Esses aglomerados estelares recém-descobertos contêm centenas de milhares de estrelas, um número similar ao que pode ser encontrado em aglomerados globulares. Eles também compartilham outras características com os aglomerados globulares, como a população estelar e a metalicidade. O que os distingue dos aglomerados globulares é que eles são muito maiores – várias centenas de anos-luz de diâmetro – e centenas de vezes menos densas. As distâncias entre as estrelas são, portanto, muito maiores nos aglomerados estendidos. Parametricamente, esses aglomerados se situam em algum ponto entre um aglomerado globular (pouca matéria escura) e uma galáxia anã esferoidal (dominância de matéria escura).
Ainda não se sabe como esses aglomerados são formados, mas o processo pode ser similar ao dos aglomerados estelares. Não se sabe por que M31 tem desses aglomerados, enquanto a Via Láctea não tem. Também não se sabe se alguma outra galáxia tem este tipo de aglomerado, mas é muito improvável que M31 seja a única galáxia com aglomerados estendidos.Meu olhar, uma forma de avaliar as notícias, não apenas como elas são fornecidas. Um pouco sobre quase tudo, buscando respeitar e não polemizar muito.
Total de visualizações de página
terça-feira, 31 de agosto de 2021
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
07 - Aglomerado estelar - Astronomia
Em 2005, os astrônomos descobriram um tipo novo de aglomerado estelar na galáxia de Andrômeda, que é, em vários pontos, muito similar aos aglomerados globulares, embora menos denso. Até o momento, não foram descobertos aglomerados intermediários (também chamados aglomerados globulares estendidos) na Via Láctea. Os três descobertos em Andrômeda são M31WFS C1, M31WFS C2 e M31WFS C3.
domingo, 29 de agosto de 2021
06 - Aglomerado estelar - Astronomia
Alguns dos mais brilhantes aglomerados estelares são visíveis a olho nu, sendo que o mais brilhante, Omega Centauri, é conhecido desde a antiguidade e foi catalogado como uma estrela antes da era telescópica. O mais conhecido aglomerado globular no hemisfério norte é M13, chamado de Grande Aglomerado Globular de Hércules.
sábado, 28 de agosto de 2021
05 - Aglomerado estelar - Astronomia
Nossa galáxia tem cerca de 150 aglomerados globulares, alguns dos quais podem ter sido capturados de pequenas galáxias rompidas pela Via Láctea, como parece ser o caso do aglomerado globular M79. Algumas galáxias são muito mais ricas em globulares, como a galáxia elíptica M87, que contém mais de mil.
Huble - aglomerado globular M79sexta-feira, 27 de agosto de 2021
04 - Aglomerado estelar - Astronomia
Até recentemente, os aglomerados globulares eram a causa de um grande mistério na astronomia, pois as teorias da evolução estelar atribuíam, para as estrelas mais velhas dos aglomerados globulares, idades que eram maiores que a idade estimada do universo. Entretanto, a grande melhoria nas medições de distância para os aglomerados globulares usando o satélite Hipparcos e as medições cada vez mais acuradas da constante de Hubble resolveram o paradoxo, atribuindo ao universo uma idade de 13 bilhões de anos e de algumas centenas de milhões de anos a menos para as estrelas mais velhas.
Superaglomerados de estrelas, como Westerlund 1 na Via Láctea, podem ser os precursores de aglomerados estelares.
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
03 - Aglomerado estelar - Astronomia
Em nossa galáxia, os aglomerados globulares distribuem-se de forma aproximadamente esférica no halo galáctico, orbitando o centro galáctico em órbitas acentuadamente elípticas. Em 1917, o astrônomo Harlow Shapley pôde estimar a distância do Sol para o centro galáctico, baseado na distribuição de aglomerados globulares; antes disso, a localização do Sol no interior da Via Láctea não tinha como ser bem estabelecida.
Messier 69, na constelação Sagittarius.
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
02 - Aglomerado estelar - Astronomia
Os aglomerados globulares são agrupamentos aproximadamente esféricos de 10.000 até vários milhões de estrelas, concentradas em regiões de 10 a 30 anos-luz de diâmetro. Eles geralmente consistem de estrelas muito velhas da População II — apenas algumas centenas de milhões de anos mais jovens que o próprio universo — em sua maioria amarelas ou vermelhas e com massa pouco menor que duas massas solares. Essas estrelas predominam dentro dos aglomerados porque as estrelas mais quentes e massivas já explodiram como supernovas ou evoluíram pelas fases de nebulosa planetária, para terminar como anãs brancas. Entretanto, algumas raras estrelas azuis existem nesses aglomerados, as quais segundo se acredita foram formadas por uniões estelares nas regiões internas mais densas; essas estrelas são conhecidas como estrelas retardatárias azuis.
O aglomerado globular NGC 6388 observado pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESAterça-feira, 24 de agosto de 2021
01 - Aglomerado estelar - Astronomia
Messier 92, na constelação de Hércules.
Aglomerados estelares ou nuvens estelares são grupos de estrelas, dos quais se definem dois tipos: aglomerados globulares são grupos concentrados de centenas ou milhares de estrelas muito velhas que são gravitacionalmente ligadas, enquanto aglomerados abertos são grupos mais dispersos de estrelas, geralmente contendo menos que algumas centenas de membros, normalmente muito jovens. Aglomerados abertos são rompidos com o tempo pela influência gravitacional de nuvens moleculares gigantes, à medida que se movem pela galáxia, mas os membros do aglomerado continuam a mover-se aproximadamente na mesma direção, mesmo sem estarem mais gravitacionalmente ligados; eles então são conhecidos como associações estelares e, às vezes, de grupos em movimento.
Exemplos de aglomerados estelares visíveis a olho nu são as Plêiades, Híades e Praesepe (Messier 44).
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
05 - Significado das Palavras: Gambiarra - Cultura
O termo é utilizado em diversas áreas profissionais como informática, programação, eletrônica, engenharia civil, cinema, teatro, artes plásticas, arquitetura, design, geralmente se referindo a soluções improvisadas, adaptações, ajustes, muitas vezes como uma solução que não se utiliza de métodos, plano ou projeto. A gambiarra é muitas vezes entendida de forma pejorativa como algo em condições precárias, provisório, transitório, mal-acabado ou rústico.
domingo, 22 de agosto de 2021
04 - Significado das Palavras: Gambiarra - Cultura
Na programação, a gambiarra é uma maneira paliativa (e criativa) de resolver um problema ou corrigir um sistema de forma ineficiente, deselegante ou incompreensível, mas que mesmo assim funciona. Por exemplo:
Este é um código que imprime na tela a repetição da frase "Hello world" 5 vezes, porém utilizando-se de gambiarra para obter o resultado final:#include <stdio.h> int main (void) { printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); return 0; }
De forma cômica, no Brasil a gambiarra na programação de computadores também é citada como P.O.G. (Programação Orientada a Gambiarra), em alusão ao conceito de programação orientada a objetos.
Em Portugal e na gíria informática é utilizado o termo "martelada" em vez de gambiarra.
sábado, 21 de agosto de 2021
03 - Significado das Palavras: Gambiarra - Cultura
Segundo o dicionário Hoauiss (2001), o termo gambiarra tem etimologia de origem "contraditória e duvidosa". Nos principais dicionários brasileiros, a primeira acepção para o termo gambiarra é "uma ramificação ou extensão de luzes". Apesar do evidente e difundido uso informal do termo no Brasil, visto como uma forma de "improvisação", nenhum destes dicionários inclui qualquer acepção que se refira precisamente a este significado.
Gambiarra na Arquitetura
Segundo "Dicionário Ilustrado de Arquitetura VL 01", p. 286: “Em teatros, série de lâmpadas cobertas, suspensas acima da ribalta, dando um efeito especial a iluminação da cena”. “Por extensão, sistema de iluminação formado por uma ou várias lâmpadas enfileiradas sustentadas por um único suporte horizontal, em geral um vegalhão. É usada principalmente para iluminação provisória do estaleiro de obras; quando constituída por uma só lâmpada é comumente utilizada para iluminar locais de difícil acesso que necessitem ser trabalhados”.
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
02 - Significado das Palavras: Gambiarra - Cultura
No sentido de improviso, improvisação, gambiarra é o próprio ato de constituir uma solução improvisada. No contexto da cultura material, "gambiarra é o procedimento necessário para a configuração de um artefato improvisado. A prática da gambiarra envolve sempre uma intervenção alternativa, o que também poderíamos definir como uma “técnica” de re-apropriação material: uma maneira de usar ou constituir artefatos, através de uma atitude de diferenciação, improvisação, adaptação, ajuste, transformação ou adequação necessária sobre um recurso material disponível, muitas vezes com o objetivo de solucionar uma necessidade específica. Podemos compreender tal atitude como um raciocínio projetivo imediato, determinado pela circunstância momentânea.". Como processo, a gambiarra pode ser considerada uma forma alternativa de design. "O uso informal do termo [como improviso] denota uma propensão cultural relacionada ao que se costuma chamar de jeitinho brasileiro. É uma manifestação não exclusiva, porém típica e muito presente na cultura popular brasileira." (Boufleur, 2006:25)
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
01 - Significado das Palavras: Gambiarra - Cultura
Contudo, usamos esta palavra para definir um acessório de iluminação num teatro: (Luzes da Ribalta), conjunto de lâmpadas montadas na ribalta do teatro para assegurar a iluminação frontal da cena e reduzir sombras indesejadas. A gambiarra também serve para que os artistas não percam a concentração durante o espetáculo, pois as luzes da ribalta encobrem a platéia.
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
06 - Cinco carros que são verdadeiras gambiarras sobre roda - Indústria
Ford Territory
Agora restrito somente a uma versão no Brasil, o Ford Territory é a junção de vários carros (e marcas) em um só. A base é a mesma que a Landwind copiou da Toyota, já o motor vem da Mitsubishi e o câmbio CVT é o mesmo da JAC. Entretanto, o Territory toma com base quase que totalmente um SUV chinês chamado Yusheng S330.
Ele tem visual inspirado no Land Rover Evoque e compartilha quase toda as peças de carroceria com o Ford. Para-lamas, portas, teto e partes metálicas da traseira são as mesmas. Mas o Territory tem para-choques próprios, lanternas e faróis diferentes e interior totalmente repaginado, com direito a acabamento significativamente melhor.
terça-feira, 17 de agosto de 2021
05 - Cinco carros que são verdadeiras gambiarras sobre roda - Indústria
Lada Largus
Com parte do grupo Renault, a Lada pode se aproveitar de alguns carros da marca. Mas o que ela fez com a perua Logan já está no nível da gambiarra. Batizada como Lada Largus, a primeira geração da Logan MCV é vendida na Rússia desde 2012 e até então havia passado por uma pequena alteração visual em 2019.
Contudo, neste ano a marca decidiu dar a ela uma cara mais Lada e menos Renault/Dacia. Projetou uma dianteira totalmente nova, com grade frontal estilo X, típico da maraca. Entretanto, pegou empresado os faróis dos Sandero e Logan brasileiros pré-reestilização (ou a mesma peça usada até hoje no Sandero RS).
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
04 - Cinco carros que são verdadeiras gambiarras sobre roda - Indústria
Nissan Kicks Indiano
Calma, não é do Nissan Kicks brasileiro que estamos falando, mas sim da versão indiana. Se você está olhando para as fotos e achando as proporções desse Kicks um tanto quanto estranhas, é porque de fato ele é esquisito. Ao contrário da versão brasileira, que usa base de March e Versa, o modelo indiano é feito sobre a plataforma do Renault Sandero.
Mais especificamente ele usa a mesma base e entre-eixos do Renault Duster. A receita é a mesma do Captur: visual de um carro, com plataforma e corpo de outro. É por isso que ele tem para-brisa mais inclinado e a sensação de que é um Kicks com caxumba. Por dentro ele tem volante de Renault, botões de Captur e maçaneta de Fluence.
domingo, 15 de agosto de 2021
03 - Cinco carros que são verdadeiras gambiarras sobre roda - Indústria
Mercedes-Benz CLC
A terceira geração do Mercedes-Benz Classe C teve duas versões cupê e uma delas foi produzida no Brasil. Mas adivinha se não foi justamente a variante gambiarra que foi feita aqui em Juiz de Fora? O Mercedes-Benz CLC mesclava duas gerações do Classe C em uma e ainda tinha um nome próprio para disfarçar.
Ele surgiu em 2000 como Classe C SportCoupé. Tinha comprimento encurtado em relação ao sedã de segunda geração (W203) e uma traseira ousada com vidro dividido. Ganhou uma profunda mudança visual em 2008, adotando a dianteira da terceira geração (W204) e o nome CLC. As linhas não se conversavam e ele foi substituído pelo Classe C Coupé tradicional em 2011.
sábado, 14 de agosto de 2021
02 - Cinco carros que são verdadeiras gambiarras sobre roda - Indústria
Volkswagen Golf Cabrio mk4
O Volkswagen Golf Cabrio de quarta geração é, talvez, a maior gambiarra que a marca alemã já fez em sua história. Para economizar uns trocados, ela não desenvolveu uma nova geração para o Golf conversível, mas sim juntou elementos do modelo mais novo na carroceria do antigo.Volkswagen Golf Cabrio [divulgação]Pegou o corpinho do Golf de terceira geração e mesclou com os faróis, para-choque e desenho do capô do modelo de quarta geração. A traseira recebia nova tampa do porta-malas e para-choque, mas a lanterna ainda era antiga. O problema era ter as linhas redondas dos elementos dianteiros Golf sapão com a carroceria quadrada do mk3.
sexta-feira, 13 de agosto de 2021
01 - Cinco carros que são verdadeiras gambiarras sobre rodas - Indústria
Já viu povo mais criativo que o brasileiro? Quando não damos jeito em algo criamos uma gambiarra. Pode até não ser a solução ideal, mas funciona e às vezes muito bem. Contudo, existem algumas fabricantes que criam carros que são verdadeiras gambiarras.
Remendo de uma geração com outra, base de um carro com corpo de outro e até misturas exóticas de outras marcas, os carros gambiarra são surpreendentes em sua criativa execução. Entretanto, o que chama atenção é que quase sempre eles vedem aquém do esperado. Ou seja, o barato sai caro na maioria dos casos.
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
02 - Coelhos, sabe como alimentar? - Animais
A obesidade é um problema comum e grave entre os coelhos, principalmente nos idosos, e que por isso eles devem ser levados ao veterinário de seis em seis meses para pesagem. Quanto mais velho for o coelho, menos ração ele come, e devemos dar mais verduras e material fibroso.
Alguns alimentos também devem ser evitados, os principais são as guloseimas humanas. Chocolate, bolachas, carboidratos e comida caseira são vilões quando se trata de coelhos.
É preciso sempre escovar bem o pet, evitando assim que ele engula sua pelagem, formando bolas de pelo em seu estômago.
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
01 - Coelhos, sabe como alimentar? - Animais
Verduras, alfafa e algumas guloseimas como legumes e frutas em pequenas quantidades devem ser oferecidos para o coelho. Vale ressaltar que as verduras devem ser escuras, e que quanto mais vegetais, melhor. “É importante variar bem em verduras como agrião, rúcula, escarola, espinafre e etc. Eles também precisam roer fibras e estruturas duras como casca de coco e madeira não tóxica”, afirma. A madeira, para não ser tóxica, não pode ter resina.
terça-feira, 10 de agosto de 2021
Nasa procura voluntários para viver por um ano “em Marte” - Sociedade
Nasa procura voluntários para viver por um ano “em Marte”
Se você está cansado das atribulações de nosso mundo, como aquecimento global e pandemia, e quer fugir de tudo e de todos, preste atenção: a Nasa está procurando voluntários para uma missão de um ano em “Marte”. Na verdade, em um análogo de um hábitat no planeta, que será impresso em 3D pela empresa norte-americana Icon Technology e construído no Centro Espacial Johnson, próximo a Houston, no Texas.
O espaço, batizado de Mars Dune Alpha, terá 160 metros quadrados. Os escolhidos serão remunerados, e trabalharão em uma missão de exploração marciana simulada, completa com caminhadas na “superfície marciana“, comunicações limitadas com a Terra, comida e recursos restritos e falhas de equipamento.
A NASA está planejando três desses experimentos, com o primeiro começando no outono do próximo ano. Toda a alimentação será “comida de astronauta” pronta para comer, e no momento não há planos para incluir janelas no hábitat. Algumas plantas serão cultivadas, mas não serão batatas como no filme “O Marciano”, com Matt Damon.
“Queremos entender como os humanos agem nestes ambientes”, disse a cientista Grace Douglas. “Estamos olhando para situações realistas de Marte”. Infelizmente, os requisitos de seleção são bastante exigentes.
Candidatos devem ser cidadãos norte-americanos ou ter visto de residência permanente, entre 30 e 35 anos de idade e mestrado em um campo como matemática, engenharia ou ciências biológicas, físicas ou da computação.
Além disso, devem ter 2 anos de experiência profissional no setor, ou experiência de pelo menos 1.000 horas no comando de aeronaves a jato. Além disso, devem ser capazes de passar pela avaliação física de astronautas para missões de longa duração.
Em declaração ao site Phys , o astronauta canadense Chris Hadfield afirma que os requisitos indicam que a Nasa procura pessoas com perfil próximo ao de um astronauta que realmente desempenharia esta missão. Isso é bom já que, segundo ele, esforços anteriores como a missão russa Mars 500 não terminaram bem porque as pessoas eram mais próximas do cidadão comum.
Passar um ano longe de tudo e de todos pode ser uma coisa boa, para a pessoa certa, diz Hadfield. Segundo ele, isso daria aos participantes “liberdade incrível”. “Imagine o quanto de Netflix você poderá assistir”, brincou. “Se você levar um instrumento musical, poderá entrar no experimento não sabendo nada e sair como um músico capaz de se apresentar em um concerto, se quiser”.
segunda-feira, 9 de agosto de 2021
domingo, 8 de agosto de 2021
25 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Roupas Que Amarrotam Facilmente
sábado, 7 de agosto de 2021
24 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Roupas Claras
sexta-feira, 6 de agosto de 2021
23 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Roupas Provocativas
quinta-feira, 5 de agosto de 2021
22 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Acessórios Barulhentos
quarta-feira, 4 de agosto de 2021
21 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Piercings De Metal
terça-feira, 3 de agosto de 2021
20 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Roupas Novas
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
19 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Lentes De Contato
domingo, 1 de agosto de 2021
18 - Roupas para NUNCA VESTIR durante um voo - Sociedade
Perfume Ou Loção Para A Barba