Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

04- Nootrópicos, as drogas inteligentes que são moda no Vale do Silício - Saúde


Lucien Thomson, professor de neurociência da Universidade do Texas em Dallas, põe em dúvida a eficácia de muitos dos nootrópicos. "Os estudos já realizados não são conclusivos. Muitos dos sistemas neurotransmissores que conhecemos e que e estão ligados à memória também participam de outros processos. Se você tomar algo para melhorar a memória, estará afetando também outras funções cerebrais, com efeitos imprevisíveis".
"Além disso, não é possível controlar as quantidades dessas substâncias que as pessoas andam tomando. Sem uma supervisão adequada e considerar os possíveis efeitos colaterais, as consequências podem ser perigosas". A melhor estratégia para melhorar as funções cognitivas é manter uma boa saúde. "Sabemos que a atividade cerebral melhora com o exercício. As pessoas levam um estilo de vida sedentário e querem resolver isso com uma pílula, o que é absurdo".
É preciso ainda estimular a mente. "Fazendo palavras cruzadas, por exemplo, e mantendo uma vida social. E não me refiro às redes sociais, mas sim conversar com outras pessoas. Tudo isso traz benefícios à memória."
Thomson não nega que alguns remédios possam trazer benefícios para a memória, mas ressalta que, nos estudos já realizados, a maioria do que é vendido como nootrópico não levou a efeitos positivos.
Bem, antes de emitir alguma crítica, que atire alguma "pedra", quem nunca ficou tentado ao uso de alguma substância para ajudar em algum vício ou desconforto. Veja o caso de fumantes, que usam nicotina em tabletes. Ou os emagrecedores (confesso que senti vontade, que me curvar ao esforço físico.
Existem produtos que auxiliam em processos, e devem ser usados quando a necessidade se faz presente. O que não se pode é utilizar por preguiça. Lembro muito bem, que ao vistar meu médico, após me livrar da dependência dos cigarros, fui pedir algo para emagrecer. Ele me olhou e disse: "se você conseguiu abandonar o cigarro sem remédio, conseguirá emagrecer apenas com dieta e exercícios". O difícil é a dieta e exercícios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário