Causas físicas para dor na penetraçãoShutterstock
Segundo especialistas, as causas físicas para dor na penetração vão desde o ressecamento vaginal à endometriose. De acordo com a ginecologista, o desconforto que a maior parte das mulheres que se queixam de dor na relação ocorre no próprio canal vaginal e é caracterizado por ardência ou queimação durante o ato sexual. Conforme explica a especialista, essa sensação costuma ser decorrente do ressecamento vaginal .
A vagina já é, por natureza, uma região úmida, e, quando a mulher fica excitada, glândulas presentes na região fazem com que ela fique ainda mais lubrificada. Entretanto, quando o casal não se dedica o suficiente às preliminares – estimulando o clitóris e outras áreas erógenas do corpo – antes da penetração, a lubrificação natural da mulher pode não ser suficiente para tornar o ato confortável.
Outros fatores, como a limpeza inadequada e excessiva da região íntima, o tabagismo, alguns medicamentos e até a própria menopausa podem gerar o ressecamento vaginal, e, segundo a ginecologista, além de caprichar mais nas preliminares, uma dica é apostar em um bom lubrificante à base de água para complementar a lubrificação natural da mulher.
Quando a dor é no fim do canal vaginal ou em uma região ainda mais profunda, porém, o problema pode não ter relação alguma com a lubrificação. Conforme explica a ginecologista, pontadas ou cólicas durante a relação sexual podem estar ligadas a alguns tipos de doença.
Nesses casos, a dor na penetração pode ser decorrente de certas ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e até de endometriose, condição que faz o tecido que reveste o interior do útero crescer em outros locais, como nas trompas, nos ovários e até no intestino ou na bexiga.
Fora as doenças que se manifestam no aparelho reprodutor feminino, Livia afirma que processos inflamatórios que não têm necessariamente relação com essa parte do corpo também podem interferir no bem-estar sexual da mulher. Segundo a ginecologista, problemas intestinais ou na bexiga podem gerar dor durante e após a relação.
Outro um fator físico que pode desencadear dor na relação, mas mais raramente, é o DIU (dispositivo intrauterino). Esse método contraceptivo de cobre ou de plástico fica dentro do útero, e, se ele estiver causando uma infecção ou extremamente mal posicionado, pode tornar a relação sexual dolorosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário