Na programação, a gambiarra é uma maneira paliativa (e criativa) de resolver um problema ou corrigir um sistema de forma ineficiente, deselegante ou incompreensível, mas que mesmo assim funciona. Por exemplo:
Este é um código que imprime na tela a repetição da frase "Hello world!" 5 vezes utilizando-se para isto de um laço para controlar:#include <stdio.h> int main (void) { int i; for (i=0; i<5; i++) { printf("Hello world!"); } return 0; }
Este é um código que imprime na tela a repetição da frase "Hello world" 5 vezes, porém utilizando-se de gambiarra para obter o resultado final:#include <stdio.h> int main (void) { printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); return 0; }
De forma cômica, no Brasil a gambiarra na programação de computadores também é citada como P.O.G. (Programação Orientada a Gambiarra), em alusão ao conceito de programação orientada a objetos.
Em Portugal e na gíria informática é utilizado o termo "martelada" em vez de gambiarra.
Este é um código que imprime na tela a repetição da frase "Hello world" 5 vezes, porém utilizando-se de gambiarra para obter o resultado final:#include <stdio.h> int main (void) { printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); printf("Hello world!"); return 0; }
De forma cômica, no Brasil a gambiarra na programação de computadores também é citada como P.O.G. (Programação Orientada a Gambiarra), em alusão ao conceito de programação orientada a objetos.
Em Portugal e na gíria informática é utilizado o termo "martelada" em vez de gambiarra.
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