Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

01 - Evatima Tardo: o enigma da mulher que aguentava crucificações e mordidas de cobra sem se mexer - Sociedade


Postal da época mostrando Evatima Tardo com cobras e pregos

"A sensação da época!", "A mulher que ri da morte!", "Nada pode matá-la", diziam os anúncios que promoviam os shows dela no final do século 19. Mas, além de um espetáculo, Evatima Tardo era um enigma para a ciência.
Era "sem dúvidas a mulher mais extraordinária e estranha do mundo", de acordo com o jornal The New York Times, em 1897, que a descrevia como uma pessoa "conhecida pela comunidade médica por anos e que era um mistério para milhares de médicos dos Estados Unidos e do continente."
O que os cientistas e o público em geral viam não era apenas impressionante, mas também inexplicável. Dia após dia, no palco ou nas salas de instituições médicas, as pessoas testemunharam a capacidade dela de resistir a venenos poderosos e ferimentos graves, mantendo-se serena.
Mas não era só isso. "Em uma ou duas horas, as feridas cicatrizavam. Além disso, ela também controla a circulação do sangue", continua o texto do The New York Times. "Podem fazer um corte até em um ponto onde não há maneira de um cirurgião interromper o fluxo de sangue. Tardo, entretanto, consegue interromper o fluxo em um segundo e logo depois permitir que o sangue volte a fluir."

Nenhum comentário:

Postar um comentário