Total de visualizações de página

domingo, 24 de julho de 2016

01 - Na Tanzânia, mulheres estão se casando com outras... - Sociedade

Elas fazem tudo que um casal faz, exceto sexo; arranjo as ajuda a lidar com problemas atuais, como violência e envelhecimento. 
Na região de Mara, no nordeste da Tanzânia, um tradição antiga que envolve mulheres se casando com outras mulheres foi adaptada para ajudá-las a lidar com problemas atuais. Essa estrutura familiar, conhecida como nyumba nthobu, se tornou uma alternativa útil para muitas mulheres.
Wegesa e Nyanswi Marwa, do vilarejo de Kurya, por exemplo, são casadas há 15 anos. Wegesa tem 60 anos e Nyanswi, 35. "Na nossa cultura, as mulheres não podem herdar propriedades. Então, eu procurei uma esposa pra me ajudar. Quando eu morrer, ela vai poder ficar com as nossas propriedades [porque as duas tiveram filhos homens]. Ela me ajuda com os animais, a buscar água e com as tarefas domésticas", contou Wegesa.
Wegeza, casada com uma mulher há 15 anos

Wegesa não teve filhos homens em seu casamento anterior. Por isso, não tinha quem herdasse seus bens e o nome de sua família. Ela diz que se casou com Nyanswi para contornar esse "problema". Agora as duas têm seis filhos homens, cujo pai biológico é um parente do marido falecido de Wegesa.
"Desde que eu me casei, sinto que minha vida voltou ao normal. Ela me apresentou para esse sobrinho dela e temos vivido felizes desde então", disse Nyanswi, referindo-se ao pai biológico de seus filhos.
O sobrinho de Wegesa, por sua vez, tem sua própria família. Mas diz ter concordado em ser o pai biológico dos filhos dela e Nyanswi para que o sobrenome da família de seu tio fosse passado adiante. Ele também aceitou abrir mão dos direitos parentais sobre os meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário