“Até agora as pesquisas no campo de percepção da fala e aquisição de linguagem usaram primariamente a experiência auditiva como o fator relevante,” a Dra. Alison Bruderer, da British Columbia University, no Canadá, contou ao The Telegraph. “Os pesquisadores deveriam estar analisando também os movimentos motores orais dos bebês.”
Ainda que este seja o primeiro estudo a avaliar como as chupetas afetam a percepção da fala, diversas pesquisas anteriores observaram como as mesmas afetavam o atraso no desenvolvimento da linguagem, e descobriram que crianças que usam chupetas têm três vezes mais chances de sofrer de problemas relacionados à fala, conforme elas crescem.
David não ficou feliz com a repercussão da chupeta de Harper. [Foto: Instagram/David Beckham]
As crianças que usam chupetas também correm outros riscos. Para os bebês recém-nascidos que estão aprendendo a mamar no peito, existe o risco de confundir a chupeta com o mamilo, e algumas pesquisas sugerem que existe uma ligação entre o uso de chupetas e a presença recorrente de infecções no ouvido em crianças.
Mas também há muitas vantagens em usar a chupeta. Para os bebês, ela ajuda a reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil, e é uma ótima forma de fazer com que eles se acalmem quando estão cansados ou se sentindo mal – exatamente a razão pela qual Harper, de quatro anos, foi vista usando uma, recentemente. Além disso, a chupeta pode ajudar com o refluxo e as dores decorrentes do nascimento dos dentes.
“Muitos pais optam por usar a chupeta para acalmar seus bebês, incluindo eu mesma, e eu realmente acho que não há problema em fazer isso, se ela for usada com moderação,“ diz a especialista em parentalidade Fi Star-Stone, fundadora da Childcare Is Fun.
“Usar a chupeta na hora de dormir e em momentos de desconforto ou estresse é melhor do que usá-la continuamente durante o dia, já que é nesta situação que potenciais problemas no desenvolvimento dos dentes e da fala podem ocorrer”.
"Muitas crianças mais velhas usam a chupeta quando estão nervosas e preocupadas ou para dormir, e isso não deve ser fonte de apreensão, a não ser que elas suguem com muita intensidade e ao longo de todo o dia.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário