Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

20 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Pegadas de um elefante no deserto

A caça de elefantes, causada principalmente pelo seu marfim, é geralmente ilegal em todos os países africanos. No entanto, dadas as enormes quantidades de comida que estes animais requerem, alguns parques naturais africanos recorrem à emissão de licenças de caça em número reduzido para controlar as populações e angariar fundos. A caça dos elefantes teve também consequências a nível evolutivo. Visto que o objectivo primordial dos caçadores eram as presas, os animais que não as tinham graças a uma mutação genética, foram favorecidos. O processo involuntário resultou numa seleção artificial das populações de elefantes (análogo ao que resultou nas raças de cães), onde os animais sem presas passaram de 1% do total a representar, em certos locais, cerca de 30% dos indivíduos.
Ao longo da história, os elefantes foram utilizados pelo Homem para várias funções, como transporte, entretenimento e guerra. Os elefantes de guerra foram uma peça táctica importante antes da generalização da artilharia, principalmente nos exércitos de Cartago e do Império Aquemênida. O general Aníbal considerava os animais excelentes para os combates militares, embora não apresentassem resistência ao frio. Foi através de Alexandre, o Grande que os elefantes de guerra chegaram ao Ocidente, em 325 a.C.
Apesar destes usos, o elefante não é um animal doméstico, na medida em que não é criado em cativeiro. Quase todos os elefantes ao serviço do Homem foram ou são animais domados, isto é, nascidos em liberdade e adaptados às várias funções. Os motivos da falta de sucesso da domesticação dos elefantes incluem as despesas elevadas de manutenção, o longo período de gestação e crescimento e o temperamento por vezes violento destes animais. É por causa da sua personalidade que a grande maioria dos animais domados são fêmeas; em contrapartida, elefantes de guerra eram (e, ainda hoje, normalmente são) exclusivamente machos.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

19 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

Resultado de imagem para orelha de elefante animalAs grandes orelhas do elefante são também importantes para a regulação da temperatura. As orelhas de um elefante são feitas de material muito fino esticado sobre cartilagem e uma vasta rede de vasos sanguíneos. Nos dias quentes, os elefantes agitam constantemente as orelhas, criando uma brisa suave. Esta brisa arrefece a os vasos sanguíneos à superfície, e o sangue mais fresco circula então pelo resto do corpo do animal. O sangue que entra as orelhas do animal pode ser arrefecido até cerca de 6 graus Celsius antes de retornar ao resto do corpo. As diferenças entre as orelhas dos elefantes africanos e asiáticos pode ser explicada, em parte, pela sua distribuição geográfica. Os elefantes africanos estão mais próximos do equador, onde o clima é mais quente. Por isso, têm orelhas maiores. Os asiáticos vivem mais para norte, em climas mais frescos, e portanto, têm orelhas menores.
Resultado de imagem para orelha de elefante animal
As orelhas também são usadas para intimidação e pelos machos durante a corte. Se um elefante quer intimidar um rival ou predador, estende as orelhas para parecer maior e mais imponente. Durante a época da procriação, os machos emitem um odor de uma glândula situada entre os olhos. Joyce Poole, um conhecido investigador sobre os elefantes, propôs a teoria que os machos abanam as orelhas para espalhar este "perfume elefantino" até grandes distâncias.

domingo, 29 de janeiro de 2017

18 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

Resultado de imagem para pata de elefante animal
As patas de um elefante são pilares verticais, pois precisam suportar o grande peso do animal.
Os pés de um elefante são quase redondos. Os elefantes africanos têm três unhas em cada pé traseiro e quatro em cada um dos pés da frente. Os elefantes indianos têm quatro unhas em cada pé traseiro e cinco em cada um dos da frente. Por baixo dos ossos dos pés existe uma camada gelatinosa que funciona como uma almofada de ar ou amortecedor. Por esta razão, um elefante pode ficar de pé por longos períodos de tempo sem se cansar. Aliás, elefantes africanos raramente se deitam, exceto quando estão doentes ou aleijados. Elefantes indianos, em contraste, deitam-se frequentemente. Embaixo do peso do elefante, o pé incha, mas desincha quando o peso é removido. Um elefante pode afundar na lama, mas consegue retirar as patas facilmente porque os seus pés reduzem de tamanho quando levantados.
O elefante é um bom nadador, mas não consegue trotar, saltar ou galopar. Tem dois andares: o caminhar e um passo mais acelerado que partilha características com a corrida. Quando caminha, as patas funcionam como pêndulos, com as ancas e os ombros subindo e descendo quando o pé é assente no chão. O passo mais acelerado não corresponde à definição habitual de corrida, porque os elefantes têm sempre pelo menos uma pata assente no chão. Como ambas as patas traseiras ou as dianteiras estão no ar ao mesmo tempo, este passo é semelhante às patas traseiras e as dianteiras correrem de cada vez.
Andando a passo normal, um elefante anda a cerca de 3 a 6 km/h mas pode chegar a 40 km/h em corrida.

sábado, 28 de janeiro de 2017

17 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

Os elefantes são chamados de paquidermes, que significa "com pele espessa". A pele do elefante é extremamente rija na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2,5 cm de espessura. No entanto, a pele à volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Normalmente, a pele dos elefantes-asiáticos está coberta por uma maior quantidade de pelos do que no caso do seu congênere africano, sendo esta característica mais acentuada nos mais novos. As crias asiáticas estão cobertas de uma espessa camada de pelo de coloração vermelho acastanhado. À medida que ficam mais velhas, este pelo escurece e fica menos denso, permanecendo na cabeça e na cauda.
Os elefantes têm, geralmente, cor acinzentada, embora os africanos pareçam frequentemente acastanhados ou avermelhados por se rolarem na lama ou em solo dessa cor. Rolar na lama é um comportamento social de grande importância para os elefantes, além de que a lama forma uma espécie de protetor solar, protegendo a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. No entanto, a pele de um elefante é mais sensível do que parece. Sem banhos regulares de lama para se proteger de queimaduras, mordidas de insecto, e perda de umidade, a pele de um elefante sofreria importantes danos. Depois do banho, o elefante, normalmente, utiliza a sua tromba para atirar terra sobre o seu corpo para o secar, formando uma nova camada protetora. Como os elefantes estão limitados a áreas cada vez menores, há progressivamente menos água disponível, pelo que os diversos grupos aproximam-se cada vez mais, o que origina conflitos quanto à utilização destes recursos limitados.
Rolar na lama também ajuda a pele a regular a temperatura. Os elefantes têm muita dificuldade em libertar calor através da pele porque, em relação ao seu tamanho, têm pouca superfície de pele. A razão da massa de um elefante para a área de superfície de pele é muito menor do que num ser humano.
Resultado de imagem para pele de elefante

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

16 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

Tal como os humanos, que são tipicamente destros, os elefantes são ou destros ou canhotos. A presa dominante, chamada a presa mestra, é, em geral, mais curta e mais arredondada na ponta por causa do uso. Tanto os machos como as fêmeas dos elefantes-africanos têm grandes presas que podem chegar até acima dos 3 m em comprimento e pesar mais de 90 kg. Na espécie asiática, só os machos têm presas grandes. As fêmeas asiáticas têm presas que são ou muito pequenas ou que são simplesmente inexistentes. Os machos asiáticos podem ter presas tão longas como os machos africanos, mas são normalmente mais finas e leves; a presa registrada mais pesada de sempre pesava 39 kg. A presa de ambas as espécies e constituída principalmente de fosfato de cálcio na forma de apatite. Como um tecido vivo, é relativamente macia (comparado com outros minerais como a pedra), e a presa, também chamada de marfim, é apreciada por artistas pela sua esculturalidade. A procura de marfim de elefante tem sido uma das razões para o declínio dramático da população mundial de elefantes.
Alguns familiares extintos dos elefantes tinham presas também nos maxilares inferiores, como os Gomphotherium, ou só nos maxilares inferiores, como os Deinotherium.
Réplica de um molar de um elefante-asiático, mostrando a parte superior

Os dentes dos elefantes são muito diferentes dos dentes da maior parte dos mamíferos. Durante a sua vida eles têm normalmente 28 dentes. Estes são:
Os dois incisivos superiores: as presas.
Os precursores de leite das presas.
12 pré-molares, 3 em cada lado de cada maxilar.
12 molares, 3 em cada lado de cada maxilar.

Ao contrário da maior parte dos mamíferos, que desenvolvem dentes de leite e depois os substituem pelos dentes adultos permanentes, os elefantes têm ciclos de rotação de dentes durante a vida toda. Passado um ano as presas são permanentes, mas os molares são substituídos seis vezes durante a vida média de um elefante. Os dentes não irrompem dos maxilares verticalmente como os dentes humanos. Em vez disso, eles têm uma progressão horizontal, como um tapete rolante. Os novos dentes crescem na parte de trás da boca, empurrando dentes mais velhos para a frente, onde eles se gastam com o uso e os restos caem. Quando um elefante se torna velho, os últimos dentes ficam gastos, e o elefante tem de comer apenas comida muito macia. Elefantes muito velhos frequentemente passam os últimos anos exclusivamente em zonas pantanosas onde conseguem encontrar folhas de relva molhada e macia. Por fim, quando os últimos dentes caem, os elefantes não conseguem comer e morrem de fome. Se não fosse pelo desgaste dos dentes, o metabolismo dos elefantes permitir-lhes-ia viver muito mais tempo. Como cada vez mais habitat é destruído, o território dos elefantes torna-se cada vez mais pequeno; os mais velhos já não têm a oportunidade de procurar comida mais apropriada e, por isso, morrem de fome mais novos.
As presas no maxilar inferior também são segundos incisivos. Estes cresciam bastante no Deinotherium e em alguns mastodontes, mas desaparecem cedo nos elefantes modernos sem irromperem.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Amanhã volto a publicar

Tirei uns dias para viajar, mas amanhã estarei de volta, espero com mais energia. Obrigado pela compreensão.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Afastado - Pessoal

Ficarei alguns dias fora, mas volto a publicar já no próximo dia 27. Um pouco de férias faz-se necessário. Obrigado pela compreensão.

domingo, 22 de janeiro de 2017

15 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Um elefante pode fazer diversos usos de sua tromba (como coçar o olho, por exemplo)

A probóscide, ou tromba, é uma fusão de nariz e lábio superior, alongado e especializado para se tornar o apêndice mais importante e versátil de um elefante. A ponta da tromba dos elefantes-africanos está equipada de duas protuberâncias parecidas com dedos, enquanto os elefantes asiáticos têm apenas uma destas. Segundo os biologistas, a tromba do elefante pode ter cerca de quarenta mil músculos individuais o que a faz sensível o suficiente para pegar numa única folha de relva, mas ao mesmo tempo forte o suficiente para arrancar os ramos de uma árvore. Algumas fontes indicam que o número correto de músculos na tromba de um elefante é próximo de cem mil.
A maior parte dos herbívoros (comedores de plantas, como o elefante) possuem dentes adaptados a cortar e arrancar plantas. Porém, à excepção dos muito jovens ou doentes, os elefantes usam sempre a tromba para arrancar a comida e levá-la até à boca. Eles pastam relva ou dirigem-se as árvores para pegar em folhas, frutos ou ramos inteiros. Se a comida desejada se encontra alta demais, o elefante enrola a sua tromba no tronco ou ramo e sacode até a comida se soltar ou, às vezes, simplesmente derruba completamente a árvore.
A tromba também é utilizada para beber. Elefantes chupam água pela tromba (até quatorze litros de cada vez) e depois despejam-na para dentro da boca. Elefantes também inalam água para despejar sobre o corpo durante o banho. Sobre esta camada de água, o animal então despeja terra e lama, que servirá de protetor solar. Quando nada, a tromba também pode servir de tubo de respiração.
Este apêndice também é parte importante das interações sociais. Elefantes conhecidos cumprimentam-se enrolando as trombas, como se fosse um apertar de mãos. Eles também a usam enquanto brincam, para acariciar durante a corte ou em interações entre mãe e filhos, e para demonstrações de força - uma tromba levantada pode ser um sinal de aviso ou ameaça, enquanto uma tromba caída pode ser um sinal de submissão. Elefantes conseguem defender-se eficazmente batendo com a tromba em intrusos ou agarrando-os e atirando-os ao ar.
A tromba serve também para dar ao elefante um sentido muito apurado de cheiro. Levantando a tromba no ar e movimentando-a para um lado e para o outro, como um periscópio, o elefante consegue determinar a localização de amigos, inimigos ou fontes de comida.
As presas de um elefante são os segundos incisivos superiores. As presas crescem continuamente; as presas de um adulto médio crescem aproximadamente 15 cm por ano. As presas são utilizadas para escavar à procura de água, sal ou raízes; para retirar a casca das árvores, para comer a casca; para escavar a árvore adansonia a fim de retirar-lhe a polpa; e para mover árvores ou ramos quando um trilho é criado. Para além disso, são utilizadas para marcar as árvores para demarcar o território e ocasionalmente como armas.

sábado, 21 de janeiro de 2017

14 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Elefantes – podem falar sem emitir sons, por meio de infrassons, inaudíveis por humanos, e conseguem levantar até 300 quilos com a tromba (Fir0002/Wikimedia Commons)

Elefante é o termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual há três espécies no mundo atual, duas africanas (Loxodonta sp.) e uma asiática (Elephas sp.). Há ainda os mamutes (Mammuthus sp.), hoje extintos. Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático, uma espécie menor. Entretanto, estudos recentes de DNA sugerem que havia, na verdade, duas espécies de elefante-africano: Loxodonta africana, da savana, e Loxodonta cyclotis, que vive nas florestas. Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, com a massa entre 4 a 6 toneladas e medindo em média quatro metros de altura, podem levantar até 10.000 kg. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.
Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.
Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.
Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nas fêmeas dos elefantes asiáticos.
Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

13 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Tubarão-ciclope – um feto de tubarão com um defeito de formação que o deixou albino e com um único olho. Foi achado em 2011, no golfo da Califórnia (Pisces Fleet Sportfishing/Reprodução)

Um barco de pesca comercial capturou no Golfo do México um tubarão com apenas um olho. Apesar de parecer um truque de photoshop ou outro tipo de farsa, um cientista confirmou que o "ciclope" é verdadeiro e sofre de um problema raríssimo. As informações são do site LiveScience .
"É extremamente raro", diz Felipe Galvan, do Centro Interdisciplinar de Ciências do Mar do México. "Até onde sabemos, menos de 50 exemplares com essa anormalidade foram registrados."
O animal é, na verdade, um feto encontrado no útero da mãe, já morta. A imagem percorreu a internet e os pesquisadores decidiram investigar o exemplar, entregue pela empresa de pesca Pisces Fleet. O corpo foi submetido a exames de raio-X que indicaram ser verdadeiro, mas os pesquisadores duvidam que ele sobreviveria muito tempo após o nascimento.
A ciclopia, como a malformação é chamada, pode afetar vários seres vivos, inclusive o homem. Há um caso de 1982, registrado na publicação especializada British Journal of Ophthalmology , de um bebê humano com ciclopia. Ele nasceu em Israel e sobreviveu por apenas 30 minutos devido a malformação do cérebro.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

12 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Echiniscus testudo

Cientistas têm relatado a presença de tardígrados em fontes termais, no topo do Himalaia, sob camadas de gelo sólido e no leito dos oceanos. Algumas espécies podem ser encontradas em ambientes mais amenos, como lagos e campos, enquanto outras podem ser encontradas em paredões rochosos e até mesmo em telhados. Tardígrados são mais comuns em ambientes úmidos, mas podem permanecer ativos onde quer que consigam reter alguma umidade.

Hypsibius dujardini visto com um microscópio eletrônico

Tardígrados são um dos poucos grupos de espécies capazes de suspender seu metabolismo de maneira reversível e entrar em um estado de criptobiose. Várias espécies sobrevivem regularmente em um estado desidratado por quase 10 anos. Dependendo do ambiente, eles podem entrar nesse estado através de anidrobiosecriobioseosmobiose ou anoxibiose. Enquanto estão neste estado, seu metabolismo é reduzido a menos que 0,01% do normal, e a quantidade de água em seus corpos pode cair a até 1% do normal. Sua habilidade de permanecer dessecado por longos períodos de tempo depende amplamente de altos níveis do dissacarídeo irredutível trealose, que protege suas membranas. Neste estado criptobiótico, os tardígrados são chamados de tonel.
Os tardígrados são conhecidos por suportar os seguintes extremos enquanto neste estado:
Temperatura - tardígrados podem sobreviver alguns minutos sendo aquecidos a 151 ºC, , alguns dias sendo resfriados a -200 °C (73 K), ou por alguns minutos a -272 °C (aproximadamente 1 grau celsius acima do zero absoluto).
Pressão – podem suportar exposição ao vácuo e também pressões altíssimas, na ordem de mais de 1200 atmosferas. Tardígrados podem sobreviver ao vácuo do espaço e radiação solar, combinados, por pelo menos 10 dias. Algumas espécies podem suportar uma pressão de até 6000 atmosferas, o que equivale a aproximadamente seis vezes a pressão da água na mais profunda fenda oceânica, a Fossa das Marianas.
Desidratação – tardígrados podem sobreviver quase 10 anos em um estado dessecado. Quando expostos a temperaturas extremamente baixas, a quantidade de água em seus organismos vai de 85% a apenas 3%. Como a água expande ao ser congelada, a desidratação assegura que os tardígrados não se fragmentem pela água em congelamento.
Radiação – tardígrados podem suportar doses letais de 5000 Gy (de raios-gama) e 6200 Gy (de íons pesados), apenas 5 a 10 Gy podem ser fatais para seres humanos. A única explicação até agora para esta habilidade é que a quantidade reduzida de água fornece menos reagentes para a radiação ionizante.
Espaço sideral – Em setembro de 2007, tardígrados foram levados até a órbita terrestre baixa na missão FOTON-M3 e foram expostos por 10 dias ao vácuo do espaço. Após serem reidratados na Terra, mais de 68% dos espécimes protegidos da radiação UV de alta-energia sobreviveram e muitos destes produziram embriões saudáveis, e alguns sobreviveram à exposição plena à radiação solar. Em maio de 2011, tardígrados foram enviados ao espaço junto a outros extremófilos na missão STS-134, o último voo do ônibus espacial Endeavour. Em novembro de 2011, eles estavam entre os organismos que seriam enviados pela Sociedade Planetária na missão russa Fobos-Grunt, como parte do projeto LIFE (Living Interplanetary Flight Experiment, ou "Experimento Vivo Interplanetário"), para Phobos; porém, o lançamento foi mal-sucedido.
O genoma dos tardígrados varia em tamanho, indo de aproximadamente 75 a 800 pares de megabases de DNA. O genoma de uma espécie de tardígrado, Hypsibius dujardini, está sendo sequenciado no Broad Institute. Hypsibius dujardini tem um genoma compacto e um tempo de geração de duas semanas e pode ser cultivado indefinidamente e criopreservado.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

11 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Os Tardígrados têm corpos cilíndricos com quatro pares de pernas atarracadas. A maioria tem entre 0,3 e 0,5 milímetro de comprimento, mas a maior espécie pode alcançar 1,2 milímetro. O corpo tem quatro segmentos (sem contar a cabeça), quatro pares de pernas sem articulações, e oito patas com quatro a oito garras em cada. A carapaça contém quitina e é trocada periodicamente.
Tardígrados são eutélicos, com todos os tardígrados adultos tendo o mesmo número de células. Algumas espécies têm até cerca de 40000 células nos adultos, enquanto outras têm bem menos.
A cavidade corporal consiste de uma hemocele, mas a única parte com uma celoma real é encontra ao redor das gônadas. Não há órgãos respiratórios, com a troca gasosa ocorrendo ao longo de todo o corpo. Alguns tardígrados têm três glândulas tubulares associadas ao reto; estas podem ser órgãos excretores similares aos túbulos de Malpighi dos artrópodes, mas os detalhes permanecem um mistério.
A boca tubular tem dois estiletes, que são usados para perfurar as células de plantas, algas ou pequenos invertebrados dos quais os tardígrados se alimentam, liberando os fluídos corporais ou conteúdo celular. A boca abre em uma faringe muscular e trirradial. Os estiletes se perdem quando o animal troca de pele, e um novo par é secretado de glândulas que ficam em cada lado da boca. A faringe consiste de um esôfago curto, que se conecta a um intestino que ocupa a maior parte do comprimento do corpo. Algumas espécies só defecam quando trocam de pele, deixando as fezes para trás com a carapaça abandonada
O cérebro tem múltiplos lobos, a maioria consistindo de três agrupamentos de neurônios pareados bilateralmente. O cérebro é ligado a um grande gânglio abaixo do esôfago, do qual um cordão nervoso ventral duplo que percorre o comprimento do corpo. O cordão possui um gânglio por segmento corporal, cada um produzindo fibras nervosas laterais que se estendem até os membros. Muitas espécies possuem um par de olhos do tipo rabdomérico, e há numerosas cerdas sensoriais na cabeça e no corpo.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

10 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

Cada vez que um desses animais sobrevive a uma forma de estresse, consegue pegar mais genes que podem ajudá-lo a recuperar-se desse estresse.

Tardígrado (do latim: tardus, lento + gradus, passo) é um filo de microscópicos animais segmentados, relacionados com os artrópodes. Popularmente são conhecidos como ursos-d'água ou como tardígrados, um aportuguesamento derivado do nome do filo. Foram descritos pela primeira vez por J.A.E. Goeze em 1773. O nome Tardigrada foi dado por Spallanzani em 1776. São em maioria fitófagos, mas alguns são predadores, como o Milnesium tardigradum.
Muito resistentes, os tardígrados podem sobreviver a temperaturas variando desde pouco mais do que o zero absoluto até os 150 °C,, a pressões de 6 mil atmosferas e 5 000 Gy de radiação, cerca de 1000 vezes mais que um ser humano pode suportar.
Em 2007 vários espécimes pertencentes a duas espécies de tardígrados foram enviados ao espaço por cientistas, onde foram expostos não apenas ao vácuo do espaço, onde é impossível respirar, mas também a níveis de radiação capazes de incinerar um ser humano. De volta ao planeta Terra, um terço deles ainda estava vivo, tornando-se assim os únicos animais nativos do planeta Terra capazes de sobreviver às condições do espaço extraterrestre sem a ajuda de equipamentos de que se tem conhecimento. Além do mais, 10 % dos sobreviventes foram capazes de reproduzir-se com sucesso, produzindo ovos que eclodiram normalmente. Em maio de 2011, estudos sobre os tardígrados foram incluídos na missão STS-134 do ônibus espacial Endeavour, em seu último voo ao espaço.
Vivem por poucas semanas, mas por terem elaborado uma estratégia de dormência completa, na qual encolhem-se e desidratam-se, desligando todos os seus sistemas e processos biológicos, podem sobreviver por muitos anos quando encontram condições ambientais que não suportam a vida animal, permanecendo em um estado criptobiótico. É neste estado que conseguem suportar condições ambientais extremas e posteriormente "voltam à vida" ao se reidratarem novamente.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

09 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

Boothby e seus colegas especulam que tem a ver com a resposta do animal ao estresse. Tardígrados vivem em musgo molhado, e um dos perigos comuns que enfrentam é a dessecação.
Quando os animais ficam desidratados, seu DNA se quebra em pedaços. Quaisquer organismos ao seu redor também sofrem o mesmo destino.
Quando a água volta para o ambiente, os tardígrados se reidratam. Conforme isso ocorre, suas paredes celulares se tornam porosas e “furadas”, e fragmentos de DNA dos organismos dessecados em torno deles podem fluir para dentro e fundir-se com seu próprio DNA.
Se o DNA “de fora” entra no núcleo das células dos tardígrados, os animais podem “costurar” seus próprios genomas e incorporar pelo menos um pouco deste DNA estranho. Caso esteja no lugar correto, como uma célula germinativa, esse material não animal poderia ser transmitido às gerações subsequentes de ursos d’água.
Os pesquisadores também descobriram que muitos dos genes que os tardígrados “emprestaram” de plantas e bactérias estão relacionados com a tolerância ao estresse e reparo do DNA.
“Isso estabelece um cenário interessante ‘ovo ou galinha’. Minha especulação pessoal é que tardígrados provavelmente originalmente tinham alguma habilidade rudimentar de sobreviver a desidratação, e têm aumentado a sua capacidade de sobreviver em ambientes extremos através da aquisição de genes estranhos. Isso também provavelmente configura um ciclo de feedback positivo, onde quanto melhor um tardígrado torna-se em sobreviver a desidratação, mais DNA estranho pode adquirir”, explica Boothby.
Ou seja, quanto mais você tenta destruir um tardígrado, mais forte ele fica.


domingo, 15 de janeiro de 2017

08 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

Tardígrado, olhando assim, parece indefeso. Mas, as aparências enganam…

Um grupo de pesquisadores liderados pelo biólogo Thomas Boothby, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos EUA, analisou o genoma do tardígrado e descobriu que 17,5% dele na verdade vem de outros organismos, incluindo plantas, fungos, bactérias e vírus.
Estes genes entraram no DNA do urso d’água em um processo conhecido como “transferência horizontal de genes”, bastante comum entre organismos unicelulares, mas raro entre animais.
A comparação mais próxima com o tardígrado seria uma forma microscópica de plâncton chamada de rotífero, que tem cerca de 9% do seu DNA formado de outros organismos.
Tardígrado: descoberta inédita
Os pesquisadores chegaram a esse número isolando todos os genes não animais do tardígrado, e comparando esses genes com os de outros organismos sequenciados.
Cerca de 17,5% se assemelhavam muito a genes de organismos não animais, como plantas e bactérias. Esta é a primeira vez que os cientistas encontram um animal com 1/6 de seu genoma proveniente de fontes não animais.
Por enquanto, os cientistas não podem ter certeza das espécies exatas que doaram DNA para o tardígrado, em parte porque alguns dos genomas podem não ter sido ainda sequenciados.
Como isso foi acontecer?!

sábado, 14 de janeiro de 2017

07 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Tardígrado – também conhecido como urso d’água, é minúsculo (menos de meio milímetro) e sobrevive a radiação, vácuo espacial, frio e calor extremos. Consegue ficar sem comida por ao menos uma década.
Ursos d’água, conhecidos pelos cientistas como tardígrados, são criaturas microscópicas do filo Tardigrada que podem sobreviver a qualquer coisa: congelamento, desidratação total, radiação e até mesmo ao vácuo do espaço profundo.
Basicamente, não dá para matar o bicho. Ele é um verdadeiro super-herói andando na Terra.
Sendo assim, dá para entender por que os cientistas estavam curiosos sobre ele. Eu, se pudesse, também iria querer sequenciar o genoma desse animal, para saber como uma coisinha tão minúscula pode ter tantos superpoderes.
Os resultados não são nada menos do que surpreendentes.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

06 - Animais curiosos e incríveis - Ciência



Íbex – espécie de bode capaz de escalar paredes rochosas, como as de montanhas (Martouf/Wikimedia Commons)

O íbex (Capra ibex) é uma espécie de mamífero bovídeo caprino, em estado selvagem na Europa. Esta espécie habita as regiões montanhosas dos Alpes, em zonas de vegetação esparsa. Também é conhecido pelo nome de íbex-dos-alpes.
 
Um íbex (Capra ibex ibex) nos Alpes Julianos, Eslovênia.

Os machos do íbex-dos-alpes atingem cerca de 1 metro de altura e 100 kg de peso e apresentam cornos longos e encurvados que podem medir até 1 metro. As fêmeas são menores, em torno de metade do tamanho dos machos, e não possuem cornos. Os sexos vivem em separado, em manadas de machos e fêmeas com crias, e só se juntam na época de reprodução que decorre no Outono. As crias nascem geralmente em Maio.
Como resultado de caça excessiva e vários conflitos armados na região, o íbex dos Alpes quase se extinguiu no início do século XIX. Em 1816, os últimos animais que viviam na área de Gran Paradiso foram protegidos, mas a caça furtiva continuou. A situação da espécie degradou-se até 1854, quando o rei Vítor Emanuel II da Itália colocou os últimos exemplares sob a sua proteção pessoal. A população recuperou, graças a esforços de conservação e programas de reprodução em cativeiro, e foi reintroduzida na natureza. Atualmente existem cerca de 30 000 exemplares, não sendo considerada uma espécie ameaçada.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

05 - Animais curiosos e incríveis - Ciência



Besouro barqueiro – é ALTO. Tem 2mm e faz mais barulho que uma ferramenta elétrica quando canta sua canção de acasalamento (Piet Spaans/Wikimedia Commons)

O barqueiro de água é um inseto de água doce não- pungente . O barqueiro de água adulto é caracterizado pela sua castanho escuro, superfície mosqueada e pá- como apêndices para a natação. Ele também é conhecido como um besouro de água ou pá bug.
Apesar de barqueiros de água são quase que exclusivamente de insetos aquáticos , o acasalamento ocorre durante o vôo. Após o acasalamento , a fêmea resubmerges barqueiro de água para depositar os ovos fertilizados nas hastes das plantas subaquáticas . Os ovos eclodem em sete a 15 dias .
Após a eclosão, a ninfa barqueiro água vai nadar até a superfície da água para o ar. Uma vez que este inseto não tem guelras , a ninfa também vai coletar uma bolha de ar e segure-o com as pernas como ele retorna debaixo d'água. De acordo com o Peixe BC , a bolha de ar " age um pouco como uma guelra em que absorve o oxigênio da água permitindo que a ninfa barqueiro para ficar submerso por longos períodos de tempo. " As asas da ninfa são pretos , mas girar o marrom escuro à medida que amadurece .
Os barqueiros de água Adulto partilham o mesmo habitat e comportamentos como a ninfa . Um barqueiro água totalmente crescido varia de 3/16 de uma polegada a 3/8 de polegada de comprimento. Eles geralmente habitam lagoas e riachos de água doce onde comem algas e outra vegetação . Barqueiros água adultos fazem parte da cadeia alimentar de muitos peixes.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

04 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Axolotle – espécie de salamandra, é capaz de regenerar partes inteiras do corpo, como um membro ou uma cauda (Stan Shebs/Wikimedia Commons)

O axolotle (do náuatle axolotl) (Ambystoma mexicanum), também conhecido como axolote, é uma espécie de salamandra que não se desenvolve na fase de larva. um exemplo de animal neotécnico, pois conserva durante toda a vida brânquias externas, uma característica do estado larval. Os axolotes são muito usados em laboratório devido à sua capacidade de regeneração(o animal pode se regenerar tanto que no caso de perder um membro ou sua cauda, consegue criar um completamente novo).
Um axolote adulto pode medir de 15 a 45 cm embora o comprimento mais comum seja 23 cm e seja raro encontrar um espécime com mais de 30 cm. Os axolotes possuem características típicas do estado larval das salamandras, incluindo brânquias externas e barbatanas caudais desde o final da cabeça prolongando se por toda a extensão da cauda. Isso ocorre porque esses anfíbios apresentam tireoide rudimentar e não há liberação de hormônios tireoidianos, essenciais na metamorfose de anfíbios. Quando um axolote recebe hormônio tireoidiano, transforma-se em animal adulto com características terrestres: pulmão e patas e perda da cauda por reabsorção, tornando-se muito similar à salamandra-tigre Ambystoma velasci (em alguns raros casos, essa metamorfose ocorre naturalmente).
   

As cabeças são amplas e possuem olhos sem pálpebras. Os machos são identificáveis apenas na época de reprodução pela presença de cloacas muito mais pronunciadas e de aspecto redondo.
Ao contrário do que ocorre com seus parentes próximos, como sapos e rãs, que passam a viver na terra quando deixam as formas larvais, os axolotes permanecem na água por toda a vida. O seu único habitat natural consiste dos lagos próximos da Cidade do México, em especial o lago Xochimilco e o lago Chignahuapan, este último no estado de Puebla. Atualmente, no lago Chignahuapan, são raramente encontrados. Isto se deve à predação dos seus ovos por espécies não autóctones introduzidas pelo homem. Além disso, a capacidade de regeneração do axolote também traz alguns problemas, uma vez que em certas zonas do México é apreciado em caldos e pela medicina naturista (como vitamínico).
Axolotle é um nome asteca, que numa tradução aproximada significa "monstro aquático", e na mitologia asteca era a evocação do deus Xolotl.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

03 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Se você algum dia visitar a República dos Camarões, no oeste da África, tome cuidado com o Trichobatrachus robustus: este sapo possui garras retráteis, algo que pesquisadores consideram um (doloroso) mecanismo de defesa.
“Alguns outros sapos possuem uma espinha dorsal com projeções, mas nesse caso os ossos crescem através da pele ao invés de perfurá-la quando necessário para defesa”, explica David Blackburn, do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard.
As garras do T. robustus são encontradas em suas patas traseiras, dentro de uma massa de tecido conjuntivo. Um pedaço de colágeno une a ponta da garra a um pedaço de osso na pata do sapo, enquanto a outra extremidade da garra é conectada a um músculo. Blackburn e seus colegas acreditam que, quando o animal se vê sob ameaça, ele contrai esse músculo, empurrando a garra para fora da pele. Esse mecanismo é bastante peculiar entre vertebrados (e, ao contrário do que normalmente ocorre, as garras não têm uma camada de queratina).
Como só analisaram animais mortos, os pesquisadores não sabem dizer como (ou mesmo se) as garras se retraem quando não são mais necessárias. Eles acreditam que isso ocorre gradualmente, já que não há um músculo para retraí-las. “Como são anfíbios, não seria estranho se parte do ferimento se recuperasse e o tecido fosse regenerado”, diz Blackburn.
Outro detalhe curioso dessa espécie: quando cuidam de uma prole, os machos desenvolvem fios de pele e artérias com cerca de 11 cm de comprimento – acredita-se que esses fios permitam que o animal capte mais oxigênio enquanto protege a prole.
“É uma história incrível”, diz Ian Stephen, curador de herpetologia (estudo de répteis e anfíbios) da Sociedade Zoológica de Londres (Inglaterra). “Alguns sapos desenvolvem espinhos em seus dedos durante a época de procriação, mas isso é totalmente diferente”.
Para não se ferir com as garras do sapo, caçadores normalmente matam o animal usando lanças ou facões.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

02 - Animais curiosos e incríveis - Ciência

As formigas são classificadas entre os piores 100 invasores do mundo animal. Introduzida na sua gama, a formiga argentina desloca frequentemente a maior parte ou todas as formigas nativas. Isto pode, por sua vez, pôr em perigo outras espécies no ecossistema, tais como plantas nativas que dependem das formigas nativas para a dispersão de sementes, ou lagartos que dependem das formigas nativas para o alimento. Por exemplo, o recente declínio grave do lagarto cornudo no sul da Califórnia está intimamente ligada à da formigas-argentina que deslocaram espécies de formigas nativas que eram a alimentação dos lagartos. Formigas argentinas também causar problemas em áreas agrícolas, protegendo-pragas de plantas, tais como pulgões e [insetos]], de predadores e parasitóides. No retorno para essa proteção, as formigas recebem uma excreção doce, conhecido como "melada". Assim, quando as formigas argentinas invadir uma área agrícola, a densidade populacional de aumentar esses parasitas de plantas, e também há os danos que causam às colheitas.


Formigas-argentinas entrando numa isca comercial comumente disponíveis nos Estados Unidos. Dois dias depois desta fotografia, a colônia parece ter sido destruída.

Formigas argentinas são uma praga comum da casa, muitas vezes entrando estruturas em busca de alimento ou água (principalmente durante o tempo seco ou quente), ou para escapar a ninhos inundados durante períodos de chuvas fortes. Colónias de formigas argentinas quase invariavelmente têm muitas rainhas reprodutivas, até oito para cada 1 000 trabalhadores, eliminando assim uma única rainha não pára capacidade da colônia para se reproduzir. Quando eles invadem uma cozinha, não é raro ver dois ou três rainhas da forragem, juntamente com os trabalhadores.
Devido ao seu comportamento de nidificação e à presença de diversas rainhas em cada colônia, em geral é impraticável para pulverizar as formigas argentinas com pesticidas ou a utilização de água fervente com formigas como construção de ninhos. Na verdade, a pulverização com agrotóxicos estimulará maior postura de ovos pelas rainhas, agravando o problema. Controle de pragas geralmente requer explorar os seus hábitos alimentares onívoros. Eles preferem alimentos doces, como o mel produzido por pulgões e cochonilhas.
O controle mais eficaz é através da utilização veneno de ação lenta, que será levado de volta ao ninho pelos trabalhadores, acabou matando todas os indivíduos, inclusive as rainhas. Pode levar de quatro a cinco dias para erradicar uma colônia desta forma.
Uma receita caseira eficaz. A receita é dimensionada para baixo de um artigo escrito por Keith Muruoka. A fórmula original chamado para 4 colheres de chá de pó de ácido bórico, 3 xícaras de água e 1 xícara de açúcar granulado. consiste de uma solução de mesa branco granulado açúcar e ácido bórico, colocado em um prato raso na área que está sendo invadido:1 / 4 colher de chá de pó de ácido bórico3 colheres de sopa de água1 colher de sopa de açúcar
O ácido bórico irá dissolver só se a água estiver quente, ou pode-se misturar os ingredientes a frio, em seguida, colocar o recipiente em um forno de microondas para trazer a água para ebulição da temperatura. Quando misturado em pequenas quantidades, a solução pode ser armazenada em um frasco conta-gotas e dispensados como necessário para a reconstituição do prato isca. Embora a solução não é particularmente perigosa quando utilizado em pequenas quantidades, como descrito aqui, o prato isca deve ser colocado fora do alcance de animais de estimação e crianças.
Esta fórmula funciona por desidratação e laceração. A solução começa a tirar água do corpo da formiga, provocando lentidão desidratação. Além disso, como as formigas ou os seus larva e transpiram água, a solução torna-se mais concentrada, fazendo com que o ácido bórico a cristalize e dilacerar o aparelho digestivo.
Em áreas onde o uso de líquidos ou venenos não são desejáveis, as formigas da Argentina pode ser repelida por pó de talco ordinário (bebê em pó), que contém talco. O pó não aparece para matar as formigas, mas eles vão tentar evitá-lo após o contato.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Irvine, desenvolveram uma maneira de usar o perfume das formigas argentinas contra elas mesmas. O exosqueleto s das formigas são cobertos com uma hidrocarboneto-laced secreção. Eles fizeram um composto que é diferente, mas semelhante, ao que reveste as formigas. Se a substância química é aplicada a uma formiga, os outros membros da colônia iram matá-la. O sucesso do produto químico para controlar as formigas da Argentina vai depender do custo, a facilidade de aplicação, toxicidade para organismos não-alvo e a frequência de reaplicação. O produto químico pode trabalhar melhor em combinação com outros métodos.

domingo, 8 de janeiro de 2017

01 - Animais curiosos e incríveis - Ciência


Formiga-argentina – Têm a maior colônia do mundo: estão nas Américas do Norte e Sul, Japão, Austrália e Europa. Só perdem em população para os humanos (Penarc/Wikimedia Commons)

As formigas operárias tem cerca de 3 mm de comprimento e podem facilmente passar através de rachaduras e buracos não maiores que 1mm de tamanho. As rainhas tem de duas a quatro vezes o comprimento das operárias. Estas formigas criam abrigos no chão, em fendas nas paredes de concreto, nos espaços entre as tábuas e vigas, mesmo entre os pertences em habitações humanas. Em áreas naturais, nidificam geralmente superficialmente entre folhas soltas ou debaixo de pedras pequenas, devido à sua fraca capacidade de escavar os ninhos mais profundos. No entanto, se uma espécie de formiga, que tenha abrigos mais profundos, abandonar seu ninho, as colônias de formigas argentinas prontamente assumem o espaço.
A área de distribuição natural das formigas argentinas está limitado nas proximidades das vias navegáveis nas áreas de drenagem na planície do rio Paraná. Elas recentemente espandiram-se para partes da Argentina, Brasil, Chile , Colômbia, Equador e Peru. A espécie se estabeleceu em pelo menos 15 países de todo o mundo, em seis continentes, bem como muitas ilhas oceânicas.
"Mega-colónia" Global.
Segundo a pesquisa publicada no Insectes Sociaux em 2009, descobriu-se que as formigas de três super-colónias nos Estados Unidos, Europa e Japão, que previamente pensava-se serem independentes, eram de fato mais provavelmente geneticamente relacionados. As três colônias em questão estão uma na Europa, estendendo-se por 6 000 km (3 700 milhas) ao longo da costa do Mediterrâneo, uma que se estende durante 900 km (560 milhas) ao longo da costa da Califórnia, e uma terceira, na costa oeste do Japão.
Baseado numa semelhança no perfil químico de hidrocarbonetos na sua cutículas das formigas em cada colônia, e no comportamento não agressivo e de aliciamento ao interagir, em comparação com o seu comportamento quando se misturavam com as formigas outras super-colônias da costa da Catalunha na Espanha e de Kobe, no Japão, os investigadores concluíram que os três colônias estudadas na verdade representava uma única super-colônia global.
Os investigadores afirmaram que "enorme extensão desta população é comparável apenas à sociedade humana", e provavelmente tinha sido distribuídos e mantidos por viagens humanas. Elas têm sido extraordinariamente bem sucedidas, em parte, por diferentes ninhos de formigas introduzidas na Argentina, pois raramente atacam ou competem entre si, ao contrário da maioria das outras espécies de formiga. Introduziu na sua gama, a sua composição genética é tão uniforme que os indivíduos de um ninho pode misturar-se em um ninho vizinho sem serem atacados. Assim, na maior parte da sua gama introduzido elas formam "super colônias de formigas". "Algumas formigas têm uma organização social extraordinária, chamada une colonial, no qual mistura-se livremente entre os indivíduos fisicamente ninhos separados. Este tipo de organização social não é apenas um atributo principal responsável pelo domínio ecológico dessas formigas, mas também um paradoxo evolutivo e um problema potencial para a teoria de seleção de parentesco por causa de relacionamento entre companheiros de ninho é efetivamente zero".
Em contraste, as populações nativas são geneticamente mais diversos, geneticamente diferenciadas (entre as colônias e no espaço), e formam colônias que são muito menores do que as super colonias que dominam o intervalo introduzido. Formigas argentinas em sua língua nativa América do Sul, também co-existir com muitas outras espécies de formigas, e não atingir a densidade populacional que caracterizam populações introduzidas.
Operárias não são capazes de pôr ovos reprodutivos, mas podem direcionar o desenvolvimento de ovos de fêmeas em reprodução, a produção de machos parece ser controlada pela quantidade de comida disponível para as larvas. As rainhas raramente ou nunca dispersam na forma alada. Em vez disso, colônias espalhadas por brotamento fora em novas unidades, com as formigas argentinas que se deslocam regularmente os seus ninhos. Apenas dez operárias e uma única rainha são suficientes para se estabelecer uma nova colônia.

sábado, 7 de janeiro de 2017

Prova de fé - Religiosidade


O Pastor Lethebo Rabalango, realizava um culto em sua igreja, a Assembleia Geral de Monte Sião, em Polokwane na África do Sul, onde estava pregando sobre o “Poder de Deus”, ele dizia que, se Jesus andou sobre as águas, ele também poderia fazer qualquer coisa pelo poder da fé.
Para fazer uma demostração do seu poder de fé, convidou uma jovem crente do ministério de louvor e pediu-lhe para se deitar no chão, e ordenou aos demais fieis que fizessem uma oração enquanto colocassem em cima da menina, que estava deitada de costas, uma enorme e pesada caixa acústica, e disse-lhe que o peso não lhe faria mal.
E como se não bastasse, ele subiu por cima do aparato, aumentando ainda mais o peso da caixa, que por sua vez aumentou ainda mais a pressão, acabando por sufocar a jovem que permaneceu sem se mexer por algum tempo.
Depois de algum tempo, o pastor levantou-se e ordenou a remoção da caixa, mas a menina já não levantou mais, pois já estava inconsciente. Os anciãos da congregação deram-lhe tratamento de primeiros socorros, a menina acordou queixando-se de fortes dores, foi aí que se deram conta de que ela estava com uma de suas costelas quebrada, ela foi então levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O pastor, por sua vez, culpou a menina, que acabou morrendo logo após dar entrada no hospital por ferimentos internos e costelas quebradas, ele acusou-a de ter pouca fé por ela não poder suportar uma tarefa tão simples.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

06 - Calendários

Um calendário fiscal (como um calendário 4-4-5) fixa, para cada mês, um determinado número de semanas, para facilitar as comparações de mês para mês e de ano para ano. Janeiro sempre tem exatamente 4 semanas (de domingo a sábado), fevereiro tem quatro semanas, março tem cinco semanas etc. Note-se que este calendário vai precisar adicionar uma 53ª semana a cada 5 ou 6 anos, que pode ser adicionada a dezembro ou pode não ser, dependendo de como a organização utiliza essas datas. Existe um modo padrão internacional para fazer isso (a semana ISO). A semana ISO começa na segunda-feira e termina no domingo. A semana 1 é sempre a semana que contém 4 de janeiro no calendário gregoriano.
Calendários fiscais também são usados pelas empresas. Neste caso o ano fiscal é apenas um conjunto qualquer de 12 meses. Este conjunto de 12 meses pode começar e terminar em qualquer ponto do calendário gregoriano. É o uso mais comum dos calendários fiscais.Resultado de imagem para calendario fiscal

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

05 - Calendários

Resultado de imagem para calendario 2017Podem ser pragmáticos, teóricos ou mistos. Um calendário pragmático é o que é baseado na observação; um exemplo é o calendário religioso islâmico. Um calendário teórico é aquele que é baseado em um conjunto estrito de regras; um exemplo é o calendário hebraico. Um calendário misto combina ambos. Calendários mistos normalmente começam como calendários teóricos, mas são ajustados pragmaticamente quando algum tipo de assincronia se torna aparente; a mudança do calendário juliano para o calendário gregoriano é um exemplo, e o próprio calendário gregoriano pode ter que receber algum ajuste próximo ao ano 4000 (como foi proposto por G. Romme para o calendário revolucionário francês revisado). Houve algumas propostas para a reforma do calendário, como o calendário mundial ou calendário perpétuo. As Nações Unidas consideraram a adoção de um calendário reformado por um tempo nos anos 1950, mas essas propostas perderam muito de sua popularidade.
O calendário gregoriano, como um exemplo final, é completo, solar e misto.
Nem todos os calendários usam o ano solar como uma unidade. Um calendário lunar é aquele em que os dias são numerados dentro de cada ciclo das fases da lua. Como o comprimento do mês lunar não é nem mesmo uma fração do comprimento do ano trópico, um calendário puramente lunar rapidamente desalinha-se das estações do ano, que não variam muito perto da linha do Equador. Permanece constante, no entanto, em relação a outros fenômenos, especialmente as marés. Um exemplo é o calendário islâmico. Alexander Marshack, em uma obra controversa, acreditava que as marcas em um bastão de osso (cerca de 25.000 a.C.) representavam um calendário lunar. Outros ossos marcados também podem representar calendários lunares.Da mesma forma, Michael Rappenglueck acredita que as marcas de uma pintura rupestre de 15 mil anos de idade representam um calendário lunar.