Total de visualizações de página

sábado, 31 de dezembro de 2022

Um novo Ano

 Sei que o ano frustrou muitos, eu inclusive, em alguns aspectos, mas sempre temos algo bom a extrair. Entendo que todos os dias, devemos agradecer uma nova oportunidade, o que não dirá iniciar um Novo Ano?

Quando iniciamos um novo dia, estamos tendo a oportunidade em fazer diferente algo que não foi legal. Poder corrigir, dentro do possível, falhas, ou diminuir os estragos.

É uma forma, no meu entendimento de DEUS dizer: pois bem, tente fazer diferente. Ou mesmo a passagem bíblica de "Vá e não peques mais...". Uma oportunidade de um novo recomeço.

Aprendi que devo agradecer todas oportunidades que me surgem, avaliando e abraçando, para tentar ser um pouco melhor do que antes. Um novo dia, um novo ano.

Quero te desejar, um novo recomeço, um novo dia, um Ano Novo Feliz!

Que venha 2023!

sábado, 24 de dezembro de 2022

Minha mensagem de Natal

 Nos últimos meses, considerando o momento político do Brasil, acabei por entrar num tema complicado, que gera discórdia. As divergências políticas ficaram muito obscuras, e digo isso pois as pessoas passaram a cortar relações, com quem pensa diferente.

Antigamente, existiam as torcidas organizadas (não deixaram de existir), mas, torcedores rivais permaneciam amigos, mesmo que um ganhasse do outro. Times nas escolas se enfrentavam e ao final, tomavam todos uma tubaína (bons tempos).

Ocorre que de tempos para cá, num movimento obscuro, criaram um monte de fragmentos sociais. Quem tem cor diferente, religião diferente, sexualidade diferente, e outras peculiaridades, que podiam ser enaltecidas e destacadas, foram incentivadas a se manifestarem, buscando os direitos das chamadas "minorias".

Como se conquista algo? Como os grandes impérios cresceram? A explicação é óbvia: Divida a população, para que os grupos não possam se unir para combater um mal comum.

Essa é uma estratégia clássica, que leva tempo para ser implementada, virando um projeto de poder.

Isso é algo que quero que pensem à respeito, e revejam todas as diferenças que foram incubadas nos últimos anos. Vivemos num planeta lindo, que nos oferece de tudo. Acordar todos os dias e poder levantar da cama é um prêmio, que devemos valorizar. Podermos nos comunicar, trabalhar, fazer algo por nós mesmos, mas ajudando um todo, é uma benção.

Então, minha mensagem de Natal é para que olhemos ao lado, e não enxerguemos um inimigo, não precisa concordar com o que outro pensa, apenas respeite, converse, mas respeite acima de tudo. O tempo é o melhor professor, mas nem sempre podemos corrigir o que está acontecendo, mas aprender para superar num momento mais favorável. 

Quero que tenha momentos felizes, de alegria e com muita saúde, para estar ao lado de quem gosta. Dê um abraço, transmita boas energias. Pode parecer que não agrega nada, mas transforma o ambiente.

Um muito Feliz Natal, para quem acredita, um renascimento, na memória do nosso maior Mestre, que é Jesus, onde ele transmitiu amor e esperança. Que perpetuemos seu desejo e possamos manter isso, sendo eterno, o Amor e a Esperança!

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Flores e Música para fazer valer a Democracia? - Sociedade

 Assistimos à nossa volta, países vizinhos. sufocarem a população com Governos autoritários. Isso começa aos poucos, quando vai cerceando a voz, vão calando aos poucos, estabelecendo o que não se pode dizer, e que se deve, jamais, criticar os seus atos. 

Normalmente isso parte do mandatário, um presidente eleito (esperando que o pleito seja regular), onde, chegando ao poder e se encantando com ele - sim, o poder corrompe, desvirtua-se de sua ideia inicial (ao menos deve ter sido o que ele passou aos eleitores), resolve que deve se perpetuar, pois apenas ele é a salvação. Esse tipo de comportamento não tem uma linha definida, se de cunho social, ou não. 

Outros surgem de um chamado "Golpe de Estado", quando parte dos militares, se rebela com ordens descabidas, e resolvem destituir os poderes constitucionais. Agora existe uma novidade, onde o Judiciário, começa a normatizar como as pessoas devem se comportar, que críticas serão penalizadas, com prisões, por apenas se manifestarem descontentes com o que vem ocorrendo.

Isso é a censura que tantos lutaram, defendendo causas, alguns dando suas vidas, e hoje, aplaudem, pois afeta a parte que os critica. Esquecem que o poder inebria, e quem o tem, não quer se desfazer dele. Serão atingidos também, como alguns já o foram (PCO).

Ontem em Brasília, foi determinada, por crime de opinião, a prisão de um Cacique, por determinação do STF/TSE (confunde-se a ordem). Atribuiu-se crime contra a Democracia. Seus pares se revoltaram e causaram transtornos e danos (o que condeno).

O ato de revolta, infelizmente se contagia, pois é o estopim do limite da paciência, que a população brasileira vem sendo testada nos últimos tempos. Antigamente, a imprensa era mais coesa, mostrando e criticando. Hoje, poucos veículos de comunicação se rebelam e buscam, às duras penas, criticar e mostrar o outro lado. Omitem e classificam quem critica, enfatizando o discurso do antidemocrático.

A conquista da liberdade, não se faz com cantos melosos e flores. Provoca dores e rupturas, feridas que deixam cicatrizes enormes, mas eu acredito que a liberdade é sempre o melhor caminho, e que pessoas honestas podem alcançar. Tenho fé!

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Eleições foram lícitas?

Sei que corro o risco em ser em ser "lacrado", mas acho que devemos efetuar a reflexão sobre o tema. 

Muito se discute da fragilidade e vulnerabilidade das urnas, um tema mais que comentado e debatido. Mas percebe-se a resistência de alguns em pensar um pouco mais. Não vou questionar o pleito final, pois não tenho condições técnicas em expressar sobre tal assunto, mas mostrar que podemos evoluir muito mais.

Toda eleição existe o choro dos derrotados e o canto dos vitoriosos. Quando perdemos de forma clara e transparente, não dói menos, apenas fica mais fácil em assimilar. Quando a derrota fica com uma sombra incomoda, é muito mais difícil em aceitar.

Devemos pacificar o país, pois o povo é quem são os donos de tudo, e como tal, temos a força em poder exigir aquilo que achamos correto. Mas que esse direito não seja cerceado, por ações dos que não querem ser criticados. Isso não faz bem para um sentimento que ainda está latente.

Que o Brasil continue sua caminhada, e possamos ter orgulho desta terra maravilhosa.