Essa situação, muitas vezes embaraçosa, não está mais longe do alcance da ciência. Quer saber como funciona? Segundo um novo estudo, o processo se baseia em algumas células altamente especializadas.
Obra de Joe Cruz.
No estudo, publicado online pela Nature Neuroscience, os pesquisadores descobriram novos tipos de células em camundongos, que compõem o sistema nervoso simpático. Sim, estamos falando de camundongos. Mas você tem um sistema nervoso simpático composto pelo mesmo tipo de células. Esse complexo sistema de sinais começa com o cérebro enviando sinais para os pulmões, coração e vários outros locais. Essa rede é responsável por controlar respostas relacionadas ao estresse, incluindo a aceleração do ritmo cardíaco, propiciando uma onda de energia. Os pesquisadores descobriram que existem tipos de células que compõem esse vasto sistema, sendo algumas delas dedicadas à regulação de processos muito específicos.
Por exemplo, descobriram que dois tipos de neurônios envolvidos nesse processo causam rigidez dos mamilos. Quando ativados pelos neurotransmissores noradrenalina, esses neurônios causam rigidez nos músculos conectados com a pele e levam a mesma a se contrair. A contração é que faz seu cabelo levantar e seus mamilos enrijecerem. Essa é apenas mais uma das muitas respostas fisiológicas que fazem você ficar “de farol aceso”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário