Total de visualizações de página

sábado, 23 de junho de 2012

Nefropatia x Carambola 1 - Saúde

"Oras bolas, carambolas!" - Uma expressão que algumas pessoas um pouco mais experientes (em respeito aos meus leitores e a eu mesmo, não quero usar a expressão "velho") já ouviram ou expressaram isso. Uma manifestação insatisfação, associada ao fato de se encontrar com problemas, e não conseguir solucionar. Com essa introdução, espero iniciar um assunto sugerido por meu amigo especial, que sempre me ilumina, com algumas dicas para escrever neste espaço.
Conforme a Wikipédia, a carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola ), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Possui flores brancas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. É originária da Índia, sendo muito conhecida na China.
A carambola é também conhecida como “star fruit” em virtude de ter cinco gomos e, quando cortada, parecer uma estrela de cinco pontas. Ela dispõe de casca fina, sabor agridoce, gosto agradável e é um fruto sumarento, que mata a sede e é estimulador do apetite, sendo por isso o seu consumo muito apreciado. 
Pode ser consumida in natura, em sucos e sua polpa pode ser utilizada para doces, vinhos, licores e sobremesas. 
A carambola é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas como A, B e C. É indicada para combater febre, curar escorbuto e estimular o apetite, além de prevenir o envelhecimento, por ser rica em polifenóis. O chá da folha nova da carambola em jejum é bom para diabéticos.
A carambola também é indicada para tratar afecções renais. Entretanto, por conter grande quantidade de uma substância chamada carambotoxina, não pode ser usada por pacientes que sofrem de insuficiência renal, pois eles não são capazes de filtrar a toxina, que se espalha na corrente sanguínea e pode afetar o sistema nervoso.
Na cidade de  Jaú, no interior do estado de São Paulo, foi aprovada uma lei que obrigada todos os estabelecimentos a colocarem cartazes contendo informações sobre os perigos do consumo de carambola, tanto em sucos, fruta innatura, ou polpa, para indivíduos com insuficiência renal.
O suco da carambola é usado para tirar manchas de ferro, de tinta e para limpar metais.Atenção: Devido ao ácido oxálico, a carambola não pode ser consumida em grande quantidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário