Inconformado, Shen Mingxim, um dos moradores, resolveu não mais esperar a decisão do governo chinês, projetando uma estrada, que seria literalmente esculpida no interior da pedra, e convocou a população para tornar realidade o ambicioso projeto. A construção da obra de apenas 1,2 km de extensão, 5 metros de altura e 4 metros de largura, foi iniciada em 1972 com os recursos humanos e ferramentas de mão existentes na vila, auxiliada por grande quantidade de explosivos. Como previsto, agricultores inexperientes trabalhando com explosivos, só poderia terminar em morte, e foi o que aconteceu.
O piso de pedra, extremamente perigoso quando molhado mais as cachoeiras que se formam nas encostas, tornam a passagem inviável em dias chuvosos
Diz a história que apenas 13 moradores começaram a obra e muitos morreram, mas foram substituídos por outros, até que em primeiro de maio de 1977, 5 anos depois, o túnel foi concluído e aberto ao tráfego, transformando-se rapidamente em atração turística quando a China abriu suas portas ao turismo internacional.
Após 1300 anos, finalmente o progresso pôde chegar à Vila de Guoliang
O Túnel de Guoliang tem várias janelas, que foram construídas apenas para o descarte dos entulhos, que eram empurrados penhasco abaixo. Suas paredes e piso são ásperos devido à utilização de ferramentas primitivas, o que o torna extremamente perigoso em dias de chuva, tanto pelo piso escorregadio quanto pelas cachoeiras que se formam na encosta da montanha.
Trecho que mostra claramente os traços do trabalho braçal utilizado na construção dessa maravilha arquitetônica
Localização geográfica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário