Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

04 - IgNobel 2016 - Ciência

Personalidade de rochas

Mark Avis, Sarah Forbes e Shelagh Ferguson, uma equipe da Nova Zelândia e do Reino Unido, ganharam o prêmio em Economia por um estudo da personalidade de rochas. O trio estudou um conceito chamado de “personalidade da marca”, ou o “conjunto de características humanas associadas com a marca” – por exemplo, salubridade, juventude, inteligência e sofisticação -, colocando imagens de rochas na frente de 225 alunos.
Os estudantes decidiram então qual dos 42 traços, 15 facetas e 5 fatores aplicar às rochas em questão. Uma, a Rocha G, foi descrita, entre outras características como “um grande empresário de Nova York, rico, talvez um pouco obscuro, com cabelo liso e raciocínio rápido”.

Mentiras e besteiras
O prêmio de Psicologia foi dado a pesquisadores dos EUA, Canadá, Alemanha, Bélgica e Holanda por pedir que 1.000 mentirosos dissessem quantas vezes eles tinham mentido ao longo de sua vida, e quão bem.

Descobriu-se que as pessoas gradualmente mentem mais à medida que envelhecem, com os adultos mentindo, em média, duas vezes por dia, e depois diminuindo essa frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário