Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2016

07 - Fronteiras naturais: Haiti e República Dominicana - Turismo

Os dois países ocupam a segunda maior ilha do Caribe (atrás apenas de Cuba), a Ilha de São Domingos. Os dois países têm leis ambientais bem diferentes, e isso é facilmente perceptível na imagem aérea da fronteira: do lado esquerdo, o Haiti, seco, árido e quase sem vegetação. Do lado direito, a República Dominicana, com áreas verdes bem mais abundantes.

A ilha tem vários nomes que supostamente foram dados por seus nativos ameríndios taínos. Quando Colombo tomou posse da ilha em 1492, a chamou A Ilha Espanhola. Bartolomé de las Casas, encurtou o nome para"Espanhola", e mais tarde foi chamda "A Espanhola" por Pedro Mártir de Anglería. Gonzalo Fernández de Oviedo e Bartolomé de las Casas documentaram que a ilha era chamada "Ayti" ("terra montanhosa") pelos taínos. Anglería adicionou outro nome, "Quizqueia" (o que significa "mãe de todas as terras"), mas as investigações posteriores mostraram que a palavra não parece ser derivada da língua Arawak, que é a língua Taíno.
Embora tenha sido verificado o uso de Haiti pelos Tainos e o nome tenha sido usado pelos três historiadores, as evidências sugerem que provavelmente este não era o nome Taíno para a ilha. "Haiti" era o nome Taíno da região (agora conhecido como Los Haitises) no que é hoje a região nordeste da atual República Dominicana. No mapa mais antigo documentado na ilha, criado por Andrés Morales, a região é denominada "Montes de Haiti". Bartolomé de las Casas, aparentemente chamou toda a ilha Haiti, com base nessa determinada região; Pedro Mártir de Anglería disse que o nome de uma das partes foi dada a toda a ilha.
Em meados dos anos 1500 , a ilha era conhecida como Santo Domingo. Depois de ter sido cedido a parte ocidental à França, o lado francês foi chamado Saint-Domingue e a parte espanhola continuou se chamando Santo Domingo. O nome Haïti foi escolhido pelo revolucionário haitiano Jean-Jacques Dessalines como nome oficial depois da independência de Saint-Domingue, como uma homenagem aos antepassados indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário