Zanzibar, Tanzânia
O pequeno arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia, país do sudeste da África, oferece praias e hospedagens com as alucinantes cores do oceano Índico. Curiosidade: o cantor Freddie Mercury nasceu aqui (Thinkstock)Meu olhar, uma forma de avaliar as notícias, não apenas como elas são fornecidas. Um pouco sobre quase tudo, buscando respeitar e não polemizar muito.
Total de visualizações de página
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
domingo, 29 de novembro de 2020
139 - Ilhas paradisíacas (Japão - Kabira) - Turismo
Kabira, Okinawa, Japão
Ilha Kabira, em Okinawa, arquipélago do sul do Japão (Okinawa Convention & Visitors Bureau)
sábado, 28 de novembro de 2020
138 - Ilhas paradisíacas (Croácia - Telascica e Galesnjak) - Turismo
Telascica, Croácia
Galesnjak, no mar Adriático, que banha a costa da Croácia, é conhecida como a "ilha do amor". Por que será? (Ivo Pervan)
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
137 - Ilhas paradisíacas (Italia - Capri) - Turismo
26. Ilha de Capri, Itália
Na costa próxima a Nápoles, Capri é uma eterna favorita dos viajantes (CameliaTWU)quinta-feira, 26 de novembro de 2020
136 - Ilhas paradisíacas (Venezuela - Los Roques) - Turismo
Los Roques, Venezuela
Los Roques, na costa venezuelana, vem ganhando fama como destino para a lua-de-mel inesquecívelquarta-feira, 25 de novembro de 2020
135 - Ilhas paradisíacas (Portugal - Açores) - Turismo
Açores, Portugal
Mais famosos por aqui por sua grande comunidade de imigrantes e descendentes no sul do país, os Açores agora vem disputando os turistas brasileiros com atividades como observação de baleias, trekking e vela, além de uma gastronomia riquíssima (Thinkstock)terça-feira, 24 de novembro de 2020
134 - Ilhas paradisíacas (Reino Unido - Geórgia do Sul) - Turismo
Geórgia do Sul, território do Reino Unido
As ilhas Geórgia do Sul entram na rota de uma grande parte dos cruzeiros antárticos. Aqui o explorador polar Ernest Shackleton empreendeu um dos mais brilhantes capítulos da história da exploração da Antártica, ao atravessa-la depois de cruzar o revolto oceano da região em um bote salva-vidas (ScottDNelson Creative Commons)segunda-feira, 23 de novembro de 2020
133 - Ilhas paradisíacas (Reino Unido - Ilhas Malvinas) - Turismo
30. Ilhas Malvinas, território do Reino Unido
Também conhecidas como Falklands e eterno alvo de disputas territoriais entre britânicos e argentinos, estas ilhas também fazem parte de cruzeiros que visitam o Cabo Horn e a Península Antártica. E, sim, não faltarão pinguins para recebê-lo (60D Man Creative Commons)
domingo, 22 de novembro de 2020
132 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Galápagos, Equador
As ilhas Galápagos, no Equador, não são só belas, mas ganharam notoriedade por ter servido como inspiração para Charles Darwin e sua teoria evolucionista (David Doubilet)sábado, 21 de novembro de 2020
131 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
São Cristóvão (em castelhano San Cristóbal) é uma das ilhas pertencentes ao conjunto das Galápagos. A ilha se estende por uma área de 558 km². A capital do arquipélago, Puerto Baquerizo Moreno, fica localizada nesta ilha. São Cristóvão também é um cantão do Equador cuja capital localidade de Puerto Baquerizo Moreno. Além da própria ilha de São Cristóvão o cantão também abrange as ilhas de Española, Santa Fé, Floreana (Santa María) e Genovesa.
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
130 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Ilha Pinta | |
---|---|
Imagem de satélite da ilha | |
A ilha Pinta, conhecida também pelo nome de Abingdon, é uma ilha na região norte do arquipélago das Galápagos, no Equador. A ilha possui uma área de 5940 hectares e é desabitada. É dominada por um vulcão ativo.
A ilha contém uma grande diversidade vegetal e um alto grau de endemismo, incluindo diversas espécies de aves e dois répteis, Microlophus pacificus e Chelonoidis nigra abingdoni. Este último extinto em junho de 2012, com a morte do último exemplar conhecido.
A Ilha Pinta também abriga gaivotas-rabo-de-andorinha, iguanas-marinhas, falcões-das-galápagos, lobos-marinhos-das-galápagos e uma série de outras aves e mamíferos. A ilha principal mais a norte das Galápagos, em tempos a ilha Pinta tinha uma população próspera de tartarugas. A vegetação da ilha foi devastada ao longo de várias décadas pela introdução de cabras selvagens, diminuindo assim o fornecimento de alimentos para as tartarugas nativas. Um esforço prolongado para exterminar as cabras introduzidas em Pinta foi concluído em 1990, e a vegetação da ilha está começando a voltar ao seu estado anterior.
A ilha alongada de Pinta é a mais setentrional dos vulcões ativos das Galápagos. Pinta é um vulcão em escudo com um extenso sopé subaquático, originário de fissuras de orientação norte-noroeste.
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
129 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
A Ilha de Wolf pertence ao Equador e está localizada 37 km a sudoeste de Darwin, não permite visitas em terra. O principal ponto de mergulho está localizado no lado sul da ilha.Correntes muito fortes são encontradas até os 18 metros de profundidade. Tubarões-martelo e golfinhos são principais atrações de Wolf. Os cardumes de tubarões-martelo chegam a ter 500 animais. A melhor forma de conhecê-la é em "live-aboards", específicos para mergulhadores experientes
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
128 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Ilha Bartolomé
Ilha Bartolomé | |
---|---|
Ilha Bartolomé | |
Localização nas Ilhas Galápagos | |
A ilha Bartolomé (em castelhano: Isla Bartolomé) é uma ilhota vulcânica desabitada que faz parte das ilhas Galápagos. Localiza-se próximo da costa leste da ilha de Santiago. É uma das ilhas "mais jovens" do arquipélago. Esta ilha, e também a baía Sulivan, na ilha de Santiago, foram nomeadas em homenagem ao naturalista e amigo de longa data de Charles Darwin, Sir Bartholomew James Sulivan, que foi um tenente a bordo do HMS Beagle. Tem uma área de 1,2 Km2 e uma altitude máxima de 114 metros.[1]
terça-feira, 17 de novembro de 2020
127 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Ilha Fernandina | |
---|---|
Vista da ilha | |
Localização nas Ilhas Galápagos | |
Ela é a mais jovem das ilhas do arquipélago das Galápagos. As principais atrações da ilha são as iguanas, os pinguins, os lobos-marinhos e as garças.
Seu nome é uma homenagem a Fernando II de Aragão.
Tartarugas
A Chelonoidis phantasticus, ou tartaruga-da-ilha-fernandina, é uma espécie de tartaruga própria da ilha Fernandina e é uma das 15 espécies de tartarugas-gigantes-das-galápagos. Um exemplar foi encontrada numa expedição à ilha em 2019. Só tinha havido um outro avistamento desta espécie com um exemplar a ser recolhido durante uma expedição da Academia das Ciências da Califórnia em 1906.
A tartaruga-da-ilha-fernandina julgava-se já extinta devido às múltiplas erupções vulcânicas que ocorreram na ilha.
segunda-feira, 16 de novembro de 2020
126 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Ilha Floreana é uma ilha das Ilhas Galápagos. Seu nome é uma homenagem a Juan José Flores, o primeiro presidente do Equador, e foi durante sua administração que o governo equatoriano tomou posse do arquipélago. Era anteriormente chamada de ilha Charles (em homenagem ao rei Carlos II da Inglaterra); e ilha Santa María, em homenagem a uma das caravelas de Cristóvão Colombo.[1]
A ilha tem uma área de 173 quilômetros quadrados e foi formada por uma erupção vulcânica. O ponto mais alto da ilha é o Cerro Pajas, com 640 metros de altitude, que também é o ponto mais alto do vulcão, como a maioria das ilhas menores de Galápagos.[2]
Ilha Genovesa
Ilha Genovesa | |
---|---|
Localização nas Ilhas Galápagos | |
Coordenadas: 0° 19' 30" N 89° 57' 20" O | |
Mapa topográfico da ilha | |
A ilha de Genovesa é uma ilha desabitada com cerca de 14 quilômetros quadrados, situada na parcela nordeste das Ilhas Galápagos, no Equador.
A ilha possui uma praia em forma de círculo, denominada baía de Darwin, originada pela lava de um vulcão. As grandes atrações são os quase 500 mil pássaros que habitam a ilha, entre eles mergulhões-de-patas-vermelhas, gaivotas, garças e tentilhões.
domingo, 15 de novembro de 2020
125 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
A ilha Santa Cruz é uma das ilhas do arquipélago das Galápagos. Tem uma área de 986 km², o que a torna na terceira mais extensa do arquipélago, e altitude máxima de 864 metros.
Nomeada de Santa Cruz apenas posteriormente, seu nome em inglês (Indefatigable, literalmente, O Infatigável ou Incansável) foi dado por uma embarcação britânica (HMS Indefatigable). A ilha abriga a maior população humana do arquipélago, na cidade de Puerto Ayora. A Estação de Pesquisas Charles Darwin e o quartel-general do Serviço do Parque Nacional de Galápagos estão localizados nela. Ambos operam conjuntamente um centro de criação de tartarugas onde esses quelônios são preparados para serem reintroduzidos em seu habitat.
As montanhas de Santa Cruz oferecem uma vegetação exuberante e são famosas pelos seus túneis de lava. Grandes populações de tartarugas são encontradas ali. A Enseada da Tartaruga Negra é um local cercado por população humana e costuma ser utilizada por tartarugas marinhas, arraias e pequenos tubarões como uma área para acasalamento. Cerro Dragón, conhecida por sua lagoa de flamingos, também aqui se localiza, e ao longo da costa podem ser avistadas iguanas terrestres.
sábado, 14 de novembro de 2020
124 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Duas coisas surpreenderam os Grant: a evolução ocorreu rápido o bastante para ser observada em poucas temporadas no campo. Darwin acreditava que nossa vida não seria suficientemente longa para observar a evolução. Com um único evento pode ocorrer evolução. Além disso, a evolução pode ocorrer em escala bem pequena. As medições dos Grant foram muito cuidadosas e precisas.
O tamanho e a forma do bico são hereditários nessas aves. A seleção natural pode ocorrer sem hereditariedade, já a evolução é só com hereditariedade.A fauna das ilhas inclui a tartaruga-das-galápagos, a iguana-marinha, o pinguim-das-galápagos, o cormorão-das-galápagos, o falcão-das-galápagos, a fragata, entre outros.
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
123 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
A fauna galapaguenha é extremamente rica e única em termos de biodiversidade. No arquipélago abundam espécies endémicas, com variações marcadas de ilha para ilha. Tais características são desde há muito tempo foco do interesse de zoólogos, entre os quais Charles Darwin, que visitou as Galápagos em 1831, durante sua viagem no navio Beagle. Foi através da observação dos animais dessas ilhas que Darwin começou a ponderar as ideias que levariam, mais tarde, à publicação de "A Origem das Espécies" e ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.
Não era uma ideia nova na época, mas não havia um mecanismo para explicá-la. A seleção natural é justamente tal mecanismo, e esta foi a principal contribuição de Darwin.Os mais famosos entre os pássaros endêmicos são as 13 espécies de tentilhões. Peter e Rosemary Grant estudaram várias dessas espécies por quase 40 anos (geralmente conheciam cada indivíduo dos tentilhões da ilha). Em um determinado ano tinham o gráfico do tamanho do bico de uma determinada espécies. Em apenas poucos anos o casal viu a seleção natural acontecer. O tamanho e a forma do bico mudou sob o olhar dos Grant.
Iguana na praia da Estação de Pesquisa Charles Darwin
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
122 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Galápagos foi oficialmente anexada ao Equador em 1832 e foi nomeada "Archipiélago del Ecuador". Entretanto, seu nome oficial é Arquipélago de Colón. O arquipélago de Galápagos é um conjunto de 58 ilhas a cerca de 965 quilômetros da costa continental do país.Seu mais famoso visitante foi o jovem Charles Robert Darwin, que viajou no seu navio "H.M.S. Beagle" do capitão Robert Fitz Roy, em 15 de Setembro de 1835, permanecendo até 20 de outubro.
Darwin visitou somente 4 ilhas, primeiramente San Cristóbal (Chatham Island), depois Floreana (Charles Island), Isabela e Santiago, durante os 35 dias em que permaneceu nessas terras, fez grandes coletas de plantas e animais, assim como observações da vida.
Tartaruga-gigante-das-galápagos, na ilha de Santa Cruz
terça-feira, 10 de novembro de 2020
121 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Em seus quatro anos de isolamento na ilha de Juan Fernandez, fora da costa chilena, Alexander Selkirk (o protótipo de Robinson Crusoe), visitou as ilhas Galápagos por volta de 1709, com o capitão Woodes Rogers.
O primeiro morador de Galápagos foi um irlandês chamado Patrick Watkins, abandonado por lá em 1807. Ele passou dois anos plantando vegetais e trocava-os por rum com os visitantes. Em 1809, ele roubou um barco e fugiu para Guayaquil.
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
120 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Ilha Isabela - nome em homenagem a rainha Isabel, esposa de Fernando Rei da Espanha que patrocinaram a viagem de Colombo às Galápagos. Com uma área de 4.640 km², é a maior ilha do arquipélago. O seu ponto mais elevado é vulcão do lobo com uma altitude de 1707 metros. É habitada, e sua maior cidade é Puerto Villamil, localizada na ponta do sudeste da ilha.
domingo, 8 de novembro de 2020
119 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar, que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos. A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem, administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.
sábado, 7 de novembro de 2020
118 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
As Ilhas Galápagos, cujo nome oficial é Arquipélago de Colón, localiza-se no Oceano Pacífico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul e fazem parte do território do Equador sendo, administrativamente, uma das 24 províncias do país (Província de Galápagos).
O arquipélago que compreende o conjunto das Ilhas Galápagos, que são de origem vulcânica, é formado por dezenas de ilhas e rochedos, sendo treze ilhas maiores (entre 14 a 4 588 km²), seis ilhas menores, e dezenas de ilhotas e rochedos, que totalizam uma área terrestre de 8 010 km². O arquipélago se distribuí por uma área oceânica de 59 500 km², somando 140 555 km² de mar territorial ao Equador.
sexta-feira, 6 de novembro de 2020
117 - Ilhas paradisíacas (Equador - Ilhas Galapagos) - Turismo
Galápagos (Equador) - O arquipélago que encantou Charles Darwin e foi determinante para a teoria evolucionista continua surpreendendo visitantes e cientistas até hoje. Galápagos possui uma biodiversidade tão peculiar que, mesmo se localizando em uma região tropical, abriga até mesmo pinguins e leões marinhos, além da endêmica tartaruga gigante. Esta região fica a mais de mil quilômetros da costa equatoriana, e foi formada naturalmente por sequenciais erupções vulcânicas há milhões de anos. São oito mil quilômetros quadrados de praias, vegetação extensa e montanhas deslumbrantes.
Ilhas Galápagos em 3 de dezembro 2002 (satélite)quinta-feira, 5 de novembro de 2020
116 - Ilhas paradisíacas (Filipinas - Palawan) - Turismo
Uma parte importante do turismo em Palawan está relacionada com o mergulho: as costas da ilha são consideradas dos melhores locais do mundo para esta atividade.
A capital da província é Puerto Princesa. Como atrações turísticas a destacar, há um rio subterrâneo de cerca de 8 km que se pode visitar e percorrer em barco, a zona do norte chamada "El Nido", com variadas paisagens e zonas de mergulho e uma frondosa selva, área declarada de interesse mundial pela Unesco.Entrada de um rio subterrâneo em Palawan.
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
115 - Ilhas paradisíacas (Filipinas - Palawan) - Turismo
Palawan (Filipinas) - Segue os padrões de beleza da vizinha Boracay. Águas calmas, cristalinas e cercadas por montanhas exuberantes à beira-mar.
Palawan é uma ilha das Filipinas, a maior da província de Palawan com 12189 km² e cerca de 430.000 habitantes. Encontra-se pouco desenvolvida e silvestre, com abundante vida selvagem, selvas e montanhas. As praias são de areia branca, o que as torna uma grande atração turística. A sua costa norte é banhada pelo Mar da China Meridional, e a costa sul forma o limite norte do Mar de Sulu.A ilha foi o palco da batalha de Palawan em 1945. Uma dúzia de navios japoneses afundados encontra-se entre 10 e 43 metros de profundidade perto das suas costas e das ilhas próximas, como Busuanga e Coron.
terça-feira, 3 de novembro de 2020
114 - Ilhas paradisíacas (Filipinas - Boracay) - Turismo
A ilha tornou-se um local muito popular de turismo, com crescente procura por famílias de todo o mundo, incluindo da Europa. Exemplo disso é a saudação colocada na praia, em 4 de Maio de 2014, por uma família portuguesa, que assim quis saudar, no Dia da Mãe, a avó, distante em Portugal. O nome da avó era Conchita. A foto fez furor nas redes sociais.
Saudação pelo Dia da Mãe feita na areia da praia, por uma família portuguesa para a avó, distante em Portugal.
segunda-feira, 2 de novembro de 2020
113 - Ilhas paradisíacas (Filipinas - Boracay) - Turismo
Boracay (Filipinas) - Com pouco mais de dez quilômetros quadrados, Boracay é um dos maiores destinos de praia do Sudeste Asiático. A ilha impressiona por suas praias, que têm um incrível contraste de águas azul-turquesa e areias brancas. White Beach é a mais famosa delas
Boracay é uma ilha tropical localizada cerca de 315 quilômetros (200 milhas) de Manila, Filipinas. É um dos maiores destinos turísticos do país, além de ser considerada por muitos uma das praias mais belas da Ásia.domingo, 1 de novembro de 2020
112 - Ilhas paradisíacas (Maldivas) - Turismo
A cultura das Maldivas foi influenciada por diversos fatores e fontes. Estes incluem sua proximidade com o Sri Lanka, o sul da Índia, o leste da África, aInsulíndia e o Oriente Médio. São notados na cultura do pequeno país, características oriundas da Arábia e da Indonésia. A cultura das Maldivas ainda compartilha semelhanças em muitos aspectos com a encontrada no já citado Sri Lanka e em Kerala.
O islamismo é a religião oficial das Maldivas desde mais de 800 anos e 100% da população é muçulmana e a prática aberta de qualquer outra religião é proibida. A constituição das Maldivas segue os preceitos do islamismo. Um dos artigos diz, por exemplo, que "um não-muçulmano não pode se tornar um cidadão". As exigências necessárias para aderir a outra religião e a proibição do culto público de outras religiões são contrárias às normas do Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Recentemente, foi abordado nas Maldivas a aceitação das leis internacionais, visto que "A aplicação dos princípios estabelecidos no artigo 18 do Pacto será sem prejuízo da Constituição da República das Maldivas".
Conforme a Classificação de Países por Perseguição a Cristãos de 2014, elaborada pela Open Doors Internacional, Maldivas é o sétimo país que mais persegue cristãos no mundo.