Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Selfie é um perigo - Tecnologia/Turismo/Sociedade


Uma turista austríaca escorregou e caiu em um poço durante a tentativa de fazer uma selfie na cidade de Junagadh, na Índia. A mulher estava visitando um forte em Junagadh, quando o incidente aconteceu. Após ouvirem seus gritos, alguns moradores correram para ajudá-la. Eles usaram uma corda feita com pano para conseguir puxar a austríaca. Por sorte, ela sofreu apenas ferimentos leves.
Muitos especialistas alertam para o uso dos Smartphones. Colisões no trânsito, pessoas que tropeçam e outros acidentes, podem ser evitados, desde que o uso seja moderado, em local e condições adequadas e favoráveis...

domingo, 30 de outubro de 2016

Furtava ouro da casa da moeda - Sociedade/Comportamento


Um funcionário da Casa da Moeda Canadense desviou 180 mil dólares canadenses (R$ 437 mil) em ouro aparentemente escondendo o metal precioso no reto. Segundo a investigação, Leston Lawrence, de 35 anos, conseguiu enganar os controles de segurança ao esconder o ouro na área íntima.
Durante um longo tempo, Lawrence levou pequenos pedaços circulares de ouro escondidos no reto sem ser notado. Ele vendia o ouro contrabandeado da Casa da Moeda em um centro comercial de Ottawa. O caso só foi descoberto graças a um caixa de banco.
Normalmente, o ouro roubado pesava cerca de 210 gramas, que era vendido por cerca de 6.800 dólares canadenses, dependendo da flutuação dos preços do ouro. Em seguida, ele depositava o cheque da venda em um banco no mesmo local onde vendia as pedras.
Um caixa, no entanto, desconfiou do grande número de depósitos feitos por Lawrence. Ao descobrir que ele trabalhava na Casa da Moeda, o caixa o denunciou para as autoridades. Uma investigação revelou que ele fez 18 vendas de ouro entre 27 de novembro de 2014 e 12 de março de 2015, com valor estimado de 179.015 dólares canadenses.
E dizem as brincadeiras de colocar moedas no "cofrinho"...

sábado, 29 de outubro de 2016

06 - IgNobel 2016 - Ciência

Os prêmios de Física foram concedidos a pesquisadores da Hungria, Espanha, Suécia e Suíça, que concluíram que cavalos brancos atraem menos insetos e que libélulas são fatalmente atraídas a lápides pretas.


O autor sueco Fredrik Sjöberg ganhou o prêmio de Literatura por escrever uma trilogia sobre a coleta de moscas.



O vencedor mais surpreendente foi o de Química: a fabricante de automóveis Volkswagen, que violou a lei de emissões de efeito estufa dos EUA enganando os testes que indicavam quanta poluição seus carros emitiam.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

05 - IgNobel 2016 - Ciência

O prêmio da Paz foi recebido por filósofos do Canadá e dos EUA que estudaram se as pessoas acham que frases de efeito sem pé nem cabeça de fato significam alguma coisa. Para isso, eles criaram expressões aleatórias que soavam como importantes, como “significado oculto transforma beleza abstrata sem precedentes”.

Os participantes avaliaram a “profundidade” das frases em uma escala de um a cinco. Os resultados do estudo mostraram que os alunos mais receptivos a essas “besteiras” eram menos reflexivos e inferiores em habilidade cognitiva, além de mais propensos a ter crenças religiosas e paranormais.

Um prêmio de Medicina foi dado a cientistas alemães que descobriram que, se você tem uma coceira no seu lado esquerdo, você pode olhar em um espelho e arranhar o seu lado direito para aliviá-la.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

04 - IgNobel 2016 - Ciência

Personalidade de rochas

Mark Avis, Sarah Forbes e Shelagh Ferguson, uma equipe da Nova Zelândia e do Reino Unido, ganharam o prêmio em Economia por um estudo da personalidade de rochas. O trio estudou um conceito chamado de “personalidade da marca”, ou o “conjunto de características humanas associadas com a marca” – por exemplo, salubridade, juventude, inteligência e sofisticação -, colocando imagens de rochas na frente de 225 alunos.
Os estudantes decidiram então qual dos 42 traços, 15 facetas e 5 fatores aplicar às rochas em questão. Uma, a Rocha G, foi descrita, entre outras características como “um grande empresário de Nova York, rico, talvez um pouco obscuro, com cabelo liso e raciocínio rápido”.

Mentiras e besteiras
O prêmio de Psicologia foi dado a pesquisadores dos EUA, Canadá, Alemanha, Bélgica e Holanda por pedir que 1.000 mentirosos dissessem quantas vezes eles tinham mentido ao longo de sua vida, e quão bem.

Descobriu-se que as pessoas gradualmente mentem mais à medida que envelhecem, com os adultos mentindo, em média, duas vezes por dia, e depois diminuindo essa frequência.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

03 - IgNobel 2016 - Ciência

O prêmio de Reprodução foi ganho pelo cientista egípcio Ahmed Shafik, que colocou calças em ratos a fim de determinar como diferentes materiais afetavam sua libido. Calças de poliéster foram as que mais desanimaram os animais, possivelmente como resultado das cargas eletrostáticas que este tipo de material tende a gerar.




Os pesquisadores britânicos Tom Thwaites e Charles Foster dividiram o prêmio de Biologia, depois que ambos passaram um tempo vivendo como animais. No caso de Thwaites, isto envolveu vestir cascos protéticos e se misturar com um rebanho de cabras nos Alpes franceses, enquanto Foster passou vários dias procurando restos de pizza em latas de lixo de Londres com raposas locais, vivendo com texugos em uma encosta no País de Gales, e sendo caçado como um cervo por cães de caça na Escócia.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

02 - IgNobel 2016 - Ciência



Troféu do Ig Nobel, um relógio que tem ponteiros com ampulhetas de areia (Foto: Reprodução/Youtube/ImprobableResearch)

As pesquisas mais bizarras e improváveis de todo o mundo foram premiadas. Embora possam parecer um pouco inúteis ou francamente ridículas, a maioria do trabalho selecionado para o reconhecimento, na verdade, tem aplicações práticas importantes, provando que a ciência pode ser divertida também.
Os prêmios foram anunciados por vencedores do Nobel verdadeiro, como o químico Dudley Herschbach, o economista Eric Maskin, o Dr. Rich Roberts e o físico Roy Glauber.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

01 - IgNobel 2016 - Ciência

O Prêmio Nobel de 2016 foi anunciado à partir do dia 3 de outubro. Enquanto acadêmicos e palpiteiros tentam adivinhar quem serão todos os vencedores, o vácuo de novidades é preenchido pelo menos famoso, porém não menos interessante, Prêmio Ig Nobel.
A ideia é premiar cientistas ou entidades que tenham tido ideias bizarras e que as tenham levado a cabo. O anúncio foi feito na noite de 22 de setembro, na Universidade Harvard, em Massachusetts (EUA) e contou com a participação da grande maioria dos vencedores.
As categorias da premiação variam ano a ano e o escopo das "conquistas" pode ser bastante abrangente. Desde a avaliação do efeito do uso de calças de lã, algodão ou poliéster por ratos na performance sexual dos bichos (categoria "reprodução"), até a realização bem menos nobre da Volkswagen de tapear a medição de poluentes em seus veículos (categoria "química").
A recompensa para os ganhadores, além do reconhecimento (para o bem ou para o mal) é uma cédula de dez trilhões de dólares do Zimbábue –que mal vale o papel na qual foi impressa. Pelo menos a entrega é feita por legítimos ganhadores do Prêmio Nobel, a mais importante láurea científica –na cerimônia de premiação deste ano participaram Dudley Herschbach (química, 1986), Eric Maskin (economia, 2007), Rich Roberts (fisiologia ou medicina, 1993), e Roy Glauber (física, 2005).
A proposta do prêmio, organizado pela revista "Annals of Improbable Research" (Anais de Pesquisa Improvável, em tradução livre) é que as pessoas possam "rir e depois pensar". O problema, não raro, é parar de rir. Veja abaixo a lista completa dos vencedores:

.

domingo, 23 de outubro de 2016

Cheirar pum reduz riscos de câncer e demência - Curiosidade

Existem algumas matérias que são piada pronta. Este é mais um dos exemplos notáveis, que irei comentar outros, relativo ao IgNobel...
© Fornecido por Notícias ao Minuto
Cientistas britânicos chegaram a uma conclusão inesperada: cheirar pum pode ser capaz de diminuir os riscos de câncer, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, artrite e demência. De acordo com o site Curta Mais, a descoberta é de Mark Wood e Matt Whiteman, da Universidade de Exeter
Sugerido pela Windows Store
Wood afirmou que o sulfeto de hidrogênio, substância produzida quando o corpo digere os alimentos, resulta em terapias para várias doenças. Por isso, os dois pesquisadores decidiram criar em laboratório um composto que imite os benefícios dos gases.

sábado, 22 de outubro de 2016

História e Origem do Calendário - Astronomia

A História e Origem do Calendário tem início com a necessidade de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar em datas fixas. Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

Calendário Solar
O ciclo solar trazia mais dificuldades de observação, visto que as lunações são mais curtas, por isso o calendário com base solar foi mais difícil de ser estudado.
Ele foi criado pelos egípcios e tinha 365 dias dividido em 12 meses com 30 dias e mais 5 dias acrescidos no final do ano. Não havia ano bissexto e os meses eram divididos em três estações: Inundação, Inverno e Verão.

Resultado de imagem para calendário chinesCalendário Chinês
O calendário chinês é lunissolar, ou seja, ele considera tanto o ciclo solar como o ciclo lunar. É formado por ciclos de 12 anos, que têm início em Fevereiro - mês, portanto, que marca a entrada do novo ano chinês.
Ao contrário do calendário ocidental que atribui um signo a cada mês, os animais do horóscopo chinês não estão relacionados aos meses do ano, mas sim aos anos. Os animais são respetivamente os seguintes e se repetem a cada cinco anos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Calendário Cristão ou Gregoriano
Esse é o calendário usado atualmente no Brasil e em grande parte do mundo.
Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus. Esse calendário se tornou oficial no ano 1582 pelo papa Gregório XIII; por esse motivo também é conhecido como calendário gregoriano.
Resultado de imagem para calendário maia original
Calendário Maia
Remonta a 550 a.C e é composto por dois calendários - o Haab, que é o calendário civil - e o Tzolkin, que é o calendário sagrado.
Enquanto o Haab conta com 365 dias divididos entre 18 meses com 20 dias cada um, num total de 360 (5 dias não pertencem a mês algum), o Tzolkin conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13.

Calendário Islâmico
Esse é lunar e recebe também o nome de hegírico pelo fato de a fuga de Maomé para Medina ser denominada Hégira (Hégira é o primeiro ano da era muçulmana). É composto por 12 meses de 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano.

Voltarei a falar de calendários em nova oportunidade...

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

12 anos e uma dívida de 100 mil Euros - Sociedade


O Google é uma empresa e, como tal, não deve ser encarada como a encarnação do bem e nem do mal. Sabemos que a companhia possui uma postura bastante duvidosa em relação à espionagem de seus usuários, mesmo que tente se mostrar bastante transparente, permitindo que apaguemos informações que não desejamos manter armazenadas.
Seja como for, ao menos a empresa possui um pouco de bom senso. Podemos afirmar isto porque a gigante das buscas perdoou uma dívida de 100 mil euros acumulada por um menino de 12 anos. Claro que não foi por pura bondade, a companhia apenas reconheceu que tudo não passou de um engano.
José Javier, um menino de 12 anos que mora em Alicante, na Espanha, tinha um sonho bastante comum para os garotos de sua geração: tornar-se um youtuber de sucesso. Ele criou seu canal e começou a subir alguns vídeos. Para tentar faturar um dinheirinho, quis ativar o serviço AdSense, que paga por publicidade exibida nos uploads.
No entanto, Javier cometeu um engano: ele ativou o AdWords, que faz justamente o contrário: cobra para mostrar propaganda de seu conteúdo e cobra a cada clique obtido. Enquanto o garoto achava que ia ganhar um poupudo pagamento pelas visualizações, tomou um susto: foi informado que já acumulara 100 mil euros em gastos, cerca de R$ 360 mil.
“Eu não sabia onde meu filho tinha se metido”, espantou-se a mãe de Javier, Imma Quesada.“Ele achava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário. E queria comprar instrumentos para a banda, coisas assim, embora também tenha dito ao amigo que, se ficassem ricos, iria comprar uma mansão”.
Javier tem uma banda e fez a inscrição no serviço junto a um amigo. Eles enviavam algumas de suas músicas ao YouTube. No momento da inscrição no serviço, foi pedido apenas uma conta bancária, uma conta poupança criada pelos pais para o menino juntar dinheiro para o futuro, e o nome do garoto.
A dívida foi acumulada desde agosto. Em setembro, chegaram as primeiras cobranças. A poupança de Javier, que tinha cerca de 2.000 euros, ficou no vermelho em poucas semanas. Sua mãe está desempregada, e seu pai é vendedor ambulante. Por sorte, o Google reconheceu que tudo não passou de engano, depois que um técnico em informática examinou o computador do menino e detectou o erro.
Analisamos este caso e não recebemos nenhum dinheiro da parte do usuário. Vamos cancelar o saldo pendente no AdWords. Vários serviços online, inclusive o Google AdWords, possuem restrições de seu uso conforme a idade. Sabemos da importância de se manter o entorno da família seguro na Internet, por isso os pais podem encontrar informações sobre como fazê-lo no Centro de Segurança Familiar do Google – comunicou a empresa.
No entanto, a mãe do menino segue preocupada. Seu filho ficou de castigo sem computador por um tempo, enquanto as cobranças ainda chegavam. E, mesmo depois de todo o ocorrido, ele não parece entender o que aconteceu.
Meu filho não sabia o que estava fazendo. Agora, ficou a criança mais famosa da escola e sua mãe aparece na televisão. Eu lhe pergunto se ele sabe as consequências daquilo que fez, mas ele parece que não percebe, acha que não vai acontecer nada. Nós somos mais realistas – observou Imma.
Pelo menos a banda vai ganhar alguma fama. Mas, se for para analisar a moral da história, no final das contas Javier não deve aprender a lição. Quem sabe quando ficar mais velho.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

03 - Benefícios que o XADREZ proporciona - Saúde

O fato é que sempre que a grande mídia dá destaque para o xadrez, isso me traz satisfação. Então aproveitando o gancho da Folha, decidi pesquisar com um pouco mais de profundidade sobre os benefícios do xadrez para a nossa mente.

1# Melhora o QI: Na década de 1980, pesquisadores da Venezuela fizeram um experimento com 4 mil crianças. Elas tiveram aulas de xadrez durante 4 meses e, após essa experiência, relataram um aumento no QI. Outro estudo australiano, da Flinders University em 2003, chegou à mesma conclusão.

2# Deixa o cérebro em forma: “Treinar o cérebro é tão importante quando treinar o corpo”, diz o campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen. “Ele é como um músculo. Se você não usá-lo, pode perdê-lo.”

3# Ajuda a prevenir Alzheimer e demência: Sabe essa história de “treinar o cérebro” que Carlsen falou? Pois é, isso também ajuda a prevenir Alzheimer e demência, segundo um estudo publicado no The New England Journal of Medicine.

4# Desenvolve a criatividade: No final dos anos 1979, um estudo dividiu jovens de uma escola americana em vários grupos. Um deles jogava xadrez regularmente, o outro mexia no computado — e várias outras atividades participaram da pesquisa. Ao final de 32 semanas, os enxadristas foram o que se saíram melhor em todos os testes de criatividade.

5# Melhora a memória e aprendizagem: Esta foi a conclusão de um estudo chinês, que comparou a potência cerebral de jogadores experientes e os novatos. O primeiro time, por ter passado mais tempo no tabuleiro, tem uma memória superior e aprende as coisas com mais facilidade.

6# Te deixa mais concentrado: Este item já foi provado por várias pesquisas nos Estados Unidos, Rússia e por todo o mundo: o xadrez aumenta a nossa capacidade de concentração, algo que é essencial para ter sucesso no jogo.

Note-se que estes são os benefícios do xadrez em nosso poder cerebral. Mas há, além deles, diversas vantagens em praticar o jogo também pelas lições de vida que ele nos ensina.

Convencido a jogar? Você estará em boa companhia:
 


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

02 - Benefícios que o XADREZ proporciona - Saúde


Mas calma lá, sabe quem gostava de jogar, para ficar apenas em alguns exemplos?
Arnold Schwarzenegger
Al Capone
Bob Dylan
Boris Becker
Casanova
Che Guevara
David Bowie
Fidel Castro
Humphrey Bogart
John Lennon
John McEnroe
Marlon Brando
Napoleão Bonaparte
Paul Newman
Salvador Dali
Sting
Woody Allen

Raios, se eles se enquadram na categoria “nerd”, então realmente não compreendo o seu significado. Isso sem contar que praticamente todos os reis medievais, além de vários presidentes ao redor do planeta, também são praticantes do jogo.

Algumas praticantes mulheres, também, caso você esteja curioso:
Madonna
Anna Kournikova
Marilyn Monroe
Salma Hayek
Julia Roberts
Brooke Shields
Heidi Klum

terça-feira, 18 de outubro de 2016

01 - Benefícios que o XADREZ proporciona - Saúde


Vagando pela internet, topei com uma matéria sobre os benefícios do xadrez para as crianças que a Folha publicou algum tempo atrás.
“Pesquisas mostram que a prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação”, disse ao jornal Antonio Carlos Duarte de Carvalho, coordenador do Núcleo de Xadrez da USP.
Ele também notou: “Para crianças, é um bom apoio ao desenvolvimento na escola.”
Como amante do xadrez, gostei de ler isso. Não posso dizer que sou um grande jogador, mas é um hobbie que cultivo com carinho – e me interesso, sobretudo, pela história do esporte, assim como de seus atletas.
Rafael Leitão, o melhor jogador do Brasil, destaca sobre as dificuldades de praticar xadrez profissionalmente no Brasil. “Pela falta de apoio do governo ao esporte, o enxadrista profissional no Brasil não tem estabilidade financeira alguma”. Essa é uma realidade que me incomoda muito, assim como o preconceito que existe em relação ao jogo. Por muitas pessoas ele é visto como um passatempo de “nerd”.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

03 - Google Pixel: agora vai? - Tecnologia

Resultado de imagem para pixel google
A empresa também reforça a qualidade da câmera de 12,3 MP, que, segundo a apresentação, obteve a pontuação mais alta do site DxoMark, renomado ranking de câmeras. Tanto o iPhone 7 quanto o S7 têm câmeras principais de 12 MP.
A câmera frontal do aparelho do Google também é superior em pixels em relação à dos concorrentes: 8 MP contra 7MP da Apple e 5MP da Samsung. As câmeras do Google ainda prometem um sensor melhor do que a maioria do mercado e que, consequentemente, permita fotos com mais qualidade.
Apesar de vir com a entrada de dados Type-C (novo padrão de USB melhor do que o anterior, mas ainda pouco difundido no mercado e incompatível com acessórios mais antigos), o celular ainda traz a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido, alvo de polêmica desde que a Lenovo e a Apple aposentaram a entrada em seus smartphones mais recentes, o Moto Z e o iPhone 7.
O Pixel vem com o mais recente sistema operacional Android, o 7.1 Nougat. O telefone baixará atualizações de software e de segurança assim que estiverem disponíveis pela Google. Quando uma nova atualização estiver disponível, ele pode baixar e instalar "ao fundo", sem esperar autorização do usuário.
Nas cores preto, prata e azul, o aparelho vai custar nos EUA a partir de US$ 649, o mesmo preço do iPhone 7. Já está disponível em pré-venda nos EUA, Austrália, Canadá, Alemanha e Reino Unido. Na Índia, a pré-venda começa no dia 31.
A Google tentou entrar no segmento, quando comprou a Motorola, mas, passado pouco tempo, vendeu para a Lenovo. Essa é uma nova aposta, quem sabe agora decola...

domingo, 16 de outubro de 2016

02 - Google Pixel: agora vai? - Tecnologia


Resultado de imagem para pixel google
O Google Pixel traz nas especificações o melhor processador do mercado, o Snapdragon 821 (quad-core com velocidades de 2,15 e 1,6 GHz), que também está presente no Zenfone 3 Deluxe. Ele tem ainda 4 GB de RAM (maior do que a do iPhone 7 e igual ao do Galaxy S7),e 32 ou 128 GB de armazenamento interno.
As opções disponibilizadas pelo Google trazem baterias de 2.770 (versão comum) ou 3.450 mAh (versão XL). Na prática, a empresa permite que a carga dure 26 horas em conversação na primeira versão e 32 horas na segunda versão ou 13 horas em uso de internet na versão normal e 14 horas. O tempo é semelhante aos últimos modelos da Apple e da Samsung, mas bem distante do Moto Z Play, anunciado recentemente.
Outros recursos são o sensor de impressão digital e corpo de alumínio muito similar ao do iPhone. Não há entrada para cartão de memória. O Pixel ainda pode se conectar com os novos óculos de realidade virtual da empresa e conta com suporte 24 horas por meio do próprio celular, com possibilidade até de compartilhar a tela com o especialista. O Google ainda oferece um adaptador que dá a possibilidade de transferir todo o conteúdo do iPhone ou celular Android do usuário.

sábado, 15 de outubro de 2016

01 - Google Pixel: agora vai? - Tecnologia


O Pixel é o primeiro smartphone desenvolvido totalmente pelo Google. Ele traz de fábrica o novo assistente pessoal da empresa, o Google Assistant, além do novo Android, o 7.1 Nougat. Tem também uma das melhores câmeras do mercado.
Lançado no 4, ele virá em duas versões de tela Amoled: uma de 5 polegadas e outra de 5,5, chamada Pixel XL. Com design bem parecido ao do iPhone, ele é vendido por a partir de US$ 649 nos EUA - mesmo preço do celular da Apple no país. Ainda não há data e preços do produto no Brasil.
Os rumores acertaram quanto ao fim da linha Nexus. Segundo o blog da empresa, o Pixel é a nova linha oficial e não depende de parcerias com fabricantes terceiras; o Google agora fabrica e supervisiona todo o processo.
"Desde 2010 fizemos uma parceria com fabricantes de celulares para trazer o melhor do Android. Com a Nexus, o objetivo era empurrar os limites do que é possível com um smartphone. Decidimos dar o próximo passo e dar o nosso tom sobre a melhor experiência do Google, colocando hardware e design de software juntos sob o mesmo teto", diz o texto.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O que faz o "farol ficar aceso"? - Comportamento

Essa situação, muitas vezes embaraçosa, não está mais longe do alcance da ciência. Quer saber como funciona? Segundo um novo estudo, o processo se baseia em algumas células altamente especializadas.

Obra de Joe Cruz.

No estudo, publicado online pela Nature Neuroscience, os pesquisadores descobriram novos tipos de células em camundongos, que compõem o sistema nervoso simpático. Sim, estamos falando de camundongos. Mas você tem um sistema nervoso simpático composto pelo mesmo tipo de células. Esse complexo sistema de sinais começa com o cérebro enviando sinais para os pulmões, coração e vários outros locais. Essa rede é responsável por controlar respostas relacionadas ao estresse, incluindo a aceleração do ritmo cardíaco, propiciando uma onda de energia. Os pesquisadores descobriram que existem tipos de células que compõem esse vasto sistema, sendo algumas delas dedicadas à regulação de processos muito específicos.
Por exemplo, descobriram que dois tipos de neurônios envolvidos nesse processo causam rigidez dos mamilos. Quando ativados pelos neurotransmissores noradrenalina, esses neurônios causam rigidez nos músculos conectados com a pele e levam a mesma a se contrair. A contração é que faz seu cabelo levantar e seus mamilos enrijecerem. Essa é apenas mais uma das muitas respostas fisiológicas que fazem você ficar “de farol aceso”.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Sexo frequente é arriscado para homens idosos mas não para mulheres - Saúde


Relações sexuais frequentes e satisfatórias aumentam o risco de ataque cardíaco entre os homens idosos, mas, inversamente, o orgasmo é benéfico para as mulheres de idade avançada, revela um estudo publicado. "Estes resultados questionam a muito disseminada ideia de que as relações sexuais melhoram a saúde de todos sem distinção de sexo", afirma Hui Liu, professor-adjunto de sociologia da Universidade de Michigan, principal autor da pesquisa, a mais ampla já realizada até agora sobre o tema.
Os pesquisadores analisaram os dados de um estudo nacional realizado entre 2.204 pessoas de ambos os sexos de mais de 57 anos. Os trabalhos, financiados pelo governo federal, estão publicados na edição do Journal of Health and Social Behavior (Revista de Saúde e Comportamento Social). Entre as mulheres idosas, as relações sexuais satisfatórias podem inclusive reduzir o risco de hipertensão, afirmam os pesquisadores.
Os participantes do estudo tinham entre 57 e 85 anos no momento dos primeiros resultados do estudo, em 2005-2006. Os dados suplementares foram obtidos cinco anos mais tarde. O risco cardiovascular foi medido em termos de hipertensão, ritmo cardíaco acelerado e da taxa de uma proteína no sangue, a chamada C-reativa, que mede o nível de inflamação no organismo.
Os autores também levaram em conta o número de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiências cardíacas nos diferentes grupos. Os homens idosos que tinham relações sexuais uma ou mais vezes por semana, conclui o estudo, tiveram nos cinco anos o dobro de acidentes cardiovasculares em relação aos que estavam sexualmente inativos. Esta diferença de risco não foi constatada entre as mulheres.
Segundo Hui Liu, estes resultados sugerem que o estresse e os esforços de uma relação sexual são mais exigentes com a idade para os homens, já que eles têm cada vez menos energia e mais dificuldade para ter uma ereção e atingir o orgasmo. A diminuição das taxas de testosterona e o uso de medicamentos para paliar as disfunções sexuais também podem contribuir para os problemas cardiovasculares masculinos, afirmam os pesquisadores. Eles consideram "provável que tais medicamentos para aumentar a libido tenham efeitos adversos sobre a saúde cardiovascular dos homens mais velhos".
Pelo contrário, as mulheres da mesma faixa etária que têm orgasmos intensos - ou simplesmente satisfatórios - reduziram claramente seu risco de hipertensão cinco anos depois do estudo em relação às que não experimentavam prazer. Os pesquisadores explicam que o hormônio sexual liberado quando uma mulher tem um orgasmo poderia ter efeitos benéficos para a saúde.
Coisa para se analisar com calma, pois as informações existem, e, óbvio, com o avanço da idade, existem restrições naturais. Mas classificar o risco é até que lógico, devido ao esforço do homem, num processo natural da relação sexual...

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Alienígenas de 2,40 metros em planeta recém-descoberto - Astronomia/Sociedade

Com a descoberta de um planeta com tamanho semelhante ao da Terra orbitando a área habitável do vizinho mais próximo do nosso Sol mexeu com a comunidade científica.

No entanto, os fãs de OVNIs parecem ser os mais animados com a novidade, e afirmam que a descoberta condiz com uma teoria dos anos cinquenta de que há alienígenas de 2,40 metros vivendo em um planeta orbitando a Próxima Centauro - e que eles visitam a Terra com frequência.
A história surgiu quando uma mulher foi examinada sob o efeito da hipnose por psicólogos norte-americanos em 1957. Ela afirmou ser uma alienígena chamada Hands, vinda do sistema solar Alpha Centauro. Hands descreveu uma espécie extraterrestre conhecida como Cenos, que supostamente teria vindo de Próxima Centauro.
O ufólogo Dr. Barry Warmkessel, em conversa com a Inquisitr, afirmou acreditar que os Cenos são reais e visitam a Terra com uma certa frequência. Os Cenos nunca dormem, são incrivelmente fortes e têm crânios longos. Fãs de OVNIs afirmam ter visto estas criaturas diversas vezes em nosso planeta.
Extraterrestres descritos de forma semelhante foram supostamente vistos em Taiwan em 2012, de acordo com o incansável caçador de alienígenas Scott C. Waring, do UFO Sightings Daily.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

04 - Problemas quase graves em alguns países - Economia


O problema de rico da Suíça - a essa altura, você conhece a fama da Suíça de paraíso fiscal, certo? E é mesmo, tanto que a inflação lá é negativa. De tanta procura, porém, o franço suíço hoje vale 30% mais que o euro, o que dificulta o setor de exportações do país e infla o custo das dívidas dos moradores (Daniel Schwen/Wikimedia Commons)

Fatos curiosos à parte, vemos que alguns países, por descompasso e descaso, jogam a população à escassez, seja de produtos de consumo, seja de alimentos. Exemplos não faltam, mas ficam mais claros quando são decorrentes aos conflitos armados. Mas alguns, se devem à gestão (Venezuela, com falta generalizada de produtos por falta de insumos e política populacionista, e Coréia do Norte, com a falta de alimentos para a população, pelos embargos e a política adotada). Que consigam superar crises...

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

03 - Problemas quase graves em alguns países - Economia




Crise da manteiga na Noruega - em 2011, uma redução na oferta de manteiga causou uma disparada seguida no preço do produto: de 20% em outubro daquele ano e de 30% no mês seguinte. Perto do Natal, a manteiga chegou a inacreditáveis US $ 50 (tarale/Flickr)


A resistência a bancos de Mianmar - governada muito tempo por militares, a população de Mianmar (ou Birmânia) não curte bancos. O motivo: corrupção a ponto de você ter de subornar funcionários do banco pra sacar o seu próprio dinheiro. O 1º caixa eletrônico do país só foi instalado em 2013. Ainda hoje, grande parte da população não morre de amores pela ideia de tirar o dinheiro do colchão (Ken Marshall/Wikimedia Commons)

domingo, 9 de outubro de 2016

02 - Problemas quase graves em alguns países - Economia


Crise do papel higiênico - em 1973, em meio à guerra entre árabes e israelenses, o governo japonês pediu à população que moderasse no papel higiênico, que era feito com petróleo do Oriente Médio e estava mais caro. O resultado foi uma disparada aos mercados que esvaziou as prateleiras do item. Ao fim da crise, algumas casas tinham papel estocado pra mais de um ano! (Nancy Wombat/Wikimedia Commons)


Crise do kimchi na Coreia - em 2010, uma safra fraca de kimchi (uma conserva de repolho, tão popular na Coreia quanto nosso arroz com feijão aqui) causou uma disparada no preço do legume. Coisa de 500% em um mês, o que causou escassez do alimento nas mesas coreanas. Para resolver, o governo eliminou taxas de importação do repolho (haynes/Flickr)

sábado, 8 de outubro de 2016

01 - Problemas quase graves em alguns países - Economia

Todo mundo passa por uma crise. Não importa se é econômica ou existencial, a questão é que ela não escolhe quem vai afetar. Mas você ouviu falar do grave problema da falta de pincéis? E da escassez de manteiga na Noruega?


Escassez de carne nos EUA - em 1910, um boom populacional fez diminuírem algumas espécies de bichos - logo, de carne. Após experimentar carne de hipopótamo, o governo dos EUA decidiu investir em gado (peterhellberg)


A falta de pincel da Austrália - em 1944, época de 2ª Guerra Mundial, a Austrália ficou sem matéria-prima para pinceis: as cerdas de porco, que vinham da China. Como os pinceis eram necessários para pintar casas de um projeto habitacional amplo, o Exército montou uma operação aérea que levou cinco meses para buscar o material na cidade de Xunquim (Unsplash/Pixabay)

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Desfile sem calcinha - Sociedade


A modelo brasileira Dayane Mello virou centro de ataques no Festival de Veneza no mês passado. Sem calcinha, a catarinense apareceu no tapete vermelho do evento com um vestido ousado.
Ela se defendeu em seu perfil no Instagram. "Quando você está em um tapete vermelho, vira uma princesa, e ninguém é autorizado a dizer a uma princesa como ela devem se vestir ou despir", escreveu a brasileira em italiano.
Nos comentários, muita gente continuou criticando a modelo. "O Festival de Veneza exige respeito, finesse e elegância sempre", comentou uma seguidora. "Pena que as princesas não se despem", ironizou outra.
Dayane Mello foi ao Festival de Veneza para a première de "The Young Pope", série estrelada por Jude Law que conta a história de um padre americano que se torna o Papa.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Mãe e filho em história de amor proibido - Sociedade

Uma história polêmica noticiada pelo tabloide inglês Daily Mail vem provocando controvérsia na internet por tocar em um tabu dos mais incômodos: o incesto. No caso específico, uma história de amor proibido entre uma mãe de 36 anos e o filho que ela deu para adoção quando bebê e só conheceu recentemente, com 18 anos de idade. Os dois podem ser presos se decidirem manter a relação.
Se culpados de prática de incesto em um julgamento no Novo México (Estados Unidos), Monica Mares, 36 anos, e seu filho Caleb Paterson, 19, podem pegar pena de 18 meses de prisão. Eles afirmaram que brigarão pelo direito de manter o relacionamento e que “arriscarão tudo” por esse objetivo.
“Ele é o amor da minha vida e não quero perdê-lo. Meus filhos o amam, minha família inteira também. Nada pode nos separar”, disse Monica, ao jornal. “Se eu for presa, cumprirei a pena e, ao sair da prisão, nós nos mudaremos para um estado que aceite nossa união”, disse. Incesto é considerado crime em cinquenta estados americanos, mas a pena varia de lugar a lugar.
Mãe de nove crianças, Monica chegou a dizer que, se tivesse que escolher entre os filhos e o namorado, ficaria com ele.
Atualmente, o casal vive em casas separadas em Clovis, no Novo México, e estão proibidos de manter contato um com o outro. O caso começou no fim do ano passado. Monica tinha apenas 16 anos quando deu a luz a Caleb, que foi adotado quando bebê.
A mulher viu o filho pela primeira vez quando ele tinha 18 anos, no Natal, depois de terem entrado em contato via Facebook. Rapidamente, eles se apaixonaram e mantiveram relações sexuais. “Foi amor à primeira vista“, ela diz. “Depois dos primeiros encontros, abri o jogo e disse a ele que estava começando a me apaixonar. Ele disse que também estava, mas tinha medo”, conta. “Mas você sairia num encontro romântico com sua mãe?”, ela perguntou. E ele acabou aceitando o convite.
Os dois começaram a viver juntos e um dos filhos pequenos de Monica começou até a chamar Caleb de pai, mas a polícia foi chamada quando um dos vizinhos, após uma briga, decidiu denunciá-los. Eles foram acusados de incesto, soltos após pagamento de fiança e aguardam julgamento.

Caleb também afirma estar apaixonado. “Nunca tive ninguém que cozinhasse para mim, que me desse tanto carinho. Ela chegou e me deu tudo isso. Me apaixonei”, disse. “Nunca vi essa mulher como minha mãe. É outro sentimento”, resumiu. “Nunca imaginei que poderia haver algum empecilho à relação. Somos dois adultos. Temos direito a tomar decisões”, afirmou.
Segundo advogados, o resultado do caso, se favorável ao casal, pode abrir um precedente legal nos Estados Unidos. O casal afirmou que, se preciso, pretende recorrer à Suprema Corte para ficar juntos.
Édipo Rei e Rainha Jocasta, não é que a ficção vira realidade?

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Por que a Finlândia está mudando o 'melhor sistema de educação do mundo'?

A Finlândia, país conhecido pelo sistema educacional considerado um dos melhores do mundo, prepara uma mudança radical que visa melhorar a qualidade de suas escolas. Já em 2016 todos os centros de ensino do país nórdico começaram a aplicar um novo método conhecido como "phenomenon learning".
Segundo este sistema as aulas tradicionais são substituídas por projetos temáticos nos quais os alunos se apropriam do processo de aprendizagem. "Na educação tradicional os alunos vão à sala de aula e têm aulas de matemática, depois de literatura e depois de ciências. Agora, ao invés de adquirir conhecimentos isolados sobre matérias diferentes, o papel do estudante é ativo. Eles participam do processo de planejamento, são pesquisadores e também avaliam o processo", Marjo Kyllonen, gerente de educação de Helsinque.
Kyllonen afirma que a forma tradicional de educação, dividida entre matérias diferentes, não está preparando as crianças para o futuro, "quando precisarão de uma capacidade de pensamento transdisciplinar, olhar os mesmos problemas a partir de perspectivas diferentes e usando ferramentas de diferentes".
A capital finlandesa está na vanguarda do desenvolvimento desta nova metodologia na qual os alunos podem escolher um tema de seu interesse e planejar o desenvolvimento deste assunto com os professores. Kyllonen relatou um exemplo: alunos da quarta série que decidiram com o professor fazer um trabalho sobre o fenômeno dos smartphones.
Resultado de imagem para mudanca no sistema educacional na finlandia
"Disseram que gostariam de saber sobre a história do desenvolvimento da telefonia. Um tema que servia para estudar matemática, estatísticas, para saber quais as razões que levam as pessoas a usarem os telefones, literatura, a indagar como as mensagens de texto mudaram a forma de escrever... (...). Era a ideia deles e, por isso, podiam se conectar imediatamente com o tema", afirmou.
O "phenomenon learning" está sendo introduzido gradativamente nas escolas do país nos últimos dois anos. Todas as escolas são obrigadas a introduzir um período durante o ano escolar - geralmente de várias semanas - para desenvolver esta nova forma de aprendizagem por experiência. No caso de Helsinque, as escolas foram estimuladas para estabelecer dois períodos como este por ano.
As mudanças no sistema educacional da Finlândia também trazem mudanças importantes para os professores, que não terão mais o controle sobre seus cursos com o qual estavam acostumados. Eles deverão aprender a trabalhar de forma colaborativa com seus alunos e outros docentes. O trabalho deles não vai mais ter como base as aulas expositivas e será mais parecido com o trabalho de um mentor.
Até março de 2015, 70% dos professores de Helsinque já haviam sido treinados para aplicar este novo método. "Não acho que os professores possam simplesmente se sentar e observar o que está acontecendo. Creio que seu papel é ainda mais importante do que no sistema tradicional, precisam ter muito cuidado na forma como aplicam este método", disse Kyllonen.
O novo método já foi alvo de críticas. Leo, um estudante de uma escola de Helsinque: "Tem suas vantagens e desvantagens. É diferente e os professores podem ficar criativos e trazer novas fórmulas de ensinar e de aprender e isto é divertido. Mas eu não gostaria que durasse o ano inteiro, porque é muito bom ter certa liberdade criativa para aprender de vez em quando, mas também existe a educação tradicional, que também cumpre uma função".
O professor da Universidade de Cambridge Tim Oates que também afirmou temer que outros países tenham as lições erradas a partir da experiência educacional positiva da Finlândia. A China superou a Finlândia nas provas PISA mas as autoridades de educação de todo o mundo continuam buscando o país nórdico como referência. Ele afirmou que o sistema educativo finlandês teve seu melhor momento no ano 2000,

terça-feira, 4 de outubro de 2016

02 - Chupetas podem afetar o desenvolvimento da fala em bebês - Saúde/Comportamento/Sociedade

“Até agora as pesquisas no campo de percepção da fala e aquisição de linguagem usaram primariamente a experiência auditiva como o fator relevante,” a Dra. Alison Bruderer, da British Columbia University, no Canadá, contou ao The Telegraph. “Os pesquisadores deveriam estar analisando também os movimentos motores orais dos bebês.”
Ainda que este seja o primeiro estudo a avaliar como as chupetas afetam a percepção da fala, diversas pesquisas anteriores observaram como as mesmas afetavam o atraso no desenvolvimento da linguagem, e descobriram que crianças que usam chupetas têm três vezes mais chances de sofrer de problemas relacionados à fala, conforme elas crescem.
David não ficou feliz com a repercussão da chupeta de Harper. [Foto: Instagram/David Beckham]

As crianças que usam chupetas também correm outros riscos. Para os bebês recém-nascidos que estão aprendendo a mamar no peito, existe o risco de confundir a chupeta com o mamilo, e algumas pesquisas sugerem que existe uma ligação entre o uso de chupetas e a presença recorrente de infecções no ouvido em crianças.
Mas também há muitas vantagens em usar a chupeta. Para os bebês, ela ajuda a reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil, e é uma ótima forma de fazer com que eles se acalmem quando estão cansados ou se sentindo mal – exatamente a razão pela qual Harper, de quatro anos, foi vista usando uma, recentemente. Além disso, a chupeta pode ajudar com o refluxo e as dores decorrentes do nascimento dos dentes.
“Muitos pais optam por usar a chupeta para acalmar seus bebês, incluindo eu mesma, e eu realmente acho que não há problema em fazer isso, se ela for usada com moderação,“ diz a especialista em parentalidade Fi Star-Stone, fundadora da Childcare Is Fun.
“Usar a chupeta na hora de dormir e em momentos de desconforto ou estresse é melhor do que usá-la continuamente durante o dia, já que é nesta situação que potenciais problemas no desenvolvimento dos dentes e da fala podem ocorrer”.
"Muitas crianças mais velhas usam a chupeta quando estão nervosas e preocupadas ou para dormir, e isso não deve ser fonte de apreensão, a não ser que elas suguem com muita intensidade e ao longo de todo o dia.”

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

01 - Chupetas podem afetar o desenvolvimento da fala em bebês - Saúde/Comportamento/Sociedade

Sempre houve a preocupação de que as chupetas pudessem prejudicar o desenvolvimento da fala na infância - e uma nova pesquisa provou que isso realmente é verdade.
[Foto: Rex]

O debate das chupetas não é algo novo (você se lembra do drama com Harper Beckham?), e muitos pais ficam preocupados pelo fato delas serem frequentemente usadas como uma solução para silenciar o choro de bebês e crianças.
As chupetas também vêm com uma variedade de riscos para a saúde. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda que os pais evitem o uso das chupetas no caso de crianças com mais de um ano, já que elas podem afetar o desenvolvimento da fala. Embora pesquisas recentes apoiem esta recomendação, elas parecem sugerir que as crianças com menos de um ano também não deveriam utilizá-las.
Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences afirma ser o primeiro a descobrir uma ligação direta entre o movimento motor oral e a percepção da fala. Os bebês estudados pelos pesquisadores não foram capazes de distinguir diferentes letras quando tinham uma chupeta na boca, fazendo com que os mesmos concluíssem que os bebês precisam movimentar suas línguas para favorecer o desenvolvimento da fala.
Foram dadas chupetas a bebês de seis meses que estavam aprendendo inglês enquanto eles ouviam os dois sons de “d” em Hindi. Quando as crianças estavam usando a chupeta, restringindo os movimentos da ponta da língua, elas tiveram dificuldade para diferenciar os sons de “d”. No entanto, quando a chupeta foi removida, eles conseguiram notar a diferença – levantando questões a respeito de quanto tempo de movimentos “livres” da língua os bebês precisam para que a sua percepção da fala evolua como seria esperado.

domingo, 2 de outubro de 2016

Resgatados de uma ilha deserta... - Sociedade/Turismo

Um casal preso há uma semana em uma ilha deserta do Pacífico foi resgatado depois que um avião que participava de sua busca avistou um sinal de S.O.S. escrito na areia, anunciaram membros da guarda costeira americana. Um avião da Marinha americana encontrou o casal, "que tinha um estoque limitado de comida", na ilha East Fayu, Micronésia, segundo o comunicado da guarda costeira.
O avião decidiu sobrevoar a região após receber informações de um barco que afirmou ter visto luz na ilha à noite. "A operação de busca de Linus e Sabina Jack foi um sucesso", diz um comunicado da embaixada dos Estados Unidos em Colonia.
"Orientamos a busca na ilha porque sabíamos que não era habitada, e que o casal tinha uma lanterna no barco." O casal zarpou no último dia 17 da ilha de Weno, Micronésia, em uma embarcação de cinco metros. O alerta foi dado no dia seguinte, uma vez que eles não chegaram ao destino previsto, a ilha de Tamatam. Quinze barcos e dois aviões foram mobilizados durante a semana de buscas, para cobrir 43.000 km², segundo a guarda costeira.

Foto divulgada pela Marinha americana mostra o pedido de ajuda do casal escrito na areia

sábado, 1 de outubro de 2016

06 - Praias curiosas - Turismo

Puerto Nuevo (PUR)
Um espetacular show da natureza acontece na praia de Puerto Nuevo, situada em Vega Baja ao norte de Porto Rico. Ondas gigantes explodem no recife dando um visual surpreendente aos turistas que desfrutam de uma praia fechada por uma grande barreira de corais. Por ser cercada pelas rochas, suas águas são calmas e possibilitam um tranquilo banho de mar aos turistas.
Resultado de imagem para puerto nuevo
A praia é protegida do oceano por enormes rochas vulcânicas com aproximadamente 10 metros de altura, porém as ondas gigantes invadem o local e encantam os banhistas com um visual lindo e ao mesmo tempo assustador. A sensação é que eles serão atingidos por um tsunami vindo do outro lado do oceano a qualquer momento.