6. O esperma e as reações alérgicas
Quando pensamos nas consequências de entrar em contato com o esperma, doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada são as primeiras coisas que vêm à mente. No entanto, é preciso colocar algumas alergias nesta lista. Como você deve ter notado, vamos tratar de alergias novamente, mas aqui a coisa muda um pouco de figura.
Pessoas que já sofrem com alergias alimentares têm mais um fator com que se preocupar: reações alérgicas desencadeadas por traços de alimentos presentes no sêmen. No primeiro caso registrado de reação alérgica sexualmente transmissível, a paciente apresentou falta de ar, tontura, inchaço e coceira nos genitais após a relação. Depois de ser levada ao hospital e passar por uma série de exames, os médicos descobriram que se tratava de uma reação aos compostos alergênicos presentes na castanha-do-pará.
As castanhas – alimento evitado na dieta da mulher – haviam sido consumidas muitas horas antes pelo namorado da paciente e como não foram completamente processadas durante a digestão, traços puderam ser encontrados no sêmen do namorado. Os médicos acreditam que muitos outros casos de reações alérgicas desencadeados logo após as relações sexuais possam estar associados à transferência de alergênicos através do esperma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário