Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

01 - IgNobel 2016 - Ciência

O Prêmio Nobel de 2016 foi anunciado à partir do dia 3 de outubro. Enquanto acadêmicos e palpiteiros tentam adivinhar quem serão todos os vencedores, o vácuo de novidades é preenchido pelo menos famoso, porém não menos interessante, Prêmio Ig Nobel.
A ideia é premiar cientistas ou entidades que tenham tido ideias bizarras e que as tenham levado a cabo. O anúncio foi feito na noite de 22 de setembro, na Universidade Harvard, em Massachusetts (EUA) e contou com a participação da grande maioria dos vencedores.
As categorias da premiação variam ano a ano e o escopo das "conquistas" pode ser bastante abrangente. Desde a avaliação do efeito do uso de calças de lã, algodão ou poliéster por ratos na performance sexual dos bichos (categoria "reprodução"), até a realização bem menos nobre da Volkswagen de tapear a medição de poluentes em seus veículos (categoria "química").
A recompensa para os ganhadores, além do reconhecimento (para o bem ou para o mal) é uma cédula de dez trilhões de dólares do Zimbábue –que mal vale o papel na qual foi impressa. Pelo menos a entrega é feita por legítimos ganhadores do Prêmio Nobel, a mais importante láurea científica –na cerimônia de premiação deste ano participaram Dudley Herschbach (química, 1986), Eric Maskin (economia, 2007), Rich Roberts (fisiologia ou medicina, 1993), e Roy Glauber (física, 2005).
A proposta do prêmio, organizado pela revista "Annals of Improbable Research" (Anais de Pesquisa Improvável, em tradução livre) é que as pessoas possam "rir e depois pensar". O problema, não raro, é parar de rir. Veja abaixo a lista completa dos vencedores:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário