Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Amigo, você é uma barata - Ciência

Bem, vamos começar do seguinte: não leia esta matéria antes de uma refeição a menos que esteja em restrição alimentar... Aviso dado, então vamos aos fatos...
Não é apenas o chinelo ou o inseticida que podem fazer mal às baratas, a solidão também não ajuda estes insetos a se desenvolverem. Um estudo publicado pela revista "Insectes Sociaux" afirma que as baratas não gostam de ficar sozinhas e sofrem de problemas de saúde quando isso acontece.
A pesquisa ainda aponta que estes insetos são seres sociáveis e sofisticados, capazes de reconhecer membros de sua família e suas diferentes gerações. Em grupo, elas formam sociedades igualitárias com uma estreita relação, baseadas em estruturas e regras, sendo capazes de tomar decisões coletivas para o bem de todas as baratas.
Apesar de existerem mais de quatro mil espécies de baratas catalogadas, apenas 25 são adapatadas para conviver com pessoas, como a barata alemã (Blattella germânica) e a barata americana (Periplaneta americana). Uma doença que elas podem sofrer é a síndrome de isolamento. Segundo a pesquisa, baratas alemãs ou americanas que vivem isoladas demoram mais para crescer e tornar-se adultas. Dessa forma, o estudo coloca as baratas como insetos sociais assim como os cupins, as abelhas e as formigas.
Baratas são mais do que insetos asquerosos, e que sobreviveriam à uma guerra nuclear. Elas não gostam de ficar sozinhas e sofrem problemas de saúde quando isso acontece. Se isoladas, algumas espécies de barata demoram mais a crescer.
Agora, pensando aqui: Mais um estudo profundo, onde os conhecimento advindos vão mudar a nossa qualidade de vida. Começaremos a criar celas individuais e isoladas para matar as baratas de forma a não poluir o ambiente. E pensar que alguém recebe para ficar olhando as baratas, e ganha créditos científicos com isso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário