Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de junho de 2015

02 - Milionário indiano doa fortuna e larga tudo para virar monge - Sociedade/Religiosidade/Economia

"Estamos orgulhosos dele. A honra e o respeito que ele recebeu quando anunciou sua decisão é algo que precisamos ver para crer", disse seu filho, Rohit, ao jornal indiano Ahmedabad Mirror. De certo modo, Doshi imitou um dos precursores do jainismo, Majavira, um rei que viveu entre os séculos 6 e 5 a.C.
Majavira era um monarca que abandonou seu reinado, atormentado pela miséria que o rodeava para dedicar-se a fazer o bem à humanidade. Duas grandes religiões surgiram na Índia mais ou menos na mesma época: o jainismo e o budismo. O último se estendeu até o leste, com grande aceitação na China, no Tibete, no Japão e em outros países.
Mas o jainismo, por causa de seu regime mais rigoroso, não encontrou o mesmo apoio e está concentrado em uma pequena área na parte ocidental da Índia. Seu número de praticantes foi diminuindo até quase a extinção.
Após a iniciação como monge, Doshi enfrentará uma vida de celibato e completa austeridade, sem nenhuma das comodidades nem elementos que consideramos indispensáveis na vida moderna, como telefone, relógio, acessórios ou roupas elaboradas. Ele se levantará todas as manhãs às quatro da manhã para praticar o ritual daalochana, a autocrítica, que consiste em refletir sobre as atividades do dia anterior e os momentos em que ele pode ter ferido algum animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário