Total de visualizações de página

domingo, 22 de junho de 2014

Depressão na adolescência - Saúde/Sociedade/Comportamento

Uma jovem expressa, em 13 de maio de 2003, sua tristeza em quadro fornecido para este fim na biblioteca do centro Abadie de Bordeaux.

A depressão é a principal causa de doença e de inaptidão entre os adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS). "A depressão é a causa predominante de doença entre os adolescentes", afirma um documento da OMS, que destaca que os três principais motivos de morte no mundo nesta faixa de idade são "os acidentes de trânsito, a Aids e o suicídio".
Esta é a primeira vez que a OMS publica um relatório completo sobre os problemas de saúde dos adolescentes. Para elaborar o documento, a organização utilizou os dados fornecidos por 109 países. Os problemas nesta faixa de idade estão relacionados, com o cigarro, o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, a Aids, os transtornos mentais, a nutrição, a sexualidade e a violência. "O mundo não dedica atenção suficiente à saúde dos adolescentes", declarou a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS.
Os homens sofrem mais acidentes de trânsito que as mulheres, com uma taxa de mortalidade três vezes superior. A morte durante o parto é a segunda maior causa de mortalidade entre as jovens com idades entre 15 e 19 anos, depois do suicídio, segundo a OMS. Entre 10 e 14 anos, a diarreia e as infecções pulmonares representam a segunda e quarta causas de falecimento. O documento destaca ainda que pelo menos um adolescente em cada quatro não realizam exercícios físicos suficientes, pelo menos uma hora por dia, e que em alguns países um em cada três é obeso.
Muitos atribuem que a depressão é uma fase normal. contratempos sim, são normais em todas as fases da vida, na faixa indicada de adolescentes, podem ter um impacto maior. Isso se deve pelo fato de serem as primeiras experiencias das muitas que eles terão de lidar, como paixão, cobrança, pressão dentre outras.
Pais atentos e que não terceirizam a tarefa, conseguem se antecipar e corrigir eventual deslize. Observar e acompanhar os filhos ajuda, e muito, no seu desenvolvimento. Isso não significa de poupa-los dos problemas, mas dar-lhes confiança para que consigam superar os obstáculos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário