Como feriado Nacional, pelo histórico religioso do Brasil, esse dia, muitos se dedicam a peregrinação religiosa, até a Basílica que fica na cidade de Aparecida do Norte (SP).
Comercialmente, foi adicionado o "Dia das Crianças", numa antecipação às vendas no comércio, onde muitos, presenteiam as crianças com brinquedos. Isso é mera jogada de Marketing. Como bem ouvi certa vez, o presente deve ser dado no momento adequado, não numa data pré-determinada, pois o encanto de dar à alguém que nos importemos deve estar no contexto do sentimento. Ficou um pouco confuso, mas outra hora tento ser mais claro.
Não vou comentar o movimento religioso, dos Católicos, em especial, mas do ato da Peregrinação.
Os orientais, sempre muito sábios, buscaram na meditação, o equilíbrio físico e mental, e por que não dizer também, espiritual. Paulo Coelho, em seus caminhos pela Espanha, colocou em livros, suas experiências de peregrino.
Entendo que as jornadas, classificadas como atos de fé, são, na verdade, uma busca do autoconhecimento, buscando no esforço físico e nas condições adversas de conforto e alimentação, entender e meditar sobre seus passos nessa jornada que é Viver. A prova de sacrifício físico é uma forma que alguns se aproximam da espiritualidade.
Isso não torna ninguém mais Santo ou melhor, caso a longa caminhada não traga reflexões profundas. Assim como a meditação de nada valerá, se quem o fez, ao término desta, continuar sentindo o mesmo rancor, raiva ou o sentimento de querer vingar-se de algo. Justiça não é vingança ou humilhação. É tão somente uma forma de reparar (parcialmente) um dano.
Que minhas palavras, hoje, tragam um pouco de reflexão. Aproveite o dia, com fé, com alegria e autoconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário