       - Índia: 21,3
- RDCongo: 19,9                                                                         - Bangladesh: 20,5

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

01 - Obesidade no mundo - Saúde

A obesidade praticamente dobrou no mundo nas últimas três décadas, afetando 500 milhões de adultos, a maioria mulheres, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira pela revista médica The Lancet. Em 2008, mais de um em cada 10 adultos no mundo era obeso, revela o estudo coordenado por Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, e Salim Yusuf e Sonia Anand, do Instituto de Estudos da População/Saúde de Hamilton, Canadá, que examinaram a evolução do sobrepeso entre 1980 e 2008 nas pessoas acima de 20 anos.
Entre os países ricos, os Estados Unidos lideram o ranking da obesidade, seguidos pela Nova Zelândia, enquanto a população do Japão é a menos afetada pelo sobrepeso. O excesso de peso é caracterizado por um índice de massa corporal (IMC, o parâmetro usado para medir a relação entre peso e altura) acima de 24 kg/m2. O Brasil registra IMC de 25,8 entre os homens e de 26 entre as mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um IMC de 30 significa obesidade e um índice acima de 30 é considerado obesidade severa. Em 28 anos, o IMC aumentou tanto entre homens quanto entre mulheres. No planeta, 1,46 bilhão de adultos registram sobrepeso. A obesidade quase dobrou, afetando 205 milhões de homens e 297 milhões de mulheres, ou seja, 9,8% dos homens e 13,8% das mulheres.
"O sobrepeso e a obesidade, a hipertensão e o alto nível de colesterol não são patrimônio apenas dos países ricos, também afetam os países pobres e com renda média", destaca o professor Ezzati. A pequena ilha de Nauru (Pacífico sul), com 14.000 habitantes, registrou em 2008 a maior média de IMC: 33,9 nos homens e 35 nas mulheres. A ilha já liderava em 1980 a classificação da obesidade no mundo, mas com níveis consideravelmente menores (homens 28,1 e mulheres 28,3).

Entre os países ricos, os Estados Unidos, que já tinham a população com maior taxa de obesidade em 1980, permanecem em primeiro lugar, com um IMC de 28,5, seguido por Nova Zelândia e Austrália entre as mulheres, e Grã-Bretanha e Austrália entre os homens. O Japão tem o menor IMC (22 para os homens e 24 para as mulheres) entre os ricos. As mulheres de Bangladesh registram o menor índice entre as mulheres, enquanto a República Democrática do Congo é a primeira entre os homens.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Ficou presa nua na arvore e virou arte - Sociedade

A norueguesa Hilde Krohn Huse protagonizou o que pode ser chamada de uma das obras de videoarte mais inusitadas da década. Ela tem 26 aos e estuda na Universidade de Artes de Farnham, na Inglaterra. Nua, a artista se amarrou pelos pés em uma árvore para gravar um vídeo curto, mas no meio da performance acabou ficando presa e não conseguiu sair. O vídeo duraria apenas alguns segundos, mas Hilde não tinha como se soltar. Ela falou: “O vídeo parou quando a bateria morreu, mas eu fiquei lá presa por mais de meia hora.”




Imagens do vídeo “Eva find her Adam in 7:55”, da artista Hilde Krohn Huse. Foto: Reprodução

Hilde só conseguiu sair quando uma amiga ouviu seus gritos e foi socorrê-la. O resultado, a norueguesa resolveu transformar em arte — o vídeo “Eva find her Adam in 7:55” (“Eva encontra o Adão dela aos 7:55”). No fim, o vídeo foi selecionado para o prêmio “Bloomberg New Contemporaries”, que contempla artistas independentes todos os anos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

02 - As 12 desculpas mais bizarras de quem chegou atrasado ao trabalho - Sociedade/Emprego/Economia

Alguns patrões não engolem as histórias que os funcionários contam. Eles compartilharam algumas das desculpas mais difíceis de acreditar que receberam dos subordinados que chegaram atrasados. Confira abaixo:

1. Uma zebra escapou do zoológico e bloqueou o tráfego de uma importante avenida (o fato foi confirmado posteriormente);


2. O empregado acordou no jardim de uma casa a duas quadras de seu próprio lar;

3. O gato do subordinado ficou preso no vaso sanitário;

4. O leite do cereal acabou no café da manhã e o empregado teve que comprar mais antes de se aprontar para o trabalho;

5. O funcionário caiu no sono dentro do carro enquanto se dirigia ao trabalho;


6. O subordinado aplicou cola do tipo Super Bonder nos olhos em vez de colírio para lentes de contato, e teve que correr para o hospital;

7. Pensando que o dia de Halloween fosse feriado, o empregado não aparecer para trabalhar;

8. Um buraco no telhado fez com que a chuva caísse sobre o despertador e ele não funcionou de manhã;

9. Estava passando um programa de TV muito bom e o funcionário não conseguiu parar de ver até o fim;

10. O empregado se esqueceu que a empresa mudou de endereço;

11. Uma escova de cabelo ficou presa na cabeça da funcionária;

12. O subordinado não foi pontual no trabalho porque ficou assustado com um pesadelo.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

01 - As 12 desculpas mais bizarras de quem chegou atrasado ao trabalho - Sociedade/Emprego/Economia

Um estudo feito pelo site CareerBuilder mostrou algumas das desculpas mais bizarras que empregadores já ouviram de seus funcionários que perderam a hora para chegar ao trabalho. As histórias vão de zebras fugitivas a programas de TV imperdíveis. A pesquisa revelou que cerca de um quarto (23%) dos empregados admitem chegar atrasados pelo menos uma vez por mês, enquanto 15% admitem fazer isso semanalmente.
Um em cada três gestores (35%) contaram já ter demitido um funcionário por atrasos, e 48% afirmam esperar que seus subordinados sejam mais pontuais todos os dias. Outros 34% dizem permitir que os empregados se atrasem de vez em quando, desde que isso não se torne um hábito.
Já 18% dos entrevistados afirmaram não se importar se os funcionários chegam depois do horário, contanto que façam o trabalho direito. De acordo com a vice-presidente de RH do CareerBuilder, Rosemary Haefner, muitos gestores compreendem que problemas ocasionais geram estes atrasos. “O problema é quando isso se torna rotineiro”.
Empregados que costumam se atrasar deveriam checar regularmente a previsão do tempo no trajeto até o trabalho, receber alertas sobre o funcionamento do transporte público que utilizam ou preparar-se na noite anterior para não precisar correr de manhã, recomenda a executiva.
Como nos anos anteriores da pesquisa, problemas de trânsito são os motivos mais comuns para os atrasos (39%), seguidos de falta de sono (19%), panes no transporte público (8%), mau tempo (7%) e necessidade de deixar os filhos na escola ou creche (6%). O levantamento foi feito com 3 mil trabalhadores de empresas privadas e 2.201 gestores e profissionais de RH, entre os dias 6 de novembro e 2 de dezembro de 2013.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Game promete ensinar novos conceitos da física de forma divertida - Tecnologia/Educação

Jogo de computador procura atualizar conceitos científicos ultrapassados para estudantes

O São Paulo Research and Analysis Center (Sprace) desenvolveu um videogame com o objetivo de atualizar o conteúdo apresentado hoje em dia nas aulas de física das escolas de ensino médio, que pertence ao modelo atômico antigo. Hoje, após diferentes experiências realizadas em aceleradores de partículas, a ciência sabe mais sobre o interior da matéria. Mas muitas instituições do ensino médio não disponibilizam em seu currículo escolar as mais recentes descobertas sobre os elementos que formam o quadro das partículas atômicas.
O jogo, batizado como Sprace Game, possibilita o aprendizado de conceitos básicos sobre a composição da matéria através de algumas tarefas, como construir partículas subatômicas a partir de seus elementos mais fundamentais. O jogador é diminuído à escala subatômica e recebe o trabalho de comandar uma nave em miniatura e completar diferentes missões de captura e análise de diferentes materiais. O usuário também pode acessar a tabela periódica para determinar a quantidade de prótons e nêutrons a serem gerados. Os desenvolvedores esperam que, quando imerso nas missões, o jogador acabe aprendendo conceitos científicos de uma maneira divertida e sem esforço.
O jogo é gratuito e pode ser baixado pela internet em português, inglês ou alemão. Ele foi desenvolvido na linguagem Java, e pode ser jogado em qualquer sistema operacional. Apenas requer a instalação da versão mais recente da plataforma Java.
O projeto foi desenvolvido no Brasil, patrocinado pelo Sprace e contou com apoio do CNPq, através do edital de "Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia" e da FAPESP. Foi produzido pela empresa de consultoria brasileira Summa Technology+Business e desenvolvido pela Black Window Games Brasil.
Para acessar gratuitamente a última versão do jogo, clique aqui.

domingo, 9 de agosto de 2015

Cuidado quando for operar - Sociedade/Justiça/Saúde


Um americano do estado da Virginia ganhou uma indenização de US$ 500 mil (R$ 1,54 milhão) por negligência médica e danos morais depois que gravou acidentalmente com seu celular os médicos zombando dele enquanto estava sob anestesia.
Na gravação a que os jurados tiveram acesso durante o julgamento, é possível ouvir a anestesiologista Tiffany Ingham e outros médicos chamando o paciente (que não teve o nome divulgado) de “bunda-mole” e “retardado”, segundo o “Washington Post”.
“Depois de cinco minutos de conversa com você no pré-operatório, eu queria te dar um soco na cara”, afirma Tiffany. A gravação mostra ainda os médicos zombando da saúde do paciente e discutindo como evitá-lo após a cirurgia.
Bem, pensando aqui quem vai levar celular para a sala de cirurgia, filmar, ainda mais sendo o operado? Se caracteriza, a meu ver, má fé, visto que fica clara premeditação do ato (gravar e usar para um processo). O que ele deixou de contar, trata-se de como foi a conversa anterior...

sábado, 8 de agosto de 2015

02 - Ele quer mais uma namorada - Sociedade/Comportamento


Ele divide uma cama king size com elas toda noite. Em certo momento, Adam conheceu a bissexual Brooke Shedd e eles começaram a namorar. Mas a vida monogâmica os deixou entediados. Solução? A dupla passou a sair para a balada em busca de parceiras para fazer ménage. Uma das garotas era Jane Shalakhova — e a química foi tão forte que, pouco tempo depois, os três foram morar juntos. E isso não é tudo.
Adam e Brooke (que já possui um filho de 5 anos de outro relacionamento) acabaram de ter um bebê juntos; Jane planeja engravidar em breve; e ainda há planos de acrescentar uma terceira namorada à relação. Vamos ser honestos? Este sonho provavelmente vai virar um pesadelo em algum momento. Mas, até lá, Adam terá vivido uns dias muito felizes.

Sucesso ao trio, que futuramente pode ser um quarteto...