Total de visualizações de página

sábado, 27 de abril de 2019

01 - Mulher viveu até os 99 anos com todos os órgãos 'do lado errado' do corpo - Saúde



Rose Marie Bentley era uma senhora americana que viveu até os 99 anos com todos os órgãos internos – exceto o coração – dispostos no “lado errado” do corpo. A descoberta foi feita por estudantes de medicina de Oregon, nos Estados Unidos, somente após a morte da idosa. As informações são do jornal britânico ‘Guardian’.
A rara situação de Rose Marie foi apresentada esta semana em uma conferência americana de anatomistas. Além de ser uma condição extremamente rara, outro fato chamou a atenção: Rose foi a pessoa a viver mais tempo com o “situs inversus” com levocardia, ou seja, os órgãos invertidos – à exceção do coração.
Segundo a publicação britânica, é difícil que se viva tanto tempo porque normalmente as pessoas nessa situação são acometidas por doenças cardíacas com risco de vida, além de outras anormalidades, de acordo com a Oregon Health & Science University (OHSU). Não havia nenhum outro caso documentado em que uma pessoa nessas condições viveu mais do que 73 anos.
É difícil de acreditar, mas a condição só foi descoberta após a morte da idosa – mesmo ela já tendo passado por duas cirurgias: a retirada do útero e a retirada da vesícula. O médico que a operou ia remover, também, seu apêndice, mas não o encontrou. Na cirurgia da vesícula, o órgão estava do lado oposto de onde deveria estar, mas segundo a filha de Rose, Louise Bentley, “ninguém informou nada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário