Total de visualizações de página

sábado, 25 de dezembro de 2021

Feliz Natal

 Muitos estão comemorando desde ontem, mas hoje é o dia no qual se comemora o nascimento do Grande Mestre Jesus. Muito se fala e se escreveu, sobre seus milagres, seus feitos miraculosos e extraordinários. Mas ele nos ensinou a amar. 

Com esse amor, nos ensinou a sermos tolerantes, superamos divergências. Isso não foi e não é uma redenção, uma absolvição dos pecados e erros, mas nos permite a tentar corrigir, dentro do possível, o que fizemos de errado. 

Diz uma passagem "Vá, e não erre mais". Isso nunca foi ou será um indulto ou perdão. Mas é uma forma de escolhermos outro caminho, mesmo que mais tortuoso, mas evitando prejudicar outras pessoas, magoar, machucar, etc.

Nossos caminhos, nós escolhemos, isso é conhecido como Livre Arbítrio. Podemos mudar, e a mudança que queremos que ocorra, deve se iniciar no que escolhemos e fazemos.

Mas, hoje espero que esteja com pessoas a quem ama por perto, e, por um instante, faça um bom pensamento ou uma prece (não importa qual seu credo), para que os bons amigos do astral possam se aproximar ainda mais, e ajudar em nossa jornada.

Um Feliz Natal e boas Festas, que você que me lê, tenha saúde, e possa, de alguma forma, propagar os bons passos, bons pensamentos e bons atos.

Farei uma pausa nas publicações, mas volto em breve, continuando a escrever sobre a Sibéria, trazendo um pouco mais de informação, e aprendendo sempre.

Até breve!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

52 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O forte de Omsk foi erguido em 1716 próximo ao rio Ishim e ao rio Irtich. Foi construído para proteger a fronteira russa dos nômades do Quirguistão. No final do século XVI, outros fortes de tijolos foram construídos. Muitas construções próximas ao forte foram restauradas como a Немецкая лютеранская церковь (Igreja Luterana Alemã), um Арсенал (arsenal), uma Тюрьма (prisão), etc.
No século XIX e início do século XX, Omsk se tornou o centro administrativo da Sibéria, várias igrejas e catedrais de várias denominações e religiões foram construídas, além de mesquitas, uma sinagoga, a mansão do governador geral, uma academia militar, etc.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

51 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

Rua Tarskaya em Omsk

Omsk ou Onsque (russo: Омск; IPA: [omsk]) é uma cidade da Rússia, capital da província homônima. Localiza-se no oeste da Sibéria. Tem cerca de 1,16 milhão de habitantes e foi fundada em 1716, tendo servido de local de exílio a Fiódor Dostoiévski entre 1849 e 1853. É a segunda maior cidade russa do outro lado dos montes Urais. A distância de Omsk até Moscou (Moscovo) é de 2 700 km.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

50 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

A cidade de Novosibirsk é a sede do Estádio Spartak e do FC Sibir Novosibirsk, que participa do Campeonato Russo de Futebol. A cidade também abriga a equipe de Futsal Sibiryak (Siberiano) que participa da Superliga de Futsal, a principal competição russa na modalidade, tendo sido vice campeã na temporada 2011/2012 e terceira colocada nas temporadas 2010/2011 e 2013/2014. Já o HC Sibir Novosibirsk, equipe de Hóquei no Gelo, disputa a Kontinental Hockey League (KHL), a segunda mais importante Liga de Hóquei no Gelo do mundo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

49 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

A intersecção das rotas marítimas e terrestres são um fator adicional no crescimento da cidade. O porto fluvial se encontra nas proximidades da famosa ponde sobre o Rio Ob, na área central da cidade. A navegação pelo Ob consiste em transportes de mercadorias, transporte local de passageiros e a extração de areia. As rotas turísticas do rio só existem em Tomsk e Zavyalovo.

Por último, o Aeroporto Internacional Tolmachevo, com voos regulares a outras partes da Rússia, Europa e Ásia.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

48 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Novosibirsk é o maior centro de transportes da Sibéria e na cidade existe a confluência de várias linhas férreas e de rodovias, dentre elas destaca-se a ferrovia Transiberiana. Em Novosibirsk se encontra a sede da ferrovia da Sibéria Ocidental, um dos ramais siberianos da empresa estatal Ferrovia russa. A situação de Novosibirsk é fundamenta para o transporte já que conecta a Sibéria ao Oriente, Asia Central e Rússia europeia. Os fluxos humanos e o comércio contribuem significativamente no desenvolvimento da cidade. Novosibirsk é também um porto fluvial.

Existe uma rede de ônibus na cidade. E outro meio de locomoção de massa na cidade é metrô (o único a leste dos montes Urais), inaugurado em 1986. Conta com duas linhas em funcionamento, totalizando doze estações, no final de 2005, foi inaugurada a décima segunda estação. É a forma mais rápida para deslocar-se, mas está concentrado na região central.

domingo, 19 de dezembro de 2021

47 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Novosibirsk é conhecido por ser um importante centro científico, abrigando seção siberiana da Academia de Ciências da Rússia, no qual existem dezenas de institutos de pesquisa, entre estes o Novosibirsk State University, Institutos de Física e Matemática Escolar do NSU e a Escola Superior de Informática. Nas proximidades, em Koltsovo, há o Centro de Virologia e Biotecnologia.

A cidade possui um total de 32 instituições de ensino superior (11 universidades, 8 academias e 13 instituições), além disso, existem 14 filiais de universidades de outras cidades da Rússia (incluindo instituições de Moscou e São Petersburgo). A maior universidade é a Universidade Técnica Estadual de Novosibirsk (NSTU), com mais de 22 mil alunos.

As universidades presentes na cidade são: Universidade Estadual de Novosibirsk, Universidade Técnica Estadual de Novosibirsk, Universidade Estadual Agrária de Novosibirsk, Universidade Estadual de Arquitetura e Engenharia Civil de Novosibirsk, Universidade Estadual de Medicina de Novosibirsk, Universidade Estadual de Economia e Gestão de Novosibirsk, Universidade Estadual Pedagógica de Novosibirsk, Universidade Estadual de Economia e Comércio da Rússia, Universidade Siberiana Estadual de Transporte Ferroviário, Universidade Siberiana Estadual de Telecomunicações e Informática e Universidade Siberiana de Cooperativas de Consumidores.

sábado, 18 de dezembro de 2021

46 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


A cidade é sede de várias empresas russas das mais importantes, entre elas a sede de concentrados químicos de Novosibirsk NPCC, uma das maiores empresas de combustível nuclear da Rússia; a empresa energética Novosibirskenergo; a companhia ferrovia da Sibéria Ocidental, a operadora de telecomunicações Sibirtelecom, a Associação de Produção de Aeronaves de Novosibirsk V.P. Chkalov, a empresa de engenharia para a produção de maquinário agrícola e equipamentos de mineração Sibselmash.

No setor da construção e urbanismo, o governo local construirá um total de 10.612 mil metros quadrados de habitações até 2015 e manterá programas de reconstrução e modernização de habitações em mal estado e, em geral, um desenvolvimento integral da infraestrutura da cidade. Por sua parte, o comércio é um dos motores da estrutura industrial e da economia de Novosibirsk.

Em 30 de março de 2011 a agência classificadora Standard & Poor's elevou a classificação de crédito a longo prazo da cidade de Novosibirsk de "BB-" a "BB" e a classificação em escala nacional a "ruAA". A perspectiva da classificação era "estável".

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

45 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


Novosibirsk é um dos principais centros industriais da Federação Russa. O complexo industrial é formado por 214 empresas indústrias grandes e médias. Representam mais de dois terços da produção total de óblast de Novosibirsk, com um total de 421 200 pessoas trabalhando o setor.

As principais indústrias são a indústria de energia, gás, água, metais, a metalúrgica e a maquinaria, que representam 94% da produção industrial total. O número de empresas chegou a 132.071 unidades e existem 43.402 empresários individuais registados. O comércio por si só contou com um volume de vendas de 217.795,1 milhões de rublos em 2009 e cresceu alcançando a marca de 722.092,6 milhões de rublos, em 2011.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

44 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 
Durante a segunda guerra mundial, Novosibirsk recebeu algumas fábricas evacuadas por Transiberiana e reconstruidas perto das linhas ferroviárias. Um dos seus monumentos de destaque é o Memorial, com placas de granito, onde estão inscritos os nomes das cerca de 30 000 pessoas que morreram na Guerra Patriótica, inaugurado em 1965.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

43 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

A ferrovia Transiberiana foi o primeiro meio do transporte rápido conectando os enormes territórios siberianos com a Rússia ocidental, e permitiu a agricultura e comercio local se desenvolver. A área do Novosibirsk e outros territórios do sul do Sibéria se ficaram exportadores dos produtos alimentares. Novosibirsk aproveito o cruzamento da ferrovia com o grande rio do Ob que permitia transportar o grano do sul. No ano de 1903, torna-se oficialmente uma cidade, chamada Novo-Nikolayevsk, referendo ao czar Nicolau II.
Em 1925, por vontade da sua população, foi atribuída à cidade a designação atual de Novosibirsk (Nova Sibéria), e o governo comunista, preventivamente tendo medo da resistência nas cidades antigas de Omsk e Tomsk, decidiu de mudar a capital da região para Novosibirsk, mais nova e sem classe aristocrata. O centro da cidade possui os monumentos arquitetônicos desse época no estilo construtivista.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

42 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Anteriormente a região era habitada pelos povos samoiedos. Os primeiros cossacos russos chegaram ao território do Novosibirsk moderno no século XVI, e continuaram mais para leste. No inicio do século XVIII os imigrantes russos já moravam na margem ocidental do Ob, mas antes da primeira metade do século o território mais ao leste não foi controlado pela Rússia. Para manter a ordem e recolher os impostos, o império russo construiu a ostrog (fortaleza) de Chauss (modernamente o povoado de Kolyvan) em 1713 e aquela de Berdsk em 1716.


Ponte sobre o rio Ob

Durante a construção da linha férrea do Transiberiano os projetistas poderiam escolher um trajeto mais a norte, perto de Tomsk (então a maior cidade da Sibéria), mas preferiram as costas de Novosibirsk moderno por que há colinas com camadas de rocha em pouca profundidade, o que foi muito conveniente para construção. O projeto foi aprovado no 1893 e no mesmo ano foi fundada a aldeia dos construtores na margem direita do rio, com a designação de Novo-Alexandrovskiy, como referência a Alexandre III, o czar da Rússia. Ainda que naquele tempo no território da cidade moderna existiam aldeias pequenas, foi o povoado dos construtores que cresceu e juntou elas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

41 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo



Novosibirsk (em russo Новосиби́рск, "Nova Sibéria") é a capital da província homônima, na Sibéria, Rússia. Localiza-se às margens do rio Ob. Tem 1 612 833 (censo de 2018), é o maior centro urbano da Sibéria e a terceira maior cidade da Federação Russa, após Moscou e São Petersburgo. Foi fundada em 1893 durante a construção da Transiberiana, é uma cidade do estilo modernista, ruas amplas e com infraestruturas modernas, como o metrô inaugurado em 1985 (o único a leste dos Montes Urais), com duas linhas e 13 estações. O centro da atividade comercial é no lado direito do rio, onde concentra-se a atividade comercial e cívica. Aos 20 quilômetros no sul localiza-se o Akademgorodok, um bairro de ciência e do sector informático.

domingo, 12 de dezembro de 2021

40 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Krasnoiarsk conta com vários centros universitários com faculdades técnicas, agrárias e de medicina, entre outras, assim como institutos de estudos científicos, económicos e jurídicos.
Em 1996 começaram as obras de construção do metropolitano, tendo entretanto sido canceladas em 2005 por questões financeiras.
A cidade de Krasnoiarsk é a sede do Estádio Central e do FC Ienisei, que participa do Campeonato Russo de Futebol. .A XXIX Universíada de Inverno se realizará em Krasnoiarsk em 2019.

sábado, 11 de dezembro de 2021

39 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

Durante o século XIX, Krasnoiarsk foi o centro do movimento cossaco siberiano. No final do século, tinham-se instalado na cidade indústrias mecânicas e ferroviárias. A cidade também se convertera em lugar de exílio para dissidentes da Rússia Imperial.
Após a revolução russa de 1917, durante os planos quinquenais, foram construídas grandes infraestruturas. Entre elas, o porto fluvial e os molhes, a indústria do papel e a hidroelétrica (a segunda maior da Rússia e a quinta do mundo).
Em 1934 foi constituído o krai de Krasnoiarsk tendo esta cidade por capital.
Durante a época estalinista, estabeleceram-se vários gulags próximos de Krasnoiarsk. Na própria cidade criou-se o campo de trabalhos forçados de Ieniseilag ou Ieniseiski ITL entre 1940 e 1941.
Durante a Segunda Guerra Mundial, grande número de indústrias foram movidas para Krasnoiarsk a partir da Rússia europeia devido ao avanço dos alemães, o que estimulou o desenvolvimento econômico da cidade. Após a guerra o desenvolvimento continuou com a criação das fábricas metalúrgica e de alumínio.
Com a dissolução da União Soviética, boa parte das infraestruturas foram privatizadas de forma um tanto duvidosa, o que trouxe uma séria crise econômica e social. Depois destes anos de decadência, a cidade voltou paulatinamente a recuperar a sua vitalidade com o restauro de edifícios públicos e a melhoria da infraestrutura urbana da cidade.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

38 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


A cidade foi fundada pelo governador ou voevoda Andrei Dubenski em 1628 na confluência dos rios Katcha e Ienissei como bastião para defesa com o nome de Krasny (Красный em cirílico, que significa vermelho), tomando posteriormente o nome de Krasny Iar (Красный Яр, que significa encosta vermelha). A categoria de cidade foi-lhe dada em 1690. Em 1822 passou a ser a capital da Província do Ienissei.

O crescimento da cidade deveu-se a estar situada numa das principais rotas postais que ligava as cidades próximas de Atchinsk e Kansk com o resto da Rússia, mas foi definitivamente acelerado com a chegada da ferrovia transiberiana em 1895 e com a descoberta de ouro nas proximidades.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

37 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 





Krasnoiarsk (em russo: Красноя́рск) é a capital e a maior cidade do território russo do mesmo nome, localizado no oeste da Sibéria. Tem cerca de 919 mil habitantes (688 000 em 1972, 412 000 em 1959 e 190 000 em 1939). Foi fundada em 1628.

É atravessada pelo Rio Ienissei.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

36 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O jornal “The Economist” afirmou em 2007 que a economia desta cidade é uma das mais estáveis da Rússia. Esta assenta na indústria da madeira, do alumínio e dos minerais. Entre as industrias menos significativas citam-se o chá, a agricultura e o turismo.


Estação de Caminho de Ferro em Irkutsk

Irkutsk possui importantes estradas e caminhos de ferro como a autoestrada transiberiana que liga a cidade a outras regiões da Rússia e à Mongólia. Além disso, a cidade é servida pelo aeroporto internacional de Irkutsk

A Estrada federal para Vladivostok passa pelos subúrbios de Irkutsk.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

35 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Irkutsk


A cidade propriamente dita fica junto ao rio Angara.
Localizada na Ásia, possui um clima subpolar de taiga (que segundo a classificação de Koppen-Geiger é DWC), a cidade que está na mesma latitude de cidade de clima temperado e continental (52° de latitude norte) possui um clima de locais de latitudes maiores que 61 de Latitude Norte devido a uma cordilheira que ocorre na Sibéria Oriental, caracterizado por grandes variações de temperatura entre as estações do ano. As temperaturas podem ser bastante elevadas no verão e muito baixas mesmo no Verão.
De acordo com os planos regionais, a cidade formará em breve, juntamente com as cidades-satélite de Shelekhov e Angarsk, uma área metropolitana com mais de um milhão de habitantes.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

34 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


Localização das principais cidades da Sibéria.

A ocupação humana da Sibéria é principalmente urbana. As principais cidades da Sibéria são:
Irkutsk
Krasnoyarsk
Novosibirsk
Omsk
Tomsk

domingo, 5 de dezembro de 2021

33 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


A atividade econômica nas taigas é muito intensa e os países que as detêm (Japão, Rússia, Canadá) não parecem dispostos a abrandar o ritmo de exploração. Além das atividades de exploração da madeira, há aqueles decorrentes de testes e depósitos nucleares, naufrágios de submarinos nucleares no oceano Ártico.

sábado, 4 de dezembro de 2021

32 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O cervo almiscarado macho pode ser facilmente distinguido das fêmeas graças às suas duas presas salientes e muito óbvias. Sem chifres para usar durante a época de acasalamento, o veado almiscarado usa suas presas para combater outros machos. A caça furtiva é uma ameaça para este animal, devido ao almíscar que produz. Último fato divertido: o almíscar, que é usado em fragrâncias, cosméticos, incenso e remédios em todo o mundo, na verdade vem de uma glândula no reto do cervo.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

31 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo



O veado-almiscareiro (Moschus moschiferus), é um animal nativo do nordeste asiático, encontrado em países como República Popular da China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Mongólia e Rússia. Atualmente, é classificada como uma espécie ameaçada. Possui uma glândula abdominal que produz almíscar, uma secreção de forte odor que é utilizada pelo homem na produção de perfumes e medicamentos.

Dá ainda pelos seguintes nomes comuns: cervo almiscarado, almiscareiro e algália (não confundir com a Civettictis civetta, que consigo partilha estes dois nomes).

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

30 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 Este animal não vai matar você, a menos que seja com fofura. Como o único chipmunk encontrado fora da América do Norte, esses minúsculos pequenos animais crescem apenas até 25 cm durante suas vidas curtas, que têm em média entre 2 e 5 anos. Outro fato interessante: os esquilos siberianos são um dos poucos mamíferos cujo comportamento e características físicas e características não diferem entre machos e fêmeas.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

29 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


O esquilo-da-sibéria (Tamias sibiricus) é uma espécie de esquilo originária das terras frias da Sibéria e do norte da Ásia. São Animais muito ativos e, ao contrário de muitos roedores, são diurnos e ocupam a maior parte do dia a procurar e a armazenar comida. As tocas destes esquilos são geralmente escavadas no solo e muitas vezes têm mais de um metro de profundidade.

Ao adotar um Esquilo da Sibéria, estes animais devem ser acomodados em gaiolas individuais, contendo um só esquilo, e devem ser o maior possível com ramos, troncos, cordas, etc. A maior autoridade na criação de esquilos-da-sibéria se encontra hoje no Brasil, contando com quase 1000 espécimes, o criador Heitor Scaff, natural de São Paulo, viaja o mundo ensinando os aspirantes a criadores à como criar corretamente estas criaturinhas.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

28 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Das nove espécies de ursos marrons encontrados na Rússia, os da Eurásia e da Sibéria Oriental chamam a Sibéria de lar. De fato, a maior população mundial do urso pardo euroasiático vive a leste dos Urais. Um símbolo da Rússia e da União Soviética, os ursos marrons têm sido usados ​​como um símbolo comumente recorrente na literatura e cultura russa desde o século XVI. A Olimpíada de Moscou de 1980 teve Misha, desenhada pelo ilustrador de livros infantis Victor Chizhikov, como o mascote da competição, e embora não seja um urso pardo, Nika, o ursinho órfão, foi selecionado como oráculo animal para a Copa do Mundo de 2018.


Siberian brown urso | © Alexander Cher / Shutterstock

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

27 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Ramón Grande Del Brio refere-se a Portugal, na sua obra (1994-2000) «Informe sobre el oso pardo y las montañas Galaico-Leonesas» : «Parece inegável o perigo que representa para os ditos plantígrados uma dispersão excessiva em áreas boscosas nas províncias de León, Ourense, Zamora e possivelmente também, de alguns pontos do Norte de Portugal.»

Parece então plausível colocar a possibilidade de o urso-pardo por vezes, entrar em Portugal, uma vez que um urso-pardo pode percorrer em um só dia mais de 20 km.

Em 2010, depois de uma alteração legal, foram recolhidos três ursos-pardos que estavam a ser usados numa companhia de circo em Marco de Canaveses. Por estarem a viver em condições pouco dignas foram entregues à ADFP de Miranda do Corvo que lhes preparou casa no Parque Biológico da Serra da Lousã, distrito de Coimbra. Estão instalados a partir da Páscoa de 2011.

domingo, 28 de novembro de 2021

26 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O urso pardo, provavelmente extinguiu-se entre o século XVII e XIX embora no século XX alguns foram vistos temporariamente, vindos das serras de Espanha. O último urso foi abatido, numa montaria de populares a 2 de dezembro de 1843, na Serra da Mourela, no Gerês; o corpo do animal foi depois levado para Montalegre, para ser exibido. Esse urso seria já um animal errante, que se aventurou para o lado de cá da fronteira (ainda hoje há uma população considerável no norte de Espanha). Enquanto espécie com uma população reprodutora no nosso país, ter-se-á extinguido no século XVII.

Em 2005 foram encontradas pegadas de urso-pardo em Peña Trevinca a apenas cerca de 20 km de Portugal (Parque Natural de Montesinho). Acredita-se que durante os últimos anos, o êxodo rural, o aumento da área de carvalhal e do número de ungulados selvagens, foi favorável à expansão do urso-pardo, nesta região da Península Ibérica.

sábado, 27 de novembro de 2021

25 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O urso-pardo é um animal omnívoro. Sua dieta abrange vários tipos de alimentos, incluindo mariposas, larvas, frutas silvestres, mel, pequenos roedores, e grandes animais como cervos e alces. Normalmente, evitam a presença de seres humanos, mas, uma vez que um urso-pardo equaciona homem igual a fonte de alimento, seja se alimentando de lixo ou sendo alimentado por turistas, ele pode se tornar um animal perigoso. Animais que desenvolvem hábitos alimentares dependentes da presença humana acabam normalmente sendo mortos pelas autoridades.

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

24 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O urso pardo é o mais variável em tamanho dentre todos os Ursídeos vivos. Tamanho e peso variam consideravelmente de acordo com a subespécie, ou sazonalmente, em vista de que quando saem da hibernação na primavera estão relativamente magros, devido a falta de forrageamento durante a letargia, ou quando estão na época de acúmulo de gordura, para se preparar para a hibernação. portanto, um urso pardo deve ser pesado na primavera e no outono para se ter uma ideia de seu peso médio anual.


Em média um urso pardo adulto tem um comprimento total (incluindo a cauda), de 1,4 a 2,8 e uma altura no ombro de 70 cm a 1,53 m, sua cauda é curta como na maioria dos ursos, variando entre 6 a 22 cm de comprimento. O peso médio de ursos machos adultos de 19 populações de todo mundo e varias subespécie (incluindo de grande e pequeno porte) foi de 217 kg, enquanto que para as fêmeas adultas de 24 populações foi de 152 kg. O urso-de-Kodiak que vive no Alasca, é geralmente muito maior, o maior espécime tinha cerca de 751kg. 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

23 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


O urso-pardo é um animal solitário, sabe conviver pacificamente quando existe abundância de alimento. Durante o inverno, ele busca covas e cavernas para entrar em estado de letargia, que pode durar até sete meses. Durante esse período, sua temperatura corpórea cai levemente (32 °C a 35 °C), e sua respiração e batimentos cardíacos diminuem drasticamente de ritmo. Também não come, não urina e não defeca neste período de hibernação utilizando energia apenas de sua gordura acumulada. O urso-pardo vive de 25 a 30 anos (máximo conhecido em estado selvagem é de 34 anos e em cativeiro é de 47 anos). Medem de 1,70 m a 2,50 metros de altura, e cerca de 3 metros em pé.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

22 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Embora a população de ursos pardos tenha encolhido e a espécie tenha enfrentado extinções locais, ainda é considerado um espécie pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), com uma população total estimada em 200 mil ursos pardos. A partir de 2012, o urso pardo e o urso negro americano são as únicas espécies da família dos ursídeos que não são classificadas como ameaçadas de extinção pela UICN. No entanto as subespécies da califórnia, norte africana (urso do atlas) e mexicanas foram caçadas até a extinção no século XIX e inicio do século XX, e muitas subespécies do sul da Asia sofrem grande risco de extinção. O urso marrom do Himalaia, uma das menores subespécies, está em perigo critico de extinção, ocupando apenas cerca de 2% de sua distribuição geográfica original e ameaçado pela caça ilegal.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

21 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


O urso-pardo (Ursus arctos) é um mamífero carnívoro da família dos ursídeos. É o urso de mais ampla distribuição geográfica dentre todos os membros vivos de sua família. É um dos maiores carnívoros terrestres da atualidade, rivalizado em tamanho corporal apenas com seu parente próximo, o urso polar, que é muito menos variável em tamanho e maior devido a isso. Existem varias subespécies reconhecidas, muitas das quais são bem conhecidas em sua área de ocorrência.

O urso pardo ocorre em partes da Russia, Asia central, China, Canadá, Estados Unidos (principalmente o Alasca), Escandinávia e região dos Cárpatos (especialmente a Romênia), Anatólia e Cáucaso. O urso pardo é reconhecido como o animal nacional e estadual de vários países europeus.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

20 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O husky siberiano segundo seu caráter é amistoso e terno. O husky não pode-se utilizar como um cão de caça ou cão de guarda. Por causa das particularidades de seu psiquismo os husky não manifestam a agressão com respeito à gente ou outros animais. Além disso, o cão mostra amiúde a independência, o que é uma falta para os cães de guarda. O intento a ensinar os husky siberianos de comportamento agressivo pode levar aos problemas psíquicos de cão. Isso pode ser perigoso para o proprietário porque o husky siberiano é um cão grande e forte. O cão é inteligente, mas pode ser obstinado por causa de sua independência, impulsividade e falta de atenção. Para conseguir a obediência é preciso começar os treinamentos na idade do início.

domingo, 21 de novembro de 2021

19 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

— Padrão oficial da raça, publicado pela CBKC.


Os machos podem possuir até 60 cm de altura na cernelha e pesar cerca de 27 Kg; as fêmeas podem possuir até 56 cm de altura e pesar cerca de 25 Kg. São cães atléticos e velozes e são mais recomendados para trenós em viagens de longa distância com cargas mais leves, ao contrário do seu parente de porte maior, o Malamute-do-alasca.

sábado, 20 de novembro de 2021

18 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

A pelagem do Husky possui subpelo e é bastante variada em questão de cor, desde o completamente branco ao preto-e-branco, chocolate-e-branco, cinza-e-branco, além de outras variações. Quanto a cor dos olhos, o padrão oficial da raça estabelece:


“ A cor dos olhos podem ser castanhos ou azuis; aceitam-se os olhos de cores diferentes [heterocromia] ou um olho particolorido [heterocromia sectorial]. A expressão é penetrante, porém amigável, interessada e até um pouco maliciosa. ”

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

17 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O husky siberiano (em russo: Сибирский хаски) é uma raça de cães de trabalho e companhia, do tipo Spitz, oriunda da Sibéria na Rússia. Sua função específica é tracionar trenós.
Estes cães, ou seus ancestrais, são conhecidos na Sibéria há milhares de anos, em uma região específica a leste dos Montes Urais, inicialmente utilizados como cães multifuncionais foram especialmente selecionados ao longo de centenas de anos pelos Chukchi, um povo que vive na região, para puxar trenós em condições de frio extremo.

Em 1867, quando a Rússia ainda dominava o Alasca, estes cães migraram da Sibéria asiática rumo ao Alasca, e começaram a se popularizar pelo mundo. Um fato histórico contribuiu para a popularização mundial da raça quando uma matilha de huskys e similares ajudaram a salvar a população de Nome, uma aldeia na área americana do Alasca, levando medicamentos e suprimentos aos habitantes isolados por uma tempestade, quando nenhum outro meio de transporte poderia fazê-lo. Por este feito, dois exemplares em particular tornaram-se muito famosos, o cão chamado Balto, que estava como líder do trenó no momento da chegada em Nome, e o cão Togo, que liderou, com 12 anos de idade, o trenó pelo trecho mais perigoso, por estes feitos ocupando lugares na cultura desde então, recebendo monumentos em homenagem, tendo seus corpos empalhados após suas mortes e exibidos em museu, e sendo representados inclusive também em filmes.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

16 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O glutão é um animal omnívoro, com um componente importante de carne na sua dieta. Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curtos e orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio. O glutão pesa 21kg em média e mede em média 70 a 110 cm de comprimento, excluindo a cauda que chega aos 20 cm.

Os wolverines seguem as trilhas de lobos, linces e outros animais predadores, na esperança de encontrar presas abandonadas, mas também podem caçar animais maiores que eles, graças a sua ferocidade. Curiosidade: os wolverines desenvolveram dentes especialmente para rasgar a carne que foi congelada.



quarta-feira, 17 de novembro de 2021

15 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O glutão (Gulo gulo), também conhecido como carcaju, é um mamífero da família dos Mustelideos, ordem Carnivora. Vive no Hemisfério Norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá. O glutão é o animal oficial do estado do Michigan, nos Estados Unidos. O personagem Wolverine, da editora de quadrinhos Marvel, deve o seu codinome ao glutão, do inglês "wolverine".
O glutão é um animal tímido em relação ao homem, mas extremamente corajoso e agressivo nas relações com outros animais selvagens. Os glutões atacam animais presos em armadilhas, e são conhecidos casos em que roubaram presas a matilhas de lobos e até a ursos polares e ursos pardos. A época de reprodução ocorre durante o verão, mas a implantação dos embriões no útero é atrasada até o início do inverno. A gestação só é bem sucedida se a fêmea tiver acesso a uma fonte abundante de alimento. As crias nascem na primavera em ninhadas de 3 ou 4 e desenvolvem-se muito rapidamente. Ao fim de um ano, os juvenis adquirem o tamanho adulto e a maturidade sexual. Os glutões podem viver até os 13 anos.

terça-feira, 16 de novembro de 2021

14 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

Originário da Sibéria oriental, há 20 ou 30 mil anos, conquistou o vasto território que hoje ocupa no continente asiático. Caçado até ser praticamente eliminado das selvas(taigas), hoje está entre os animais com maior risco de extinção. O território do tigre siberiano limita-se a uma pequena região no sudeste da sibéria.

Teoricamente, tigres-siberianos brancos teriam uma melhor camuflagem na neve, que ocorre no habitat da espécie durante certa época do ano. Porém, não há evidências da existência de tigres siberianos brancos. Os tigres brancos documentados até hoje são todos pertencentes a população do Tigre-de-bengala.
Tigre-siberiano na cultura popular - Amba, que significa "grande rei" ou "grande soberano", um espírito da natureza, presente nas lendas da cultura popular asiática.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

13 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

No dia 25 de dezembro de 1991 a União Soviética, após uma longa crise política, deixou de existir, e a fiscalização das fronteiras ficou muito enfraquecida. Como resultado muitos caçadores vindos de países vizinhos tais como China, Coreia do Sul e Japão atravessaram as fronteiras e os números dos tigres foram reduzidos para 200 em 1994. Porém com o esforços conservacionistas e de patrulhas anti-caça, seus números subiram para entre 300 a 400 em 2004. Atualmente se encontram restritos à região dos montes Sikhote Alin, no sudeste da Sibéria, perto das fronteiras com a China e a Coreia do Norte.

Segundo um estudo, realizado pela Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem (WCS), os tigres siberianos, os maiores do mundo, podem desaparecer. A pesquisa mostra que a população restante da espécie diminuiu consideravelmente nos últimos quatro anos. Em 2005, cerca de 500 indivíduos habitavam as 16 áreas monitoradas por uma programa. Hoje, apenas 56 animais estão confirmados nesses mesmos lugares.

As grandes ameaças que pairam para com os tigres-siberianos hoje em dia são o comércio de órgãos na medicina chinesa e a destruição de seu habitat. A Sibéria concentra grandes áreas de florestas e isso é um grande atrativo para empresas madeireiras.


domingo, 14 de novembro de 2021

12 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Até o começo do século XX os tigres-siberianos viviam espalhados pela Manchúria (região nordeste da China), sudeste da Sibéria, Coreia e nordeste da Mongólia.

Em 1905 foram encontrados tigres na região do rio Aldan, a 60 graus de latitude de norte, mesma latitude de cidades como São Petersburgo, Oslo, Uppsala e Estocolmo. Também foram vistos tigres cruzando no inverno o estreito da Tartária, chegando até a ilha Sacalina.

Porém tal situação começou a mudar na primeira década do século XX, quando passou a ser brutalmente caçado em meio a construção das ferrovias Transiberiana e Transmanchuriana, e nos anos 1920 foram extintos da Coreia do Sul. Como resultado seus números foram reduzidos a não mais do que 30 indivíduos na época da Segunda Guerra Mundial.

Em 1947 passaram a ser protegidos por lei pelo governo soviético e os tigres recuperaram parte de seu número original.

Tigres siberianos do zoo parque de Harbin, na China.

sábado, 13 de novembro de 2021

11 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O tigre é muito respeitado pelos povos nativos da região que habita ou que historicamente chegou à habitar. O povo Udege e o povo Nanai referem-se ao tigre-siberiano como Amba ("grande soberano", "grande rei"). Também o consideram o protetor da planta médica, ginseng. O povo Manchu considera o tigre como Hu Lin ("o rei").

Ataques de tigres-siberianos a seres humanos, apesar da proximidade, são raros, sendo a maioria deles causada quando um tigre é surpreendido e sente-se ameaçado.

Tigre-siberiano no Zoo de Detroit.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

10 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Em relação às outras populações de tigre, têm uma pelagem mais grossa e mais clara, devido ao clima frio do lugar onde vive, onde os invernos são rigorosos e com neve. Seu habitat consiste de florestas de coníferas conhecidas como taiga, e suas presas são alces, javalis, renas e cervos. Em casos raros, chegam a caçar ursos-pardos.



O tigre-siberiano é um caçador solitário e de hábitos noturnos. Caça à noite ou ao amanhecer enquanto reserva o resto do tempo para dormir. Pode percorrer de 10 km a 20 km de distância em uma só noite. Chega a alcançar uma velocidade de até 80 km/h e pode saltar a uma altura de 5 a 6 metros, é capaz de escalar árvores, mas não as pequenas e frágeis. Aproxima-se de sua presa sem ser percebido e, quando se encontra a mais ou menos 20 metros de distância, abaixa-se, caminha quase que se arrastando pelo solo durante um trecho, salta para frente e tenta morder o pescoço da vítima enquanto a imobiliza pelos ombros ou pelas costas.

Cada tigre é responsável pela morte correspondente à média entre 40 e 50 presas durante um ano. É capaz de matar um búfalo e arrastá-lo por centenas de metros. Em geral não atacam o homem.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

09 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Tigre-siberiano, o maior felino selvagem do mundo.

Característica:
Altura (da mão ao ombro) 1,12 m 1,20 m
Comprimento (fêmea) 2,50 m 2,70 m
Comprimento (macho) 2.70 m 3.20 m
Comprimento da cauda 91 cm 1,11 m
Peso (fêmea) 120 kg 170 kg
Peso (macho) 200 kg 310 kg

De todos os felinos existentes na natureza, o tigre-siberiano é o maior. Os machos podem chegar a pesar mais de 310 quilos, ter mais de 3,15 metros de comprimento e medir até 1,20 metros na altura do ombro (cernelha). De acordo com a edição do Guinness Book of world records, de 1988, um tigre siberiano macho de cativeiro chamado Jaipur,aos 7 anos e meio de idade pesava 423 kg e possuía 3,32 metros de comprimento. Jaipur chegou a pesar 465 kg, antes de sua morte em 1999.

Um dos maiores tigres siberianos selvagens foi um macho com 3,30 metros de comprimento, que foi caçado e morto em 1943. Outro relato de um grande tigre siberiano selvagem, foi de um exemplar macho caçado nas montanhas de Sijote-Alin, em 1950, na Rússia, ele pesava 384 kg e tinha 3,48 metros de comprimento. Existem relatos não confirmados de indivíduos ainda maiores, de até 408 kg.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

08 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 Panthera tigris altaica


O tigre-siberiano (nome científico: Panthera tigris tigris), também conhecido como tigre-de-amur, é uma das 6 populações de tigre ainda existentes. É a população de tigre mais setentrional e a maior de todas. Habita áreas próximas ao Rio Amur na Sibéria no extremo leste da Rússia, e uma pequena área no nordeste da China.

Antes considerado uma subespécie (Panthera tigris altaica), desde 2017 o tigre-siberiano e todas as restantes populações continentais asiáticas foram reagrupadas sob a nomenclatura científica de Panthera tigris tigris.

O tigre-siberiano além disso é o 3° maior carnívoro terrestre estando depois do Urso-pardo e do Urso-polar.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

07 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo





Tigre-siberiano
Estado de conservação


Panthera tigris tigris

Distribuição geográfica

Extremo leste da Rússia, próximo ao Rio Amur

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

06 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Embora haja precipitação, o solo gela durante os meses de Inverno e as raízes das plantas não conseguem água. A adaptação das folhas à forma de agulhas limita, então, a perda de água, por transpiração. Também a forma cónica das árvores da taiga contribui para evitar a acumulação da neve e a subsequente destruição de ramos e folhas. Os animais da taiga são guaxinins, alces, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces, martas, esquilos, lebres, castores e aves diversas.

O lobo cinzento é o maior de seu tipo e o único lobo nativo da América do Norte, Ásia e Europa. Um animal inteligente e social, eles caçam em bandos geralmente consistindo de companheiros e seus filhos adultos. Os únicos animais que representam uma ameaça para eles são seres humanos e tigres.



Grey lobo | © David Osborn / Shutterstock

domingo, 7 de novembro de 2021

05 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas (a água do solo encontra-se congelada), sendo constituída sobretudo por coníferas - abetos (como o Abeto do Norte) e pinheiros (como o Pinheiro silvestre), cujas folhas aciculares e cobertas por uma película cerosa as ajudam a conservar a humidade e o calor durante a estação fria. Outra conífera que também pode aparecer é o Larício europeu de folha caduca - Lárice. Em certas condições também podem aparecer Bétulas e Faias pretas.



As florestas boreais demoram muito tempo a crescer e há pouca vegetação rasteira. Aparecem no entanto, musgos, líquens e alguns arbustos.

As árvores demonstram a existência de adaptações ao meio. Sendo de folha persistente, conservam, quando a temperatura baixa, a energia necessária à produção de novas folhas e assim que a luz solar aumenta, podem começar de imediato a realizar a fotossíntese.

sábado, 6 de novembro de 2021

04 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

Localizada exclusivamente no hemisfério Norte, encontra-se também em regiões de clima frio e com pouca umidade. Distribui-se em uma faixa situada entre os 50° e 60° de latitude Norte e próxima às áreas de América do Norte, Europa e Ásia.

O clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante todo o ano. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação anual (40-100). Há duas estações do ano, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, havendo precipitação em forma de neve; os dias são curtos. A temperatura oscila entre -54 ºC e 21 °C.

O solo é fino e pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores, o que o torna ácido e impede o desenvolvimento de outras plantas.