Total de visualizações de página

sábado, 25 de dezembro de 2021

Feliz Natal

 Muitos estão comemorando desde ontem, mas hoje é o dia no qual se comemora o nascimento do Grande Mestre Jesus. Muito se fala e se escreveu, sobre seus milagres, seus feitos miraculosos e extraordinários. Mas ele nos ensinou a amar. 

Com esse amor, nos ensinou a sermos tolerantes, superamos divergências. Isso não foi e não é uma redenção, uma absolvição dos pecados e erros, mas nos permite a tentar corrigir, dentro do possível, o que fizemos de errado. 

Diz uma passagem "Vá, e não erre mais". Isso nunca foi ou será um indulto ou perdão. Mas é uma forma de escolhermos outro caminho, mesmo que mais tortuoso, mas evitando prejudicar outras pessoas, magoar, machucar, etc.

Nossos caminhos, nós escolhemos, isso é conhecido como Livre Arbítrio. Podemos mudar, e a mudança que queremos que ocorra, deve se iniciar no que escolhemos e fazemos.

Mas, hoje espero que esteja com pessoas a quem ama por perto, e, por um instante, faça um bom pensamento ou uma prece (não importa qual seu credo), para que os bons amigos do astral possam se aproximar ainda mais, e ajudar em nossa jornada.

Um Feliz Natal e boas Festas, que você que me lê, tenha saúde, e possa, de alguma forma, propagar os bons passos, bons pensamentos e bons atos.

Farei uma pausa nas publicações, mas volto em breve, continuando a escrever sobre a Sibéria, trazendo um pouco mais de informação, e aprendendo sempre.

Até breve!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

52 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O forte de Omsk foi erguido em 1716 próximo ao rio Ishim e ao rio Irtich. Foi construído para proteger a fronteira russa dos nômades do Quirguistão. No final do século XVI, outros fortes de tijolos foram construídos. Muitas construções próximas ao forte foram restauradas como a Немецкая лютеранская церковь (Igreja Luterana Alemã), um Арсенал (arsenal), uma Тюрьма (prisão), etc.
No século XIX e início do século XX, Omsk se tornou o centro administrativo da Sibéria, várias igrejas e catedrais de várias denominações e religiões foram construídas, além de mesquitas, uma sinagoga, a mansão do governador geral, uma academia militar, etc.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

51 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

Rua Tarskaya em Omsk

Omsk ou Onsque (russo: Омск; IPA: [omsk]) é uma cidade da Rússia, capital da província homônima. Localiza-se no oeste da Sibéria. Tem cerca de 1,16 milhão de habitantes e foi fundada em 1716, tendo servido de local de exílio a Fiódor Dostoiévski entre 1849 e 1853. É a segunda maior cidade russa do outro lado dos montes Urais. A distância de Omsk até Moscou (Moscovo) é de 2 700 km.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

50 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

A cidade de Novosibirsk é a sede do Estádio Spartak e do FC Sibir Novosibirsk, que participa do Campeonato Russo de Futebol. A cidade também abriga a equipe de Futsal Sibiryak (Siberiano) que participa da Superliga de Futsal, a principal competição russa na modalidade, tendo sido vice campeã na temporada 2011/2012 e terceira colocada nas temporadas 2010/2011 e 2013/2014. Já o HC Sibir Novosibirsk, equipe de Hóquei no Gelo, disputa a Kontinental Hockey League (KHL), a segunda mais importante Liga de Hóquei no Gelo do mundo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

49 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

A intersecção das rotas marítimas e terrestres são um fator adicional no crescimento da cidade. O porto fluvial se encontra nas proximidades da famosa ponde sobre o Rio Ob, na área central da cidade. A navegação pelo Ob consiste em transportes de mercadorias, transporte local de passageiros e a extração de areia. As rotas turísticas do rio só existem em Tomsk e Zavyalovo.

Por último, o Aeroporto Internacional Tolmachevo, com voos regulares a outras partes da Rússia, Europa e Ásia.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

48 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Novosibirsk é o maior centro de transportes da Sibéria e na cidade existe a confluência de várias linhas férreas e de rodovias, dentre elas destaca-se a ferrovia Transiberiana. Em Novosibirsk se encontra a sede da ferrovia da Sibéria Ocidental, um dos ramais siberianos da empresa estatal Ferrovia russa. A situação de Novosibirsk é fundamenta para o transporte já que conecta a Sibéria ao Oriente, Asia Central e Rússia europeia. Os fluxos humanos e o comércio contribuem significativamente no desenvolvimento da cidade. Novosibirsk é também um porto fluvial.

Existe uma rede de ônibus na cidade. E outro meio de locomoção de massa na cidade é metrô (o único a leste dos montes Urais), inaugurado em 1986. Conta com duas linhas em funcionamento, totalizando doze estações, no final de 2005, foi inaugurada a décima segunda estação. É a forma mais rápida para deslocar-se, mas está concentrado na região central.

domingo, 19 de dezembro de 2021

47 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Novosibirsk é conhecido por ser um importante centro científico, abrigando seção siberiana da Academia de Ciências da Rússia, no qual existem dezenas de institutos de pesquisa, entre estes o Novosibirsk State University, Institutos de Física e Matemática Escolar do NSU e a Escola Superior de Informática. Nas proximidades, em Koltsovo, há o Centro de Virologia e Biotecnologia.

A cidade possui um total de 32 instituições de ensino superior (11 universidades, 8 academias e 13 instituições), além disso, existem 14 filiais de universidades de outras cidades da Rússia (incluindo instituições de Moscou e São Petersburgo). A maior universidade é a Universidade Técnica Estadual de Novosibirsk (NSTU), com mais de 22 mil alunos.

As universidades presentes na cidade são: Universidade Estadual de Novosibirsk, Universidade Técnica Estadual de Novosibirsk, Universidade Estadual Agrária de Novosibirsk, Universidade Estadual de Arquitetura e Engenharia Civil de Novosibirsk, Universidade Estadual de Medicina de Novosibirsk, Universidade Estadual de Economia e Gestão de Novosibirsk, Universidade Estadual Pedagógica de Novosibirsk, Universidade Estadual de Economia e Comércio da Rússia, Universidade Siberiana Estadual de Transporte Ferroviário, Universidade Siberiana Estadual de Telecomunicações e Informática e Universidade Siberiana de Cooperativas de Consumidores.

sábado, 18 de dezembro de 2021

46 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


A cidade é sede de várias empresas russas das mais importantes, entre elas a sede de concentrados químicos de Novosibirsk NPCC, uma das maiores empresas de combustível nuclear da Rússia; a empresa energética Novosibirskenergo; a companhia ferrovia da Sibéria Ocidental, a operadora de telecomunicações Sibirtelecom, a Associação de Produção de Aeronaves de Novosibirsk V.P. Chkalov, a empresa de engenharia para a produção de maquinário agrícola e equipamentos de mineração Sibselmash.

No setor da construção e urbanismo, o governo local construirá um total de 10.612 mil metros quadrados de habitações até 2015 e manterá programas de reconstrução e modernização de habitações em mal estado e, em geral, um desenvolvimento integral da infraestrutura da cidade. Por sua parte, o comércio é um dos motores da estrutura industrial e da economia de Novosibirsk.

Em 30 de março de 2011 a agência classificadora Standard & Poor's elevou a classificação de crédito a longo prazo da cidade de Novosibirsk de "BB-" a "BB" e a classificação em escala nacional a "ruAA". A perspectiva da classificação era "estável".

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

45 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


Novosibirsk é um dos principais centros industriais da Federação Russa. O complexo industrial é formado por 214 empresas indústrias grandes e médias. Representam mais de dois terços da produção total de óblast de Novosibirsk, com um total de 421 200 pessoas trabalhando o setor.

As principais indústrias são a indústria de energia, gás, água, metais, a metalúrgica e a maquinaria, que representam 94% da produção industrial total. O número de empresas chegou a 132.071 unidades e existem 43.402 empresários individuais registados. O comércio por si só contou com um volume de vendas de 217.795,1 milhões de rublos em 2009 e cresceu alcançando a marca de 722.092,6 milhões de rublos, em 2011.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

44 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 
Durante a segunda guerra mundial, Novosibirsk recebeu algumas fábricas evacuadas por Transiberiana e reconstruidas perto das linhas ferroviárias. Um dos seus monumentos de destaque é o Memorial, com placas de granito, onde estão inscritos os nomes das cerca de 30 000 pessoas que morreram na Guerra Patriótica, inaugurado em 1965.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

43 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

A ferrovia Transiberiana foi o primeiro meio do transporte rápido conectando os enormes territórios siberianos com a Rússia ocidental, e permitiu a agricultura e comercio local se desenvolver. A área do Novosibirsk e outros territórios do sul do Sibéria se ficaram exportadores dos produtos alimentares. Novosibirsk aproveito o cruzamento da ferrovia com o grande rio do Ob que permitia transportar o grano do sul. No ano de 1903, torna-se oficialmente uma cidade, chamada Novo-Nikolayevsk, referendo ao czar Nicolau II.
Em 1925, por vontade da sua população, foi atribuída à cidade a designação atual de Novosibirsk (Nova Sibéria), e o governo comunista, preventivamente tendo medo da resistência nas cidades antigas de Omsk e Tomsk, decidiu de mudar a capital da região para Novosibirsk, mais nova e sem classe aristocrata. O centro da cidade possui os monumentos arquitetônicos desse época no estilo construtivista.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

42 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Anteriormente a região era habitada pelos povos samoiedos. Os primeiros cossacos russos chegaram ao território do Novosibirsk moderno no século XVI, e continuaram mais para leste. No inicio do século XVIII os imigrantes russos já moravam na margem ocidental do Ob, mas antes da primeira metade do século o território mais ao leste não foi controlado pela Rússia. Para manter a ordem e recolher os impostos, o império russo construiu a ostrog (fortaleza) de Chauss (modernamente o povoado de Kolyvan) em 1713 e aquela de Berdsk em 1716.


Ponte sobre o rio Ob

Durante a construção da linha férrea do Transiberiano os projetistas poderiam escolher um trajeto mais a norte, perto de Tomsk (então a maior cidade da Sibéria), mas preferiram as costas de Novosibirsk moderno por que há colinas com camadas de rocha em pouca profundidade, o que foi muito conveniente para construção. O projeto foi aprovado no 1893 e no mesmo ano foi fundada a aldeia dos construtores na margem direita do rio, com a designação de Novo-Alexandrovskiy, como referência a Alexandre III, o czar da Rússia. Ainda que naquele tempo no território da cidade moderna existiam aldeias pequenas, foi o povoado dos construtores que cresceu e juntou elas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

41 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo



Novosibirsk (em russo Новосиби́рск, "Nova Sibéria") é a capital da província homônima, na Sibéria, Rússia. Localiza-se às margens do rio Ob. Tem 1 612 833 (censo de 2018), é o maior centro urbano da Sibéria e a terceira maior cidade da Federação Russa, após Moscou e São Petersburgo. Foi fundada em 1893 durante a construção da Transiberiana, é uma cidade do estilo modernista, ruas amplas e com infraestruturas modernas, como o metrô inaugurado em 1985 (o único a leste dos Montes Urais), com duas linhas e 13 estações. O centro da atividade comercial é no lado direito do rio, onde concentra-se a atividade comercial e cívica. Aos 20 quilômetros no sul localiza-se o Akademgorodok, um bairro de ciência e do sector informático.

domingo, 12 de dezembro de 2021

40 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Krasnoiarsk conta com vários centros universitários com faculdades técnicas, agrárias e de medicina, entre outras, assim como institutos de estudos científicos, económicos e jurídicos.
Em 1996 começaram as obras de construção do metropolitano, tendo entretanto sido canceladas em 2005 por questões financeiras.
A cidade de Krasnoiarsk é a sede do Estádio Central e do FC Ienisei, que participa do Campeonato Russo de Futebol. .A XXIX Universíada de Inverno se realizará em Krasnoiarsk em 2019.

sábado, 11 de dezembro de 2021

39 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 

Durante o século XIX, Krasnoiarsk foi o centro do movimento cossaco siberiano. No final do século, tinham-se instalado na cidade indústrias mecânicas e ferroviárias. A cidade também se convertera em lugar de exílio para dissidentes da Rússia Imperial.
Após a revolução russa de 1917, durante os planos quinquenais, foram construídas grandes infraestruturas. Entre elas, o porto fluvial e os molhes, a indústria do papel e a hidroelétrica (a segunda maior da Rússia e a quinta do mundo).
Em 1934 foi constituído o krai de Krasnoiarsk tendo esta cidade por capital.
Durante a época estalinista, estabeleceram-se vários gulags próximos de Krasnoiarsk. Na própria cidade criou-se o campo de trabalhos forçados de Ieniseilag ou Ieniseiski ITL entre 1940 e 1941.
Durante a Segunda Guerra Mundial, grande número de indústrias foram movidas para Krasnoiarsk a partir da Rússia europeia devido ao avanço dos alemães, o que estimulou o desenvolvimento econômico da cidade. Após a guerra o desenvolvimento continuou com a criação das fábricas metalúrgica e de alumínio.
Com a dissolução da União Soviética, boa parte das infraestruturas foram privatizadas de forma um tanto duvidosa, o que trouxe uma séria crise econômica e social. Depois destes anos de decadência, a cidade voltou paulatinamente a recuperar a sua vitalidade com o restauro de edifícios públicos e a melhoria da infraestrutura urbana da cidade.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

38 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


A cidade foi fundada pelo governador ou voevoda Andrei Dubenski em 1628 na confluência dos rios Katcha e Ienissei como bastião para defesa com o nome de Krasny (Красный em cirílico, que significa vermelho), tomando posteriormente o nome de Krasny Iar (Красный Яр, que significa encosta vermelha). A categoria de cidade foi-lhe dada em 1690. Em 1822 passou a ser a capital da Província do Ienissei.

O crescimento da cidade deveu-se a estar situada numa das principais rotas postais que ligava as cidades próximas de Atchinsk e Kansk com o resto da Rússia, mas foi definitivamente acelerado com a chegada da ferrovia transiberiana em 1895 e com a descoberta de ouro nas proximidades.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

37 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 





Krasnoiarsk (em russo: Красноя́рск) é a capital e a maior cidade do território russo do mesmo nome, localizado no oeste da Sibéria. Tem cerca de 919 mil habitantes (688 000 em 1972, 412 000 em 1959 e 190 000 em 1939). Foi fundada em 1628.

É atravessada pelo Rio Ienissei.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

36 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O jornal “The Economist” afirmou em 2007 que a economia desta cidade é uma das mais estáveis da Rússia. Esta assenta na indústria da madeira, do alumínio e dos minerais. Entre as industrias menos significativas citam-se o chá, a agricultura e o turismo.


Estação de Caminho de Ferro em Irkutsk

Irkutsk possui importantes estradas e caminhos de ferro como a autoestrada transiberiana que liga a cidade a outras regiões da Rússia e à Mongólia. Além disso, a cidade é servida pelo aeroporto internacional de Irkutsk

A Estrada federal para Vladivostok passa pelos subúrbios de Irkutsk.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

35 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

Irkutsk


A cidade propriamente dita fica junto ao rio Angara.
Localizada na Ásia, possui um clima subpolar de taiga (que segundo a classificação de Koppen-Geiger é DWC), a cidade que está na mesma latitude de cidade de clima temperado e continental (52° de latitude norte) possui um clima de locais de latitudes maiores que 61 de Latitude Norte devido a uma cordilheira que ocorre na Sibéria Oriental, caracterizado por grandes variações de temperatura entre as estações do ano. As temperaturas podem ser bastante elevadas no verão e muito baixas mesmo no Verão.
De acordo com os planos regionais, a cidade formará em breve, juntamente com as cidades-satélite de Shelekhov e Angarsk, uma área metropolitana com mais de um milhão de habitantes.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

34 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


Localização das principais cidades da Sibéria.

A ocupação humana da Sibéria é principalmente urbana. As principais cidades da Sibéria são:
Irkutsk
Krasnoyarsk
Novosibirsk
Omsk
Tomsk

domingo, 5 de dezembro de 2021

33 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


A atividade econômica nas taigas é muito intensa e os países que as detêm (Japão, Rússia, Canadá) não parecem dispostos a abrandar o ritmo de exploração. Além das atividades de exploração da madeira, há aqueles decorrentes de testes e depósitos nucleares, naufrágios de submarinos nucleares no oceano Ártico.

sábado, 4 de dezembro de 2021

32 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

O cervo almiscarado macho pode ser facilmente distinguido das fêmeas graças às suas duas presas salientes e muito óbvias. Sem chifres para usar durante a época de acasalamento, o veado almiscarado usa suas presas para combater outros machos. A caça furtiva é uma ameaça para este animal, devido ao almíscar que produz. Último fato divertido: o almíscar, que é usado em fragrâncias, cosméticos, incenso e remédios em todo o mundo, na verdade vem de uma glândula no reto do cervo.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

31 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo



O veado-almiscareiro (Moschus moschiferus), é um animal nativo do nordeste asiático, encontrado em países como República Popular da China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Mongólia e Rússia. Atualmente, é classificada como uma espécie ameaçada. Possui uma glândula abdominal que produz almíscar, uma secreção de forte odor que é utilizada pelo homem na produção de perfumes e medicamentos.

Dá ainda pelos seguintes nomes comuns: cervo almiscarado, almiscareiro e algália (não confundir com a Civettictis civetta, que consigo partilha estes dois nomes).

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

30 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo

 Este animal não vai matar você, a menos que seja com fofura. Como o único chipmunk encontrado fora da América do Norte, esses minúsculos pequenos animais crescem apenas até 25 cm durante suas vidas curtas, que têm em média entre 2 e 5 anos. Outro fato interessante: os esquilos siberianos são um dos poucos mamíferos cujo comportamento e características físicas e características não diferem entre machos e fêmeas.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

29 - Sibéria: Encantos e Curiosidades - Turismo


O esquilo-da-sibéria (Tamias sibiricus) é uma espécie de esquilo originária das terras frias da Sibéria e do norte da Ásia. São Animais muito ativos e, ao contrário de muitos roedores, são diurnos e ocupam a maior parte do dia a procurar e a armazenar comida. As tocas destes esquilos são geralmente escavadas no solo e muitas vezes têm mais de um metro de profundidade.

Ao adotar um Esquilo da Sibéria, estes animais devem ser acomodados em gaiolas individuais, contendo um só esquilo, e devem ser o maior possível com ramos, troncos, cordas, etc. A maior autoridade na criação de esquilos-da-sibéria se encontra hoje no Brasil, contando com quase 1000 espécimes, o criador Heitor Scaff, natural de São Paulo, viaja o mundo ensinando os aspirantes a criadores à como criar corretamente estas criaturinhas.