Assistimos à nossa volta, países vizinhos. sufocarem a população com Governos autoritários. Isso começa aos poucos, quando vai cerceando a voz, vão calando aos poucos, estabelecendo o que não se pode dizer, e que se deve, jamais, criticar os seus atos.
Normalmente isso parte do mandatário, um presidente eleito (esperando que o pleito seja regular), onde, chegando ao poder e se encantando com ele - sim, o poder corrompe, desvirtua-se de sua ideia inicial (ao menos deve ter sido o que ele passou aos eleitores), resolve que deve se perpetuar, pois apenas ele é a salvação. Esse tipo de comportamento não tem uma linha definida, se de cunho social, ou não.
Outros surgem de um chamado "Golpe de Estado", quando parte dos militares, se rebela com ordens descabidas, e resolvem destituir os poderes constitucionais. Agora existe uma novidade, onde o Judiciário, começa a normatizar como as pessoas devem se comportar, que críticas serão penalizadas, com prisões, por apenas se manifestarem descontentes com o que vem ocorrendo.
Isso é a censura que tantos lutaram, defendendo causas, alguns dando suas vidas, e hoje, aplaudem, pois afeta a parte que os critica. Esquecem que o poder inebria, e quem o tem, não quer se desfazer dele. Serão atingidos também, como alguns já o foram (PCO).
Ontem em Brasília, foi determinada, por crime de opinião, a prisão de um Cacique, por determinação do STF/TSE (confunde-se a ordem). Atribuiu-se crime contra a Democracia. Seus pares se revoltaram e causaram transtornos e danos (o que condeno).
O ato de revolta, infelizmente se contagia, pois é o estopim do limite da paciência, que a população brasileira vem sendo testada nos últimos tempos. Antigamente, a imprensa era mais coesa, mostrando e criticando. Hoje, poucos veículos de comunicação se rebelam e buscam, às duras penas, criticar e mostrar o outro lado. Omitem e classificam quem critica, enfatizando o discurso do antidemocrático.
A conquista da liberdade, não se faz com cantos melosos e flores. Provoca dores e rupturas, feridas que deixam cicatrizes enormes, mas eu acredito que a liberdade é sempre o melhor caminho, e que pessoas honestas podem alcançar. Tenho fé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário