Meu olhar, uma forma de avaliar as notícias, não apenas como elas são fornecidas. Um pouco sobre quase tudo, buscando respeitar e não polemizar muito.
Total de visualizações de página
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
07 - Empregos nada estressantes - Trabalho
7. Costureiros e alfaiates: em alguns casos, consegue controlar seus horários e fluxo de trabalho. Foto: Carlos Cajueiro
Alfaiate e costureiro são dois cargos diferentes, embora, muitas vezes, as palavras sejam usadas como sinônimos. Muitos dos requisitos das duas ocupações se sobrepõem, mas existem várias diferenças entre as tarefas desempenhadas por cada um.
O termo "costureira" refere-se especificamente a uma pessoa do sexo feminino, enquanto "costureiro" refere-se ao profissional do sexo masculino. O termo "alfaiate" é neutro.
De acordo com o Dicionário Houaiss uma costureira é uma "mulher que costura amadorística ou profissionalmente, esp. roupas sociais". O alfaiate é a pessoa "que faz roupas de homem e, por vezes, vestimentas femininas com talhe masculino (costumes, paletós, terninhos etc.)".
O trabalho de uma costureira (ou costureiro) envolve o uso de moldes, o corte de tecido e costura à mão ou à máquina. Costureiras podem costurar todos os tipos de roupas, acessórios estofados e diversos outros produtos. Alfaiates geralmente apenas fazem e alteram roupas sob medida. Eles se especializam em trajes formais e peças de vestuário para ocasiões especiais, como casamentos.
Costureiras e alfaiates encontram emprego em fábricas têxteis, estabelecimentos de limpeza a seco que oferecem reparos e alterações, lojas de roupas e vários departamentos de empresas de fabricação de vestuário. Muitos alfaiates e costureiras oferecem seus serviços ao público diretamente.
Para seguir uma carreira como costureira ou alfaiate, normalmente você precisa de experiência básica de costura. A maior parte do treinamento para ambas carreiras é feita no próprio trabalho, embora muitas escolas e faculdades de moda ofereçam cursos e especializações em costura e alfaiataria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário