Total de visualizações de página

sábado, 9 de junho de 2012

Artrite Reumatoide: Você sabe? - Saúde

Artrite reumatoide, também conhecida como artrite degenerativa, artrite anquilosante, poliartrite crônica evolutiva (PACE) ou artrite infecciosa crônica é uma doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos. Além de danificar as articulações possui manifestações sistêmicas como: rigidez matinal por pelo menos uma hora, fadiga e perda de peso.
Acredita-se que a origem da doença seja uma alteração do sistema imunológico, que passa a agir contra proteínas próprias do organismo e localizadas nas articulações (embora possa agir também em outros locais do organismo). A primeira descrição da doença foi feita em 1800 por Landré Beauvais.
A artrite reumatoide é uma doença que acomete mais os indivíduos do sexo feminino (de 3 a 5 vezes mais do que os do sexo masculino). E tem seu pico de incidência entre 30 e 55 anos. Afeta de 0,6% a 2% dos adultos representando entre 10% e 12% dentre as artrites.
Para se fazer o diagnóstico de artrite reumatóide é necessário que estejam presentes quatro ou mais dos seguintes critérios:
 - Rigidez matinal (dificuldade de movimentação ao acordar)com duração superior a uma hora por dia;
 - Artrite de três ou mais áreas, com sinais inflamatórios;
 - Artrite das articulações das mãos ou punhos (Pelo menos 1 área com edema em punho, metacarpofalangeana ou interfalangeana distal);
- Artrite simétrica - Envolvimento simultâneo bilateral (para as metacarpofalangeanas e interfalangeanas proximais, não precisa haver simetria perfeita);
- Nódulos reumatóides;
- Fator reumatóide sérico positivo;
- Alterações radiográficas, tais como: erosões ou descalcificações articulares.
(Para que os 4 primeiros critérios sejam válidos, é necessário que perdurem por, no mínimo, 6 semanas.)
Quanto mais cedo for diagnosticada a doença e iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico. Embora ainda não se conheçam os recursos para a cura definitiva, é possivel obter a remissão dos sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar a progressão das deformidades.
Repouso só deve ser indicado em quadros muito dolorosos e por pouco tempo. Atividade física e fisioterapia são importantes para controlar o comprometimento das articulações e a perda da mobilidade.
O tratamento medicamentoso inclui analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINE), cortiscoroides e drogas imunossupressoras, como o metrotrexato e a ciclosporina. Alguns medicamentos mais recentes, desenvolvidos através de tecnologias baseadas na biologia molecular, trazem novas possibilidades terapêuticas. A cirurgia e a colocação de próteses articulares podem representar uma opção de tratamento, nos estágios avançados da doença.
Uma coisa que sabe-se agora é que as taxas de mortalidade entre os pacientes com artrite reumatoide (AR) são 1,5 vezes mais elevadas que a da população geral. Adicionalmente, a doença cardiovascular é a principal causa de morte nestes pacientes. As estatinas são recomendadas para o tratamento da hipercolesterolemia e da doença isquêmica do coração em pacientes com artrite reumatoide, mas muitos destes pacientes interrompem o uso de estatinas.
Mas o que são estatinas? As estatinas são um grupo de substâncias afins, denominadas lipoproteinas, são empregadas em medicina para tratar os altos níveis de Colesterol, LDL-colesterol e VLDL-colesterol no sangue. As lipoproteinas são essenciais ao funcionamento do organismo humano, mas em níveis sangüíneos elevados podem ser prejudiciais. E eu faço uso de uma delas...
Por motivos óbvios não colocarei imagens relativas ao problema, pois, ela se caracteriza por deformar as partes afetadas. Para esta matéria tive a colaboração do Doutor ALAN FIGUEIREDO (meu amigo e consultor para vários assuntos)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário