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quarta-feira, 29 de abril de 2015

A seleção de franqueados define o sucesso de uma franquia? - Economia


Um dos fatores críticos de sucesso nas franquias é o processo de seleção de franqueados. Colocar um negócio estruturado, com uma marca consolidada no mercado, na mão de um empreendedor que não preenche os pré-requisitos é um grande erro que infelizmente muitos empresários ainda cometem.
Alguns empresários que fazem a opção por expansão de seus negócios via franchising passam por um processo de reavaliar o negócio, contratam consultorias especializadas para ajudá-lo a elaborar um estudo.
Porém, apesar de passar por todo esse processo, no momento de aprovar um candidato, cometem o erro de conceder a franquia para aqueles que têm o capital suficiente para investir, sem levar em conta se esse candidato tem ou não no seu perfil as características que indicarão, ainda na fase de seleção, que terá condições de operar bem o negócio.
Franquear o negócio e colocar na mão de empreendedores que querem abrir um negócio próprio é um ato de muita responsabilidade. Conceder uma franquia para um empreendedor sem perfil, ou que não tem capital suficiente para sustentar o negócio nos primeiros meses de operação ou pelo menos até que atinja o ponto de equilíbrio, não compensa.
Em pouco tempo, esse franqueado pode ser um problema para o franqueador e para a rede. Quando isso acontece sai prejudicado o franqueado, que apostou na marca mais não consegue alcançar os resultados projetados, e a franqueadora porque acaba contabilizando problemas na rede e atrasando o seu processo de expansão.
Um processo de seleção de franqueados deve envolver ferramentas para análise de perfil. Para aplicar essas ferramentas a franqueadora deve definir com bastante detalhe quais são as características essenciais para que o franqueado tenha sucesso.
Começar errado é pior do que não começar. Como no franchising tudo se potencializa, um erro na seleção de um franqueado tem uma repercussão negativa muito rápida, na rede, na vida dessas pessoas e na franqueadora.
Fonte: Portal Exame por Lyana Bittencourt, sócia e diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

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