Lembra a manchete clickbaity e sensacionalista que você leu acima? Bem, você vai parar de acreditar que golpes baixos como esse por audiência
2019 vai ser o ano que as grandes redações vão ter que se livrar do Facebook e conseguir audiência por outros meios — e isso passa por parar de criar manchetes sensacionalistas apenas por cliques. Essas velhas táticas centradas em publicidade estão ficando menos sustentáveis, já que o feed do Facebook tem perdido poder, enquanto ações pensadas na experiência dos usuários e lideradas pela área de Produto das empresas jornalísticas têm ganhado terreno. De criar novos mecanismos de notificações até monetizar a área de comentários de seus artigos, espere ver as empresas de comunicação se transformando cada vez mais em empresas de tecnologia. Growth hacks para crescer a audiência e assim tentar ganhar mais publicidade vai fazer cada vez menos sentido em 2019, enquanto iniciativas nichadas como newsletters, podcasts e produtos que trazem valor para o leitor (como bem-estar ou mesmo gastronomia) vão ganhar cada vez mais terreno. Criar comunidades vai ser a expressão favorita das empresas jornalísticas no ano que vem — relações mais íntimas com leitores geram assinaturas, o que será essencial para sobreviver sem depender do feed do Facebook.
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