Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2021

02 - Halloween: a curiosa origem do Dia das Bruxas - Sociedade

Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão").

CRÉDITO,GETTY IMAGES - Hábitos como crianças irem fantasiadas de porta em porta atrás de doces vêm se tornando mais populares em diversos países

O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos". Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas a fogueira e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.
O problema com essa teoria é que ela se baseia em poucas evidências além da época do ano em que os festivais eram realizados. A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região.
Os galeses celebravam, por exemplo, o "Calan Gaeaf". Há pontos em comum entre esse festival realizado no País de Gales e o Samhain, celebração predominantemente irlandesa e escocesa, mas há muitas diferenças também.
Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio - a data do festival romano dos mortos - para 1º de novembro, a data do Samhain.
Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de "cristianizar" o Samhain.
Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para esse dia fez com que a celebração cristã dos santos e a do Samhain fossem unidas. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

sábado, 30 de outubro de 2021

01 - Halloween: a curiosa origem do Dia das Bruxas - Sociedade


CRÉDITO,GETTY IMAGES - Dia das Bruxas é um festival ligado à cultura americana, mas celebrado atualmente em diversos países

Celebrado em 31 de outubro, é um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em diversos outros países, inclusive no Brasil.
Vêm se tornando cada vez mais populares hábitos como o de crianças se fantasiarem para sair de porta em porta atrás de doces (ou cometer travessuras, para os incautos que não se prepararam para receber os pequenos visitantes), espalhar enfeites e adereços "assustadores" pela casas e participar de festas a fantasia.
No entanto, o que se sabe sobre sua origem pouco tem a ver com o significado moderno que essa festa adquiriu - acredita-se que ela se deu há muitos séculos, na Europa, com raízes em um antigo festival celta. "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Mas uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

10 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

Diante de tal enigma, as pessoas começaram a se perguntar se ela seria imortal, e os médicos responderam sem pudor. Havia, relatou o New York Times, "três maneiras que acabariam com a vida da mulher misteriosa".

"A penetração dos centros ganglionares, logo acima do coração, resultaria na morte instantânea. Os cientistas acreditam que uma lesão direta no cérebro ou na medula espinhal também destruiria a vida dela." No final, o que a matou foi a mesma coisa que infelizmente continua ceifando a vida de muitas mulheres no mundo: um homem.


Foi o que por muito tempo se chamou de "crime passional", responsabilizando o autor do crime, e que hoje se denomina "feminicídio". Numa tarde, em maio de 1905, Evatima estava tomando drinques no Arkansaw Club, um bar onde ela morava com o proprietário Hal B Williamson, quando um homem chamado Thomas McCall chegou.
Ele estava apaixonado por ela, mas naquele dia uma cartomante lhe disse que outro homem estava em seu caminho. Enfurecido e bêbado, McCall atirou em Williamson e em Tardo. Algumas horas depois, suicidou-se. Evatima Tardo, que tinha 34 anos, foi atingida no coração. Provavelmente não doeu.
"Algumas pessoas pensam que sou uma infeliz. Acredito que sou abençoada. Nunca fiquei um dia doente na minha vida. Nunca senti dor; não sei o que é dor. Estou sempre feliz, nunca triste ", disse certa vez.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

09 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

"Eu gosto que isso continue sendo um mistério", confessa Lovejoy. "Mas se eles me forçarem a explicar o caso dela, a única coisa que eu poderia dizer é que talvez fosse uma combinação de insensibilidade congênita à dor, inoculação desde pouca idade, alguma condição que permitiu que ela se curasse muito rapidamente, além de algum elemento de magia de palco... mas como ele controlava a circulação? Não faço ideia."


Harry Houdini (1874-1926), mágico e escapista americano nascido na Hungria

Mas e quanto à possibilidade de ela ter usado aquela "mágica do palco"?

Um especialista na área que a observou de perto para descobrir seu segredo foi o mágico Harry Houdini, que se apresentou no Kohl & Middleton Dime Museum em Chicago "quando a grande estrela era Evatima e ele ainda não era famoso".
Ele se tornaria um dos maiores ilusionistas da história e já estava interessado em descobrir como outros artistas faziam seus truques, em busca de fraudes. Mas com relação a Tardo, ele declarou que "não havia absolutamente nada falso ligado ao seu desempenho incrível."
"Minha afirmação pode ser levada a sério pela simples razão de que trabalhei a menos de 3,5 metros dela", escreveu ele em seu livro de 1920 Operadores de milagres e seus métodos, no qual ele descobriu os truques de alguns dos shows da época.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

08 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

Na verdade, casos semelhantes são conhecidos, embora não com uma única mordida: o lendário diretor do Miami Serpentarium, Bill Haast, que morreu em 2011 aos 100 anos depois de ser mordido mais de 170 vezes por cobras, converteu seu próprio sangue em um antídoto. Ele fez isso injetando-se com pequenas quantidades de veneno todos os dias durante décadas. As transfusões do sangue dele salvaram pelo menos 20 pessoas.


Outro médico, William J. Byrnes, que examinou Evatima Tardo em Minneapolis, acreditava que a picada de cobra na infância poderia explicar até mesmo sua incapacidade de sentir dor. "Atribuo sua condição anômala atual à mordida de cobra que recebeu quando criança. Essa mordida paralisou seus nervos sensoriais e inoculou seu sistema com o veneno", escreveu em um comunicado à imprensa.
Alguns achavam que talvez o sistema nervoso dela funcionasse de maneira diferente do normal. Outros, como o The Pacific Coast Journal of Homeopathy, suspeitaram de truques mais obscuros. "Ela passa cerca de vinte minutos se preparando em silêncio antes de realizar seus feitos. E isso leva a suspeitar que a possibilidade de que a cocainização seja a causa de sua falta de sensibilidade ou talvez de que o caso dela seja uma auto-hipnotização."
Eles não foram os únicos a pensar que ela estava usando uma combinação de anestésico e força de vontade, "antes de concluir que não havia anestésico forte o suficiente na Terra", diz Lovejoy. Hoje existe outra explicação possível para a falta de sensibilidade dela, que não estava disponível aos médicos da época: foram identificados genes associados à insensibilidade congênita à dor.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

07 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

Ela contou que, quando tinha 5 anos, em sua ilha nativa do Caribe, Trinidad, ela foi picada por uma cobra, mas que "a picada teve o efeito de uma poção forte para dormir." Depois de passar várias horas inconsciente, ela se recuperou e mais tarde descobriu que era imune ao veneno de todos os tipos de répteis.


Fontes indicam que ela foi picada por uma Bothrops atrox, cujo nome em Trinidad é mapepire balsain. A cobra tem um veneno particularmente letal e de ação rápida

"Ela explica que a cobra deve ter tido apenas veneno suficiente para inocular seu sistema, tendo o mesmo efeito da inoculação moderna contra doenças infecciosas", relatou o Inter Ocean. Essa explicação foi aceita por alguns dos médicos que estudaram o seu caso.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

06 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

Embora o cenário fosse diferente, o que aconteceu quando eles fizeram os testes científicos foi igualmente surpreendente.


Evatima Tardo, interpretada pela artista de dança Dorna Ashory. Foto: Camilla Greenwell

"Substâncias tão mortais como os germes da cólera, difteria, tísica (tuberculose) e febre tifoide foram injetadas no sangue dela, que não temeu o contágio porque eles nunca lhe causaram problemas", relatou o The New York Times.

O Inter Ocean noticiou no dia 30 de janeiro de 1898 que "cientistas médicos de Chicago" estavam estudando Tardo. "Um dia, na semana passada, Tardo passou por um experimento no Colégio Médico de Rush, onde ela foi testada pelo Dr. J. M. Dobson."

O que fizeram foi injetar veneno de cascavel e, nessa ocasião, Dobson "raspou o veneno da ferida e o injetou em um rato, matando o roedor em menos de 10 minutos". Contam que a Faculdade de Medicina da Mulher também fez um experimento semelhante com um gato, e os resultados foram os mesmos: o animal morreu, Evatima Tardo não. Outros médicos queriam fazer mais experimentos. Mas a mulher que tanto os intrigava deu aos jornalistas uma resposta à pergunta que ocupava os cientistas.

domingo, 24 de outubro de 2021

05 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

O periódico conta que Tardo foi "pregada naquela cruz pela terceira vez em dois dias" na frente de "mais de mil pessoas". Entre elas, vários médicos que foram convidados no palco. "Eles examinaram os pregos, o martelo, a cruz e a mulher (...) e eles ficaram próximos enquanto os pregos enormes passavam pelo pé esquerdo e mão direita dela, fixando-os na madeira."

"Então eles esfregaram os olhos para confirmar que o que viram era verdade, se beliscaram para provar que estavam acordados e finalmente declararam que se tratava de um capricho da natureza como nunca antes registrado na história da medicina."

O artigo relata que ficavam cravando objetos pontiagudos no corpo dela enquanto ela sorria e conversava com quem vinha observá-la. E ainda permanecia na meia cruz das 8h às 23h, sem demonstrar sinais de cansaço.

Para ela, o que intrigou os médicos e abalava o público, a divertia: "Prefiro ser crucificada. É divertido ver os rostos horrorizados dos meus espectadores. São mais de dez desmaios em cada sessão, mas sempre voltam para me ver".





sábado, 23 de outubro de 2021

04 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

Ser mordida por uma cascavel, Evatima Tardo disse ao jornal Inter Ocean de Chicago, "é tão excitante quanto beber um uísque". E uísque, ela esclareceu, não a deixava bêbada. Ela poderia beber um litro sem sentir seus efeitos.

Depois de receber os violentos ataques das cascavéis e cobras com um sorriso, a mulher incomum manteve os répteis em suas caixas e avançou em direção a uma cruz "incompleta, pois tinha apenas um braço", relatou o Topeka State Journal no dia 19 de fevereiro de 1898.

"A senhorita Tardo disse que suportaria ter as mãos e os pés pregados. No entanto, não o fez por medo de ofender aqueles com fortes crenças religiosas."


Anúncios de seu programa e ilustração do Chicago Tribune de 1898 (à direita)

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

03 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

Evatima Tardo, assim como Harry Houdini, aparecia em museus por dez centavos, que era a taxa de entrada. Os locais de entretenimento eram populares entre a classe trabalhadora nos séculos 19 e 20 na América.
Em seu artigo "O extraordinário corpo de Evatima Tardo" escrito para a Wellcome Collection, Lovejoy nos leva de volta a um dia em 1898, em Chicago, quando Evatima Tardo, uma "jovem pálida com cabelos escuros", chegou ao teatro "vestida com um casaco longo preto e um vestido decotado de seda preta."
No palco, "ela colocou as mãos dentro de uma caixa e o chiado de cascavéis podia ser ouvido pelo corredor. Uma das serpentes cravou os dentes no braço dela. Um médico gritou: 'Meu Deus!', mas Evatima não se moveu. Ela puxou mais três cobras e sorriu tranquilamente enquanto elas afundavam suas presas em sua carne."

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

02 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade

Embora seja aconselhável ler os jornais do século 19 com um ceticismo saudável, "me parece improvável que todos os jornalistas estivessem mentindo sobre a mesma coisa, que todos os médicos estivessem errados e que até o ilusionista Harry Houdini tivesse sido enganado", disse a escritora Bess Lovejoy à BBC News Mundo (serviço de notícias da BBC em língua espanhola), que pesquisou a história de Evatima Tardo.


Uma história que inspirou, além de passagens em livros que procuravam explicar o inexplicável, inúmeros artigos em jornais que noticiavam o que acontecia em seus shows e as experiências feitas longe do olhar do grande público, com depoimentos dos médicos que a examinaram em ambas as situações.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

01 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade


Postal da época mostrando Evatima Tardo com cobras e pregos

"A sensação da época!", "A mulher que ri da morte!", "Nada pode matá-la", diziam os anúncios que promoviam os shows dela no final do século 19. Mas, além de um espetáculo, Evatima Tardo era um enigma para a ciência.
Era "sem dúvidas a mulher mais extraordinária e estranha do mundo", de acordo com o jornal The New York Times, em 1897, que a descrevia como uma pessoa "conhecida pela comunidade médica por anos e que era um mistério para milhares de médicos dos Estados Unidos e do continente."
O que os cientistas e o público em geral viam não era apenas impressionante, mas também inexplicável. Dia após dia, no palco ou nas salas de instituições médicas, as pessoas testemunharam a capacidade dela de resistir a venenos poderosos e ferimentos graves, mantendo-se serena.
Mas não era só isso. "Em uma ou duas horas, as feridas cicatrizavam. Além disso, ela também controla a circulação do sangue", continua o texto do The New York Times. "Podem fazer um corte até em um ponto onde não há maneira de um cirurgião interromper o fluxo de sangue. Tardo, entretanto, consegue interromper o fluxo em um segundo e logo depois permitir que o sangue volte a fluir."

terça-feira, 19 de outubro de 2021

10 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

 Apartamento Heritage – R$ 25,8 milhões



Apartamento Heritage


Apartamento Heritage

O projeto desenhado por Paolo Pininfarina tem quadra de tênis e depósito privativo com 6 metros quadrados. O apartamento de 570 metros quadrados está localizado em área nobre do Itaim Bibi e oferece de seis a oito vagas na garagem.

Fonte e imagens: MBras

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

09 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

 Cobertura Vila Nova Conceição – R$ 32 milhões



Cobertura Vila Nova Conceição


Cobertura Vila Nova Conceição

Localizada na famosa praça Pereira Coutinho, na Vila Nova Conceição, esta cobertura tem 822 metros quadrados e sacada em todos os cômodos. Com piscina aquecida, teto retrátil e sauna seca, dispõe de dois dormitórios para funcionários.

domingo, 17 de outubro de 2021

08 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

 Apartamento Parque do Povo – R$ 40 milhões



Apartamento Parque do Povo


Apartamento Parque do Povo

O edifício onde está localizado este apartamento de 750 metros quadrados tem apenas 16 unidades. São quatro suítes e living com vista para o Parque do Povo, Jockey Club e todo verde do Morumbi e Cidade Jardim a partir de janelas com altura do chão ao teto. O apê possui flexibilidade para alteração na planta, já que os pilares estruturais estão nas extremidades e centro do apartamento.



sábado, 16 de outubro de 2021

07 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

 Cobertura Parque Ibiraquera – R$ 40 milhões



Cobertura Parque Ibirapuera


Cobertura Parque Ibirapuera

O living de pé direito duplo oferece uma vista invejável do Obelisco e do Parque do Ibirapuera. Com diversos terraços, sauna e piscina aquecida, soma 1.000 metros quadrados de área, com cinco suítes e sete vagas de garagem.


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

06 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

Cobertura Itaim Bibi- R$ 42,6 milhões



Cobertura Itaim Bibi


Cobertura Itaim Bibi

A cobertura de 900 metros quadrados está localizada em um edifício contemporâneo pra lá de sofisticado na parte nobre do Itaim. Possui dois pavimentos e projeto assinado pela Fernanda Marques e diversas obras de arte.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

05 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

 Garden Vila Nova Conceição – R$ 50 milhões



Garden Vila Nova Conceição


Garden Vila Nova Conceição

Este apartamento garden duplex conta com cinco suítes, paisagismo, piscina, jacuzzi aquecida e cozinha equipada pela Gaggenau e Viking. Já a área do living conta com paredes revestidas de carvalho americano e cobre.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

04 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

 Cobertura Cidade Jardim – R$ 59,9 milhões



Cobertura Cidade Jardim


Cobertura Cidade Jardim

Elevador, persianas automatizadas, sauna, hidromassagem, quatro suítes e dez vagas de garagem são os atrativos desta cobertura localizada na região do shopping Cidade Jardim. A cereja do bolo, porém, fica por conta da vista da cidade.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

03 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

Residência Jardim Europa – R$ 69,8 milhões



Residência Jardim Europa


Residência Jardim Europa

A residência neoclássica localizada em meio ao Jardim Europa tem projeto assinado pelo Ateliers de France e tecnologias como controle do Ph da água. A casa tem 1.209 metros quadrados de área útil, quatro dormitórios e 16 vagas para estacionamento.


segunda-feira, 11 de outubro de 2021

02 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

Cobertura Parque Cidade Jardim – R$ 69,9 milhões



Cobertura Parque Cidade Jardim


Cobertura Parque Cidade Jardim

A cobertura triplex tem acesso ao Shopping Cidade Jardim, ao SPA Amarynthe e a uma unidade do Hospital Albert Einstein. O imóvel, que integrou duas unidades e tem elevador privativo, destaca a sala de jantar pintada com a técnica tromp l’oeil, sete suítes, sala de massagem e estação de cabeleireiro. Estúdio de música, salão de jogos e sala de cinema com 16 lugares são outros atrativos deste apê cujo condomínio é de aproximadamente R$ 18 mil.

domingo, 10 de outubro de 2021

01 - Conheça os dez imóveis mais caros à venda em São Paulo - Negócios

Com a pandemia, o mercado de imóveis de luxo também se movimentou em razão da busca pelas residências maiores. E bota grande nisso! Famílias com mais de dois filhos, que desejam morar próximo ao parque do Povo, avenida Faria Lima e shopping Iguatemi, regiões nobres da cidade de São Paulo, compõem o perfil de compradores dos imóveis mais caros da cidade.

Casa Ruy Ohtake – R$ 70 milhões


Casa Ruy Ohtake


Casa Ruy Ohtake

Único imóvel com paisagismo de Burle Marx e esculturas de Oscar Niemeyer, a mansão projetada por Ruy Ohtake tem cinco andares, piscina coberta e descoberta, quadras de tênis, squash, adega para 5.000 garrafas e um heliponto. A mansão está localizada em um terreno de 8.000 metros quadrados no bairro Cidade Jardim e tem 40 vagas para estacionamento.

O imóvel, que já pertenceu ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, foi arrematado por R$ 27,5 milhões em um leilão pelo empresário Janguiê Diniz. A ideia era transformar o imóvel em uma escola de alto padrão para ensino básico, mas o plano foi cancelado com o início da pandemia.
 

sábado, 9 de outubro de 2021

03 - Homem tenta embarcar em um voo com quase 1 quilo em ouro escondido no ânus - Sociedade

Depois que o material foi removido de seu corpo, Shereef foi entregue ao departamento de alfândega do aeroporto de Imphal para mais interrogatórios. O homem permaneceu sob custódia por 24 horas antes de ser libertado sob fiança. Shereef, que tinha uma pequena loja de roupas, não foi preso por crimes semelhantes no estado no passado, mas agora responderá a um processo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

02 - Homem tenta embarcar em um voo com quase 1 quilo em ouro escondido no ânus - Sociedade

Enquanto passava no detector de metais, um oficial identificou a presença de algum material escondido em seu corpo. Após o interrogatório inicial, o homem foi levado a uma sala de exames médicos para realizar um raio-X que revelou que ele estava escondendo quatro invólucros em seu reto.


Diante da evidência, não houve mais como o homem negar seu contrabando. A matéria do britânico Daily Mail diz que Shereef confessou que trabalhava como mula e que aquele ouro não lhe pertencia. Ele também não tinha certeza do quanto estava carregando. Uma pesagem posterior constatou que havia em seu reto 909,68 gramas, o equivalente a R$ 300 mil.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

01 - Homem tenta embarcar em um voo com quase 1 quilo em ouro escondido no ânus - Sociedade

Foto de calflier001, CC BY-SA 2.0

Um homem foi preso na Índia após tentar contrabandear quase um quilo de pasta de ouro, escondendo-o dentro de seu corpo. Identificado como Mohammed Shereef, o viajante estava no aeroporto de Imphal e voaria para a capital do país, Nova Delhi, quando foi submetido a uma busca pelas forças de segurança indianas.

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

05 - Movimentar 1 bitcoin gera mesmo lixo eletrônico que descarte de 2 iPhones - Economia

 

Acontece que até mesmo armazenar hardware de mineração custa dinheiro, geralmente relacionado a aluguéis de grandes espaços como galpões e andares vazios de prédios. Além disso, quanto mais tempo as ASICs são armazenadas, se torna menos provável que voltem a ser lucrativas.

Como conclusão, o artigo sugere que o único jeito de tentar reduzir esse problema seria uma otimização da rede do bitcoin, que a beneficiaria em todos os aspectos sua sustentabilidade. Porém, a mineração teria que ser substituída em sua totalidade para um modelo baseado em "proof of stake". A Ethereum, da criptomoeda ether (ETH), já está com sua migração planejada para daqui a alguns meses para esse mesmo mecanismo, uma atualização extremamente aguardada por todo o mercado e que trará inúmeros benefícios.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

04 - Movimentar 1 bitcoin gera mesmo lixo eletrônico que descarte de 2 iPhones - Economia

O motivo pelo qual o lixo eletrônico é um problema tão grande para a criptomoeda é que, ao contrário da maioria dos hardwares de computação, as ASICs não têm nenhum uso alternativo além da mineração de bitcoins e, se não puderem ser usadas ​​para extrair o ativo de forma lucrativa, não terão nenhum propósito futuro.


Os autores do artigo destacam que, teoricamente, ainda é possível que esses dispositivos recuperem a capacidade de operar lucrativamente caso o preço do bitcoin aumente repentinamente e com isso a renda gerada pela mineração também decole. "No entanto, existem vários fatores que geralmente impedem a extensão substancial da vida útil dos dispositivos de mineração", acrescentam os pesquisadores.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

03 - Movimentar 1 bitcoin gera mesmo lixo eletrônico que descarte de 2 iPhones - Economia

 

"A vida útil dos dispositivos de mineração de bitcoin permanece limitada a apenas 1,29 anos", escrevem os pesquisadores Alex de Vries e Christian Stoll no artigo intitulado "O crescente problema de lixo eletrônico do Bitcoin", publicado na revista Resources, Conservation and Recycling.

"Como resultado, estimamos que toda a rede bitcoin atualmente descarta 30,7 quilotons métricos de equipamentos por ano. Esse número é comparável à quantidade de pequenos resíduos de aparelhos de TI e telecomunicações produzidos por um país como a Holanda".

Conforme aponta o levantamento, somente em 2020 a rede bitcoin processou 112,5 milhões de transações, o que significa que cada movimentação individual "equivale a pelo menos 272 gramas de lixo eletrônico", o mesmo peso de dois iPhone 12 minis.

domingo, 3 de outubro de 2021

02 - Movimentar 1 bitcoin gera mesmo lixo eletrônico que descarte de 2 iPhones - Economia

A enorme competitividade pelo processamento dos blocos de dados da rede do bitcoin acarreta em uma grande rotatividade de hardware. Os mineradores não podem ficar para trás de seus concorrentes e as máquinas responsáveis pela atividade devem sempre ser renovadas pelas mais potentes e de melhor custo-benefício do mercado.

Os aparelhos especializados em extrair bitcoin chamados ASICs são vendidos com o único propósito de executar os algoritmos que sustentam a rede da criptomoeda. Porém, além da competitividade do setor, os mineradores precisam colocar na balança a relação de gasto energético com lucro gerado pela máquina.

Novamente, os mineradores se veem com a necessidade de constantemente substituir seus modelos nem tão antigos de ASICs por mais novos para otimizar o lucro da atividade. O resultado desse constante processo é a geração de muito lixo eletrônico.

sábado, 2 de outubro de 2021

01 - Movimentar 1 bitcoin gera mesmo lixo eletrônico que descarte de 2 iPhones - Economia

Divulgação - iPhone

Enquanto muito se fala sobre os impactos que a mineração de bitcoin (BTC) tem sobre o clima devido ao seu alto consumo de energia, um novo estudo trouxe outra perspectiva sobre o assunto: o lixo eletrônico gerado pela rede da criptomoeda. Isso porque movimentar um único bitcoin equivale ao descarte eletrônico de dois iPhones.
De acordo com uma nova análise realizada por economistas do banco central da Holanda em conjunto com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o bitcoin e sua crescente atividade de mineração é um enorme incentivo à compra e descarte de eletrônicos. Segundo o estudo, uma única transação de bitcoin é responsável por gerar a mesma quantidade de lixo eletrônico que descartar dois iPhones 12 minis.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

02 - O Hóspede Americano (bastidores) - Entretenimento

A primeira vez que Chris veio ao Brasil foi para gravar "O Hóspede Americano". Já Dana Delany trabalhou em outras filmagens por aqui e também visitou o país a turismo. Ela diz que o Brasil é como se fosse "um segundo país" e conta ter aproveitado o tempo livre em São Paulo para conhecer a cidade.

"Eu fui muito aos museus. Amo arte e nunca tinha ido ao Masp, que tem uma coleção de arte fenomenal. Gosto muito de móveis brasileiros, então comprei essas cadeiras rosa do Jorge Zalszupin. Também caminhei bastante pelas ruas e, é claro, muitas caipirinhas".

Divulgação
Cena de "O Hóspede Americano"

A série da HBO é uma obra de ficção, mas não deixa de ser baseada em eventos reais. Dana Delany comenta que é sempre difícil trabalhar com fatos históricos, por isso teve que estudar muito antes de começar a gravar. Ela conta que leu um livro sobre Edith Roosevelt, sua personagem, e também pesquisou sobre as expedições no Brasil.

Já Chris Manson precisou até mesmo aprender um pouco de português para "O Hóspede Americano". Ele garante que consegue entender quase tudo que um brasileiro fala, mas ainda está longe de ser fluente. O ator também adquiriu alguns conhecimentos práticos como aprender a segurar em armas e como lidar com a natureza da Amazônia.

O artista chegou a contracenar com indígenas brasileiros e fala que essas cenas podem trazer mensagens importantes para o público. "Nós trabalhamos com verdadeiros indígenas e eles venderam bijuterias para nós no set. Algo importante que o público pessoas podem aprender com a série é que essas pessoas estão lá e vivem uma vida muito diferente de nós, mas temos que respeitar isso", diz.

Dana também ressalta que a série tem lições a ensinar para quem é do Brasil ou dos Estados Unidos. A atriz comenta que o enredo gira em torno de um dos muitos casos de um líder estadunidense acreditando que é capaz de solucionar qualquer problema do mundo.

"Eu gosto do fato que Theodore Roosevelt foi para lá procurando uma aventura, era tudo que ele esperava. Ele usava essas escapadas para fugir da depressão dele. Não acho que ele estava preparado para o que ele encontrou lá. Ele chegou como um colonizador branco que só iria ter uma aventura e foi pego de surpresa pelo quão difícil foi e que nem todo mundo queria ele lá. As pessoas tinham uma vida diferente e queriam manter isso. É um exemplo ótimo de americanos querendo salvar o mundo e que acabam aprendendo uma lição difícil", finaliza.